2 nov

Símbolos em escudos italianos

Curiosidades

De Luiz Fernando Bindi  

Alguns times italianos da Serie A têm, em seus distintivos, curiosos desenhos ou símbolos. Aproveitando idéias de alguns leitores, vamos às informações.

ATALANTA

O perfil no escudo dos Nerazzurri, apelido do time, é a própria Atalanta, figura da mitologia grega protegida de Artêmis e exímia atleta e caçadora.Conta a lenda que quando Atalanta nasceu, seu pai Íaso, que só queria filhos do sexo masculino, a abandonou no Monte Pártenon, onde foi alimentada por uma ursa e recolhida por caçadores, que a criaram.

Assim, ela recebeu uma educação viril e jurou resistir às tentações do amor. Participava de competições de lutras com homens, e sempre ganhava.Íaso, que com a fama de Atalanta, reconheceu a filha, quis dar-lhe um marido a fim de garantir a descendência. Atalanta, depois de ter recusado esta possibilidade durante muito tempo, acabou por decidir que só aceitaria como marido alguém que a vencesse na corrida. E aqueles que falhassem na prova seriam imediatamente mortos. Este foi o destino de grande número de pretendentes.

Mas com a ajuda de Afrodite, Hipórnenes ganhou a corrida. O casal encontrou-se pela primeira vez num templo de Zeus, de onde surgiu o filho Partenopeu. Irritado com essa heresia, Zeus transformou Atalanta e Hipórnenes em leões e garantiu que Partenopeu morreria numa guerra, o que de fato aconteceu em Tebas.

CAGLIARI

Dentro do escudo do Cagliari destacam-se quatro cabeças negras, algo bastante curioso e incomum no futebol: além do Cagliari, apenas três clubes franceses profissionais, o Bastia, o Ajaccio e seu rival da mesma cidade, o Gazélec Ajaccio, têm essas figuras em seus escudos.)

E isso não é uma simples coincidência. A ilha da Sardenha, onde fica Cagliari, e a ilha da Córsega (onde ficam Ajaccio e Bastia) são separadas pelo estreito de Bonifácio, ao norte do Mar Adriático.

A cabeça negra, que também aparece na bandeira sarda, é a cabeça de um mouro, povo berbere que conquistou a Península Ibérica vindo do norte da África. A origem desse símbolo é aragonesa, mas o porquê dela aparecer nas armas sardas e corsas (e aparecem desde 1370) não é consenso.

CATANIA

O escudo dos Rossazzurri repete o que há no brasão da cidade de Catânia: um elefante, por inspiração da obra u Liotru ou Fontana dell’Elefante (veja abaixo), um obelisco com fonte construído em 1736 por Giovanni Battista Vaccarini e acabou tornando-se o principal símbolo da cidade.O elefante homenageia “Annone”, elefante branco mascote do papa Leão X, oferecido na ocasião da sua entronação, pelo rei Dom Manuel I. Já o nome Liotru é uma corruptela de Eliodoro, religioso de Catânia morto sob a acusação de necromancia e posteriormente dado como inocente.

EMPOLI

A construção que toma conta de praticamente todo o distintivo do Empoli, time da cidade homônima localizada no centro-norte italiano é a Collegiata di Sant’Andrea, que existe no centro de Empoli desde o século 5, como relatam textos escritos nos anos 1000.Depois de ser destruída por razões desconhecidas, ela foi reformada no século 11 e novamente reformada no início do século12 com pedras verde-azuladas, ao estilo da catedral de São Miniato, em Florença.


FIORENTINA
A flor no escudo da Fiorentina é uma flor-de-lis, que é o principal símbolo de Florença desde o século 14.

GENOA

A figura no escudo do Genoa é um grifo, animal mitológico com corpo de leão e a cabeça e as asas de uma águia. Na Antiguidade, era considerada protetor dos céus e guardião de tudo que era divino. Por isso, dois grifos dourados estão colocados no brasão da cidade de Gênova, o que se repete no escudo do time, mas com apenas um grifo e sobre ele, a Cruz de São Jorge, outro importante símbolo genovês.

JUVENTUS

Na parte de baixo do escudo, há um touro. Claro que ele faz referência ao nome da cidade sede da Juve, Turim, no norte da Itália. No escudo do Torino (rival da Vecchia Signora), o touro aparece em maior destaque.

Mas por qual razão Turim se chama Turim? O nome vem de Tau, palavra celta que significa “Montanha”. Quando Roma criou na região um acampamento militar, em 30 a.C., nomeou-o Castra Taurinorum, por causa dos Alpes. Daí para Torino (o nome da cidade em italiano) foi um pulo etimológico.

LAZIO

As cores do time relembram a Grécia, pelo clube ter surgido poliesportivo. Segundo os fundadores, nada melhor do que uma homenagem aos gregos, inventores das Olimpíadas.


A águia foi proposta de Luigi Bigiarelli, um dos primeiros dirigentes do time romano, como forma homenagear o Império Romano, que sempre levava, à frente de suas legiões, um símbolo em desenho de águia (o “Aquila”).

PALERMO

Um dos apelidos do Palermo, além de Rosanero, é Aquile (Águias). Isso se deve à águia que ornamenta o escudo do time. A ave está no brasão da cidade, representando a Águia Coroada do Império Normando, do qual Palermo foi capital durante o reinado de Frederico II da Germânia.

ROMA

Talvez o mais óbvio de todos. É uma representação da loba amamentando os irmãos Remo e Rômulo, na história lendária que conta o surgimento da cidade de Roma.

Na lenda, os dois irmãos (filhos do deus Marte com a princesa de Alba Longa, Rhea Silvia) foram jogados no rio Tibre assim que nasceram pelo seu tio Amúlio, sendo posteriormente salvos por uma loba, que os criou até eles ficarem adultos e se vingarem de Amúlio, matando-o. Romulo, tempos depois, matou seu irmão Remo e fundou aquela que viria a ser a capital italiana.

SAMPDORIA

Como é visto no meu livro, FUTEBOL É UMA CAIXINHA DE SUSPRESAS, no centro do escudo da Sampdoria, time sedidado em Gênova, aparece uma cabeça de cor preta com cachimbo na boca. A nós, brasileiros, lembra o saci-pererê. De quem seria este perfil?

Na verdade, é o perfil de um típico pescador genovês, estilizado, com barba, chapeuzinho tradicional, cachimbo e cabelos esvoaçantes. No dialeto genovês, essa figura é conhecida como baciccia.

 

SIENA

Duas coisas bastante curiosas são vistas no escudo do Siena, apelidados Bianconeri: a palavra “Robur”e um animal parecido com um lobo.

Robur é o nome que a seção futebolística do clube recebeu quando, em 1908, a Società Studio e Divertimento (nome do Siena quando ele foi fundado) criou um departamento exclusivo para o esporte, já que o clube era apenas de pedestrianismo, halterofilismo e ciclismo. Robur significa “obstinação”.

Já o animal é mesmo um lobo. Na verdade, uma loba. Sim, tudo a ver com Roma. A cidade, que realmente foi fundada pelo imperador romano Otávio Augusto, tem uma lenda sobre o seu surgimento, que dá conta dela ter sido estabelecida por Senius, filho de Remo, o fundador de Roma. Por isso, a loba e os gêmeos também são símbolos de Siena.

TORINO

ver explicação em Juventus (acima).

Escrito por Bindi às 9:59 Bindi 50 Comentários

50 respostas a Símbolos em escudos italianos

  1. Julio Calmon disse:

    Bem legal. Acho divertido conhecer as histórias de distintivos e estádio ao redor do mundo.

  2. Carlos Oliveira Jr disse:

    olá, boa tarde!

    tenho uma dúvida que tem relação com os escudos dos times de futebol.
    Na Itália, na europa, como funciona a questão das estrelas que representam campeonatos conquistados, há um padrão?
    No Brasil, os times "colocam" estrelas até pra tormeio de solteiros vs casados…

    Abraços

  3. Carlos Oliveira Jr disse:

    olá, boa tarde!

    meu comentário é na verdade uma dúvida.

    Na Itália, na europa, como os times de futebol procedem com as estrelas que representam títulos comquistados, há um padrão?
    No Brasil, os times colocam estrelas até pra conquistas de solteiros vs casados…rsrs

    Abraços

  4. Joannis Mihail Mouda disse:

    Bindi, vc está de parabéns!!!!!!!!!!!! Seus posts são muito interessantes!

  5. Orlando disse:

    Chelsea in chase for Lulinha – the new Ronaldinho
    By Jason Burt

    Published: 02 November 2007

    Chelsea have stepped up their pursuit of Lulinha, the latest wonder-kid of Brazilian football, by sending two scouts to watch the 17-year-old play on Wednesday evening. It is now hoped by the Premier League club that an £8m deal to sign the precocious striker may be agreed in time for the January transfer window.

    The scouts were sent to Rio Janeiro at the behest of Frank Arnesen, Chelsea's chief scout and director of youth development, who is determined to sign Lulinha having missed out on another Brazilian prodigy, Alexandre Pato, last summer despite offering more than £13m for the teenager who later joined Milan.

    Lulinha currently plays for the Brazilian club Corinthians and the scouts watched him in the 2-1 away defeat to Flamengo. Despite the loss, which leaves the famous old club near the bottom of the league table, Lulinha caught the eye by setting up his team's goal with a solo run.

    The youngster, who does not turn 18 until April, can play as an attacking midfielder or as a "second striker" and has been dubbed the "new Ronaldinho" in South America because of his flamboyant playing style. He is regarded as a player in the classic mould of a "Brazilian Number 10" and is also a prolific goal-scorer – having struck 12 goals in just seven matches earlier this year as Brazil won the South American Under-17 Championships.

    A host of clubs around Europe are interested in Lulinha with the Palermo president, Maurizio Zamparini, declaring last week that he could not compete with the likes of Chelsea and Real Madrid. Tottenham Hotspur are also thought to have expressed an interest but Chelsea are, clearly, in pole position.

    Lulinha – who is also known as "Lula" – is the kind of exciting, attacking player that Chelsea's owner, Roman Abramovich, wants to bring to his club, especially following the departure of Jose Mourinho. There is also pressure on Arnesen to produce more stars through Chelsea's youth set-up, with questions being continually raised over the effectiveness of the signings he has supervised.

    Lulinha is contracted to Corinthians until June 2009 but it is thought that he is highly likely to leave sometime this season for a European club because of the current level of interest in him. He joined the Brazilian club when he was just eight, making his first-team debut just three days short of his 17th birthday.

    He has long been compared to Ronaldinho, having shone in a series of under-age tournaments for club and country – with 27 goals in 15 matches for the Corinthians under-17 team. His potential has already attracted a long-term, lucrative deal with Nike.

    If Chelsea can sign Lulinha it may, ironically, lead to them shelving any tentative interest they retain in getting Ronaldinho to join them from Barcelona. Abramovich has long targeted the 27-year-old – and indeed discussed whether or not he should try to hijack his move to the Nou Camp in July 2003 soon after he acquired Chelsea.

    Further discussions were held with his brother, and agent, Roberto Assis, this summer although some senior figures at Stamford Bridge are sceptical as to whether Ronaldinho really wants to move to England or is simply angling for a better contract in Spain.

    However, his star has waned at Barça and it is likely that the Catalan club would listen to offers at the end of this season. Chelsea's hand is also strengthened, should they go ahead with a bid, since they seem to be the only credible suitor.

    Milan have long been registered as interested in Ronaldinho but, with Ronaldo, Filippo Inzaghi and Alberto Gilardino all struggling, their main priority next summer is the recruitment of a top-class striker. Their targets include Lyon's 19-year-old Karim Benzema – also being tracked by Arsenal – and Chelsea's own Didier Drogba who has expressed his desire to leave and would love to join the Rossoneri.

    Chelsea still hope to appease Drogba, but may also have to deal with interest from Milan in their central defender, Alex.

    The Chelsea manager, Avram Grant, watched Branislav Ivanovic and Diniyar Bilyaletdinov play for Lokomotiv Moscow against FK Tom in the Russian capital last Sunday. The pair are likely to cost around £20m.

    THE INDEPENDENT

  6. Um dos melhores posts que eu já vi em blogs de futebol. A maioria dos posts se restringe a fofoquinhas dos times as preferências pessoais de seus escritores. Este, para quem realmente gosta de futebol é muito interessante.

  7. Leonardo Lago disse:

    Ótimo, Bindi. Vc poderia repetir a dose com os símbolos dos clubes ingleses.

  8. Marcelo Firmiano disse:

    Pelo que percebi o unico escudo de time de futebol no mundo que não parece uma fatia de pizza é o do Corinthians,muito bonito e bem pensado,o resto é resto mesmo.

  9. Leandro disse:

    Marcelo, é verdade! O símbolo o Corinthians foi inspirado em um despertador de cabeceira!

  10. Gil Francisco disse:

    Hei Bender, Sugiro, depois desta ótima seção cultural, algo sobre as maiores torcidas do planeta, só entre times do futebol, e entre torcidas de qualquer agremiação e qualquer esporte, tipo, as 20 mais. Ou estarei pedindo demais?

  11. Alex disse:

    Afinal, "segundo a lenda", quem fundou Roma? Romulo ou Remo? Pois no cometário sobre o escudo da Roma vc diz que Romulo matou Remo e fundou Roma. Já no escudo do Torino vc diz que: "…tem uma lenda sobre o seu surgimento, que dá conta dela ter sido estabelecida por Senius, filho de Remo, o fundador de Roma".
    Pode esclarecer?

  12. Lucas Cabarite disse:

    Nossa, sensacional post!
    Eu que nunca havia comentado nesse blog, me senti obrigado a publicar meu contentamento com tal "Cultura Futebolística".
    Ah, e ainda faço o pedido por mais tópicos do gênero.
    Parabens de verdade, Bindi!

  13. Orlani Júnior disse:

    Olá, Bindi!

    Estou ficando fã de seus textos, além de muito bem redigidos são de um conteúdo riquíssimo. Muito interessante. Parabéns!

    Uma pergunta, vai ter sobre os outros times também ou só sobre os times que têm figuras?

    SRN

  14. Pedro disse:

    nossa, mto bom !!!!
    adoro essas coisas, parabéns !

  15. Bindi disse:

    Carlos, como vai?

    Escrevi uma matéria sobre isso na Trivela de outubro do ano passado. Assim que possível, republico-a aqui.

    Mas uma certeza te adianto: na Europa, a coisa é muito, muito mais séria.

  16. Bindi disse:

    Valeu, amigo!

  17. Bindi disse:

    Agradeço muito, Terencio!

    Grande abraço!

  18. Bindi disse:

    Farei isso com vários escudos, Leonardo.

  19. Bindi disse:

    Oi, Marcelo,

    o escudo do Corinthians, de fato, é bastante incomum, lembrando muitos os símbolos ingleses tradicionais.

    Pessoalmente, não acho bonito, mas é inegavelmente original.

  20. Bindi disse:

    Prezado Gil,

    tamanho de torcidas é um assunto que realmente não me interessa. Respeito quem se interessa pelo assunto, mas não penso em escrever sobre isso tão cedo.

    Grande abraço!

  21. Bindi disse:

    Rômulo matou Remo.

    A cidade foi fundada por ambos, depois de uma área no entorno do rio Tibre ter sido cedida aos irmãos por Numitor, avô deles.

    Rômulo foi quem primeiro traçou os limites da nova cidade, o que causou a grave discussão entre ambos, o que levou ao assassinato de Remo.

    E Senius, filho de Remo, fundou Siena.

  22. Bindi disse:

    Farei, Lucas.

    Grande abraço!

  23. Bindi disse:

    Agradeço demais mesmo, Orlani! Valeu!

    Teremos de outros times, sim. Aguarde!

  24. Bindi disse:

    Valeu, Pedro!

  25. Bindi disse:

    Obrigado, Julio!

  26. Celino Fernandes da disse:

    Valeu pelos dados da pesquisa.Um abraço e feliz natal.

  27. geraldo c araujo disse:

    Taí, Birner também é cultura!.

  28. paulo disse:

    pq não postou a minha sincera opinião sobre esse topico?
    não aceita criticas? pena , esta em profissão errada entao

  29. Fabio Ferreira disse:

    Ótimo post. Sobre a aproximação do Genoa à Inglaterra. A bandeira da cidade de Gênova é a cruz de São Jorge e é colocada sobre o escudo do Genoa. A cruz de São Jorge é também a bandeira da Inglaterra. Alguns dizem q os navios mercantes ingleses a usavam no Mediterrâneo para facilitar o trânsito já que Gênova era poderosa cidade-estado na região. Coincidência de bandeiras apenas ou não, o curioso é que o Genoa foi fundado por ingleses como Genoa Cricket and Football Club. Por isso Genoa e não Genova, na grafia italiana. A bandeira no escudo, por fim, veio bem a calhar, seja qual for a intenção. Já a razão das cores azul e vermelha não faço idéia.

  30. Rafael Carneiro Garc disse:

    Francamente…
    Só alguém que torce pelo Gigante Alviverde Nacional, para conhecer a cultura e as tradições da terra que honraram tão bem que até hoje se vê jovens se referindo ao time como Palestra ITÁLIA, o Palmeiras foi apenas o nome para satisfazer Getúlio. Somos palestrinos, e num jogo entre Brasil X Itália nosso coração se divide sem nunca termo pisado em solo italiano.
    Esse ano, depois da boa campanha do São Paulo, alguns jornalistas sugeriram que ele fosse jogar algm torneio europeu, sinceramente, nada contra o São Paulo, mas faria mais sentido o Palmeiras jogar o Campeonato Italiano do que qualquer outro time brasileiro, até mesmo o Cruzeiro, pois aposto que a torcida deles não se identifica tanto com as tradições de seus antepassados.
    Ótimo post Bindi, saudações palestrinas, "A última flor do Lácio"

  31. Bindi disse:

    Originalmente, as cores eram vermelho e branco, por causa da Inglaterra. Alguns anos depois, o azul foi introduzido, como símbolo do mar que banha Gênova.

    Abração!

  32. rodrigo disse:

    muito bom os escudos, o da lazio é o mais bonito, seguido pela samp e genoa. parabens pelo blog.

  33. zeca disse:

    tuti quantiii hahahha

  34. joão armando disse:

    bom, caro amigo, eu tenho uma duvida que me encomoda a muito tempo, por que razão a camisa da seleção holandesa é laranja?? sabemos que as cores da bandeira da holanda não lembram nem de longe o laranja, hehe, desde já agradeço a atenção. parabéns pelo trabalho

  35. Bindi disse:

    Sâo as cores da casa real da Holanda, João.

    GRande abraço!

  36. Clóvis Andrad disse:

    Ainda sobre origem dos escudos …

    Algum corintiano pode me dizer qual a razão do time nao ser tricolor, já que ostenta também a cor vermelha em seu escudo???
    Mais … qual o significado da âncora e dos remos??? Seria um mero enfeite, sem qualquer relação com a história do clube???

  37. Mario Cesar de Souza disse:

    Boa Tarde…
    Gostaria de saber se voces podem ajudar-me.
    Disseram-me que existe um simbolo para a palavra de origem italiana de nome COMPROMESSO.
    Alguem sabe algo a respeito?
    obrigado,
    Mario

  38. querro assistir o jogo da "imter X milan"
    por favor eu inproro gosto da minha inter e querro
    estar lar para ver ela ganhar essa e a minha
    primeira oportunidade para ver a "inter" ao vivo no
    estadio "por favor eu lhe emproro"

  39. eduardo disse:

    ACHEI QUE ESTA FALTANDO

    2 TIMES QUE SÃO INTER DE MILÃO E

    MILAN

  40. vinicius disse:

    achei muito bacana esse site tri mesmo valeu!!!!!!!!

  41. teteco dos anjos disse:

    Uma correção amigo, as Ilhas da Sardenha e Corsega ficam no Mar Tirreno e não no Mar adriático. Tante grazie!!!

  42. Thiago disse:

    olá, boa tarde.

    Sou um grande saudosista quando converso de futebol, e como minha família é italiana, tenho grande carinho pela azurra e recentemente descobri que o time jogou com uma camisa negra em 1938…por um acaso vc sabe onde encontro o escudo da seleção desta copa?
    Grato.
    Abraços.

  43. Ludwing P disse:

    Muito bem explicado o escudo do Sampdoria, ja tinha visto falar sobre isso.

  44. tiago disse:

    sou fluminense de coração

  45. tvolivetti disse:

    Achei muito apropriado (há quem, nessas horas, diga que algo é ou não é apropriado – mas fiz constar 'muito' para reforçar a idéia) a explicação a respeito do escudo do querido Torino: "TORINO
    ver explicação em Juventus (acima)." – já que o Juventus , ou a velha senhora, tem prevalência e é mais querido ainda!
    No ensejo, parabenizo-o pelo blog. Muito jóia!

  46. Paulo Silas disse:

    Birner, parabéns pelas suas explicações. Eu tenho pesquisado o significado do escudo do Schalk da Alemanha e não consigo,bem como dos clubes ingleses.Onde consigo? Voce tem?

    Por favor,mande informações peloe.mail.

    Um abraço,Paulo.

  47. maxuel disse:

    são muitos legais

  48. Manuel Correia disse:

    Boa tarde,

    Alguém sabe porquê chamam à Juventus Vechia Signora.

    Muito Obrigado.

  49. WAGNER DAMASCENO disse:

    OLÀ AMIGO ADOREI SEU BLOG EU TAMBÉM TENHO UM GOSTÀRIA QUE VC DESSE UMA FORÇA PRA MIM SE TIVER COMO DIVULGAR O MEU BLOG PRA A GALERA VOU PASSAR O ENDEREÇO AI VAI http://chuteegol.blogspot.com ai sou descendente de italianos adoro oCAMPEONATO O CALCIO E SHOW DE BOLA AGUARDO A SUA RESPOSTA TAMBEM VOU DIVULGAR O SEU BLOG

  50. eu adorei o simbolo do time da mais linda da italia e assim eu passei atorcer para o roma entao tem varios craques como totti adriano mexes etc.

    roma

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>