6 nov

O São Paulo foi rebaixado em 1990?

Curiosidades, Vídeos

De José Renato Sátiro Santiago Jr

Atendendo aos inúmeros pedidos, encaminho abaixo detalhes sobre os fatos ocorridos durante o Campeonato Paulista de 1990.

Ele foi dividido em 2 grupos:

Grupo 1: Corinthians, Internacional, Bragantino, Novorizontino, Palmeiras, São Paulo, Mogi-Mirim, Santos, Portuguesa, União São João, São José e Guarani.

Grupo 2: Catanduvense, Juventus, Botafogo, XV de Piracicaba, XV de Jaú, América, Noroeste, São Bento, Santo André, Ferroviária, Ituano e Ponte Preta

1) Segundo o regulamento do Campeonato Paulista, durante as duas primeiras fases as equipes se enfrentariam dentro e fora de seus grupos. Sendo que os 12 times com melhor campanha, independentemente do grupo do qual fazia parte, se classificariam, automaticamente, para a Quarta Fase:

O que aconteceu: As equipes classificadas foram o Corinthians, Palmeiras, Bragantino, Santos, Mogi-Mirim, Portuguesa e Novorizontino, pelo Grupo 1 e XV de Piracicaba, XV de Jaú, Ferroviária, Ituano e América, pelo Grupo 2.(Regulamento Cumprido)

2) Conforme o regulamento os campeões de cada grupo se classificariam automaticamente para a Copa do Brasil de 1991.

O que aconteceu: Corinthians e XV de Piracicaba foram os vencedores de seus grupos e se classificaram para a Copa do Brasil de 1991. (Regulamento Cumprido)

3) O regulamento informava que as equipes que não tivessem se posicionado entre as 12 melhores aos longos das duas primeiras fases, deveriam disputar a Terceira fase, uma espécie de repescagem. As equipes seriam divididas em dois grupos de 6.

O que aconteceu: As equipes foram divididas em 2 grupos, o primeiro formado por Botafogo, Internacional, Santo André, São Paulo, Ponte Preta e Noroeste e o outro por Guarani, Catanduvense, São José, Juventus, União São João e São Bento. (Regulamento Cumprido)

4) O regulamente definia que apenas os campeões de cada grupo desta terceira fase, se classificariam para a quarta fase, quando se juntariam aos demais 12 classificados anteriormente, e seriam divididos em 2 grupos de 7.

O que aconteceu: Botafogo e Guarani foram os campeões de seus grupos e se classificaram para a Quarta fase. Nesta fase, as equipes foram divididas em 2 grupos de 7. O primeiro grupo foi formado por Bragantino, Corinthians, Botafogo, Santos, Ituano, Mogi-Mirim e XV de Jaú, o segundo grupo foi constituído por Novorizontino, Palmeiras, Guarani, Portuguesa, América, XV de Piracicaba e Ferroviária. (Regulamento Cumprido)

5) Quanto ao rebaixamento, vamos ao texto original do regulamento oficial do Campeonato Paulista de 1990. Parágrafo 1º do artigo 5º: “Para o Campeonato da Primeira Divisão de Futebol Profissional de 1991, o Grupo I será constituído pelas 14 associações classificadas para disputar a quarta fase do Campeonato de 1990 e o Grupo II será constituído pelas dez associações restantes que não se classificaram para a quarta fase e mais quatro advindas da Divisão Especial de 1990.” Parágrafo 2º – “No campeonato da primeira divisão de futebol profissional de 1990, não haverá descenso à divisão especial de futebol profissional. Mas a partir de 1991, ou a cada ano haverá o descenso de uma associação da Primeira Divisão de Futebol Profissional e o acesso de uma associação da Divisão Especail de Futebol Profissional

O que aconteceu: O Campeonato Paulista de 1991 foi constituídos por 2 grupos de 14 equipes: Grupo I formado pelos 14 classificados para a Quarta Fase do Campeonato de 1990 – Corinthians, Palmeiras, Botafogo, Portuguesa, Guarani, Bragantino, Santos, Ituano, América, Novorizontino, XV de Piracicaba, XV de Jaú, Ferroviária e Mogi-Mirim; Grupo II formando pelas 10 equipes que não se classificaram para a Quarta Fase do Campeonato de 1990: São Paulo, Internacional, Santo André, Noroeste, Catanduvense, Juventus, Ponte Preta, União São João, São José e São Bento, mais 4 equipes originária da Divisão Especial de 1990 que foram: Olímpia, Marília, Sãocarlense e Rio Branco (Regulamento Cumprido)

6) Por fim, voltando a Quarta Fase do Campeonato de 1990, o regulamento previa que os campeões de cada grupo disputariam o título

O que aconteceu: Bragantino e Novorizontino foram campões de seus grupos e decidiram o título em 2 jogos, nos dias 22 e 26 de agosto. O título foi conquistado pelo Bragantino (Regulamento Cumprido)

Também sugiro o vídeo abaixo que mostra o jornalista Paulo Vinícius Coelho, o PVC, explicando o regulamento do Campeonato Paulista:

[youtube:http://youtube.com/watch?v=g2n8vzxKRPs]

E foi assim que a história aconteceu.

624 respostas a O São Paulo foi rebaixado em 1990?

  1. Renato disse:

    O boato que o SP caiu em 90 continua sendo espalhado, mesmo sendo irreal. Tudo por causa do erro do jornalista da Publifolha. O SP não ficou nem entre os 8 últimos. Terminou em 15° de 24 times. Para cair teria que haver rebaixamento nas regras e teria que cair cerca de 42% dos times. Diferente do corinthians que terminou o Brasileirão de 87 em último lugar e o de 2000 em penúltimo, que só não foi rebaixado porque também não havia rebaixamento. Recomendo lerem “A Maior Farsa do Futebol Paulista em Todos os Tempos” ! Até o jornalista corintiano fanático Juca Kfouri disse que o SP jamais caiu. Além disso teve o esclarecimento oficial da FPF “Comunicado da Federação Paulista de Futebol” no site da FPF 21/01/2009. Chega de desinformação!

    • biriba disse:

      Veja o link com entrevista de Telê Santana, depois podem comentar à vontade.

      • Juliano disse:

        E daí? Se o Tevez falar que o brasileirão de 2005 foi roubado, então foi roubado?

        Para né, LEIA O REGULAMENTO DE 1990 E VEJA SE EXISTIA POSSIBILIDADE DE REBAIXAMENTO.

        Quando se assina no início do campeonato, seja quem for, não iria cair.

        Já teve época que caiam 2 no brasileiro, época que caiam 4. Então, como agora caem 4, vamos voltar todos os anos que tiveram brasileiro e caiam 2, e vamos dizer que todos esses caíram.

      • Ozeias souza disse:

        O Roberto Carlos disse que o tal Mundial de 2000 foi torneiozinho de verão. O Duailib disse que o Campeonato de 2005 foi roubado… E daí?

  2. Gustavo disse:

    kkkkkkkkkkkk

  3. Simões disse:

    TODOS SABEMOS QUE O SÃO PAULO FC, COMO DIRIA O SAUDOSO VICENTE MATHEUS, É “INCAÍVEL” PORTANTO CHEGA DESSA BABOSEIRA INÚTIL.O QUE ACONTECE É QUE OS “OUTROS” CLUBES QUE JÁ FORAM PARA A SÉRIE “B” DO BRASILEIRÃO NÃO SE CONFORMAM, E FICAM INVENTANDO NOTICIAS FALSAS, E MESMO QUE TIVESSE CAIDO (O QUE NÃO ACONTECEU), QUAL SERIA O PROBLEMA? POR ACASO DEIXARIA DE SER TRI-MUNDIAL, TRI DA LIBERTADORES, E SEIS VEZES CAMPEÃO BRASILEIRO? CLARO QUE NÃO, MAS QUE O FATO DE NUNCA TER CAIDO INCOMODA MUITA GENTE…HÁ ISSO INCOMODA.

  4. Hilton Carlos Dutra Gomes disse:

    Quem gosta muito de falar em rebaixamento do São Paulo são aqueles idiotas da TV Gazeta (Mesa Redonda).
    O Sr. Chico Lang que é um zé mané de primeira que tem ódio do São Paulo não sei porque e o Sr. Flavio Prado que sempre faz questão de falar sobre este fato.

  5. José Carlos disse:

    Estamos na era da comunicação e as informações tem que chegar corretamente e com honestidade. Lendo o Regulamento de 1990 não havia rebaixamento para 1991. Mesmo assim em todas as fases o São Paulo FC nunca ficou entre os piores e no classificação geral bem longe. Ver Wikipedia, está bem claro a posição das fases. Tanto o Chico Lang e o “pseudo” Sãopaulino Flávio Prado por serem jornalistas profissionais deveriam ter vergonha de passar informações incorretas e desonetas. Ainda por cima, como pode um time ser rebaixado e no ano seguinte no caso 1991, ter sido campeão dessa mesma divisão. Se persistirem com a desonestidade, como vamos acreditar em seu comentários passados, do presente e no futuro. Ao sr. Chico Lang e Flávio Prado, ainda da tempo de reparar o que chamamos de “dor de cotovelo” José Carlos – Rio Claro-SP-

  6. Ricardo Costa disse:

    Binner, nada pessoal, pelo contrário. Crítica construtiva, pelo amor de Deus: vc é um dos jornalistas esportivos mais parciais e “vaselina” que conheço. Impressionante seu compromisso com as “meias verdades”. Abraço.

  7. miguel disse:

    Pessoal, vcs sabem como se chama hoje o grupo no qual o São Paulo ficou? Série A2. São Paulo não caiu para Divisão Especial, caiu para a nóvíssima série A2. Como o regulamento de 1990 sobre ir para A2 foi criado com o campeonato em andamento, foi decidido depois de saber que o São Paulo caiu, que os dois primeiros colocados da A2 poderiam disputar o título em 1991. Conclusão, disputou série A2 sim!

  8. Paulo Vargas Pompeu de Toledo disse:

    Vergonha, O Soberano caiu sim senhor, e dai? caiu mesmo, foi vergonhoso demais, mas foi dai que se reconstruiu como equipe e jogou melhor a partir de 1991, meu tio João de Almeida é socio do são paulo a décadas e vimos no morumbi quase vazio, diversos jogos daquele paulistão infeliz de 1990!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>