6 nov

O São Paulo foi rebaixado em 1990?

Curiosidades, Vídeos

De José Renato Sátiro Santiago Jr

Atendendo aos inúmeros pedidos, encaminho abaixo detalhes sobre os fatos ocorridos durante o Campeonato Paulista de 1990.

Ele foi dividido em 2 grupos:

Grupo 1: Corinthians, Internacional, Bragantino, Novorizontino, Palmeiras, São Paulo, Mogi-Mirim, Santos, Portuguesa, União São João, São José e Guarani.

Grupo 2: Catanduvense, Juventus, Botafogo, XV de Piracicaba, XV de Jaú, América, Noroeste, São Bento, Santo André, Ferroviária, Ituano e Ponte Preta

1) Segundo o regulamento do Campeonato Paulista, durante as duas primeiras fases as equipes se enfrentariam dentro e fora de seus grupos. Sendo que os 12 times com melhor campanha, independentemente do grupo do qual fazia parte, se classificariam, automaticamente, para a Quarta Fase:

O que aconteceu: As equipes classificadas foram o Corinthians, Palmeiras, Bragantino, Santos, Mogi-Mirim, Portuguesa e Novorizontino, pelo Grupo 1 e XV de Piracicaba, XV de Jaú, Ferroviária, Ituano e América, pelo Grupo 2.(Regulamento Cumprido)

2) Conforme o regulamento os campeões de cada grupo se classificariam automaticamente para a Copa do Brasil de 1991.

O que aconteceu: Corinthians e XV de Piracicaba foram os vencedores de seus grupos e se classificaram para a Copa do Brasil de 1991. (Regulamento Cumprido)

3) O regulamento informava que as equipes que não tivessem se posicionado entre as 12 melhores aos longos das duas primeiras fases, deveriam disputar a Terceira fase, uma espécie de repescagem. As equipes seriam divididas em dois grupos de 6.

O que aconteceu: As equipes foram divididas em 2 grupos, o primeiro formado por Botafogo, Internacional, Santo André, São Paulo, Ponte Preta e Noroeste e o outro por Guarani, Catanduvense, São José, Juventus, União São João e São Bento. (Regulamento Cumprido)

4) O regulamente definia que apenas os campeões de cada grupo desta terceira fase, se classificariam para a quarta fase, quando se juntariam aos demais 12 classificados anteriormente, e seriam divididos em 2 grupos de 7.

O que aconteceu: Botafogo e Guarani foram os campeões de seus grupos e se classificaram para a Quarta fase. Nesta fase, as equipes foram divididas em 2 grupos de 7. O primeiro grupo foi formado por Bragantino, Corinthians, Botafogo, Santos, Ituano, Mogi-Mirim e XV de Jaú, o segundo grupo foi constituído por Novorizontino, Palmeiras, Guarani, Portuguesa, América, XV de Piracicaba e Ferroviária. (Regulamento Cumprido)

5) Quanto ao rebaixamento, vamos ao texto original do regulamento oficial do Campeonato Paulista de 1990. Parágrafo 1º do artigo 5º: “Para o Campeonato da Primeira Divisão de Futebol Profissional de 1991, o Grupo I será constituído pelas 14 associações classificadas para disputar a quarta fase do Campeonato de 1990 e o Grupo II será constituído pelas dez associações restantes que não se classificaram para a quarta fase e mais quatro advindas da Divisão Especial de 1990.” Parágrafo 2º – “No campeonato da primeira divisão de futebol profissional de 1990, não haverá descenso à divisão especial de futebol profissional. Mas a partir de 1991, ou a cada ano haverá o descenso de uma associação da Primeira Divisão de Futebol Profissional e o acesso de uma associação da Divisão Especail de Futebol Profissional

O que aconteceu: O Campeonato Paulista de 1991 foi constituídos por 2 grupos de 14 equipes: Grupo I formado pelos 14 classificados para a Quarta Fase do Campeonato de 1990 – Corinthians, Palmeiras, Botafogo, Portuguesa, Guarani, Bragantino, Santos, Ituano, América, Novorizontino, XV de Piracicaba, XV de Jaú, Ferroviária e Mogi-Mirim; Grupo II formando pelas 10 equipes que não se classificaram para a Quarta Fase do Campeonato de 1990: São Paulo, Internacional, Santo André, Noroeste, Catanduvense, Juventus, Ponte Preta, União São João, São José e São Bento, mais 4 equipes originária da Divisão Especial de 1990 que foram: Olímpia, Marília, Sãocarlense e Rio Branco (Regulamento Cumprido)

6) Por fim, voltando a Quarta Fase do Campeonato de 1990, o regulamento previa que os campeões de cada grupo disputariam o título

O que aconteceu: Bragantino e Novorizontino foram campões de seus grupos e decidiram o título em 2 jogos, nos dias 22 e 26 de agosto. O título foi conquistado pelo Bragantino (Regulamento Cumprido)

Também sugiro o vídeo abaixo que mostra o jornalista Paulo Vinícius Coelho, o PVC, explicando o regulamento do Campeonato Paulista:

[youtube:http://youtube.com/watch?v=g2n8vzxKRPs]

E foi assim que a história aconteceu.

647 respostas a O São Paulo foi rebaixado em 1990?

  1. Kauê Azevedo disse:

    Pessoal para não Haver mais discução sobre se caiu ou não para a segundona, vamos avaliar uns fatos: cai para a segunda divião os 4 piores colocados na Classificação Geral, ou Classificação Final, correto! então na Classificação geral de 1990 o São Paulo Terminou em 15º, portanto não cairia para a segunda divisão! Quer conferir, da uma olhada nesta pagina:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Paulista_de_Futebol_de_1990

    e podemos encerrar esse assunto. O São Paulo não caiu e nem cairia para a 2º divião no Campeonato de 1990 para 1991!

    • PAULO FERRAZ disse:

      Olha Birner, um jornalista respeitado como vc. deveria tomar + cuidado para não acabar na vala comum dos folclóricos OK? veja este link e reflita um pouco + antes de por a paixão clubística em primeiro lugar ok?

      o SPFC, CAIU SIM E NAQUELE PAULISTINHA DE 1990 OK?

      http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI24813-15260,00-O+DIA+EM+QUE+O+SAO+PAULO+FOI+REBAIXADO.html

      • cedrick boehm disse:

        O atrigo da tal revista foi escrito pelo André Fontenelle, conhecido torcedor de time sem cor…
        dos 24 times, o São PAULO terminou o campeonato na 15ª colocação de 24 clubes.Leia com mais atenção e veja que NÃO SE PREVIA REBAIXAMENTO EM 90.

        • Renato disse:

          O boato que o SP caiu em 90 continua sendo espalhado, mesmo sendo irreal. Tudo por causa do erro do jornalista da Publifolha. O SP não ficou nem entre os 8 últimos. Terminou em 15° de 24 times. Para cair teria que haver rebaixamento nas regras e teria que cair cerca de 42% dos times. Diferente do corinthians que terminou o Brasileirão de 87 em último lugar e o de 2000 em penúltimo, que só não foi rebaixado porque também não havia rebaixamento. Recomendo lerem “A Maior Farsa do Futebol Paulista em Todos os Tempos”. Até o jornalista corintiano fanático Juca Kfouri disse que o SP jamais caiu. Além disso teve o esclarecimento oficial da FPF “Comunicado da Federação Paulista de Futebol” no site da FPF 21/01/2009. Chega dessa mentira!
          http://blogdoabdul.wordpress.com/2009/01/24/a-maior-farsa-do-futebol-paulista-de-todos-os-tempos/

      • Luciano Galves disse:

        Amigo, quem está na vala comum é você.

        Você sabe ler? Então leia atentamente o regulamento do campeonato e responda a si mesmo sobre o rebaixamento.

        Ahhhh, só para lembrar, em 1991, o ano seguinte, o São Paulo foi campeão massacrando o Corinthians, e naquele mesmo ano, campeão brasileiro. Houveram ainda, mais três Libertadores, três Mundiais, seis Brasileiros no total, e etc, etc, etc… :)

        • Jonélio Ramos disse:

          Que 3 mundiais? Dois INTERCLUBES e um mundial de clubes. Amistoso contra equipes que nem queriam jogar, não conta.

          Na Europa o INTERCLUBES é menos importante que a CHAMPIONS LEAGUE ou a UEFA LEAGUE.

          • Jonathan disse:

            Jonélio, independente de ser mais ou menos importante, nenhum clube grande quer perder para um inferior. Se considerarmos o que você disse, temos que considerar que todos os times da América do Sul que ganharam o Interclubes não eram capazes de tal feito, ai vai da ignorância de pessoas como você que só pelo fato de seu time ter ganhado uma libertadores depois de 100 anos precisa desmerecer o titulo dos outros e principalmente do maior vencendor brasileiro.

          • Old_Soccer disse:

            Entre no site da FIFA e confira amigo simples assim

          • Roberson disse:

            Se a fifa falar que você é bicha você acredita… rrsrs … politicagem não pode apagar a historia… eu sei que nunca chorei um descenso e comemorei 3 mundiais…

          • Kayron disse:

            só se o mundo tivesse dois continentes.

          • Lucas Fonseca Barbosa disse:

            Hahahaha corintiano não sabe nada da história de torneios internacionais. Time que tem 102 anos e demorou 80 anos pra conquistar o primeiro campeonato NACIONAL. No Mundialito experimental da fifa de 2000, Real Madrid e Manchester United jogaram com times mistos. Tavam vindo de férias, ao contrário dos mundiais verdadeiros, os de dezembro, que pegavam os europeus em plena sequência. E ainda assim, o Curintia não conseguiu ganhar do mistão do Real Madrid.

          • le disse:

            com certeza esse comentário deve ser de um curintiano, que começou a ganhar titulo agora, mesmo assim quem participa de torneios internacionais é o SÃO PAULO, que está passando por um momento difícil por causa da diretoria lixo que está lá.

          • Edson disse:

            para os experts do futebol, com esse pensamento mínimo sobre futebol os corinthianos chegam a conclusão que nem o Santos de Pelé nem o Real Madri (12 finais de Champions League) nunca foram campeões mundiais… esses manjam e entendem muiiito de futebol kkkkk

          • José Waisel disse:

            Vc mora na Europa???? Se não e seu time nunca disputou este torneio é incompetência!

          • Renato disse:

            Quem quiser realmente saber e tirar as dúvidas sobre os mundiais e seus mitos. seguem fontes confiáveis:”A História dos Campeonatos Mundiais”- ranking de clubes; “Relatório- Mundial Interclubes”- Marcelo Abdul; “Mundial 2000- O tabu”- corintiano RicaPerrone; “O polêmico ídolo corintiano” – Marcelinho Carioca. “Ten tips on the planet’s top club tournament”- site FIFA 2005! Abraços 6-3-3

        • Cristiano disse:

          Houveram? Que coisa feia… vai aprender a escrever

        • jose ignacio disse:

          meu vizinho tem dois Corollas, e esta delirando, fala pra todo mundo que é bicampeão mundial só por causa dos 2 Toyotas que tm na garagem… não tiro a razão dele, se são paulino se acha, porque ele não pode se achar?

          • Ivan disse:

            Se não é tri mundial por causa do interclubes, o qual não tem valor, porque o seu time nunca sequer disputou, para o flamenguista, gremista, palmeirense, cruzeirense e outros que disputaram tinha valor. Somos tri da libertadores e ai também não tem valor? temos 6 brasileiros e vcs? devem ter bastante “paulistão” esse sim é um campeonato de valor deve repercutir até na Europa. É difícil ler comentários racionais por aqui.

          • Emerson de Lima disse:

            Por acaso ele viajou o mundo para conquistar esses dois Toyotas na garagem?

      • Andrea disse:

        Ler é interpretar o texto e saber entender, então caro amigo, leia com atenção e entenda que o São Paulo não caiu e vcs nunca vão ver ele cair no BRASILEIRÃO, como aconteceu com vcs.

      • Lucas Fonseca Barbosa disse:

        Mimimimimimimi foi rebaixado em 2007, humilhado, e quer falar dos outros.

      • Henrique disse:

        Usando seu argumento:
        24 times em 1990 , São Paulo ficou em 15 e caiu.
        24 – 15 = 9 times
        Subiram 4
        4 + 9 =13
        No ano seguinte (1991) seriam 13 times, dos quais no seu argumento cairam 9 novamente e subiriam 4.
        13 -9 = 4
        + 4 que subiram = 8.
        No final do campeonato de 1992 teriamos um número negativo de times na série A do paulista.
        Me explique tal feito ?

      • Diego disse:

        Caraca… Que viagem… Nego é muito burro mesmo…

      • Tiago - SPFC disse:

        Você é burro ou não passou na matéria de interpretação de texto no primário????????

        Se é gambá já sei a resposta…

        Não leu o regulamento na parte que diz “NÃO HAVERÁ DESCENSO”?

        Ou você não sabe o que significa a palavra descenso?

        Larga de ser burro e vai estudar galinha!

      • Fred Junior disse:

        Quem será que foi rebaixado o São Paulo em 90 ou a Gambazada em 2000?
        Módulo Azul Copa João Havelange (Vulgo Campeonato Brasileiro de 2000) Classificação Final.
        Pos Times Pts J V E D GP SG
        1 Cruzeiro 45 24 12 9 3 46 27
        2 Sport 42 24 12 6 6 46 27
        3 Fluminense (1) 42 24 12 6 6 45 31
        4 Goiás 41 24 11 8 5 41 29
        5 Vasco 39 24 11 6 7 36 37
        6 São Paulo 39 24 10 9 5 46 35
        7 Ponte Preta 38 24 11 5 8 49 37
        8 Atlético-PR 38 24 11 5 8 32 28
        9 Internacional 38 24 10 8 6 34 25
        10 Grêmio 37 24 10 7 7 37 31
        11 Palmeiras 37 24 10 7 7 29 30
        12 Bahia (1) 36 24 10 6 8 32 31
        13 Guarani 35 24 9 8 7 29 29
        14 Santos 33 24 9 6 9 38 31
        15 Flamengo 33 24 9 6 9 42 37
        16 Botafogo 32 24 9 5 10 31 35
        17 Portuguesa 32 24 9 5 10 34 43
        18 Vitória 31 24 9 4 11 44 40
        19 América Mineiro 27 24 7 6 11 26 35
        20 Atlético Mineiro 27 24 7 6 11 31 42
        21 Juventude 26 24 7 5 12 27 36
        22 Gama 22 24 6 4 14 22 39
        23 Coritiba 21 24 5 6 13 26 35
        24 Corinthians 16 24 4 4 16 26 46
        25 Santa Cruz 16 24 3 7 14 18 51

        Classificação final Campeonato Paulista de 1990
        Clube Pts J V E D GP GC SG %
        1 Bragantino 48 37 18 12 7 43 22 21 65
        2 Novorizontino 43 37 13 17 7 40 28 12 58
        3 Corinthians 50 35 16 18 1 34 13 21 71
        4 XV de Piracicaba 37 35 11 15 9 34 32 2 53
        5 Guarani 52 45 16 20 9 46 28 18 58
        6 Botafogo 49 45 15 19 11 45 37 8 54
        7 Palmeiras 46 35 18 10 7 42 17 25 66
        8 Santos 40 35 12 16 7 29 25 4 57
        9 Portuguesa 37 35 8 21 6 40 33 7 53
        10 América 36 35 11 14 10 26 34 -8 51
        11 Ituano 35 35 12 11 12 34 33 1 50
        12 Mogi Mirim 34 35 7 20 8 28 30 -2 49
        13 Ferroviária 30 35 10 10 15 30 38 -8 43
        14 XV de Jaú 29 35 11 7 17 37 46 -9 41
        15 São Paulo 36 33 13 10 10 41 26 15 55
        16 União São João 35 33 11 13 9 34 26 8 53
        17 Ponte Preta 33 33 11 11 11 33 34 -1 50
        18 São José 31 33 7 17 9 27 34 -7 47
        19 São Bento 29 33 10 9 14 36 40 -4 44
        20 Inter de Limeira 29 33 8 13 12 28 36 -8 44
        21 Juventus 25 33 7 11 15 27 47 -20 38
        22 Santo André 23 33 8 7 18 22 40 -18 35
        23 Noroeste 20 33 5 10 18 22 48 -26 30
        24 Catanduvense 17 33 5 7 21 15 46 -31 26
        Pts — Pontos ganhos; J — Jogos; V – Vitórias; E – Empates; D – Derrotas; GP — Gols pró; GC — Gols contra; SG — Saldo de gols; % – Aproveitamento de pontos;

      • Fabrício disse:

        O cara fala pelos cotovelos, posta um link que não existe, e ainda quer afirmar alguma coisa… Dizer o quê!!! Ele acha que esta certo, então deixemos que ele pense o Grande SPFC, foi rebaixado, pois afinal a opinião dele não mudará os fatos.

      • são paulino disse:

        Uma perguntinha: quem faz regulamento de campeonatos é a Federação Paulista de Futebol ou a revista Época?

    • Arawn disse:

      desde quando Wikipédia é fonte confiável de algo? Olha isto aqui então:

      http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/foto/0,,16921457,00.jpg

      http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/foto/0,,16921499,00.jpg

      Olha o que diz a FOLHA DE SÃO PAULO… chora que o choro é livre! Rebaixado em estadual.. hahaha

      • Jorge disse:

        Não leve em consideração a wikipédia, apenas as regras do Campeonato Paulista de 1990 que cita que não haveria descenso naquele ano. Isso coloca ponto final ao assunto.

        Acredito que vocês gastam energia demais com essas discussões, até parece que times de futebol são coisas sagradas e que o rebaixamento de um deles extermina todos os seus torcedores.

      • Paulo af disse:

        presta atenção para não falar bobagem, esse link da revista epoca nem existe mais porque falava besteira; page not found!!! kkkkkkkk,
        rebaixados e so palmeiras e corintians, e o Curinthia so não foi rebaixado no paulista porque o grafite fez tres gols na juventus, senão quem seria rebaixado era as galinhas

        • Tiago disse:

          Paulo af, coloque o link inteiro e verás que a página está lá sim… page not found na sua cabeça. o sao paulo caiu sim… a unica diferença é q nao precisou disputar a segunda divisao.

          • vitor disse:

            A wikipedia não é uma fonte 100% confiável. Corretíssimo.
            A época é? Talvez. A folha de São Paulo é? talvez.

            Você fala da matéria da Folha, que foi escrita sem revisão e afirma que o São Paulo foi rebaixado. OK!. Vamos nos basear na folha. Sobre esta questão do regulamento do Paulista de 1990, muito bem explicada pelo Birner, a própria Folha de São Paulo publicou uma matéria dando destaque a este aspecto esquisito do regulamento em 26 de janeiro de 1990. Considerando que ninguém tem bola de cristal e que o paulista só começou em 27 de janeiro de 1990, a conclusão de qualquer ser racional só pode ser que o regulamento nunca foi alterado e foi efetivamente cumprido.
            Assim, não há o que falar, o São Paulo nunca foi rebaixado.

          • Renato disse:

            Caro Tiago, a regra era clara. Esse jornalista dessa matéria, de nome Andre Fontenelle, inclusive, recusou-se a dar respostas para jornalistas que realmente leram o regulamento na íntegra e escondeu as fontes de outros jornais ou mesmo não pesquisou!
            Recomendo ler o seguinte:
            http://blogdoabdul.wordpress.com/2009/01/24/a-maior-farsa-do-futebol-paulista-de-todos-os-tempos/

          • junior disse:

            kkkk como assim caiu mais não precisou disputar a 2° divisão ? como vc me explica um time cair em um campeonato que não tem rebaixamento ?

      • Murillo disse:

        Corinthians e Palmeiras, rebaixado em Nacional! o que seria pior?

        • Marcos disse:

          É óbvio que ser rebaixado no paulista de 1990 como o são paulo foi, é pior. Os tricolores viraram a mesa na calada da noite numa festinha na sauna gay.

          • Jeferson Neu disse:

            Meu caro, qual a dificuldade em interpretar um texto? É tão difícil assim? O regulamento do Campeonato Paulista de 1990, não previa o descenso (rebaixamento). E outra, não apareceu nenhum regulamento, na história do futebol, que previsse o rebaixamento de 10 equipes ao mesmo tempo. O SPFC foi o 15º colocado, em um campeonato com 24 equipes. Se o pessoal da Folha de São Paulo, tivesse efetuado uma pesquisa em seus próprios arquivos, com notícias da época, veria que o SPFC não caiu, pois o regulamento, assinado bem antes da competição. Foi decidido, em 1988, que não haveria rebaixamento nos campeonatos de 1989 e 1990. Se você sabe realmente ler e interpretar um texto, leia o regulamento do campeonato de 1990. É simples!

        • Igor Luciano disse:

          o são paulo foi rebaixado em nacional também..
          fontes: wikipédia, folha de são paulo, a época (revista), Murillo, pergunta pro seu avô, ele vai te confirmar

          • Tiago disse:

            Mas tu é desprovido de inteligência mesmo, hein, Igor Luciano?
            Fala besteira cheio de pompa e ainda acha que tá fazendo graça.

            O São Paulo não foi rebaixado e ponto final. Quem diz é o regulamento assinado pela FPF, que organiza e legitima a competição. É o mesmo princípio que os corintianos usam para defender o mundial da FIFA ganho em 2000.

            Legitimidade da instituição organizadora.

            Até pior, pois o da FIFA foi cancelado pela própria entidade, mas esta voltou atrás em sua decisão meses depois.

            De qualquer forma, é interessante como corintianos tendem a julgar o mesmo peso com duas medidas diferentes.

            Se, como alguns dizem, o “sentimento de derrota e segunda divisão” que pairavam no final do campeonato paulista de 90 é que importam para definir e celebrar o (inexistente) rebaixamento são paulino, vale lembrar que tal sentimento era igual no clube do Parque São Jorge as vésperas do jogo entre Juventus e São Paulo, que terminou 2 x 0 pro tricolor com gols do Grafite e livrou o Corinthians do rebaixamento no Paulista.

        • dorival m f disse:

          qual seria pior? ora esse seu são paulo no ESTADUAL!!!

      • Tiago - SPFC disse:

        Você é burro ou não passou na matéria de interpretação de texto no primário????????

        Se é gambá já sei a resposta…

        Não leu o regulamento na parte que diz “NÃO HAVERÁ DESCENSO”?

        Ou você não sabe o que significa a palavra descenso?

        Larga de ser burro e vai estudar galinha!

    • alessandro disse:

      o sao paulo disputou a serie a-2 em 1991 sim, ao ao ao segunda divisao

      • Rodrigo Ramalho disse:

        Em 1990 não havia série B do Paulista! Sabe ler não?
        “Para o Campeonato da Primeira Divisão de Futebol Profissional de 1991, o Grupo I será constituído pelas 14 associações classificadas para disputar a quarta fase do Campeonato de 1990 e o Grupo II será constituído pelas dez associações restantes que não se classificaram para a quarta fase e mais quatro advindas da Divisão Especial de 1990.” Parágrafo 2º – “No campeonato da primeira divisão de futebol profissional de 1990, não haverá descenso à divisão especial de futebol profissional. Mas a partir de 1991, ou a cada ano haverá o descenso de uma associação da Primeira Divisão de Futebol Profissional e o acesso de uma associação da Divisão Especial de Futebol Profissional”

        Galinhada, time grande não cai!!!

        Existem todas as provas possíveis de que o SPFC terminou o campeonato em uma “zona de conforto” e no ano seguinte foi o campeão Paulista! E série a1 e a2 não é b1 e b2, não queria ofender ninguém pois não sou melhor do que ninguém aqui, mas não conseguir entender isso é de fato burrice! O choro é livre pro rivais!

        Pra conversar com Corinthiano só psicólogo!

      • Ailton Carlos do Prado disse:

        A franga esta impossível hein!!!

      • Marcelo disse:

        O Sao Paulo foi campeao paulista da serie A1 em 1991.
        Ganhamos o titulo em cima da galinhada (Curintia)

      • Lucas Fonseca Barbosa disse:

        O São Paulo foi campeão paulista de 1991. Que cara asno haha

    • Daa disse:

      Claro que o SP caiu!!!O Birner, não disse pq eh são-paulino e um tremendo fanfarrão…
      Segue o link correto :

      http://acervo.folha.com.br/fsp/1990/06/21/152

      • Vitor Birner disse:

        Fanfarrão é vc.
        Em primeiro lugar porque o texto é de JoséRenato Sátiro santiago Jr, não meu.
        Em segundo porque o São Paulo ficou em oitavo, entre 12 times, no grupo dele (havia dois), em segundo, na chave com 6 (havia duas), da repescagem, e em décimo quinto lugar na soma geral de pontos , entre 24 participantes, do torneio, e o regulamento, que previa a divisão dos grupos no próximo ano, em nenhum momento afirmou que os 10 piores (o São Paulo foi o primeiro entre entre esses, então, segundo sua tese, cairam 10 times ) seriam rebaixados (ou, se preferir, diputariam um campeonato com os times que participaram da segunda divisão naquele ano.
        Em terceiro, porque eu fui em todos os jogos do São Paulo na capital, e na maioria fora dela, e estava em São Paulo 6×1 Noroeste, no Morumbi, com, salvo engano, 247 pagantes, pois o Brasil, no mesmo dia, enfrentava a Escócia pela Copa do MUndo. O São paulo precisava de um tropeço do Botafogo de Ribeirão Preto, o que não aconteceu, para ir à fase seguinte do estadual e garantir lugar no grupo principal do ano seguinte, que dava 5 vagas, e não três como o grupo 2, para a fase seguinte.
        A insatisfação dos são-paulinos, na época, foi pela má campanha e por não se classificar. Não se falou em jogar a segunda e transformar a então segunda em terceira, a então terceira em quarta e assim por diante.
        Em suma, a regra, a lógica e a minha experiência, de participar de tudo aquilo, de estar lá, me dizem o que houve.

        • Marcos disse:

          O SÃO PAULO FOI REBAIXADO EM 1990. HOUVE UMA VIRADA DE MESA COM ANUÊNCIA DO OUTROS TIMES GRANDES PALMEIRAS, CORINTHIANS E SANTOS COMO JÁ DITO POR ALGUNS PERSONAGENS DA ÉPOCA.

          RECOMENDO O LIVRO: História do Campeonato Paulista: 1902-1996
          Ídolos, Decisões, Gols e Estatísticas de 95 Anos de Campeonato
          Valmir Storti
          André Fontenelle
          e Pelé (prefácio)

        • Fernando disse:

          Ué Birner… mas vc tá dizendo que a Folha de São Paulo colocou na capa do Jornal que o São Paulo caiu e NÃO caiu… cara… DIVISÃO ESPECIAL = SÉRIE B… cabe interpretação… a Folha interpretou que caiu ué !!

      • ricardo disse:

        “O São Paulo vai disputar a série B da PRIMEIRA DIVISÃO do campeonato paulista de 91″.

        É assim que começa a reportagem da folha, PRIMEIRA DIVISÃO, será que é tão difícil para os curintianus entenderem? Como caiu e ainda sim vai disputar a PRIMEIRA DIVISÃO?
        Podem dizer aqui que houve maracutaia para disputar o título de 91(não prevista está chance para os times do grupo B pelas regras), mas nunca podem dizer que caiu para a segunda divisão porque isto não aconteceu.

        TIME GRANDE NÃO CAI

    • Rogério disse:

      Isso para mim é ser rebaixado!!!!!
      Texto veiculado em 2009 no site Lancenet, do jornal esportivo Lance!, o jornalista Mauro Beting também abordou o assunto polêmico, avaliando que uma “brilhante sacada regulamentar” impediu o rebaixamento do São Paulo à segunda divisão do estadual. “No frigir das bolas: o São Paulo começou o SP-91 na divisão inferior — mas não foi tecnicamente rebaixado. A mesa não foi virada para beneficiar o São Paulo — apenas foi um truque discutível da FPF, ainda em 1990, e sem saber que um grande passaria pelo vexame tricolor, para rebaixar sem ações na Justiça dez clubes do SP-90 para o SP-91″, escreveu o jornalista.

    • rafael disse:

      Esse cara da epoca é vasco q ta acostumado a cair! Regulamento é regulamento! C foi ruim problema d vcs invejosos…

  2. FernandoR disse:

    Só porque o Curintias foi rebaixado em 2007, curintiano já quer achar um jeito de rebaixar os rivais….tsc…tsc. Regulamento é regulamento, ponto final.

    • Josiel disse:

      Cara, corinthiano so lembra que Sao Paulo existe, em de jogo entre os 2, porque a gente geralmente ri muito….ta virando Portuguesa, Bambi

      • André disse:

        Caro Josiel,
        a agremiação para a qual você torce está em alta no momento, mas isso não lhe dá o direito de tentar diminuir as façanhas dos outros clubes.
        Não seja ridículo, respeite o SPFC, hexacampeão brasileiro (legítimo TRI) e três vezes campeão mundial — único entre os brasileiros.
        Talvez meu nível de comentário esteja acima das suas expectativas de compreensão. Mas faça um esforço intelectual! Seja digno, aumente seu nível. Discuta futebol com respeito. Palavras do tipo “ta virando Portuguesa, Bambi” mostram o quanto sua mentalidade é rudimentar.
        Desejo que o Sr. evolua intelectualmente e chegue a pensamentos inteligentes, sem recorrer a estereótipos clubistas para conduzir os seus comentários.
        Um abraço!
        André – SPFC

        • Arawn disse:

          Tri mundial? Desde quando copa jipe não oficial é mundial? hahahaha

          http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/foto/0,,16921457,00.jpg

          http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/foto/0,,16921499,00.jpg

          chora!

          • Daniel disse:

            Então…nem COPA JIPE o seu time conquistou nesses 101 anos de história !
            E dizer que o seu time foi campeão daquela maracutaia em 2000 diante do Vasco e de times europeus que vieram aqui fazer pré-temporada é no mínimo falta de vergonha na sua cara !

          • André disse:

            Chorar?
            Não vejo motivos para isso. Não sei se de fato o SPFC caiu. Eu tinha somente 6 anos quando o fato gerador da discussão ocorreu e, portanto, não tinha maturidade suficiente para entender o caso e tirar conclusões. Apenas leio as notícias e penso o que quero. Se você reparar na outra postagem, não expressei minha opinião e nem farei isso. O que penso, guardo para mim mesmo.
            Quanto ao TRI mundial que você diz não ser oficial, somente lamento pela sua ignorância. Espero que um dia sua mente seja mais privilegiada e você abandone essa visão mesquinha e medíocre que filtra todos os fatos pela ótica do clube de coração, tentando depreciar os feitos alheios como se fossem menores ou inválidos.
            É por sujeitos iguais a você que o Brasil está tão ruim. Tenha suas convicções e pense o que quiser. Mas respeite as opiniões dos outros. Cada um acredita no que pensa ser o correto.
            VOCÊ, POR EXEMPLO, PROVAVELMENTE ACREDITA QUE O CORINTHIANS É CAMPEÃO MUNDIAL antes mesmo de conquistar o próprio continente. Bem, como eu disse, cada um acredita no que quer…
            Saudações, Arawn!
            Assim que puder, passe lá no CFA Laudo Natel para “Ara” “Wn” terreno ocioso que será transformado em outro celeiro de craques tricolores!
            André – SPFC

          • Lucas Fonseca Barbosa disse:

            http://www1.folha.uol.com.br/folha/esporte/ult92u96041.shtml

            corintiano, leia. Se é que aprendeu a ler.

        • Bernardo disse:

          Olha o tal do André, fala bonito, deve ser doutor. Fica falando, falando, tentando demonstrar a quadratura do circulo, mas não consegue. O nosso freguesão foi rebaixado no regional. Um pusta vexame indelevel na historia da bambizada lôca!

          • Paulo af disse:

            o pior cego e o que inventa o que le, leia o texto do blogueiro, pelo menos ele estudou o caso, leia o que ta escrito e aprende alguma coisa!! vc falando em “bambizada” da pra ver quem e sua inspiração!!
            parabens aprendiz de vampeta!!!

        • Glauber disse:

          Meu querido amigo!
          O São Paulo só tem um titulo mundil de clubes pela FIFA, conquistado com todo merecimento contra o time inglês liverpool em 2005. Os outros dois mundiais são intercontinentais, com o qual nem existe mais. Se fosse assim os Catalões considerariam seus 6 titulos mundiais. Mas vemos que só consideram dois, um contra Estudiantes da argentina e do massacre contra o então grande Santos da vila belmiro(BRA). Então, antes de falar dificil ou tentar falar dos titulos de seu querido e medilcre time, aprenda um pouco mais do futebol, pesquise, por favor.

          GRATO!

          • Tiago disse:

            Falou pouco mais falou bonito.

          • gil_bcn disse:

            Você está se referindo ao barcelona? Me diga quais seriam os 6 mundiais que o Barça poderia dizer que ganhou. Eu nao me lembro, e que eu saiba, um time só pode jogar a intercontinental se for campeão do seu continente, então ficaria difícil ganhar 6 mundiais tendo sido campeao da europa só 4 vezes. Das 4 vezes que jogou , perdeu do Sao Paulo, do Inter e ganhou do Estudiantes e do Santos.

          • “MeDILcre”…dio mio, tinha que ser curintianu!!!

          • Mauro disse:

            Seu raciciocinio é tão sem razão e tão ridiculo, que é digno de pena, pois se não existia algo coordenado pela FIFA, ela nunca proibiu e até muito pelo contrário, ela inspecionava e indicava arbitros para o formato de disputa que era realizado antes de 2005, e te convido a consultar (será que voce sabe?) o site da FIFA e está lá sim toda a história dos mundiais inter-clubes, anteriores a 2005.
            Aquele mundial que os corinthianos dizem que ganharam em 2001 e que só foi chancelado pela FIFA, mais de dez anos depois, se voce for a Europa (sabe o que é Europa?) e perguntar aos espanhóis se eles disputaram algum mundial inter-clubes em 2001, eles vão te dizer(está nos jornais da época na Espanha, (antes e depois do torneio), que eles foram convidados pela FIFA para a pré-temporada no Brasil, para qual inclusive receberam passagens, estadia e um cache independente de qualquer resultado que obtivessem, ou seja eles não levaram a sério, pois assim a FIFA encarava….nada mais que um torneio…uma taça, dessas como Ramon de Carranza, Tereza Herrera, e outras tantas como essas.
            Não queira desmerecer o que os outros fazem, principalmente porque voces tem telhado de vidro, pois precisaram de mais de 100 anos de vida para conquistar algo de repercussão internacional, coisa que o São Paulo fez com 67 anos de vida em 1992, pois sua fundação foi em 1935, diferente de voces que são de 1910, e que ganharam Libertadores em 2012…..Entendeu, ou quer que desenhe e pinte?

      • Anderson Maciel disse:

        Caro Josiel,

        Realmente vocês riem muito.. Afinal de Contas em 2005 quando o São Paulo estava em alta como vosso time na atualidade tenho certeza que dava altas risadas, pois é como o Ditado diz: “é melhor rir para não chorar” e naquela situação eu via realmente muitos corinthianos, palmeirenses, santistas dando altas gargalhadas!
        Não se rebaixe a ofensas que não te levarão a lugar algum, seja humano e perceba que desde o inicio da materia não houve sequer ofensas clubistas!

        Pense Violência gera Violência, não queira ver seu filho um dia passando por altos embaraços pois aprendeu a falar como o pai “SEU BAMBI”.

        • Daniel disse:

          Caro Anderson !
          Filho de corintiano não passa por esse tipo de saia justa porque não sabem quem é o pai.

    • dorival m f disse:

      para voltar para primeira divisão tem que ser no minimo ficar entre os quatros primeiros! então segundona!!!

  3. David disse:

    Perfeita a Matéria José Renato. O SPFC tanto não caiu como ficou em segundo lugar na repescagem (com um ponto a menos que o primeiro colocado) . De forma semelhante Corinthians e Palmeiras ficaram fora da “decisão caipira” por um ponto também. A final foi entre Bragantino e Novorizontino,onde Wanderlei Luxemburgo se consagrou como técnico de ponta.

    O rebaixamento do SPFC é uma lenda urbana.

    Real é a situação de momento: a fase não é boa e como muitos que já passaram por aqui já falaram: Esse ano já foi, precisamos trabalhar sério para começar 2013 com competitividade.

  4. Irineu/SPFC disse:

    Time grande não cai. SP incaível!

    Quanto ao rebaixamento, vamos ao texto original do regulamento oficial do Campeonato Paulista de 1990. Parágrafo 1º do artigo 5º: “Para o Campeonato da Primeira Divisão de Futebol Profissional de 1991, o Grupo I será constituído pelas 14 associações classificadas para disputar a quarta fase do Campeonato de 1990 e o Grupo II será constituído pelas dez associações restantes que não se classificaram para a quarta fase e mais quatro advindas da Divisão Especial de 1990.” Parágrafo 2º – “No campeonato da primeira divisão de futebol profissional de 1990, não haverá descenso à divisão especial de futebol profissional.

  5. Daniel disse:

    Sugestão ao mediador do blog para melhorar o nível de leitura e das informações:
    por que não bloquear sujeitos como esse Arawn (isso é nome ????).
    Gente desagradável assim não deveria ser publicada. Assim ele desistiria e iria comentar sobre o time dele em outro lugar.
    Fica aqui a sugestão !!
    Obrigado

    • Thiago Lattes disse:

      Daniel,
      me desculpe.
      O volume de comentários é muito alto e quando contém algum link, não tenho a oportunidade de abrir e verificar.
      Existe um filtro automático de links, e quando passa por esse filtro, eu assumo que o link é confiável.

      De qualquer maneira, obrigado pela colaboração!

      Abraços

    • Bernardo disse:

      Olha aí a bambizada lôca querendo a volta da censura pra não ter que escutar umas verdades. Que saudades do laudo natel, hein?

      • Celso disse:

        Laudo Natel, o Morumbi demorou 15 anos para ser construido, o que voce acha que os politicos vao fazer na inauguracao do Itaquerao, quem pagou, quem esta ganhando. E mais essa Libertadores ja estva comprada desde o ano anterior so que o Gordo que gosta de pegar coisas estranhas na esquina nao conseguiu ganhar do Tolima.

        • Joao Neto disse:

          Comprada ?! kkkkk
          Os bambis que tinha dinheiro em 91/92 que comprou tudo.
          e Mais, sobre estadio ? pesquisa sobre familia REIS kkkkkkkkkkk Morumbixa doado cara se liga

        • Daniel disse:

          E quem vc acha q pagou seu estádio? Os são paulinos? Kkkkk vai ler um pouco sobre a história do seu time pra descobrir.

  6. Carapuça disse:

    Se o próprio Telê afirmou que pegou o São Paulo na segunda divisão do Paulista, como vocês afirmam o contrário?

    O maior treinador da história estava gagá então???

    • renata disse:

      vc nao leu o regulamento o São Paulo Nunca caiu!! Não é Por quê o time de vocês já caiu que vocês vao ficar inventando historia para diminuir um time ótimo como o São Paulo !
      Por Favor parem de chamar os Sao Paulinos de Bambis ! Não sei de onde vocês tiram essas historias!

      • Fernando disse:

        Foi o Vampeta que apelidou vcs assim… não entendo… o Palmeiras assumiu o PORCO… o Corinthians tá quase lá com o GAMBÁ… Por que vcs não assumem o BAMBI de uma vez por todas !!

        • junior disse:

          o vampeta, aquele que gosta de nu artístico ? vai me dizer que tinha só mulher na produção? maquiando ele, “arrumando” ele, e quem ia compra isso ? revista g certamente não tem nome feminino, único bambi que vejo é ele mesmo

  7. João Fernando disse:

    O pessoal tem uma memória muito curta mesmo. Vamos lá: Realmente em 1991 o São Paulo ficou no grupo II da galera da repescagem e disputou a vaga na final (que eram apenas 3 para o grupo II e 5 para o grupo I o que é estranho já que o campeonato começava do ZERO e não tinha porque diferenciar os grupos, a não ser que fosse uma penalização aos piores colocados do ano de 1990). Até aí tudo bem. O campeonato seguiu essa fórmula até 1994 quando de todos os times do grupo I do ano de 1993 (que eram 16 e não era grupo I era grupo Verde) os 12 melhores se classificaram para série A1 de 1994 (Nova nomenclatura). Se somaram à aqueles os 4 melhores colocados do grupo II ou Amarelo. Surgiu então a primeira divisão do futebol paulista composto pelas séries A1, A2 e A3 (verificar site da federação), somente após a série A3 vem a segunda divisão. Daí tiramos duas conclusões: 1) A segunda divisão do paulista é na verdade a quarta divisão, mas essa questão de nomenclatura tem razão estratégica. 2) Todo mundo à época sabia que o grupo II era a segunda divisão. Tanto é que em 1993 todos os que não se classificaram para o grupo I do ano seguinte (1994) foram colocados na série A2 (segunda divisão com nome de primeira). Realmente o SPFC não foi rebaixado no ano de 1991 (pelo menos não no papel). Assim como Fluminense faz parte da 1ª divisão do futebol mesmo depois de ter sido rebaixado e não ter ganho a 2ª. No papel tudo certo, mas moralmente… que coisa feia hein.

    • André disse:

      João,
      bastante inteligente seu comentário. Embasado com fatos e opiniões. Quero apenas chamar a atenção para um fato: conclusões nem sempre são infalíveis.
      Você realmente acha plausível que em um campeonato sejam rebaixados 10 (eu disse: 10 – dez!!!) times?
      Caro amigo, eu, de fato, era muito novo à época (6 anos) e não me lembro de como foi a repercussão, por esse motivo tenho de tirar minhas conclusões com base no que posso ler e ouvir sobre o ocorrido. Mas acho muito estranho e, até, ridículo, esdrúxulo um regulamento permitir tamanho rebaixamento, sendo que o que se pratica, em média, está entre 2 e 4 agremiações.
      Só quero reiterar uma coisa: o São Paulo, até onde sei, jogou no tal grupo II e classificou-se legitimamente entre as 3 vagas oferecidas neste. Portanto, posso concluir que não houve nenhum desvio moral do SPFC, como no caso que você compara com o Fluminense. Você pode acreditar que houve rebaixamento, a opinião é sua e cada um pensa o que bem entende, mas não encontre problemas morais onde eles não existiram.
      Saudações!
      André – SPFC

  8. Edson AS (SPFC) disse:

    O São Paulo no Paulistão de 1990:
    15º colocado entre 24 equipes (a frente de 9 equipes)
    5º melhor saldo de gols (saldo positivo de 15 gols)
    6º maior número de vitórias (13, contra 18 do campeão Bragantino e do Palmeiras – os que mais venceram)
    5º melhor ataque (41 gols)
    5ª melhor defesa
    7º melhor aproveitamento de pontos (55%)
    Aí pergunto: uma equipe com um desempenho geral desses é rebaixada?
    Resposta: (em Modo irônico) Claro que sim, esses dados demonstram um desempenho de uma equipe que, obviamente, deveria ser rebaixada (KKKKKKK), não obstante o regulamento do campeonato ter regra claríssima dizendo e afirmando que “não haverá descenso” (que nenhum time cairia). Vendo esses números, só é possível concluir que caiu sim, claro. (KKKKKKKK) (modo irônico off).
    Portanto, foi culpa do São Paulo um regulamento e um sistema de disputa estúpidos terem deixado sua equipe em 15º, atrás de equipes que estavam no Grupo II (a tal “segunda divisão”) e que avançaram na briga pelo título, enquanto que o São Paulo teve que se reunir em outro grupo, na repescagem, para, sem direito a tropeçar, disputar uma única com as equipes desclassificadas de ambos os grupos (I e II) e assim poder seguir brigando pelo título de 1990.
    Eu pensando me pergunto: se o São Paulo tivesse se classificado naquela repescagem? E logo me vem a certeza de que estes mesmos acéfalos alienados estariam hoje dizendo que o São Paulo ainda sim teria sido rebaixado, já que disputou a repescagem com aquelas equipes desclassificadas do Grupo II, que, nessas mentes tacanhas deles, com certeza era a “Série B”. rsrsrs

  9. Carlos Gomes disse:

    CARA….O MAIS ENGRAÇADO DOS TORCEDORES DO TIME DO JD LEONOR OU VILA SONIA…É QUE QUANDO TRAZ ALGUM BENEFÍCIO PRO TIME DELES VALE…SENÃO A HISTÓRIA MUDA…OS CARAS FALAM QUE NÃO CAIRAM PQ O REGULAMENTO DIZ ISSO…O FLUMINENSE TAVA NA 3º DIVISÃO…SÓ SUBIU NA BASE DO TAPETÃO…OU SEJA…FOI PRATICAMENTE A MESMA COISA…INVENTARAM UM REGULAMENTO BISONHA PRA SALVAR ESSES TIMES…O MUNDIAL QUE O TIMÃO GANHOU NÃO VALE, MESMO SENDO CHANCELADO PELA FIFA…MAS O QUE ELES GANHARAM PATROCINADO POR UMA MONTADORA DE CARROS VALE…AH A FRANÇA FOI CAMPEÃ MUNDIAL ANTES DE SER EUROPEIA….E TODOS OS TIMES EUROPEUS NÃO DÃO A MINIMA PRA QUALQUER OUTRO CAMPEONATO OU TORNEIO QUE NÃO SEJAM A CHAMPIONS E SUAS LIGAS…E SÓ PRA LEMBRAR…NÃO PRECISA SER CAMPEÃO DA LIBERTADORES PARA DISPUTAR O MUNDIAL…BASTA CHEGAR A FINAL COM UM TIME MEXICANO OU SER CAMPEÃO BRASILEIRO QUANDO O BRASIL FOR NOVAMENTE SEDE…ESSE É O REGULAMENTO!!!!! AH..ESQUECI..SÓ VALE SE FOR BOM PRA VCS NÉ?

    • Kleber Calle disse:

      A França foi campea mundial antes de ser campea europeia. Legal. MAS não é a Eurocopa que determina quem vai pra copa. São as ELIMINATÓRIAS. Existem um sistema de classificação. Pra ir pra libertadores tem q merecer, ficando entre os 4 primeiros do brasileirao, ou ganhando Copa do Brasil ou ganhando sulamericana, e pra ir pro mundial, tem q ser campeao continental. Entende?

    • Totti disse:

      Galinha mal informada, a França foi campeã européia em 1984…
      além do seu argumento ser fraco, ainda é mentiroso

  10. michel disse:

    o sao paulo futebol clube é o real madrid do brasil,o boca junior do brasil,o melhor clube brasileiro
    e nunca fomos rebaixados bando de recalcados
    só pq o timeco do corinthians caiu querem jogar uma desgraça pro sao paulo
    tem uns otarios pela internet que falam que nossos 2 primeiros mundiais nem foram verdadeiros mundiais
    por favor né pessoal
    respeitem o clube mais vitorioso do brasil

  11. lúcio flávio disse:

    para bom entendedor meia palavra basta: qual era o grupo mais forte do camp. paulista de 91? contra quem o SPFC jogou na 1ª fase? sim foi rebaixado.

  12. Rafael henrique disse:

    RECORDE MUNDIAL DE ELIMINAÇÕES DO SÉCULO XXI.
    1.2001 ELIMINADO NA PRIMEIRA FASE DO PAULISTA.
    2.2001 ELIMINADO QUARTAS DE FINAL NA COPA DO BRASIL PELO GRÊMIO
    3.2001 ELIMINADO NA FINAL COPA DOS CAMPEÕES ESTADUAL PARA FLAMENGO
    4.2001 ELIMINADO NA COPA MERCOSUL NA PRIMEIRA FASE PELO VÉLEZ SARSFIELD
    5.2001 ELIMINADO QUARTAS DE FINAIS NO BRASILEIRÃO PELO ATLÉTICO PR, OBS: SEM INVERSÃO DE MANDO. TRI ELIMINADO EM COMPETIÇÃO NACIONAL EM 2001. KKKKKKK RECORDE.
    6.2002 ELIMINADO PELO CORINTHIANS SEMI – FINAIS DA COPA DO BRASIL
    7.2002 ELIMINADO PELO CORINTHIANS FINAL DO TORNEIO RIO SP.
    8.2002 ELIMINADO PELO SANTOS QUARTAS DE FINAIS DO BRASILEIRÃO
    9.2003 ELIMINADO PELO CORINTHIANS FINAL DO PAULISTÃO
    10.2003 ELIMINADO PELO GOIAS QUARTAS DE FINAIS COPA DO BRASIL
    11.2003 ELIMINADO PELO RIVER PLATE SEMI- FINAIS DA COPA SUL – AMERICANA
    12.2004 ELIMINADO PELO SÃO CAETANO QUARTA DE FINAIS DO PAULISTÃO
    13.2004 ELIMINADO PELO ONCE CALDAS SEMI- FINAIS DA LIBERTADORES
    14.2004 ELIMINADO PELO SANTOS SEGUNDA -FASE DA COPA SUL – AMERICANA
    15.2005 ELIMINADO PELO INTERNACIONAL PRIMEIRA FASE DA COPA SUL-AMERICANA
    16.2006 ELIMINADO PELO INTERNACIONAL NA FINAL DA LIBERTADORES
    17.2006 ELIMINADO PELO BOCA FINAL DA RE – COPA SUL AMERICANA
    18.2007 ELIMINADO PELO SÃO CAETANO SEMI- FINAIS DO PAULISTÃO
    19.2007 ELIMINADO PELO GRÊMIO OITAVAS DE FINAIS DE LIBERTADORES
    20.2007 ELIMINADO PELO MILLIONÁRIOS DA COLÔMBIA QUARTAS DE FINAIS DA COPA SUL- AMERICANA.
    21. 2008 ELIMINADO PELO PALMEIRAS SEMI- FINAIS DO PAULISTÃO
    22. 2008 ELIMINADO PELO FLUMINENSE QUARTAS DE FINAIS DA LIBERTADORES
    23. 2008 ELIMINADO PELO ATLÉTICO PR PRIMEIRA FASE DA COPA SUL-AMERICANA
    24. 2009 ELIMINADO PELO CORINTHIANS SEMI- FINAIS DO PAULISTÃO
    25. 2009 ELIMINADO PELO CRUZEIRO NAS QUARTAS DE FINAIS DA LIBERTADORES
    26. 2010 ELIMINADO PELO SANTOS SEMI- FINAIS DO PAULISTÃO
    27. 2010 ELIMINADO PELO INTERNACIONAL SEMI- FINAIS DA LIBERTADORES
    28. 2011 ELIMINADO PELO SANTOS SEMI FINAIS DO PAULISTÃO
    29. 2011 ELIMINADO PELO AVAÍ QUARTAS DE FINAIS DA COPA DO BRASIL
    30. 2011 ELIMINADO PELO LIBERTAD PARAGUAI QUARTAS DE FINAIS DA COPA SUL- AMERICANA
    31. 2012 ELIMINADO PELO SANTOS SEMI- FINAIS DO PAULISTÃO
    32. 2012 ELIMINADO PELO CORITIBA SEMI- FINAIS DA COPA DO BRASIL
    33. 2012 ELIMINADO PELO???????????? BREVE KKKKKK COPA SUL SUL- AMERICANA 33 ELIMINAÇÕES….

    FOI TRI ELIMINADO SEGUIDAMENTE NA PRIMEIRA FASE DE GRUPO DA LIBERTADORES 1978, 1982 E 1987 SENDO ÚLTIMO DO GRUPO. RECORDE. E TAMBÉM RECORDE DE 18 ELIMINAÇÕES SEGUIDA NO SÉCULO.

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  13. Rafael henrique disse:

    Fala da atualidade?
    SPFC está mais de 7 anos sem chegar uma final de mata- mata.
    10 anos sem chegar uma final de ESTADUAL.
    Nunca ganhou um mata- mata do Paulistinha do Século XXI.
    Nunca ganharam uma Copa do Brasil 14º Participação.
    Mais de 8 anos que não ganhar um título de mata- mata.

    Em competição de mata- mata SPFC não tem tradição, está atras de Bahia, Botafogo, Avaí, Sport ETC…

  14. Rafael henrique disse:

    A gloria de SPFC em mata- mata resume somente de 1991 a 1993 e uma em 2005.

    Ganhou no sufoco nos pênalti em mata- mata de Atlético MG, mesmo valendo 2 pontos cada vitória naquela época em 1977 galo terminou 10 pontos na frente do SPFC, e tirou o artilheiro Reinaldo da Final, tinha vergonha de falar do Brasileiro de 77.
    86 OUTRA DECISÃO nos pênalti, pênalti não marcado em cima do Evai na prorrogação, Guarani vencendo o arbitro não deu pênalti no contra ataque Careca empatou o jogo e levou para os pênalti
    1991 em cima do Bragantino, 1992 New Kid,nos pênalti1993 Igreja Catolica de Chile, 2005 Atlético PR.
    kkkkkkkkkkkkkkk
    Outros super Copa é exitinto, não conta, eu poderia contar os 70 anos que vcs ficaram sem ganhar nada na Copa Rio SP foi ganhar 24 participação em 2001, título inédito. SP não tem tradição em mata- mata.

    Essa história do SPFC. KKKKKKKKK

    BI falido, Rebaixado no Estadual.

    Só ganhou uma competição de mata em 2005.
    Mais de 7 anos que não chega uma Final de competição de mata- mata.
    Mais de 10 anos que não chega uma Final de Estadual.
    Mais de 8 anos que não ganha uma competição de mata- mata.
    Virgens da Copa do Brasil 14 participação.
    Virgens da Copa Sul- Americana.
    Virgens de Paulistão de mata- mata do Século XXI
    Mais de 4 anos sem título, só consegue de Ponto Corrido como o Brasileirão Madonão com 17 jogos beneficiado pela arbitragem, inversão de mando, Gol do título um metro e meio de impedimento, ingresso da Madona para o arbitro etc.

    Pare de ser Clubista Blogueiros na atualidade SPFC é menor do eixo de desde 2008.
    Octa eliminado no Paulistão de Mata – Mata do Século XXI
    Hexa eliminado no Paulistão seguidamente freguês do São caetano, Corinthians e Santos.
    Hexa eliminado na Libertadores do Século XXI.
    Penta eliminado na Libertadores para CLUBE do mesmo País recorde Mundial. kk
    Nunca um clube foi 5 vezes seguidamente eliminado para clube do mesmo País em Competição internacional, pois isso que nunca venceu uma Copa do Brasil, puta de time grande Brasileiro em Mata- mata.
    Hexa eliminado na Copa Sul – americana tri eliminado pelo clube Brasileiro e Tri eliminado para clube estrangeiro Bambis é time Braisleiro que mais participou da Copa Sul- America 7 Participação das 11 edições disputada.
    Nunca ganhou um Mata- mata Nacional e da Libertadores em cima de time grande na Final, quando pegou time grande na Final, bambis levaram nabo na final. kkkkkkk

    admite SPFC não tem tradição em mata- mata no século XXI. de 33 competição que disputou venceu apenas 3 competição o inédito Rio SP de 2001 depois de 70 anos na 24 edição, e dois título de mata- mata 2005 roubado, não era para ir para Libertadores de 2005 foi convidado no lugar do SÃO CAETANO ROUBARAM 24 PONTOS.

    Para Finalizar atualmente Bambis o Menor do eixo de SP, está igual Botinha aqui no Rio, MENGÃO DOMINA.

    BAMBIS O REI DO MORRE – MORRE DO SÉCULO XXI.
    Fato.

    • Tricolor disse:

      Nossa, que bacana, além do tricolor arrebentar nos títulos, está fazendo um monte de iletrados estudarem para tentar justificar o injustificável: o SPFC é o melhor time da história do Brasil, não apenas de conquistas, mas como também de patrimônio. Já inventaram tradutores on-line, por isso, visitem o site da iffhs e vejam o que dizem…

      E para terminar, lembrem-se de que muitas das eliminações do spfc aconteceram de forma no mínimo questionáveis, com jogadores sendo julgados e suspensos em jogos decisivos, arbitragens duvidosas, etc, etc… Lembram dos pontos que tiraram do spfc para dar ao botafogo? E dos títulos brasileiros que a CBF inventou para que o spfc não ficasse entre os mais vencedores?

      Nosso time incomoda muito, pois não precisamos vender a alma como outros por ai. Aproveitem esse ano, pois a partir de 2013, as coisas voltarão à normalidade.

      Para terminar e relembrar do assunto original… Time grande nao cai!

    • sergio sampaio disse:

      Só ganhou uma competição de mata em 2005.
      Mais de 7 anos que não chega uma Final de competição de mata- mata.
      Mais de 8 anos que não ganha uma competição de mata- mata.
      alguem pode me explicar o q significa isso?
      se o time ganhou um mata-mata em 2005,como o SPFC pode esta a 8 anos sem ganhar uma competicao mata-mata?

    • Carlos disse:

      E Copa CONMEBOL de 1994 mata-mata que o time EXPRESSINHO do SPFC eliminou as GAyvotas da Fiel ? Quantos anos os GAYvotas demoraram pra ter um titulo continental ?
      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  15. Paulo disse:

    SOU SOU TRICOLOR, SOU SOU TRICOLOR, TENHO LIBERTADORES, NÃO ALUGO ESTÁDIO, SOU HEXABRASILEIRO, NUNCA FUI REBAIXADO!!!!
    CHORA GALINHADA…NUNCA SERÃO!!!!

  16. Angelo Carvalho disse:

    O SPFC NUNCA FALIU, MAS ABSORVEU CLUBES QUE ESTAVAM FALINDO. EM 1935 E 1938.
    O SPFC se fundiu em 1935 com o Tietê. É certo que o time passava por alguns problemas financeiros. Mas não faliu. As dificuldades foram causadas pela compra de uma luxuosa sede, um palacete chamado Trocadero. Quando se fundiu, o Tietê pagou as dividas do clube. Se o Tietê tivesse somente absorvido o SPFC não teria a obrigação de se chamar Tiete-São paulo, como o SPFC fez com o Estudantes Paulista. Em 1938 o SPFC se fundiu com o Estudante Paulista e ganhou além de um dos maiores são paulinos da história, Piragybe Nogueira, ganhou nove jogadores e o treinador Vicente Feola. O Estudante passava por grave crise, pois levou calote em uma excursão para o Chile. Não faliu, mas é fato que encerrou sim as portas. mas enfim, se tivesse falido nem teria motivo para ter ocorrido fusão. Afinal, o SPFC nao teria mais patrimônio algum que o Tietê pudesse usufruir. Não haveria razão para tal união, enfim, a fusão foi mesmo para se evitar a falência, e todos os tramites legais que os dirigentes poderiam sofrer depois né?.

    REGULAMENTO DO CAMPEONATO PAULISTA DE 1990 – .” Parágrafo 2º – “No campeonato da primeira divisão de futebol profissional de 1990, não haverá descenso à divisão especial de futebol profissional. Mas a partir de 1991, ou a cada ano haverá o descenso de uma associação da Primeira Divisão de Futebol Profissional e o acesso de uma associação da Divisão Especail de Futebol Profissional”. Aliás entre 1987 a 1990 não houve nenhuma equipe rebaixada. É aquela velha história: “já que meu clube já foi rebaixado, vou inventar o rebaixamento dos outros times também, mesmo sabendo que é mentira, eu tenho a prova que teve time que caiu em 2002 e outro que caiu em 2007.

  17. MarcosN disse:

    Telê Santana dizendo que pegou o SPFC na 2a divisão:

    http://www.youtube.com/watch?v=STTzGXhcYd8

    Quanto ao regulamento, não era 2a divisão. Mas era considerado 2a divisão!! Assim como o intercontinental, que era considerado mundial.

    • Ozeias Souza disse:

      Se tem uma coisa que curintiano nunca entende é ler regulamento

      • Jeremias disse:

        Corinthiano nao sabe nem ler, o que eles querem é sempre sujar a imagem dos outros times. A merdinha do timéco deles é o melhor, essa libertadores que eles ganharam foi comprada, na cara larga.

  18. Edson AS (SPFC) disse:

    Detalhes sobre o regulamento do Paulistão 1990 e fontes FIÁVEIS com jornalismo sério aqui: http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&v=rmW87gdt1bQ&NR=1

    Xupa

  19. Andre disse:

    só pra acabar com mimi caiu sim… parem de ser ridiculos e debater o regulamento do camp. com “caiu sim, e caiu pq é memu”

    tae a resposta!
    http://www.youtube.com/watch?v=k0A65iLSGkc

  20. eu li no google na folha de são paulo /o são paulo caiu sim em 1990
    o que houve uma virada de mesa /

    • Ozeias Souza disse:

      Santa estupidez… O regulamento foi redigido e assinado por todos os clubes antes de comecar ocampeonato… Vai querer reescrever o que foi assinado?

    • Pedro disse:

      … se continuar pesquisando na FOLHA DE S. PAULO vai acabar acreditando na “revolução de 64″ e sua “conquista da democracia”!

  21. Leo PP disse:

    O mais interessante disto tudo é que o SPFC vinha de campanhas expressivas nos campeonatos paulista e brasileiro de 89 (foi campeão paulista e vice do brasileiro), e em 90 acabou por ser vice novamente do brasileiro, para então em 91 se tornar campeão paulista e brasileiro.

    A campanha no paulista de 90 foi pífia e isto ficou provado, o que se especula é que houve uma “virada de mesa”, oras, como se fosse possível adivinhar que o SPFC (ou qq outro grande) realizaria campanha tão medíocre naquele ano antes mesmo do campeonato começar…

    Nos anos 80 e 90, a FPF e CBF organizaram campeonatos com regulamentos esdrúxulos e mirabolantes (cada ano era um regulamento diferente!) e este de 90 é prova cabal da irracionalidade dos cartolas.

  22. ANDERSON X small club disse:

    GAMBIXÁS O IDEAL É QUE VOCÊS SEM EXPRESSÃO COMO SÃO SE CALEM, EMBORA ENTENDAM MUITO DE REBAIXAMENTO, NÃO QUEIRAM NOS INCLUIR NUMA FAÇANHA EXCLUSIVA DE TIMES MEDIANOS, SOMO SOBERANOS, IMENSAMENTE MAIOR DO QUE “travestimão”.

    SOU EU SOU TRICOLOR, SOU EU SOU TRICOLOR, TENHO LIBERTADORES, NÃO ALUGO ESTÁDIO, SOU HEXA BRASILEIRO, NUNCA FUI REBAIXADO!!!!
    SOU SOU TRICOLOR, SOU SOU TRICOLOR, TENHO LIBERTADORES, NÃO ALUGO ESTÁDIO, SOU HEXABRASILEIRO, NUNCA FUI REBAIXADO!!!!

    AS FRANGAS PIRAM!!!!

  23. Joao Neto disse:

    e pra quem flw que o site estava fora, tae o link

    http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI24813-15260,00-O+DIA+EM+QUE+O+SAO+PAULO+FOI+REBAIXADO.html

  24. Joao Neto disse:

    kkkkk
    blog nao deixa passar o link

    “http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI24813-15260,00-O+DIA+EM+QUE+O+SAO+PAULO+FOI+REBAIXADO.html”

    google +
    O+DIA+EM+QUE+O+SAO+PAULO+FOI+REBAIXADO
    ja vao achar

  25. clodoaldo cardoso da silva disse:

    o jornal folha de são paulo é a testemunha mais séria da maior vergonha dos clubes paulistas, em seguida a fed. Ptª VIROU A MESA MUDANDO O REGULAMENTO. Isso foi semenlhante as viradas de mesa do Gremio nos anos 90 e o fluminense. A VERDADE É ESSA.

  26. rogerio diniz disse:

    RESUMINDO COMO O TIME FOI REBAIXADO EM 90 E FOI CAMPEÃO DO PAULISTA E DO CAMPEONATO BRASILEIRO DE 91 JAMAIS UM TIME RUIM FARIA ESSE FEITO O SÃO PAULO POR SER O MAIOR TIME E TER MAIS TITULOS INTERNACIONAIS NO BRASIL CAUSA TANTA INVEJA DOS DEMAIS A APELAR A ISSO CONQUISTAMOS TITULOS NÃO PRECISAMOS DE TITULOS RECONHECIDOS E NEM TORNEIO QUE INVENTA UM ANO E NAO EXISTE MAIS.

  27. keko disse:

    o corinthians então foi rebaixado em 2000 na copa joão havelange já que ficou em último lugar, o são paulo ficou em 15º em 24 times o são paulo e mais oito times cairam então???? isso que dá discutir com gambá ignorante, se o regulamento não previa rebaixamento não havia rebaixamento como em 2000 quando os sem teto ficaram em último lugar…..

  28. adilson disse:

    O simples fato dos torcedores saopaulinos tentaram justificar o tempo todo , é a prova maior de algo que todo mundo sabe e é indiscutível:.O time saopaulino disputoua a segunda divisão sim. Contra fatos, meus amgigos, não há argumentos. Mas o choro é livre.

    • Anderson disse:

      que fatos?
      eu li e reli o regulamento várias vezes, e o unico fato evidenciado foi que a campanha do time foi ruim e não conseguiu disputar o titulo, ou só pq alguns querem o Grupo II do pauslita de 90 era a segunda divisão com 10 times rebaixados e 4 que subiram da terceira divisão!!

  29. Cristiano disse:

    É só vocês olharem o que disse o Telê Santana nesse vídeo abaixo… entrevista com o “Dr. Telê”. O “melhor do mundo de todas as eras” disse SIM o SÃO PAULO CAIU…ou ele dps disso também deixou de ser o melhor dos melhores..CHUPA BAMBI`s

    http://www.youtube.com/watch?v=STTzGXhcYd8&feature=share

  30. DIEGO disse:

    PRA ACABAR DE VEZ COM ESSA DISCUSSÃO:

    Como pode, um time ser rebaixado (1990), e no ano seguinte, ser campeão da 1ª divisão do CAMPEONATO PAULISTA (1991)??????????
    Não preciso dizer mais nada!

  31. Isabela disse:

    Leiam a reportagem, divulgada no Jornal Folha de São Paulo :

    “SÃO PAULO VAI DISPUTAR A SEGUNDA DIVISÃO EM 91

    Fernando Santos
    Da Reportagem Local

    O São Paulo foi eliminado pelo Botafogo na repescagem do Campeonato Paulista deste ano e vai disputar a Segunda Divisão em 91. O São Paulo goleou ontem o Noroeste por 6 a 1 no Morumbi, mas ainda dependia da derrota do Botafogo para se classificar. O time de Ribeirão Preto empatou em 0 a 0 com a Internacional em Limeira.

    No próximo ano, o São Paulo vai disputar a série B do Campeonato Paulista, sem direito a lutar pelo título. É uma nova fórmula aprovada pelo conselho arbitral de clubes em janeiro. Farão parte dessa série os 10 clubes eliminados do campeonato deste ano mais quatro que vão subir da Divisão Especial.

    (…) Resta ao São Paulo a chance de subir para a série A em 92. Apenas o campeão da série B sobe (…) Esta fórmula foi aprovada por unanimidade por todos os 24 clubes que iniciaram o campeonato este ano, segundo o presidente em exercício da Federação Paulista de Futebol, Antoine Gebran.

    ‘Vamos cumprir a lei. Lei é lei’, disse o diretor-adjunto do São Paulo, Herman Koester (…) Segundo ele, o São Paulo vai mesmo disputar a Série B, uma Segunda Divisão que só não recebe essa denominação por uma questão de nomenclatura jurídica. (…) Já o diretor de futebol Fernando Casal de Rey, 47, ainda não se deu por vencido. Ele disse que vai acionar o departamento jurídico do clube para saber se a aprovação da fórmula do campeonato de 91 é legal. Casal de Rey disse, sem ter certeza, que não existe um documento assinado pelos clubes sobre o assunto. Assim, ele poderia recorrer à Justiça Desportiva para mudar a fórmula. Ou seja, apelar para o tapetão. ‘Estamos vivendo um pesadelo’, disse Casal de Rey.”

    Após, a virada de mesa, o SPFC acabou ficando na disputa da série A.

    Link da reportagem : (http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI24813-15260,00-O+DIA+EM+QUE+O+SAO+PAULO+FOI+REBAIXADO.html)

    Sem clubismos…O time que eu torço não convém falar, mas que houve virada de mesa, isso houve sim ! Os próprios torcedores do SP à época, repudiaram essa volta no tapetão, e falaram que o SPFC deveria voltar para a série A na bola. Tem declarações que comprovam o fato, ditas pelo próprio mestre Telê.

    Segue entrevista do Telê, reproduzida no Blog do Milton Neves : (http://blogmiltonneves.bol.uol.com.br/blog/2012/11/27/antiga-entrevista-de-tele-acaba-com-um-dos-maiores-orgulhos-do-sao-paulino-o-tricolor-tambem-ja-foi-rebaixado-sim/)

    • Anderson disse:

      Mas cara, é só pensar um pouco, não faz sentido nenhum rebaixar 10 times e fazer uma divisão com apenas 14 times!! a FPF decidiu de uma dia pro outro mudar o regulamento pra ajudar o SPFC? e era somente o SP que se encontrava nessa situação?
      No próprio regulamento existe as descrições das divisões que nakela epoca não era A1 A2 e assim por diante.
      Para o Campeonato da Primeira Divisão de Futebol Profissional de 1991, o Grupo I será constituído pelas 14 associações classificadas para disputar a quarta fase do Campeonato de 1990 e o Grupo II será constituído pelas dez associações restantes que não se classificaram para a quarta fase e mais quatro advindas da Divisão Especial de 1990.” Parágrafo 2º – “No campeonato da primeira divisão de futebol profissional de 1990, não haverá descenso à divisão especial de futebol profissional. Mas a partir de 1991, ou a cada ano haverá o descenso de uma associação da Primeira Divisão de Futebol Profissional e o acesso de uma associação da Divisão Especail de Futebol Profissional”
      Entendo ai que houve apenas divisão de grupos, onde poderia dizer grupo dos “principais” e os “mais fracos” mas nada de segunda divisão

  32. Pedro Antunes disse:

    olha a porcada querendo compartilhar a vergonha da série B!!!!

  33. Marcos Pereira disse:

    Caros tricolores tri campeões mundiais, sou são paulino há 42 anos, e o que tenho a dizer e o seguinte: São Paulo único Hexa Brasileiro, tri libertadores(Santos tem 3 também), único Tri Mundial, primeiro paulista a ganhar a sulamericana, nunca foi rebaixado, possui a maior goleada contra os curintianos…6 à 1 em 1.933(torneio Rio-São Paulo)amigos tricolores, não dêem atenção a curin………não vale a pena, pois além de sermos abarrotados de títulos, somos inteligentes……valeu!!!!!!!Abraços a todos tricolores….

  34. João Pedro Tricolor disse:

    OLHA O SÍNDROME DE PEQUENÊS DA GAMBAZADA! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    FOI REBAIXADO EM 2007 E AGORA QUER REBAIXAR OS RIVAIS KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    FICA TRISTE NÃO SMALL CLUB, O SÃO PAULO NÃO SÓ NÃO FOI REBAIXADO COMO APLICOU ‘APENAS’ 3 GOLS NAS GALINHAS E SENDO CAMPEÃO EM 91 KKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Agora me digam, como um time rebaixado em 1990 é campeão paulista em 1991? Aiai, voltem pra favela escória de São Paulo.

  35. Felippe disse:

    Caiu!!!!
    Esse regulamento foi alterado quando viram que iria cair. A segunda divisão passou a integrar a primeira divisão, só nesse ano. Caiu, mas ficou pelo tapetão. Típico dos bambis!

  36. Lucas disse:

    Sou são paulino e moralmente, não sei se o São Paulo caiu ou não, mas pela FPF(Federação Paulista de Futebol), o Clube do Morumbi não caiu. Vou pesquisar mais afundo sobre o assunto e tirar minha própria conclusão sobre o caso, e postarei no meu blog. Visitem, por favor, nele já postei outros casos, como O Morumbi, que segundo corinthianos, foi beneficiado publicamente, veremos então, a Copa Intercontinental, se realmente não é considerada Mundial, entre outros.
    http://www.blogdotosi.blogspot.com.br/

  37. murilo oliveira disse:

    os corintianos provam que não sabem ler mesmo!!!!!!

    http://blogdoabdul.wordpress.com/2009/01/24/a-maior-farsa-do-futebol-paulista-de-todos-os-tempos/

    blog mostra regulemanto original e jornais sensacionalistas da epoca.

    o SPFC não foi rebaixado e não houve virada de mesa.

  38. onesio disse:

    Que moral o Vampeta tem pra chamar o São Paulo de bambi, se ele era namorada da Lacraia e fazia foto pra revista masculina.

  39. Guilherme disse:

    Expliquem
    Como um time rebaixado em 90 é campeão em cima do cÚrintia em 91 ?

  40. PAULO disse:

    Não sei a idade de ninguem aquí, eu tenho mais de 40 e COM CERTEZA o SP caiu naquele ano sim senhor! Os saopaulinos e imprensa sãopaulina que querem com o tempo gerar esta confusão. Caiu, disputou em um “grupo” denominado de amarelo para não dizer 2ª divisão, naqueles anos haviam muitas viradas de mesa, cartoladas, tapetões…
    Palmeiras, Corinthians, Santos, Portuguesa, Guaraní, Ponte todos estavam no outro grupo e para o SP conseguir se safar foi dito que os campeões dos grupos disputariam o título e ainda por cima jogaram pelo empate com o Palmeiras na semi por terem feito mais pontos no seu grupo, R I D I C U L O e mais ridículo ainda quem aceitou esta fórmula, claro, todos tinham e tem rabo preso com algo.
    Resumindo o SP caiu sim mas foi um campeonato maquiado.

    • Fred Junior disse:

      Quem será que foi rebaixado o São Paulo em 90 ou a Gambazada em 2000?
      Módulo Azul Copa João Havelange (Vulgo Campeonato Brasileiro de 2000)
      Pos Times Pts J V E D GP SG
      1 Cruzeiro 45 24 12 9 3 46 27
      2 Sport 42 24 12 6 6 46 27
      3 Fluminense (1) 42 24 12 6 6 45 31
      4 Goiás 41 24 11 8 5 41 29
      5 Vasco 39 24 11 6 7 36 37
      6 São Paulo 39 24 10 9 5 46 35
      7 Ponte Preta 38 24 11 5 8 49 37
      8 Atlético-PR 38 24 11 5 8 32 28
      9 Internacional 38 24 10 8 6 34 25
      10 Grêmio 37 24 10 7 7 37 31
      11 Palmeiras 37 24 10 7 7 29 30
      12 Bahia (1) 36 24 10 6 8 32 31
      13 Guarani 35 24 9 8 7 29 29
      14 Santos 33 24 9 6 9 38 31
      15 Flamengo 33 24 9 6 9 42 37
      16 Botafogo 32 24 9 5 10 31 35
      17 Portuguesa 32 24 9 5 10 34 43
      18 Vitória 31 24 9 4 11 44 40
      19 América Mineiro 27 24 7 6 11 26 35
      20 Atlético Mineiro 27 24 7 6 11 31 42
      21 Juventude 26 24 7 5 12 27 36
      22 Gama 22 24 6 4 14 22 39
      23 Coritiba 21 24 5 6 13 26 35
      24 Corinthians 16 24 4 4 16 26 46
      25 Santa Cruz 16 24 3 7 14 18 51

      Classificação final Campeonato Paulista de 1990
      Clube Pts J V E D GP GC SG %
      1 Bragantino 48 37 18 12 7 43 22 21 65
      2 Novorizontino 43 37 13 17 7 40 28 12 58
      3 Corinthians 50 35 16 18 1 34 13 21 71
      4 XV de Piracicaba 37 35 11 15 9 34 32 2 53
      5 Guarani 52 45 16 20 9 46 28 18 58
      6 Botafogo 49 45 15 19 11 45 37 8 54
      7 Palmeiras 46 35 18 10 7 42 17 25 66
      8 Santos 40 35 12 16 7 29 25 4 57
      9 Portuguesa 37 35 8 21 6 40 33 7 53
      10 América 36 35 11 14 10 26 34 -8 51
      11 Ituano 35 35 12 11 12 34 33 1 50
      12 Mogi Mirim 34 35 7 20 8 28 30 -2 49
      13 Ferroviária 30 35 10 10 15 30 38 -8 43
      14 XV de Jaú 29 35 11 7 17 37 46 -9 41
      15 São Paulo 36 33 13 10 10 41 26 15 55
      16 União São João 35 33 11 13 9 34 26 8 53
      17 Ponte Preta 33 33 11 11 11 33 34 -1 50
      18 São José 31 33 7 17 9 27 34 -7 47
      19 São Bento 29 33 10 9 14 36 40 -4 44
      20 Inter de Limeira 29 33 8 13 12 28 36 -8 44
      21 Juventus 25 33 7 11 15 27 47 -20 38
      22 Santo André 23 33 8 7 18 22 40 -18 35
      23 Noroeste 20 33 5 10 18 22 48 -26 30
      24 Catanduvense 17 33 5 7 21 15 46 -31 26
      Pts — Pontos ganhos; J — Jogos; V – Vitórias; E – Empates; D – Derrotas; GP — Gols pró; GC — Gols contra; SG — Saldo de gols; % – Aproveitamento de pontos;

  41. PAULO disse:

    A matéria da Folha de SP de 1990 e o título do São Paulo em 1991 deixam claro que o regulamento de 1991 foi alterado, ou pelo menos sofreu uma nova interpretação. Afinal, a realidade em junho de 1990, como comprova Casal de Rey, era de que o São Paulo estaria fora da disputa do título e, portanto, em uma divisão inferior à elite, uma definição “tucana” de rebaixado.

    A maior preocupação do São Paulo parece ser perder a legitimidade do título de 1991, mas isso não vai ocorrer. Por mais triste e vergonhoso que seja, viradas de mesa como essa fazem parte da história do futebol brasileiro e todos temos que conviver com isso.

  42. Antonio Carlos disse:

    Trancrevendo o regulamento do campeonato de 1990:
    artigo 2º – “No campeonato da primeira divisão de futebol profissional de 1990, não haverá descenso à divisão especial de futebol profissional.”
    Não há o que discutir, não há o que falar.

  43. Pingback: Começa as contas para permanecer na série A em 2014 |

  44. dj disse:

    ma quantos comentários ridículos o curintia e considerado bi mundial que piada ganharam aquele torneio de verão Luciano do vale kk e são considerados bi mundial hahahah pra ganhar um mundial legitimo tem que conquistar a américa primeiro coisa que so fizeram uma vez então vcs são apenas campeões do mundo e não bi abaixem a bolinha sp e so tri pouco ne kkk

  45. Ernani disse:

    Uma forma de ilustrar o que aconteceu em 90 é usar como exemplo a Copa JH de 2000 onde o corinthians seria rebaixado caso houvesse rebaixamento. Aos que acreditam que o SPFC foi rebaixado em 90, leiam o regulamento do campeonato e parem de dizer besteira.

  46. Charles disse:

    Tirou o texto do regulamento de onde amigo? Da sua cabeça?

  47. Doni disse:

    Quanta besteira gente!!
    É engraçado que este assunto gera muito mais polêmica hoje do que
    gerou a 23 anos atrás! Por que será?
    Será que é Corintiano não querendo se sentir só?
    Ou será que é São paulino querendo deixar claro que se cair este ano será a primeira vez?

  48. Leonardo disse:

    Esse campeonato foi muito louco haahahahah, ainda bem que moralizou um pouco. Pra se ter uma ideia, em termos de aproveitamento (%), o SPFC não seria o 15o. e sim o 7o. Campanha pifia pode zuar, digna de corinthians e palmeiras :P

  49. Alexandre disse:

    Essa discussão sempre dá o que falar e cansado disso fui tentar buscar coisas mais neutras. Ninguém aceita que o regulamento falava que não existiria rebaixamento no campeonato paulista de 90, muitos falam que o regulamento foi mudado quando o SP teoricamente teria sido rebaixado.

    Então com isso comecei a buscar informações antes de o campeonato acontecer, antes de qualquer time jogar, qual seria o regulamento? Eis que encontrei uma matéria da folha, publicada no dia 26 de outubro de 1989, notem, 89, ano anterior a disputa, onde ninguém saberia quem seria campeão ou rebaixado.

    A matéria intitulada “Campeonato Paulista de 90 pode ter partidas durante a Copa do Mundo” tem em seu primeiro paragrafo o seguinte: “O campeonato Paulista de 90 poderá ter jogos durante a Copa do Mundo. Uma formula confusa, com várias fases, repescagem e SEM REBAIXAMENTO foi apresentada ontem pela Federação Paulista de Futebol…”
    Link da matéria: http://acervo.folha.com.br/fsp/1989/10/26/20//4916048

    Resumindo, o SP sim disputou o módulo 2 do campeonato, porém o mesmo não caracterizava como Série B, uma vez que os melhores desse módulo disputaria Semi-final contra os melhores do módulo A.

    O mesmo aconteceu em 87 e 2000 com o Corinthians, onde o time ficou numa posição de rebaixamento, porém o regulamento não previa rebaixamento.

    Entende que qualquer pessoa lúcida e queira de fato entender o que ocorreu, entenderá que o SP nunca caiu e entenderá que sim, jogou o módulo B, se classificou e foi campeão em 91. Coisa que rebaixado não conseguiria.

    Fim de papo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>