8 nov

Palmeiras, o Maior Campeão Nacional

História

De José Renato Sátiro Santiago Jr

O Palmeiras é a equipe brasileira que conquistou o maior número de campeonatos nacionais,dez no total. Contei aqueles que tiveram a participação de equipes de vários estados. Diante deste critério, desconsiderei o Torneio Rio-São Paulo.

A primeira competição de abrangência nacional foi a Taça Brasil, entre os anos de 1959 e 1968.

O Palmeiras conquistou duas vezes este título, em 1960 ao vencer a final frente ao Fortaleza e em 1967 quando derrotou o Náutico.

O Torneio Roberto Gomes Pedrosa, disputado de 1967 a 1970, e que chegou a ser chamado Taça de Prata, não aquela dos anos 80, contou com equipes de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Bahia e Pernambuco.

O Palmeiras também conquistou duas vezes este torneio, em 1967 e em 1969.

Já o Campeonato Brasileiro, disputado desde 1971, foi vencido 4 vezes pelo Alviverde Paulista, em 1972, 1973, 1993 e 1994, em partidas finais frente o Botafogo, São Paulo, Vitória e Corinthians.

 Além disso, o Palmeiras chegou mais duas vezes em finais do Brasileirão, em 1978 e 1997 e perdeu o Guarani e o Vasco da Gama.

A Copa do Brasil foi ganha pelo Palmeiras em 1998, ao derrotar o Cruzeiro na final. Aquele foi o primeiro passo para a conquista do maior título da história do clube, a Taça Libertadores da América de 1999.

Por fim, a Copa dos Campeões, torneio de pequena duração, que contava com a participação dos campeões das copas regionais, foi conquistada pelo Palmeiras em 2000, após vitória frente ao Sport do Recife.

46 respostas a Palmeiras, o Maior Campeão Nacional

  1. altair disse:

    Bom, partindo desse princípio, o Santos é o "Maior Campeão Mundial" pois podemos considerar como campeonato a nível mundial todos os "torneios de pequena duração, que contavam com a participação dos campeões nacionais" que ele participou na era Pelé. Dai vamos recalcular todos os títulos mundiais de todos os clubes que participaram desse tipo de torneio, ex. Tereza Herrera, Ramon de Carranza, etc. Vão aumentar bastante as listas de São Paulo, do próprio Palmeiras, e até o Corinthians vai se tornar internacional…
    Esse tipo de post só serve mesmo para movimentar o blog. Um abraço.

  2. Thiago disse:

    seu post é de palmeirense ridículo. e o abaixo de santista ridículo (apesar de ter coerência se partindo do seu ponto de vista ridículo).

    Sendo assim, o XV de Piracicaba é campeão mundial de 1985. :)

    O São Paulo foicampeão mundial em 1955, 1960, 1963, 1982, 1993 (2 vezes ein) e mais 2x em 1999. :)

    Também venceu a taça dos campeões mundiais (com times de 4 estados) em 95 e 96. um torneio com time de 5 estados em 76 e em 1956 um torneio que tinha corinthians, flamengo, cruzeiro, américa-rj e 2 times do RS (não sei se gremio e inter).

    somos 10x campeões assim como o verdão?

    não.

    copa do brasil e essas porcarias não contam, pois não tem todos os times. na copa do brasil por exemplo, o inter, o gremio, o flamengo e o são paulo não participaram pois estavam na libertadores.

    nesses torneios mundiais que citei não estavam todos os campeões continentais, assim como os que o altair citou.

    portanto, ridículo.

    valeu eh noix.

    palmeiras é tetra, parabéns. fla e sp são penta. tente nos alcançar, se puder.

    LEMBRANDO QUE VC NÃO CITOU A SEGUNDONA DE 2003.. PQ ?

  3. Luiz Henrique disse:

    Não acredito escreveram uma verdade sobre o VERDÃO NESTE BLOG!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! E a inveja é uma porcaria mesmo………..

  4. luciano disse:

    valeu pelo post, é bom as pessoas saberem disso, ou melhor é bom nada eles fazem questão de não saber disso!!!!!!!

  5. LoêZ disse:

    Puxa, até que enfim um pouco de verde nesse blog (excelente, mas…) tricolor

  6. Luiz Souza disse:

    Parabéns! A história é essa e não adianta querer mudar. Os campeonatos pré-71 foram "esquecidos" por muito tempo pois os clubes de "massa" e de forte influência na mídia não conseguiram vencê-los.

    Se o futebol canarinho foi inventado somente em 1971, gente como Pelé, Zizinho, Leônidas, Didi, Jair Rosa Pinto, Ademir Menezes, Domingos da Guia, Nílton Santos, Rivellino, Gérson e Djalma Santos nunca existiu.

    E o Zé Renato pareceu-me estar com uma camisa tricolor na "foto" do escrete. Mas não é cego.

  7. Eduardo Moura disse:

    Bom , por essa contagem , o Flamengo tem oito títulos então. São 5 brasileiros , 2 Copas do Brasil e uma Copa dos Campeões.

  8. Lucas disse:

    Considerar copa do brasil como titulo nacional é brincadeira!
    ou uma piada, de extremo mal gosto!

  9. Edmundo Salgado disse:

    Ok, vamos tirar Copa dos Campeões, Copa do Brasil e Taça Brasil. Foram 06 títulos nacionais. Leia o Almanaque do São Paulo e veja conta quem seu time jogou em 67,68,69 e 70. Bem parecido com os Brasileiros de 71 a 2002. Portanto o Palmeiras é hexacampeão brasileiro. É só uma questão de semântica. Parabéns ao São Paulo por tudo que conquistou nos últimos anos. Como ao Palmeiras por tudo que fez no passado e certamente fara no futuro.

  10. nilton rossi disse:

    o sr. só pode estar de brincadeira, como diria o neto.
    o palmeiras não ganha nada desde meados de 70!!! quem ganhou uma coisa ou outra na década de 90 foi a parmalat.
    se colocassem um vermelinho na camisa do palmeiras virava a portuguesa!

  11. Luiz Souza disse:

    Troféu agora tem prazo de validade! Essa é boa! Por que será que tentam tanto desmerecer as conquistas dos outros?

    Tem uma ironia aí no texto. O autor conta até coisa que não deve, para mexer com os brios da prole. Porém, o post do Edmundo Salgado desmascarou tudo. De qualquer forma, parabéns ao Zé, ao Juca Kfouri e ao Vitor – pelas palavras no Esporte CBN de ontem. Aos poucos, começa-se a falar a verdade sobre o Campeao do Século XX.

    E, à prole dos papagaios, vejo-me na obrigação de revelar-lhes alguns fatos:

    Portuguesa é aquela que enfiou sete no super tricolor. Por duas vezes;

    Palmeiras é aquele que ficou vinte e sete anos sem perder uma partida de campeonato nacional para o super tricolor;

    Palmeiras é aquele que fez o super tricolor abandonar a partida, borrado, na primeira ocasião em que jogou com o nome atual;

    Palmeiras e Corinthians tiveram de fazer jogo beneficiente para salvar o super tricolor da bancarrota;

    Palmeiras é aquele que pôs água no chopp do super tricolor, que viu o inimigo dar a volta olímpica e conquistar o bicampeonato nacional dentro da sua casa. Depois ainda tiveram de ver o Grêmio e o Vasco repetirem a dose dentro do Morumbi. Viva Baltazar e Sorato!

    Podem continuar o bovino e despeitado discurso.

  12. ricardo disse:

    Nos anos de 93 e 94 o campeão foi a Parmalat, pois o palmeiras não existia nessa época, até a camisa era outra, uma listada, os jogadores não eram do clube, os salários também não.

  13. RICARDO disse:

    QUANTA INVEJA DE ALGUNS COMENTARISTAS….

    O BLOGUEIRO, QUE POR SINAL É SÃO PAULINO, SÓ POSTOU O QUE A HISTÓRIA MOSTROU.

    O PALMEIRAS FOI O MAIOR CLUBE BRASILEIRO DO SÉCULO PASSADO, DENTRO DO BRASIL.

    FORA DELE FOI O SANTOS F.C., TIME DO MAIOR DE TODOS.

    E NESTE SÉCULO, SE OS DEMAIS NÃO ACORDAREM LOGO SERÁ O SPFC, SEM CONCORRENTES.

  14. Webão disse:

    Discordo. O Palmeiras tem 11 títulos nacionais. O blogueiro esqueceu do Campeonato Brasileiro de 2003 – Série B. O Grêmio se considera octa-campeão nacional e leva em conta o título da série B de 2005. Será que os palmeirenses são adeptos da velha tese: 'o que é bom a gente mostra; o que é ruim a gente esconde'. Saudações Tricolores! Penta Único, Tri Mundial Único e Tri da Libertadores Único!

  15. RICARDO disse:

    AOS SÃO PAULINOS MAIS NOVOS E MENOS INFORMADOS, PARA PARTICIPAR DE TAÇA BRASIL, O BRASILEIRO DE 59 A 67, ERA PRÉ-REQUISITO SER CAMPEÃO ESTADUAL.

    O SPFC NUNCA CHEGOU A PARTICIPAR.

    DEPOIS DO PALMEIRAS COM 8 TÍTULOS NACIONAIS (+ 5 RIO-SP) VEM FLAMENGO E SANTOS COM 8 TÍTULOS NACIONAIS

  16. Visão Descone disse:

    O Sr não é um Zero Nato, o Sr é um Zero Dois, um fanfarrão. Não chega a ser sátiro, mas cômico. Não precisa pedir para sair Zero Dois, o Sr me diverte com essas coisas que o Sr tira e escreve não sei de onde. rsrsrs

  17. Evandro disse:

    Só que aí o time foi se apequenando, apequenando e hoje já soma 31 anos de fila sem conquistar um título com os próprios meios.

    Isso sem contar que está absolutamente falido, com o patrimônio acanhado e quase todo deteriorado e os seus dirigentes e torcedores são tão capacitalmente limitados que é fácil perceber o porque do presente, do passado recente e do futuro, verde-escuro.

  18. Ricardo disse:

    Contar Copa do Brasil perde a credibilidade do post, e dois títulos em 67 pra que isso, apelou, o Palmeiras é maior que isso.

  19. altair disse:

    Sr. Thiago, antes de chamar qualquer um de ridiculo, tente abrir um pouco a cabeça para entender que apenas fiz uma ironia usando o mesmo critério que o blogueiro utilizou para incluir mais alguem na lista dele, aliás depois muitos posts incluiram vários outros. Em tempo, sou são paulino, mas isso não muda nada quando o assunto é coerência.

  20. Eduardo disse:

    É bem coisa do Palmeiras se vangloriar de ganhar Copa dos Campeões, qualquer um sabe que o unico objetio daquele torneiro era audiencia pra televisão.
    Campeontao nacional é brasileiro, taca brasil, robertao e copa do brasil. E só.

  21. Anísio FC disse:

    Mas.. Puta que pariu… Como tem gente que comparece aos blogs só pra mostrar seu reacionarismo clubístico!
    O palmeirense tinha mais era que se lamentar, pois também já foi a 3ª torcida do Brasil com alguma folga, hoje em dia parece que não é mais, mas se ainda é, já não é com tanta folga.
    Que o Palmeiras se revitalize como vem ameaçando ultimamente e volte a ser GRANDE como sempre deveria ser…

    Anísio FC

  22. Eduardo Gomes disse:

    Sou santista e o post retrata a verdade… Para alguns o futebol só começou de 1971 pra cá… A CBF não reconhece os brasileiros antes de 1971, a CBF antes de 1971 era CBD. Para voceis verem a falta de critério da CBF ele conta o Brasil como PENTA coisa que nunca existiu pois PENTA é SEGUIDO CORRETO? O Brasil é 5x Campeão do Mundo sendo BI-58-62 e só. Mas a CBF considera os Mundias de 58, 62, 70 antes da CBF que era CBD. Resumindo o critéerio da CBF é não ter critério. Seguindo a CBF o Brasil só é 2x Campeão do Mundo… Lamentável como alguns torcedores olham o futebol com o coração e não com a razão. Eduardo Gomes um santista que exerga a verdade sem sonhos mirabolantes.

  23. Cesar Rosa disse:

    Tirando os campeonatinhos de curta duração como Ramon de Carranza, (que aliás nas 3 primeiras edições o palmeiras papou todos e parou de ser convidado, tiveram que chamar o curintia pq senão a hegemonia nao teria fim), Tereza Herrera e etc… essa copinha de campeoes de 2000 e as copas do Brasil (que são campeonatos a parte e é verdade q o sao paulino falou que muitos times estavam na libertadores e nao participaram)… o mais justo seria contar os campeonatos de ambito nacional (os verdadeiros) de longa duração que aconteciam 1 por ano…. ai sim teremos o Palmeiras, o Santos, Fluminense, São Paulo despontando dos demais.

    infelizmente enquanto nosso queridíssimo Ricardo Teixeira estiver no topo, muitas injustiças terão que ser "engolidas"…tais como a copa joao havelange q o vasco ganhou do coitado do sao caetano que preferiu ficar na primeira divisao do que lutar pelo titulo merecido… a forcinha q essa copa deu de volta ao Fluminense que era para estar na segunda divisão em 2001….

    o titulo roubado do curintia em 2005….e muitos outros mais!!!

  24. Érico Lotufo disse:

    Copa do Brasil e Copa dos Campeões não são títulos nacionais de expresssão, até por que, foram feitos quando já havia o Brasileirão.

    A lista de campeões nacionais é a seguinte:

    - Santos(5 Taças Brasil; 1 Robertão e 2 Brasileiros) e Palmeiras(2 Taças Brasil; 2 Robertão e 4 Brasileiros) com 8
    - São Paulo e Flamengo com 5 (5 Brasileiros cada)

    E o resto eu não estou afim de escrever.

    E para o Eduardo Gomes, eu também sou santista, mas não concordo essa história de Octa Brasileiro. E Penta não é necessariamente seguido.

    Mas se for, melhor.

  25. inacio neto disse:

    O Palmeiras é uma máquina, um clube imenso pois tem todos os titulos que disputou, nacionais e regionais. Alguns são paulinos falam qualquer coisa por que não conhecem a história. O são paulo quando mudou para seu nome atual, jogou com o palmeiras e não voltou do intervalo pois o placar ja estava 4 x 0.
    O são paulo teve o morumbi doado pelo então governador bamby. O são paulo teve que apelar para os dois maiores clubes de são paulo, palmeiras e corinthians fizessem um classico beneficente pois estava nas ruínas. respeitem o palmeiras e sua legião de torcedores seus ignorantes.

  26. elton disse:

    meu amigo se copa do brasil ñ é um titulo nacional é brincadeira . vcs ñ entendem de futebol ? a copa do brasil é uma competição oficial da cbf, que dá a vaga pra libertadores. aliás as duas principais competições do pais hoje são o brasileirão e a copa do brasil. só axo que a serie b ñ é titulo de expressão é uma divisão de acesso . só pra fazer justiça o campeão brasileiro de 1987 é o sport de fato e de direito tanto pela cbf ,quanto pela fifa. o sport ñ tem culpa que o flamengo ñ cumpriu o regulamento. sendo assim o sport club do recife é bi campeão nacional (1987- 2008) saudações rubro negras.

  27. Pingback: Blog do Birner » Promoção

  28. Clóvis Tiago disse:

    Sou tricolor paulista e acredito que os clubes tenham o direito de requisitar títulos do passado. Pelo que li as reclamações giram em torno de títulos de 1959 a 1970, o que totalizam 12 títulos se consideramos a equação 01 Brasileirão por ano, contudo, além de exigerem que sejam reconhecidos esses títulos, alguns clubes cobram 02 título ao ano que é o caso do Palmeiras em 1967, quando foi campeão da taça de prata e taça brasil e 1968 quando houveram dois "campeões" brasileiros, Santos e Botafogo. Se esses times focassem seu tempo em buscar competitividade aos times atualmente, talvez ganhassem títulos no futuro e não mendingariam títulos do passado.

  29. ferreira neto disse:

    essa é para as porcadas(palmeiras) e boiolinhas da vila(santos), quem vive de passado e história è museu, embora eu não seje são paulino, mais o Clovis ta certo, pq vcs não se preocupam em ganhar titulos no futuro, eu como corinthiano vejo hoje como maior adversario o são paulo pq esta ganhando tudo não esses timinhos do santos e palmeiras que ganharam seus titulos quando nem minha vó tinha nascido, e tb naquele tempo vamos falar sério, os times ganhavam dois jogos e eram campeões igual essa copa dos campeões ai que inventaram. nos pontos corridos e que estão surgindo os grandes campeões. e ai palmeirinha quando vc vai voltar a ser grande de novo se é que um dia foi?

  30. Marcelo Gutierrez disse:

    Este Ferreira Neto só podia ser corinthiano mesmo…Primeiro! Você não sabe nem escrever é quer dar comentário…"Embora eu não seje são-paulino", como você escreveu em seu comentário de favelado ignorante. Burro!!! O certo é" Embora eu não seja!!! Seu Burro desdentado. Vá lavar a boca com creolina para poder falar do Palmeiras.
    Nem sei porque "curintiano" entrou no assunto deste blog! Eu li todas as manifestações, principalmente as dos são-paulinos, tem a torcida mais imbecil deste planeta. E dizem no hinos deles: "As tuas glórias vem do passado"…Que passado? O São Paulo começou a ganhar recentemente, no passado nada ganhava. Muda o hino!
    Sem considerar mais nada, porque é perda de tempo. Palmeiras e Santos são os maiores campeôes do Brasil e acabou! O resto é papo de bebado no botequo.

  31. Vinicius disse:

    Ai só do risada!o que tem de negu que não entende nada de bola é brincadeira!
    Mas sem Dúvida, que o PALMEIRAS é o maior campeão nacional sim junto com o Santos!!
    O melhor o Palmeiras é o time brasileiro que mas vezes foi campeão no século xx!!de 1900 a 2000 e ele ainda foi fundado em 1914, pensou se fosse mas vélho??

  32. ronaldo nazario disse:

    na verdade o maior campeao do seculo xx foi o sao paulo
    maior campeao mundial
    maior campeao da libertadores
    maior campeao brasileiro
    maior campeao estadual
    ganhou ,pelo menos um, de todos campeonatos que disputou.
    etc ………………………………………………..
    muitas etc

  33. Flamengo, O Maior Vi disse:

    AS MAIORES MENTIRAS DO FUTEBOL BRASILEIRO:

    O FLAMENGO É PENTACAMPEÃO BRASILEIRO DE 80, 82, 83, 92???

    Obs.: Flamenguista não sabe contar, quatro não são cinco!!!
    A CBF não considera o Flamengo Campeão de 1987 e sim o Sport Recife, representante brasileiro na Copa Libertadores da América de 1988.

    O FLAMENGO É CAMPEÃO MUNDIAL!

    Obs. Flamenguista não sabe nada de geografia!!!
    O Flamengo nunca sequer disputou um Mundial de Clubes da FIFA, o seu título mais importante foi o amistoso intercontinental (Europa/América do Sul) não organizado pela entidade maior do futebol, onde o campeão da Europa disputava com o campeão da América do Sul um amistoso, deve também ser lembrado que a definição de “COPA” para o futebol é uma competição eliminatória onde disputam mais de quatro times, logo o Flamengo só ganhou um amistoso de um clube europeu.

    O FLAMENGO É UM TIME DE CHEGADA, VASCO, BOTAFOGO E FLUMINENSE SÃO SEMPRE VICE-CAMPEÕES!

    Obs. Flamenguista não tem memória!!!
    O Flamengo é o maior recordista brasileiro em vices-campeonatos superando o América do Rio Grande do Norte, que coleciona um total de 44 vices, os vices-campeonatos do Flamengo são:

    1 Copa Mercosul (2001);
    2 Super Copas (1993/1995);
    1 Taça Brasil (1964);
    3 Copas do Brasil (1997/2003/2004);
    4 Torneios Rio-São Paulo (1957/1958/1965/1997);
    6 Taças Rio;
    9 Taças Guanabara;
    30 Campeonatos Cariocas.

    TOTAL 56 VICES-CAMPEONATOS

    O Flamengo é o único carioca: 4 vezes TRI-VICECAMPEÃO (1922-1923-1924/ 1936-1937-1938/ 1982-1983-1984/ 1987-1988-1989).

    Caso haja alguma informação desencontrada, o responsável pela mensagem terá o maior prazer de tirar qualquer dúvida, caso seja flamenguista nato me proponho inclusive a desenhar para melhor compreensão!!!

  34. Flamengo, O Maior Vi disse:

    O FLAMENGO É UM TIME DE CHEGADA, VASCO, BOTAFOGO E FLUMINENSE SÃO SEMPRE VICE-CAMPEÕES!

    Obs. Flamenguista não tem memória!!!
    O Flamengo é o maior recordista brasileiro em vices-campeonatos superando o América do Rio Grande do Norte, que coleciona um total de 44 vices, os vices-campeonatos do Flamengo são:

    1 Copa Mercosul (2001);
    2 Super Copas (1993/1995);
    1 Taça Brasil (1964);
    3 Copas do Brasil (1997/2003/2004);
    4 Torneios Rio-São Paulo (1957/1958/1965/1997);
    6 Taças Rio;
    9 Taças Guanabara;
    30 Campeonatos Cariocas.

    TOTAL 56 VICES-CAMPEONATOS

    O Flamengo é o único carioca: 4 vezes TRI-VICECAMPEÃO (1922-1923-1924/ 1936-1937-1938/ 1982-1983-1984/ 1987-1988-1989).

    Caso haja alguma informação desencontrada, o responsável pela mensagem terá o maior prazer de tirar qualquer dúvida, caso seja flamenguista nato me proponho inclusive a desenhar para melhor compreensão!!!

  35. leom rubro-negro disse:

    rs piaada heimm

  36. vice da gama disse:

    saudaçoes vice da gama , o eterno freguês do flamengo!!! e tem que atura o flamengo e hexa !! tem amior torcida do mundo e o amis querido do brasil!!!

  37. falmenho o orgulho b disse:

    hexa inveja mata!!!!!!!!!

  38. Manieri disse:

    aff varios caras que nao manjam nada de futebol!
    não considera o titulo pq so tem time de 5 estados?
    porra claro que tem que considerar
    são paulo
    rio de janeiro
    rio grande do sul
    minas gerais
    só nesses estados ai tem pelo menos 80% dos titulos Brasileiro e tem mané querendo fala que tem que estar todo mundo?
    Copa do Brasil não é titulo nacional?
    é oque entao? estadual?
    porra quanta anta aki
    chupa o Palmeiras maior campeão nacional ao lado do Santos.

  39. Manieri disse:

    SÃO PAULO MAIOR CAMPEAO DO SECULO XX?
    EUHEUEAHUAEHUAEHAEUHAEUEAHUEE
    PORRA , O CARA FALO QUE ELE GANHOU 10 TITULOS
    EUHEUEHEUHEAUAHUAEHAEU
    nao esquece que 50% de titulos dos bambis vierem de 2005 pra ca

  40. todo mundo tenta, mais só palmeiras e santos é octa.não rimou ahahahahah mais não to nem ai. durma com esta seus bambes.

  41. todo mundo tenta, mais só palmeiras e santos é octa. Não rimou a mais não tô nem ai ahahahahahha. Durma com esta ses bambys

  42. São Paulino disse:

    O palmeiras e o Santos mereciam na verdade é perder os títulos de campeões nacionais da Taça de Prata e da Taça Brasil, pois são times que não honram esses títulos. Em vez de se orgulharem de serem campeões de campeonatos únicos, onde jogaram grandes heróis do futebol brasileiro, preferem desprezar os nomes desses campeonatos só porque não possui o nome do campeonato nacional atual! ou seja, estão diminuindo o valor desses campeonatos que foram os maiores campeonatos nacionais da época. qual o problema em ser campeão da taça de prata? qual o problema em ser o campeão da taça brasil? são campeonatos que te dão vergonha? preferem ser reconhecidos como campeões do campeonato brasileiro? Ridículo!

  43. Mariii (S.E.P) disse:

    AFF bando de urubu… Palmeiras é sim o maior campeão brasileiro ao lado do Santos com oito títulos… e tbm é o maior campeão NACIONAL com o total de dez títulos (60,67,67,70,72,73,93,94) 8 brasileiro, (1998) Copa do Brasil e (2000) Copa dos Campeões… chupa bando de invejosos aqui é PALMEIRAS

  44. AlvaroBello disse:

    Campaeão em enviar fax.

  45. eder disse:

    palmeiras e o melhor time do mundo, essa e a realidade samos o melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>