De Vitor Birner
O texto abaixo é de Marcelo Damato, um dos meus profissionais preferidos do mercado.
Suas colunas são inteligentes, críticas, sem discurso piegas ou padrão, em suma, vale a pena acompanhar o que Damato pensa do dia a dia do esporte.
Esse texto é uma óbvia e simples constatação. O problema é sustentá-la no emotivo, preconceituosos e hipócrita mundo do futebol.
Liguei para ele e pedi que me enviasse o texto, publicado no lance em setembro ou outubro, quando estava decidido que o Pacaembu seria fechado para reforma, o que não aconteceu por conta do risco de rebaixamento corintiano.
O acordo da nova direção para utlizar o Morumbi nos oito primeiros mandos da segundona ( e talvez na Copa do Brasil ) e o sucesso do kit mostram que o Corinthians está mais pragmático.
São bolas dentro da diretoria alvinegra.
Ao ler o texto de Damato, entenderá por qual razão concordo com o craque convidado e com a decisão de usar o Cícero pompeu de Toledo..
Recomendo, aos mais ensandecidos, que não usem o fígado durante a leitura. Os argumentos servem para boa parte dos times brasileiros.
Abstraia as marcas e pense nos fatos.
Marcelo Damato não assume, mas será “dedurado”.
É torcedor do Corinthians.
————————–
O Corinthians não se liberta dos vícios
A discussão sobre onde jogar mostra que o clube ainda pensa pequeno
A reação da Gaviões e de muitos torcedores contra a perspectiva de jogar no Parque Antarctica é um retrato da miopia que tem feito o Corinthians se manter como um clube atrasado, mesmo quando esteve em época de glórias.
Enquanto corintianos e palmeirenses alimentaram o lado idiota da rivalidade, em prejuízo do seu lado lúdico e construtivo, o São Paulo cresceu e hoje já é de longe o maior clube paulista.
No presente, o São Paulo só perde para o Corinthians em torcida. Em todos os outros aspectos – títulos, patrimônio, infra-estrutura, elenco, orçamento e estrutura administrativa – o São Paulo leva vantagem, e muita vantagem. E no futuro, como sua torcida cresce mais rápido, é bem possível que tire do Corinthians o seu último ás.
E, principalmente, o São Paulo sabe que o principal craque (ou perna-de-pau) de um clube é seu presidente. Ele não faz gol, mas contrata quem os faz (ou quem os perde), arruma (ou não) o dinheiro para contratar o artilheiro e também cuida bem (ou mal) do dinheiro do clube, que permite (ou não permite) ter um time sempre competitivo.
Enquanto o Corinthians tem mármore importado nos banheiros da sede social, o São Paulo tem troféus no seu museu. Troféus e tudo o que eles trazem: orgulho, história, dinheiro, infra-estrutura e mais troféus.
É claro que é possível recuperar o terreno perdido. Sempre é. E uma tremenda chance agora de aproveitar a crise e se modernizar. Tudo o que não pode é perder tempo com uma rivalidade com um clube-irmão igualmente manco. É muito mias importante correr atrás do dinheiro que Dualib e sua turma fizeram o clube perder nesses anos todos.
O colunista Marcelo Damato escreve no LANCE! às quintas e domingos



RSS
Excelente texto!
Fiquei sabendo através do site do Paulinho que hoje é seu aniversário.
Felicidades, e parabéns pelo excelente trabalho que você faz.
Abs,
Antes de comentar, quero deixar claro que não li o texto com o "fígado" como foi recomendado na introdução..
Pois bem…. eu gostaria de ver a opinião desse cara em 2005…
Do resto não comento… é apenas um corinthiano que acha que, para ser imparcial, precisa falar mal do time do coração… isso é comum… né Juca Kfouri???
Apenas uma coisa falta ao São Paulo…
Compromisso Ético…
Pode ser pensar pequeno e/ou ignorância. Provavelmente é. Mas jogar no Parque Antartica nunca!
Abraços.
http://www.joguinhosantigos.com
belo texto,espero que esse pragmatismo perdure,que passemos a pensar gde..menos "curintia" e mais sport clube corinthians paulista,contratar uma boa assessoria de comunicacao seria um bom caminho,uma assessoria que nao ficasse enviando releases e organizando coletivas,uma assessoria que formatasse uma estrategia de comunicacao para o clube,para que nao ficassemos a mercer do jocoso,da bincadeira e da humilhacao a qual somos submetidos quase que diariamente…isso conjugado paralelamente com um projeto de profissionalizacao do clube certamente nos tranformaria no maior clube do brasil.
Ihhh, Birner. Prevejo choro dos rivais. As tentativas de sempre de desmoralizar o São Paulo, ou então subestimar as glórias do Tricolor.
Texto bonito, mas para os míopes, não passa de uma coluna tendenciosa…
Texto tendencioso e oportunista.
Não me admiro você tê-lo publicado aqui.
É bem a sua cara.
E você arremata seu comentário com; "ele é corinthiano", como se isso lhe desse mais credibilidade…
Na minha opinião isso só mostra uma coisa,O Corinthians perdeu muito tempo,e com uma administração competente tem potencial para ser um dos maiores clubes do mundo,pois temos torcida e com ela vem a midia,e com o espaço que tem na midia vem melhores contratos de patrocinios e etc.(Medial,maior contrato de patrocinio de camisas do Brasil)Não se preocupe enquanto existir o Corinthians o time da moda será sempre coadjuvante.
Concordo com o Marcelo Firmiano. O maior problema do Corinthians não é de rivalidade, mas o fato do clube ter sido alvo de parasitas nas duas últimas décadas. Não há organização que resista a isso. O desinteresse em relação ao clube era tamanho que nem uma campanha banal como essa de venda de kits foi feita durante a administração Dualib. Ou seja: um potencial descomunal ignorado durante décadas. Não gosto do Andres, mas tenho o bom senso de reconhecer as boas iniciativas que ele tomou até agora, como a contratação do Mano Menezes, o contrato de patrocínio com a Medial, o rompimento da parceria com a MSI e essa ação de marketing em relação aos kits. Com o mínimo de organização, alternância no poder e fiscalização o Corinthians tem tudo para voltar a ser grande dentro de campo num prazo relativamente curto.
Quem deve preparar o fígado para este tipo de artigo é o palestrino. Que deve ser o maior consumidor de boldo, Epocler e que tais no planeta, tamanhas são as asneiras que vê, lê e ouve desde a década de 1910.
Ficou "manco", ainda que tenha 144 títulos de futebol profissional. São Paulo tem em torno de 80; Corinthians vem bem atrás, com cinqüenta e alguma coisa. Para ficarmos apenas nos troféus.
Não é preciso dizer mais nada para desmascarar tamanha picaretagem.
É ainda mais estarrecedor saber que um "corinthiano" pretensamente articulado pensa que jogar no Morumbi ajudaria seu clube em alguma coisa. É exatamente o contrário: um equilíbrio de forças no futebol paulista só será possível com a construção de um estádio para a Fiel. O Vasco, verdadeiro clube do povo carioca (Flamengo não é clube do povo) percebeu tal necessidade ainda na década de 30 e construiu, angariando fundos com gente que não tinha fundos, o maior estádio do Brasil. Duro golpe na elite mais imunda do país.
O Corinthians não teve esta visão e o são-paulino vibra com tamanha miopia. E agradece, seja com o Rogério simulando contusão e deixando o exemplar Betão fazer um gol, seja com o Grafite livrando o alvinegro da degola.
O que atrapalha o plano "Pinky e Cérebro" tricolor é o próprio corinthiano, que vê no alviverde seu maior rival.
O Damato exagerou no churrasco de avestruz. Crap shit.
Quanto a mandar jogos no Morumbi, não vejo problema algum, embora o Parque Antártica fosse uma alternativa muito melhor em termos de acesso e localização. Aí a rivalidade imbecil realmente atrapalha o Timão.
Birner,
Parabéns a você!
Muito bom o texto
Abraços
Birner,
Belíssimo texto.
Essa "praga" que eu chamo de amadorismo profissionalizado, vem acabando com os clubes brasileiros faz tempo. Sem uma administração, ao menos correta, não há chance alguma de um time se manter grande.
Isso não é um privilégio do SCCP, mas de todos os clubes do país. Há pouco mais de 5 anos o próprio SPFC era um clube em declínio administrativo (Paulo Amaral, Bastos e etc) e por força de um estatuto um pouco mais eficiente e de uma diretoria menos promíscua (muito menos, diga-se), conseguiu colocar novamente o time na frente no futebol do país.
Concordo com o Damato de que é uma oportunidade única para o SCCP, e concordo com você de que, mudando os nomes, o texto se enquadra em 90% dos times brasileiros…
abraços
Vitor,
Realmente o comentário é direto, objetivo. É o espelho da realidade do Corinthians (em relação ao São Paulo), mas que poderia ser do Atlético (em relação ao Cruzeiro), do Coritiba (em relação ao Atlético-PR), do Grêmio (em relação ao Inter), e por aí vai… É a constatação da incompetência, da irresponsabilidade e da desonestidade dos dirigentes de clubes brasileiros, que os “administram” como se fossem um feudo de sua propriedade. E quando a situação fica insustentável, apelam para o discurso fácil da rivalidade à qualquer preço, “morte aos inimigos”, etc. Falta aí citar um componente importante neste cenário bizarro: a imprensa irresponsável, venal, interesseira, cooptada pelos dirigentes, e que os ajuda a manter o seu papel, minimizar as crises internas, e aplacar a fúria da torcida. O futebol já viu muitas destas situações, mas infelizmente, isto está longe de terminar. Os interesses falam mais alto. Afinal, uma das táticas do facismo é a repetição de uma mentira à exaustão, até que a mesma pareça ser uma verdade!
ahahaha.. perai to rindo ainda… ahahaahah
a piada do dia: rivalidade corinthians e palmeiras é idiota! ahahaha
O senhor e este outro senhor (quem mesmo?) que escreveu o ridiculo texto são dois fanfarrões! hahahahaha
agora falando sério, o futebol é cíclico, quem está em cima hoje amanhã estará em baixa… até outro dia o São Paulo não ganhava nada… me diga um título importante que o São Paulo ganhou de 93 a 2005, tirando um ou dois paulistas?
Palmeiras e o Corinthians são grandes demais… e certamente ainda ganharão muitos títulos, e terão muitos novos torcedores…
Ah, e finalizando, míope é quem não viu as últimas pesquisas sobre torcidas, que mostram empate técnico entre as torcidas de São Paulo e Palmeiras, mesmo com o último amargando anos de fila.
A verdade é que os são-paulinos tentam, mas nunca terão torcidas iguais e fanáticas como as de Palmeiras e Corinthians.. nunca… aliás, como anda, Sr. Birner, a tal conversão de torcida proposta pela magnânima diretoria de marketing tricolor? tivemos alguma conversão? algum são-paulino saiu do armário?
aposto um "FÍGADO" que não! ahahaha
abs
Luciano Fonseca
Marcelo Damato é corinthiano, mas já deu prova concreta de imparcialidade. Não deixa o amor pelo clube influenciar sua capacidade de informar e opinar. Um exemplo a ser seguido.
Só um detalhe, a torcida do Corinthians é realmente uma TORCIDA com todas as letras, não como a do São Paulo que só aparece nos momentos bons do time.
Juntando isso com uma administração decente, duvido que o São Paulo por mais que faça batismos, bichinhos e etc venha alcançar o clube do PSJ.
É incrível. Como se não bastassem para as finas haver "mando da federação", que age pautada por seus próprios interesses, agora todo mundo tem de pagar pedágio ao São Paulo para jogar.
Ora. Há competição por receitas. Um competidor forte é mais difícil de ser batido – isto aqui NÃO É uma situação em que todos ganham. Por que o Corinthians, como competidor do São Paulo, vai dar MAIS DINHEIRO ao clube do Morumbi, locando o estádio cujo aluguel é sabidamente muito caro? Não se trata de preconceito; trata-se de entender que as disputas não se encerram no campo. Elas começam no extra-campo. Coisa que a direitoria do São Paulo, com galhardia, faz ao difundir a idéia de que o Parque Antarctica não oferece segurança porque é menor. Ora, por que um estádio menor que acomode 20 mil pessoas é mais seguro do que um estádio que acomode 60 mil – e onde as mesmas 60 mil também vão?
Por fim: o comentário do meteórico crescimento da torcida tricolor, que é apenas sugestivamente maior que a palmeirense, não corresponde com as pesquisas de opinião. Não corresponde com o que ocorreu nos últimos 15 anos, em que as proporções se mantiveram praticamente as mesmas.
Não há nada mais patético do que jornalistas corintianos ou palmeirenses, para demonstrar isenção, repetirem o mantra batido de que tudo o que vem da Vila Sônia é emanação do bem, do belo e do justo.
Enfim… se o jornalismo brasileiro é ruim, o jornalismo esportivo, que sabidamente é o que tem menor rigor dentre todas as editorias, só pode ser péssimo.
Se a diretoria do Corintians fosse esperta, arrumaria formas criativas de jogar o Paulistão. Pode ser em Barueri. Pode ser em Presidente Prudente. Pode ser em Rio Preto. Pode ser em todos três. Mas MORUMBI, NÃO!
E eu sou palmeirense.
To sempre no blog dele também…
Birner, que coisa, mas a bomba agora é a saída do Rosan pro Santos!
(tentando lembrar que blog foi onde eu li que a diferença de mentalidade do santos pro sampa, do reffis pro cepraf, era que o sp tinha politica, de como manter seus integrantes e tal – quem falou isso por essa nao esperava – quase certeza que foi o juca).
Birner, primeiramente parabéns pelo aniversário!! O texto do Marcelo é um resumo frio e realista da situação do Timão. Por outro lado, mesmo sabendo que ao elogiar cartolas e políticos corre-se sempre o risco de queimar a lingua, a nova administração parece ter mais acertos do que erros (até agora) na gestão financeira do clube. Só me preocupa que o departamento de futebol, embora com pessoas diferentes, venha agindo dentro dos mesmos padrões das gestões anteriores. E eu ainda acho que o Corinthians presisa de um rompimento com o passado (recente)…
"Lado lúdico e construtivo"? Pelo amor de Deus! O meu xará Marcelo Damato está realmente falando de futebol? Mas outra besteira, essa mais séria, eu não poderia deixar que passasse sem comentário. É aquela que projeta o crescimento da torcida são-paulina como uma ameaça à do Corinthians. Qualquer um que tenha alguma familiaridade com o assunto tem obrigação de desmentir essa bobagem. Em mais de vinte anos de pesquisas sobre maiores torcidas, feitas por diferentes institutos, o São Paulo ainda não conseguiu ultrapassar o Palmeiras. Novamente, as divulgadas este ano colocam Palmeiras e São Paulo no mesmo patamar. Como há mais de 20 anos. Corinthians onde mesmo? Só de binóculos. Eu me lembro que já no começo dos anos 90 cansei de ouvir a ladainha que projetava um crescimento monstruoso da torcida do São Paulo. Agora peguem o gráfico do DataFolha, talvez o instituto de maior credibilidade no Brasil, e acompanhem a evolução. Desde 93, quando o DataFolha fez sua primeira pesquisa, até o presente ano que se encerra, o São Paulo ostenta a média de 7,25 pontos percentuais. O Palmeiras: 7,00 pontos. Então, em vez de afirmar, como escreve o Damato, que é bem possível que (o São Paulo) tire do Corinthians o seu último ás (de maior torcida em relação ao São Paulo)", seria menos absurdo perguntar: sendo muito otimista, quantos séculos serão precisos para que a torcida do São Paulo venha a se aproximar da do Corinthians?
Thiago, obrigado!
Abraço!
A impren$$$$$$$$$$$a. Audiênc$$$$$$$$$ia!
Abraço!
Heeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee! Nunca.
Abraço!
Ninguém fala mal do Íbis. Por que será? Gostam muito das cores ( he!!!!!)
Abraço!
texto realista, objetivo e sem preocupação com melindres quaisquer. Um dos meus preferidos entre os que li em 2007.
Abraço!
Ainda me lembro de há 2 anos atras a torcida do são paulo, indo jogar pipoca no CT ou indo de amarelo nos jogos. Lembro também da proposta fajuta que o goleiro rogerio ceni tinha da europa e foi desmascarada, tipico estelionato. Fazia anos que o time não ganhava nada, o morumbi estava caindo e foi ajeitado com a ajuda da federação e de quebra expulsaram o kaka de lá junto com o luis fabiano.
O são paulo não é tudo isso não, tem o mérito de ser um pouco melhor que os outros, e também por as vezes um golzinho de falta do goleiro encobrir a incompetencia do time, e levar o mesmo as vitórias.
Acredito que em breve os clubes estarão todos no mesmo nível.
Douglas
Essa história entre Corinthians e Palmeiras me lembra a seguinte situação: imagine que um laudo técnico diz que você não pode jogar no seu estádio, e o Ministério Público pede a proibição dos jogos lá por medida de segurança.
Seu time tem a opção de alugar no campo do maior rival, mas a rivalidade entre ambos afeta o cérebro e faz com que isso nem seja colocado em consideração, sendo que você prefere insistir em jogar no seu estádio, convocando até as maiores autoridades para impedir que ele seja fechado e dizendo que "tudo está bem".
Afinal de contas, depois de um tempo, se ocorrer um acidente sério no estádio, com a morte de torcedores, você simplesmente dirá que o estádio já devia ter sido derrubado faz tempo … como aconteceu na Bahia, quando ninguém queria fechar a Fonte Nova para não ter que correr o risco de jogar no Barradão do Vitória …
São-Paulinho não entende a rivalidade entre Corinthians e Palmeiras, até porque na verdade, mais do que titulos, o sonho do São-Paulo é ser o maior rival do Corinthians e isso os são-paulinos não aceitam porque não quererem assumir ser menores em tradição que o Corinthians e até mesmo o Palmeiras.
o problema do corinthians tem sido a falta de etica e profissionalismo na direçao, sim, mas nao a rivalidade com o palmeiras. Como Real Madrid e Barça, Porto e Benfica sao o que sao?
melhor jogar no morumbi, que eh maior e eh campo neutro (nao esta associado a nenhuma torcida)
Tem razão Victor, o Damato é ótimo e o texto prova isto. Só não gosto do fato d'Ele ficar dando o caminho das pedras aos de pouca fé.
Como vi acima que é aniversário, envio forte abraço, desejo de saúde, ótimo ano de 2008 e finalmente, Feliz Aniversário!
AÇÕES DE UM "CLUBE EXEMPLAR":
1 – Proibir, PRECONCEITUOSAMENTE, que um atleta assumisse a sua real orientação sexual, e FRAUDAR o episódio.
2 – Se coligar, INCOERENTEMENTE, a Ricardo Teixeira, DEIXANDO A ÉTICA DE LADO.
3 – PROCURAR CAPITALIZAR DIVIDENDOS DE MARKETING com o empréstimo de Adriano, um jogador desacreditado e desvalorizado pelo seu comportamento (como se o Reffis fosse uma clínica de psicoterapia, ou uma filial do AA! ) E, mediante o vexame que foi o registro de noitadas regadas a álcool no Rio de Janeiro (ou seja, Adriano foi flagrado fazendo aquilo de que ele veio se tratar), procuraram, HIPOCRITAMENTE, passar "um paninho" ("o rapaz é jovem, está de férias…) Se o tal do "tratamento" fracassar, com certeza vão dizer que "ele não se ajudou"!
4 – Ao tentar repatriar Rodrigo, agir, a princípio com SOBERBA ("o SP é uma grife", teria dito um representante do clube, querendo convencer o jogador a aceitar uma proposta salarial inferior). Depois, o clube FOI DESRESPEITOSO E INCONSEQÜENTE, quando viu que o negócio estava perdido, e, faltando com a verdade, tentou atravessá-lo, o que chegou a colocar em risco a vida dos representantes do jogador no leste europeu.
Esse mais recente episódio foi UM SHOW DE INCOMPETÊNCIA E DESONESTIDADE do clube que é tão elogiado pela imprensa brasileira.
Birner. Primeiro feliz aniversario, mesmo não concordando com 98% das suas opiniões, não posso deixar de parabenizá-lo por essa data importante na sua vida e na de todo mundo, só espero que vc não tenha ficado sem presente de natal por isso (Brincadeira..hehehehe).
E o Corinthians não tem administração, tem um grupo de pessoas nos patamares mais altos da administração do clube, que não têm capacidade para tais funções. A escolha do Morumbi foi obvia, não tem o Pacaembu, não temos o Canindé, sobrou o Morumbi, jogar no Parque Antártica nem a pau, não é só pela rivalidade, que conta sim, mas também pelas péssimas condições daquilo ali… E o Corinthians poderia jogar no interior, onde é mais barato ou até mesmo de graça, muitas cidades gostariam de bancar o Corinthians por uma temporada…
Esse papo de estádio é balela.
Frequento os tais a quase quarenta anos e já assisti o Corinthians jogar no Canindé, no Parque Antártica e no Morumbi. Já assisti Corinthians X São Paulo no Parque Antártica. 3 x 2 para Timão, com direito a 3 frangos ( um do Tobias e dois do Valdir Perez). Onde jogar é o que menos importa. Meu time nasceu grande e assim continua por 97 anos sem estádio. Como o Milan, o Cruzeiro, a Inter de Milão, o Flamengo, a Juventos de Turim, o Bahia (que torcida, hein!!), o Bayern de Munique, etc…
O problema são as tais (des)Organizadas. E não só a do Corinthians, que se acha maior que o Timão, e que NÃO representa a Fiel Torcida. O que são alguns milhares para os Milhões de Corinthianos?
E a imprensa. Senão vejamos, porque não se fala que o São Paulo joga no Bambil, às quartas-feiras, para 2 mil pessoas sendo que porderia jogar no Pacaembu para 10 ou 15 mil. Será que a diretoria "competente" (Aquela que sumiu com o dinheiro da venda do Denílson, e que proporcional uma seca quase total de 10 anos sem títulos) pensa nos seus torcedores?. Porque a imprensa se calou quando o Raí chutou o Dida no chão ( Veja bem, o Dida, um cara que não faz mal a ninguém)??? O que aconteceria se fose o Romário, o Edmundo, o Djalminha, o Marcelinho Carioca ???
Porque a história de como foi adquirido o terreno do Canindé junto ao Germânia (atual Pinheiros) nunca é contada??? Esse terreno, depois, foi a origem da compra do outro, na Vila Sônia, onde se ergueu o Bambil (com dinheiro de origem duvidosa).
Mas se fosse o Corinthians, como o próprio Birner afirmou, daria IBOPE. Afinal quem que falar do Íbis, do Palmeiras ou do São Paulo.
Junior. O verdadeiro São Paulo nós todos conhecemos e marketing algum vai conseguir apagar a "história"…
O Adriano é um alcoólatra, o São Paulo é só mais um e não adiantam tentar abafar, os fatos são gritantes…
Quanta besteira escrita aquinos comentários. Em todo caso, nem vou dar parabéns ao texto pois só diz o obvio, se são-paulino é fraco pra admitir determinadas coisas, os gambás tambpem são fracos para admitir que o time deles nunca passou de um motivo de chacota e os porquinhos tb são fracos para admitir que o palmeiras nunca mias vai voltar a ser o que era.
Em todo caso, so pra completar, nada do escrito no texto acima me surpreende pois o são-paulo é um clube sério e de vanguarda, enquanto porcos e gambás armam parceria pra ganhar até paulistinha, nós vamos e levantamos um Morumbi com nossos esforços, pra que vejam a pequena diferença entre os três times.
O rsto é inveja e choro de perdedor.
Birner é simples: o Morumbi é campo neutro para o Corinthians. Um dado que comprova isso: em todos os campenonatos o Corinthians tem vantagem em confrontos diretos sobre o Sao Paulo nesse estádio. Como um clube tão mais desorganizado consegue isso?
Mas claro que o maior motivo de usar o Morumbi é o tamanho da campo..voce acha que as equipes da B vao jogar atacando ou defendendo o Corinthians em sua casa?
brunolevy. O Morumbi alem de ser a ultima opção, é estratégico, o Corinthians não se sente fora de casa naquele estádio, ganhou muito mais títulos ali do que o dono do estádio, os times da série-b não vão atacar o Corinthians em São Paulo e o torcedor vai acompanhar o time, e os setenta mil lugares do estádio dará uma boa renda para o clube, mas com certeza o aluguel é salgado…
E com certeza a serie-a vai ficar em segundo plano em meados de fevereiro e meados de dezembro…
Fico imaginando o campeão da serie-a, ser campeão sem ter enfrentando o Corinthians, que cosia meia-boca…
Eduardo. Vc deveria está se preocupando com o Caninha que contrataram… Agora vcs estão querendo ser "referencia" em recuperação de "paus-d'agua"…
E o recal do time de vcs precisa se movimentar, ta na hora de devolverem as camisas piratas que o time de vcs comercializaram…
Kao. Imprensa falar mal do São Paulo??? Desiste, é resultado de um belo trabalho de bastidores, blindagem total… Hoje o futebol não é feito de futebol… O Brasileiro é muito ingênuo, ele acredita em tudo que a imprensa fala e ABAFA, então, a imprensa vêm a algum tempo falando do São Paulo exatamente aquilo que o São Paulo quer que seja falado, tem muita verdade para ser apagada, e o trabalho no São Paulo tem que ser constante, porque um minuto de distração e o castelo de cartas desmorona e ai para montar de novo é quase impossível… No São Paulo o negocio tem que ser feito diariamente, todos os dias do ano, porque a VERDADE É MUITO GRANDE E NÃO PODE SER SEQUER COMENTADA…
Cuidado, a inveja mata… os invejosos!
Falar até papagaio fala, mas apresentar fatos… De 1993 pra cá sabe qual a torcida de São Paulo que mais cresceu? Foi a do Palmeiras, que tinha 5% em 93 contra 7% do São Paulo, a última pesquisa DATAFOLHA mostra que o Palmeiras tem 8% dos torcedores contra 8% do São Paulo, portanto o único clube que cresceu fora da margem de erro. Agora o que voce pensa, acha ou que eu penso ou acho isso é livre. O argumento de que os menores não entram na pesquisa não serve, pois já faz 14 anos da série histórica. Títulos ajudam, como vê no período, houve títulos para todos Bi-brasileiro pro Palmeiras, pro Corinthians e pro Santos e pro São Paulo, e no entanto, na série a unica que cresceu foi a do Palmeiras, por quê? Ninguém sabe. Como a taxa de natalidade se estabilizou em relação a taxa de mortalidade, vale dizer, a população está envelhecendo, não haverá grandes alterações no quadro de torcedores. Vale examinar a pesquisa, publicada no endereço: http://datafolha.folha.uol.com.br/po/ver_po.php?s…
Birner, pra voce que gostou tanto desse texto:
Títulos do Timão Morumbi:
Campeonato Paulista: 1977, 1979, 1982, 1983, 1997, 1999, 2001 e 2003
Campeonato Brasileiro: 1990, 1998 e 1999
Supercopa do Brasil: 1991
Torneio Rio-São Paulo: 2002
Torneio Laudo Natel: 1973
Copa Bandeirantes: 1994
Retrospecto em clássicos paulistas no Morumbi:
São Paulo: 124 jogos, 43 vitórias, 47 empates e 34 derrotas; 149 gols pró e 144 gols contra
Palmeiras: 109 jogos, 39 vitórias, 34 empates e 36 derrotas; 131gols pró e 136 gols contra
Santos: 73 jogos, 28 vitórias, 27 empates e 18 derrotas; 110 gols pró e 90 gols contra
A quem interessa o Corinthians jogar no Morumbi ou no Parque Antartica? Ao Corinthians é que não é. Deixemos estes estádios para seus donos. Vamos jogar em qualquer lugar e com televisão. Só nós temos a ganhar. O Flamengo e o Corinthians tem de olhar o campeonato sob sua própria ótica. Onde já se viu um time de 2a. divisão ganhar mais que um de 1a.? O Corinthians está provando que sua marca é maior do que a dos outros. É hora de aproveitar e se consolidar. Valores iguais a clubes desiguais, nunca mais.
Mais uma vez a imprensa se cala em relação ao São Paulo.
Qual seria a repercussão se o Adriano (ex-Imperador) jogasse em outro time??
E se fosse no Corinthians ??
Mas, como o Birner disse, quem dá IBOPE??
E o time que tem a torcida que mais consome no Brasil, ou aquele que tem a torcida que só aparece nas vitórias?
Kao. Vai ao blog do Paulinho e veja mais uma farsa se desvazendo, a do Rebaixamento do São Paulo que o Birner tentou maquiar o ano passado, veja lá…