18 jan

O que justifica a mudança?

Geral

De Vitor Birner

O campeonato Estadual do Rio de Janeiro, nos últimos anos, é o que mais tem chamado a atenção.

Poderia apontar várias razões para o sucesso, mas o formato com doze times, muitos jogos decisivos e a presença de quatro grandes, era a principal.

Com todo o respeito a todos Estaduais e agremiações, o interesse por jogos como Cabofriense e Friburguense, São Caetano e Barueri, ou Tupi contra Social, não é dos maiores.

Como no Rio de cada três times, um era grande, esse tipo de confronto ocorria menos vezes. A quantidade de decisões levantava a competição.

Mas justamente quando os grandes cariocas estão mais competitivos, mudaram o que dava certo.

O Flu se reforçou. O Fla também está mais forte. O Botafogo, apesar da reformulação, aposta nos bons times que Cuca tem montado. Só o Vasco me parece atrás da concorrência. A rivalidade está em alta lá!

Pena que modificaram o regulamento. Ao invés de 12, serão 16 equipes. O Nova Iguaçu caiu, enquanto subiram Resende, Macaé, Cardoso Moreira, Duque de Caxias e Mesquita. Sem segredos. Aumentaram a quantidade em detrimento da qualidade. E os erros não pararam no político inchaço.

Além disso, as finais da Taças Rio e Guanabara, antes disputadas em jogos de ida e volta, terão apenas uma decisão.

Está na cara quem ganha e quem perde com as mudanças.

41 respostas a O que justifica a mudança?

  1. Luiz Henrique disse:

    Po Birner honestamente você enche o saco falando dos estaduais. Me responde uma coisa não seria mais facil DIMINUIR O TAMANHO DO CAMPEONATO BRASILEIRO?

  2. Maurício disse:

    Acho que o melhor caminho é acabar com os estaduais, que só servem para perpetuar os presidentes das federações, dar mais tempo, para as equipes sérias (não as de aluguel) se prepararem, antecipar o início do Brasileiro, abrir uma janela no meio do ano, para os times excursionarem e levantarem um bom dinheiro. Isto é profissionalismo, o resto é o resto. O companheiro que te critica queria o que, que voce falasse do ampeonato de volei?

  3. Rafael VV disse:

    Essa é facil né?
    Politicagem das grandes de uma federação podre como a do Rio que a anos só puxa os seus clubes pra mediocridade. O Caixa D'agua (vulgo Eduardo Viana) morreu, mas la a mentalidade é a mesma.
    Como houve nas ultimas eleições uma tentativa de rebelião do Flamengo, Botafogo e America…eles querem aumentar o poder de pechincha com os pequenos e ao mesmo tempo que fazem isso agradam os grandes com essa historia ridicula de os grandes não poderem mais jogar no interior. ESTÃO CONSEGUINDO ACABAR COM A MELHOR FORMULA DE CAMPEONATO QUE EXISTIA NO BRASIL. E AINDA AUMENTAM O PREÇO ABUSIVAMENTE DEPOIS QUE ANO PASSADO FOI O CAMPEONATO ESTADUAL COM A MAIOR MEDIA DE PUBLICO. O QUE MAIS ELES QUEREM FAZER PRA DESTRUIR O FUTEBOL DO RIO?

  4. David disse:

    Tem eh que adaptar o calendario ao do europeu de uma vez… e digo mais:

    Paralelo ao campeonato brasileiro, que duraria 1 ano, faria-se os estaduais e a copa do brasil como que 2 partes de 1 campeonato soh!

    Veja soh, o campeonato brasileiro duraria uns 10 meses (acredito que eh assim na europa)

    A copa do brasil tinha que acabar na mesma epoca q o brasileirao, disso nao ha duvidas…

    Como a copa do brasil iria comecar soh na segunda metade da temporada, na primeira metade rolariam os estaduais, classificando atraves desse, os participantes da copa do brasil!

    Excelente a minha ideia!

  5. Rafael VV disse:

    Mauricio, leia esse testo e saiba pq pro carioca o Estadual é imortal e não pode acabar nunca: http://globoesporte.globo.com/ESP/Home/0,,6082,0….

  6. David disse:

    Vamos supor que o calendario continue nao sendo junto com o da Europa… eu faria os campeonatos nas seguintes datas:

    Brasileirao – Marco a Dezembro
    Estaduais ou Regionais – Janeiro a Junho
    Copa do Brasil – Julho a Dezembro
    Libertadores – Marco a Dezembro
    Sulamericana – Marco a Dezembro

    Os regionais e a copa do brasil tem como atraente os grandes confrontos em mata-mata… seriam emocionantes se bem organizados e daria um tempero ao ano todo do calendario…
    Enqnto isso, o brasileirao rola, e determina o real melhor time em pontos corridos e define os participantes da libertadores e sulamericana, perfeito!
    E as 2 competicoes sulamericanas tinham q ser de participantes distintos e paralelas como Champions e UEFA.
    MUDANCAS JA!

  7. Leandro Juvencio disse:

    Já é histórico que os Dirigentes cariocas só dão bola fora. Agora, conseguiram até estragar a fórmula mais atrativa (ao real interessado, o torcedor), em se tratando de campeonato curto.

  8. Ademir Allysson disse:

    Flaa Birner……Eu queria saber quem é o empresário do Léo Lima.Barbaridade, só coloca o cara em time grande,sendo que Léo Lima nunca fez nada pelo futebol.Minto.Deu um cruzamento de letra no Vasco e só…uhahuauhahuauhauhauha
    Rídicula a contratação dele pelo Palmeiras.Será que o Luxa levou algum?Só isso justifica….Anota aí,dia 5 de março Léo lima e Luxembrugo se desentendem no ttreino e Léo lima leva Luxemburgo a nocaute…
    ABRAÇO FLORIPANO BROTHER

  9. Fabio Giocondo disse:

    Politicagem barata é o que sabe fazer com maestria o político brasileiro. Nossos cartolas, em sua maioria usam os clubes para atingir pretensões políticas. O futebol, grande alegria e diversão do brasileiro, é usado como trampolim político. Bem, o que é preciso mudar é a cobrança e a fiscalização por parte da imprensa, que exercendo seu papel investigatório, alerta e abre os olhos dos brasileiros. Você Birner, o Juca, o Zico, o Pelé, e outros grandes nomes do nosso futebol têm capacidade e respeito acima destes pilantras que vemos envolvidos com a nossa cartolagem, poucos se salvam. Espero como brasileiro, que aprecia o futebol e vários esportes, que os aproveitadores de plantão sejam derrubados e banidos. Uma copa do mundo é de sobra momento oportuno para esta virada-de-mesa. Acho que deve surgir uma proposta de esportistas idolatrados pelos brasileiros a levar a polêmica adiante, pagar pra ver. O Teixeira conseguiu segurar a CPI da MSI/Corinthians sob argumento absurdo que poderíamos perder a sede da copa, estes abutres devem ser enfrentados….. Parabéns pelos comentários inteligentes. Poucos comentaristas nos prendem a atenção e enxergam mais aidante…..

  10. CAIO FC disse:

    estarao na copa africana das naçoes simplesmente 44 jogadores que atuam no futebol frances das 16 seleçoes participantes

  11. Raja disse:

    Ei, meo! o sao paulo ganhou. Viu, tem CT, tem "planejameinto" e tem marketing ! Se perdesse, eu diria que nao tem ct, nem planejameinto e nem marketing … isso é futebol, meo !

  12. Visão Descone disse:

    Não retirarei e nem colocarei uma vírgula sequer. Perfect!

  13. Visão Descone disse:

    Não retirarei e nem colocarei uma vírgula sequer. Perfect! Todavia, acho que as torcidas cariocas, ao menos as dos dois times que se reforçaram, estarão se lixando para as normas do torneio. Tricolores e rubro-negros estarão no estádio com a corda toda. Olha a vírgula aí gente!!!!!

  14. AMBROSIO disse:

    Vitor, esqueceste do detalhe maior , os grandes so jogam em casa…não saem do rio nem pra pescar…
    .
    Um campeonato onde osgrandes so jogam em casa e ridiculo, Caixa D’agua deve estar a rolar de rir onde quer que se encontre.

  15. Acho que pior que inchar o campeonato, foi fazer os clubes grandes só jogarem em casa. Alegam que os estádios dos clubes pequenos não têm condições. Mas então não poderiam ter inchado o campeonato. Aliás, isso não fere o estatuto do torcedor? Claramente alguns clubes levam clara desvantagem. Pelo que entendo de justiça desportiva, é proibido.

  16. Luiz Conté disse:

    Parabéns pelo comentário Vitor. Até que enfim alguém chamou a atenção para o RIDÍCULO regulamento do campeonato carioca, com um bando de times inexpressivos e caquéticos. Como o Pablo comentou, devo lambrar que os 4 grandes jogam com os pequenos SEMPRE EM CASA. É portanto um campeonato NULO, pois é desigual para os participantes. Alega-se que os pequenos tem campo ruím, MENTIRA, pois o Volta Redonda possui um ótimo e moderno estádio. Aí dizem que o Volta Redonda jogará sempre fora contra os grandes para na ser beneficiado, RIDÍCULO, quer dizer que os grandes podem ser beneficiados ? É bom lembrar que o Volta Redonda só perdeu um jogo em casa contra os grandes em 4 anos. O Madureira também tem endurecido contra os grandes, bem como Cabofriense e Friburguense. Vitor, sou botafoguense de quatro costados, mas quero uma competição justa. Eu aceitaria que os grandes só jogassem em estádios com condições, mas quem indicaria o campo seria o time mandante. A competição só é justa entre os 4 grandes, mas isso não é suficiente. Sinceramente, espero que essa farsa culmine num ano desastroso para os times cariocas, pois é isso que eles mereçem. É um campeonato passível de ANULAÇÃO, se respeitado o estatuto do torcedor. Claro que o Volta Redonda já está comprado pela federação Caixa de água de futebol.
    Nos anos 80 o Flamengo perdeu um inédito tetracampeonato estadual num jogo contra o Serrano em Petrópolis num campo enlameado. Saudades daquele tempo, quando o futebol não era um exemplo de desonestidade e corrupção. E viva o paulistão 2008 (é duro pra mim escrever isso).

  17. Almir disse:

    Enquanto os INVEJOSOS PAULISTAS ladram , a caravana do MELHOR CAMPEONATO DO BRASIL passa…
    VIVA RIO…..hahahaha

  18. Danilo duff disse:

    Birner vc vai ao show do IRON no palestra?
    E qto aos estaduais o melhor é o cearense com grandes clássicos como QUIXADA x CALOUROS DO AR ou ITAPIPOCA x UNICLINIC. Estes sim são verdadeiros clássicos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  19. Ronaldo Silva disse:

    O estadual do Rio tinha uma excelente fórmula nos anos 80, com 12 equipes, dois turnos e um triangular final com os campeões de cada turno e o time com a maior pontuação. Se esse time fosse tb um dos campeões de turno, entrava com vantagem nas finais, e se o mesmo time ganhasse os dois turnos era campeão antecipado. Simples e preservava as finais. Pena que não é mais assim.

  20. Jorge disse:

    O campeonato carioca está se assumindo como um torneio de exibição, ao deixar o aspecto de competição séria de lado, e determinar que todos os jogos entre grandes e pequenos serão no Maracanã – pelo bem do espetáculo.

    Controverso? Sem dúvida.

    Mas o fato é que o Cariocão é, atualmente, o estadual mais animado do país.

    Enquanto isso, em São Paulo, centro hegemônico do futebol brasileiro, o estadual definha – resultado de fórmulas medíocres de disputa e, principalmente, pela campanha negativa promovida pela imprensa local, que, em boa parte, assumiu a denominação pejorativa "paulistinha" (criada pelo "admirável" Paulo Nunes, despeitado, ao perder um título para o Corinthians, maior campeão do torneio).

  21. Ricardo Costa disse:

    Grande Birner, bela crônica entre os Brasil de 94 e 02, na Copa dos Sonhos do Juca. Tenho que discordar apenas da comparação entre os laterais direito. O Jorginho de 94 foi infinitamente superior ao Cafu de 02. A única coisa em que o Cafu era melhor era pra correr. Na marcação Jorginho sempre foi superior a Cafu, tecnicamente também e na linha de fundo fazendo cruzamento Jorginoh dava aulas. Em 94 Jorginho estava no auge de sua carreira. Cafu sempre foi muito esforçado, um vencedor nato ( sempre presente em equipes vencedoras ), mas jamais teve papel principal em qualquer equipe, jamais foi decisivo, ao contráriode Jorginho, que com cruzamentos precisos sempre foi muito importante, lembra-se daquele jogo dificílimo contra a Suécia, na semifinal, quando o jogo já encaminhava para o seu final, aquele passe "como se fosse com mão" na cabeça do baixinho, sensacional. É Birner, é impossível compará-los e não afirmar que o Jorginho 94 era muito superior ao Cafu 2002. Abs e sds rubro-negras. Ricardo Costa – Usina de Estreito – Pedregulho-SP.

  22. Vinicius Pereira disse:

    Concordo contigo. Mas acho que deveria haver aumento para 14 times.

    Agora, vc está errado sobre as finais. Sempre foram em jogo único. Só ano passado que mudou. A final do campeonato, essa sim, sempre foi ida e volta.

  23. Milon Lima disse:

    Os estaduais, como se ve, eh encarado pelos grandes clubes como uma fase preparatoria ao Brao. Pelos pequenos, eh uma chance de ter seus jogadores reconhecidos perante aos grandes e fazer caixa. Isso, na minha terra, chama-se pre-temporada. Nao lucrativa, eh verdade, mas ainda assim a defino como tal. Por que nao oficializarem os estaduais da maneira que os tratam, os antecipam para inicio na 1 semana de janeiro e fim no ultimo domingo de marco? Tiro rapido, sao 8 domingos + 8 quartas (16 jogos). Para um torneio com 12 equipes padronizados em todos estados, temos tempo para um turno regular (11 jogos) 2 jogos na quartas de final, 2 na semi e um na grande final que seria disputada em uma "arena" diferente cada ano. O Brasileirao eu falo no proximo comment.

  24. Milon Lima disse:

    O BRAO comecaria em abril e manteria os 8 meses de disputa, porem com uma grande diferenca: de abril a junho poderiamos chamar de apertura, como os hermano. Parada em julho para "mid" temporada. Inclusive para a Selecao canarinho. Nao seria inclusive nenhum impecilho perante a UEFA, pois os jogadores europeus estao de ferias desde meio de junho. 2 semanas de ferias se apresentam a selecao na Granja, treinam o mes todo para 2 super amistosos contra selecoes de ponta, numa festa da torcida e de marketing na casa da selecao que eh o Maracana. Alias, na minha simples opiniao, o Maraca deveria ser endseusado como o Wembley na Inglaterra: soh pisariam neste solo sagrado os jogadores capazes de vestir a amarelinha ou disputarem a final da Copa do Brasil. Mas enfim…. Falando em CB, esta seria disputada no segundo semestre juntamente com o clausura do BRAO que terminaria em novembro. O ultimo evento futebolistico do ano seria a final da CB no Maracana. Ferias em dezembro. Libertadores e Sulam. juntas no 1 semestre

  25. Vitor Birner disse:

    Quem sabe, em breve, colocar mais uns 4 times para ajudar em situações políticas?

    Abraço!

  26. Vitor Birner disse:

    A id;eia de uma Liga sul-americana me agrada muito! Pontos corridos!!!!

    Abraço!

  27. Vitor Birner disse:

    Impressionante. fazem tudo errado! Acertam por acaso e erram por intenção.

    Abraço!

  28. Vitor Birner disse:

    Tá chovendo em Floripa????????????????? Por isso não humilhou!!!!

    Abraço!

  29. Vitor Birner disse:

    Inquestionável!!!!!

    Abraço!

  30. Vitor Birner disse:

    E as férias ( he! he! he! he! he! ).

    Forte abraço!

  31. Vitor Birner disse:

    Milaaaaaaaaaaaaaaaaagreeeeeeeeeeeee!

    Abraço!

  32. Vitor Birner disse:

    Forte abraço!!!!!!!!!

  33. Vitor Birner disse:

    Eu sei. Mas como a competição vive de rivalidade e decisões, trocar a dois jogos finais por rodadas "comuns" nas Taças Rio e Guanabara é retrocesso.

    Abraço!

  34. Vitor Birner disse:

    Eis o que tanto me incomoda. no passado, quando um time ganhava o Estadual e outro o brasileiro, a diferença era mínima. Hoje, compará-los é um absurdo. Os Estaduais servem de pré-temporada, mas como querem nosa empurrar que têm o mesmo valor de outrora, aparecem cobranças desnecessárias. Com poucos times, poderia ser lucrativo, mas há maneiras mais interessantes de se fazer o calendário e sem os Estaduais.

    Forte ebraço!

  35. Vitor Birner disse:

    38 datas para o brasileirão e 23 para o Estadual, 14 para a Libertadores e você quer mais??????????? Por que não 38 para o brasileirão, 25 para a Libertadores e 12 para o Estadual?

    Abraço!

  36. Vitor Birner disse:

    PERFEITO!!!!!!!!!!!!

    FORTE ABRAÇO!

  37. Vitor Birner disse:

    Fábio, obrigado pela confiança, mas POR FAVOR, quem sou eu????? Zico, pelé, Juca…quem dera!!!!!!!!!

    Forte abraço!

  38. Fabiano disse:

    Victor, já faz alguns anos, que a taça GB e a Taça Rio tem finais em apenas um jogo, só a finalíssima é que ocorrem em dois jogos. porém as duas taças tem semifinais ( dai vc ter feito confusão) em relação ao aumento dos times eu assino em embaixo de tua crítica.

  39. Júlio C&eacut disse:

    Já passou a hora de acabar com os estaduais, eles eram necessários no começo do século passado, hoje em dia o país é todo integrado, é verdade que os transportes vão mal, mas é necessário. Eu não gosto de mudanças no futebol, mas no Brasil isso é necessário

    Esse é o único país do mundo em que times grandes disputam ligas regionais.

    E nossos jogadores perdem com isso.
    E os clubes não tem chance de divulgar sua marca pelo mundo

  40. Francival Lima da Co disse:

    Eu particulamente acho o estadual do Rio de Janeiro mais enteressante que outros campeonatos, não sei se é o mais lucrativo mas com certeza é mais emocionante, não é atoa que a maior parte dos estaduais pelo pais seguem a formula do estadual do Rio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>