27 jan

São Paulo X Corinthians – O jogo

Análise de jogos

De Vitor Birner 

O São Paulo disputou três jogos em 2008 e apenas na segunda etapa, contra o Guaratinguetá, com Aloísio ao lado de Adriano, ficou próximo de atuar bem.

O Corinthians ainda não conseguiu se apresentar como o torcedor deseja.

Faz parte: início de temporada, as pernas estão presas, falta ritmo de jogo, entrosamento, o Alvinegro mudou o treinador e quase todo elenco…aquela velha e verdadeira história do início de temporada.

Mas quando o Sálvio Spinola Fagundes Filho apitar o início da partida, a realidade de hoje dará lugar ao gol de Betão no brasileirão, aos mais de quatro anos que o São Paulo ficou sem perder até o último jogo, às lembranças de quando Gil, Kléber e Ricardinho, pela esquerda, atordoavam Gabriel, Jean e Fábio Simplício, à volta de Raí para o título de 1998, ao gol de Tupanzinho em 1990 e toda rica história do confronto.

Para resumir, quem perder, ficará sob intensa pressão. A cota de boa vontade do torcedor acabará rapidinho.

Por isso, creio que haverá muita dedicação dos atletas para superarem as dificuldades do início do trabalho.

O São Paulo tem errado nas jogadas aéreas defensivas e o Corinthians tem jogadores altos.

Há duas escalações divulgadas por quem acompanha o dia-a-dia corintiano. Mano Menezes talvez tire Finazzi para colocar Coelho. Se fizer isso, Éverton Ribeiro e Dentinho podem usar a velocidade nas costas dos alas são-paulinos. Alessandro ( acho fraco ) fica preso na marcação e Coelho se acerta com quem avançar pela direita para evitar o contra-ataque.

Se Mano mantiver Finazzi, Alessandro atua na lateral, Acosta se aproxima de Finazzi e Dentinho puxa os contra-ataques e Coelho dança.

Eu ficaria com o meio termo. Coelho tem que jogar. É o melhor cobrador de faltas e escanteios e esse tipo de lance deve ser valorizado. Tirar Finazzi da área é diminuir a possibilidade de jogar no erro são-paulino. A questão é como proteger a defesa nas descidas de Coelho, lento na recuperação. Só com Bruno Octávio e Perdigão não dá. Não confio no futebol dele, mas de acordo com o raciocínio de Mano, Alessandro pode fazer o terceiro volante o que tiraria Éverton Ribeiro do time.

Do outro lado, o São Paulo terá pela frente um adversário cheio de falhas. Há espaços em todo sistema defensivo corintiano. Além disso, o time de Muricy oscila menos, se conhece melhor e tecnicamente é bem superior. Com Aloísio em campo, Adriano sai mais da área, como fazia nos tempos de menino franzino no Flamengo. Para ser mais direto, Aloísio prepara e o Imperador arremata. Uma apresentação correta são-paulina só não terminará com vitória se o time estiver num daqueles dias de azar, ou se houver interferência da arbitragem.

38 respostas a São Paulo X Corinthians – O jogo

  1. david raphael disse:

    birner , acredito que o tricolor irá ganhar, mas vai ser um jogo complicado.
    vc não acha que já está na hora do s.paulo se apresentar no 4-4-2??

    abraços…

  2. Nilo Francisco disse:

    Birner, voçê já pensou em ser técnico acho que se voçê fosse um, seria do tipo do leão (hehehehehe) mas falando sério voçê não acha ,que o ponto forte do corinthias assim como o do São Paulo é a defesa ( ZAGA) eu, acho o Chicão e o Willian, uma ótima dupla e vc?

  3. carlos gibrail disse:

    Pela lei das probabilidades, não deverá haver problemas de arbitragem, pois no último jogo do São Paulo a cota deve ter se esgotado.
    E, o gramado é bem melhor que o anterior.
    Aliás, gramado e arbitragem tem um elo, pois é incrível que amadores decidam partidas de profissionais e, campos ruins possam gerar contusões em atletas que valem milhóes.

  4. Cris Sato disse:

    Carlos Alberto estréia?

    eu vou ao estádio, para meu primeiro clássico paulista. Sempre gostei de assistir jogos no estádio, mas e o medo dos clássicos?
    Tomei coragem e vou ao Morumbi, na maior expectativa por um bom jogo, por uma boa partida do Adriano, do tricolor.
    que venha a vitoria!!!
    beijos Vitor!!!!!!!!!!!!!

  5. João Ricardo disse:

    Vitor, por que você não escreve nada acerca da mudança do estatuto do são paulo sobre a reeleição do Juvenal Juvêncio?

  6. Élcio vaz disse:

    Birner, por favor converse com seu amigo Juca, pois acho que ele está com algum problema com o SPFC. Veja o que ele postou no blog:
    "Golpe no São Paulo – por Juca kfouri
    Um dos segredos do sucesso do São Paulo tem sido a alternância do poder e a oposição
    fiscalizadora. É claro que um grupo vitorioso como o que vem dirigindo o clube nos
    últimos anos tem excelentes argumentos para querer continuar no comando. Prorrogar
    mandatos, no entanto, como acaba de ser feito, é golpe, ainda mais numa assembléia
    convocada em véspera de feriado municipal pelo aniversário de São Paulo, tanto que
    apenas 147 dos 240 conselheiros compareceram. Depois de trair o Flamengo no episódio
    da taça de bolinhas (que por sinal até hoje não foi entregue, como se a CBF esteja
    com medo da reação da torcida rubro-negra, num episódio que já vai ficando tão
    ridículo como o da Copa Rio de 1951), a direção tricolor fica cada vez mais parecida
    com a do Corinthians, Palmeiras, Santos, que, por sinal, avalizaram também a imoralidade
    de prorrogar o mandato do atual presidente da Federação Paulista de Futebol.
    Estará a torcida tricolor de acordo?
    Enquanto o time ganha, é até possível, basta ver como corintianos cegos apoiaram a MSI.
    Mas e quando perder e começar a ficar parecido com o Vasco, com o Cruzeiro, Galo,
    Fluminense, CBF, enfim, quando perder de vez os traços que distinguiam a direção do
    Morumbi das outras?"

    Birner, ele está completamente equivocado, e desconfio até mal-intencionado divulgando algo tão enganoso assim, parece até a Eliane Cantanhêde falando da EPIDEMIA de Febre Amarela ….
    ( sobre isso, leiam o artigo do Adib Jatene pubicado na folha de terça-feira, 22/01/2008 – http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz220120….
    Até mais. Abs. Élcio Vaz.

  7. rafael disse:

    Vitor, o que está acontecendo com seu professor Juca Kfouri. De informações corretas e bem informativas passou a adotar o típico jornalismo que caracterizou o Multon Neves, uma fanfarrão que prefere deixar claro sua má vontade com certos sujeitos a informar o que de fato ocorreu.
    Concordo que a prorrogação do mandato de para anos não é uma prioridade, mas eu tb me recordo que o Marcelo portugal Gouveia em 2002 já tinha feito esta proposta, logo depois que contratou o Ricardinho.
    É uma coisa antiga que foi fundamentada na possibilidade de ter um trabalho avaliado a médio prazo. Como os torcedores do Curintiu não estão acostumados com a alternância do poder e sim com um bando de incompetentes eles acham que quanto menos ficar é melhor, se possível com mandatos de 6 meses, pois tem certeza que o cara que entrar foi fazer besteira. No tricolor me parece que os anos de experiência com DEMOCRACIA fez com os conselheiros mudassem o estatuto, isso com fundamentação empirica e não no achometro que acontece no curintia.
    Acho bom vc falar com seu professor Juca Kfouri,acho que ele não ficou muito bem com a 2ª divisão. E outra, trair o Flamengo, ele só pode estar de sacan……..

  8. deborahlix disse:

    Vitor Birner,

    Eu acho que nunca disse isso, porque não gosto de encher muito a tua bola (rs), mas te acho um excelente comentarista! Você tem uma visão lógica, espacial e estratégica de jogo que poucos têm. E isso faz um enorme diferença. Dou-lhe os parabéns por isso.

    Mas, ó!, nem adianta se animar e pensar em me chamar para jantar, que hoje eu não saio de casa nem morta! Hahahaha!

    Hoje, vou torcer para o Timão feito louca, com minha linda camiseta preta oficial, e tbém, é claro, pelo meu Paraná que, acredite se puder, já anda cheirando a zona de rebaixamento do estadual. Me diz: – Aguento?

    Mas estamos aí, na luta.

    beijos e bom jogo!
    d.

  9. Fábio Matos disse:

    É o único jogo do Campeonato Paulista com o qual, como torcedor, eu realmente me importo – até pelas conseqüências negativas que pode trazer em caso de um resultado ruim, como você destacou.

    Ah, Vitor, queria que você comentasse, por favor, sobre a prorrogação do mandato presidencial do São Paulo a partir das próximas eleições. Eu, que sou um defensor assíduo do grupo político que assumiu o clube em 2002 (colocando fim a vários anos de mediocridade das gestões anteriores), fiquei muito, mas muito decepcionado com o Juvenal.

    Mudar as regras no meio do jogo, ainda mais quando se está em clara vantagem (a oposição me parece que sequer tem candidato até agora), é oportunismo barato. Achei lamentável. O São Paulo perdeu mais uma chance de se mostrar, de fato, "diferenciado". Aliás, será que é mesmo?

    Abraço!

  10. Eduardo pacheco de G disse:

    Acho que vai ser um jogo equilibrado, com poucas chances de gol e muitas faltas.
    O São Paulo tentando provar que Adriano tem recuperação e o Corinthians provando que é o maior Campeão do Estado, mesmo estando na Segunda do Brasileiro.
    Meu palpite ?
    Adriano e Carlos Alberto juntos ?
    È muito bom !!! Para os adversários………..
    Deste mato não sai ………Coelho !!!!!!!!!!

  11. Júnior Costa disse:

    Acredito na vitória do São Paulo…tudo bem que classico é classico, mas nesse caso o time do morumbi é muito superior ao Corinthians. Aposto minhas fichas em Adriano no jogo de hj, o "Imperador" tem tudo pra si consagragar nessa tarde de domingo. Mas confesso que no 4-4-2 o tricolor não me passa muita confiança atras. Mas é nescessario alguém na sobra! A pergunta seria, que sera oh homem da sobra??? Ja que Juninho esta contundido e Alex tem muito mais vontade do que futebol! Birner vc acha que o São Paulo joga melhor no 3-5-2 ou 4-4-2??

  12. Pedro disse:

    Adriano no Fla nunca foi franzino, nas divisões de base ele era lateral esquerdo, quando Zagallo o viu treinando com aquele corpanzil todo, o mandou jogar na frente. Quando subiu, única coisa que ele fazia era cortar pra esquerda e chutar pra lua. Ninguém acreditava nele, era como o Fabiano Oliveira hoje. O Fla trouxe o Vamp de volta, deu o Adriano e mais uma merreca pra Inter. De lá, ele foi emprestado para o Parma. Jogava sempre enfiado, sozinho, então só tinha que dominar o chutão que a zaga mandava na direção dele e proteger até a chegada do meio de campo. Fez uns golzinhos e boas partidas assim. Acabou o empréstimo e a Inter o requisitou de volta. Encontrou lá Vieri e Recoba. Fez grandes jogos, foi chamado pra Copa América do Peru e Confederações, até que o pai foi encontrado morto em casa. Ficou doidão e está aí hoje com os bambis. Tomara que consiga ser o Adriano de 2003-2004-2005…

  13. Gil Francisco disse:

    è isso que dá mexer com Corinthiano: FOMOS ROUBADOS.Um penalti não marcado e um gol legítimo anulado. Não que os rebaixados fiquem envergonhados com isso:São acostumados a se darem bem roubando…

  14. carlos gibrail disse:

    Vitor, pensei que tivesse esgotado o problema de arbitragem, mas o jogo do Morumbi deve levar o São Paulo a se posicionar. Penalti e gol anulado no mesmo jogo é demais.

  15. Gubber Carvalho Bitt disse:

    Engraçado como tem jornalista falando que os árbitros estão ajudando o São Paulo, Sálvio Spinola de uma super gafada atômica no São Paulo no que deveria ser uma vitoria de 2×0

  16. elias gibran neto disse:

    ce esqueceu de falar da epoca da democracia e dos anos 70, quando o corinthians tinha o bicho garantido contra o sao paulo

  17. Paulo disse:

    O Corinthians foi melhor. Surpreendentemente, o time esteve mais bem assentado em campo, criou mais chances de gol e teve mais posse de bola do que o São Paulo; isso tudo, apesar de ter 14 novos jogadores no elenco, e de ter começado a partida com apenas 3 titulares do ano passado.

    Para quem viu a partida, ficou difícil acreditar que o melhor time em campo recém foi rebaixado para a série B, e que do outro lado estava o campeão brasileiro.

    Também ficou parecendo estranho saber que Richarlisson e Hernanes é que estão na Seleção, diante da segurança e do bom futebol demonstrado, do lado corinthiano, por Perdigão e Alberto.

    Os atacantes consagrados também não pareciam ser Dagoberto e Carlos Alberto, mas, sim, Dentinho e Lulinha, que infernizaram a defesa tricolor.

    Defesa tricolor que saiu consagrada do campeonato brasileiro. Mas que, ao contrário da zaga corinthiana, permitiu vários sustos para o seu goleiro.
    Falando em sustos, e em goleiro, Rogério Ceni assustou duas vezes os sãopaulinos: a primeira, quando, em um chute lateral, deu a sua clássica ajoelhada e assistiu a bola explodir no encontro da trave e do travessão; a segunga, quando soltou a bola bisonhamente (lembrando o lance contra o Inter, na Libertadores) e quase propiciou o gol corinthiano Do outro lado, Felipe, para variar, foi perfeito.

    Rogério Ceni se destacou, mesmo, nas reclamações contra a arbitragem, a ponto de levar um amarelo. No intervalo para hidratação (no 2° tempo), por exemplo, enquanto todos os jogadores ficavam próximos a seus bancos, ele foi pressionar a assistente.

    A arbitragem foi regular. Acertou em um lance capital, ao marcar falta de Adriano em lance que resultaria em gol. Mas inverteu faltou, inventou alguns impedimentos em ataques corinthianos, e, grande erro, não deu cartão vermelho para Joílson, além de, sequer, um amarelo para Richarlison.
    Os ataques terminaram em branco. Das "estrelas internacionais", Acosta esteve anulado; Adriano, se pouco produziu, impressionou pelo vigor físico. Nas disputas de bola na área, ele provocou vários "strikes", punidos, por diversas vezes, com faltas (como no lance do gol anulado). Em um lance, lembrou os seus grandes momentos , ao arrancar do meio de campo e quase entrar com bola e tudo, já no fim do jogo. Após essa jogada, ele clamou pelo apoio da torcida sãopaulina.

    Os sãopaulinos parecem incapazes de levar mais de 15 mil pessoas ao estádio, neste ano. Hoje, mais uma vez foi assim. Dos 41 mil pagantes, a maioria absoluta foi de corinthianos. Havia dúvidas de que isso aconteceria, por se tratar do primeiro clássico pós-rebaixamento. Mas a Fiel quase lotou a metade a ela reservada. Mandou no estádio, a ponto de praticamente, impedir o que seriam as gozações inevitáveis sobre o rebaixamento, do lado contrário.

    Apesar de ter deixado escapar a vitória, o Corinthians saiu fortalecido do Majestoso.

  18. Sergio Betone Jr disse:

    Vitor Birner,
    Lendo seu último comentátio, acho que no seu próximo post vc irá dizer: "Viu, houve interferência da arbitragem, se não o São Paulo teria ganho". Mas a verdade é que ninguem imaginaria que o Corinthians que remontou toda a equipe jogaria de igual para igual com o São Paulo, e apesar do 0 x 0, o timão criou as melhores chances de gol. Sobre o Adriano, eu tb acho um baita jogador, mas pelo que vem mostrando neste inicio de campeonato, melhor ele ficar por aqui mais tempo pq lá na Inter, ele não teria oportunidade de ser titular, pq o craque do time é o Ibra, e ele tb está abaixo do Julio Cruz no momento.

  19. Danilo H. Chigutti disse:

    Ê Birner vê se abre esse olho e para de pagar um pau para esse time fraco do São Paulo, pela amor de Deus.
    Se o São Paulo fosse tão superir tecnicamente o jogo não teria sido ridiculo. Esses jornalistas não intendem de futebol mesmo…
    Os times tão bem nivelados.

    Abrasso.

  20. thiago barreto disse:

    " …. ou se houver interferência da arbitragem. … "

    • ALISSON disse:

      timao venceu do são paulo por 4 anos segidos ,eria ser feio o são paulo perder por 5 anos que tal estava na hora do saopaulo vencer tambem aque time de banbes filhos da puta de saopaulinos

  21. Alex disse:

    "ou se houver interferência da arbitragem."

    é o Pai Vitor Diná Birner

  22. Reano disse:

    Birner: Tua bola de cristal está afiada, hein?

    "Uma apresentação correta são-paulina só não terminará com vitória se o time estiver num daqueles dias de azar, ou se houver interferência da arbitragem."

    É uma pena termos árbitros de qualidade tão sofrível no Brasil.

    Veto ao Sr. Slavio Espínola já!

  23. Melyssa disse:

    Noossa.. eu preciso ver o corinthians arrebentar o são paulo esse bando de bambi.. eles tem mesmo que pegar alguem que fosse do mesmo nível que eles..
    Todos os sãupaulinos dizem que os corinthians é time de vândalo, que não presta, etc.. e o que dizer do são paulo então.. eu odeio esse time, respeito, porém quando eles perdem.. isso é uma festa para os corinthianos.. e para qualquer outra pessoa ou time que odeia o são paulo.. eu espero verdadeiramente que no dia 15 de fevereiro, no dia do jogo do são paulo contra o corinthians esse dia será um maravilhoso dia.. o corinthians tem que ganhar esse jogo.. se o Dentinho, o Herrera, o Ronaldo, o Douglas, o Morais, outros jogadores também e o Felipe for o Goleiro, coitado do são paulo não terá nenhum projeto de Rogerio Ceni para empedir da rede balançar com os gols que o corinthians vai fazer.. e nenhum Borges, Hernanes e nem ninguém para atrapalhar a bela jogada Corinthiana..
    Nada e nem ninguem empedirá o grande e poderoso timão de estrassalhar o são paulo..

    Desculpe-me os sãopaulinos.. seja lá oque deus quiser.. são paulo.. prepare-ce para perder.. ou para ganhar..
    mais pode ter certeza que se depender da torcida.. o timão já ganhou..

    NÃO CANTEM VITÓRIA ANTES DA HORA.. APENAS TORÇAM POR SEUS TIMES..
    21 dias para o Grande jogo..

    AQUI TEM UM BANDO DE LOUCO, LOUCO POR TI CORINTHIANS, PRAQUELES QUE ACHAM QUE É POUCO EU VIVO POR TI CORINTHIANS EU CANTO ATÉ FICAR ROUCO….

    Deus no céu.. e corinthians na terra…
    eternamente CORINTHIANS.. o poderoso TIMÃO.. ♥

  24. JANIELLY SILVA TEIXE disse:

    Deus no céu.. e corinthians na terra…
    eternamente CORINTHIANS.. o poderoso TIMÃO.. ♥

  25. paulo santos targino disse:

    pai

  26. kenji disse:

    Pelo amor dos meus filhinhos!!! Jorge wag…. entregou o jogo !!! assim nao da !!!

  27. mariana disse:

    o jogo do são paulo perdeu mas ele ainda vai ganha comserteza

  28. mariana disse:

    o jogo do são paulo perdeu mas ele ainda vai ganha pode aposta essa é pra todos os são paulinos nosso time perdeu mas eles não deicha de ser canpinhão

    são paulo eu tenho vc no coração não fique triste pos vc é capinhão te amo são paulo!!!!

  29. o são paulo tem grande chance de ganhar sem o corinthians?

  30. vitor frança disse:

    São paulo x corintias estou vendo o jogo agora mesmo e o são paulo esta sem enpulso e sem rasa tomara que o jogo mude para melhor

  31. ingrid disse:

    o timão volto agora pra ficar.sou corinthians com muito orgulho sou da fiel de mano menesses

  32. dinyh disse:

    aiaiaiai ….
    é claro que esse jogo ja ta ganha corinthians 2 x 1 são paulo ….
    dois anos sem ganhar do corinthians como que é isso pra VCs sãopaulinos …. hahahaha …. s/c

  33. henrique coelho disse:

    os favelados vão perder o jogo hoje.

  34. celso lima disse:

    somos hexa otários nunca vão chegar lá!

  35. barjonas disse:

    o são paulo vai meter de 4 e corinthias 0

  36. simorion disse:

    O são paulo vai ganhar daquele time chamado corinthias,sé que aquilo é time.Aquilo
    ñ é time.Vai ser 4×2 ou 3×2,depois ñ fale q ñ avisei.
    Os gols vai ser 1 Marlos, 1 Rogério,2 dagol,ou,1

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>