1 fev

Zico de 82 por Maradona de 86? Eu troco!

Geral, História

 De José Renato Sátiro Santiago Jr

O futebol pode gerar discussões muito intensas e sem propósito. Durante o mês de janeiro acompanhei o campeonato imaginário, promovido pelo jornalista Juca Kfouri em seu blog, entre as seleções brasileiras que foram campeãs mundiais e a seleção de 1982.

Isto me fez lembrar da grande seleção de Telê Santana, da qual, confesso, ainda ser “viúva”. Tinha 11 anos quando acompanhei com grande afinco aquela Copa. A conquista do título era dada como certa pela grande maioria da imprensa e torcedores de todo mundo.

A decepção foi grande. Foi a primeira e última vez que chorei por causa do futebol.

Apesar disso, por ser são-paulino, tive a felicidade de comemorar as vitórias do grande Telê Santana com o São Paulo, o que serviu, de alguma maneira, para reduzir aquele sentimento de tristeza de 82.

No entanto, jamais torci por outra seleção brasileira como naquela época.

Entre as falhas ocorridas naqueles jogos, muitas foram encobertas naquela época, há sempre um assunto que não é muito discutido, possivelmente por tratar de um jogador de grande nível técnico e com excelente caráter.

De qualquer forma, ainda hoje, acho que “faltou um 10 para a nossa seleção”.

Comparativamente, não tivemos em 1982, o grande 10 que levasse a nossa seleção ao título. Esse foi o maior motivo da derrota.

Chego a acreditar, que se (eu sei que se não existe) tivéssemos o “Grande 10 Argentino de 1986″, Diego Maradona, em 1982, teríamos conquistado o título de forma tranqüila.

Mas caso Zico fosse o “10″ argentino em 1986, os nossos vizinhos não seriam bicampeões mundiais.

252 respostas a Zico de 82 por Maradona de 86? Eu troco!

  1. Wanderley Santos disse:

    Dopado, até eu me torno o maior jogador da história. Lembram-se do Ben Johnson nas olimpíadas de 88? É claro que o Maradona estava dopado. Em 90 deram uma água "batizada" para o Branco beber. ficou tão tonto que nem andou em campo. Em 94 o seu craque foi pêgo no exame antidoping e isso sem contar os casos de doping e uso de cocaína no Nápoli e no Sevilha da Espanha. É claro que o Maradona já se drogava para disputar os mundiais. Já o Zico, homem íntegro que era e ainda é, não via nisso (as drogas) razão para se beneficiar. Ainda tem o gol de mão bem lembrado pelo colega lá em cima no México e o soco que ele deu na bola para tirar o gol da ex-União Soviética em 90. Eu sou mais o Zico.

    • BALTAZAR ROBERTO disse:

      CONCORDO COM TUDO E MUITO MAIS. O CHEIRADONA JÁ DECLAROU EM VÍDEO QUE SE DOPAVA DESDE 1982.

      • Lady PHD disse:

        Piada, só pode ser! Dê drogas a um jogador perna de pau pra ver o que faz? Nunca vai chegar a um milionésimo do que fez o Dieguito! Pode dar todas as drogas do mundo até a um jogador do nível do Zico, que ele não vai chegar perto do Dieguito! Agora, desafio ambos aí a fazerem o que propuseram! Fosse assim, o Dinei (ex- Corinthians e Cruzeiro, pego no exame anti-dopping por cocaína…outro caso, Jobson)seria do nível do Maradona! Quanto ao Ben Johnson, são coisas totalmente distintas! Droga pra correr é outra coisa! Habilidade, a droga não traz, pode trazer mais vigor durante um tempo, mas talento? Drogas não trazem talento pra jogar bola! Façam o teste e sejam o novo Maradona, então! Desafio ambos!

  2. ENVIO A VOCES A LISTA DOS CINCO MELHORES

    10 DO MUNDO QUE EU VI JOGAR, ATÉ HOJE.

    1º) MARADONA

    2º) ZIDANE

    3º) M. PLATINI

    4º) MATHAUS( DESCULPE SE ESCREVI O NOME ERRADO)

    5º) ZICO

    QUANDO DIGO OS MELHORES QUE EU VI JOGAR, É

    PORQUE NAO ADIANTA EU FALAR DAQUILO QUE EU NAO

    VI. APENAS VI LANCES DOS OUTROS JOGADORES. E COM

    CERTEZA A TELEVISAO SÓ MOSTROU OS MELHORES

    LANCES.

    TENHO 40 ANOS E COMECEI A ACOMPANHAR FUTEBOL

    APARTIR DOS 15 ANOS

    ABRAÇOS A TODOS, E ATE O PROXIMO COMENTARIO

  3. hugo disse:

    Na minha opiniao o maior responsavel pela derrota do Brasil em 82 foi o tecnico Tele Santana que nao soube fazer o time jogar pelo empate.

  4. Zé Ara&uacute disse:

    Eis a minha lista particular dos maiores jogadores da história do futebol:
    1º. Pelé (INDISCUTÍVEL)
    2º. Garrincha (driblava como nunca vi ninguém fazer igual. Se o Galvão fica entusiasmado com dribles de Denílson e Robinho, com Garrincha ele iria enlouquecer de vez)
    3º.Maradona
    4º.Zico
    5º.Zizinho
    6º.Di Stéfano
    7º.Cruyff
    8º.Rivelino
    9º.Platini
    10º.Zidane

  5. Pontes disse:

    Ninguém lembra da humilhação que o Brasil deu à Argentina em 82?
    Só queria saber duas coisas:
    Se o árbitro do jogo da Itália-Brasil em 82 marcasse o penalty a favor do Brasil pela carga de Gentile a Zico, o Brasil vencia a copa de 82.
    Se o árbitro não validasse o golo com a mão do Maradona, a Argentina nunca na vida ganharia a copa de 86.
    O futebol é, sem duvida, um jogo em que a sorte é muito importante.
    Sem dúvida que o Zico foi melhor do que o Maradona.
    O problema no Brasil na copa de 82 foram dois jogadores:Serginho Chulapa e Waldir Peres.
    Imaginem a Argentina em 86 sem Pumpido e Valdano…
    Ou em 90 sem Goycoechea e Cannigia…
    Nem Zico, nem Maradona, nem Pelé, nem Eusébio,nem Garrincha,nem Cruijff… Se tivessem um goleiro como Waldir Peres e um avançado como Serginho,naquela copa de 82… Péssimos!
    O Zico fez mais pelo Flamengo do que Maradona pelo Barcelona, Nápoles, e Sevilha.
    O Maradona só fez uma coisa a mais que o Zico na seleção: Marcar um golo com a mão, golo esse que defeniu o campeonato do mundo em 86.
    Se o penalti contra a Italia de Gentile é marcado m 82,o Brasil era campeão do mundo e Zico era a seguir a Pelé, o melhor jogador de todos os tempos.

    • Alex mineiro disse:

      Se, se, se….não precisa dizer mais nada…

      • Marcel disse:

        Permita-me descordar, colega. Pois, em 1970, fomos campeões, apesar das clamorosas falhas do goleiro Felix. Coisa de filme pastelão mesmo.

    • Juliano disse:

      concordo com você, vi os dois jogarem e Maradona sabemos que jogou dopado.
      Agora time nenhum ganha com as falhas que ocorreram contra a Itália, falhas que ocorreram atrás. E o argentina não nos superou naquela época.

      Agora pelo que tenho lido e visto em depoimentos da época, o Toninho Cerezo não vinha jogando ( pelo menos da forma que foi naquele jogo, ouve uma mudança nesse setor da seleção), e embora fosse um grande jogador falhou na saída de bola, ai não tem quem segure, muito menos Valdir Perez.

  6. Ideilson disse:

    Pontes, obrigado por partilhar o seu pensamento, e eu concordo totalmente com você.

    • Juliano disse:

      O Pontes está corretíssimo. E na copa da Argentina, na qual o Peru se vendeu, se tivéssemos ganho o Zico já seria endeusado.
      Olhe o exemplo do que a mídia faz: Jogo Brasil e Sérvia (este ultimo amistoso antes da copa 2014), lançamento de Thiago Silva para o Fred na área. Só falam no Fred e na sua capacidade de ser matador, agora coloque o Neymar no lugar do Thiago S. A Imprensa ia estar falando no lançamento magistral, no lance de gênio do herói da copa.
      Por isso que crucificar o Zico pela perda de 82 é coisa de brasileiro que não o viu jogar ou que não gosta do time no qual jogou.

  7. jorge smith disse:

    talvez por ser são paulina vc quer esconder que o brasil perdeu por conta do frango que o goleiro do seu time pegou, não precisávamos de maradona era só tirar o frangueiro do gol.

  8. Olegario Fontes disse:

    REalmente o Zico só jogou bola no Flamengo (e, se apertar a análise, quase só no Maracanã…). E nas principais decisões SEMPRE sumiu de campo (vide mundial interclubes, onde o volante Andrade fez o gol…). Era um grande jogador, mas sem personalidade para encarar decisões. Quanto ao seu "grande caráter" também fiquei com dúvidas ao assistir seus comentários à partida contra a Itália pelo Sportv. Botou toda a culpa no Falcão, o melhor jogador daquela copa (talvez por esse motivo…) onde ele, Zico, não figurou nem entre os dez melhores.

    • JOAO disse:

      QUE FINAL DO MUNDIAL QUE O ANDRADE FEZ GOL??? TA MAL INFORMADO HEIM AMIGO E DETALHE. ELE DECIDIU A LIBERTADORES, GANHOU O PRÊMIO DE MELHOR JOGADOR DO MUNDIAL APESAR DE NÃO TER FEITO GOL E GANHOU 4 BRASILEIROS COMO MELHOR JOGADOR. AINDA BEM QUE ELE NÃO TINHA PERSONALIDADE COMO VC FALOU HEIN

  9. Olegario Fontes disse:

    Em tempo: Perguntem na Itália quem foi melhor, Zico ou Falcão.

  10. Olegario Fontes disse:

    Quanto à questão proposta no título, é claro que Maradona foi muuuuiiiitto melhor que Zico. É incomparável. Zico foi um grande jogador; Maradona foi gênio. Sempre terei dúvida se Maradona não foi melhor que Pelé – no tempo dele não tinha marcação. E, a propósito de marcar gols, se Ronaldo jogasse no tempo de Pelé, não teria se lesionado nenhuma vez. E faria 2000 gols. A parte disso, deploro essa mania do Pelé de querer estar sempre na mídia – recentemente criticando Robinho e Ronaldo. E ele, que só reconhece filhos em juízo e mesmo depois disso recusa-se a falar com eles. Mas, o que fazer? Vivemos em uma sociedade onde fama e talento e dinheiro compram tudo. Até moral inatacável.

    • rodrigo disse:

      seleção pra mim não define um jogador ser bom ou ruim, o fato dele ter perdido a copa não significa que ele seja ruim, zico sempre será zico, um dos maiores ou talvez o melhor pra muitos, quem vive de seleção que me desculpe, mas jogador algum pode ser definido como mal jogador só por não ter ganho a copa, ainal de contas, falar mal depois que perde a facil ne, dificil é conquistar tudo que zico conquistou. se vc torce tanto pra seleção, devia de enchergar mais a situação de seu país antes de julgar um jogador tão lendário como zico. torço pra seleção, se ganhar beleza, se perder fico um pouco chateado mas não culpo ninguém. mas se for meu time ai eu fico muito e muito mais chateado se perder, sobre futebol meu time emprimeiro lugar, depois seleção, etc etc…

  11. Adilson disse:

    Nunca vi tanta besteira escrita como vi, dizer que o Zico nao foi um camisa 10 é ridiculo, pegue um dvd desse jogo e assista, vc ira ver jogadas e passes maravilhosos dignos de um altentico camisa 10 (o qual nunca mais vi aqui no Brasil, nem um tal de Rai na copa de 84), dizer que o galinho foi culpado, isso é sentimento antiflamenguista, pelo q eu vi e me lembro foi o Cerezo (jogador do São Paulo) q fez uma lambança ao querer passar a bola para o Falcão, o Serginho Chulapa (ex jogador do Santos e São Paulo) que atrapalhou o Zico entrando na sua frente e chutando a bola p/ fora, isso depoi do galinho ter dibrado a zaga. No gol de Sócrates quem deu o passa depois de uma pintura de jogada foi ele, no gol de Falcão quem tava la atrapalhando o goleiro.
    Ele jogando de meia fez 4 gols, quem faz esse numero sempre sao os centro-avantes, alem disso Zico nao jogava sózinho, ele nao teve culpa se a zaga nao correspondeu a altura do trio-mágico, se Sérginho cabeçeou a bola pra fora debaixo da trave, se o nosso goleiro (Raul) nao éra igual o deles (considerado um dos maiores coleiros de todos os tempos), se o Junior bobeou feio. Agora, se o Maradona tivesse feito parte daquela equipe como o senhor diz, ao invés de jogar ele iria é ficar chorando, e o Zico na seleçao argentina de 86, quem sabe o galinho dopado tbem levaria né e com um gol de mão.
    Francamente, dizer que o Zico não jogou isso é um absurdo, tanto que depois da Copa o Flamengo nao conseguiu segura-lo mais por lá, fato que o galinho sempre foi sondado por grandes equipes européia, mas o Flamengo sempre cobria a oferta. Um abraço
    OBS: procure saber mais sobre futebol

  12. antonio carvalhal disse:

    zico foi um grande craque. Porém, afirmar que sem dúvida foi o melhor depois de Pelé é no mínimo preciptação, pois existem outros craques como garrincha,Rivelino… . Entre Zico e Maradona, acho que os dois se equivalem, entretanto, o Maradona destacou-se mais em copa do mundo sendo o principal responsável pelo título argentino de 86, por esta razão desfruta de maior prestígio no cenário mundial.

  13. Marcos disse:

    Zico só jogou bola no fla e olhe lá! Desgosto na seleção…

  14. Marcos disse:

    Zico é um jogador de clube craque pra mim é o que joga bem em qualquer time ou seleção…

  15. vongouller disse:

    tenho somente 25 anos. zico foi um baita jogador, um grande craque e o maior jogador da história do flamengo. somente isso e ponto. da mesma forma que o renato foi o maior do gremio, o dinamite o maior do vasco e etc. se formos olhar em termos de seleção, nao ha duvida que o ronaldo fenomeno foi mais jogador, foi mais decisivo do que o proprio zico. time é time e seleção é seleção. segue minha lista dos melhores que vi:
    1- zinedine zidane;
    2- romario;
    3- ronaldo, o legítimo;

    o resto foi o resto. alguns momentos, e noa mais do que isso, de craque

  16. vongouller disse:

    tenho somente 25 anos. zico foi um baita jogador, um grande craque e o maior jogador da história do flamengo. somente isso e ponto. da mesma forma que o renato foi o maior do gremio, o dinamite o maior do vasco e etc. se formos olhar em termos de seleção, nao ha duvida que o ronaldo fenomeno foi mais jogador, foi mais decisivo do que o proprio zico. time é time e seleção é seleção. segue minha lista dos melhores que vi:
    1- zinedine zidane;
    2- romario;
    3- ronaldo, o legítimo;

    o resto foi o resto. alguns momentos, e nao mais do que isso, de craque

  17. Dejan Nóbrega disse:

    Concordo com você Zé Renato ( se você me permite te chamar assim ) o Maradona fez a diferença em 86, enquanto o Zico pipocou em 82.
    Aliás o jogador que eu sou fã e do Johan Cruyff que arrebentou em 74 mas que não conseguiu ganhar a copa.
    A copa foi na casa da campeã Alemanha onde foi mais dificil vence-la.

  18. Vilson Diniz disse:

    sou corinthiano, mais quando o zico jogava eu parava tudo, o zico em entrevista ja falou, se eu tivesse na frente um ronaldo o fenomeno pra lançar bolas eu tinha sido campeao pela seleção.
    abraços

  19. MARCELO JEFFERSON disse:

    JOSE RENATO NÃO TE CONHEÇO COMO NADA, FALAR UMA SANDICE DESSA VOCE SO PODE SER UM DISPEITADO POIS ZICO FOI O MAIOR JOGADOR QUE EU VI JOGAR, COMO JOGADOR DE MEIA MARCOU MAIS DE 800 GOLS, SELEÇÃO DE 82 A DE UM FUTEBOL MAGNIFICO NUNCA TANTOS BRASILEIROS CHORARAN TANTO POR UMA ELIMINAÇÃO SO NÃO TINHAMOS GOLEIRO.

    • gilmar guedes disse:

      realmente sou viúva do zico, aquele time de 82 soube fazer história, só poderia torna-los inesqueciveis se não conquistasse aquela copa, se eles fosse campeões cairia para o esquecimento igual a de 62 e 2002, ninguem nem se lembra. zico foi o maior meia que o futebol já viu, pelé da sorte até nisso, nasceu 15 anos antes de zico, senão niguém nem ovia falar nele. zico foi e sempre será craque no futebol e na vida. sou flamenguista de coração.

      • rodrigo disse:

        verdade gilmar e o pelé so foi o que foi, com essa fama toda, porque ganhou copa do mundo e que foi copa do mundo bem antiga, ja percebi que quanto mais antigo a ser campeão de copa do mundo, a fama é maior, não sei porque mais é, zico não ganhou copa assim como sócrates, falcão, etc… mas isso não importa pra mim, não vivo de copa, além do mais, do jeito que esse país anda quem vai querer saber de copa, por mim pode perder qualquer copa, se ganhar blz, mais se perder não vou chorar, mas se for meu time ai sim ficaria muito chateado, copa do mundo não é tudo é apenas a imagem desse nosso país diante dos outros, só pra se amostrar mas por outro lado a saúde e educação estão no zero, amo meu país mais queria que a educação e a saúde fosse do nível de copa, zico sempre será zico, o galinho do brasil, um dos maiores, ou talvez, o maior do brasil, depois sócrates, falcão que tb foram muito importante pro nosso futebol e copa do mundo que se dane.

  20. RUBENS DANTAS disse:

    ESssa pessoas que falam que ZICO não foi um grande
    craque,realmente tem razão,pois ele foi um gênio
    do futebol, a pura arte e talento,jogador altamente técnico e um meio campista que chegava como um
    raio para fazer gols, por issi era chamado de arco e
    flecha, ele armava e executava.Esses cras aí gostam de
    futebol de resultados.

  21. Marcelo disse:

    como saopaulino vc deveria saber que há, sim, culpados pela derrota de 82. eles são serginho chulapa e tele santana, que o manteve em campo perdendo gols e mais gols. deixe zico em paz!

  22. Alexandre disse:

    Que falta faz uma Copa do Mundo! Tivesse ganho a Copa de 82, Zico seria lembrando hoje como o maior jogador do país e, talvez, do mundo pós Pelé. Mas, infelizmente aquele time mágico de 82 não estava em seus melhores dias naquela tarde de 05 de junho no Estádio de Sarriá. Para os pragmáticos que gostam de números, basta comparar: Zico marcou mais de 800 gols em toda sua carreita, Maradona não chegou aos 400. São 333 gols no Maracanã, o mais emplemático palco do futebol mundial. São 4 títulos brasileiros, inumeras Taças Guanabra e Carioca. Artilheiros em diversoso campeonatos. Zicou brilhou no futebol por quase 2 décadas. mas, não ganhou nenhuma Copa do Mundo e nenhum italiano. Como disse um vez Calazans: azar da Copa do Mundo que não tem Zico como campeão.

    • rodrigo disse:

      sim e não foi so zico que perdeu a copa, muitos e muitos jogadores daquela época e de hoje em dia ja perderam copa, mas isso não difere um jogador do que ele é, pra mim copa do mundo é imagem que esse país faz perante os outros, não importa se não ganhou copa, esses jogadores de 82 sempre serão lembrados e tem jogadores ali que são um milhão de vezes melhores doque muitos que ja ganharam a copa do mundo, nada aver isso, to cagando e andando pra copa, jogador é o que é por que joga bem e não por resultados.

  23. Daniel Pita disse:

    Acho que não faltou um "camisa 10", quem viu os jogos do Brasil na Copa de 82 sabe … talvez faltou um "camisa 9" no nível do Zico pra acompanhar a habilidade e a inteligência do galinho em campo, paciência.

  24. Marcus disse:

    Qual sua idade em 1982?? essa tal paixao por futebol descrita por garotinhos na epoca da copa nao quer dizer muito, nao analisavam esquemas taticos, nao olhavam o jogo em si, sequer sabiam quem fazia o que na seleçao, zico foi sublime dentro do esquema super ofensivo de tele, e nao foi bem marcado por gentile,aquilo nao era marcaçao, era tentativa de coito,rasgou camisa abraços empurrou,brasil de 82 so cometeu um erro que foi aqule desatençao no passe de cerezo,nao havia nada de errado naquela seleçao, era caracteristica dela tocar a bola e ir pra frente,aquele jogo era pra ser empate, vide falha de cerezo ou ate falha de serginho que tomou a bola de zico e chutou pra fora no desenrolar da partida
    se vc diz que faltou camisa 10 naquele maravilhoso time, vou te dizer, seus conhecimentos futebolisticos sao bem questionaveis… no mais a massima de futebol é gol, zico fez mais que maradona e menos que pele…logo 1+1=?

  25. leonardo Bezerra R. Dantas disse:

    Vi aquela copa de 1982 de perto e posso afirmar que o zico fez a sua parte de camisa 10.A seleção era excelente mas tinha alguns jogadores que nao podiam estar jogando.O goleiro era muito fraco,coitado deu ate pena daquele gol tomado
    contra a Urss.O nosso atacante era muito abaixo da categoria do time e acabou
    quase nao marcando gol algum,mesmo com zico ,falcao e socrates metendo as bolas para ele.O nosso zagueiro era jogador para o atletico mg,nao para a seleçao.Mesmo assim o time depois de tanto tempo ainda e lembrado.Maradona
    nunca ganhou jogo nenhum contra zico,e so procurar onde vc quiser,nem na seleçao ,nem nos times.Maradona,sempre se dopou,era amigo de mafioso e so
    foi para copa de 1986 por que a argentina noa tinha time algum,lembro que ele so voltou alguns meses antes apos a copa.Se pudesse voltar no tempo e fazer
    um exame anti doping em maradona em 1986,acho que sem duvida daria
    qualquer doping utilizado nas olimpiadas.Em 1990 ele nao fez o exame de novo,
    mas em 1994,bingo.

    • Artur Felipe disse:

      Zico foi titular ABSOLUTO da seleção brasileira por mais de 10 anos, e perdeu, em campo, apenas UMA única partida, justamente aquela contra a Itália em 1982, partida essa em que foi caçado em campo, tendo sua camisa rasgada, sendo que o arbitro nada marcou.
      Zico marcou 3 vezes mais gols que Maradona, e só não marcou mais do que Pelé devido à ação criminosa do zagueiro Marcio Santos, do Bangu, que numa entrada violente destroçou seu joelho.Com isso, Zico ficou mais de um ano parado, sendo que depois disso, conviveu até o final com dores no joelho.
      Era completo, levou o Flamengo a ganhar TUDO, por diversas vezes eleito o melhor jogador do mundo por revistas especializadas. Não havia premio da FIFA na época. Enfim, quem fala mal de Zico não entende nada de futebol.

      • rodrigo disse:

        quem fez mais gols bonitos, dificeis e importantes, zico ou pelé ? lógico que foi zico ne, além disso zico foi muito mais habilidoso que pelé, sei que tb pelé foi um gênio, mais zico foi maior, mas como tudo aqui nesse país ta voltado a quem ganha copa do mundo, pelé foi maior que zico e outros por ter ganho copa do mundo, mais pra mim nunca será pelé o rei do futebol, mesmo não sendo zico pode ser outro, mas não pelé, pelé pode ser ”um” dos melhores concerteza, mas não o melhor, o que vale pra mim é o que o jogador joga e não se ganhou copa do mundo.

  26. Saulo Roberto S Leite disse:

    A trajetória de Zico no futebol foi constituida de tudo aquilo que constitui esse esporte. Cito grandes vitórias e grandes derrotas. Contudo, qual o jogador meio campista na hisória do futebol que tenha sofrido séria lesão e que consiguiu fazer mais de 800 gols, ter ganho dezenas de titulos, ter transformado ótimos e simples centroavantes em artilheiros de campeonatos importantes. Há no futebol algumas frases de bastidores como, drible de futebol de salão, falta na frente da área é um penalti entre outras. Isso é atribuido a Zico. Realmente copa nunca foi sua praia, mesmo tendo demonstrado seu talento. Quem perdeu com isso foi o Brasil e a a própria copa. Na sua época não houve jogador que reunisse tantos recursos quanto ele e atribuir um jogador ser melhor que o outro em razão de titulo de copa do mundo é um equivoco. Copa é uma competição de destaque porém futebol é maior que ela e se faz de passes, gols, dribles e ninguém na sua época fez isso como o galo da Gávea, nem ninguém serviu seus companheiros de equipe com jogadas que o deixavam prontos para fazer o gol. Com Zico não há quem se compare.

  27. CARIOCA disse:

    TODAS AS COPAS A EUROPA SÃO VENCIDAS POR SELEÇÕES EUROPEIAS, ASSIM COMO AS COPAS NA AMÉRICA DO SUL SÃO VENCIDAS POR SELEÇÕES
    SUL-AMERICANAS. SEMPRE, DE 62 PARA CÁ. TAMBÉM NENHUM CONTINENTE DISPARA NA FRENTE DO OUTRO. O FUTEBOL É UMA CAIXA DE…SURPRESAS! É ESPORTE. SÓ ESPORTE. 83: CAMPEONATO ITALIANO CHEIO DE BRASILEIROS/82.

  28. Marcelo Bauducco disse:

    Esse foi sem dúvida o maior absurdo já dito sobre a derrota de 82. Olhando apenas os melhores lances do Zico naquela Copa, as faltas, os gols, as assistências e os dribles, fica claro que o Galinho jogou muito.

    Ao que parece, trata-se apenas de outro são-paulino querendo pegar no pé dos flamenguistas, coisa que tem acontecido desde 2008 com aquela bobagem de “hexa único”, alcunha que os autoproclamados “soberanos” vomitam tão orgulhosos, como se fosse um título que vai durar pra sempre.

    De qualquer forma, é um texto bobo e infantil. Como se o futebol fosse uma ciência exata, do tipo “perdeu, logo conclui-se que não teve o 10″. Sequer discute a atuação do Zico na Copa.

    Gostaria de saber a opinião do autor sobre a Copa de 94. Por acaso o Raí foi o “grande 10″ responsável por levar a Seleção ao título?

  29. Filsner disse:

    Ridícula essa resenha…mostra que o autor é na verdade um anti-Flamenguista. O Brasil não perdeu 82 por causa do Zico, meu filho…quem entregou a paçoca foi o Cerezo e o péssimo goleiro SÃO PAULINO Valdir Perez (o pior jogador de todo o elenco). O Zico só fez uns 800 gols na carreira, enquanto o dopado Maradona acho que não fez 300. Ah, o Zico não ganhou Copa…e eu com isso??? FODA-SE A COPA!!!

  30. Filsner disse:

    Andrade fez gol no mundial interclubes??? É, meu jovem…vai aprender de futebol pra depois vc poder falar do Zico…

  31. rodrigo disse:

    pra mim sem dúvida foi a maior e melhor seleção de todos os tempos, não quero saber se foi campeão ou não, vejo o time e a qualidade dele e aquela seleção era tudo, perder não significa ser inferior e sim prova que um time forte, ou o maior, também perde, existem muitos exemplos iguais, como no ufc com A.S. que perdeu. nãon importa se perdeu, importa o que é e significa e quem vive de resultados vão aprender a perder com dignidade e respeitar os que perdem, as vezes os que perdem são os maiores e mais fortes. SELEÇÃO DE 1982 MAIOR DE TODAS E INESQUECÍVEL.

  32. Messi melhor d tds os tempos,reconheçam isso…

  33. Alex disse:

    Caro Birner,
    Para o seu conhecimento, o Zico foi o ARTILHEIRO da Copa de 82, mesmo sem ser centro-avante. Quando parou de jogar, só perdia para o Pele em número de gols pela seleção. Foi com os gols DELE que o Brasil conseguiu se classificar nas eliminatórias para 82, num jogo difícil contra o Paraguai em Assunção. “Faltou um camisa 10 na seleção”. Não faltou não !! Lá tinha um camisa 10, um SENHOR camisa 10, um líder NATO em campo, o MELHOR camisa 10 da seleção após a Copa de 70 !!! E outra, pra quem escreveu que o Zidane é melhor que o Zico, nem em sonho !!! Vcs NÃO viram o Zico jogar para escrever uma aberração dessas !! Um jogador não precisa conquistar uma Copa do Mundo para ser genial !! Se fosse assim, jogadores como Puskas, Cruiffj, Eusébio, Di Stefano e muitos outros deixariam de ser espetaculares !!! Só muita RECALQUE explica esse texto carregado de inverdades !!!!

    • Rui Vinicius disse:

      Além do texto falar asneiras, alguns comentários são lixos escritos.
      Ler que Andrade que decidiu o mundial de 1981, que o Zico não jogou bem a copa de 1982 e ler ainda que se o maradona estivesse na canarinho de 82 seríamos campeões é de doer os olhos!! Aquilo foi um conjunto de burrice do telê em não saber montar o time pra segurar o resultado e a falha do Cerezo.

  34. SMILE disse:

    Galera,

    Estive fora por um tempo, mas esse assunto é instigante demais para ser deixado de lado… A seleção de 82 do Brasil era um time mais homogêneo que a seleção argentina de 1986, praticamente dependente de um único jogador (Maradona)… E quando isso ocorre (risco iminente, aliás, quanto à nossa atual seleção, quanto ao Neymar…), basta ‘dar de frente’ com um time treinado por um ‘Mourinho da vida’, que marque em cima o tal ‘diferencial’ do time adversário, que a chance é grande de tudo ‘fazer água’… O que não fizeram em 86, diga-se… Quanto à seleção de 82, tudo já passou para o campo das ‘lendas’… Assim como o ‘piripaque’ do Ronaldo em 98… Tenho para mim que, já naquela época, os ‘boleiros’ eram “profissionais” para receber o seu rico ‘din-din’, mas pouco afeitos a estudarem o adversário, suas qualidades, defeitos, a ‘regra do jogo’ (bastava um empate contra a Itália, na ocasião, mas todos pareciam pensar que teriam que ganhar o jogo…), enfim… Falha dos mesmos, ou da comissão técnica, não sabemos ou jamais saberemos… “Morre no vestiário”, como dizem… Agora, uma coisa sou obrigado a reconhecer (ainda que sãopaulino…): a “birra” do Telê com o Leão prejudicou o Brasil, e muito… Leão era o melhor goleiro em solo brasileiro àquela época… E Telê preferiu ‘morrer abraçado’ às suas convicções e ao Waldir Peres… Já quanto ao Serginho, ‘faz parte’… Careca seria o titular absoluto daquele time (tinha até mais a ‘cara’ do mesmo), mas o Serginho com certeza faria parte do grupo, e teria sua utilidade em um jogo mais “pegado”, onde se exigisse alguém com o seu perfil… Careca se machucou… Paciência… O seu substituto natural era mesmo o Serginho…

    SMILE

  35. Alex disse:

    Nos 5 gols que fizemos contra Argentina e Itália, o Zico participou diretamente de 4. É pouco? Faltaram um bom goleiro e principalmente um bom centro avante.

  36. JOSÉ disse:

    NÃO TEM NEM COMPARAÇÃO, ZICO FOI, É E SEMPRE SERÁ MAIOR E MELHOR DO QUE MARADONA!

  37. Seinfeld disse:

    O pachequismo e o fanatismo chega muita gente no futebol.

    Aliás, não só no futebol, mas em outros esportes (como no automobilismo), na politica, etc…Números, imagens, provas documentais, recordes (dos rivais) não são reconhecidos. Isso é IGNORÂNCIA.

    Esses que duvidam e dizem que Zico foi melhor que Maradona, não viram o argentino jogar. Até Zico sabe que Maradona era superior. mas isso não faz de Zico um jogador comum. Foi craque, espetacular, talentoso demais.

    Pelé >>> Maradona > Zico > Zidane > Messi > Rivellino > Sócrates >outros grandes craques (incluindo daquela seleção brasileira de 82)…

    Diferentes mesmo são/foram esses 7 aí. O restante cada um inclui mais 3 para os TOP 10 e tem mais uns 20 só da década de 80 que batem Cristiano Ronaldo e todos dos tempos atuais (a exceção de Messi).

    Messi é melhor que Neymar.

    Hoje a seleção argentina é melhor que a brasileira.

    Ah, e me desculpem os pachecos fanáticos, o Schumacher FOI MELHOR que Senna também! Os NÚMEROS E TÍTULOS provam.

    Alás, os recordes de Senna serão batidos por Vettel e Hamilton…que m dia serão também batidos por outros pilotos no futuro. E assim funciona. Lamento se a realidade dói.

    Chorem e morram de raiva á vontade! kkkkkkkkk

Deixe uma resposta para vongouller Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>