3 fev

São Paulo nunca foi rebaixado.

Birnadas

De Vitor Birner

Eu não tocava no assunto por uma razão. Sou são-paulino e os ataques quando elogio o time são constantes. Eu fui aos jogos de 90. Não houve festa, comoção, e outras reações normais quando um gigante cai.

Até uma reportagem da Folha apareceu!

Como discutir sem uma prova?

O José Renato Sátiro Santiago JR, do grupo de estudos literários do futebol, blogou o regulamento num post, mas ele também é são-paulino e no meio dos fanáticos (sabe como é… O ser humano radical acha que todos raciocinam como ele) seu time de coração destrói a credibilidade da informação.

O Paulo Vinícius Coelho, meu preferido do mercado, jornalista de esportes desde 1987 e dono de memória e sabedoria invejáveis, também disse que não tinha caído. Ele é palmeirense, mas também não foi levado em consideração. Talvez porque os fanáticos não admitam que exista uma equipe do trio-de-ferro que nunca foi rebaixada.

Agora, até Juca Kfouri, um dos maiores defensores da queda, deu o braço a torcer.

Leia, abaixo, o que o chefe blogou no uol.

E com a prova.

“Este blogueiro mesmo andou anos convencido de que o São Paulo havia sido rebaixado no Campeonato Paulista de 1990.Baseava-me numa entrevista do então, e de triste memória, presidente da FPF, Eduardo Farah, na qual ele garantia que o tricolor disputaria a segundona em 1991. Mas o insistente ombudsman deste blog, Conrado Giacomini, achou a prova incontestável de que o regulamento de 1990 não previa mesmo nenhum rebaixamento. Contra fatos não há argumentos”.

 

http://blogdojuca.blog.uol.com.br/

75 respostas a São Paulo nunca foi rebaixado.

  1. Raja disse:

    OS ÚNICOS TIMES QUE NUNCA JOGARAM NA 2A. DIVISÃO SÃO FLAMENGO, VASCO, SANTOS E CRUZEIRO. AOS DEMAIS, ÃO, ÃO, ÃO, …

  2. Vitor Birner disse:

    Raja, o CT é do meio dos anos 80 ( salvo engano, 85 ).

    Abraço!

  3. Alexandre disse:

    O São Paulo jogou parecendo estar com pouca vontade em campo contra a Ponte; nesse sentido o Leandro faz falta pois ao menos corria e sempre buscava jogo…A zaga deu alguns espaços perigosos ao adversário e Joílson e Fábio Santos ainda não mostraram a que vieram no time…Talvez com o time jogando com 2 laterais de ofício possa jogar de fato no 4-4-2, mas jogando com meias pelos lados do campo ou com o Richarlyson de zagueiro o time não se acertou esse ano, ainda que haja tempo para isso(ou seja para a Libertadores…)

  4. Michael Serra disse:

    Birner, a inauguração do CT é 1988 (xi, bateu a duvida agora, talvez 1989, mas é certo que é um dos dois anos). A construção deve vir de antes mesmo.

  5. Alexandre disse:

    Tá mais do que claro; o regulamento era ridículo, mas todos assinaram e está provado que o SP não jogou a segunda divisão; como foi dito em algum comentário acima, parece que parte da imprensa que não gosta(ou tem inveja) do SPFC tentou colar essa, mas parece que estão sendo obrigados a rever alguns de seus “conceitos…”

  6. Thiago Reimao disse:

    Birner, muito bonito esse scanner com um texto sem fonte que qualquer um poderia fazer (eu mesmo aqui em casa), mas a verdade é que o poderoso Real Madrid da Vila Sônia foi rebaixado, e bem bonito.

    Na imagem do link abaixo, vc poderá ver, na Folha SP de 21 de Julho de 91, a real prova.

    http://img153.imageshack.us/my.php?image=29276148

    Diante de tal prova, ficamos no aguardo de um post seu, com sua retratação, e afirmando que, sim, o SPFC foi rebaixado.

    Grande abraço!

    Thiago Reimao

  7. Clayton disse:

    Ao de cima, como disse o JK no seu blog, em resposta a outro “espertinho”: VOCÊ TEM A COLEÇÃO DA PLACAR? Ele tem, e atestou a veracidade da imagem. Conforme-se, o São Paulo FC é o único do TRIO DE FERRO, a não ser rebaixado, nem em paulistas, nem em brasileiros. Contenha a inveja.

    ___

    Raja, menos recalque sim?! O São Paulo desde sempre, teve grande expressão regional e nacional, até até 1990. Veja você, até final de Libertadores já tinha “experimentado”: em 1974, contra o Independiente. E sempre foi um clube que primou pelo planejamento. Que o diga o grande Gérson, canhotinha de ouro, quando defendeu as cores do SÃO PAULO, no ínicio da década de 70. Desde aquela época já era organizado. E o CT da Barra Funda foi inaugurado em 1988.

  8. PC disse:

    Sugiro trazer à tona o regulamento do ano anterior, em que efetivamente, o sp caiu. O regulamento de 90 foi criado após a queda numa tradicionalíssima virada de mesa.

    Faça me um favor!!!!!!!!

    PC

  9. Vitor Birner disse:

    Thiago, você que sempre escreve bons textos e imagino deve fazer pesquisas para isso, pode achar as matérias do Globo, Estadão, Diário Popular, de todos. Sobre os rebaixamentos “de verdade” eu consigo encontrar as informações facilmente. Só aparece a tal matéria da Folha! O fato de eu estar vivo e ter ido em todos jogos, para mim bastaria. Mas é estranho que o São Paulo tenha sido rebaixado no paulista não faz nem 18 anos e se discute se houve o fato não? E isso ganha força especificamente depois que Corinthians e Palmeiras cairam!

    Abraço!

  10. Clayton disse:

    Ao PC, desinformado, pelo visto…

    O regulamento de 1990, era o mesmo de 1989, 1988. Não previa descenso! Portanto, menos… Repito, o São Paulo, pra seu provável desgosto: JAMAIS FOI REBAIXADO!
    Juca Kfouri, PVC, Mauro Beting, Vitor Birner, todos já deram o seu veredicto: não houve queda. Leia os posts acima. Procure os regulamentos.

  11. scandiuzzi disse:

    Essa discussão realmente é inútil . Os torcedores do São Paulo localizaram o regulamento que demonstrou que apesar de ter sido o pior time do ano de 1990 e ter disputado com os times de 2ª divisão legalmente o SPFC não caiu . Podemos dizer então que o Corinthians é Campeão do Mundo . O lobo mau comeu a Chapeuzinho Vermelho e o canto da Sereia enfeitiça os marinheiros.
    A grande verdade é a seguinte : O São Paulo caiu sim, mas não disputou a segundona . Outra verdade : o Santos FC disputa com o Palmeiras a hegemonia de títulos nacionais ( 8 títulos cada um ) ou vão dizer que o Brasil não tem 5 títulos mundiais por que a CBF só foi criada em 1970 e antes era a CBD . Vale ou não vale a contagem anteror , temos 2 ou 5 títulos mundiais . O Santos é ou não Octa Campeão Muncial ? Vale o que quiser , pois acabou-se o futebol verdadeiro . O que existe agora são os números e estatísticas que interessam aos grupos . Só falta dizerem que o Rogério Ceni foi melhor que o Pelé!!!!!!!! ahahahah

  12. RONIVON disse:

    O CRUZEIRO E O UNICO TIME BRASILEIRO QUE NUNCA CAIU PARA A SEGUNDA DIVISAO DO CAMPEONATO BRASILEIRO,VAMOS AO TRI DA LIBERTADORES 2008CRUZEIROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO……………………..

    • wesley disse:

      cala boca que o cruzeiro ja caiu estadualmente no campeonato mineiro de 1921 e o sãopaulo nunca caiu chupa cruzerada

  13. milare disse:

    para encerrar a discussão

  14. Danilo de brito cesa disse:

    OBRIGADA VICTOR PELA INFORMAÇÃO PRESTADA A TODOS ACABEI DE CALAR A BOCA DE UM CORINTIANO QUE FALAVA QUE O SÃO PAULO TINHA SIDO REBAIXADO.
    SEM MAIS
    DANILO INDEPENDENTE BRITO CESAR

  15. ruander disse:

    o sao paulo e o melhor time do mundo

  16. o saopaulo e raça oresto e fumaça sou brasileironato dego com toudo praser sou pau pra touda obra e saupaulino ater morrer abraços pra os homem e beijos prais gatas saopaulinas

  17. ueslei disse:

    Eu sou saupalino de coração e ñ consigo entender como
    dizem que o São Paulo foi rebaixado sendo que ele foi vice em 90.

    Que os invejosos continue assim pois, seremos campeõs de novo.

  18. zezão disse:

    "Não houve festa, comoção, e outras reações normais quando um gigante cai."

    qual gigante que caiu?
    São paulo é gigante?
    tinha torcida?

  19. Efigenio Filho disse:

    SE NÃO FOI REBAIXADO PQ NÃO JOGOU COM PORTUGUESA, ORINTHIANS, SANTOS, PALMEIRAS, PONTE, GUARANI, ETC E SIM COM INTER DE LIMEIRA, UNIÃO SÃO JOÃO, COMERCIAL, ETC.

  20. rogerio barboza samp disse:

    sao paulo e minha vida e maior time do mundo ass.ropgeio

  21. Pingback: Nunca Caiu « Blog do Lina

  22. Fátima disse:

    Olá! Por que todas às vezes que perguntam com que dinheiro foi construido o estádio do Morumbi, você nunca responde ? Obrigada!

  23. ricardotannous disse:

    vitor, boa noite. faz tempo que não escuto seus comentários na cbn. o que aconteceu? está em alguma outra radio?

  24. Aldo Cristiano Zucchi disse:

    Vi todos os comentários, me lembro desta época ia aos estádios em sp, era liberado pela prefeitura ônibus da cmtc sem vidros para levar as torcidas, os regulamentos desta época eram meios malucos, mudavam a todo momento, do mesmo jeito era os nomes que davam aos campeonatos, a verdade é que não houve rebaixamento todos os times sabiam disso, o São Paulo já era forte nestes anos foi vice campeão brasileiro em 89 diante do Vasco, vice diante do Corínthians em 90, onde no primeiro jogo foi equilibrado e no segundo só deu São Paulo mais em um contra ataque o Corínthians matou o jogo, depois daí o Tricolor ganhou 20 títulos entre campeonatos e torneios até 94, não houve tapetão em 90 era o regulamento o mesmo que favoreceu o Corínthians na copa João Havelange de 2000 que havia 29 times e o timão terminou em 28º, o tricolor usou o regulamento já que não dava pra ser campeão em 90 ficou entre os piores times do paulista de 90 que o favoreceu em uma chave bem mais fraca em 91 e o tornou campão paulista desse ano, havia sim muitos jornalistas e diretores que tentaram rebaixar o São Paulo jogando na mídia, mais não teve jeito se o tapetão fosse real seria o tricolor mais poderoso que todos? acho que não é hora de por um fim nesta discussão. Quanto a construção do Morumbi o local da construção não existia nada o terreno foi doado pela imobiliária Aricanduva que era dona de quase tudo naquela área, o motivo era que traria um grande retorno para ela, foi usado dinheiro público como todos os estádios construídos também usaram o São Paulo teve um início que a torcida não se orgulha, mais passou ser o que é hoje aprendendo com os erros do passado, erros que alguns times estão cometendo atualmente, todos os times tem erros, atire a primeira pedra quem não foi ajudado pelo governo, prefeitura, ou regulamentos e campeonatos inventados, passando por cima da história do futebol.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>