26 fev

Campeões Paulistas fora da Primeira Divisão do Brasileiro

História

De José Renato Sátiro Santiago Jr

Se o Campeonato Paulista acabasse hoje, as 4 equipes classificadas para as Semifinais não jogariam a Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro. Barueri, Corinthians e Ponte Preta estão na Segunda Divisão enquanto o Guaratinguetá, sequer a Terceira Divisão do Brasileiro tem disputado.

No passado, algumas equipes já conquistaram o título estadual paulista mesmo sem fazer parte da Primeira Divisão do Brasileiro.

A primeira vez aconteceu em 1986, quando a Internacional de Limeira foi campeã paulista frente o Palmeiras, antes de inicar sua participação na Segunda Divisão do Brasileiro. Naquela edição, conseguiu o acesso, durante a própria competição, e foi para a Primeira Divisão do Brasileiro daquele ano, quando foi eliminado pelo São Paulo, futuro campeão naquele ano.

Em 1990, o Bragantino que conquistou o título paulista nas finais frente ao Novorizontino, tinha acabado de subir para a Primeira Divisão do Brasileiro ao ser campeão da Segundona em 1989. Então, se formos levar ao pé da letra, o Braga já estava na Primeira Divisão do Brasileirão.

Por fim, em 2002, em um campeonato que não contou com as grandes equipes paulistas, o Ituano, que fazia parte da Terceira Divisão do Brasileiro, conquistou o título paulista.

6 respostas a Campeões Paulistas fora da Primeira Divisão do Brasileiro

  1. RODRIGO MENDES disse:

    ISSO PROVA QUE COMO OCORRE NOS PRINCIPAIS CENTROS DE FUTEBOL, NÃO DEVE HAVER CAMPEONATOS ESTADUAIS E SIM FORTALECER CAMPEONATOS COMO A COPA DO BRASIL, QUE SEM OS TIMES QUE DISPUTAM LIBERTADORES PARECE UM CAMPEONATO DE SEGUNDA LINHA.

  2. Pedro de Sousa disse:

    ocorrerá novamente: Corinthians campeão paulista de 2008.

  3. fernando rocha disse:

    Isso não deveria ser tão novidade assim. Pois mais de 25% das equipes pequenas do estado de SP disputam a série B do Brasileirao nas mesmas condições que equipes consideradas grandes dos outros estados. As equipes interioranas são relativamente fortes e tem elencos para atrapalharem a vida dos times grandes.Por isso o campenoato paulista é o regional mais difícil de ser conquistado.Não temos times perebas como no RJ por exemplo,onde o treinador do america disse que o time inteiro não tinha condições físicas pra correr nem 30 minutos.

  4. José Renato disse:

    concordo com vc, é uma pena a Copa do Brasil não ser disputada pelos integrantes da Libertadores…um abraço

  5. José Renato disse:

    o que realmente deveria interessar ao Corinthians é o título da Série B de 2008…um abraço

  6. José Renato disse:

    é o campeonato mais difícil, mas ainda pode ser considerado como fraco…um abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>