10 mar

O horrendo show dos árbitros.

Birnadas

De Vitor Birner

Quem não gosta, pode reclamar.

Mas não tem como deixar de falar do serviço de péssima qualidade que os árbitros prestam ao futebol.

Há momentos que eles decidem mais que os jogadores.

Eu acho chato, entretanto sou obrigado a discutir o tema.

Carrego a bandeira do uso das imagens durante as partidas.

Ninguém, até hoje, me deu uma resposta convincente para a minha eterna pergunta.

Por que a cena transmitida, gravada e reprisada pelas televisões que todo mundo vê, não pode ser utilizada no local e hora onde é mais importante, necessária?

Tenho outras questões.

Quem ganha com isso?

Qual a razão dos árbitros, os maiores criticados, não lutarem pelo auxílio?

E o chip?

E a profissionalização?

E o fim da ligação entre árbitros, Federações e CBF?

Quatro auxiliares ao invés de dois?

Ótimo, será bom para o jogo!

Só que não vai chegar nem perto de diminuir a quantidade de erros absurdos dos sopradores de apito.

O cheiro da naftalina dos ternos da cartolagem deve estar afetando a mente de quem cuida da revisão das regras.

Em 2008, na era digital, da comunicação, do imediatismo, não vão me vender que mais dois seres humanos correndo pelos lados do gramado significam modernidade.

44 respostas a O horrendo show dos árbitros.

  1. Gentil Neto disse:

    A arbitragem do final de semana foi a pior que já vi na minha vida….

    Abss

  2. CAIO FC disse:

    Birner boca e independiente fizeram o classico ontem dos 2 maiores campeoes da libertadores com 13 titulos cada um no total empataram em 1×1 no classico na bombonera ontem o grande destaque do futebol sulamericano ontem

  3. Marcelo disse:

    Caro Victor, o que mais me chamou a atenção foi o Jogo do Palmeiras, o árbitro como comentado por todo mundo, foi Péssimo, mas na volta do intervalo, quando perguntado sobre a atuação do apitador, Luxemburgo disse que ele estava de Parabéns, em ótima atuação, será que se o Palmeiras continuasse perdendo por dois a zero e com um homem a menos, ele teria a mesma opinião ????

  4. Marcelo disse:

    Por que sempre que vou mandar um comentário, aparece um erro dizendo que ele ja existe ????

  5. Marcelo disse:

    Caro Victor, o que mais me chamou a atenção foi o Jogo do Palmeiras, o árbitro como comentado por todo mundo, foi Péssimo, mas na volta do intervalo, quando perguntado sobre a atuação do apitador, Luxemburgo disse que ele estava de Parabéns, em ótima atuação, será que se o Palmeiras continuasse perdendo por dois a zero e com um homem a menos, ele teria a mesma opinião ? Muito curioso como as opiniões mudam…..

  6. José Lopes disse:

    Aceitar as imagens como auxiliares nas soluções de questões duvidosas é o mesmo que aceitar o fato de existirem juízes incompetentes para não dizer outra coisa. Se este auxílio desse certo (e daria mesmo) para que servem os juízes? A questão em si não é o mais importante mas sim as conseqüências, por exemplo: Por que não ser mais eficaz nas bilheterias? Por que não fazer auditorias nas contagens de torcedores. A Polícia Militar dispõe de métodos para avaliar o contigente presente em um evento. Possuem até câmeras. Por que não confrontar estes dados com o que é informado pelas administrações dos estãdios? Por que? Por que? Por que? POR QUE FICAMOS SÓ FALANDO??

  7. José Lopes disse:

    PORQUE OS FINS JUSTIFICAM OS MEIOS!

  8. Coca disse:

    Birner, quando estudei o assunto do Chip na Bola tive a mesma sensação que você. Afinal de contas, o Chip iria detectar APENAS um TIPO DE INFRAÇÃO, se a bola passou sim ou não a linha do gol… 99% dos erros de arbitragem não são desse tipo…
    Quanto aos 2 novos assistentes, pode até diminuir erros de arbitragens, mas não parece uma medida convincente, inclusive porque eu acho que ferre a universalidade das regras, a principio, qualquer jogo de futebol teria de contar com 5 árbitros…
    O argumento contra o uso do vídeo no futebol é que é um jogo que deve fluir. Não é como futebol americano que tem troca de equipe de ataque e defesa. Isso torna o uso do vídeo complicado. Mas já fizeram sugestões interessantes, como a de colocar um assistente numa sala, com acesso a vídeo, ele só pode intervir no jogo se o juiz chama-lo, e dar um feedback instântaneo para o juiz, que toma a decisão no final.
    abraço

  9. Léo disse:

    Dae Birner tudo blz contigo? cara me tira um grande dúvida que vem me consumindo desde ontem após o jogo do palmeiras, no lance da expulsão do Marcos, o juiz disse que deu a lei da vantagem para o Palmeiras pois a bola sobrou livre para o zagueiro da equipe verde, como a bola estava em jogo e o goleiro Marcos agrediu o jogador foi dado penalti e expulso o jogador como manda a regra, nesse caso o juiz errou? se errou pq?
    e um detalhe malaquias levou cartão amarelo pela entrada no Marcos… o que de fato pouca gente viu….

  10. Rober disse:

    Vitor, os donos das capitanias herditárias(clubes e federações) não querem isso, afinal se apoiarem a utilização de recursos eletrônicos, em detrimento "da emoção" que proporciona o futebol sem recursos eletrônicos,perderão a moeda de barganha pra manterem-se no poder

  11. gonz disse:

    eu acredito que fica assim pra facilitar pra quem menipula e altera o resultado pra seu próprio benefício… depois do caso edilson, fica dificil acreditar que arbitros sejam idependentes no que fazem. não é possivel que só exixtisse UM esquema. DOIS arbitros que participavem (edilson e danelon).

    é claro, cristalino que tem mais coelho nesse mato… e coelho grande.. e que ninguem vai fazer aparecer… portanto… as altas comissões vetam o tipo de coisa que vai denunciar os "erros" dos ladr(ops)… juizes…

    cara, até no turfe (que não é um esporte dos mais "limpinhos") tem o photochart… haja sem-vergonhice…

  12. Lucas disse:

    Em 1998 na copa do mundo da frança, Foi marcado um penalti do junior baiano (acho, não me recordo ao certo) contra o brasil na fase de classificação.
    todos ficaram atonitos, imagens de todos os angulos, todos falando que o arbitro inventou o penalti.

    Depois de 3 meses surgiu uma foto provando que o arbitro estava certo.

    Isso era em uma copa do mundo, com milhares de fotografos e centenas de cameras filmando.

    O uso de imagens de cameras é inviavel, pois um jogo entre São paulo e corinthians teria muito mais cameras filamndo que um entre guaratingueta e ponte preta.

    Seria justo isso?

    Sou a favor de inovaçoes, mas inovaçoes que só sirvam para os grandes, não é justo.

  13. André Lopes disse:

    Pq os arbitros não se profissionalizam? Quais as razões? Fonte de Renda – a maioria tem na arbitragem sua principal fonte de renda, então pq? Aposentadoria precosse? pode-se fazer um planejamento adequado nesse sentido, existem várias formas de aposentadoria. Vão existir vários argumentos, mas para mim nenhum convincente. o q vc acha disso? Abs, André Lopes

  14. Nilo Francisco disse:

    Birner, a Federação tem o poder de suspender arbritos? Acho que não pois, eles não são contratados da federação ( e se não estou enganado) são apenas prestadores de serviço! portanto não existe suspensão no sentido real da palavra! mas voltando ao assunto, pra mim todas as medidas citadas por voçê acima são víaveis e mais do que isso são necessárias, principalmente a profissionalização dos arbitros ( afinal, não podemos critica-los pois eles são amadores e tem que ser tratados como tal) e a implementação do auxilio das imagens nas patidas!

  15. João S&eacute disse:

    Birenr,mesmo com as imagens, persiste o problema para muitos lances subjetivos, como faltas

  16. luiz Roberto vidal disse:

    pra mim sampaulino roxo nem reparei nos árbitros.Reparei sim foi no Burricy o lacaio do Juju e não venham me dizer que eu sou da oposição .Eu sou é medianamente inteligente.O São Paulo não tem time próprio(nem amor ).O Juju arrendou todos.As reevelações são todas queimadas por êsse tecnico mocorongo que "matou" o ultimo revelado:Thiago…ia indo muito bem,quando o Mocorongo do tecnico chegou,passou a berrar com ele na lateral do campo,que o rapaz não conseguiu mais jogar bola.O chumbinho tá jogando paca num time do paulistinha,Jackson foi emprestado,Sergio Motta fica no banco só pra constar,Kazumba idem…Enqiuanto isso os marginais lançaram,desde que o Burricy é tecnico:willian,Jô,Dentinho,Lulinha,Rony,Bruno Otavio,Ratinho,Coelho,enfim…um monte de revelações e mais:o São Paulo foicampeão do sub-17 emcima do time do Dentinho,Lulinha etc….ccadê as nosssas revelações?E mais….Juvenal tem que explicar aonde anda o tal Oscar que o presidente cantou de galo dizendo que havia escondido o garoto de um time ingles.O tal Oscar nunca apareceu e nenhum jornalistas falou nada,caro Birner,será quew vc sabe aonde anda o Oscar?só sei de uma coisa:Jogo na Timemania e cravo oPalmas TO….que eu é que não vou dar dinheiro pro Juju viajar pra India e se reeleger numa boa….

  17. Alessandro-Palmeiren disse:

    Lucas, você só errou o tempo: 24 horas depois do final do jogo, foram visto as primeiras imagens do penalty. Lembro que a folha de São Paulo, na época, estampou em sua primeira página a foto do juiz com a seguinte frase: Ladrão: Noruega 2×1. E na Terça-Feira Casseta & Planeta já tirava sarro do zagueiro brasileiro..
    Mas independente de 3 meses, ou 24 horas, concordo com você: A partida já teria terminado quando descobrissem a verdade..

  18. Samuel Fuentes disse:

    O Fluminense no jogo deste sábado demonstra o desinteresse por jogar com times pequenos.Na partida pela Libertadores , o Fluminense entrou determinado a vencer de qualquer maneira o Arsenal, pois sabia que não podia desperdiçar aquela oportunidade.Ao contrário dos jogos pelo campeonato estadual.Desta forma não faz mais sentido disputar um campeonato com excesso de equipes desequilibradas , num campeonato em que o grande interesse são as disputas nos clássicos .
    Há alguns anos, existia um atrativo à parte na disputa pelos estaduais, pois somente os 2 primeiros colocados de cada campeonato estadual conseguia uma vaga na Copa do Brasil.Os estaduais eram classificatórios . Por isso que o Campeonato brasileiro é tão importante, todos disputam com afinco, porque todos querem uma vaga na Libertadores. Só me resta torcer, para que eu esteja errado, e que o Flu seja campeão da Libertadores.

  19. CAIO FC disse:

    palacio vai pro milan é birner?

  20. Ainda bem que eu não acompanhei o futebol neste final de semana, assistindo alguns programas esportivos nesta segunda feira e visuzalizando os comentarios sobre a ARBITRAGEM, está de mal a pior….. È RIDICULO, quando que isto irá mudar???

    Anderson Carpejane

  21. Federico disse:

    Vitor,
    Pq ninguém comenta nada sobre a confusão envolvendo o Mano Menezes que chamou o zagueiro Carlinhos do Guara de assassino se referindo a um acidente que ocorreu no passado? Na entrevista coletiva o Mano deu patada quando lhe perguntaram sobre o tema.
    Acho que esse fato tem que ser comentado e muito discutido, acho um absurdo um técnico falar uma coisa dessas a um colega de profissão, chega de "vale tudo para ganhar", acho que tem que se ter um limite para o que se fala e as atitudes que se tomam dentro de campo, acima da vitória tem que vir o respeito ao ser humano.
    Um abraço.

  22. André Nogueir disse:

    Birner,

    Erros de arbitragem sempre ocorreram.

    Basta assistir ao programa "Grandes Momentos do Esporte" na TV Cultura para comprovar isso.

    Tenho que chover no molhado, falar o que já foi dito milhares de vezes em mesas de bares e pelos estimados cronistas esportivos (muitos motivados pelos produtos consumidos nas mesas de bares): A tecnologia e sua facilidade de aplicação no áudio visual multiplicaram absurdamente a identificação de erros de arbitragem e, principalmente, a divulgação deles.

    Impedimentos, penalidades máximas são infrações que na maioria das vezes, pela falibilidade dos sentidos humanos, podem ter inúmeros e variados argumentos para uma mesma visão da jogada. Que dirá das visões divergentes?

    Cronistas (sem generalizar) tendem a ter a visão mais polêmica e/ou geradora de audiência. Qdo não optam pela versão que favoreça mais seu time ou prejudique a equipe com a qual não simpatiza.

    Futebol, sempre foi e será assim. Erros fazem parte dele. O que não pode existir é o "dolo".

    A parte disciplinar sim é mais visível e menos discutível. Pelo bem do futebol a indisciplina deve ser punida sempre, o que não elimina a necessidade de treinar melhor os árbitros.

    A profissionalização da arbitragem é a única saída. Treinamentos de reflexo de visão e ação semelhantes aos feitos para a recepção de uma cortada de Vôlei. Criação de "árbitros atletas".

    Abraço!

  23. Raja disse:

    FIXAÇÃO COM ARBITRAGEM … JORNALISMO ESPORTIVO PAULISTA É CASO FREUDIANO.

  24. Fala, Birner!
    Mas se colocarem chips nas bolas para elas acusarem gols legítimos, saídas pelas laterais, pararem os jogos para terem certeza de que o lance duvidoso foi penalidade máxima, pararem novamente para confirmar que o jogador fulano de tal estava impedido na hora do lançamento, etc etc etc, como RAIOS vão poder manipular os resultados dos jogos?
    De forma alguma! Pode parar AGORA com essa idéia pq, se for assim, meu Timao NUNCA MAIS vai ganhar título… he he he!
    Brincadeiras à parte, sou totalmente a favor do uso da tecnologia. Até as partidas de tênis já têm contado com o aliado tecnológico. Uma idéia seria "permitir" a cada time que pedisse a revisão de um ou dois lances por tempo de jogo.
    Grande abraço,
    Joao Luis Amaral

  25. Pedro Raso Portes disse:

    Birner, não adianta mudar as regras se quem tem que aplicá-las nem consegue enxergar direito! Antigamente todos os ex-árbitros dizem que tinham que ter visão periférica e tudo mais. Hoje em dia tem que ter prepotência para virar árbitro brasileiro. Esse final de semana, acho que no Campeonato Alemão, o árbitro voltou atras em uma expulsão por ouvir o quarto árbitro. Falta isso por aqui. Reconhecimento de que pode errar.

    abs

  26. Linneu Netto disse:

    Birner, acredito que nem seja necessário usar tecnologia para se evitar o erro dos árbitros. Mudanças nas regras já seriam suficientes para minimizar esses erros, as regras impedem o dinamismo do jogo e são de difícil execução para o ser humano. Não vemos árbitros decidirem jogos de Futsal, Basquete ou Vôlei, pois nesses as regras são para dinamizar o jogo e evitar o anti-jogo. Escrevi um post abordando alguns pontos sobre isso no meu blog. http://www.futebolemjogo.wordpress.com

  27. carlos gibrail disse:

    A sua análise está perfeita.
    Para mudanças , creio que precisamos apenas viver os dias de hoje como eles são.
    Dificil não?
    Facílimo para os normais, que usam internet, celular,power point, carros automáticos com ar condicionado, etc.
    Gostaria de saber se o Presidente da FIFA poderia manter esta postura arcaica na hora de enfrentar , por exemplo uma cirurgia. Que tal não usar os recursos modernos no hospital?
    Que tal ir á sede da FIFA de carruagem ou a cavalo?

    O tenis mudou depois de um desastre contra as irmãs Williams no US OPEN.
    O volei se transformou e se modernizou.
    A F1 muda todo ano.

    E nós aqui com amadores e recursos "naturais".

  28. Gabriel C. Santo disse:

    A arbitragem e a cartolagem são ridículas.

    Século XXI e o futebol em nada se alterou desde o Século XIX, XX.

    É frustrante ver esses velhos "enternados" no comando do futebol. Gente que nunca jogou bola no campinho de terra, na rua, nunca brincaram de bobinho, nunca colecionaram figurinhas, nunca cometeram uma loucura para ver o time do coração.

    Enquanto nós, torcedores apaixonados, que contamos os dias para um grande jogo. Quando ele chega, um lance externo altera todo o resultado.

    Se bem que merecemos isso. Somos os brasileiros – aqueles que nunca brigam por melhorias e pelos seus direitos.

  29. ronan disse:

    Modernizar a arbitragem e seus métodos é o caminho para quem gosta de discutir cada lance arbitrado erroneamente pelo juiz. Acontece que esses mesmos exigentes críticos, também não gostam de inovações no futebol e outros partilham da opinião de que "polêmica é que move o futebol"!! Dá para entender uma coisa dessa? Passou agora há pouco no JN, o Arnaldo C. Coelho, ex-juiz, dizendo que polêmica (entende-se erros) é fundamental na partida…. Não é curioso?

  30. Vitor Birner disse:

    Legal o blog!

    Abraço!

  31. Vitor Birner disse:

    Claaaaaaaaaaaaaro que não!

    Abraço!

  32. Vitor Birner disse:

    Como assim? Por favor, pode me enviar um email explicando?

    Abraço!

  33. Vitor Birner disse:

    É uma pena!!

    Abraço!

  34. Guillermo disse:

    Uma coisa que é necessária para se usar imagens é que quem filme seja imparcial (melhor que seja da equipe de arbitragem). Caso contrário, correremos o risco da tv transmissora acabar prejudicando uma das equipes por não fazer uma cobertura completa e correta do jogo (e.g. perder uma agressão por que resolveram filmar um cara fantasiado de super-homem com um cartaz "filma nóis(sic)").

    Do uso de tecnologia, prefiro priorizar o uso de dispositivos na bola e nas chuteiras dos atletas para coletar informações de se a bola saiu ou não e ajudar em decisões de impedimento.

    Com a FIFA não querendo adotar essas medidas, é ainda possivel que federações locais encabecem esse pioneirismo sem ir de encontro com a entidade maior? Se for o caso, o Brasil poderia se colocar nessa área na vanguarda tecnológica e também do futebol (MODO UTOPIA = ON)

    Abraço e DÁ-LHE GRÊMIO!!!

  35. Vitor Birner disse:

    por que não colocar árbiotros de eletrônica comunicando, pelo ponto, o árbitro sobre o que houve.

    Abraço!

  36. Vitor Birner disse:

    Ele deu a vantagem quando nào deveria. beficiou o infrator, pois tinha como perder a bola.

    Abraço!

  37. Vitor Birner disse:

    CONCORDO!!!!!!!

    Abraço!

  38. Vitor Birner disse:

    Lá, o jóquei puxa o cavalo!!!!!

    Abraço!

  39. Vitor Birner disse:

    O Abdré kfouri, atrás do gol, insistiu que houve pênalti até a foto aparecer no dia seguinte. A eletrônica não acabaria com as falhas, mas diminuiria drasticamkente o número delas.

    Abraço!

  40. Vitor Birner disse:

    PERFEITO! Árbitros têm que fazer curso especial em Faculdades respeitáveis de Educação Física e alguma entidade, sem nenhuma ligação com Federações e Confederações devem vender o serviço deles. Mas no dia que isso acontecer, os árbitros vão pedir a modernização.Enquanto a indicaçào for política, continuaremos discutindo, como tolos, a questão.

    Forte abraço!

  41. Vitor Birner disse:

    Desconfio que a relação seja protecionista e não de cobrança.

    Abraço!

  42. Vitor Birner disse:

    Concordo, mas o número seria menor.

    Abraço!

  43. Junior disse:

    As arbitragens estão ruins, sim.

    Mas, no Brasileirão 2007, foi muito pior, porque erraram muito mais, e sempre a favor do time que se sagrou campeão.

    Foi uma vergonha.

    O que está acontecendo agora é apenas mediocridade.

  44. Coca disse:

    Imagino que a solução de mão única que eu descrevi no meu comentário caminharia naturalmente para uma solução de duas mãos (o assistente poder se comunicar a todo momento com o juiz). Isso realmente seria uma forma de diminuir muito os erros de arbitragem, porém se aplicaria apenas a jogos retransmitidos na tv. Dúvido que um jogo da "3a divisão" teria recursos para usar um sistema próprio de captação audiovisual…
    abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>