Os Times Beneficiados pelas “Viradas de Mesa”
De José Renato Sátiro Santiago Jr.
Ao longo das edições do Campeonato Brasileiro, muitas vezes o regulamento foi mudado durante a competição, quando não foi simplesmente ignorado. Segundo o levantamento que fiz, 45 equipes já foram beneficiadas, direta ou indiretamente, por estas modificações.
São as tristes e famosas “Viradas de Mesa”.
América MG
Acesso conseguido para a Primeira Divisão de 1993 graças à mudança de regulamento que aconteceu durante a Primeira Fase da Segunda Divisão de 1992. (vide texto do Grêmio)
Foi resgatado diretamente da Segunda Divisão, onde estava em 1999, para a Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro de 2000 ( a Copa João Havelange)
América RJ
Foi resgatado para o Módulo Amarelo, Segunda Divisão, da Copa João Havelange em 2000.
América RN
Foi salvo do rebaixamento em 1999 para a Terceira Divisão e resgatado para o Módulo Amarelo, Segunda Divisão, da Copa João Havelange em 2000.
Americano
Foi resgatado para o Módulo Amarelo, Segunda Divisão, da Copa João Havelange em 2000.
Anapolina
Foi resgatado para o Módulo Amarelo, Segunda Divisão, da Copa João Havelange em 2000.
Bahia
Foi resgatado diretamente da Segunda Divisão, onde estava em 1999, para a Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro de 2000 ( a Copa João Havelange)
Bandeirante DF
Foi resgatado para o Módulo Amarelo, Segunda Divisão, da Copa João Havelange em 2000.
Bangu
Foi resgatado para o Módulo Amarelo, Segunda Divisão, da Copa João Havelange em 2000.
Botafogo RJ
Beneficiado pela mudança de regra durante a Primeira Fase do Campeonato Brasileiro de 1986, o que resultou em sua classificação para a Segunda Fase. (mais detalhes no texto sobre o Vasco da Gama)
Botafogo SP
Foi resgatado do Módulo Amarelo, equivalente a Segunda Divisão de 2000, diretamente para a Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro de 2001.
Bragantino
Ao se classificar em último lugar, entre os 24 participantes do Campeonato Brasileiro de 1996, deveria ter sido rebaixado, no entanto, a CBF alegou a existência de problemas relacionados à arbitragem e cancelou o rebaixamento.
Brasil RS
Foi resgatado para o Módulo Amarelo, Segunda Divisão, da Copa João Havelange em 2000.
Caxias
Foi resgatado para o Módulo Amarelo, Segunda Divisão, da Copa João Havelange em 2000.
Ceará
Acesso conseguido para a Primeira Divisão de 1993 graças à mudança de regulamento que aconteceu durante a Primeira Fase da Segunda Divisão de 1992. (vide texto do Grêmio)
Central PE
Rebaixamento para a Terceira Divisão de 1997 foi cancelado.
Comercial MS
Beneficiado pela mudança de regra durante a Primeira Fase do Campeonato Brasileiro de 1986, o que resultou em sua classificação para a Segunda Fase. (mais detalhes no texto sobre o Vasco da Gama)
Coritiba
Acesso conseguido para a Primeira Divisão de 1993 graças à mudança de regulamento que aconteceu durante a Primeira Fase da Segunda Divisão de 1992. (vide texto do Grêmio)
Criciúma
Acesso conseguido para a Primeira Divisão de 1993 graças à mudança de regulamento que aconteceu durante a Primeira Fase da Segunda Divisão de 1992. (vide texto do Grêmio)
Foi salvo do rebaixamento em 1999 para a Terceira Divisão e resgatado para o Módulo Amarelo, Segunda Divisão, da Copa João Havelange em 2000.
CSA
Foi resgatado para o Módulo Amarelo, Segunda Divisão, da Copa João Havelange em 2000.
Desportiva
Acesso conseguido para a Primeira Divisão de 1993 graças à mudança de regulamento que aconteceu durante a Primeira Fase da Segunda Divisão de 1992. (vide texto do Grêmio)
Foi salvo do rebaixamento em 1999 para a Terceira Divisão e resgatado para o Módulo Amarelo, Segunda Divisão, da Copa João Havelange em 2000.
Figueirense
Foi resgatado para o Módulo Amarelo, Segunda Divisão, da Copa João Havelange em 2000.
Fluminense
Ao ficar em penúltimo lugar entre os 24 participantes do Campeonato Brasileiro de 1996, deveria ter sido rebaixado, no entanto, a CBF alegou a existência de problemas relacionados à arbitragem e cancelou o rebaixamento.
Foi resgatado diretamente da Segunda Divisão, onde tinha conseguido acesso ao ser campeão da Terceira Divisão em 1999, para a Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro de 2000 ( a Copa João Havelange)
Fortaleza
Acesso conseguido para a Primeira Divisão de 1993 graças à mudança de regulamento que aconteceu durante a Primeira Fase da Segunda Divisão de 1992. (vide texto do Grêmio)
Foi resgatado para o Módulo Amarelo, Segunda Divisão, da Copa João Havelange em 2000.
Goiás
Beneficiado pela mudança de regra durante a Primeira Fase do Campeonato Brasileiro de 1986, o que resultou em sua classificação para a Segunda Fase. (mais detalhes no texto sobre o Vasco da Gama)
Goiatuba
Rebaixamento para a Terceira Divisão de 1997 foi cancelado.
Grêmio
O Regulamento do Campeonato Brasileiro da Segunda Divisão de 1992 previa o acesso de apenas duas equipes, no entanto, com uma fraca campanha durante a Primeira Fase, o Grêmio foi beneficiado pela mudança do regulamento que passou a classificar 12 equipes para a Primeira Divisão de 1993.
Joinville
Beneficiado pela mudança de regra durante a Primeira Fase do Campeonato Brasileiro de 1986, o que resultou em sua classificação para a Segunda Fase. (mais detalhes no texto sobre o Vasco da Gama)
Juventude
De acordo com o regulamento do Campeonato Brasileiro de 1999, que considerava a média de pontos, o Juventude teria sido rebaixado, no entanto, a confusão provocada pelos problemas que envolveram a falsificação de documentos do jogador Sandro Hiroshi, permitiu que seu rebaixamento fosse cancelado.
Marcílio Dias
Foi resgatado para o Módulo Amarelo, Segunda Divisão, da Copa João Havelange em 2000.
Nacional AM
Foi resgatado para o Módulo Amarelo, Segunda Divisão, da Copa João Havelange em 2000.
Náutico
Beneficiado pela mudança de regra durante a Primeira Fase do Campeonato Brasileiro de 1986, o que resultou em sua classificação para a Segunda Fase. (mais detalhes no texto sobre o Vasco da Gama)
Foi resgatado para o Módulo Amarelo, Segunda Divisão, da Copa João Havelange em 2000.
Paraná
Foi resgatado do Módulo Amarelo, equivalente a Segunda Divisão de 2000, diretamente para a Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro de 2001.
Paysandu
Foi salvo do rebaixamento em 1999 para a Terceira Divisão e resgatado para o Módulo Amarelo, Segunda Divisão, da Copa João Havelange em 2000.
Ponte Preta
Rebaixamento para a Terceira Divisão de 1996 foi cancelado.
Remo
Acesso conseguido para a Primeira Divisão de 1993 graças à mudança de regulamento que aconteceu durante a Primeira Fase da Segunda Divisão de 1992. (vide texto do Grêmio)
Ríver PI
Foi resgatado para o Módulo Amarelo, Segunda Divisão, da Copa João Havelange em 2000.
Santa Cruz
Beneficiado pela mudança de regra durante a Primeira Fase do Campeonato Brasileiro de 1986, o que resultou em sua classificação para a Segunda Fase. (mais detalhes no texto sobre o Vasco da Gama)
Acesso conseguido para a Primeira Divisão de 1993 graças à mudança de regulamento que aconteceu durante a Primeira Fase da Segunda Divisão de 1992. (vide texto do Grêmio)
Santos
Em 1982, o Santos ficou apenas em décimo no campeonato paulista que era classificatório para o campeonato brasileiro. Deveria disputar a Taça de Prata em 1983, no entanto, o critério para definição dos participantes foi deixado de lado, e o Santos foi convidado a disputar a Taça de Ouro de 1983, quando chegou a um surpreendente vice-campeonato.
São Caetano
Foi resgatado do Módulo Amarelo, equivalente a Segunda Divisão de 2000, diretamente para a Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro de 2001.
Sergipe
Rebaixamento para a Terceira Divisão de 1997 foi cancelado.
Serra ES
Foi resgatado para o Módulo Amarelo, Segunda Divisão, da Copa João Havelange em 2000.
Sobradinho
Beneficiado pela mudança de regra durante a Primeira Fase do Campeonato Brasileiro de 1986, o que resultou em sua classificação para a Segunda Fase. (mais detalhes no texto sobre o Vasco da Gama)
União São João
Acesso conseguido para a Primeira Divisão de 1993 graças à mudança de regulamento que aconteceu durante a Primeira Fase da Segunda Divisão de 1992. (vide texto do Grêmio)
Foi salvo do rebaixamento em 1999 para a Terceira Divisão e resgatado para o Módulo Amarelo, Segunda Divisão, da Copa João Havelange em 2000.
Vasco da Gama
O regulamento do Campeonato Brasileiro de 1974 previa que a final do campeonato teria como mandante a equipe com melhor campanha ao longo de todo o campeonato. No caso o jogo seria no Mineirão, uma vez que o Cruzeiro tinha a melhor campanha, no entanto a equipe mineira foi punida, devido problemas ocorridos em um jogo anterior realizado no Mineirão frente o próprio Vasco da Gama. A CBD (atual CBF) não apenas tirou a partida final do Mineirão como colocou no Maracanã, isto é, o regulamento foi ignorado.
O mesmo fato ocorrido com o Santos aconteceu com o Vasco em 1983, quando ficou em nono no estadual daquele ano e foi “levado” para a Taca de Ouro de 1984, quando também conquistou o vice-campeonato.
Na Primeira Fase do Campeonato Brasileiro de 1986, o regulamento previa a classificação de 6 equipes em cada um dos grupos que contava com 11 participantes. A equipe carioca fazia má campanha e inúmeras manobras foram feitas tendo em vista punir outras equipes, com perda de pontos, entre elas o Joinville e a Portuguesa. A solução foi aumentar o número de equipes classificadas, o que significou a classificação do Vasco para a Segunda Fase.
Villa Nova MG
Foi resgatado para o Módulo Amarelo, Segunda Divisão, da Copa João Havelange em 2000.



RSS
Puxa, Zé Renato,
meu amado Paraná está na lista, né?
Coisa feia… Deveria haver algum meio legal para evitar realmente isso, não? Sei lá, caçar os títulos conseguidos a partir destas manobras, estas coisas…
Quem sabe, quando este nosso país sair do terreno da psicopatia, não é mesmo?
beijo.
d.
Comentário por deborah — 28/03/2008 @ 8:10
Realmente, mas parece que ultimamente as viradas têm sido mais raras…um beijo
Comentário por José Renato — 28/03/2008 @ 20:16
Opa, opa, opa, José Renato! Pode colocar lá em cima: corintians – Foi beneficiado pela remarcação de 2 jogos em que pode recuperar 3 pontos, antes perdidos, para somar ao final e sagrar-se campeão. Não vamos tratar como se tudo aquilo fosse irrelevante… A mídia ibope tenta esquecer e lembrar só dos lucros. O torcedor honesto não esquece.
Comentário por ronan — 28/03/2008 @ 8:19
Não foi virada de mesa e sim uma decisão extra campo, na minha opinião “bastante discutível”…um abraço
Comentário por José Renato — 28/03/2008 @ 20:17
Tantos clubes rebaixados. Tanta virada de mesa. Uma vergonha.
Esse assunto rebaixamento virou algo comum no meu dia a dia. E disso eu sei o sofrimento, como corinthiano que sou.
Lendo o texto com um amigo são paulino, duas coisas chamam a atenção: a ausência do Corinthians e do São Paulo.
Ficamos aqui discutindo sobre as viradas de mesa e tive que ouvir que o Timão ia ser beneficiado antes de iniciar a série B. Era esperar pra ver.
Discordo. Coisa de são paulino. Virada de mesa favorecendo o Timão não! Não admito!
E ficou a discussão sobre o Corinthians e o São Paulo. Sobre quem cumpre as regras efetivamente. Mas nisso, nós corinthianos, damos um banho nos nossos adversários do Morumbi. Apenas não reconhecem.
O Corinthians, é o boneco de Judas da imprensa. Deu chance, metem o pau. Tudo ali é irregular. Todas as vitórias são contestadas. Todas as conquistas tem um “mas”. Logo o Corinthians, que foi o único clube que abraçou a causa da democracia. Logo o Corinthians, que essa semana aprovou as eleições diretas para presidente, e nem duas linhas a imprensa noticiou. Logo o Corinthians, que nunca foi agraciado por políticos, que só usam a sua massa de torcedores para se eleger. Logo o Corinthians, que rebaixado no campo, vai cumprir seu calvário, cumprindo as regras.
O São Paulo, é o queridinho da imprensa. Falar bem é obrigação. Tudo ali é modernidade, é correto. Todas as conquistas são fruto de planejamento. Logo o São Paulo, que foi um clube que nada fez à favor da democracia, sempre abraçando a causa da situação, mesmo que sejam os militares. Logo o São Paulo, que na calada da noite, alterou seu estatuto, e nem duas linhas a imprensa noticiou. Logo o São Paulo, que foi agraciado por um Governador do Estado para conseguir dinheiro e facilidades para construir seu estádio. Logo o São Paulo, que mesmo rebaixado não cumpriu o merecido calvário de quem, dentro de campo, não fez a sua parte, apesar de não ter sido no Brasileirão.
É o time do povo. E o povo sofre, mas cumpre o seu papel, resignado.
Comentário por Rubens do Guarujá — 28/03/2008 @ 8:19
Vc corinthianos tem uma síndrome de coitadinhos, que chega a ser patética…time do povo??? que sofre??? todos nós torcedores de todas as equipes fazemos parte do povo e sofremos….menos menos… um abraço
Comentário por José Renato — 28/03/2008 @ 20:19
Sátiro,
ainda bem que o Flamengo nunca foi beneficiado nesses mutretas.
Abraços.
Comentário por Maikon Braga — 28/03/2008 @ 8:34
por virada de mesa não…
Comentário por José Renato — 28/03/2008 @ 20:20
Ué, porque o São Paulo Futebol Clube não está nesta lista??? Vocês esqueceram do ocorrido em 1990/1991 referente ao Campeonato Paulista??? Vou lembrar vocês, em 1990 o SPFC foi rebaixado no Campeonato Paulista e em 1991 a FPF mudou o regulamento e o SPFC incrivelmente conseguiu no mesmo ano sair da Segunda Divisão e ser Campeão da Primeira Divisão .
Comentário por Vladimir Morelli — 28/03/2008 @ 8:36
Porque não foi virada de mesa. Favor acessar http://blogdobirner.net/2007/11/06/1990-o-ano-em-que-o-sao-paulo-nao-caiu/
Comentário por José Renato — 28/03/2008 @ 20:20
Esqueceu de falar do São Paulo. Lembra o Campeonato Paulista? Claro que não né, falar mal do São Paulo faz mal para todo e qualquer jornalista.
Comentário por Roberto — 28/03/2008 @ 8:53
Falo a verdade, se quiser saber dela, favor acessar: http://blogdobirner.net/2007/11/06/1990-o-ano-em-que-o-sao-paulo-nao-caiu/
Comentário por José Renato — 28/03/2008 @ 20:21
Caro José Renato,
Antes de mais nada parabens pelos seus artigos.
Agora, nem sempre o justo é o melhor. Isto porque o conceito de justo para gente, torcedor, não é o mesmo para o empreendedor do futebol. Em termos do futebol atual, onde os interesses do capital se confundem com, e as vezes até superam, os do futebol, em primeira instância, não seria um absurdo que os clubes de maior torcida ou poder econômico devam, sim, serem mantidos em uma liga independente, em separado dos outros de menor expressão. Veja, se tomarmos por base a NBA, que administra um dos campeonatos mais rentáveis do mundo, teríamos, clubes com vaga, praticamente, vitalícia nesta liga. Teríamos confrontos tipo mata-mata nas finais. Teríamos o números de clubes por cidade definido em função do número de consumidores, ou melhor torcedores dispostos a pagar (mais ou menos como é hoje na 1 divisão : SP com 4, RJ com 4, MG com 3, RS com 2, PR com 2, PE com 2, SC com 1, BA com 1 e GO com 1). Assim, em termos de representatividade, pergunto : é justo a região norte do Brasil não ter nenhum representante? É justo a região nordeste, que concentra quase 1/3 da população do Brasil, ter apenas 3 representantes? Agora se o critério é competência administrativa…bom aí está certo. Assim, acho que a “justiça” depende do parâmetro de referência.
Abraços,
Comentário por José R. Albuquerque — 28/03/2008 @ 9:02
Muito obrigado por seu comentário. Compreendo o seu entendimento, mas a Copa do Brasil já existe para isso e integra todo o país…um abraço
Comentário por José Renato — 28/03/2008 @ 20:22
Porque o São Paulo não está nesta “seleta” lista?
Todo mundo já se esqueceu do rebaixamento de 90 e a participação da primeira divisão do ano de 91?
Comentário por Thiago — 28/03/2008 @ 9:10
Porque não foi beneficiado por virada de mesa. Favor ler: http://blogdobirner.net/2007/11/06/1990-o-ano-em-que-o-sao-paulo-nao-caiu/
Comentário por José Renato — 28/03/2008 @ 20:23
Muito obrigado pelo post. Agora a justiça está sendo feita. Espero que este post se espalhe, e que parem de dizer que só o Fluminense foi beneficiado. Abraços.
Comentário por Toninho — 28/03/2008 @ 9:34
É verdade, mas as viradas do Flu talvez tenham sido as mais vergonhosas…um abraço
Comentário por José Renato — 28/03/2008 @ 20:23
No caso do São Caetano, a única coisa mágica foi o fato dele disputar a Série A e B no mesmo ano, e disputar a final das duas e perder ambas.
Comentário por eliandro — 28/03/2008 @ 9:38
Isto aconteceu, mas o acesso para o ano seguinte não estava previsto no regulamento e ao que parece foi trocado por aceitar fazer a terceira partida contra o Vasco, depois daquela confusão em São Januário…um abraço
Comentário por José Renato — 28/03/2008 @ 20:25
Ué, por que não citaram o São Paulo??? Em 90 o São paulo caiu para a segunda divisão do Paulista, mas uma virada de mesa orquestrada com a federação mudou oregulamento da competição de 91 e fez com que o São Paulo jogasse o quadrangular final e fossecampeão.
Mas como nesse blog não se fala mal do SP, vcs não citaram. é que para o Birner o Sãp Paulo é o melhor domundo, mais organizado, o Roegrio Ceni o melhor de todos…….como vcs são parciais…
ck
Comentário por claudio — 28/03/2008 @ 9:47
Aqui se fala a verdade se quiser conhecê-la, ao que parece está mal informado, favor acessar: http://blogdobirner.net/2007/11/06/1990-o-ano-em-que-o-sao-paulo-nao-caiu/
Comentário por José Renato — 28/03/2008 @ 20:26
O que está escrito sobre Vasco é conversa fiada. O resto não sei nem me interessa. Nem vou perder meu tempo rebatendo. Repetem mentiras mil vezes pra virar verdade.
Virada de mesa foi num paulista q o SPFC caiu e disputou final vindo da B. ISSO É VIRADA DE MESA!!
Mas o blog é de são paulinos para são paulinos. E PONTO FINAL, NÃO TEM DEBATE. NÃO FALEM MAIS SOBRE O VASCO, NÃO TEM AUTORIDADE PRA ISSO.
Comentário por vascaíno — 28/03/2008 @ 9:58
Olá Seu Eurico, não sabia que vc acessava o blog…um abraço
Comentário por José Renato — 28/03/2008 @ 20:27
COPA JOAO HAVELANGE DE 2000, cade o corinthians q fikou em ultimo colocado, ULTIMO colocado e ninguem caia pra segunda divisão, mesmo fikando em ultimo, e o são paulo de 91, segunda divisão do paulistinha…..
Comentário por Lucas — 28/03/2008 @ 10:01
Em ambos os campeonatos não havia a previsão de rebaixamento…um abraço
Comentário por José Renato — 28/03/2008 @ 20:28
Zveitão 2005 já!!!!
Comentário por ronan — 28/03/2008 @ 10:36
Não foi virada de mesa e sim…
Comentário por José Renato — 28/03/2008 @ 20:28
Ha! A hora que eu li o titulo do artigo eu tinha certeza que o sao paulo lao estaria na lista, afinal o blog é do birner, que é saopaulino…
E viva o revisionismo, e parabens ao sao paulo, o mais espetacular time de toda a historia do futebol mundial!
Comentário por Jay Garcia — 28/03/2008 @ 11:02
Ótima oportunidade para conhecer mais sobre o futebol brasileiro. Favor acessar http://blogdobirner.net/2007/11/06/1990-o-ano-em-que-o-sao-paulo-nao-caiu/
um abraço
Comentário por José Renato — 28/03/2008 @ 20:29
Cadê o São Paulo?
Vai omitir pq é seu timezinho do Coração?
Ah….imparcialidade tem limite.
Cada vez desanimo mais com você.
Comentário por Paulo — 28/03/2008 @ 11:19
Creio que ser imparcial é concordar com vc!!!! Cada vez me desanimo mais com vc. Se quiser saber a verdade a favor acessar: http://blogdobirner.net/2007/11/06/1990-o-ano-em-que-o-sao-paulo-nao-caiu/
Comentário por José Renato — 28/03/2008 @ 20:30
vamos fazer justiça ao América do rio. foi para segundona em 87 e 98 sem nunca ter de fato caído dentro de campo. O bangú vice-campeão brasileiro de 85 ( ou seria 86?) perdendo a final nos penaltis ( no ´´ultimo de Ado cobrou na trave, aliás o Bangú tinha um grande time, Merinho, Cláudio Adão, Ado, etc.) também acho ( apenas acho) que não chegou a ser rebaixado na bola. há também outros exemplos.
Comentário por Fabiano Filho — 28/03/2008 @ 11:20
Realmente alguns rebaixamentos merecem ser melhor explicados…irei preparar algo..um abraço
Comentário por José Renato — 28/03/2008 @ 20:31
FAlta a mais famosa e clamorosa virada de mesa de todos os tempos: o caso Sandro Hiroshi, que beneficou o Botafogo-RJ com o não rebaixamento, retirando pontos do SP e transferindo para o time carioca. Se não me engano foi o ano de 99. o Caso está citado apenas no texto de outras equipes, mas lembro que o principal beneficiado fo i o Botafogo, time que inclusive entrou com a ação.
abs
Comentário por Ricardo — 28/03/2008 @ 11:49
Não foi virada de mesa e sim uma tremenda ajuda extra-campo para a equipe carioca…um abraço
Comentário por José Renato — 28/03/2008 @ 20:32
Rubens do Guarujá,
você está equivocado… “Logo o São Paulo, que mesmo rebaixado não cumpriu o merecido calvário de quem, dentro de campo, não fez a sua parte”. O São Paulo nunca foi rebaixado. No campeonato paulista de 1990 o São Paulo ficou em décimo quinto lugar num total de 24 clubes. O que aconteceu é que o tricolor paulista não se classificou para a segunda fase. Aliás, dizia o regulamento daquele ano dizia, antes de o campeonato começar (é bom dizer, para evitar os comentários de que houve mudança do regulamento durante a competição – não houve!), que não haveria descenso. Como você pode afirmar, peremptoriamente, que o São Paulo foi rebaixado?!? Antes de falar alguma coisa, pesquise. O Juca Kfouri já fez o seu “mea culpa”acerca deste assunto. Agora o campeonato brasileiro em que o esquema Dualibi 1-0-0 salvou o Corinthians do rebaixamento em um jogo vergonhoso em que, veja a ironia do destino, o Goiás entregou o jogo para o time da marginal, você não lembra? Isso vale para você e para o espertinhos que escutam bobagens de jornalistas(?) como Milton Neves e acreditam nos factóides que eles lançam. Mas corinthianos amam uma fanfarronice… Então podem curtir a segunda divisão tranqüilos. hehehe
Comentário por Eduardo Balazini — 28/03/2008 @ 11:53
Creio que a satisfação dos corinthianos não será subir para a Primeira e sim o SP cair para a Segunda…um abraço
Comentário por José Renato — 28/03/2008 @ 20:32
E o São Paulo de 90/91? Quem eram os dirigentes do SPFC à época? Talvez, alguns deles, façam parte da diretoria atual. A mesma que arrota modernidade e eficiência.
Me desculpe, mas isso não é jornalismo.
É pior, é blog de torcedor que se diz jornalista.
Comentário por Sandro — 28/03/2008 @ 11:55
Não sou jornalista e sim historiador, se quiser saber a verdade favor acessar: http://blogdobirner.net/2007/11/06/1990-o-ano-em-que-o-sao-paulo-nao-caiu/
Comentário por José Renato — 28/03/2008 @ 20:33
O meu comentário vale também para Vladimir Morelli, Roberto, Thiago e outros que vierem com essa balela. Se a ignorância é grande, pesquisem. Assim vocês evitam comentários recalcados.
Comentário por Eduardo Balazini — 28/03/2008 @ 11:56
Creio que não vai adiantar…eles não querem a verdade…um abraço
Comentário por José Renato — 28/03/2008 @ 20:34
Cadê o São Paulo?
Comentário por Paulo Luciano da Silva — 28/03/2008 @ 12:03
Segue o endereço:
Praça Roberto Gomes Pedrosa, 01 – CEP: 05653-070 – São Paulo – SP
um abraço
Comentário por José Renato — 28/03/2008 @ 20:35
Alguem falou em Sandro Hiroshi? ou só eu ouvi?
Comentário por Alsxandre Moraes — 28/03/2008 @ 12:03
Aquilo foi uma vergonha…mas não foi virada de mesa e sim…
Comentário por José Renato — 28/03/2008 @ 20:36
E para os que tiverem preguiça:
http://blogdojuca.blog.uol.com.br/arch2008-02-03_2008-02-09.html
Ali está o comentário do corinthiano Juca Kfouri.
Sem mais.
Comentário por Eduardo Balazini — 28/03/2008 @ 12:16
Daqui a pouco irão falar que o JK é são-paulino…um abraço
Comentário por José Renato — 28/03/2008 @ 20:37
Faltou o São Paulo em 90 – 91. uma vergonha mesmo tendo o melhor time daquela época.
Comentário por Daniel — 28/03/2008 @ 12:46
Realmente o SP foi mal, mas não houve virada de mesa…se quiser saber a verdade, favor acessar: http://blogdobirner.net/2007/11/06/1990-o-ano-em-que-o-sao-paulo-nao-caiu/
um abraço
Comentário por José Renato — 28/03/2008 @ 20:37
Para os mal-informados – Primeiro: O São Paulo Futebol Clube, tri-campeão da América e do Mundo, NUNCA foi rebaixado! O regulamento do Campeonato Paulista/1990 não previa rebaixamentos. (ou será que alguém consegue mostrar o contrário). Segundo: O SPFC ficou em 14º na classificação geral, em um total de 24 clubes que disputaram o Paulistão/90 (será que os 10 clubes que ficaram abaixo do tricolor foram rebaixados também?) Terceiro: Desinformação têm cura… cotovelite aguda, não!
Comentário por 5-3-3. — 28/03/2008 @ 12:49
Acho que desinformação não tem cura…pois esta história já foi contada milhares de vezes…um abraço
Comentário por José Renato — 28/03/2008 @ 20:38
So uma correção: o sao caetano não foi “resgatado do Módulo Amarelo”. Ele foi para a 1a. divisão no ano seguinte pois foi vice-campeao nacional, dentro das regras do campeonato.
Abs
Comentário por Rodrigo Meira — 28/03/2008 @ 13:00
Foi, o acesso para o ano seguinte não estava previsto no regulamento e ao que parece foi trocado por aceitar fazer a terceira partida contra o Vasco, depois daquela confusão em São Januário…um abraço
Comentário por José Renato — 28/03/2008 @ 20:40
José Renato,
“São Caetano
Foi resgatado do Módulo Amarelo, equivalente a Segunda Divisão de 2000, diretamente para a Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro de 2001.”
Procede??? O Azulão não foi vice-campeão brasileiro da primeirona, em 2000, a Copa João Havelange?
Comentário por Federicco Fellini — 28/03/2008 @ 13:12
Foi resgatado. O acesso para o ano seguinte não estava previsto no regulamento e ao que parece foi trocado por aceitar fazer a terceira partida contra o Vasco, depois daquela confusão em São Januário…um abraço
Comentário por José Renato — 28/03/2008 @ 20:40
Só para complementar. Por acaso os sabichões sabem quem foi o campeão paulista de 1990?
Pois é, BRAGANTINO!! E fez a final contra o Novorizontino.
Cadê Corinthians, Santos e Palmeiras neste ano?
Só sabem cornetar mesmo…
Comentário por Eduardo Balazini — 28/03/2008 @ 13:13
Sim, mas a campanha do SP foi ridícula… um abraço
Comentário por José Renato — 28/03/2008 @ 20:41
senhor (5+3)x3,para sua informação,no br de 93 foram rebaixados 10 clubes,então falar q é absurdo cair 10 em um campeonato é mentira.
Comentário por felipe — 28/03/2008 @ 13:29
O que é que tem a ver uma coisa com a outra?????
Comentário por José Renato — 28/03/2008 @ 20:41
Caro Alexandre Moraes e Ricardo,
Você se referiram a suposta “virada de mesa” do Botafogo no caso do Sandro Hiroshi. Aí eu pergunto: O Sando Hiroshi falsificou ou não o documento de identidade?
Então o jopgador do SPFC jogou irregularmente. Isto é ou não ilegal? Então meus caros…neste caso não houve “virada de mesa”. O SPFC mereceu perder o pontos, e tudo foi feito legamente. A falha foi do SPFC (onde está a “organização”). E teve que ser justamente paga. Perdeu os pontos. Ou será que a lei não vale no caso do SPFC? Lei é lei.
Lembro que quando o Botafogo caiu, recentemente, ele foi para a segundo jogou. E voltou para a primeira na “bola”. Merecidamente.
Abraços,
Comentário por José R. Albuquerque — 28/03/2008 @ 13:35
Sandro Hiroshi falsificou documentos quando não era jogador do SP. A decisão foi claramente para ajudar o Botafogo…uma vergonha apenas comparável com as viradas de mesa do Fluminense…o Botafogo é muito maior que isso tudo…não precisava disso…foi lamentável
Comentário por José Renato — 28/03/2008 @ 20:44
Se o clube da fumaça rosa nunca foi rebaixado, pq o privilégio de jogar o módulo do campeonato paulista de 91, com os clubes mais fracos?
Se não significa rebaixamento, representa protecionismo.
Comentário por Cássio — 28/03/2008 @ 13:37
Pelo seu coméntário, percebo que vc não sabe o que aconteceu…se quiser saber, favor acessar: http://blogdobirner.net/2007/11/06/1990-o-ano-em-que-o-sao-paulo-nao-caiu/
Comentário por José Renato — 28/03/2008 @ 20:45
Caro Eduardo Balazini, infelizmente vc está totalmente equivocado e mal informado sobre o rebaixamento do São Paulo, ocorrido no Paulista de 90; em 1991 o Tricolor disputou o Módulo Amarelo juntamente com outros 13 clubes, e não o Módulo Verde onde se encontravam os clubes classificados no ano anterior e que não corriam risco de rebaixamento, como vc afirma peremptoriamente em seu comentário; o SPFC disputou a série para a qual foi rebaixado no Paulista, e subiu no mesmo ano por conta do regulamento que previa isso. Mas respeito a tentativa de defesa do seu clube de coração. Abraços!
Comentário por Carlos — 28/03/2008 @ 13:44
Carlos, vc está mal informado, se quiser saber a verdade favor acessar: http://blogdobirner.net/2007/11/06/1990-o-ano-em-que-o-sao-paulo-nao-caiu/
Comentário por José Renato — 28/03/2008 @ 20:45
Carlos,
desculpe, mas por acaso você tem falha de interpretação cognitiva?
Primeiro, para ser rebaixado é preciso haver no regulamento do campeonato previsão de rebaixamento.
O Corinthians terminou a Copa União e a Copa João Havelange em ÚLTIMO lugar, mas nem por isso foi rebaixado, já que não havia rebaixamento nestes campeonatos.
Segundo, o SPFC, por não ter se classificado para a segunda fase do campeonato paulista de 1990, em que o Bragantino foi o campeão e o novorizontino vice (ou seja, Palmeiras, Corinthians e Santos não foram muito melhor que o Tricolor), teve que disputar o campeonato paulista de 91 em um grupo, enquanto os classificados para a segunda fase disputavam outro grupo. Dois grupos da primeira divisão, portanto. Esse regulamento foi estabelecido antes do início da disputa do campeonato. Então não houve protecionismo ou qualquer ajuda. E em 91 o SPFC fez a final contra o Corinthians e venceu com méritos – 3X0 no primeiro jogo! Qual a desculpa agora?
Comentário por Eduardo Balazini — 28/03/2008 @ 14:17
Creio que ele esteja apenas mal informado…um abraço
Comentário por José Renato — 28/03/2008 @ 20:46
precisa falar que o galo foi assaltado contra esse santos mandrake na semifinal? será que foi pra poupar o flamengo de outra roubalheira se beneficiando sobre o mesmo galo de 2 decisões passadas? zico é o cara mais sortudo do mundo mesmo.
Comentário por ita — 28/03/2008 @ 14:20
isto já é outra coisa…
Comentário por José Renato — 28/03/2008 @ 20:46
O Sao Paulo foi para a 2a. divisao em 1991 e teve virada de mesa, que nao foi citada no texto. Como podemos confiar que nao houve outras omissoes?
Comentário por Raja — 28/03/2008 @ 15:07
Se vc quiser a verdade, pode confiar…favor acessar http://blogdobirner.net/2007/11/06/1990-o-ano-em-que-o-sao-paulo-nao-caiu/
Comentário por José Renato — 28/03/2008 @ 20:48
São Paulo foi segunda divisão e acabou. A diferença é que não voltaram à elite como homens. Sem mais.
Comentário por Palmeirense — 28/03/2008 @ 15:56
Vcs precisaram cair para a Segunda para serem homens…estranho
Comentário por José Renato — 28/03/2008 @ 20:48
Se cair do grupo principal (Módulo Verde) para um grupo secundário (Módulo Amarelo) não for rebaixamento, não sei o que mais pode ser.
Houve sim protecionismo. O que ocorre é que a FPF inventou o Módulo Amarelo para proteger os clubes grandes de um eventual rebaixamento. Isto porque, pelo regulamento da CBF na época, se um time caísse no seu Estadual, automaticamente seria rebaixado no Brasileiro também.
Logo, se o SPFC tivesse sido rebaixado à segunda divisão, era dizer adeus também ao Brasileiro. Nem precisa dizer que aí era dar adeus a esse título e por conseguinte a tudo o que veio depois (Libertadores, etc.). É a mais pura verdade, e até o jornalista Flávio Prado (são-paulino) já falou sobre isso várias vezes no rádio.
Os são-paulinos podem tentar reescrever a história (esta é uma especialidade tricolor), mas quem viu não esquece…
Comentário por Palmeirense — 28/03/2008 @ 16:05
Nossa… isto é mais que teoria das conspiração…vc já fez novela??? Se quiser saber a verdade favor acessar: http://blogdobirner.net/2007/11/06/1990-o-ano-em-que-o-sao-paulo-nao-caiu/
Comentário por José Renato — 28/03/2008 @ 20:49
José R. Albuquerque,
mas tem um detalhezinho: o SPFC, pela lei, deveria perder os pontos no caso Sandro Hiroshi, como aconteceu. Só que o Botafogo não poderia, pela lei, herdar os pontos do SPFC na derrota de 6X0 – isso mesmo perdeu de SEIS!!! Isso foi um jeitinho que arranjaram para o Botafogo não cair naquele ano. E depois falam que só o Botafogo é prejudicado.
Comentário por Eduardo Balazini — 28/03/2008 @ 16:39
Sem dúvida que o Botafogo foi beneficiado, mas a a simples retirada de pontos também já seria um equívoco…um abraço
Comentário por José Renato — 28/03/2008 @ 20:50
Palmeirense,
muita hombridade postar sob o manto do anonimato.
Pode chorar a vontade. Você está é com raiva que o Palmeiras já caiu para segunda divisão e o SPFC nunca.
Você sim, tenta reescrever a história. Talvez para se sentir melhor, menos inferiorizado… Tanto é que fez ilações sobre as conquistas do Tricolor imaginando uma suposta fila, como a do Palmeiras. hahaha
Comentário por Eduardo Balazini — 28/03/2008 @ 16:48
Creio que seja isso…um abraço
Comentário por José Renato — 28/03/2008 @ 20:51
Incrível Vitor, se não me engano vc esqueceu do São Paulo que disputou um campeonato com os times da segunda divisão e jogou a final deste mesmo campeonato na primeira divisão da década de 80…
Será que a minha memória está falha ou é a sua???
Comentário por Luís — 28/03/2008 @ 17:19
Sua memória está falha…se quiser saber a verdade, favor acessar: http://blogdobirner.net/2007/11/06/1990-o-ano-em-que-o-sao-paulo-nao-caiu/
Comentário por José Renato — 28/03/2008 @ 20:52
Também foi esquecida a Copa União vencida pelo Flamengo. Segundo o regulamento do campeonato do ano anterior, o Flamengo não deveria ter disputado o módulo com os times mais bem classificados…
Quanto ao caso Sandro Hiroshi, a coisa foi ainda mais vergonhosa pois no dia do jogo a CBF reconhecia a validade da inscrição do atleta. Foi uma das mais deslavadas ações do sr. Sveiter para salvar o time de coração. Não adiantou pois não demorou muito tempo e o Botafogo caiu.
Comentário por Claudio — 28/03/2008 @ 17:59
A Copa União foi um caso a parte….Sobre o caso Sandro Hiroshi, foi a maior vergonha…um abraço
Comentário por José Renato — 28/03/2008 @ 20:53
José Renato, muito bom este post!!!
abraço
Comentário por Coca — 28/03/2008 @ 18:36
Grato, um abraço
Comentário por José Renato — 28/03/2008 @ 20:52
Esqueceu do Vasco na Copa Havelange 2001. O regulamento previa que em caso de interrupção da partida os pontos iam para o time visitante. Na final em São Januário o jogo paraou e o Vasco ganhou…
Comentário por Marcos Costa — 28/03/2008 @ 19:37
Não sei ao certo se o regulamento dizia isto…mas que foi uma decisão voltada para benficiar o Vasco, não há a menor dúvida…um abraço
Comentário por José Renato — 28/03/2008 @ 20:55
Ô meu, desce da arquibancada e vai para a redação!!!!
Cadê o SP 90/91???
Comentário por Edilson Viola — 28/03/2008 @ 19:44
Se quiser saber a verdade, favor acessar: http://blogdobirner.net/2007/11/06/1990-o-ano-em-que-o-sao-paulo-nao-caiu/
Comentário por José Renato — 28/03/2008 @ 20:55
Inclua tbm os estaduais, SPFC em 90/91 por exemplo
Comentário por Philippe Fonseca — 28/03/2008 @ 20:18
Se incluir o post fica errado. Caso queira saber a verdade, favor acessar: http://blogdobirner.net/2007/11/06/1990-o-ano-em-que-o-sao-paulo-nao-caiu/
um abraço
Comentário por José Renato — 28/03/2008 @ 20:56
O Tricolor do Morumbi NUNCA FOI REBAIXADO, nem em 1990, nem foi campeão a base de VIRADA DE MESA, pois o regulamento de 1991 já estava previsto. vejam
http://spfcpedia.blogspot.com/2007/12/rebaixamento-no-viaja.html
ei Sátiro, sugiro um post falando das grandes roubalheiras do nosso futebol, como os brasileirões de 1974, 1980, 1995, 2005, etc
Comentário por Gil francisco — 28/03/2008 @ 22:00
Obrigado por sua mensagem… irei preparar algo sobre estas edições do brasileirão… um abraço
Comentário por José Renato — 30/03/2008 @ 21:40
ab
Comentário por Gil francisco — 28/03/2008 @ 22:00
Faltou o Corinthians e o Mundial de Clubes de 2000
Comentário por leo — 28/03/2008 @ 23:25
Não houve virada de mesa e sim o uso de critérios equívocadas para a definição dos participantes…um abraço
Comentário por José Renato — 30/03/2008 @ 21:46
kd o spfc de 91?
Comentário por sergio murilo — 28/03/2008 @ 23:26
Se quiser saber a verdade, por favor acesse: http://blogdobirner.net/2007/11/06/1990-o-ano-em-que-o-sao-paulo-nao-caiu/
Comentário por José Renato — 30/03/2008 @ 21:41
José Renato, gostaria de expor minha opinião sobre o Brasileirão de 74. O regulamento não foi ignorado, o Cruzeiro perder o direito de receber o Vasco no Mineirão na final devido a uma punição, como vc mesmo ressalta em seu post. Não vejo como isto possa ser considerado “virada de mesa”, ao passo que a anulação de jogos de 2005, seja considerada “decisão extracampo”. De qualquer forma, parabéns pelo trabalho no blog, um abraço e bom fim de semana.
Comentário por Ronaldo Silva — 28/03/2008 @ 23:53
Respeito sua opinião, no entanto, a decisão sobre a mudança do local de final foi um desrespeito ao regulamento ainda mais que houve uma reversão do mando. Já a anulação dos jogos em 2005, foi uma decisão extra-campo, na minha opinião totalmente equívocada, e sem dúvida questionável…um abraço
Comentário por José Renato — 30/03/2008 @ 21:54
Falar que o Flu virou a mesa em 99 é brincadeira.
A Copa JH foi feita para BENEFICIAR e IMPEDIR a queda do Botafogo para a 2ª divisão, pois em todas as instancias da Justiça comum o Gama venceu as batalhas.
Essa virada foi unicamente para o BOTAFOGO não ser rebaixado. O Flu jogaria a 2ª div e foi convidado.
Favor esclarecer esses fatos.
Comentário por Vinicius Pereira — 29/03/2008 @ 13:17
Ok, irei esclarecer: O Fluminense foi um dos maiores beneficiados pela virada de mesa de 99/2000… um abraço
Comentário por José Renato — 30/03/2008 @ 21:55
Ha uma informacao errada sobre o Coritiba, que caiu em 1989 (em uma virada de mesa, foi rebaixado por decreto) e subiu somente em 1996. Passou 7 anos na fila e nao foi atingido pela virada de mesa de 1993, conforme o blog cita. Basta verificar o historico de jogos do Coritiba no ano seguinte. La estao somente times da segundona…
Comentário por victor — 30/03/2008 @ 15:54
Caro Victor, vc está equívocado…o Coritiba disputou o Campeonato Brasileiro de 1993… um abraço
Comentário por José Renato — 30/03/2008 @ 21:57
O que eu sei é que o Palmeiras NUNCA se utilizou de viradas de mesa e teve que RALAR para subir para a Taça de Ouro em 81(se bem que a Taça de Prata era como se fosse uma fase da de Ouro, pois subia-se no campeonato em curso), e mais recentemente, RALAR na série B, com direito à partida decisiva no “pasto” de Garanhús, em 2003. Foi mais DIGNIFICANTE assim…
Comentário por Alviverde/SP — 31/03/2008 @ 17:16
Sem dúvida, mas se orgulhar de ter ido para a Segunda Divisão já é demais…um abraço
Comentário por José Renato — 31/03/2008 @ 22:51
Peraí, não é se ORGULHAR, meu caro…é sentir-se DIGNO em não se sujar, entendeu????
Comentário por Alviverde/SP — 01/04/2008 @ 9:36
cada um fica digno com o que pode…rs rs rs ….um abraço
Comentário por José Renato — 01/04/2008 @ 21:51
Ou me fiz entender que me ORGULHEI por isso????
NUNCA, é LÓGICO!!! Só se estivesse LOUCO!! Interpretou muito mal, meu caro!!!
O importante nessas ocasiões é que a HONRA do clube se manteve INTACTA!!! Estou errado, caro José Renato??
Comentário por Alviverde/SP — 01/04/2008 @ 9:39
honra é algo muito relativo…mas não tenho dúvida que o acesso de 2003 serviu para acabar com a Virada de Mesa…disto creio que o Palmeiras pode se orgulhar…mas não de cair e voltar, o que é obrigação
Comentário por José Renato — 01/04/2008 @ 21:53
O ORGULHO no caso, é de NÃO ter participado de qualquer virada de mesa quando MUITOS outros nem se furtaram em serem beneficiados, e permaneceram impávidos e sem constrangimentos na divisão principal.
Cair, é sem dúvida uma HUMILHAÇÃO, mas MAIS humilhante é ficar de chapéu na mão esperando CARIDADE da CBF para não ser rebaixado ou resgatado de divisões inferiores…
Comentário por Alviverde/SP — 01/04/2008 @ 10:39
concordo contigo…um abraço
Comentário por José Renato — 01/04/2008 @ 21:53
Que tristeza ver dois times do meu estado envolvidos em ROUBALHEIRAS da história do nosso futebol. Ainda bem que o meu FERROVIARIO nunca se sujeitou à isto… pelo contrário… foi sempre prejudicado com estas viradas de mesa. Inclusive, Renato, acho que você mesmo um dia afirmou, quando esteve aqui participando de um programa do Ferrão, que o clube coral cearense foi o único que nunca desceu de divisão no estado, é verdade? Já participamos da Série A por 6 vezes, da B por 8 vezes, e da C por mais 12. Abraços e parabéns pelos posts.
Comentário por Marcello — 01/04/2008 @ 10:42
Realmente é lamentável, no entanto vale salientar que nem sempre as equipes beneficiadas se sujeitaram a “Virada” mas sim, acabaram beneficiadas de forma indireta…Participei do programa do Ferrão…durante o Centenário do “Seo” Caracas…um abraço
Comentário por José Renato — 01/04/2008 @ 21:57
VÊ-se que o Ceará foi beneficiado pela ajuda ao Grêmio, a qual, diga-se de passagem não esperava. CErtamente o Ferroviário não subiu porque não ficou entre os 12 melhores colocados da Série B de 92, a qual não disputou. Não sei exatamente porque, mas deve ter tido alguma coisa a ver com o fato de ter sido 44º colocado na série B de 1991 (o Ceará foi o 13º).
Aliás, faça-se um andendo de que o Ceará caiu sem ter caído. A série A de 1993 rebaixou 10 times, sendo que o Ceará foi 21º na qualificação geral, acima de Atlético/MG (último), Botafogo, Bahia, Fluminense, que não caíram.
Comentário por João Gabriel — 01/04/2008 @ 14:14
Caro João, isto tudo que vc falou é verdade..no entanto no rebaixamento do Ceará, e das demais equipes de 93, apesar do regulamento ser “injusto”, era de conhecimento de todos…isto é não houve “Virada de Mesa”…um abraço e Dá-lhe Vovô
Comentário por José Renato — 01/04/2008 @ 21:59
Em relacao ao campeonato brasileiro de 1986, uma correcao: na verdade o Joinville foi o beneficiado com ganho de pontos fora de campo (doping de jogador do Sergipe na partida do Joinville contra o clube sergipano). Portanto nao foi vitima de perda de pontos, pelo contrario. Se nao fosse por essa conquista “extra-campo” de pontos, o Joinville teria se desclassificado. No campo, o Vasco tinha entrado na segunda fase, somente com os pontos conquistados na bola. Dizem que na epoca rolou uma pressao do entao ministro Jorge Bonhauser para beneficiar o clube catarinense. Como o prejudicado na historia seria o Vasco, um clube tambem de forca politica, tentaram fazer a Portuguesa pagar o pato, com perda de pontos numa tecnicalidade absurda. Os clubes paulistas protestaram e a CBF decidiu desmoralizar a coisa de vez, enfiando outros clubes desclassificados, como o Santa Cruz. A historia completa esta’ em http://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Brasileiro_de_Futebol_de_1986. Outra correcao, o Botafogo nao foi beneficiado por essa virada de mesa em 86. Ele ja’ tinha se classificado para a segunda fase no campo, ao derrotar o Santa Cruz por 2×0. O time carioca foi beneficiado no ano seguinte, ao nao ser rebaixado para a segunda divisao como deveria, devido a criacao da Copa Uniao.
Comentário por Marcos Nowosad — 01/04/2008 @ 16:30
Caro Marcos, o regulamento original previa a classificação das 6 primeiras equipes de cada grupo, 4 outros por índice técnico, mais os campeões do Torneio Paralelo, que eram 4. Se a Justiça repassou os pontos ao Joinville, não estou considerando isto como Virada de Mesa… de qualquer forma concordo que a equipe catarinense ganhou pontos fora de campo….muito obrigado por seus esclarecimentos…por fim, o Vasco foi diretamente beneficiado…um abraço
http://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Brasileiro_de_Futebol_de_1986
Comentário por José Renato — 01/04/2008 @ 22:10
Meu Mengão e meu Ferrão estão fora dessa lambança!!!!!!!
Comentário por Saulo Tavares — 01/04/2008 @ 21:48
Devido a Virada de Mesa sim…
Comentário por José Renato — 02/04/2008 @ 21:53
Ok, se a situacao em relacao ao Vasco em 86 esta’ esclarecida por ambas partes, falta apenas corrigir o texto em relacao ao Botafogo no mesmo Campeonato Brasileiro de 86. Independentemente do imbroglio do Joinville e Vasco, o Botafogo conseguiu a vaga em campo, como um dos 4 times de melhor indice tecnico, depois dos 6 classificados de cada grupo. O Botafogo nao precisou da virada de mesa para se classificar para a segunda fase. A virada de mesa ocorreu em 87, quando o Botafogo deveria ter caido para a segunda divisao, mas foi “promovido” via Copa Uniao de volta para a elite dos clubes brasileiros.
Comentário por Marcos Nowosad — 02/04/2008 @ 1:36
Vc tem razão…irei fazer o ajuste…grato pela ajuda…um abraço
Comentário por José Renato — 02/04/2008 @ 21:55
Em 1992, não houve propriamente uma virada-de-mesa. Houve uma acomodação para garantir a subida do Grêmio, já que a mudança do regulamento aconteceu ANTES do início da competição e não após a 1ª fase, como você afirma:
http://paginas.terra.com.br/esporte/rsssfbrasil/tables/br1992l2.htm
A verdadeira virada-de-mesa se deu na organização da forma de disputa da Série A de 1993, com aquela divisão IMORAL dos grupos, em que os grupos A e B estavam livres do rebaixamento e os grupos C e D rebaixavam 8 clubes.
Adivinhem onde encaixaram o Grêmio…
Portanto tire meu Ceará Sporting Club desta lista enlameada de viradas-de-mesa e convites imorais, pois nunca nos beneficiamos destes artifícios escusos que enojam o futebol brasileiro.
Muito pelo contrário, fomos injustamente rebaixados em 1987 com a famigerada Copa União, mesmo tendo índice técnico para continuar na Série A pelas boas campanhas nos campeonatos brasileiros de 1985 e 1986.
Comentário por Murilo Cunha — 02/04/2008 @ 11:54
A mudança de regulamente às vesperas de uma campeonato, devido a presença de determinada equipe, é uma Virada de Mesa…lamentávelmente o nosso Ceará foi beneficiado…no entanto sem dolo…um abraço
Comentário por José Renato — 02/04/2008 @ 21:56
O Coritiba foi rebaixado para a 3ª divisão em 1990, mas se beneficou da virada-de-mesa com o cancelamento da Terceirona no ano seguinte.
Junto com ele Anapolina, Americano e Treze.
Comentário por Murilo Cunha — 02/04/2008 @ 12:23
Murilo, mas neste caso a Terceirona não aconteceu…não pode ser considerada uma Virada de Mesa…um abraço
Comentário por José Renato — 02/04/2008 @ 21:58
Fatos como essas viradas de mesa, a violência nos estádios, federações escravas da CBF e arbitragens não confiáveis, justificam porque a cada ano o futebol vem perdendo público.Orgulho-me do meu grande Ferroviário Atlético Clube de Fortaleza-CE não ter participado desta sujeirada toda, que só mancha a história do nosso futebol.
Comentário por ACRÍSIO COUTINHO — 03/04/2008 @ 8:23
Concordo com vc, mas reafirmo que nem sempre as equipes são realmente culpadas por algumas viradas…sobretudo as equipes menores…um abraço
Comentário por José Renato — 04/04/2008 @ 22:33
Cadê o CUrintias?
Tá certo que em 2005 não viraram a mesa, e sim roubaram ela, mas tinha que ter pelo menos uma menção honrosa a uma das maiores quadrilhas do BR!
Comentário por André — 15/04/2008 @ 20:44
Como vc mesmo comentou, não foi virada de mesa…mas sim…
Comentário por José Renato — 21/04/2008 @ 21:31
E a MSI em 2005?
A maior virada de mesa de todos os tempos
envolvendo até a máfia russa…
Disso não se fala?
Comentário por Mauricio — 15/04/2008 @ 21:42
Não foi virada e sim…
Comentário por José Renato — 21/04/2008 @ 21:31
Quem foi que disse pra essas pessoas que o São Paulo foi rebaixado no Paulistão?
É preciso conhecer o regulamento antes de falar besteira.
Birner, você pode até aceitar opiniões, mas não pode aceitar que postem mentiras no seu blog.
Comentário por Dhiego Mattos — 18/04/2008 @ 22:44
Realmente por favor veja o link http://blogdobirner.net/2007/11/06/1990-o-ano-em-que-o-sao-paulo-nao-caiu/ para que vc possa conhecer o regulamente e não falar besteira…um abraço
Comentário por José Renato — 21/04/2008 @ 21:32
Ano apos ano, eu vejo essa mentira sobre o Gremio ser difundida pela web. Infelizmente, eu sei q o teu texto eh cheio de boas intencoes, mas ele acaba prestando um desservico a memoria do futebol. Nao houve virada de mesa em 1992. Alias, houve. O torneio deveria ser disputado por 24 clubes e acabou sendo disputado por 32.
Houve um acordo entre CBF e Federacoes para mudanca nos estatutos da CBF em 1991 e reeleicao antecipada do Ricardo Teixeira. E pq 32 clubes na Primeira Divisao? Como um retorno ao campeonato de 32 clubes de 1987. Esse campeonato de 32 clubes era para durar ateh o ano 2000. Nunca houve virada de mesa. O Gremio subiu no campo.
Comentário por Santiago — 26/04/2008 @ 14:47
por favor me enviem a lista de todos so times que estão disputando a serie A que ja cairam para a serie B.
Comentário por marcio luis apolinario — 23/10/2008 @ 6:17
Kra, daonde que o Paraná Clube foi beneficiado? Se ta loko!
Me orgulho do Tricolor pq ele nunca precisou de viradas de mesa nem de juízes pra ganhar os jogos e títulos!
em 1999 se nao me engano, era pro Paraná Clube permanecer na primeira divisão!
Mas aí veio a Copa Eurico miranda em 2000 e deixaram meu Tricolor no módulo amarelo, ganhamos com honra e méritos aquele módulo, e depois perdemos pro Vasco numa palhaçada que o Símon fez contra nós, 2 penaltys no romário!
E depois vc vem falar pra mim que em 2001 o Paraná Clube foi beneficiado? Vai me dizer tbm que nao tinha previsão pra subir nenhum time…Que o brasileiro até hoje seria os clubes queridinhos da CBF, faça-me o favor!
Comentário por Eduardo — 24/10/2008 @ 14:44
sou torcedor do vila nova e apesar de nunca conseguirmos chegar a serie a,mesmo com uma campanha brilhante em 2008,me orgulho de nunca termos sido favorecidos por viradas de mesa,tal como foi o moxe(goias e.c.) em 1992,alem do duvidoso lance na ultima rodada do brasileirao de 2007,onde o juiz mandou voltar o penalti 3 vezes,assim goias ,lamentavelmente,ficou na serie a de 2008 e o timao(de navio…que afundou) rebaixado para serie b.
Sem esquecer que em 1999,o quadrangular final da serie b foi santa cruz,goias,vila nova e bahia.pois bem.quem conseguiu vaga para a serie a foi goias e santa cruz.no ano seguinte foi a copa joao havelange,que convidou varios clubes a participar do modulo azul,divisao principal.assim bahia(q nao conseguiu acesso),fluminense(campeao da serie c de 1999 e que deveria disputar o modulo amarelo de 2000),america MG e juventude foram para o modulo azul,enquanto o vila nova ,que foi 4º da serie b de 1999,foi tratado como invisivel,ja que juventude e america MG estavam na serie c e teriam que disputar o modulo amarelo,foi uma completa vergonha,com certesa se fosse o moxe no lugar do vila,ele seria convidado.tal como houve uma virada de mesa,onde era o vila nova que deveria disputar o campeonato brasileiro,mas devido a manobras do goias,incluindo falsificaçao de documentos,acabaram eles entrando para o brasileirao pela”porta dos fundos”ficando o vila de fora,que conseguiu vaga somente em 1978,onde o brasileirao tinha 74 clubes.
Comentário por andumar junior — 28/03/2009 @ 18:16
A copa JH foi organizada pelo clube dos treze, pois a CBF ficou impossibilitada por questões de justiçã (ação do GAMA contra a CBF). O criterio usado para a escolha dos clubes foi foi o ranking do clube dos treze .
Comentário por walace — 11/06/2009 @ 3:02
O Figueirense tambem já foi “puxado” para a 1º divisão do Catarinense, o time não tinha ficado entres o 4 primeiros da segundona (detalhe: só subiam 2 times) e milagrosamente apareceu na 1ª divisão do catarinense no ano seguinte
Comentário por Carlos — 01/10/2009 @ 9:23
Graças a Deus meu Avaí nunca precisou de safadeza nenhuma pra estar onde está, e nem pra conquistar qualquer título que fosse.
Comentário por Leonardo — 01/10/2009 @ 16:42
Avai Precisou Sim!
Comentário por Carlos — 01/10/2009 @ 17:02
Quando leio posts assim, meu orgulho de ser Flamenguista só aumenta!
Comentário por Thiago — 05/10/2009 @ 17:47
Cara, seu post é SENSACIONAL, mas faltou o Figueirense em 2002 que subiu pra A com invasão de campo e brigas no tribunal. Graças a deus sou Avai’, time que subiu como campeão de C em 98, e como vice da B em 2008, sempre na bola, jamais , JAMAIS caindo, sempre subindo.
Comentário por Carlos — 26/10/2009 @ 2:24
MEU DEUS IRMÃO, QUE POST SENSACIONAL, ORGULHO DE SER AVAÍ!!!!!!!!
Comentário por Marcelo — 26/10/2009 @ 2:26
Amigo, Brilhante o post… porém, é importante lembrar que o Flamengo e Inter deveriam entrar neste grupo aih,
Eles deveriam ter disputado a “semifinal” do modulo verde pra ver quem encararia o vencedor do modulo amarelo.
(Sport x Guarani). E decidiram não jogar, portanto, deveriam disputar o modulo branco/azul (segunda div.) de 1988 e isso não aconteceu. Viradaça de mesa medonha!
Comentário por Marcio de Lima — 08/02/2010 @ 16:11
Amigo, voce está equivocadissimo…
os Modulos Verde e Amarelo eram da 1º div.
Azul e Branco.. Segunda divisão.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_União
Dê uma olhada amigo…
Em 86 o São Paulo foi campeão com o Guarani em segundo lugar.
Como um time que foi vice em 86 jogaria em 87 a segunda divisão, seria escandaloso isso.
Dê uma olhada lah, vale a leitura!
Abraços!
Comentário por Marcio de Lima — 08/02/2010 @ 16:17
Quwm catará esses coquinhos aqui no chão hein??!!!
Comentário por Visão Descon-Hexa — 08/02/2010 @ 17:06