30 mai

Prejudicados e Beneficiados pela Copa União de 1987

História

 De José Renato Sátiro Santiago Jr.

O título brasileiro de 1987 é, sem dúvida, uma das maiores polêmicas em nosso futebol. As discussões sobre quem foi campeão brasileiro daquele ano são muito quentes, .

Não entrarei nela, mas gostaria de resgatar uma outra questão que é muito pouco discutida sobre aquela competição.

O Campeonato Brasileiro de 1986 seria disputado por 44 equipes e mais 4 que iriam “subir” da segunda divisão entre as duas fases iniciais.

O Conselho Nacional de Desportos, antigo CND, tinha a intenção de reduzir o número de participantes da primeira divisão do campeonato brasileiro. Ao lado da CBF estabeleceu que o campeonato de 1986 seria classificatório para o de 1987, quando 24 equipes participariam do mesmo.

O regulamento original de 1986 estabelecia que da primeira para a segunda fase 32 equipes se classificariam. As 24 melhores fariam parte da primeira divisão de 1987.

No entanto, um problema envolvendo o Vasco da Gama e Joinville durante a fase inicial, fez com que o regulamento fosse alterado durante a competição o que causou a classificação de 36 equipes para a segunda fase, 4 a mais que o original.

Diante disso, ficou definido o aumento para 28 no número de classificados para o campeonato nacional da primeira divisão de 1987.

Se esta segunda versão do regulamento tivesse sido obedecida, as 28 equipes que disputariam a Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro seriam:

Atlético – GO, Atlético – MG, Atlético – PR, América – RJ, Bahia, Bangu, Ceará, Corinthians, Criciúma, Cruzeiro, CSA, Goiás, Grêmio, Guarani, Flamengo, Fluminense, Internacional – RS, Internacional – SP, Joinville, Náutico, Palmeiras, Portuguesa, Rio Branco – ES, Santa Cruz, Santos, São Paulo, Treze eVasco da Gama.

No entanto, em 1987, a criação do Clube dos 13 e a realização da Copa União, tiraram da principal competição nacional de 1987 as seguintes equipes, no meu entendimento, as maiores prejudicadas.

Atlético – GO, Atlético – PR, América – RJ, Bangu, Ceará, Criciúma, CSA, Guarani, Internacional – SP, Joinville, Náutico, Portuguesa, Rio Branco – ES e Treze.

Dentre estas 14 equipes, apenas o América – RJ, por se sentir prejudicado, se recusou a participar do campeonato organizado pela CBF em 1987, o chamado Módulo Amarelo

O Clube dos Treze resgatou, em 1987, duas equipes que deveriam participar da Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro daquele ano, no caso, as maiores beneficiadas:

Botafogo – RJ e Coritiba.

Ao organizar o Módulo Amarelo, a CBF resgatou para o que ela considerou como também sendo da Primeira Divisão, duas equipes que deveriam participar da Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro de 1987, são elas:

Sport e Vitória – BA.

Se a CBF tivesse utilizado como critério completar o Módulo Amarelo com as equipes classificadas imediatamente depois daquelas que já tinham conseguido a vaga no campo, elas seriam o Vitória – BA, que foi realmente chamado, e a Ponte Preta, outra prejudicada que acabou tendo que disputar o Módulo Azul, uma espécie de Terceira Divisão do Brasileiro. Lembrando que o critério anterior era “chamar” as equipes com melhores campanhas na Segunda Fase do Brasileiro de 1986.

86 respostas a Prejudicados e Beneficiados pela Copa União de 1987

  1. Mario Andrade disse:

    OLHEM O RECALQUE:

    "Se esta segunda versão do regulamento tivesse sido obedecida, as 28 equipes que disputariam a Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro seriam:

    Atlético – GO, Atlético – MG, Atlético – PR, América – RJ, Bahia, Bangu, Ceará, Corinthians, Criciúma, Cruzeiro, CSA, Goiás, Grêmio, Guarani, Flamengo, Fluminense, Internacional – RS, Internacional – SP, Joinville, Náutico, Palmeiras, Portuguesa, Rio Branco – ES, Santa Cruz, Santos, São Paulo, Treze eVasco da Gama."

    Aqui contados a mão tem 29 equipes e não 28. A 28º era o Sport. O náutico foi o 31º. Esse cara tah embolando tudo e vcs são burro e estão comprando a verdade!!!!

    Olhem no wikipedia sobre o campeonato brasileiro de 1986

  2. CARVALHO disse:

    Por falar em recalque. O problema é que apenas os pernambucanos consideram 87 do Sport. Enfim. Já que atualizaram até sábado antes da decisão do Brasileiro de 2009, tenho que comentar. Em primeiríssimo lugar, antes de virem falar do Flamengo como responsável por não jogar o quadrangular, a decisão foi tomada pelo CLUBE DOS 13 de NÂO jogar o quadrangular, muito antes de ter definido um campeão do módulo verde aquele ano. Sendo que quem contrariou o Clube dos 13 autorizando o cruzamento foi Eurico Miranda, sem o conhecimento dos mesmos. A idéia era Eurico equalizar o desorganizado campeonato da CBF com o regulamento do Clube dos 13. Os campeonatos Brasileiros anteriores eram campeonato políticos, onde até timizinho de varzea participava gerando caos econômico a qual nem a própria entidade "maxima" brasileira tinha condição de sustentar. Como nota-se, o regulamento confuso do modulo amarelo aconteceu depois do Regulamento do módulo verde estar pronto, e a idéia eram de 24 time iniciais e não 28. Pois para atender interesses políticos a CBF se intrometeu num campeonato que nem se quer lhe pertencia.

    Logo, não desconsiderado o Sport, já a CBF é que da a palavra final perante a FIFA, que considerou o titulo do Sport.

    Mas devemos lembrar a força que o Clube dos 13 tem, pois viradas de mesas acontecem, e se a CBF fosse uma entidade tão competente assim, interviria na decisão do Clube dos 13. Dessa forma, o Fluminense deveria ter seguido o regulamento da competição e jogado e ganhado a 3 e 2 divisão para ter o retorno a ELITE. Portanto, se a CBF não cumpre sequer os regulamentos, não há credibilidade na decisão do título do Sport em 87. O Brasileiro só é Brasileiro, por causa do Clube dos 13, ou vocês realmente acham que o Sport faria alguma diferença no cenário brasileiro. O sport é marqueteiro, pois defendem o título de 87 pelo simples fato de viver a sombra do verdadeiro RUBRO-NEGRO BRASILEIRO. Pois essa sombra é que dá sobre-vida ao Sport de ser lembrado no Cenário Brasileiro, como adora comentar, "ninguém se lembra do titulo de 88 do Bahia". Assim como ninguém se lembra da participação do Sport na libertadores de 88. Algo inaceitável para o "grande" campeao do tapetão de 87. Simplesmente algo patético.

    Que o presidente do Sport me processe! FLAMENGO HEXA-CAMPEÃO BRASILEIRO!!! E o Sport? que Sport? Acabou voltando para seu lugar de origem. O Pior Brasileiro 2009. Aliás Rubro-Negro nas duas pontas da tabela, agora qual Rubro-Negro tem mais peso? Responda a pergunta e saberão quem defato é Campeão em 87.

    • evandro disse:

      É isso mesmo, a CBF estava falida e se declarou incompetente para organizar o campeonato brasileiro de 87 e pediu que o clube dos treze o fizesse, e por não ser da CBF, o mesmo se chamou ” copa união “, porém, ao ver o sucesso da competição, a CBF quis ” organizar ” um outro torneio e sugeriu o cruzamento, que foi negado pelo clube dos treze e foi acordado unilateralmente pelo necrófilo do tôrico miranda, que deve ter levado uma grana por baixo dos panos da CBF, e o resto todo mundo já sabe, flamengo campeão da primeira divisão, sport campeão da segunda divisão.
      E quem achar que eu estou errado, é só me responder uma coisinha: em 1987 quanto foi o placar de sport x vasco, ou sport x corinthians, sport x grêmio, sport x são paulo, sport x fluminense, etc, etc.
      Se não jogou contra esses times, como o sport pode ser campeão da primeira divisão em 1987 ?
      Mais uma coisinha: a CEF daria ao tricampeão brasileiro direto ou ao pentacampeão alternado uma taça comemorativa, a taça das bolinhas, como ficou conhecida, e na época que esta foi entregue ao são paulo, o seu presidente era o mesmo que era presidente do clube dos treze em 87 e que ” puxou o bonde ” da não assinatura para o cruzamento proposto pela CBF, mas aceitou a dita taça, o que no meu ver foi pura cara de pau, se tivesse hombridade ele pegaria a taça e a levaria para a gávea, pois ela pertence ao flamengo, de fato e de direito, e não poderia nunca ser questionada pelo são paulo ou qualquer outro participante do clube dos treze.

    • Luciano disse:

      O clube não pode ir para justiça comum, mas pode-se organizar campeonatos por comuns. É uma contradição atrás da outra. Para os flamenguistas, que não comandam nem a CBF e nem a FIFA, o Flamengo é o campeão de 87, lembrando que ele é campeão de uma organização chamada clube dos treze, e não brasileiro como alguns querem impor. Legalidade por legalidade. A CBF ainda deu uma canja para esses time de jogarem contra dois pernas de pau, não aceitarão agora já era. Tá na FIFA, na CBF e em súmulas da libertares que o Sport é o campeão em 87.

  3. Jefferson Moraes disse:

    Uma coisa é certa: Só houve um campeonato naquele ano e foi o organizado pelo Clube dos 13. A CBF se negou a fazer o Campeonato brasileiro de 1987 e depois voltou atrás usando a FIFA como escudo. É só pegar a história da Copa União que foi alterado posteriormente pela CBF. Fazer o que né. Se um Clube que sempre caiu para a segunda e estava naquela época conseguiu ser campeão, da CBF pode se esperar de tudo. Se os pernambucanos gostam mesmo da verdade entrem no link anexo e vejam o que a CBF fez no campeonato realizado pelo Clube dos 13. Naquela época os maiores clubes nacionais se negaram a participar dos campeonatos desorganizados da CBF o que gerou um suposto campeonato paralelo e a CBF desistiu de fazer o campeonato de 1987. Foi realmente vergonhoso e o São Paulo que apoiou o Flamengo na época simplesmente virou as costas. Leiam e vejam a verdade. Ela tinha mais que dar o título para outro Clube que não fizesse parte do Clube dos 13 mesmo. Abraços.

  4. Lúcio disse:

    O amigo José Renato, ou está enganado, ou é um Sátiro (desculpe o trocadilho, não resisti).

    Na verdade, as 28 equipes que comporiam a série A de 1987, conforme a classificação final da série A da Copa Brasil de 1986 seriam:
    São Paulo, Guarani, Atlético-MG, América-RJ, Bahia, Fluminense, Corinthians, Cruzeiro, Criciúma, Palmeiras, Portuguesa, Inter de Limeira, Flamengo-RJ, Joinville, Vasco da Gama, Grêmio, Internacional-RS, Atlético-PR, Santos, Rio Branco, Bangu, Ponte Preta, Góias, Treze-PB, Ceará, CSA, Santa Cruz, e Sport. (em ordem de classificação).

    Com a mudança do regulamento, foram beneficiadas as 8 equipes seguintes na tabela de classificação de 1986:
    Atlético-GO, Vitória-BA, Náutico, Botafogo-RJ, Central-PE, Nacional-AM, Comercial-MS, Sobradinho-DF. (em ordem de classificação).

    Só torcedor do Flamengo é que fica tentando, de todas as formas, querer justificar seu intento de desmerecer o Sport Club do Recife da conquista do Campeonato Brasileiro da 1ª Divisão de 1987.

    Agora sim, em 2009, parabéns pelo penta, Mengão !
    Agradeça à arbitragem e ao Grêmio.

  5. Igor disse:

    Voces falam isso mas esquecem que a Copa União e clube dos 13 surgiu porque a CBF declarou que não organizaria o Campeonato Brasileiro em 1987.Essa criação foi uma atitude dos grandes clubes brasileiros em busca de definir o campeão brasileiro daquele ano.Ao decorrer da Copa União a CBF decide criar o módulo amarelo e se impondo na competição com novas regras.Todos os clubes criadores da Copa regeitaram as propostas da CBF o que eu apoio e digo que o Flamengo sim é o campeão daquele ano.Se qualquer outro clube integrante do C13 tivesse sido campeão no lugar do Flamengo com certeza hoje estaria defendendo esse título como eu e vários flamenguistas fazemos hoje.

  6. tocha-rj disse:

    Por que o presidente do São Paulo "formou" junto com o Flamengo na época e agora nega? Por que o CND, na época, deu causa ganha ao Flamengo? É bom lembrar que clube não pode ir a justiça comum. Por qual motivo a partida entre Sport e Guarani terminou empatada e a declaração e 02 campões foi dada pelos presidentes!! ( gargalhadas desta palhaçada). Portanto, contra fatos não há argumentos. Flamengo, primeiro PENTA brasileiro de fato e reconhecido pelo São Paulo na figura do presidente do clube dos 13 e hoje dirigente. OU estou mentindo? Viva o Mengão, o INDISCUTIVELMENTE o MAIOR DO BRASIL. Talvez no ano de 50.060 vocês alcancem nossa TORCIDA. ( risos para vocês invejosos)

  7. Lucas disse:

    A CBF, não teve a capacidade de organnizar o torneio de 1986, os clube se juntaram e fizeram a copa união. E o Flamengo foi campeão…

  8. MARCELO disse:

    O Flormeigo foi campeão de 1987, ou será que ninguém viu a volta olímpica com A TAÇA DAS BOLINHAS DE ISOPOR, que aliás, está lá na gávea pra todo mundo ver.

  9. Fabi SPFC disse:

    SÃO PAULO UNICO HEXA E PONTO FINAL..A MIDIA ESCONDE, E TORCEDORES SABEM, MAS NINGUEM TEM CORAGEM DE ASSUMIR, PRINCIPALMENTE OS TORCEDORES DO FLAMENGO Q SE ILUDEM TANTO COM UMA TAÇA DE ISOPOR..TERIA Q TER VERGONHA CHAMAR ISSO DE HEXA"..
    HUMILHAÇÃO PRA VCS MSMO..E SPORT RECIFE CAMPEÃO DE 87 E Q A MIDIA APAREÇA COM A VDD OU ESSA DROGA DE CBF ASSUMA LOGO O SPO COMO LEGITIMO UNICO HEXA E PRIMEIRO PENTA E ENTREGUE A TAÇA DAS BOLINHAS Q ATE HJE ESTÁ LA..POR CONTA DESSA MENTIRA Q PARECE SE ESTENDER A MTO TEMPO E DAQUI AH 17 ANOS O PROXIMO TITULO DO FLAMENGO VIM LEVANTAR D NOVO ESSA QUESTÃO Q JA ME CANSEI…CBF SE SOMOS OS PRIMEIROOS PENTA CADE NOSSA TAÇA???
    ACABA COM ESSA POLEMICA DE UMA VEZ..E ASSUMA SUA AUTORIDADE SE EM SEU SITE NAUM CONSTA O PRIMEIRO PENTA DO FLAMENGO OHAA..FÇA ALGUMA COISA..!

    • Marcelo The Taker disse:

      Sou obrigado a concordar com o Bambi acima. O spfc e sozinho hexa e o menguinho no máximo penta.

  10. aldoreis disse:

    sou pernambucano recifense mas TORCEDOR DO FLAMENGO PRIMEIRO PENTA E AGORA HEXACAMPEÃO BRASILEIRO O spot DEVERIA TER VERGONHA NA CARA QUE SER CAMPEÃO BRASILEIRO EM CIMA DE TIME PEQUENO ASSIM COMO ELE MESMO, O spot É TIME PEQUENO TIMINHO NÃO VALE NADA QUANTOS CAMPEONATOS BRASILEIRO O spot DISPUTOU E QUANTOS CHEGOU NAS FINAIS: NENHUM TÁ NOVAMENTE NA SEGUNDONA ONDE E LUGAR DE TIME PEQUENO E RUIM UMA BOSTA DE CLUBE DESSE TENHAM VERGONHA NA CARA GANHE UM CAMPEONATO INFRENTADO TIMES GRANDES COMO FEZ O BAHIA EM 88 O UNICO NORDESTINO CAMPEÃO BRASILEIRO DA SERIA "A"

  11. cleto disse:

    Não entendo a copa união foi um racha da CBF com os clubes, que então foi criado o clube dos 13 que viria a organizar o campeonato daquele ano. Agora se o grupo dos 13 que organizou e ele mesmo coloca o flamengo como campeão do módulo verde e a própria imprensa o considera, então foi compeão daquele ano da 1º divisão porque vejo que o flamengo se ñ tivesse em sua razão claro que ñ ia de deixar de disputar essa quadrângular final até porque tinha muito mais time do que os demais o sport na minha opinião foi compeão da 2º que naquele caso era o módulo amarelo porque como considerar o sport campeão brasileiro da 1º se ele ñ jogou com os grandes daquele ano fatalmente se tivesse participado do módulo verde o sport poderia ter sido eliminado logo no inicio.

  12. Beto Miranda disse:

    Pra quem considera o flamengo campeão de 1987 só faço uma pergunta: Foi campeão cumprindo qual regulamento?

    Não falem besteira minha gente, sem cumprir regulamento, não tem como ser campeão….

    Querer dizer que o fla foi campeão só porque a Rede Globo transmitiu os jogos do módulo verde apelidando ele de copa união? A Rede Globo não é regulamento

    Pra ser campeão tem que cumprir algum regulamento……..Qual foi o regulamento que o fla cumpriu em 1987?

    O Regulamento da CBF o Sport cumpriu e foi campeão……..

  13. Adriano Bandim disse:

    Para matar o Flamerdistas. Uma pergunta:

    - O FLAMENGO FOI DISPUTAR A TAÇA LIBERTADORES EM 1988??? RESPOSTA: NÃO!!!

    - O SPORT CLUB DO RECIFE, FOI DISPUTAR A TAÇA LIBERTADORES EM 1988?? SIM!!! Não passou da primeira fase, MAS FOI!!!

    SPORT CLUB DO RECIFE, CAMPEÃO DA COPA UNIÃO (CAMPEONATO BRASILEIRO – PRIMEIRA DIVISÃO – DE 1987)

    MÓDULO VERDE E AMARELOS – PRIMEIRA DIVISÃO
    MÓDULO BRANCO E AZUL – SEGUNDA DIVISÃO!

  14. Arnaldo Angelo da Si disse:

    A CBF SEMPRE FEZ BESTEIRA! NUM CAMPEONATO DE PRIMEIRA DIVISÃO A CBF NUNCA PODERIA QUERER COLOCAR OS CAMPEÕES P/DISPUTAR O TITULO COM OS CAMPEÕES DA SERGUNDA DIVISÃO ! TODOS TIMES DE ELITE DAQUELE ESTAVA ENTRE OS 16 EX. MÓDULO VERDE E AMARELOS – PRIMEIRA DIVISÃO
    MÓDULO BRANCO E AZUL – SEGUNDA DIVISÃO! O FLAMENGO FOI CAMPEÃO SIM TEVE SE CLASSIFICAR ENTRE OS 4 MELHORES E NOS MATA MATA FEZ SUA PARTE! CONTINUANDO COPA DO BRASIL FOI FEITA SÓ PARA OS CAMPÉÕES E VICE DE CADA ESTADO CASO UM DESISTISE COLOCAVAM OUTRO EM SEU LUGAR SE NÃO ME ENGANO ERA O TERÇEIRO, HOJE QUANTOS DISPUTAM MUITOS NÃO MEREÇEM NEM TA LA? QUE BONITO SERIA CAMPEÃO SEGUNDA DIVISÃO DISPUTAR TITULO NACIONAL DO MESMO ANO POR EX.SE O S.CAETANO FOSSE CIMA DO VASCO SE NÃO ME ENGANO EM 2000.TENHO VARIOS EX. E VAMOS PARAR COM ESSA BESTEIRA O FLAMENGO É CAMPEÃO SIM,SOU AMANTE DO FULTEBOL, PARA TERMINA LIBERTADORES O CERTO E 2 TIMES DE CADA PAIS DA AMERICA DO SUL, NÃO PARA TIMES DO MEXICOELES NÃO AMRICA DO SUL, SE GANHAM NÃO DISPUTA O MUNDIAL! ISTO É UMA VERGONHA PARA NÓS SULAMERICANOS DESCULPEM PELA PRE….
    ,

  15. Pedro disse:

    Cara não adianta dizer que o Sport é o legítimo campeão… Olha os fatos… A CBF já fez virada de mesa pra SALVAR GRANDES CLUBES DO REBAIXAMENTO, Já deu um título nacional INEXPLICÁVEL pro São Paulo, e ainda querem dizer que o Flamengo não é o legítimo campeão de 87 porque a CBF diz? AHHH façame o favor e usem um pouco do cérebro nessas cabeças.
    O Flamengo É CONSIDERADO pela maior tribuna esportiva como o Campeão Brasileiro de 1987 e também por FLUMINENSE, VASCO, BOTAFOGO, GRÊMIO, INTERNACIONAL, SANTOS, PALMEIRAS, CORINTHIANS, ATLÉTICO-MG, CRUZEIRO E BAHIA. Eu não citei o SPFC porque aquilo ali é um clube de bambis! Se fossem homens de verdade não esqueceriam do compromisso que assumiram 23 anos atrás!

  16. Jorge Torres disse:

    Engraçado…
    O CND deu ganho de causa ao Clube dos Treze, contrariando a Resolução 16/86, onde qualquer decisão deve ser tomada através de decisão unânime…inclusive Vasco e Fluminense (entre outros times) votaram a favor do quadrangular, logo, não foi unânime a decisão de não haver quadrangular…
    Guarani, América-RJ, Criciúma, Portuguesa-SP e Internacional de Limeira ficaram na frente do “Todo-Poderoso” Flamengo na Copa Brasil 1986. A injustiça foi não ser utilizado critério técnico, pois muitos clubes que deveriam participar da Copa Brasil 1987 ficaram de fora do Módulo Verde.
    Sport e Vitória, pela CBF; Botafogo e Coritiba pelo Clube dos Treze foram beneficados com virada de mesa.
    O Internacional, além dos clubes que citei terem terminado na frente do Flamengo em 1986, acrescente-se o Joinville-SC.
    A final do Módulo Verde foi entre o Flamengo (13º colocado em 1986) e Internacional (17º colocado em 1986).
    A final do Módulo Amarelo foi entre o Guarani (2º colocado em 1986) e Sport-PE (28º colocado e eliminado de 1987 em 1986).
    A CBF atendeu aos apelos das federações e clubes prejudicados pela falta de critério técnico na seleção dos clubes participantes da Copa União. Se a CBF participou de viradas de mesa após esse episódio, pode ter certeza que quem ensinou foi o Clube dos Treze.
    Se Você tem direito a algo, e não o obtém, com certeza gerará reclamação.
    Se você passa procuração para alguém autorizando a assinar em seu nome qualquer documento, não pode reclamar depois.
    Por isso, legalmente o Sport é campeão sim, infelizmente o Clube dos Treze, com apoio dos patrocinadores, fez pressão para Flamengo e Internacional não participarem do Quadrangular Final, passando por cima da legalidade, para não desmoralizarem TV Globo, Açúcar União (Que deu nome à Copa), entre outros.
    O campeão de fato e de direito é o campeão legal, qualquer coisa fora disso é falta de lógica.
    Não existe campeão moral ou do povo, isso é estória para consolar quem não cumpriu o regulamento final.

  17. Jorge Torres disse:

    Por favor, leiam a decisão judicial que deu vitória na justiça comum de Pernambuco.
    Mesmo sendo na justiça comum, a documentação explicita o motivo de o Sport-PE ser o legítimo campeão da Copa Brasil 1987:
    http://www.trf5.jus.br/archive/1997/04/199405000372353_19970424.pdf

  18. Jorge Braga disse:

    Acreditar em uma entidade que deu títulos a times que disputaram um ou dois jogos ? Invertendo toda a tabela de conquistas dos grandes clubes do Brasil ? Uma entidade que prefere construir um estádio novo para o “afilhado” e deixa o Morumbi de fora da copa ? É, no mínimo, estranho. Andrés Sanches para presidente da CBF. Duvidam ? É farinha do mesmo saco onde estão entrando Pelé e Ronaldo Fenômeno. Todos tem interesses em comum : PODER E DINHEIRO. Futebol ? ? ? Há, deixa pra lá. Isso é o que menos importa.

  19. evandro disse:

    A CBF estava falida e se declarou incompetente para organizar o campeonato brasileiro de 87 e pediu que o clube dos treze o fizesse, e por não ser da CBF, o mesmo se chamou ” copa união “, em homenagem ao patrocinador, Açucar União, porém, ao ver o sucesso da competição, a CBF quis ” organizar ” um outro torneio e sugeriu o cruzamento, que foi negado pelo clube dos treze e foi acordado unilateralmente pelo necrófilo do tôrico miranda, que deve ter levado uma grana por baixo dos panos da CBF, e o resto todo mundo já sabe, flamengo campeão da primeira divisão, sport campeão da segunda divisão.
    E quem achar que eu estou errado, é só me responder uma coisinha: em 1987 quanto foi o placar de sport x vasco, ou sport x corinthians, sport x grêmio, sport x são paulo, sport x fluminense, etc, etc.
    Se não jogou contra esses times, como o sport pode ser campeão da primeira divisão em 1987 ?
    Mais uma coisinha: a CEF daria ao tricampeão brasileiro direto ou ao pentacampeão alternado uma taça comemorativa, a taça das bolinhas, como ficou conhecida, e na época que esta foi entregue ao são paulo, o seu presidente era o mesmo que era presidente do clube dos treze em 87 e que ” puxou o bonde ” da não assinatura para o cruzamento proposto pela CBF, mas aceitou a dita taça, o que no meu ver foi pura cara de pau, se tivesse hombridade ele pegaria a taça e a levaria para a gávea, pois ela pertence ao flamengo, de fato e de direito, e não poderia nunca ser questionada pelo são paulo ou qualquer outro participante do clube dos treze.

  20. Cristiano Lira Araujo disse:

    Eita bando de gente que quer como quer provar o impossível. O problema de 1987 é que o campeão de um dos módulo foi o Flamengo e do outro, um time nordestino. Garanto que não existiria polêmica se o campeão do outro módulo tivesse sido o Curitiba, por exemplo, ou o América-RJ. Ou mais engraçado ainda, garanto que o quadrangular teria acontecido se o Flamengo tivesse sido vice campeão perdendo em um final hipotética contra a portuguesa-SP.

    Vou mais além, o clube dos 13 que tanto estão defendendo aí não foi detonado recentemente por motivos políticos envolvendo um ex-presidente corinthiano e um cartola flamenguista derrotado em eleição recente?

    Então pergunto: O que é que estão tentando provar?

    – Que o Flamengo era o melhor time de 1987? Que se tivesse ocorrido o quadrangular, o flamengo seria o campeão? Se for isto, é verdade, provavelmente estão certos, aquele era um time dos sonhos e que possivelmente conquistaria o campeonato de 1987, mas a questão é: não jogaram, não seguiram o regulamento.

    E por que não seguiram? Por conta de orientação política para demonstrar força de um grupo seleto de clubes que até hoje não entendeu que não são nada sem as outras equipes contra uma CBF perdida no tempo?

    Desculpem-me os rubro-negros cariocas e aqueles que já foram beneficiados completamente por virada de mesa durante todos estes anos, mas se o regulamento do torneio aceito existia é ele que vale, regra é regra, lei é lei. Então parem de chorar, Sport campeão de 1987 é fato. Taça de bolinhas é do São Paulo por direito( independente se apoiaram ou não o clube dos 13 na época ) e parem de levantar defunto, aff… quanta polêmica.

    Garanto que o Sport Tem mais direito ao título de 1987 do que o corinthians tem direito ao título de 2005 no qual jogos foram cancelados sem comprovação que os resultados realmente haviam sido manipulados( e olha que nem comento aquele jogo contra o internacional ).

    Binner, publica este texto que escrevi como um tipo de replica

  21. Marcelo disse:

    Olá Birner, Acompanho seu blog aqui e no Facebook. Antes de tudo quero agradecer pelo seu excelente trabalho e simpatia.

    Tenho uma dúvida, será que você sabe me responder?
    Gostaria de saber quem foi o artilheiro do módulo amarelo da Copa União de 1987, nas minhas pesquisas só encontrei o artilheiro do módulo verde, Müller do São Paulo com 10 gols.

    Abraço.

  22. biner você e mesmo um pela saco dos bandos de loucos , sera que vocês esqueceram a vegonha do campeonato de 2005 na qual o internacional foi roubado escandalosamente . antes de criticar o time alheio você deferia pedir a cbf para dar o titulo de 2005 ao legitimo dono ( internacional )
    .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>