22 jul

Copa Rio de 1951: Campeonato Mundial? – 22/07/1951

História

 De José Renato Sátiro Santiago Jr.

A Copa Rio de 1951 foi criada para reduzir a frustração da torcida brasileira pela perda, no ano anterior, da Copa do Mundo no Maracanã.

Nos últimos anos, aumentou a  polêmica sobre a validade desta competição como primeiro campeonato mundial de clubes. Naquela época não havia competições oficiais com equipes de vários países.

O primeiro campeonato europeu com as equipes campeãs nacionais aconteceu em 1956. O Real Madrid conquistou o título.

Na América do Sul, em 1960, começou a Taça Libertadores com alguns clubes campeões sul-americanos. O Peñarol foi campeão.

Diante disso, como poderíamos verificar se houve a participação das principais equipes do mundo?

Uma vez que naquela época as equipes mantinham em seus elencos jogadores locais, isto é, nascidos no país de origem de suas equipes, é razoável utilizarmos como base as edições da Copas do Mundo de 1950 e das Olímpiadas de 1952, que aconteceram próxima aquele ano de 1951.

Vamos lá:

Copa do Mundo de 1950

Campeão – Uruguai: havia um participante uruguaio, o Nacional de Montevidéu

Vice-Campeão – Brasil: havia dois participantes brasileiros, o Vasco e o Palmeiras

Terceiro Lugar – Suécia: nenhuma equipe suéca participou

Quarto Lugar – Espanha: nenhuma equipe espanhola participou

Olímpiadas de 1952

Medalha de Ouro – Hungria: nenhuma equipe húngara participou

Medalha de Prata – Iugoslávia: houve a participação de uma equipe, o Estrela Vermelha

Medalha de Bronze – Suécia: nenhuma equipe sueca participou

Quarto Lugar – Alemanha: nenhuma equipe alemã participou

Desta forma, seria razoável considerarmos que as melhores equipes do mundo seriam dos seguintes países: Uruguai, Brasil, Suécia, Espanha, Hungria, Iugoslávia e Alemanha?

Entre estes 7 países apenas 3 foram representados: Uruguai, Brasil e Iugoslávia

Uruguai

Nacional: atual campeão nacional do Uruguai de 1950;

Brasil

Vasco da Gama: não havia campeonato brasileiro, no entanto, a equipe carioca era campeã carioca de 1950, título conquistado em 28 de janeiro de 1951.

Palmeiras: não havia campeonato brasileiro, no entanto, a equipe paulista era campeã paulista de 1950, título conquistado em 28 de janeiro de 1951, e também era a campeã do torneio Rio São Paulo, título conquistado em 11 de abril de 1951.

Iugoslávia

Estrela Vermelha: campeão nacional da Iugoslávia de 1951.

Quais os outros países que foram representados?

Áustria

Áustria Viena: foi 3ª colocada no Campeonato Austríaco na temporada 1950/51, 11 pontos atrás do Rapid Viena, o campeão.

A Seleção Austríaca não participou da Copa do Mundo de 1950 e foi eliminada nas Quartas de Finais das Olímpiadas de 1952

França

Olympique Nice campeão nacional da França na temporada 1950/51

A Seleção Francesa não participou da Copa do Mundo de 1950 e foi eliminada na Fase Preliminar das Olímpiadas de 1952

Itália

Juventus: 3ª colocada no Campeonato Italiano na temporada 1950/51 que acabou em 10 de junho de 1951, cerca de 20 dias antes do começo da Copa Rio 1951.

A Seleção Italiana acabou na 7ª colocação da Copa do Mundo de 1950 e foi eliminada na Primeira Fase das Olímpiadas de 1952

Portugal

Sporting: campeão nacional de Portugal na temporada 1950/51

A Seleção Portuguesa não participou da Copa do Mundo de 1950 e das Olímpiadas de 1952

Quanto a competição, o título ficou com o Palmeiras, que se recuperou da goleada sofrida para a Juventus na Primeira Fase por 4 a 0, após uma vitória de 1 a 0 em São Paulo, e um empate por 2 gols no Maracanã.

Eis a ficha técnica da final:

Palmeiras 2 x 2 Juventus

Data: 22 de julho de 1951

Árbitro: Gaby Tordjman ( França )

Público: 100.933

Gols: Praest 18′ do Primeiro Tempo; Rodrigues aos 2′, Boniperti aos 18′ e Liminha aos 32′do Segundo Tempo.

Palmeiras: Fábio; Salvador, Juvenal; Túlio, Luís Villa, Dema; Lima, Ponce de León, depois Canhotinho, Liminha, Jair da Rosa Pinto e Rodrigues; Treinador: Ventura Cambon.

Juventus: Giovanni Viola; Bertucceli, Manente; Mari, Parola, Bizzoto; Miccinelli, Karl Hansen, Boniperti, Johan Hansen e Praest; Treinador: Carver.

126 respostas a Copa Rio de 1951: Campeonato Mundial? – 22/07/1951

  1. Como definir quais eram as "melhores equipes do mundo" à época? Em 2005 o Chelsea era uma das melhores equipes do mundo e não foi para o Mundial…

    Na época da Copa Rio toda a imprensa, a CBD e a FIFA consideraram o título da Copa Rio como o um titulo mundial, afinal foi um campeonato bem organizado com os melhores times do mundo de vários países! Homologar isso hoje será apenas consertar um esquecimento da história.

    Assim como os títulos de Taça Brasil e Roberto Gomes Pedrosa deveriam ser considerados títulos nacionais assim como os de 71 para cá! Pois foram disputados em condições equivalentes.

    Para mim o Uruguai é tetra campeão mundial, se as condições das Olimpíadas de Verão de 24 e 28 forem válidas tais quais as da Copa Rio.

    Isso é uma questão de perspectiva. Lógico que o Palmeiras tem muito a ganhar hoje se for considerado mundial a Copa Rio, mas é um reconhecimento histórico. Coloque-se no lugar dos jogadores que jogaram as finais. Imagine o esforço, o trabalho e a alegria do título mundial à época, o reconhecimento e tudo, sendo esquecido 50 anos depois? 50 anos depois todo mundo falando que foi só mais um campeonato…

    Abraços

  2. Erick Medeiros disse:

    Opa, valeu José Renato, na verdade eu até ja sabia que o Palmeiras ja era Palmeiras nessa época, mas é que eu tenho mania de chamar de Palestra… GLORIOSO PALESTRA!!!

    Tenho 21 anos, e qdo me perguntam para que time torço, eu respondo PALESTRA ITÁLIA… é o hábito… hehehe…

    Abraço!

  3. José Renato disse:

    Caro Rodolfo, em 2005 o campeão europeu disputou o mundial… quanto a toda a imprensa, CBD e FIFA terem considerado na época como mundial, lamento isto não aconteceu…reescrever a história desta forma é triste…tenho certeza que o Palmeiras não seja merecedor disso…um abraço

  4. José Renato disse:

    Diga-se de passagem o nome Palestra Itália é muito mais bonito…um abraço

  5. cosme da silva disse:

    sou gremista mais acho que devido a perda do brasil no mundial de 50 para o uruguai por 2 a 1 a copa rio foi criada praticamente como mundial de clubes até por q na época não existia esse assunto fica com a fifa mais na minha opinião o campeão da copa rio, hoje deveria ser reconhecido como mundial de clubes da fifa foi o 1º time brasileiro a ser campeão até pra espantar aquele desastre do brasil e por respeito ao brasil o palmeiras foi campeão da copa rio. Eu acho q a fifa deveria reconhecer a copa rio como mundial de clubes.

  6. Felipe Virolli disse:

    Interessante sua análise, mas… Se na época valeu como Mundial, tem que ser reconhecido, SIM!
    Aliás, não existe um modelo de MUNDIAL que nos agrade. MUITO MENOS os da Taça Intercontinental, que era tipo um "festival" e nem incluía todos os continentes.
    INCLUSIVE, ninguém fala, mas o BI do tricolor foi contra o VICE-CAMPEÃO da Champions League. O MILAN não era o campeão europeu.
    E nem por isso se tira o mérito do tricolor. Aliás, nem análises como essas existe em blogs nacionais sobre o feito tricolor.
    Existem jornais, relatos, indicando que era o Mundial da época, então foi mundial e pronto.
    Muito menos mundial é o do Corinthians, que nem o M. Carioca reconhece. Até pq, na época do do Corinthians, já existia LIBERTADORES. E o atual campeão não foi.

    Abraços.

  7. Felipe Virolli disse:

    Fora que vc se esqueceu de citar que tivemos GUERRAS MUNDIAIS, e que na época da COPA 1950 a ITÁLIA (JUVENTUS) era BI-MUNDIAL em Copas do Mundo. E sem contar que o TORINO, melhor clube italiano, perdeu os seus jogadores em acidente aéreo.

    Ou seja: JUVE E MILAN eram os melhores. E a JUVE foi a campeã da temporada 1951/52 e vice em 1950, se não me engano.

  8. Rodolfo duarte disse:

    A FIFA fala que o PALMEIRAS nao foi campeao mundial eu discordo, a FIFA nao tem credibilidade para falar sobre isso.
    Naquela epoca a FIFA nao comandava os torneios e nem administrava quase nada sobre o futebol internacional.
    E entao o palmeiras é SIM campeão mundial de 1951.

  9. Rafael k. disse:

    Lendo o que vc escreveu, fiquei pensando…vc realmente é um conflito em pessoa…

    No texto vc diz que a história pode ser retorcida pelo interesse das pessoas, ou melhor, das torcidas….mas e vc, naum está retorcendo para o seu lado??? naum me venha dizer que vc em razão no que vc disse, pois vc pode tb estar errado e a historia contada por varios e varios pesquisadores estariam certas….
    Acho que vc deveria ser um reporter que ficasse sem lado entendeu? deveria pesquisar a real história, e com argumentos corretos fazer estas suas afirmações descabiveis. Pois não é possivel que centenas de pesquisadores e estudiosos do futebol estejam errado e vc certo..!!!

    O pior são os critérios que vc estabeleceu para avaliar os times….
    Isso não existe!!! Se for assim, qual o critério para colocar o corinthians e Vasco no Torneio Silvio Santos de 2000???

    Absurdo…estude e pesquise…depois publique.

    Agradecido!!!

  10. Vitor Birner disse:

    Rafael K., o post é de José Renato Sátiro Santiago JR, pesquisador, autor de livros sobre história e éstatísticas do futebol, e membro do grupo de literatuira do esporte. Ele é enegenheiro, não jornalista, o que não o desobriga de escrever a verdade. Só lhe garanto uma coisa. Pesquisar não é o problema de José Renato. Ele faz isso de maneira quase irritante de tão minuciosa.

    Abraço!

    • JVerdão disse:

      AH TÁ, ENTÃO CAMPEONATO MUNDIAL DE VERDADE DEVE SER O MUNDIALITO DE VERÃO DE 2000? QUE JOGAVAM TIMES DE ALTÍSSIMA QUALIDADE TÉCNICA COMO AL NASSR, RAJA CASABLANCA, NECAXA E SOUTH MELBOURNE, QUE TIMAÇOS NÃO? QUE QUALIDADE TEM ESSES TIMES? QUE DESTAQUE OU MÍDIA POSSUEM NO MUNDO DO FUTEBOL? NUNCA MAIS DISPUTARAM NADA, CONTINUANDO SENDO APENAS DOIS CONTINENTES EM DISPUTA, SULAMERICANO (VASCO E CORINTIANS) E O EUROPEU ( REAL MADRID E MANCHESTER UNITED). OU SERÁ QUE A COPINHA INTERCONTINENTAL DO JIPE NO JAPÃO, ONDE SE JOGAVA UMA ÚNICA VEZ E CONTRA UM ÚNICO TIME, PODE SER CONSIDERADA COMO UM MUNDIAL DE CLUBES? DIZER QUE O TIME VENCEDOR É CAMPEÃO DO MUNDO, JOGANDO APENAS CONTRA UM TIME E UMA ÚNICA VEZ? RIDÍCULO, CADÊ OS REPRESENTANTES DE CADA CONTINENTE, POIS PARA SE VALIDAR COMO MUNDIAL, TEM QUE HAVER TIMES DOS CINCO CONTINENTES, OU PELO MENOS DOS PRINCIPAIS: CONTINENTES AMERICANOS, EUROPEU, AFRICANO E ASIÁTICO…CADÊ ESSES TIMES AI? O QUÊ ME DIZ SOBRE ESSES RIDÍCULOS CAMPEONATINHOS HEIN VITOR BIRNER????

  11. Hewerton Pablo disse:

    Se o Corinthians fosse Campeão da Copa Rio de 1952 em cima do Fluminense, estariam todos aqui a dar razão ao Palmeiras (e seu belo Dossie). Infelizmente a nossa impressa e nossos PsEu[NSA]DORES do Futebol são totalmente parciais neste e em outros pontos (i.e ô imprenssinha gambística e bambística da poxa)…Lamentável.

    Dois fatos são evidente para nós Palmeirense, (independente de CBD, CBF, FIFA, RICARDO TEIXEIRA, CHICO LANG, DR.OSMAR,,,) somos:

    -CAMPEÕES MUNDIAL de 1951;
    -CAMPEÕES BRASILEIROS DO SÉCULO XX.

    NÃO TEMOS QUE PROVAR MAIS NADA PARA VOCÊS; OS NÚMEROS E AS EVIDÊNCIAS ESTÃO AÍ…

    "A primeira edição do torneio, como comprovado pelo dossiê enviado à FIFA pelo Palmeiras, foi organizado pela FIFA, por esse motivo, a FIFA outorgou à primeira disputa, a condição de Mundial de Clubes. Esse fato, provar que a FIFA participou de forma decisiva em sua organização, é o maior empecilho para que o Fluminense seja reconhecido como Campeão Mundial."

    SE O TORNEIO ERA FIFA, LOGO É MUNDIAL…

    OS PIORES CEGOS SÃO AQUELES QUE NÃO QUEREM VER…

    Abraços

  12. Zeti disse:

    Reporter deve reportar, relatar. Independente de ser ou não considerado mundial, a sua opinião pessoal pouco importa. Atenha-se a sua fun~ção de reportar e guarde suas opiniões para os seus.

  13. Lucas Araujo Azevedo disse:

    Ridiculo isso tudo, não tem o que discutir, nesse caso se tivemos que engolir a seco guela abaixo o mundialito de 2000 pelos fatos, então não a o que se discutir, os fatos estão ai, basta procurar e ver que os jornais da época colocavam como mundial, a fifa participou, clubes de varios cantos do mundo vieram e disputaram, com muinto afinco, pois nem o super time do vasco na época, conseguiu chegar a fina,l e esse titulo deu muinta alegria ao povo brasileiro, e foi muinto importante para o orgulho do povo brasileiro começar a moldal um time que jogaria bem a proxima copa, e consequentemente ganharia a copa de 58, portanto não gastem seus tempos discutindo o que é fato, volten no tempo e perguntem para qualquer um naquele dia no maracana com mais de 100 mil pessoas e eles diriam somos campeãos do mundo até porque o palmeiras entrou com uma camisa que tinha o simbolo do brasil acima do distintivo do palmeiras e disputou contra um time Italiano, ou seja fina internacional não foi brasil contra brasil, após a vitória os jogadores desfilaram em carro de bombero e foram recebidos em todos os lugares como herois brasileiros, eu sou brasileiro e como brasileiro consigo enchergar o plmeiras de 51 como campeão de um torneio mundial que foi o torneio denominad copa rio, assim como o corinthians ganhou em 2000, o São Paulo 2005, Internacional 2006, sem problema, o que eu queria discutir agóra é quem sera o proximo campeão, e porque se importam tanto porque tanto incomoda o fato de outro time alem do seu ter sido campeão, quando de fato esse foi campeão com toda legitimidade. pensem, pensem, pesem…….

    • Wilson disse:

      Além de não participarem os clubes dos países que realmente representavam as maiores forças, estranhamente naquela época podia participar dois times do mesmo país e vale….Aí em 2000 , organizado MESMO pela FIFA, com todos as forças representadas ( e efetivamente dos continentes afinal mundo se entende 5 continentes não mensurando obviamente qualidade afinal na copa isso também acontece )…a questão é que virou moda pro time da Arena Chiqueirão ganhar título á base de fax e reclamação política. Joguem mais, falem menos…..

      • ROCCO-SP disse:

        Wilson, participam os 5 continentes!
        Mas jogam todos contra todos???
        5 continentes e mais o país sede!
        Mas os europeus e sulamericanos jogam apenas duas, ou seja, semi-final e final, e as outras quatro ?
        Qual a diferente daquela COPA JEEP para essa da FIFA?
        UMA PARTIDA A MAIS, SÓ ISSO !
        Mais credibilidade tinha aquela COPA JEEP, essa é prá ganhar votos para a eterna reeleição do HONORÁVEL BLATT !

  14. MARCELO disse:

    José Renato: Você se esqueceu de dizer ainda que era fim de temporada na Europa e os clubes europeus já tinham entrado de férias. Os jogadores titulares que vieram para o torneio estavam exaustos e desinteressados no campeonato. Os refugos da Europa que vieram (Estrela Vermelha, Áustria Viena, Olympique Nice, Sporting) não foram a primeira opção dos organizadores. Antes, times respeitáveis e razoáveis foram convidados. Diante da recusa, restou a opção pelo refugo.

    isso não é "Campeonato Mundial"

    abraços

  15. JOSE AUGUSTO disse:

    Eu entedo que uma infatilidade ficar medindo se o Palmeiras ganhou deste ou daquele time internacional num "torneio de fax"; se o São Paulo tem três títulos mundiais enfrentando os "afro-americanizados" times europeus, e as piadinhas figurantes da Ásia e Oceania; ou ainda se o Corinthians merecia ou não participar do 1º campeonato mundial da falta de critério. Eu queria ver uma comparação honesta dentro daquele que é na verdade o melhor e mais disputado futebol do mundo, o brasileiro. Mas deveria ser desde quando ele começou, com os mais variados nomes incluindo Robertão, Taça Brasil, Copa União, João Havelange …Aí sim nos veremos quem é realmente o melhor. Ah mas isso também não pode né, fere interesses de alguns times de chapa branca que existem por aí.

  16. Norberto Neto disse:

    Pois é, foi bom ressaltar tudo isso aí, ótima matéria. A meu ver, naquela época, era difícil de organizar campeonatos, a Copa do Mundo mesmo não contava com várias das principais seleções do mundo, por motivos políticos ou por falta de verba para viajar. A França era um país arrasado pela Segunda Guerra, bem como a maioria dos países europeus da época. Era difícil impor critérios para competições internacionais. Eu, que não sou palmeirense, considero sim esse Mundial, mas não acho que seja tão importante quanto um Mundial de Clubes. Em 2000, o Corinthians foi considerado campeão mundial, mas o Palmeiras, campeão da Libertadores em 1999, não estava lá. Estava o Vasco, campeão de 1998 e o Corinthians, campeão brasileiro (é sempre bom lembrar que era o Brasileirão de 1998, e não o de 1999, ganho por coincidência pelo time alvinegro). Estavam o campeão da Liga dos Campeões da UEFA de 1998 e 1999, então, deveria estar o Palmeiras e não o Corinthians. Se o Corinthians é campeão mundial, o injustiçado daquela copa, o Palmeiras, também é. De qualquer modo, o primeiro Mundial totalmente sério aconteceu em 2005. E José Augusto, quem são as "piadinhas figurantes"?? Pois, que eu saiba, o Al Ittihad é uma quipe fortíssima que deu muito trabalho aos brasileiros. Abraço a todos.

  17. Carlos André disse:

    Os Títulos da Copa Rio de 51 e 52 devem ser sim considerados e reconhecidos pela FIFA como Mundial de Clubes. Pos respeito aos heróis da época, não devemos nos apegar a nomenclaturas e chancelas. Parabéns a CBF pelo reconhecimento dos títulos da Taça Brasil e Taça de Prata como Campeonato Brasileiro. Muito em breve a FIFA reconhecerá os títulos da Copa Rio de 51 e 52 conquistados pelo Palmeiras e Fluminense com muito mérito. Parabéns Campeões Mundiais.

  18. Robson disse:

    Acho que as pessoas têm que entender de uma vez por todas, que todas essas competições internacionais com início nos anos 50, são mundiais de clubes sim!
    Por uma razão muito simples: Os clubes da mídia, praticamente não existiam como potências esportivas. Certos clubes, agraciados pela parcialidade da Imprensa, tiveram seu auge muito tempo depois lá pelos anos 80 e fingem não reconhecer por exemplo o MUNDIAL DE CLUBES DE 1957, assim chamado o primeiro TORNEIO DE PARIS, que contavam principalmente com o Tetra Campeão Europeu, REAL MADRID, e o ÚNICO CAMPEÃO SUL AMERICANO DE CLUBES até aquele momento, VASCO DA GAMA, que venceu de forma sensacional por 4 A 3. O que qero dizer? A mídia escrita, falada e televisada nem toca no assunto sobre uma conquista de tanta importância, pois foi o PRIMEIRO TÍTULO DE UMA EQUIPE DO BRASIL NA EUROPA!!!

  19. Robson disse:

    Os títulos da COPA RIO e principalmente do TORNEIO DE PARIS DE 1957, que inclusive foi chamado de MUNDIAL DE CLUBES, deveriam ser reconhecidos oficialmente pela Entidade máxima do futebol. Sobre a conquista de 57 na FRANÇA pelo VASCO, trata-se da PRIMEIRA GRANDE CONQUISTA DE UM CLUBE NA EUROPA, antes mesmo da SELEÇÃO BRASILEIRA!!!
    Espero que essa mídia PARCIAL e POPULISTA, não feche os olhos e fique protegendo seus “queridinhos”.

  20. PALMEIRAS 1º CAMPEÃO MUNDIAL DE CLUBES disse:

    para quem ainda acha q a COPA RIO 51 ,não foi o 1º CAMPEONATO MUNDIAL DE CLUBES , só pq a fifa faz o q quer ,é so´os desinformados como a colunista da enquete , entrar no site da juventus de turin , na parte de ´LA STORIA´e confirmarem com os proprios olhos , e verão, q foi o 1º CAMPEONATO MUNDIAL DE CLUBES DA HISTORIA ´
    Q colunista mais desinformado. PALMEIRAS SIM ´1º CAMPEÃO MUNDIAL DE CLUBES DA HISTORIA COPA RIO 1951´fato ,e a historia nao muda .

    • ROBINHO C G disse:

      TUDO BEM MAIS O VASCO FOI O 1 BICAMPEÃO MUNDIAL INTERCLUBES 1953/57 ESTÁ NO SITE DO HIBERNIAN ESC E WIKIPÉDIA CONFIRA , FATO E A HISTÓRIA NÃO MUDA .

  21. Não interessa o que os rivais e pessoas injustas dizem, o que vale é que toda a imprensa nacional reconheceu o título mundial do Palmeiras. O Maracanã com mais de 100 mil torcedores e em São Paulo recebido por mais de 1 MILHÃO de torcedores com uma festa jamais vista, sem contar as comemorações durante a viagem de trem que veio do Rio pra ão Paulo parando em todas as estações com grande festa das populações locais. Só pode dizer isso quem viveu e viu… Um abraço

  22. celso disse:

    VASCO BI CAMPEAO DO MUNDO 53/57

  23. Andre disse:

    Coloquem no Google “El Mundo Deportivo Hemeroteca”, e acharão o acervo do jornal espanhol El Mundo Deportivo. As edições de 18/02/1952, 19/04/1952, 02/06/1952, 23/06/1952 e 05/07/1952 cobrem a organização da Copa Rio de 1952 pelo Fluminense. Nenhuma matéria do jornal trata a Copa Rio como Mundial, Copa do Mundo, Copa Intercontinental, nem nada disso, e em nenhuma matéria do jornal sobre a Copa Rio a palavra FIFA aparece. A Copa Rio de 1952 teve 8 desistências, entre elas as de Barcelona e Real Madrid. O Fluminense (organizador da Copa Rio de 52) mandou um dirigente à Europa para trazer times de Portugal e Espanha à Copa Rio. Da Espanha foram convidados Barcelona e Real Madrid. Nenhum dos 2 espanhóis foi à Copa Rio, e nas mesmas datas do torneio internacional carioca, o Real Madrid estava jogando a Pequena Copa do Mundo em Caracas. Quem conhece a história da Copa Intercontinental e do Mundial de Clubes da FIFA sabe o valor que os clubes espanhóis, em particular o Real Madrid, sempre deram a essas 2 competições. O Real Madrid foi o clube instigador da criação da Copa Intercontinental, pois era seguidamente o campeão da Europa e queria ser também o campeão do mundo. E o Real participou da Copa Intercontinental e do Mundial FIFA em todas as vezes que teve o direito de fazê-lo. Com isso tudo, é bem difícil acreditar que o Real abriria mão de jogar um mundial ou intercontinental legítimo. Pois em 1952 nem Barcelona nem Real Madrid foram à Copa Rio, e nas mesmas datas do torneio internacional carioca, o Real Madrid estava jogando a Pequena Copa do Mundo em Caracas, uma competição organizada por empresários. Eu gostaria que palmeirenses e tricolores cariocas explicassem que “mundial apoiado pela FIFA” foi esse deles, que o clube europeu mais entusiasta de mundiais (o Real Madrid) não quis jogar preferindo uma competição organizada por empresários.

    • Lico rande disse:

      André, a Copa Rio 1951 já é reconhecida pela Fifa como mundial de clubes, uma cópia da ata da reunião do comité executivo da Fifa, foi entregue ao ministério do esporte, intitulada, “Reconhecimento da copa rio 1951 como primeira copa mundial de clubes” assinada pelo secretário geral da Fifa Jerome wallke.

      • ROBINHO C G disse:

        MAIS UMA LAMBANÇA DA FIFA A TAÇA PARIS DE 1957 TEM MUITO MAIS RELEVANCIA QUE AS COPAS RIO 51/52/53 E DE QUALQUER COMPETIÇÃO A NIVEL MUNDIAL DE CLUBES DAQUELA ÉPOCA [ ANOS 50 ] TOMARA QUE A DIRETORIA DO VASCO TOME ALGUMAS PROVIDENCIAS SOBRE ESSA INJUSTIÇA E DESRESPEITO AOS PRIMEIROS CAMPEÕES CONTINENTAIS OFICIAIS [ VASCO 1948 E REAL MADRID 1956/57 ] QUE TIVERAM QUE PASSAR PARA A FINAL INTERCLUBES EM PARIS DE 57 ENFRENTANDO O MELHOR ANFITRIÃO E O MELHOR CAMPEÃO DA ALEMANHA ATUAL CAMPEÃ DO MUNDO DA FIFA DE 1954 , ENQUANTO O PALMEIRAS GANHA NA FINAL DA COPA RIO INTERCLUBES 51 O 3 COLOCADO DO ITALIANO DE 50 ??? INJUSTIÇA SEM TAMANHO .

  24. Jones 8-1-1 disse:

    o Primeiro Campeão Mundial de fato e agora de direito, pois a FIFA reconheceu em julho de 2014 o Palmeiras como primeiro campeão de um campeonato mundial de clubes…

    já a intercontinental…acho que só a Toyota e a globo reconhecem por hora..

    reclamações favor encaminhar a sac@fifa.com

  25. Edmar disse:

    CORREÇÃO, na Copa Rio 1951 só disputaram campeões nacionais de 1950 ou 1951, nada de vice ou terceiro colocado como dito no texto. Falar em melhores da época é complicado mesmo né, em 2012 não tivemos Barcelona, Real Madrid e Bayern Munique, se tivessemos eles o corinthians tinha ficado em 4. Lugar, não campeão. Aquele mundial teve clube novazelandes, japones, africano, asiático e mexicano, uma baba, estes são os melhores da nossa época também??? Assim foram todos os mundiais da Fifa. Temos também a Copa Intercontinental/Toyota, disputada somente por 2 times em 1 só jogo entre 1980 e 2004, e que foi por 6 vezes disputados pelos vices campeões europeus. Para a imprensa não tem nada de errado nisso né??? A Copa Rio 1951 já é Reconhecida mundial de clubes pela FIFA.

  26. Edmar disse:

    O Mundial da Fifa também é muito discutível, em 2014 tivemos 7 times, Real Madrid, San Lourenzo e mais 5 babas, 2 da Africa, 1 da asia, 1 da concacaf, e o TODO PODOROSO time SEMI-AMADOR do Auckiland City da Nova Zelandia que inclusive terminou o torneio como o TERCEIRO melhor time do mundo. Estes são também os melhores de 2014 também??? Cadê o Barcelona de Messi e Neymar??? Cadê o Bayer de Munique base da Seleção da Alemanha campeão da copa do mundo de 2014??? O Mundial da Fifa não reuni os melhores do ano, mais sim os campeões de cada continental e o campeão nacional do pais sede como convidado. Então se a Copa Rio nesta lógica não vale como mundial de clubes o da Fifa também não.

  27. Lico rande disse:

    Faltou André disser também que neste documento entrega pela Fifa ao ministério dos esportes, ainda afirma que com o sucesso da copa do mundo no Brasil em 1950, a Cbd resolve promover em 1951 um novo torneio em PARCERIA COM A FIFA, isto mostra que ela teve participação importante no torneio.

  28. Lico rande disse:

    Faltou André dizer também que neste documento entrega pela Fifa ao ministério dos esportes, ainda afirma que com o sucesso da copa do mundo no Brasil em 1950, a Cbd resolve promover em 1951 um novo torneio em PARCERIA COM A FIFA, isto mostra que ela teve participação importante no torneio.

  29. Joao Vitor Peripato Silva disse:

    Ahhhhhh váááá, Mundial onde? quem procurar na historia do mundial vera q o primeiro mundial começou em 60, como que teve um mundial em 51? e somente 9 anos depois teve outro? e vale lembrar q essa historia de mundial de 51 começou apartir de 2000 quando o corinthians foi campeão do mundial da fifa, E o clube do palmeiras entrou com uma ação para tentar transformar a copa rio 51 em mundial, me expliquem como é que vc ganha um mundial em 51 e grita CAMPEÃO somente em 2014, Palmeiras não tem uma taça mundial, e não terá kkkkkkkkk,

    • ROBINHO C G disse:

      A COPA PARIS INTERNACIONAL DE CLUBES CAMPEÕES DE 1957 QUE FOI A VERDADEIRA PRECURSSORA E IDEALIZADORA DA INTERCONTINENTAL DE CLUBES DE 1960 A 2004 E DO MUNDIAL DA FIFA .

  30. Lico rande disse:

    Em 1951, mais de 1 milhão de pessoas sairam as ruas de S. Paulo para receber e comemorar o titulo mundial do palmeiras conforme documenta a imprensa da época. Jornais e rádios colocaram o Palmeiras como campeão do mundo. O titulo foi comemorado na época e não somente agora. O Palmeiras voltou a lembrar o titulo em junho de 1994 e não após o mundial 2000 do corinthians, inclusive em revistas especiais do “Lance!” em 1999, coloca o Palmeiras como campeão mundial 1951. Também especiais do Jornal “A Gazeta Esportiva” 1997 e 1999. Agora o mundial não começou em 1960, pois a Copa Intercontinental/Toyota não era organizada pela FIFA e ela também não há reconhece como mundial, e com razão, um torneio disputado por 2 TIMES em 1 SÓ JOGO, cadê o mundo aí??? A Copa Rio 1951 que o nome oficial era Torneio Internacional de Clubes Campeões, hoje é sim reconhecida como mundial de clubes pela FIFA, ao contrário do título da Toyota.

  31. Wilson disse:

    Em Janeiro deste ano o Corinthians também participou do Mundial na Flórida Cup, cujo Campeão foi o Colônia, time tradicionalíssimo na Alemanha.
    Enfim, palmeirense, faz o favor, vai jogar bola, montar time de verdade e quem sabe um dia cheguem ao status de campeões do mundo no “papel e de verdade”, mas no papel mesmo, não no fax…Veja mesmo na FIFA quem são os legítimos e inquestionáveis Bi campeões mundiais…O q disputaram em 51 foi um torneio com um catadão de outros países afinal só 8 desistiram antes de conseguirem montar a tabela. Bem nivelado isso !!!!

    • ROCCO-SP disse:

      Legitimo mesmo foi o TORNEIO SILVIO SANTOS 2000 !
      Ah, esse sim, legitimo, tanto que,o próprio BLATTER declarou:
      ” AQUELE MUNDIAL FOI UM ERRO ”
      Quem quer canecoooooo!
      OIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII
      Olha o aviãozinho aeeeeeeeeeeee !!!
      Falam tanto da FIFA,então procure lá o nome do estádio ITAQUERÃO:
      ARENA SÃO PAULO, essa nem a FIFI A PODEROSA DA SUIÇA , reconhece , também, ninguem sabe de quem é.
      Afinal, é MUNICIPAL,ESTADUAL,FEDERAL, quem é o pai dessa trolha??
      E por falar nisso,a quantas andam a venda do SOCIO TORCEDOR CONTRIBUINTE (cid ), já vendeu algum?
      BI-CAMPEÃO MUNDIAL ??

    • ROCCO-SP- disse:

      Campeão no papel não!
      Apenas enviaram o CERTIFICADO DE AUTENTICIDADE do trofeu que lá está a 74 anos!
      Ou seja,caro corinthiano, o PALMEIRAS foi CAMPEÃO MUNDIAL , ANTIS ( gostou dessa?) da SELEÇÃO BRASILEIRA !
      Vá ao GOOGLE que vcs tanto usam para falar da FIFA, e veja lá as equipes e como foi disputado aquela COPA RIO, igualzinho ao J.HAVILA CUP 2000 !
      Ah, e quem entregou a TAÇA para o PALMEIRAS, foi um representante da FIFA!
      Sem mais !

      • ROBINHO C G disse:

        A FIFA JÁ DEIXOU CLARO QUE FOI O ÚNICO MUNDIAL DE CLUBES SECUNDÁRIO EM 2000 COM A CHANCELA DELA , TODOS SABEM QUE FOI O MAIOR ERRO DE O PALMEIRAS NÃO DISPUTAR ESTA COMPETIÇÃO PORQUE ERA O MELHOR ANFITRIÃO DE SÃO PAULO E DO BRASIL – CAMPEÃO DA MERCOSUL 98 E ATUAL CAMPEÃO DA LIBERTADORES 99 , O ATUAL BICAMPEÃO BRASILEIRO 98/99 O COIRMÃO CORINTHIANS ESTRANHAMENTE ENTROU EM SEU LUGAR [ OS PARCEIROS TRAFIC E ISL - ORGANIZADORES DO TORNEIO COM APOIO DA PAULISTA BAND ] FOI CARA DE MUNDIALITO TESTE DE VERÃO DA FIFA .

    • ROCCO-SP- disse:

      O Corinthians sub -17,é considerado CAMPEÃO MUNDIAL, mas quem organizou e organiza o TORNEIO É O JORNAL MARCA DA ESPANHA!
      E nessa não tem a FIFA, mas, vá falar prá torcida que não é MUNDIAL??
      Veja se usam os mesmos critérios quando dizemos que PALMEIRAS , FLAMENGO, SANTOS, GREMIO,SÃO PAULO, são Campeões Mundiais,vejam as respostas deles:
      É DA FIFA, não, então , não vale nada!

    • Verdão disse:

      Confundiu tudo. Primeiro, 8 desistências ocorreram na Copa Rio 52 vencida pelo Fluminense.

      Segundo, vou explicar como funciona um campeonato oficial: o time entra em campo, vence, recebe uma taça e um documento que comprova a validade do título. O Palmeiras entrou em campo, venceu, tem a taça e o documento agora, comprovando o título.

      Por outro lado, aposto que você não tinha idade na época que o Corinthians ganhou o “mundial” de 2000. Eu já tinha mais de 18, e te garanto: quase NINGUÉM, considerou o título um mundial de verdade. Os poucos que tentaram, jornalistas Corinthianos, o fizeram meio sem graça, meio envergonhados. Todo mundo considerava a Toyota Cup o mundial de verdade na época. E com razão. Os finalistas tanto de 99 quanto de 00, foram os campeões da Uefa e da Conmebol, enquanto no “mundial” da Hicks Musse, teve time lá convidado por ser campeão… em 98 (dois anos antes do torneio…!).

      E recomendo, a qualquer um que sequer pensar em levar a sério essa “pesquisa minuciosa” aqui deste site, que antes, visite a página da Wikipedia sobre a Copa Rio 51, e leia de ponta a ponta. Vai fazer o texto aqui parecer rascunho de primeira série (além de parcial).

      Por fim, lendo os vários comentários, aí sim eu concordo: Nem a Copa Rio, nem a Intercontinental, nem o Fifa Club World Championship, realmente medem, de forma definitiva, o melhor time em sua época. Vou explicar o porque e já adianto que este é o motivo pelo qual Europeus NÃO LEVAM a sério esses mundiais: Um mundial de verdade, deveria reunir MUITO MAIS TIMES, como você monta um mundial, como o de 2012, com apenas o Chelsea a representar a Uefa, quando na mesma época, tinhamos o Barça de Messi, o Real de Cristiano Ronaldo, o Bayern de Schwazensteiger, etc? Sem contar que o Chelsea que chegou ao Japão para a disputa de título, estava vindo de um desmanche de elenco: não era metade do time que ganhou a Champions, batendo o Barça na semi-final.

      Então, “dificuldade” por dificuldade, Copa Rio, Toyota Cup, Fifa World Club, são tudo farinha do mesmo saco. E a FIFA considera SIM, os vencedores da Toyota Cup como campeões mundiais, eles apenas não constam na seção “Mundiais organizados pela fifa a partir de 2005″. Mas são citados em DIVERSOS textos espalhados pelo site, como mundiais, precursores do atual torneio da Fifa. Pessoal, não deixem os Corinthianos contarem uma mentira mil vezes, para os mais novos, a fim de tentar tornar verdade! Já vejo muito Palmeirense, Santista, São Paulino mais novos, que realmente acreditam que os Mundiais começaram só em 00, e que o Corinthians é “bi-mundial” (ou ao menos, acreditam que foi por mérito, quando 00 não tem meritocracia alguma, nem status de mundial “real”).

    • ROCCO-SP- disse:

      Depois daquela dinheirama na cara do seu PRESIDENTE, a FIFA, por enquanto não tem MORAL de definir nada depois de 1974 !
      De João Havelange a BLATTER, foi só MARACUTAIAS INTERNACIONAIS !

  32. Lico rande disse:

    Catadão??? O que vc acha então do mundialito 2000, sem o atual campeão da América 1999 (esquema para colocaram um carioca para atuar no Maracanã, o Vasco) com 1 da time África, 1 da Oceania, 1 da Ásia, 1 da Concacaf, Real Madrid a passeio (segundo R. Carlos), Manchester obrigado a vir pela F.A. (interesses para sediar copa do mundo), e mais o café com leite o corinthians “campeão mundial” sem libertadores. Em 2012 a mesma BABA, aliás este “mundial” é tão ridículo que em 2014 um time semi-amador da Nova Zelandia, o todo poderoso Auckiland City terminou no 3. Lugar, ou seja, o terceiro melhor time do mundo, em um “mundial” que não teve como participantes o Bayer de Munique base da seleção alemã campeã da Copa do Mundo 2014, e nem o Barcelona de Messi, Neymar, Iniesta, etc… Bem nivelado isso também né???

  33. Lico rande disse:

    Cometi um pequeno erro que prova ainda mais que o “mundial” da Fifa é ridículo mesmo, em 2014 teve 2 times da África e não 1 como eu disse acima, ou seja, 1 time da forte Europa e 2 da fraca África, e quando o “mundial” é no Japão são 2 da Ásia, ridículo demais, e ainda vem falar mal da Copa Rio. Agora, se o que vale mesmo é o selo da FIFA, a Copa Rio 1951 agora tem.

  34. ROBINHO C G disse:

    O TORNEIO INTERCLUBES DE PARIS 1957 FOI O MAIS RELEVANTE ANTES DA TAÇA INTERCONTINENTAL DE CLUBES 1960 A 2004 E MUNDIAL DE CLUBES DA FIFA PORQUE REUNIU CAMPEÕES CONTINENTAIS OFICIAIS, OS MELHORES CAMPEÕES NACIONAIS DE CADA PAIS E MAIS O MELHOR ANFITRIÃO DE PARIS/FRANÇA, REALMENTE ESTA COMPETIÇÃO FOI PRECURSSORA DA INTERCONTINENTAL DE CLUBES E PRINCIPALMENTE DO MUNDIAL DA FIFA OFICIAL DE 2005 ATÉ HOJE E MERECE SER RECONHECIDO TAMBEM PELA FIFA SERIA MAIS JUSTO JÁ QUE O PALMEIRAS GANHOU NA FINAL DA COPA RIO INTERCLUBES DE 51 O ATUAL 3 LUGAR DO CAMPEONATO ITALIANO DE 50 QUE FOI O JUVENTOS CONCIDERADO O 3 CLUBE MAIS VITORIOSO DA ITALIA DA ÉPOCA ENQUANTO O VASCO GANHOU NA FINAL EM 57 O MELHOR TIME DO MUNDO E DO SÉCULO PELA FIFA E POR TODOS, CAMPEÃO DA TAÇA LATINA 1955 E BICAMPEÃO EUROPEU OFICIAL 1956/57 E AINDA POR CIMA O PALMEIRAS E JUVENTOS NÃO TINHA NA ÉPOCA NENHUM TITULO CONTINENTAL, O VASCO ALEM DE SER CAMPEÃO DAS AMERICAS OFICIAL DE 1948 FOI CAMPEÃO DOS TORNEIOS SULAMERICANOS DE 53/57 FATO QUE O CLUBE CARIOCA DISPUTOU NA CONDIÇÃO NOS MUNDIAIS DE CLUBES NA ÉPOCA NA 3 COPA RIO RIVADAVIA C.M.INTERCLUBES 1953 E TORNEIO INTERCLUBES DE PARIS 1957. VASCO BICAMPEÃO MUNDIAL INTERCLUBES 1953/57.

    • ROCCO-SP- disse:

      A questão aqui não é relevancia ,esse de 1953 a 1957,e sim o INICIO de tudo,se ele existiu foi porque teve INICIO EM 1951 !
      E mais serviu de INSPIRAÇÃO para criar a COPA DOS CAMPEÕES DA EUROPA (champions league )
      Todos tem direito de reivindicar o titulo, mas, o importante aqui é quem foi de fato e de direito o primeiro CAMPEÃO MUNDIAL DE CLUBES do PLANETA!
      E desculpem, tudo indica que foi o PALMEIRAS mesmo.
      Repito mais uma vez:
      ROBERTO GOMES PEDROSA ( atual Brasileirão )
      TAÇA DE PRATA ( atual Copa do Brasil )
      TAÇA RIO ( modelo para a atual Champions league e pasmem o mesmo critério e modelo daquele VERÃO VIVO 2000,que o J.HAVILA E O LUCIANO DO VALLE copiaram e não criaram nada, e o BLATTER apenas chancelou, e assim, é claro foi obrigado sim a reconhecer o titulo do PALMEIRAS, não foi nenhum favor !
      Se veio por fax,fazer o que, só sei que tem torcedores que não gostaram nada disso, e ficam desfazendo da HISTÓRIA, mas a eles eu digo, se o clube deles, até hoje, não receberam titulo por fax,é porque não tinha HISTÓRIA para ser resgatada, então aceitem a verdade!

      • ROBINHO C G disse:

        CONCORDO COM VOCE ROCCO QUE A COPA RIO INTERCLUBES DE 1951 SEM DUVIDAS FOI A 1 COMPETIÇÃO OFICIAL DE MUNDIAL INTERCLUBES MAIS O INICIO DISTO TUDO FOI O 1 SULAMERICANO DE CLUBES CAMPEÕES DE 1948 [ 1 LIBERTADORES ] E O INTERCONTINENTAL DE CLUBES DE 1949 NÃO OFICIAL DISPUTADO NO BRASIL ENTRE O VASCO 1 X 0 ARCENAL – MELHOR EUROPEU E CONCIDERADO MELHOR DO MUNDO NA ÉPOCA , O TIME INGLES QUIZ PROVAR NO TIRA-TEIMA COM O ÚNICO CAMPEÃO CONTINENTAL OFICIAL DE 48 QUEM ERA O MELHOR DO MUNDO , CONFIANTE POR SER O ÚNICO EUROPEU NA TEMPORADA INVICTO NÃO SE PREUCUPOU EM DECIDIR NA CASA DO VASCO QUE TEVE O DIREITO POR TER O TITULO MAIS RELEVANTE , MAIS DEU VASCO O 1 CAMPEÃO CONTINENTAL A SER O 1 CAMPEÃO INTERCONTINENTAL DE CLUBES DE 1949 MAIS SEM REGISTRO OFICIAL .

        • ROBINHO C G disse:

          O ARCENAL ERA TRICAMPEÃO INGLES CONCECUTIVOS EM 1947/48/49 E TAÇA DOS CAMPEÕES ITALIA/INGLATERRA DE CLUBES 1949 1 JOGO PELOS CRITÉRIOS BONS DO ARCENAL FOI DECIDIDO NA INGLATERRA , ARCENAL 2 X 1 MILAN .

          • ROBINHO C G disse:

            RESALVO O MEU ERRO FOI O TORINO [ PENTA-CAMPEÃO ITALIANO EM 42-43/45-46/46-47/47-48/48-49 ] QUE PERDEU A TAÇA PARA O ARCENAL EM 49 .

  35. ROBINHO C G disse:

    É UM ABSURDO E INJUSTIÇA SEM TAMANHO O QUE A FIFA ESTÁ FAZENDO MAIS UMA VEZ , RECONHECER SOMENTE A COPA RIO 51 ??? É PREFIRIVEL ENTÃO RECONHECER AS COMPETIÇÕES QUE TAMBEM NÃO ESTAVA ESCRITO NO TROFEU MUNDIAL MAIS FORAM REPERCUTIDAS E CONCIDERADAS COM VALOR DE MUNDIAIS DE CLUBES OS SEGUINTES CERTAMES = COPA RIO INTERCLUBES 51/52 ; COPA RIO RIVADAVIA C.M.INTERCLUBES 53 ; TORNEIO INTERCLUBES DE PARIS 57 E INTERCONTINENTAL DE CLUBES 1960 A 2004 , SERIA MAIS JUSTO .

  36. ROBINHO C G disse:

    VALE LEMBRAR QUE O VASCO AINDA NÃO FEZ A APITIÇÃO DOS MUNDIAIS DE 1953/1957 A FIFA TEM QUE TER MAIS INTERESSE COMO O PALMEIRAS TEVE E COMEÇAR AGIR PARA ONTEM .

    • CARIOCA disse:

      NO MINIMO A 1 COPA RIO 51 [ JÁ RECONHECIDO PELA FIFA COMO O 1 MUNDIAL DE CLUBES OFICIAL DA HISTÓRIA ] E O 1 TORNEIO DE PARIS 57 [ OFICIAL PELA CFF E PELO ESTADO DE PARIS E CONCORDANCIA DO FAVORITO REAL MADRID DE DISPUTAR A COMPETIÇÃO QUE REUNIA OS MELHORES CLUBES DO MUNDO NAQUELE ANO ] TINHA QUE SER RECONHECIDOS PELA FIFA .

  37. ROBINHO C G disse:

    VASCO 1 BICAMPEÃO MUNDIAL DE CLUBES DE FUTEBOL 1953/57 FATO .

  38. COPA RIO INTERCLUBES = 1951/52 ; COPA RIO RIVADAVIA CORREIA MÉIER = 1953 ; TORNEIO INTERNACIONAL DE CLUBES CAMPEÕES DE PARIS = 1957 ; TAÇA INTERCONTINENTAL DE CLUBES CAMPEÕES [ 2 CLUBES ] = 1960 A 2004 .

  39. ROBINHO C G disse:

    HISTÓRICAMENTE O VERDADEIRO PRECURSSOR DA TAÇA INTERCONTINENTAL DE CLUBES DE 1960 A 2004 E PRINCIPALMENTE DO MUNDIAL DE CLUBES DA FIFA FOI O TORNEIO INTERNACIONAL DE CLUBES CAMPEÕES DE PARIS 1957.

  40. Rafael disse:

    Engraçado que antes de 1951 não houve nenhuma ideia sobre organizar torneios entre times de nações distintas… Ou seja foi um sucesso, depois disso outros times ganharam etc. Então se o de 1951 foi o primeiro e deu certo os demais podem e devem sim ser considerados. Ou será que tem que ser Toyota pra ser mundial? Isso é no minimo bizarro. Sem contar que em 2000 temos dois campeões mundiais, estranho não??? Mas como não entendo eu me retiro.

  41. joaquim disse:

    Pelo histórico, qualquer torneio internacional deve ser considerado mundial? Não é! Sendo assim o de 2000 também deve ser considerado. E todos questionam, mas a Copa da Pinga(1951) vale? Dificil entender a passionalidade na análise. Se é ou não, que graça tem comemorar 450 anos depois. Monte uma grande equipe, como está tentando e vença no Japão ou Marrocos. Só isso.

    • ROBINHO C G disse:

      COM RESPOSTAS DA FIFA OU NÃO , NÃO TIRA A IMPORTANCIA HISTÓRICA E VALOR DE MUNDIAL DE CLUBES DE CADA CONQUISTA ANTES FIFA OS QUE ESTÃO SEM RESPOSTA DA FIFA AINDA – FLUMINENSE 1952 , VASCO 1953/57 E INTERCONTINENTAL DE CLUBES 1960 A 2004 PODEM COM TODO DIREITO SE AUTOPROCLAMAR CAMPEÕES MUNDIAIS E SÃO CAMPEÕES MUNDIAIS DE CLUBES .

    • ROCCO-SP- disse:

      Aquela chuva de dinheiro que o BLATTER levou na cara mostra muito bem o quanto a FIFA tem de credibilidade na sua GESTÃO !
      Seu time disputou DUAS PARTIDAS para ser considerado CAMPEÃO MUNDIAL!
      Pra que então os outros TRES CONTINENTES e mais o time do país sede?
      MUNDIAL ME ENGANA QUE EU GOSTO, o jeito CORINTHIANS de ser!
      A quem querem enganar, essa FIFA do BLATTER e antes JOÃO HAVELANGE, só desvaloriza a CONQUISTA DO TROFEU, só isso!

  42. edmar disse:

    A copa rio foi sim o primeiro campeonato mundial de clubes. Dizem que não eram os melhores da época, e neste munduak da Fifa tem os melhores de nossa época??? Lógico que não são os melhores clubes do mundo, veja o torneio de 2014, 1 da europa, 1 da ásia, 1 da concacaf, 1 da america do sul, 2 da africa e 1 da oceania. Vejam bem, mais times da africa do que da europa, e em 2015 vamos ter maus times da asia do que a europa pois a sede vai ser o japão. lembrando também que em 2014 o todo poderoso time semi- amador da nova zelandia, o auclkiland city terminou como o terceiro melhor time do mundo, e ainda tem gente que vem falando besteira sobre a copa rio. Pior ainda foi aquele jogo no japão era jogado por somente 2 times em 1 só jogo, e dizem ser mundial sem o mundo todo, somente 1 continente e meio, um torneio não reconhecido como mundial pela Fifa, e não tem nada de errado nisso né??? mais a copa rio falam muita besteira.

    • ROBINHO C G disse:

      A TAÇA PARIS INTERCLUBES 1957 TEVE SÓ UM ANFITRIÃO , ÚNICOS CAMPEÕES CONTINENTAIS OFICIAIS DA ÉPOCA E O MELHOR DO MUNDO , O CERTO ESTÁ COMPETIÇÃO TINHA QUE SER RECONHECIDA JUNTO A COPA RIO INTERCLUBES 1951 PORQUE A TAÇA PARIS INTERCLUBES 57 FOI TAMBEM BADALADA COMO MUNDIAL DE CLUBES DA ÉPOCA E A MAIS DIFICIL DOS ANOS 50 , AINDA TEM A FILMAGEM FRANCESA DA CONQUISTA DO CLUBE BRASILEIRO [ VASCO ÚNICO CAMPEÃO SULAMERICANO OFICIAL DE 1948 ] MOSTRANDO TODO GLOBO TERRESTRE FATO .

  43. Diego Leoncio disse:

    Curintianus so reconhece os que eles ganhao,os que os outros times ganhao nao vale.Roubaram um mundial do Palmeiras e so tao reconhecendo o que foi ganho honestamente.Ja os gamba sempre sao ajudados pela arbitragem se nao forem nao ganhao nada,time de ladrao.

Deixe uma resposta para Norberto Neto Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>