Fifa reafirma: Barcelona é obrigado a liberar Messi.

30 jul

Birnadas, Política

De Vitor Birner

O estranho silêncio para reafirmar algo que já havia anunciado terminou.

Os atletas com idade olímpica devem atender aos chamados das seleções que disputarão o torneio de Pequim.

Agora, cabe ao Barça tomar as providências.

Lembro que o clube anunciou no seu site oficial a ida de Messi com time para os EUA, onde os catalães farão parte da pré-temporada.

Já passaram pela Escócia e estão em Florença para o jogo de hoje diante dos donos da casa.

O presidente Joan Laporta, antes do anúncio, avisou que levaria o problema ao Tribunal Arbitral do Esporte (TAS), na Suíça.

Messi não pode esperar o resultado do recurso e vai para a China.

Caso o Barça não fique satisfeito com a decisão do TAS, tribunal reconhecido pela FIFA, recomendo que leva a discussão ao Parlamento Europeu.

Não para ter Messi antes ou depois.

Mas para fazer valer seus direitos de patrão e investidor.

Adoraria ver a Real Federação Espanhola e a UEFA excluindo o time dos campeonatos que organiza.

A chance de outros gigantes ficarem ao lado do Barcelona é enorme.

Os próximos passos da cartolagem barcelonista mostrarão se o clube vai abaixar a cabeça para o poder que pouco contribui, ou se terá a postura corajosa e vanguardista que vende aos fãs do futebol.

Força não é problema.

Basta agir.

Nota oficial da FIFA

La liberación de jugadores menores de 23 años es obligatoria(FIFA.com) Miércoles 30 de julio de 2008

El juez único de la Comisión del Estatuto del Jugador, Slim Aloulou (Túnez), ha resuelto hoy, 30 de julio de 2008, que la liberación de jugadores menores de 23 años para el Torneo Olímpico de Fútbol masculino Pekín 2008 es obligatoria. Ayer, 29 de julio de 2008, el Comité de Urgencia de la FIFA había adoptado la misma decisión.

Después de que la FIFA recibiera una solicitud de la Asociación de Fútbol de Alemania en nombre de su club afiliado FC Schalke 04, así como solicitudes directas del SV Werder Bremen, el FC Schalke 04 y el FC Barcelona en relación con la liberación de sus jugadores menores de 23 años para el Torneo Olímpico de Fútbol masculino, el juez único se ocupó de este asunto y adoptó una decisión. En las deliberaciones sobre la situación de los jugadores pertenecientes a los clubes que presentaron su solicitud, el juez único estimó que debía abordar la cuestión de la liberación de todos los jugadores menores de 23 años para dicha competición.

El juez único determinó que el calendario internacional de partidos no tiene importancia alguna en el momento en que se establece si los clubes tienen la obligación de liberar a sus jugadores para el Torneo Olímpico de Fútbol masculino.

A este respecto, y considerando la práctica tradicional e indiscutida (desde 1988 los clubes siempre han aceptado liberar a los jugadores sub-23 para esa competición), estimó que se justificaba recurrir al derecho consuetudinario. El Comité de Urgencia de la FIFA aludió también a este principio en su decisión.

Además, el juez único tuvo en cuenta la decisión del Comité de Urgencia de la FIFA, resolución que evoca el hecho de que Congreso de la FIFA de 1988 había resuelto que todos los jugadores menores de 23 años eran elegibles para el Torneo Olímpico de Fútbol masculino. El Comité de Urgencia de la FIFA señaló igualmente que dicho principio había sido confirmado en el Congreso de la FIFA en 2006.

Por último, el juez único afirmó que los Juegos Olímpicos representan una oportunidad única para los atletas de cualquier disciplina deportiva y que, por tanto, no podría justificarse que se impidiera a cualquier jugador menor de 23 años participar en ese acontecimiento en caso de que su equipo representativo se hubiese clasificado.

La decisión se ha comunicado a las partes hoy, 30 de julio de 2008.

Escrito por Vitor Birner às 12:43 Vitor Birner 24 Comentários

Feed RSS dos comentários deste post URL de TrackBack

24 Comentários »

Acho que vai ficar na vontade. Os clubes não tem esta força que você diz por não serem unidos e não serem dirigidos por pessoas sérias. Se fossem bancos eu acreditaria.

Comentário por Terencio Trindade — 30/07/2008 @ 12:50

 

Birner, será que se a Espanha e Alemanha tivessem se classificado, os clubes, ainda assim causariam toda essa celeuma?Eu não acredito que o Barcelona se recusasse a ceder o Bojan para jogar pela Espanha.Abraços

Comentário por Ricardo Henrique — 30/07/2008 @ 13:19

 

Creio que o dinheiro que circula por lá não vai permitir grandes atritos. É como em qquer outro lugar. Não vale a pena. Seguram o jogador até o limite, liberam depois…esbravejam, mas…tudo volta ao normal.
Serve para comprovar que os Jogos Olímpicos são meramente um estorvo para o Futebol profissional…

Comentário por Daniel Ferro (Veterinário) — 30/07/2008 @ 13:52

 

Olá Vitor, Como sempre a hipocrita da FIFA,mais uma vez faz política, contudo e com todos, quando eles vão deixar de fazer isso e administrar o futebol com seriedade?????. UM ABRAÇO VITOR.

Comentário por denis(bienal) — 30/07/2008 @ 14:02

 

Bom, se eu fosse os demais times da Europa, caso o Barcelona entrasse mesmo com uma representação no Parlamento Europeu, exigira que o time cartalão fosse excluído das competições européias. Assim, ficaria mais fácil para meu time conquistar o título, sem um forte concorrente seria mais fácil.

Comentário por Diego Alexandre — 30/07/2008 @ 14:39

 

a FIFA é rídicula. Importantes são os clubes que pagam os jogadores, que dão espetáculo e que tem o direito sobre seu sjogadores.

EM Breve veremos a queda desta instituição falida.

Comentário por Alex — 30/07/2008 @ 14:44

 

que mané patrão e investidor… as seleções ainda representam mt para o futebol, e sem elas os clubes não teriam um esporte tão popular para investir. assim como as nações representam mt para qq esporte. um coisa depende da outra, quem não entende isso, faz previsões furadas como a sua, meu caro birner. essa supremacia com clubes só vão existir qnd não existirem mais fronteiras, se o mundo for um país alguma dia. os clubes vão acatar o q fifa determinou pq eles não tem todo esse poder pra resisitir. é verdade q eles têm mt, mas não a esse ponto, ou já teriam desbancado a fifa faz tempo. o futebol é um esporte popular, os clubes sabem q o futebol só tem o status e alcance q tem por causa disso. aos q acham q elitizando o futebol e o restringindo aos clubes vão torna-lo melhor, estão se iludindo e por isso fizeram a aposta errada de q a fifa iria botar o rabo entre as pernas. o silencio tem a ver com politica. não é bom pra ninguem essa briga, mas o equilibrio de forças existe e não é toa q nao eh rompido por qq celeuma. avisei q o alarme era falso e q a fifa ia bancar essa. pode ser q tenha alguma disputa legal,e até algum acordo posterior, por escrito. mas agora vai ficar como foi determinado, não pq os clubes são desunidos, mas pq as seleções ainda são, e serão por mt tempo, determinantes para o futebol.

Comentário por davi — 30/07/2008 @ 14:50

 

concordo com o davi em partes…. uma coisa é não liberar o robinho que não tem idade olímpica…. outra beeemm diferente é querer segurar atléta com idade olímpica….. esse barcelona.

Abraço!!

Comentário por Irwin — 30/07/2008 @ 15:59

 

Vitor, vi no site do MN ele ofendendo você e dizendo que você não tem gratidão pelo fato de ter demitido o Bindi, acho que era esse o nome do jornalista que faleceu dia 22.
Disse que ele, Bindi, contara em uma roda de amigos que te enviara um texto o qual você se recusou a publicar e que, além disso, criticou uma passagem na qual o falecido jornalista escrevera: “via de regra”; você teria – segundo o jornalista teria dito em uma roda de amigos e MN escreveu em seu site – escrito para Bindi dizendo que “via de regra” é vagina, e que o jornalista teria ficado muito triste com sua titude.
Isso não deve ser verdade, óbvio, por se tratar da pessoa que é o tal MN, mas… você poderia escrever algo a respeito do Bindi, da sua demissão e do fato narrado, do texto dele bloqueado e que teria sido alvo de uma humilhação sua.
Abraço.

Comentário por Diego Alexandre — 30/07/2008 @ 16:03

 

Perfeito comentário Davi, sem nada a acrescentar.

Aliás, quero acrescentar algo sim, ou melhor, deixar uma pergunta no ar.

Se o Kaká “Hernandes” quisesse de fato defender a seleção na olimpíada, chegasse para o seu patrão e dizesse. “companheiro, seguinte, eu sei que vocês me pagam, e muitíssimo bem, mas eu vou defender o Brasil porque eu quero”.

Será que o Milan iria peitar o cara?

Duvido, pois se o Milan amanhã não o quiser, ou mesmo deixá-lo sem clima, forma-se uma fila de 15 times de ponta para contratá-lo.

Comentário por Sandro — 30/07/2008 @ 16:36

 

O GREMIO ERA INFERIOR AO AJAX BIRNER EM 95 NO MUNDIAL?

Comentário por CAIO FC — 30/07/2008 @ 16:59

 

De boa, Birner,
Você tá parecendo um colonizadinho, defendendo os clubes europeus com unhas e dentes.
Tá certo, a FIFA é uma m*.*, mas isso não quer dizer que os clubes são santinhos não.
Bota eles pra gerir a FIFA e a sacanagem vai contiinuar igual, senão pior.
Um abraço.
Ps. Sabe de algum nome pro SPFC? Esse papo do William é sério?

Comentário por Alexandre Baseggio — 30/07/2008 @ 17:08

 

Birner disse: “recomendo que leva a discussão ao Parlamento Europeu … Adoraria ver a Real Federação Espanhola e a UEFA excluindo o time dos campeonatos que organiza.”
Em verdade, a FIFA ficou muito preocupada com sua recomendação. E o espírito kfouriano de “quero ver o circo pegar fogo” voltou a assolar o vassalo. Incrível!

Comentário por Raja — 30/07/2008 @ 17:17

Deveria. A lei Bosman responde. Todos reacionários pensavam como você sobre o passe.

grande abraço!!!!!

Comentário por Vitor Birner — 30/07/2008 @ 18:38

 
 

Birner,esse embrolho pode determinar uma nova organização no futebol mundial.Acho que a FIFA não baterá de frente com o Barça,se bater,poderá pintar a Liga Mundial de Clubes.

Comentário por AUGUSTO CESAR FERREIRA DA CUNHA — 30/07/2008 @ 17:24

 

Vitor: Sua posição em relação a esse tema parece bem clara. Você acha que os clubes estão certos quando da não liberalização dos jogadores para sua seleções nacionais. Eles pagam, eles investem no profissional, etc.. Parece cômodo pensar assim. Acaso o Barcelona saberia da existência de Messi não fosse ele da poderosa seleção Argentina? E quanto às estrelas do Brasil e de outras seleções? Esses jogadores valem muito por atuarem em grandes clubes europeus ou por brilharem nos selecionados de seus paises? Acaso o Milan teria um bem tão precioso como Kaká se ele nunca tivesse jogado pela Seleção Brasileira? Não importa como, mas se começarem os times europeus a restrigirem seus jogadores nas respectivas seleções nacionais, vão acabar por matar a galinha dos ovos de ouro, na minha modestíssima opinião. Por mais moderno e voltado aos clubes que o futebol esteja e, sem saudosismos, jamais haverá a mesma graça sem uma importante Copa do Mundo.

Comentário por João Luis — 30/07/2008 @ 17:45

 

Li na página do UOL que o Barcelona liberou Messi, mas vai recorrer, conforme cópia abaixo. Qual a informação correta?

Grato.

“30/07/2008 – 09h59
Barça aceita liberar Messi, mas avisa que vai recorrer ao CAS
Das agências internacionais
Em Florença (ITA)
Diante da determinação da Fifa divulgada nesta quarta-feira sobre a obrigatoriedade de os clubes liberarem seus jogadores sub-23 para as seleções olímpicas, o presidente do Barcelona, Joan Laporta, afirmou que permitirá que Lionel Messi viaje a Pequim para integrar-se ao combinado argentino. Ele deixou claro, no entanto, que o clube catalão recorrerá à Corte Arbitral do Esporte (CAS).

Joan Laporta quer Messi de volta ao Barça antes da prévia da Liga dos Campeões
BRASILEIROS ENVOLVIDOS NA ‘BRIGA’
CALDERÓN PRESSIONA C. RONALDO
FOTOS DOS TREINOS DESTA QUARTA
PÁGINA DE PEQUIM-08 NO UOL
“Observando a resolução da Fifa, entendo que será muito difícil manter o jogador e levá-lo à turnê norte-americana que o Barça iniciará na próxima quinta-feira”, admitiu Laporta, lembrando que Messi também ficará de fora do amistoso contra a Fiorentina, agendado para esta noite na Itália.

Na chegada à Florença, nesta manhã, o argentino demonstrou interesse em defender sua seleção, mas afirmou que faria aquilo que fosse determinado pela Fifa. No entanto, lembrou que, caso o CAS desse um veredicto em favor do Barcelona, retornaria ao clube na mesma hora.

“Quando sair a resolução da Fifa, farei o que eu já disse [viajar com a seleção a Pequim]. E, se eu estiver lá e o CAS disser que tenho que voltar, voltarei”, afirmou o atacante minutos antes de a entidade máxima do futebol divulgar sua determinação.

A ordem partiu da Comissão do Estatuto do Jogador da Fifa, por meio do juiz tunisiano Slim Aloulou. O Comitê de Urgência da entidade já havia ressaltado que os atletas com idade olímpica, até 23 anos, tinham que ser obrigatoriamente liberados pelos seus clubes.

A insistência do Barcelona em não liberar Messi não reside na disputa de amistosos de pré-temporada na Itália e nos Estados Unidos. O que o clube quer é contar com seu principal jogador na fase prévia da Liga dos Campeões, entre os dias 12 e 13 de agosto. Os catalães chegaram a propor à Associação de Futebol Argentino (AFA) que Messi fosse liberado apenas após essa data, mas a entidade recusou, já que a seleção argentina, nesse caso, receberia o jogador apenas na segunda fase das Olimpíadas.

Quem também deve recorrer ao CAS são os alemães Schalke 04 e Werder Bremen dos brasileiros Rafinha e Diego, respectivamente. Os dois jogadores se apresentaram à seleção a contragosto de seus clubes. Os alemães receberam com calma a decisão tomada pela Fifa e agora esperam que o CAS, ao qual apresentaram um recurso para vetar a participação dos atletas, se pronuncie sobre o caso. “

Comentário por Janim Tavares — 30/07/2008 @ 18:55

 

Tudo isso é um absurdo, não pode mesmo liberar.

Esse torneio de futebol olímpico, assim como o tênis, não vale nada. Só na cabeça do Zagalo e de alguns jornalistas. E do público leigo e pachecão. Senão veja: A avaliação é desigual, todos aqueles anos de comunismo as seleções da ex-cortina de ferro disputavam a medalha com seus times principais enquanto os outros países o faziam com times amadores por conta daquele papo furado de profissionalismo/ amadorismo etc e tal.

Mesmo após isso, os times que disputam o torneio são seleções desconhecidas e pior, os europeus, mesmo após a queda do muro, nunca levaram uma seleção minimamente decente. Só os argentinos e o Brasil tentam ganhar de qq jeito e nós, pior, nunca conseguimos.

A FIFA tinha que cancelar essa disputa e , na minha opinião, 10 medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos não valem um vice campeonato na Copa do Mundo

Comentário por Marcos grillo Jr — 30/07/2008 @ 19:26

 

Birner, você é contra tudo no futebol, como você consegue frequentar e viver neste meio?

Comentário por Raja — 30/07/2008 @ 20:25

 

Bom, pelo menos agora, finalmente voce disse diretamente o que pensa. Antes eu confesso que estava meio confuso, achava que vc estava querendo bancar o neutro, mas, claramente percebiamos o seu desejo pela revolucao. Agora vc falou com todas as letras que deseja que os clubes mandem a FIFA pro inferno, que nao devem respeitar a entidade maxima do futebol. Ok. Agora eu entendo. So’ nao concordo. Acho que existem dez clubes milionarios no mundo e alguns deles sendo movidos a dinheiro sujo, como vc bem sabe mas quase nunca diz. Eu tambem acho lindo essa historia de clubes tradicionais europeus jogando em estadios maravilhosos e com craques do mundo inteiro. Mas o papel da FIFA nao e’ o de cuidar do esporte neste sentido e so’ nao ve isto quem nao quer. Cabe a FIFA promover o esporte como um todo e estes dez clubes europeus, apesar da forca, nao representam o futebol de todo o mundo. Acho muito estranho que vc, um profissional do esporte e um cara com visoes esquerdistas venha em seu blog defender esta casta de endinheirados do mundo. Que porra e’ essa, Birner? Vc me confunde pra cassete. Ou e’ um apaixonado pelo futebol europeu (e eu tenho certeza que e’) e esta deixando esta paixao te iludir ou eu nao sei mais o que pensar. Essa sua teoria de que o futebol clubistico e’ o novo lance do futuro nao tem sentido, velho. O proprio Platini ja esta pensando em proibir a entrada de investidores de fora na europa e uma especie de “salary cap” para os clubes. Nao vai durar muito esta farra destes dez ou pouco mais. Ate porque a Europa e’ muito maior que estes dez e la ja ha muito tempo estao querendo brecar este bonde da alegria. Acho que o blog e’ sim o lugar para vc poder expressar aquilo que pensa, mas, tb e’ o de ouvir contra partidas como a minha. Alias, pare de tratar a europa como berco da inteligencia e onde tudo e’ feito de maneira certa, la tambem tem muita m sendo feita e votada e que vao envergonhar a muita gente. Abracos.

Comentário por sergio lima — 30/07/2008 @ 22:25

 

Barça se borrou. Por isso é que o domínio do Real na Espanha é massacrante.

Comentário por Conrado — 30/07/2008 @ 22:56

 

Destruir a FIFA para criar outra igual em seu lugar?! Abaixo a anarquia!

Comentário por Paula — 31/07/2008 @ 0:46

 

“…recomendo que leva a discussão ao Parlamento Europeu.”

Sr. Vitor, o senhor é um fanfarrão!

Comentário por Rafael — 31/07/2008 @ 21:06

 

Esse torneio de futebol olímpico, assim como o tênis, não vale nada.

Como no tênis. Isso é falso. Viste o torneio de Tênis dos Jogos Olímpicos.

Comentário por Cláudio — 24/08/2008 @ 7:19

 

Deixe um comentário

(obrigatório)
(obrigatório)
 
(obrigatório)