De Xico Malta
A história é a mãe da verdade, êmula do tempo, depositária das ações, testemunha do passado, exemplo e anúncio do presente, advertência para o futuro. (Miguel de Cervantes em Dom Quixote).
Os que não conseguem relembrar o passado estão condenados a repeti-lo. (G. Santayana).
Em 1931, o Comitê Olímpico Internacional (“COI”) atribuiu à cidade de Berlin a organização dos Jogos Olímpicos de 1936.
Um ano depois, o Partido Nacional Socialista Alemão (NSDAP) obteve apenas um terço dos votos, e seu líder Adolf Hitler foi derrotado na eleição presidencial pelo velho marechal Paul Von Hindenburg.
Porém, em 30 de janeiro de 1933, Hitler foi nomeado Chanceler (cargo equivalente ao de um Primeiro Ministro) com a ajuda de industriais e homens de direita, reunidos por Franz von Papen e Alfred Hugenberg.
Esses personagens foram ingênuos ao imaginar que poderiam se servir de Hitler sem a ideologia nazista para solucionar a grave crise alemã. De fato, no início, o novo governo foi composto apenas por dois membros do partido nazista: Hermann Goring, encarregado da Prússia, e Wilhem Frick no comando do Ministério do Interior.
No entanto, longe de se deixar dominar pelos conservadores de direita, Hitler estabeleceu alguns meses depois o terrível Gleichschaltung (1933 a 1937), cujo objetivo foi à eliminação sistemática de toda organização e instituição não nazista, como por exemplo, os sindicatos e partidos políticos.
O desmantelamento da frágil República de Weimar com a chegada ao poder da ditadura nazista permitiu a proclamação do III Reich, no dia 15 de março de 1933, durante uma grandiosa cerimônia ocorrida em Potsdam, junto ao túmulo de Frederico II da Prússia.
Olimpíada: Instrumento de propaganda

A Olimpíada de Berlin foi um poderoso instrumento de propaganda a favor do regime. O intuito era aproveitar a ocasião para evidenciar o poder e a supremacia da raça ariana.
Contudo, se não fora possível por diversas vezes comprovar tal supremacia graças ao formidável afro-americano Jesse Owens – ganhou quatro medalhas de ouro no atletismo (100 m, 200 m, salto em distancia e revezamento 4 x 100 m) – a Alemanha nazista tentou demonstrar a capacidade de ordem e disciplina de seu povo.
Na véspera dos jogos, as autoridades nazistas, por intermédio da Gestapo, promoveram prisões em massa de opositores políticos, judeus e ciganos, cujo objetivo era deixar Berlin mais “segura e agradável” para os turistas. Ao mesmo tempo em que eram construídas as instalações olímpicas, o campo de concentração de Oranienburg contava com 1.000 prisioneiros.
Já durante a competição, o regime nazista tentou camuflar a sua virulenta política racista. Cartazes e outdoors que traziam mensagens anti-semitas foram temporariamente retirados das ruas. Os jornalistas esportivos alemães foram instruídos pelas autoridades para evitarem os comentários nacionalistas e racistas em suas reportagens.
Desse modo, o regime aproveitou a Olimpíada para deixar aos espectadores e jornalistas estrangeiros a falsa imagem de um governo pacífico e tolerante.
A Alemanha saiu vitoriosa da XI edição dos Jogos Olímpicos com o total de 89 medalhas. Sua hospitalidade e a organização do evento receberam eloqüentes elogios dos visitantes.
Após a Olimpíada, os esforços propagandísticos prosseguiram com o lançamento em 1938 do documentário: Os Deuses do estádio, dirigido por Leni Riefensthal, que fora encomendado pelo governo nazista para promover a superioridade da raça ariana e divulgar a gloria do regime.
Três anos depois, o anfitrião que se mostrou “hospitaleiro” e “pacifista” invadiu a Polônia e deu inicio ao mais sangrento conflito mundial, sem precedentes na história da humanidade.
O Barão aprovou!
O idealizador das Olimpíadas da era moderna, o influente Pierre de Coubertin, já ausente da presidência do COI desde 1926, considerou os jogos olímpicos de Berlin o mais bem organizado de todos os tempos.
“O que? O espírito olímpico desfigurado pela propaganda? Isso é totalmente falso! O enorme sucesso dos Jogos de Berlin contribuiu surpreendentemente para a realização do ideal olímpico (…..) Temos que deixar brotar livremente o espírito olímpico, e não temer nem a paixão, nem o excesso que criam o fervor e o entusiasmo necessários (…) É importante que cada nação tenha a honra de acolher os Jogos e de celebrá-los a seu modo, segundo a sua imaginação e seus meios. Na França, todos estão preocupados que a Olimpíada de 1936 fora realizada pela força da disciplina nazista. Como poderia ter sido diferente? Ao contrario: é eminentemente desejável que os Jogos sejam assim, através dessa alegria, com a roupagem que cada povo confecciona durante quatro anos” declarou o barão durante uma entrevista ao jornal Frances Le Journal, em agosto de 1936.
Logo após a cerimônia de encerramento, o barão foi felicitar pessoalmente Adolf Hitler pelo sucesso da Olimpíada, dizendo ao Führer que ela serviria de exemplo para as futuras realizações. De fato, as teorias elitistas do barão corroboravam com os discursos nacionalistas e racistas do ditador nazista. As declarações do barão ilustram bem esse pensamento:
- “À raça branca é de essência superior, todas as outras devem se curvar” ou,
- “Existem duas raças distintas: Aquela de olhar sincero, músculos fortes, abordagem segura e aquela dos doentes, olhar resignado e humilde, ar derrotado. Bem! É como nos colégios do mundo inteiro: Os fracos são excluídos desse modo, o benefício desta educação é valioso apenas aos fortes” (em educação inglesa).
Além disso, Coubertin não era simpático à participação feminina na Olimpíada. Durante os Jogos de Stockholm, o barão deu a seguinte declaração:
“Uma Olimpíada feminina seria impraticável, desinteressante, sem estética e imperfeita. O verdadeiro herói olímpico é a meu ver, um macho adulto. Os Jogos Olímpicos tem que se restringir apenas aos homens, o papel das mulheres deve ser o de coroar os vencedores”.
A Tentativa de Boicote e a Olimpíada do Povo
Movimentos para o boicote dos jogos olímpicos de Berlin foram criados nos Estados Unidos, Reino Unido, França, Suécia, Tchecoslováquia e Holanda.
Alguns adeptos do boicote idealizaram uma alternativa aos Jogos Olímpicos de Berlin: a Olimpíada do Povo, prevista para o verão de 1936, em Barcelona.
No entanto, tal projeto foi anulado por causa da sangrenta Guerra Civil espanhola. Milhares de competidores já tinham chegado à capital da Catalunha quando houve o cancelamento do evento.
Não foram poucos os atletas judeus que decidiram boicotar a olimpíada nazista. Nos Estados Unidos, organizações judaicas como o Congresso Americano judeu e o Comitê Judeu do trabalho pediram o boicote.
Entretanto, na mesma época, Avery Brundage, presidente do Comitê Olímpico Americano, afirmou em comunicado oficial que “alguns judeus deveriam compreender que eles não poderiam utilizar a Olimpíada (Berlin 1936) como instrumento de boicote contra os nazistas” (Fair Play for American athletes, publicado pela American Olympic Committee, 1935).
Depois do voto da União dos Atletas Amadores Americanos em favor da participação, em dezembro de 1935, outros países seguiram o exemplo e o movimento pelo boicote não vingou.
[youtube:http://www.youtube.com/watch?v=58N73cAF97Y]



RSS
Bom da para ver que a boa ideia dos gregos ha mais de 100 anos atras virou arma de propagando politica ha um certo tempo. Dos anos do Nazismo, passando pela guerra fria, agora com " democratica" China. Aliado a propaganda politica os meios de comunicação lucram um monte então tambem ficam falando em " celebração dos povos e humanidade" que convenhamos parece piada de mau gosto.
Olimpiada nada não e differente de nenhuma outra competição esportiva, so que acontece ha cada quatro anos.
Quem diria, heim Barão?! Essa eu nunca tinha ouvido… Abs!
Faz-se mister observar, já que o povo costuma esquecer ou mesmo não conhece muito sobre história, que os paises que posteriormente vieram a combater de forma veemente o estado e a política nazista, à época dos jogos, embora soubessem do racismo e das barbaridades cometidas por Hitler e seus asseclas, não se importavam muito com isso. Até mesmo quando a Alemanha invadiu a Polônia, os demais países não tiveram nenhuma posição contrária mais forte. Ao contrário, estavam felizes pelo fato de a Alemanha estar sendo de um grande auxílio no impedimento do avanço comunista.
Jesse Owens, um negro, foi o grande nome daquelas Olimpíadas fazendo Hitler engolir seco seu racismo. Mas devemos lembrar que Jesse Owens era americano e apesar de entrar para história pelo seu feito, não podemos e não devemos transmitir seu feito para a nação que ele representava, coisa que a primeiro pano pode parecer um absurdo, mas é o que os EUA, nação do grande esportista, quer e gosta de fazer que pensemos.
Sufiro que em um dos posts desta série se cite o projeto de controle da internet do Brasil
Vale ressaltar que Owen não foi o único negro a ganhar medalha de ouro.
Ou melhor, ele também ganhou em revezamento, se não me engano. Aí foi com a equipe.
Detalhe que um dos participantes dessa equipe posteriormente declarou, ao ser impedido de disputar uma competição nos EUA por ser negro: "Nem na Alemanha nazista fui impedido de competir"
Impressionante como a história se repete esse ano, apenas numa nova "roupagem"…
Fazer referências à história é sempre um exercício bem-vindo, mas querer comparar a realidade da Alemanha nazista em 1936 com a da China de hoje é um disparate sem tamanho.
Toda Olimpiada da era moderna tem aspectos polêmicos e nada "olímpicos" atrás de sua realização.
Hoje, eventos esportivos de grande repercussão são sujeitas as regras dos $$ e não de qualquer ideal utópico de "superação humana".
E só para reflexão: o austríaco não apertou a mão de nenhum vencedor não-germânico naquela olimpíada.
muito bom o texto e bem atual…
com excessão da parte em que hitler foi alçado ao poder…
ninguem foi ingênuo achando que poderiam ter colocado ele lá sem sofrer as consequencias do regime nazista.
ele foi colocado lá e bancado(inclusive a guerra) por BANQUEIROS de origem européia E AMERICANOS (principalmente as famílias Rotschild, Rockfeller e J.P.Morgan; e quem fazia o envio da grana, tipo laranja na história, era o avô do nosso querido bush, o sr. Prescott Bush). e todos sabiam muito bem o que estavam fazendo quando planejaram a coisa toda… então não sejamos nós os ingenuos de achar q o cara sozinho fez o que fez…
Parabéns pelo post! A comparação é bastante oportuna.
Vou falar com o Birner a respeito disso, obrigado pela sugestão! Abraço!
Obrigado chara!
Caro Pablo,
Obviamente que há muitas diferenças entre o contexto desses dois eventos olímpicos, no entanto, também não haveria muita semelhança em diversos aspectos?
Abraço
Pois é, o barão não é esse santo que todo mundo pensa que é.
Abraço!
Há muitas semelhanças! Abraço!
Owen ganhou também a prova de revezamento 4X100m. Abraço!
Vale lembrar outra celebre frase do Barão de Coubertin: "O amadorismo nunca existiu".
Abraço!
Caro Gonz,
Alguns personagens políticos, inclusive o presidente eleito, foram ingênuos ao acreditar que poderiam se livrar de Hitler com facilidade, concordo contigo em relação à chegada do poder de Hitler, porém não poderia ser colocado de forma simplista e para isso faltaria espaço no post para tratar do tema principal que é a olimpíada nazista. Obrigado pela adendo!
Forte abraço!
lamentavel isso
lamentavel
Xico, tem como dar a fonte dessas frases que ele teoricamente proferiu?
Obrigado.
Nao entendo como a olimpiada da China possa estar sendo comparada com a da Alemanha. Sao situacoes totalmente diferentes. Paises com problemas diferentes, tamanhos diferentes e pensamentos politicos diferentes. A unica semelhanca esta no totalitarimo governamental de ambos, mas cada um com sistema de governo nada parecido com o outro. A China quer mostrar ao mundo sua forca economica, enquanto a Alemanha tentava vender uma ideia absurda de pureza de uma raca. A Alemanha tinha ja na epoca todo um projeto de invasao desenhado, a olimpiada foi mera ferramenta de propaganda de um regime monstruoso prestes a dominar o mundo, ou tentar. A China nao tem interesse nenhum em confrontar-se com ninguem, so’ quer parar de ser tratada como uma terra de miseraveis, mesmo que ainda venha a continuar sendo uma. A propaganda enganosa da China quer mostrar ao mundo um pais moderno, poderoso e em transicao. mas todos no mundo sabem que nao e’ e nem sera’ facil tirar tantos milhoes da pobreza de uma hora para outra. Mas, se me perguntassem a quem a China mira seu peito erguido nestas olimpiadas, eu nao tenho duvidas de que eles estao estufando-os em direcao a seus vizinhos japoneses. Sobre seu sistema politico, a China simplesmente ignora o mundo, diz nao ser problema dos outros o que se passa la dentro, e parece que ainda nao nasceu um outro pais na terra com folego ou gente o suficiente para por o dedo no nariz dos caras. Na verdade, as coisas na China poderiam ficar ainda muito piores para os chineses que la vivem e ninguem efetivamente se incomodaria. O mercado chines hoje e’ muito importante para outras grandes potencias, que preferem muito mais ganharem um dinheiro extra do que tentar corrigir um problema impossivel de se resolver. O resto e’ sonho. com todo respeito, e’ logico. Abraco.
Claro que sim:
Sobre a superioridade da raça branca:
O livro: Educação inglesa na França de 1889 de Pierre de Coubertin.
A vida e obra pedagógica de Pierre de Coubertin, Yves-Pierre Boulongne, Ottawa, Éditions Lérnéac, 1975.
Veja também:
http://www.lefigaro.fr/sport/2008/08/02/02001-20080802ARTFIG00150-pierre-de-coubertin-la-realite-d-un-mythe-.php
http://www.sportvox.fr/article.php3?id_article=21648
http://www.biographie.net/Pierre-de-Coubertin
http://www.amnestyinternational.be/doc/article991.html
Abraço
Caro Sérgio,
Obviamente que o contexto histórico é bem diverso entre as duas olimpíadas. Mas não devemos deixar de observar algumas características semelhantes entre ambas, por exemplo:
- Você já ouviu falar da forte repressão em relação aos adeptos da seita religiosa chamada Falun Gong (movimento espiritual baseado em execícios físicos e respiratórios)? Pois bem, 1.700 adeptos foram mortos pelo governo chinês depois de terem sido torturados. Eles estão proibidos de praticar livremente a sua religião na China. Segundo o relatório da Anistia Internacional, os adeptos da seita são internados em hospitais psiquiátricos, assassinados e depois seus órgãos são vendidos no exterior. Agora te pergunto novamente, isso não se assemelha a execução contra os judeus, ciganos e homossexuais durante a Alemanha nazista?
A prisão e a execução sumária de dissidentes políticos pelo governo chinês não lembra de certa forma as atitudes de Hitler?
Pequim pressionou o COI para que não houvesse nenhuma manifestação política por parte dos atletas durante as competições.
Você já ouviu falar como são tratados os uigurs? A minoria muçulmana que vive no sudeste da China?
Veja alguns números:
50 cybers dissidentes e 29 jornalistas estão presos atualmente.
Desde 1 de Janeiro de 2008, 26 jornalistas, blogueiros e cyber dissidentes chineses foram presos ou sentenciados à prisão.
180 correspondentes da imprensa estrangeira foram detidos ou perseguidos em 2007
Mais de 80 jornalistas estrangeiros foram retirados do Tibete desde março de 2008
Desde maio de 2008, mais de 20 jornalistas chineses e estrangeiros foram impedidos de trabalhar na área do terremoto de Sichuan.
O defensor dos direitos humanos e blogueiro Hu Jia foi condenado a três anos e meio de prisão por causa de 3 artigos e 2 entrevistas.
Quase 40 000 cybers policiais vigiam as publicações de 253 milhões de internautas.
Mais de 2 700 sites foram fechados desde o início de 2007. Há quase 20 milhões de blogs na Web chinesa.
67% dos correspondentes estrangeiros entrevistados pela FCCC estimam que a China não cumpriu a promessa feita em 2001 de conceder total liberdade de reportagem a toda a mídia estrangeira.
Temos que acordar do sonho dos tristes trópicos e descobrir a realidade do mundo! Com todo respeito é lógico!
Abraço
Mais números:
742 pessoas foram presas em 2007 na China pelos crimes que atentam contra a segurança do Estado, (subversão, divulgação de segredos, espionagem, sabotagem, separatismo, etc…), segundo a fundação Dui Hua, baseda nos Estados /unidos.
130 pessoas ainda estão presas depois do massacre da praça celestial em 1989, segundo a Human Rights Watch (junho 2008)
8.037 membros do movimento religioso Flun gong foram presos desde dezembro de 2007.
500.000 pessoas foram presas sem julgamento, segundo a Anistia Internacional.
Caro Xico, permita-me esclarecer um pouco e deixar clara a minha opiniao. Em primeiro lugar, acho o regime Chines e tudo o que ele representa, uma desgraca para a humanidade, garanto que alem destes detalhes que voce descreveu, existem muitos muito piores que estes. Eu sei porque tenho um amigo que e' jornalista da time que todos estes maravilhosos estadios foram construidos sem um minimo de respeito a um monte de leis e requisitos tecnicos e que os operarios foram tratados como escravos em alguns destes canteiros de obras. A China nao e' boasinha nao, se eu me fiz entender desta maneira, quero corrigir. MAS !!! Acho que, por exemplo, e aqui vou criar uma polemica, Israel e tudo o que ela representa para as nacoes que tiveram que forcosamente aceitarem-na como vizinha representam muito mais perigo para a humanidade do que a China. Ate porque, sabe-se que se fosse interessante para a China destruir o japao ou a grande maioria de seus vizinhos, eles bem o fariam porque tem hj o segundo maior arsenal de armas do mundo, inclusive de ogivas nucleares. A China tem, em seu exercito FEMININO o maior exercito do mundo, ou seja, a China pode sim destruir um bom bocado do planeta se for esse seu objetivo. Contudo, o regime Alemao de Hitler foi construido e teve sim, apoio em massa de uma populacao que hj de senhores se esconde e prefere nao falar a respeito, com o objetivo unico de purificar o mundo e criar uma nova raca dominante para o mundo. Os alemaes mataram em nome deste programa, milhoes de pessoas. A Alemanha nazista foi a maior desgraca da historia da humanidade. A China e' apenas mais uma destas nacoes que trata o povo como moeda de troca para a riquesa de poucos. Como a China existem muitos outros, o problema da China e' a escala e o poderi militar. mas se voce me perguntasse, eu teria mais medo de israel e sua teimosia e principalmente da Russia, onde pouco a pouco se ve um braco cada vez mais duro em direcao a repressao daqueles que discordam do grupo do ex-presidente. O mundo, Xico, esta em serios apuros. Eu vivo no "incrivel" EUA e se o mundo soubesse o quanto este pais e' bom de marketing e o quanto a tal liberdade e' uma falacia desde o tal onze de setembro… Grande abraco.
repiti-lo???
Acho que a China pode ser comparada a Alemanha, sim.Pois o desrespeito aos Direitos humanos,que pode até ser velado,não têm diferença.E o Barão,heim? Espírito olímpico,bah!
Perfeito!
Gostaria de ver uma pesquisa ai do lado. Vamos ver se as pessoas concordarao que a China pode ser comparada a Alemanha nazista. Afinal de contas, a democracia deve ser respeitada com a voz da maioria. Que tal colocarmos numeros em tais afirmacoes? Vamos comparar de verdade. Acho que dizer que a Alemanha e' como a China de hj e' um tapa na cara dos judeus e da humanidade que de certa forma foi atingida pelo regime de Hitler. O regime nazista tentou liquidar com um povo, fez experiencias com seres humanos vivos como se eles fossem ratos. A China desrespeita os direitos humanos de maneira absurda, como muitas outras nacoes amigas de nosso pais. Mas querer comparar com o nazismo e um absurdo. Jornalistas do seu porte nao podem e nao devem cometer tais erros. Por mais que os dois regimes sejam nefastos, eu realmente gostaria de ver voce afirmar que o desrespeito aos direitos humanos chineses tem a mesma magnitude de um regime que assassinou onze milhoes de judeus e que por ter gerado a segunda guerra, causou a morte de SESSENTA MILHOES DE PESSOAS. Acho que depois de acordar dos sonhos dos tristes topicos, devemos sim respeitar a memoria daqueles que foram vitimas do regime mais destruidos de vidas da historia moderna. Alias, caro Xico Malta, nao se preocupe com minha opiniao, vc tem como perguntar as mentes boas do pais o que eles acham de sua comparacao. Faca-o e vera' que sua opiniao foi sim infeliz. Suporto sua busca pelos direitos humanos na China em mil porcento, mas diminuir o nazismo a esta comparacao e' uma barbaridade e uma mentira, voce concorde ou nao. Abraco e desculpe, mas, me enchi com a puxacao de saco e depois a lambida. Jornalismo e' coisa seria. Mesmo num blog
Esses comentários estão fugindo do assunto e alguns beirando ao disse-que-disse da histórica contada no boteco…
A Alemanha foi escolhida para a Olimpíada de 1936, antes do austríaco e sua turma assumir o poder, quando ele assumiu ele viu nas Olimpíadas um instrumento de propaganda das teorias do nazismo.
Agora, duas observações:
Em 1936 não havia planos de invasão nenhuma. Até porque as três armas alemãs estavam em total reestruturação. Sem contar que a escalada do conflito com a Polônia não ocorreu de forma unilateral. Tanto que no ano de 1938, o embaixador polonês em Paris falou que os "alemães podem vir, pois iremos derrota-los em menos de uma semana".
A 2GM começou por culpa de ambos os lados, pelo alemão que invadiu e pelos franceses/ingleses terem oferecido apoio irrestrito a Polônia, fazendo a mesma acreditar que venceria num conflito armado.
E antes de qualquer comentário, o problema Polônia x Alemanha só começou por causa do roubo de terras seculares do Império Alemão e dadas a Polônia pelo Tratado de Versailhes.
Sem contar que a antiga URSS também invadiu, não só a Polônia, como os países bálticos e a inglaterra e a frança não declaram guerra a mesma (sim, a alemanha não declarou guerra a frança e a inglaterra).
E a mesma história está se repetindo agora na Geórgia, que acha que por ter apoiado os EUA no Iraque, agora espera que os EUA intercedam por eles contra a Rússia.
Outro ponto é importante salientar que, apesar da controvérsia dos números, digamos que o regime nazista tenha (holocausto + 2GM) causado a morte de 60 milhões de pessoas (não esquecendo que ambos os lados do conflito cometeram atrocidades).
Agora, quantos morreram na mão de Stalin e Mao ou do regime comunista? Mais que o dobro. Isso sem estar em conflito armado.
E quantos continuam morrendo no regime chinês? Ninguém sabe e nunca saberá.
Sem contar que a noção de direitos humanos só vem a ser consolidada/ firmada depois do Holocausto. Então, existe sim uma validade na comparação estabelecida.
A China é uma grande nação, mas o regime é tão "mau" quanto o Stalinismo e o Nazismo.
Queria parabenizar o autor do texto pelo brilhantismo, e o dono do blog pela independência e coragem. Ouvi
dizer que a tocha olímpica começou em 1936. É mesmo verdade. Se for, não vale um post a respeito? Abraços
Caro Sérgio,
Por favor sem essa de querer colocar pesquisa para saber quem tem razão, desnecessário, afinal de contas estamos acima dessas pequenas vaidades, isto aqui não é uma competição pra saber quem está certo ou errado, é apenas um saudavel debate de opiniões.
No meu texto não coloquei em nenhum momento (por favor releia) essa comparação, se ela está implícita é porque de fato existe semelhanças. Eu não disse em meu comentário acima, que a China é igual a Alemanha e pronto. Por favor não transforme minha opinião em uma analise simplista. Não sei se voce sabe mas eu sou JUDEU, minha familia fugiu da lituânia por causa dos progrons do Tsar. Por esse motivo é que me sinto a vontade em falar sobre isso.
Obrigado por afirmar "jornalistas do seu porte" mas não sou jornalista e nem tenho porte, quem sou eu? Mero advogado colaborador do blog do birner, mais nada!
Não estou diminuindo a atrocidade do nazismo, mas pretendo traçar algum paralelo histórico entre a utilização da olimpíada como forma de propaganda de ambos os regimes totalitários.
Vale lembrar que não foram assassinados onze milhões de judeus, mas seis milhões que devem servir de referencia para que não haja mas nenhum tipo de barbarie.
Obrigado pela oportunidade do debate,
Abraço
Caro Raul,
Obrigado pelo elogio, é verdade sim que a tocha olímpica começou em 1936, boa sugestão de post!
Abraço!
Os numeros utilizados por mim estao no wikipedia no assunto holocausto. Abraco e desculpe pelo fervor da discussao. Vc tem razao em muita coisa do que disse em sua resposta a mim. Agora, eu fui atras de numeros que considero confiaveis, algumas pessoas aqui simplesmente dizem que Stalin e Mao mataram mais que o dobro que o nazismo. Gostaria de saber a fonte para tais numeros. Nao se pode brincar com coisas serias. O Nazismo foi muito mau para o mundo e ainda esta vivo sim na cabeca de milhares. O seu texto realmente nao diz isto que ambos sao iguais, mas, deixa a impressao que a China e' tao ruim como o nazismo. Qualquer comparacao com o nazismo deve ser feita com cuidado. Agora, vamos dizer outra coisa. Que pais hospeda a olimpiada com interesses apenas esportivos? Nao estao todas estas nacoes usando os jogos para venderem seus pacotes politicos? Nos so' nos assustamos porque e' a China e porque a China e' comunista e dura com sua gente. E os paises que posam de bonzinhos e calam a boca de autoridades dos direitos humanos ou obrigam seus licenciados do setor de telecomunicacoes a nao falar sobre o assunto? Honestamente? Quem e' pior? O mau ou aquele que banca o bonzinho e e' quase tao mau igual mas ninguem sabe porque e' o campeao de marketing do planeta? Eu nao vejo a China fazer, por exemplo, o que a Russia esta fazendo com a Georgia. E a Russia logo logo vai acabar hospedando outros jogos olimpicos e nos vamos todos chorar com o ursinho de novo. O mundo esta em apuros, Xico. Mas gracas a DEUS nao temos nenhum governo de ideias nazistas. Abraco. Prometo que nao encho mais sobre este assunto.
"Na véspera dos jogos, as autoridades nazistas, por intermédio da Gestapo, promoveram prisões em massa de opositores políticos, judeus e ciganos, cujo objetivo era deixar Berlin mais “segura e agradável” para os turistas. Ao mesmo tempo em que eram construídas as instalações olímpicas, o campo de concentração de Oranienburg contava com 1.000 prisioneiros.
Já durante a competição, o regime nazista tentou camuflar a sua virulenta política racista. Cartazes e outdoors que traziam mensagens anti-semitas foram temporariamente retirados das ruas. Os jornalistas esportivos alemães foram instruídos pelas autoridades para evitarem os comentários nacionalistas e racistas em suas reportagens.
Desse modo, o regime aproveitou a Olimpíada para deixar aos espectadores e jornalistas estrangeiros a falsa imagem de um governo pacífico e tolerante."
UAI!!!!!!!!
E ainda tem quem não veja semelhança??? Definitivamente, o pior cego é aquele que não quer ver.
Fico pensando aqui quantos duros golpes de varetinha de bambu não levaram os pequenos atletas chineses e a galera toda da festa de abertura que, me disseram (não vi), estava toda sincronizada. Mais uma semelhança com o nazismo: esta 'perfeição grupal'.
Éca!
Sabe, Xico, ver estas imagens me faz sempre mal. Tive um pai que nos educou (sobretudo a mim, a mais ligada a ele), a sermos pessoas de bem, acima de tudo, com senso ético e humanitário. E isso passou por anos de imagens, leituras e conversas sobre as atrocidades nazistas. Eu que fui uma criança muito sensível e perceptiva, tinha pesadelos terríveis e quase morria, imaginando o sofrimento atroz das pessoas nas câmaras de gás e os tais abajures com pele tatuada…
O pior era ver imagens de hitler (em minúsculo mesmo), como estas aí. O tom da voz dele me agredia imensamente. Sempre me agrediu. E talvez por isso eu nunca tenha conseguido aprender alemão e tenha, até hoje, problemas com os 50 % de gens germânicos que carrego…
Enfim, o efeito didático do método do meu pai foi, indiscutivelmente, atingido, pois sou uma pessoa de bem e do bem, mas, particularmente, eu suprimiria TODA e qualquer imagem de hitler e faria seus escritos virarem pó.
Acho que os fatos históricos nunca devem ser esquecidos. "Oubliez, jamais!" TODAS as crianças do mundo deveriam saber deste e de outros genocídios, como Ruanda, Camboja, Armênia, mas manter vivos estes 'seres do mal', difundindo suas imagens, voz ou escritos, sou realmente contra.
Grande abraço!!
d.
ÔPS!!!
"Ne jamais oublier!"
Foi a emoção. ;o))
Em dois tempos, se vc. me pemritir, já que falamos disso:
1)
http://archives.radio-canada.ca/guerres_conflits/…
2)
"Na primeira noite eles se aproximam e colhem uma flor de nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem: pisam as flores, matam nosso cão, e não dizemos nada.
Até que um dia, o mais frágil deles, entra sozinho em nossa casa, rouba-nos a lua e, conhecendo nosso medo, arranca-nos a voz da garganta."
E porque não dissemos nada, já não podemos dizer nada".
(Maiakovski)
Abraço!
d.
Caro Sergio,
De forma alguma voce está enchendo, acho muito importante este debate.
Abraço!
Nao tenho costume de enviar comentarios aos blogs que leio. Mas esse, com toda certeza, merece meu humilde comentário,
Parabens.
Jamais imaginei que o barão tinha essa linha de conduta. Fui ingenuamente (será?) induzido por professores e publicações.
Sou admirador de história vinculada ao esporte.
Se permites, segue uma recomendacao de leitura:
Futebol e Guerra.
http://www.submarino.com.br/books_productdetails….
Parabens novamente e um abraco,
Guilherme Moser / Porto Alegre / RS
Caro Guilherme,
Muita obrigado pela recomendação de leitura, o Birner me presenteou no meu aniversário com este livro. Excelente!
Obrigado pelo elogio, e volte sempre com seus comentários!
Abraço!
Formidável o poema desse genial poeta russo! Perfeito para a ocasião!
“Ne jamais oublier!” Por favor tire este teu ranço com os teus 50% de gens germânicos. O povo alemão também proporcionou maravilhas para a humanidade, não podemos julgar toda a sua história apenas pelo horrível período nazista, Eles nos deram também Goethe, Beethoven, Bach, Bertold Brecht, etc…
Pense nisso,
Grande Abraço!
Não mudou muito para os dias de hoje considerando o oba-oba com o igualmente ditatorial regime chinês.
Putz, Xico. Juro que tento!! Isso é tema de terapia, inclusive. É tudo muito complexo.
Racionalmente, penso que só foi um período, uma 'gafe', um evento isolado, mas, emocionalmente, tendo sido criada quase que 100% pelo lado materno (de origem alemã, portanto), não consigo deixar de pensar que o nazismo tenha sido tão e simplesmente o 'aboutissement' de todo um modo de pensar e de 'se crer', de boa parte de um povo, de uma determinada época. Aliás, nesta tentativa de maior integração de mim mesma (afinal, lidar mal com 50% dos próprias origens não é lá coisa muito fácil), comprei recentemente o livro "Os alemães", de Norbert Elias – mas ele foi imediatamente encaixotado, pois estou de mudança marcada para este mês e só tenho feito encaixotar coisas. Assim que desencaixotar tudo e me organizar na casa nova, lerei-o com calma. Quem sabe, ele me ajuda a entender melhor isso tudo, né? ;o)
Andei escrevendo algumas coisas sobre isso tbém, mas ainda não consegui postar – até disse ao Vitor que o avisaria quando o fizesse. Quando o fizer, se vc. quiser, aviso vc. tbém.
Ah, por falar nisso: vc. já viu o documentário 'd'une langue à l'autre'? Um dos depoimentos tem muito a ver com este tipo de discussão, além de ser muito tocante:
http://www.youtube.com/watch?v=FglCzXGH5i4
Abraço e obrigada pelo carinho.
d.
Considerando que o artigo da wikipedia em português (sic, que na verdade é uma COPIA traduzida do inglês) atribui a soma de 62+ milhões de mortos, enquanto a wikipedia em alemão 50-60 milhões e a em francês dá cerca de 60 milhões.
Levando em conta que tais números são:
- contabilizados pela conveniência e o caráter difuso das estatísticas soviéticas (http://en.wikipedia.org/wiki/World_War_II_casualties);
- incluí mortes cometidas pelos italianos/romenos/húngaros/búlgaros e, principalmente, j aponeses, os quais não eram "nazistas";
- bem como os "erros" (abusos/massacres) cometidos TAMBÉM pelo lado aliado (mas lógico, esses a gente dá por conta do nazismo tb).
Não obstante, a wikipedia sofrer do problema de não ser feita por cientistas/historiadores/profissionais, algo que a sujeita a "vandalismo" de facções bem conhecidos (a título de exemplo): brasileiros (casos como santos dumont), americanos (casos dos irmãos wright), dos turcos (caso do genocídio armênio), dos chineses (questão do tibet), dos palestinos/arabes (caso jerusalém) entre milhares de outro.
Ela tem mero valor informativo.
Mas, como pelo visto o conhecimento é limitado a wikipédia, iremos então dar uma "wikipediada" no artigo MAO ZEDONG e no artigo STALIN.
Mortes causadas no regime de MAO ZEDONG: 44-72 milhões de pessoas (maioria por fome) -> wikipedia ingles/português, mais comedida é a alemão: cerca de 50 milhões. Wiki francesa não menciona números. (sendo que MAO morreu em 1976, ou seja, ainda tem 32anos de mortes a serem contabilizados).
Mortes causadas no regime de STALIN: as diversas "purgações" – 20 milhões (wikipedia alemã); massacres/genocidios – indefinido (a exemplo: Holdomor, 2-3 milhões de mortos); mortes em gulags: volta de 30milhões e se continuar wikipediando vai muito mais mortos.
Então, Stalin e Mao mataram mais que o dobro, isso sem contar os "legados" que deixaram em seus respectivos países.
Se um regime, que mata MAIS que o nazismo não é PIOR que o mesmo, então não sei onde estamos. E antes de mais nada, eu acredito que a história seja contada da forma mais imparcial possível.
O regime chines é do mesmo quilate do nazismo/stalinismo. A única diferença é que o que eles fazem ninguém fica sabendo.
SE quiser bibliografia, pessoalmente, prefiro ler ingleses que costumam ser mais imparciais, mas de cabeça:
Leitura:
Telford Taylor. Os processos de Nuremberg
David Frasier. Rommel: uma biografia.
Erich von Manstein. Verlorene Siege.
Coleção História Ilustrada da Segunda Guerra Mundial – Editora Renes.
Raymond Cartier. Zweiter Weltkrieg (4Volumes).
Gulag, a history – Anne Applebaum.
E um livro de Mao que foi lançado uns 2 anos atrás que esqueci o nome (é livro biográfico).
A história se repete!
Abraço!
Caríssima!
Espero que vc consiga digerir esse teu ranço! Por favor me avise quando vc for postar teus textos.
Abraço!
gostei mesmo pq eu consigui fazer o meu trabalho falu tchau
eu estou precizando desse material para fazer o meu trabALHO NA FACULDADE E QUERIA PEDIR AO RESPONSAVEL QUE MANDE PARA O MEU EMAIL SE POSSIVEL ESTE MATERIAL SOBRE AS DIFERENÇAS DA OLIMPIADAS MODERNAS E AS OLIMPIADA DE BERLIM NA ALEMANHA DE 1936 MUITO OBRIGADO AGUARDO CONTATO