Derrota muito doída.
De Vitor Birner
Quando cheguei ao estúdio da Rádio Globo, de onde comentei a derrota do Brasil para os EUA, o astral era bem diferente daquele que encontrei antes na semifinal do futebol masculino, Argentina x Brasil.
O desempenho dos selecionados explicava nosso otimismo.
A postura dos e das atletas ao vestirem a camisa verde e amarela também justificava as diferenças de nossas reações.
Eu estava confiante. Sabia que seria difícil, contudo tinha convicção do ouro.
Quando a bola começou a rolar, vi um Brasil dono da posse de bola e das iniciativas ofensivas, contra as norte-americanas abusando da inútil ligação direta da defesa para o ataque.
O sistema defensivo armado por Jorge Barcellos impedia o trabalho do meio-campo dos EUA, ali a bola era roubada, e anulava os lançamentos longos em velocidade para as 2 atacantes adversárias.
Mas faltava o último passe, o acerto na assistência.
O desenho tático e técnico do duelo permitiu ao Brasil chegar duas vezes em boas condições para finalizar. Uma no primeiro tempo, com Cristiane, depois do Brasil ter roubado uma bola no meio quando a defesa americana estava mal-posicionada, e outra com Marta, em jogada individual diante de duas zagueiras, que terminou com uma defesa brilhante, espetacular da goleira Solo.
A oportunidade dos EUA foi a mais preciosa. Érika, que tinha errado na saída de jogo diante das alemãs no lance que originou o único gol das germ6anicas na semifinal, repetiu a falha. Mas Rodriguez foi prepotente, arrogante. Tentou encobrir a Bárbara, Tinha a oportunidade de chutar nos dois cantos ou arriscar um drible diante da goleira brasileira.
Gol e equilíbrio.
A prorrogação começou na mesma toada, mas o gol de Lloyd, no sexto minuto, avançou sem marcação e da entrada da grande área chutou para fazer o gol do título.
Bateu o desespero nas brasileiras.
Algumas atletas tentaram resolver sozinhas.
O Brasil repetia os erros nos arremates em gol e no último passe.
As americanas estavam bem mais confiantes e isso fez a diferença na manutenção da vantagem
No fim, de nada adiantaram os 58% de tempo de posse de bola do Brasil, os 14 escanteios conquistados frente aos 3 norte-americanos, e os 16 chutes contra 11 das adversárias.
O esporte é futebol e vale a eficiência.
As campeãs olímpicas, detentoras de 3 das 4 medalhas de ouro na modalidade na história dos Jogos, foram precisas e frias
Talvez por isso 7 dos chutes foram certos, contra 6 do Brasil.
E por mais que a vitória fosse possível, não podemos cobrá-las.
Nos EUA, é possível sonhar com avida de jogadora de futebol profissional.
Aqui não é.
Ricardo Teixeira prometeu, depois da prata em Atenas, investir no futebol feminino, criar um campeonato competitivo.
Todavia como na vez que afirmou que não seria mais candidato à presid6encia da CBF, não cumpriu a promessa.
Não são as guerreiras brasileiras que devem ser cobradas.
Posts relacionados:
- Brasil treme na hora de vencer. - 13/06/2008
- Corinthians, sem dificuldades - 13/05/2008
- Bela exibição do Brasil - 11/06/2009
- Dunga precisa mais do ouro que a seleção. - 24/06/2008
- Erros individuais causam derrota do São Paulo - 18/02/2008



RSS
Ao meu ver, faltou um pouco de calma.
A vontade de vencer ,coisa rara no futuebol masculino, não faltou às meninas.
Eu fico imaginando o que passa nas cabeças das garotas da seleção: se ganharmos o ouro, seremos, enfim, valorizadas pela CBF…
acho que essa pressão acaba pesando na hora da decisão.
Abraço, Birner!
Comentário por Carlos Oliveira Jr. — 21/08/2008 @ 14:42
Birner,
Faz tempo que não torcia para a seleção de Futebol como torci hoje. Foi uma pena, mas quem viu o jogo se sentiu orgulhoso do Brasil e da vontade de vencer das meninas.
..
Se as meninas tivessem 20% da estrutura das americanas… Se o Futebol masculino tivesse 20% da vontade de jogar por eles e pelo pais que as meninas tem…
..
No futebol não sou brasileiro, sou São Paulino, mas as meninas eu paro para torcer.
Comentário por Breno SPFC — 21/08/2008 @ 14:44
Concordo com você, Birner. Perder como as meninas perderam (duas vezes) é dolorido.
Entretanto, foram derrotas dignas. Derrotas de uma seleção com brio e garra, virtudes que já não enxergamos na seleção masculina.
Comentário por Saulo Caram — 21/08/2008 @ 14:50
Na verdade, a liga profissional americana de futebol feminino acabou há quatro anos. Mas é óbvio que elas lá têm mais condições de se desenvolver no esporte, pela estrutura universitária.
O futebol feminino é mais um dos esportes que precisa encontrar um modelo pra se viabilizar no Brasil nos períodos entre Olimpíadas. O ideal seria que a gente tivesse uma estrutura esportiva ligada à educação. Mas o Estado não pensa nisso. Então, quem vive do esporte tem que começar a procurar soluções e maneiras de colocá-las em prática.
Ou continuar esperando.
Comentário por André Monnerat — 21/08/2008 @ 14:55
Caro Birner,São Paulo parou pra assisitr o futebol feminino.Nas padarias,lojas em qualqueer lugar em que houvesse uma TV havia um “grande público”!!!!
quanto ao seu comentário,dizendo que o tal Barcelos(sugestão:faça uma pesquisa pra saber quem já havia ouvido falar em Jorge Barcelos e qual a importancia dêle nos resultados)entrou cercando as americanas,etc,etc…ora,querido colunista:o Muricy tambem faz isso.A Marta tinha que sair lááááde trás até o gol pra poder chutar.as alas não apoiavam e não havia meias,portanto a Cristiane jogava presa entre 3 zagueiras!!!!Jogamos atrás ,como virou moda no futebol brasileiro!Era Dunga,era Muricy,era todo mundo menos:Felipão,Leão e Luxa.By the way….talvez voce pudesse explicar um pouco melhor a sua análise do jogo.O parágrafo que vai de “O sistema defensivo até assistencia…..está muito confuso.Embolou o meio campo.rs”….abraços…P.S.Ontem matei a saudades dos “bons tempos de futebol”assisti o Inter com Dalessandro,Indio,Magrão e mais 7 craques e um esquema de jogo do balacobaco.Êsse ano sou Inter,só pela sêde de assisir a um grande futebol…
Comentário por Luiz Vidal — 21/08/2008 @ 15:07
Parabens as meninas, sempre guerreiras. Quem sabe o dia que a CBF apoiar o futebol feminino so um pouquinho elas consigam o ouro.
Valeu meninas!!!!!!!
Comentário por Cleber — 21/08/2008 @ 15:08
A seleção feminina é demais, mas infelizmente a equipe tem problemas crônicos na minha opinião. O fato de ter praticamente três atacantes (Marta, Daniela Alves e Cristiane) e de jogar com três defensoras (Renata Costa, Erika e Tânia Maranhão), obriga que as alas (Simone Jatobá e Maycon) atuem como alas e se apresentem com freqüência no ataque e no meio-campo para dar apoio a Formiga e Ester. Sem isso, o resultado é o que aconteceu durante todo o torneio olímpico. Muitas vezes o Brasil fazia ligação direta entre defesa e ataque. Quando isso acontecia e as três mais avançadas resolviam, tudo bem, mas hoje isso não deu certo.
Nossas alas apóiam pouco o ataque e muitas vezes o time na verdade fica com 5 defensores em vez de 3 e o meio-campo fica com duas jogadores apenas.
Creio que esse seja o maior problema da seleção feminina e que por isso não tenha conseguido a vitória.
Mesmo assim, elas estão de parabéns pela garra, disposição e momentos de orgulho que nos deram nessa disputa.
Comentário por Gilson Gustavo — 21/08/2008 @ 15:16
ESSA SELEÇAO FEMININA TA VIRANDO SELEÇAO DO QUASE TRI VICE
Comentário por CAIO FC — 21/08/2008 @ 15:28
CARA BIRNER IMPRESSIONANTE OS EUA ELES SAO POTENCIA EM TODOS OS ESPORTES ATÉ NO FUTEBOL FEMININO PQ NO FUTEBOL MASCULINO O ESPORTE MAIS POPULAR DO MUNDO ASSISTIDO MUNDIALMENTE ELES NAO CRESCEM?
Comentário por CAIO FC — 21/08/2008 @ 15:29
Sim Birner, não são as jogadoras q devem ser cobradas. Mas eu NÂO consigo torcer para nada q leve o nome da CBF e a seleção brasileira de futebol feminino leva.
Comentário por Bruno Larizza — 21/08/2008 @ 15:30
TECNICAMENTE BIRNER O FUTEBOL NORTE AMERICANO TANTO FEMININO E MASCULINO É BUROCRATICO UM PAIS COM 300 MILHOES DE PESSOAS GIGANTE COM ESTRUTURA E TUDO SO ISSO AI É POUCO
Comentário por CAIO FC — 21/08/2008 @ 15:30
A parte final do post explica pq as americanas merecem vencer. Aqui nada é feito pelo futebol feminino. Não seria justo que as americanas perdessem. O trabalho, a organização venceram e é assim que deveria ser sempre.
Comentário por Leandro Anselmini — 21/08/2008 @ 15:32
BRASIL SEM APOIO SEM MIDIA SEM ESTRUTURA SEM NADA TECNICAMENTE E MUUUUUUITO MAIS TIME QUE AS AMERICANAS QUE TEM DINHEIRO TEM APOIO TEM ESTRUTURA TEM TUDOOOOOOOOO SO 1X0 FALTA TALENTO NOS PES DOS NORTE AMERICANOS E NORTE AMERICANAS
Comentário por CAIO FC — 21/08/2008 @ 15:32
Não nego que o desapoio da CBF é gravíssimo paraas meninas, mas, a bem da verdade, elas fizeram o mesmo que a turma da gináastica: AMARELARAM. O fato de serem vítimas da ingerência do Teixeira não as imiscui d fracassar dinate de um EUA bem mais fraco que a Alemenha.Onde foi parar todo aqulele futebol arte que havia até as semifinais? Elas também tem sua culpa, falham na hora H. Espero que depois do fut feminino e da ginástica (Jade e Diego) o volei feminino não se vista de amarelo depois de destruir a Rússia.
Comentário por Gil Francisco — 21/08/2008 @ 15:45
DISCORDO DE VC BIRNER GRANDE COISA FAZER CAMPEONATOS AQUI NO BRASIL PRA ESSAS JOGADORES BRASILEIRO NAO TEM CULTURA PRA FUTEBOL FEMININO BRASILEIRO NAO GOSTA DE FUTEBOL FEMININO NINGUEM IA PRA CAMPO ASSISTIR OS JOGOS GRANDE COISA FAZER CAMPEONATO E NINGUEM IR ASSISTIR ESSAS BRASILEIRAS SE QUEREM APOIO VAO JOGAR NOS EUA ENTAO LA TERAO DINHEIRO APOIO ETC MELHOR QUE FAZER CAMPEONATOS AQUI NUM PAIS SEM CULTURA PRA FUTEBOL FEMININO
Comentário por CAIO FC — 21/08/2008 @ 15:46
É foi uma pena e eu nem pudi acompanhar !!
Comentário por Luiz Alberto — 21/08/2008 @ 15:50
Essa seleção é a feminina ou a vascaina?
só é vice.
Comentário por AURISSAN RODRIGUES DE MATOS — 21/08/2008 @ 16:02
Geração perdedora. Tri-vice. Podem dizer o que for, que não tem apoio, que chegaram lá sozinhas e blablablá… Mas um time que chega a três finais importantes e perde todas é porque amarela… É o nosso complexo de vira-lata… Vide Diego Hypólito (”foi uma fatalidade”)… Vide Jadel Gregório (”não sei o que aconteceu”)… Guerreiras foram as americanas, que bateram na raça um time superior tecnicamente… amarelonas… falem menos e joguem mais… só jogaram bem contra a alemanha… nas outras partidas, foram mal… e amarelou no final… chega de passar a mão na cabeça.
Comentário por David — 21/08/2008 @ 16:08
Acho que todo resultado que conseguissem, pela falta de apoio e estrutura (inclusive de comissão técnica dentro do campo, além da mídia) seria válido, até mesmo uma medalha de bronze ou um quarto lugar. Vejo apenas que houve uma certa euforia exagerada após a vitória sobre a Alemanha, como se o pior já tivesse passado; por isso mesmo digo que faltou um trabalho mais tático dentro de campo para que o time pudesse render mais. Pena é ver que depois da Olimpíada só deve haver a lembrança delas qdo de outra competição que chame a atenção novamente, pois no dia a dia continuarão sem apoio. Não sou o maior fã de futebol feminino, mas o desprezo que sofrem da CBF é lamentável e triste.
Comentário por Alexandre Rodrigues Alves — 21/08/2008 @ 16:18
Birner. Foi dolorido, mas elas fizeram o melhor, faltou mais calma, no entanto, são guerreiras, estão a anos lutando para fazer do futebol feminino um esporte com investimento, já deram todos os retornos possíveis a nada investido, já mostraram por varias vezes que vale a pena, a audiência da Olimpíada de Atenas, a audiência do Pan-americano, a audiência da Copa do Mundo e agora a audiência da Olimpíada da China comprovaram que em nível de televisão é possível ser viável, o brasileiro gosta do bom futebol, gosta de garra, de vontade e não importa se é mulher ou homem, elas ficaram com a Prata, mas é como se fosse ouro, porque fizeram uma excelente competição, venceu jogos contra equipes com estruturas fantásticas e teve excelentes e históricos resultados, parabéns para elas e que pelo menos a CBF, se não quer pagar, que crie uma organização a parte e destine certa importância a ela, para a mesma possa buscar recursos e aplicar um projeto trabalhado de massificação do esporte aqui no Brasil, começando com as escolas brasileiras.
Birner, o grande segredo está nas escolas, públicas ou privadas, é ai que está a “galinha dos ovos de ouro” do esporte brasileiro…
Comentário por Paulo Luciano da Silva — 21/08/2008 @ 16:39
Ora, as meninas lutaram e muito, e caíram de pé… diferente de muita gente que “amarelou” na hora “H” teve muita gente que prometeu ou se fez de importante e fez feio de novo: d.hipolito, jadel, daiane, futebol masc. As meninas do futebol não prometem nada e continuam na simplicidade……. Temos muito o que aprender…E AINDA QUEREMOS OLIMPIADAS AQUI EM 2016? pra que? pra passar vergonha???
Comentário por MARCIO — 21/08/2008 @ 16:47
O futebol só existe porque é rentável. Sejamos francos: quantos de nós pagariam 10 reais pra ver um jogo desses? Quantos de nós deixariam a família no domingo à tarde para assistir um jogo do campeonato feminino de futebol? Alguém acredita que uma final desse campeonato ocuparia meio Palestra?
Deixemos a hipocrisia de lado que ninguém deu dinheiro para o futebol masculino chegar onde chegou. Foram os resultados que geraram torcedores que, por sua vez, geraram a receita.
Vamos lá para a prática: o São Paulo, tido como o mais estruturado e organizado clube do Brasil, teria um time pra colocar em campo? E se ele tería, quantos outros precisaríamos para montar um campeonato bem meia boca. Está provado que em campeonato meia boca o público não vai.
Essas meninas são esforçadas, tem todos os méritos do mundo, batem um bolão, mas um campeonato brasileiro feminino morreria no primeiro por falta de público.
Comentário por Pacheco — 21/08/2008 @ 16:49
Não levaram o Richarlison, só podia dar nisso. Mas em 2012, se Deus quizer, a injustiça, será reparada e ele vai brilhar, rebolar e mostrar toda sua graça, para os súditos da Rainha.
Comentário por Roberto de Azevedo e Sá — 21/08/2008 @ 16:53
Birner,
Desculpe mas acho incoerente.
Se a CBF é o que é, porque vocês da imprensa e jogadoras vivem clamando para que a referida entidade organize o futebol feminino ?
Que se organizem, busque apoio entre os clubes e formem uma Liga independente.
Precisam da CBF para quê ? Além disso, a CBF não dá dinheiro, apenas organiza (e pessimamente) os campeonatos.
Comentário por Randal — 21/08/2008 @ 17:07
Randal, defendo isso faz uma década. Mas o futebol feminino não tem apelo, precisa de investimento e quem o administra é a CBF que só atua aonde lucra sem riscos, no caso, na seleção do Dunga e dela, já que não parece a dos brasileiros.
Abraço!
Comentário por Vitor Birner — 21/08/2008 @ 17:13
Independetemente de ser rentável hoje ou não, como colocado por um internauta a questão é apoiar estas meninas e enxergar o futebol como um ferramenta social. Estas meninas são guerreias, muitos de nós teríamos desistido se passassemos pela metade do que elas passaram. E com ou sem CBF, devemos fazer um pouco mais do que só escrever e colocar as idéias, por exemplo, fazer uma recepação de campeãs para as meninas no aeroporto, mostrar que independentemente da pilantragem, da falta de carater dos dirigentes, nos orgulhamos do que elas alcançaram. Estas meninas são heroínas, deveriam ser recepcionadas como tal em sua volta ao BR. São lutadoras que abdicaram de uma vida “normal” para perseguir um sonho, que sim, se tornou realidade. Ao contrário das outras seleções onde existe um apoio governamental e de suas federações, uma visão de esporte como política cultural e social, no BR o descaso é visível e ao contrário de todos os privilégios que a seleção masculina recebe e não valoriza (sim, existem exceções), as meninas são colocadas na sarjeta do esporte pela CBF e muitas não tem como se sustentar. Então devemos nos orgulhar destas meninas que são guerreiras, são guerreiras no esporte e principalmente em suas vidas. Chega, enquanto não tivermos uma política social através da melhoria da prática esportiva chega de críticas às meninas que merecem nosso respeito e admiração. Parabéns seleção brasileira de futebol feminino, vocês mostraram o quanto vale a pena lutar mesmo que ninguém de o respeito devido.
Comentário por Ana Luiza Martins — 21/08/2008 @ 17:33
Senhores, por favor, não digam que o culpado pela derrota é o Ricardo Teixeira. Parem de se enganar!
Foi um jogo. E jogo é jogo.
Abraço
Comentário por Raja — 21/08/2008 @ 17:42
Eu nem assitir de tao ansioso, mas sabia se elas perdessem eu ia chorar..
Comentário por gerson — 21/08/2008 @ 18:01
Eu consegui assistir apenas o segundo tempo da prorrogação… e foi quase um desespero… concordo que elas não têm apoio, mas eu acho que dava pra ganhar… ao meu ver o maior problema foi o fator psicológico. Elas se desesperaram e cada uma passou a querer resolver o jogo sozinha…
Mas para mim, a maior decepção dessas Olimpíadas até agora, foi o Diego Hipólito.
Beijos.
Comentário por Monica — 21/08/2008 @ 18:02
O tecnico do Brasil tomou um baile tatico de uma mulher!! HUAHUAHUAHUAHUAHUA………….. eu me aposentava amanhã, vai se fraco assim lá na China.
Comentário por rafael — 21/08/2008 @ 18:03
Jogadoras americanas são profissionais? Tá brincando?
Comentário por Carlitos — 21/08/2008 @ 18:17
Birner,ficamos tristes mas isso é futebol.Detalhes decidem um jogo, ainda mais decisivo.Mas jogamos muito pelo meio o que dificulta muito o último passe.O abandono do futebol coletivo também,as jogadoras começaram a tentar decidirem sozinhas.Mas mesmo assim estão de parabéns pela prata e pela campanha,só resta saber sobre o futuro do futebol feminino aqui dentro do Brasil.
Comentário por AUGUSTO CESAR FERREIRA DA CUNHA — 21/08/2008 @ 18:57
Pelo amor de Deus, vamos acabar com essa historia de psicologia para lá, psicologia para cá. Se psicologia ganhasse jogo a Austria e a Argentina seriam potencias olímpicas. Isso é mais um truque da imprensa para manter o interesse em relação as proximas olimpiadas.
Comentário por Neves — 21/08/2008 @ 19:05
Incrível… ainda tem gente aqui no blog que disse que um país tão rico e com tanta gente, ganhar de 1 x 0 foi pouco !! O brasileiro não toma jeito mesmo !! Pq não olha pro rabo !!! Mesmo quando perde ainda fica a soberba !! O comentário dos americanos foi que o jogo foi muito bonito e somente um detalhe definiria o jogo e foi justamente o que aconteceu. Eles ainda reconhecem que o Brasil tem a melhor técnica mas que hoje não deu certo. Ah !! Darcy Ribeiro deve estar revirando no túmulo quando leu um comentário desses…
Comentário por antonio sergio — 21/08/2008 @ 19:08
A CBF não dá a minima para o futebol feminino?
Será apenas a CBF mesmo?
Os torcedores será que eles dão importância, ou isso é apenas nas olimpiadas onde muita gente torce até por cavalos.
Quero ver depois das olimpiadas vc Birner postar alguma coisa sobre o futebol feminino.
Não é apenas a CBF que não dá bola para o futebol feminino e sim todos que gostam de futebol, afinal futebol feminino é coisa de mau gosto.
Comentário por Raimundo Queirós — 21/08/2008 @ 19:29
Ora, o Brasil perdeu, e aí? Sempre tem que ser culpa dos cartolas?O time perdeu pq foi menos eficiente que as americanas e pronto. Além do mais, sempre que temos visto um time ganhar a “final antecipada”, normalmente vemos esse time perder a final de verdade. Havia um grande oba-oba, um clima de já-ganhou, e agora é tudo culpa dos cartolas? Isso lembra o antigo hit do Ultrage!: “se reclamar eu boto a culpa no patrocinador…”
Comentário por Ronaldo Silva — 21/08/2008 @ 20:41
Diferentemente do masculino, uma derrota a lamentar.
Foi um pecado, mas a diferença física com as americanas ficou clara na prorrogação apesar do esforço. Sem nenhum apoio por aqui, é covardia, são heroínas.
Comentário por Marcos Grillo Jr — 21/08/2008 @ 21:49
Impossível torcer contra a seleção americana!!!
Cada vez que eu via a goleira americana, a Hope, me dava mais vontade de vê-la feliz.. Maravilhosa atleta, no nível de Isinbaeva.
Quanto ao desempenho brasileiro nas olimpíadas… me poupem…
Comentário por Cesar Medeiros — 22/08/2008 @ 0:01
Tirando todo os problemas de falta de estrutura, pra mim ficou bem claro no torneio todo que a Marta não toca pra Cristiane e vice-versa.
Comentário por Mário Sérgio — 22/08/2008 @ 1:10
Birner, enquanto inventarem esses técnicos para o futebol feminino, como o tal de Jorge Barcelos, o futebol feminino vai ficar nessa draga que dá gosto. Com todo o respeito ao rapaz, o tal Jorge Barcelos está para o futebol feminino como o Dunga para o masculino. Eles não têm a mínima idéia do que estão fazendo lá. Talvez não seja nem culpa do Jorge Barcelos, pois o futebol feminino também não tem um (decente) treinador de goleiros, não tem uma preparação física de porte e nem um trabalho de psicólogos, que pudessem ajudar as jogadoras a não ficarem desorientadas após levarem um gol em uma partida importante. Ou seja não tem comissão técnica. Essa é a atenção que a CBF dá ao futebol feminino. E nós idiotas ficamos aqui tentando descobrir porque elas perdem. Elas fazem muito pela atenção que recebem!!!
Comentário por Alberto — 22/08/2008 @ 9:41
Pq perdeu a culpa é do teixeira? E se ganhasse? Faça-me o favor Vitor Birner
Comentário por Apoc — 22/08/2008 @ 10:09