Dias de Agonia dos Grandes Times Brasileiros
De José Renato Sátiro Santiago Jr.
Ao longo da história dos Campeonatos Brasileiros, desde 1971, dos 12 maiores times, 6 deles jamais disputaram divisões intermediárias (segunda e/ou terceira divisão).
São eles: Cruzeiro, Flamengo, Internacional, Santos, São Paulo e Vasco da Gama.
Dentre as outras 6 equipes apresento abaixo a lista daquelas que permaneceram o maior número de dias nas divisões inferiores do Campeonato Brasileiro:
1. Fluminense: 765 dias (Segunda Divisão de 1998 e Terceira Divisão de 1999)
2. Grêmio: 705 dias (Segunda Divisão de 1992 e 2005)
3. Palmeiras: 572 dias (Taça de Prata de 1981 e 1982 e Segunda Divisão de 2003)
4. Corinthians: 449 dias (Taça de Prata de 1982 e Segunda Divisão de 2008)
5. Botafogo: 372 dias (Segunda Divisão de 2003)
6. Atlético Mineiro: 351 dias (Segunda Divisão de 2006)



RSS
quero ver isso aqui amanhã.o que vai ter de gente dizendo que o Tricolor foi rebaixado…
vou deixar uma prova que o São Paulo nunca foi rebaixado.
http://img.photobucket.com/albums/v57/michaelserra/spfcpedia/spfc902.jpg
Mas as meninas melindradas não entendem.kkkkkkkk
Comentário por Eduardo — 28/10/2008 @ 1:01
Birner,
Vc poderia pensar e mudar o blog para um tipo de jornal on line sem comentários.
Embora seus posts e dos escribas convidados tem razoável variedade de temas, os comentários dos leitores são absurdamente repetitivos.
É…é mais fácil não ler os comentários, né?
Abraço!
Comentário por André Nogueira — 28/10/2008 @ 7:48
bIRNER, QUAL A RAZÃO DESTE POST???
Comentário por MARCIO PILOTO — 28/10/2008 @ 8:02
Caro José Renato
Será que o Fluminense passará mais de 1.000 dias nas divisões inferiores do futebol brasileiro? Se isso acontecer, já imaginou que mancha triste na história deste clube? Aliás, a mancha já é por demais negra! Pobres torcedores.
Comentário por Márcio Augusto — 28/10/2008 @ 8:24
Postei aqui somente para satisfazer sua vontade de chamar a atenção com coisas simplesmente inúteis e provocativas… Satisfeito?
Comentário por Rogério Nunes — 28/10/2008 @ 9:05
Matéria da Folha de S.Paulo de 21/06/1990: “São Paulo vai disputar a segunda divisão em 1991″, com direito a ameaças de virada de mesa no tapetão.
http://img137.imageshack.us/img137/6330/atcpffwz5.jpg
Mas creio que os campeonatos só foram ficar mais ou menos organizados há uns cinco ou seis anos, pois antes era uma bagunça incompreensível de regulamentos.
Comentário por Denis — 28/10/2008 @ 9:13
vc está enganado…assim como a matéria da Folha…um abraço
Comentário por José Renato — 28/10/2008 @ 21:08
Ta…
Comentário por Paulo Luciano da Silva — 28/10/2008 @ 9:26
O detalhe é que o Fluminense nunca saiu de lá. Na verdade, ele foi digamos ‘tirado’ de lá. Com certeza, o Fluminense levaria, no mínimo, mais 365 dias para sair da 2ª divisão (se não voltasse para 3ª novamente), caso não tivesse ocorrido a maior virada de mesa da história do futebol brasileiro.
Comentário por Alberto - O Original — 28/10/2008 @ 10:08
O Fluminense não foi ó único beneficiado…um abraço
Comentário por José Renato — 28/10/2008 @ 21:09
HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!!!!
O TRICOLOR NUNCA FOI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Comentário por MARCIO PILOTO — 28/10/2008 @ 11:08
Alberto eu acho que estou certo, mas vc pode se informar melhor. O Gremio também subiu devido a virada de mesa em sua primeira passagem.
Ah, o time do Flu que ia disputar a segunda divisão foi o mesmo que ficou entre os oitos melhores da taça joão havelange. Vc acha mesmo que a gente não ia subir? Se não fosse um presidente burro o Flu seria o único time campeão nas tres divisões.
Marcio Augusto, vc não conhece nós tricolores (originais, pois preto é ausencia de cor, portanto não é tricolor). Cada tricolor que viveu naquele tempo, que foi nos jogos, que torceu, conta isso com orgulho. Não é mancha não, foi ali que cada um de nós, viu que o amor pelo Flu é em qualquer situação. E se cair de novo, pode ser até para quarta, a torcida vai tirar ele de lá, pq torcer para o Fluminense não é ser torcedor de time da moda, dos queridinhos da imprensa, de time mimado. Torcer para o Flu é ter amor seja em qual divisão for seja em qual situação for.
Saudações tricolores.
Comentário por Alan — 28/10/2008 @ 11:25
Eu queria saber algo. O Palmeiras e o Corinthians disputaram a segunda divisão pq foram rebaixados? OU os times do campeonato Brasileiro eram convidados e eles não foram? Alguém pode me dizer?
Comentário por Alan — 28/10/2008 @ 11:27
Não foram rebaixados…os participantes da Taça de Ouro e de Prata eram definidos a partir do Estaduais..em breve irei detalhar melhor esta história…um abraço
Comentário por José Renato — 28/10/2008 @ 21:10
Desculpe-me mais um post. Mas antes que interpretem mal. Minha pergunta é em relação a taça de prata.
Comentário por Alan — 28/10/2008 @ 11:28
Perfeito! Mas que fique registrado também que o Santos deveria ter disputado a Taça de Prata em 1983, pois foi mal no Campeoanto Paulista que era classificatório para a Taça de Ouro. Mas no final das contas acabou disputando a Taça de Ouro de 1983 como… “convidado”. Abraço.
Comentário por Tri-Mundial!!! — 28/10/2008 @ 12:10
é verdade, isto aconteceu também com o Vasco e Grêmio…um abraço
Comentário por José Renato — 28/10/2008 @ 21:11
Em tempo: Para os que não conseguem (ou não querem) interpretar um texto, o tópico refere-se ao Campeonato Brasileiro de 1971 até os dias atuais. Em 1990, o SPFC ficou em 14º lugar em um total de 24 clubes. Pergunto: – Quantos (e quais) clubes teriam “caído” junto com o SPFC? Me mostrem o regulamento do Campeoanto Paulista de 1990, mais precisamente, a cláusula que falava em rebaixamento para a próxima temporada.
Comentário por Tri-Mundial!!! — 28/10/2008 @ 12:15
O regulamento era claro…não havia rebaixamento…um abraço
Comentário por José Renato — 02/11/2008 @ 16:07
Nossa como tem cara ANIMAL mesmo.. quem postou foi o José Renato e não o Birner… Leitura as vezes ajuda!
O gremio ano que vem CAI! Pode escrever! Timeco aquele
Comentário por Rafael Aranha — 28/10/2008 @ 12:41
Putz ….vai ser tendencioso assim na cas do chapéu….porque não coloca aqui a historia da segundona do paulista…..aposto que vai ter time de muito blogueiro aparecendo…
Comentário por Carlos Nunes — 28/10/2008 @ 13:10
Acho que vc está mal informado… favor acessar o link…http://blogdobirner.net/2007/11/06/1990-o-ano-em-que-o-sao-paulo-nao-caiu/
Comentário por José Renato — 02/11/2008 @ 16:09
São paulinos, copiem sete endereço e espalhem pela net: é a prova cabal de que O TRICOLOR DO MORUMBI NUNCA FOI REBAIXADO PRA 2ª DIVISÃO!!!Morram de inveja Porqueiras, Porcarínthians e outros timecos de 2ª dicvisão!: http://spfcpedia.blogspot.com/2007/12/rebaixamento-no-viaja.html
Comentário por Gil Francisco — 28/10/2008 @ 13:13
se for do seu interesss, acesse também o link: http://blogdobirner.net/2007/11/06/1990-o-ano-em-que-o-sao-paulo-nao-caiu/
Comentário por José Renato — 02/11/2008 @ 16:10
Tem gente que nao entende que fatos sao fatos.
Acredito que o que acontece aqui e’ reflexo do GRANDE sistema educacional brasileiro as pessoas nao sabem nem ver quem e’ o autor do Post.
Comentário por Phil — 28/10/2008 @ 13:27
Faltou o SP aí, já que estamos considerando o eufemismo “divisões inferiores” e não “Série B”, que todo sãopaulino acha que não disputou.
Comentário por Afonso — 28/10/2008 @ 15:18
Vc está enganado…favor se informar melhor…http://blogdobirner.net/2007/11/06/1990-o-ano-em-que-o-sao-paulo-nao-caiu/…um abraço
Comentário por José Renato — 02/11/2008 @ 16:10
Alan, você está certo. O Grêmio também não conseguiu sair da 2ª divisão na primeira vez, em 1992, assim como o Santos também em 8193 deveria ter disputado a 2ª divisão e participou do Brasileiro como ‘convidado’, já que ele não tinha atingido os critérios para participação naquele ano.
Ou seja, viradas de mesa nos dois casos.
Mas entendo que a do Flu foi a mais escandalosa porque ele acabava de sair da 3ª e foi direto para a 1ª (tenho amigos, torcedores do Fluminense, que foram contra).
Eu também acho que o Fluminense subiria para a 1ª divisão naquele ano, pois tinha time para isso, mas entre eu achar e isso ocorrer tem uma grande distância, pois achava que ele voltaria logo no primeiro ano e caiu para a 3ª.
Comentário por Alberto - O Original — 28/10/2008 @ 15:43
Realmente vária equipes já foram beneficiadas…de qualquer forma, particularmente, os casos do Fluminense foram…um abraço
Comentário por José Renato — 02/11/2008 @ 16:11
Caro Alan
O Fluminense foi fundado bem antes do TRIcolor, porém foi o time do Morumbi que aperfeiçoou as três cores na camisa, pois é o mais vencedor, é o mais estruturado, é o maior, sem dúvida nenhuma.
Falar que preto é ausência de cor, de onde você tirou esta idéia? É por que lhe convém? Então o Grêmio não é tricolor? O Santa Cruz não é tricolor? O Corinthians, o Santos, o Atlético-MG, o Botafogo não são alvi-negros? Então como os chamaríamos?
Quando me refiro à mancha que está na história do clube não é o fato de ter caído para a segunda divisão. Isto se chama incompetência dos dirigentes e dos jogadores. A mancha reside no fato do apoio dos dirigentes à virada de mesa que ocorreu e comemorada pelos mesmos, cuja festa foi regada a champanhe. Por esta e por outras, que perdeu bisonhamente a Libertadores, quando tinha tudo para ganhá-la, mas se fez a justiça, e agora corre sérios riscos de voltar à 2ª divisão. Não seria mal negócio, pois teria a oportunidade de retornar dignamente à elite do futebol, sem tramóias e viradas de mesa como fizeram Palmeiras, Grêmio, Botafogo, Atlético-MG e Corinthians.
Saudações TRIcolores!!!
Comentário por Márcio Augusto — 28/10/2008 @ 16:07
Caro José Renato
Por favor, não aprove o primeiro comentário, pois enviei com uma falha. O 2º sim, está tudo certo.
Um abraço!
Comentário por Márcio Augusto — 28/10/2008 @ 16:09
Caro “Comentário de Denis — 10/28/08 @ 9:13″:
Seu comentário é um engodo. Você flerta com a verdade (jeito educado de dizer que você mente).
A reportagem segue, logo no parágrafo seguinte, dizendo que o São Paulo jogaria uma Série B “[...] sem direito a disputar o título”.
Diga-nos: quem foi o campeão paulista de 1991?
A reportagem da Folha é um retrato histórico de um momento, algo sincrônico (em termos de lingüística). É a opinião de um jornalista – veja também a opinião da revista Placar.
Muita coisa aconteceu depois. Com anuência de todos os clubes representados na FPF.
O regulamento é claro. Se é questão de nomenclatura, que seja. O fato é que não caiu.
Reinvente-se, meu caro.
Comentário por Alexandre Oliveira — 28/10/2008 @ 17:31
Eu acho uma babaquice falar nesses termos. Pra mim, sempre que se falar que determinado time não caiu, tem que se mencionar as diversas vezes que ele foi salvo por viradas de mesa e outras falcatruas do tipo.
Comentário por Alexandre Macêdo Moscôso — 28/10/2008 @ 18:11
Cadê o Bahia?É tão grande quanto os citados!
Comentário por AUGUSTO CESAR — 28/10/2008 @ 18:41
é grande…mas menos…menos…um abraço
Comentário por José Renato — 28/10/2008 @ 21:13
O rapazinho é insistente, mesmo.
Não obstante a retratação a que obrigou o Birner na postagem precedente, o autor, tal qual garoto mimado que não admite ser contrariado, retorna e reafirma as suas idiossincrasias, petulantemente.
Ele sabe que tem uma arma poderosa nas mãos – um blog de um jornalista integrante da grande mídia – e se vale dela para para bancar o “Aprendiz de Feiticeiro”, criando verdades ao seu bel prazer.
Lembram-se o que acontece no fim da estória referida? Pois é, o personagem perde o controle da situação, o feitiço se volta contra o feiticeiro, e a realidade ressurge ainda mais insatisfatória do que antes de se haver começado com as mirabolâncias.
Por hora, vamos observar o nosso satírico autor se divertir enquanto pode.
Comentário por José — 28/10/2008 @ 19:28
rapazinho insistente??? arma poderosa??? feitiço …feiticeiro??? não sabia que a verdade tem este efeito tão grande junto as pessoas…um abraço
Comentário por José Renato — 28/10/2008 @ 21:15
SÓ O SPFC É GIGANTE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Comentário por lucas — 28/10/2008 @ 21:10
equívoco…
Comentário por José Renato — 02/11/2008 @ 16:13
Pessoal, leiam o nome do autor do post: José Renato!!!!!
Pronto, agora podem reclamar do Birner……
Comentário por Daniel — 28/10/2008 @ 21:19
“Falar que preto é ausência de cor, de onde você tirou esta idéia?”
O preto se forma a partir da junção de todas as cores por isso considera-se que é a ausencia de cor. Na verdade o preto não é uma cor e sim várias cores juntas. Mas não se preocupe, se vc gosta tanto de ser chamado de TRIcolor tudo bem.
Quanto a todos os mais que vc citou, eu concordo com todos. É o mais estruturado, é que tem títulos mais importante, etc. Mas cá entre nós, a torcida do Corinthians é algo que eu admiro MAIS do que a do SP. Enquanto vcs se preocupam com os times alheios eles se preocupam apenas com o deles. O time brasileiro que eu MAIS admirei que não seja o Flu, foi o Palmeiras da década de 93/94/96 e o time de São Paulo que eu tem toda a minha simpatia por ter MAIS historia é o Santos.
A virada de mesa regada a champanhe foi devidamente paga com um duplo-rebaixamento e com o presidente que fez tal sandice sendo defenestrado do Fluminense de tal forma que ele nunca mais tentou a politica do clube novamente. Entre os tricolores o nome desse presidente é motivo de raiva.
Essa historia que tínhamos tudo para ganhar a libertadores é conversa para boi dormir. Nenhum time toma 4 gols em uma final e tem tudo para ganhar um título. Falei e repito. Se cair, agora, depois, daqui há 5 anos, nada vai mudar. A torcida tira ele de lá e sem viradas de mesa pq em pleno século 21 não se pode mais aturar falcatruas.
“Mas entendo que a do Flu foi a mais escandalosa porque ele acabava de sair da 3ª e foi direto para a 1ª ”
Não existe viradas mais ou menos escandalosas. Existe sim, simpatia sua por uma virada de mesa que vc acha mais bonitinha pq o time disputou a segunda divisão e outra que vc acha mais feia pq o time não disputou a segunda divisão.
Vc só achou na época que o Fluminense voltaria no mesmo ano pq não é do RJ provavelmente. A crise política que o Flu vivia na época e o time formado deixava bem claro que não iríamos retornar. O que nenhum torcedor esperava era a queda para a terceira
Obrigado ao blogueiro que me respondeu algo que eu não sabia e engraçado que sem querer descobri que mais times já foram convidados a participar e ficaram pela primeira divisão. Será que decorridos muitos anos, seremos anistiados como foram os times citados? Ou será que seremos eternamente a Geni do futebol brasileiro.
Comentário por Alan — 28/10/2008 @ 23:29
De qualquer forma, particularmente, acho que vai ser difíci anistiar o tricolor carioca…talvez pela frequência…um abraço
Comentário por José Renato — 02/11/2008 @ 16:14
Em tempo. O Sp perdeu uma libertadores nos penaltis também, correto? Ou quando ele perdeu foi MAIS bonito também. Ou será que por ser tão MAIS títulos perdidos em casa nem doem tanto? rs
Comentário por Alan — 28/10/2008 @ 23:37
O SP perdeu duas finais nos penais…
Comentário por José Renato — 02/11/2008 @ 16:14
Caro Alan
Você tem que procurar outros clubes mesmo para simpatizar, pois com o seu está difícil encontrar motivos para tal, tanto no aspecto de títulos conquistados, quanto no que toca à torcida que tem.
Quanto à Libertadores que vocês perderam, falar depois do leite derramado é fácil. Agora, antes do 2º jogo, no Maracanã, o que se viu foram todos os torcedores, inclusive o comandante fanfarrão Renato Gaúcho, já comemorando o título e, assim, a torcida compareceu apenas para festejar e se esqueceram que o time tinha que jogar bola primeiro e, depois, se conquistado o título, colocar a faixa no peito e não antes da bola rolar. Não vi esta humildade toda depois dos 4×2 tomados no Equador não, conforme você escreveu anteriormente.
Quanto a perder a Libertadores nos pênaltis, num Morumbi lotado com mais de 100 mil pessoaso, o TRIcolor perdeu o título, não de forma mais bonita mas sim de forma mais digna. Enfrentava uma equipe argentina, país bi-campeão mundial e maior adversário da seleção brasileira no mundo e não uma equipe frágil de um país que não possui nenhuma tradição no futebol. É bom lembrar que o Velez, no final do ano, ganhou o mundial interclubes sobre o Milan, um dos times mais vitoriosos e fortes do mundo, por 2×0 no Japão. Vamos ver se a “poderosa” LDU ganhará o mundial no fim do ano.
Saudações TRIcolores!
Comentário por Márcio Augusto — 29/10/2008 @ 7:38
Essa história sobre rebaixamento não diz nada. O que vale é o presente.
Esses times cairam sim para a série B, mas em qualquer lugar do mundo um grande time cai para a série B e volta.
A diferença é que quando se descobre um escândalod e armação de resultados como aconteceu na Itália, o time envolvido é punido exemplarmente sendo rebaixado.
Aqui não existe isso. Em 1996, houve gravações comprvando armações de resultados tramados pelo Dualib e pelo Petraglia com o Ivens Mendes. Pergunta-se; quem foi punido por isso? Além de ninguém ser preso, no ano seguinte estavam em campo na série A, o Altético Paranaense e o Corinthians. Num país sério, os dois seriam punidos com a queda para a série B.
Aliás, todo mundo faz questão de lembrar, mas por causa desse episódio, e para agradar todo mundo, o sr. Ricardo Teixeira simplesmente optou por não rebaixar nenhum dos participantes do campeonato da série A, alegando ser injusto rebaixar um time que poderia ter sido prejudicado pela armação dos resultados. Com isso, explica-se a virada de mesa de 1996, atribuída ao Fluminense.
Estou certo, José Renato? Você poderia fazer um post sobre esse assunto, já que se isso tivesse acontecido, os campeonatos brasileiros dos últimos anos da década de 90, certamente, teriam outro campeão.
Comentário por Leo Lemos — 29/10/2008 @ 8:48
Entendo sua opinião…mas a história deve sim ser exaustivamente falada…na pior das hipoteses…para que não se repita…um abraço
Comentário por José Renato — 02/11/2008 @ 16:16
Alan,
Até tentei concordar com seus argumentos, mas além confuso, você parece um pouco desequilibrado, pois atira em tudo e em todos.
Desta vez concordo com o Marcio, você está despeitado, pois tem preferência por Palmeiras ‘por isso’, do Corinthians ‘por aquilo’ e Santos ‘por aquele outro’ e do outro lado é muito irritado com o São Paulo.
Só posso concluir que isso é um trauma. E como todo trauma deve ser tratado.
Tenho certeza, que isso vem da última da Libertadores, uma vez que depois de terem ganho do São Paulo e Boca vocês já estavam se projetando como os verdadeiros campeões do Mundo no Japão, com a mesma humildade do glorioso técnico de vocês.
O tombo foi doloroso e marcante.
No seu caso não sei se tem cura, mas aconselho você a não entrar em blogs e sites onde têm pessoas que torcem para times tri-campeões da Libertadores e de Mundiais. Isso só vai te fazer mal.
Abraços,
P.S.: Volto a afirmar, que a virada de mesa do Fluminense foi mais escandalosa do futebol brasileiro. E não é porque ela é a de outro time e nem porque é do Fluminense. Simplesmente porque o Fluminense estava a dois anos fora da 1ª divisão e sem perspectiva de voltar para a 1ª. Só isso!
Mostre-me uma diferente e eu vou tentar concordar com você.
Comentário por Alberto - O Original — 29/10/2008 @ 9:09
Chamar a Taça de Prata de segunda divisão é uma constatação errônea e particular sua.
Assim como dizer que o Flamengo foi campeão da série A em 87 e o Sport da série B.
VocÊs tentam sempre contorcer a história real…
Vale lembrar às suas contas que o Corinthians ficou 363 dias na série B, pois contamos isso desde 03/12/2007 (dia após a queda) até o dia 29/11/2008 (dia da subida)
Abraços
Comentário por Rodollfo Bernini — 29/10/2008 @ 11:11
…creio que sua mensagem seja de um torcedor apaixonado…por isso a respeito…apesar de discordar…um abraço…em tempo ninguém falou aqui que o SPort não foi campeão brasileiro de 87
Comentário por José Renato — 02/11/2008 @ 16:18
Pelo visto Márcio Augusto vc só acredita em títulos quando o time ganha. Antes não. Qualquer tricolor acreditava que dava, por isso foi para o Maracanã. Também acreditava que dava, por isso assisti aos jogos. No dia que eu não acreditar no meu time na casa dele, deixo de torcer.
Quanto aos meus comentários para o jogo, eu não me recordo exatamente do que escrevi (não tenho a sua memória) mas com certeza tinha a frase ” a benção joão de Deus” um cântico da nossa torcida quando algo é quase impossível de ocorrer.
Se você só acredita no seu time quando ele está em vantagem meus parabéns, vc sofre menos. Eu não. Acreditarei sempre, agora ter certeza eu só tenho que vou morrer e morrer torcendo para o Flu.
Quanto a perda do título do SP eu entendi. Foi MAIS digna. Pelo visto os torcedores do SP adoram o MAIS.
Alberto, virada de mesa é virada de mesa. Não importa a quem beneficie ou a quem prejudique. Não existe mais certo ou menos certo. Existe o certo.
Não tenho despeito pelo SP. Pelo contrário é um dos únicos clubes do Brasil que é bem administrado, tem uma estrutura elogiável. Eu sonho que um dia os “piscineiros” das Laranjeiras irão dar lugar a pessoas capazes como ocorre com o SP. Apenas citei exemplos de quesitos que eu não acho o SP MAIS e sim MENOS. Opinião minha baseada no que me dizem os paulistas e no que eu li e vi até hoje. Concordem ou não.
Sim, a libertadores foi traumatizante. Está lado a lado com a copa de 98 como uma das maiores decepções que eu já tive no futebol. Mas não se preocupe, não me faz mal ver o Tri do São Paulo , Clube que é MAIS do que qualquer um. O único título que me faz um mal danado é quando “eles” ganham alguma coisa. Mais isso é outra história. Coisa de Fla-Flu.
Leo Lemos, eu já nem falo desse episódio pq parece que eu quero justificar a ações do Barcellos/Fischel.
Comentário por Alan — 29/10/2008 @ 13:20
Posso estar enganado, mas o Corinthians já joga domingo pela série A?
Comentário por Alberto - O Original — 29/10/2008 @ 14:08
Só acho impressionante que o Sr. José Renato escreve, destina espaço para comentários e ignora quando seu comentário tem alguma informação que el insiste em omitir.
Só responde a quem é agressivo com ele. Parabéns por privilegiar quem não tenta manter o nível.
Comentário por Leo Lemos — 31/10/2008 @ 17:17
Vc está se sentindo bem???
Comentário por José Renato — 02/11/2008 @ 16:19
olha parabenizo. a sua; ideia de mostrar esse passado do futebol, para que esses times rebachados nao esquecam o que seu time ja passou e sejam mais hulmides. NO MEU PONTO DE VISTA. QUE VAI NA SEGUNDA DIVISAO. TEM QUE VOLTAR. ZERADO DE TITULO. E COMEÇAR DO ZERO. E MUITO VERGONHOSO. OUVIU PESSOAL DO CORINTHIAS.
RODRIGO FLAMENGO
Comentário por rodrigo roque — 09/07/2009 @ 4:58