Leonardo para presidente?
De Vitor Birner
O Globo de hoje publicou interessante entrevista de Leonardo, ex-jogador da seleção brasileira, Flamengo, São Paulo e outros, hoje dirigente do Milan.
A reportagem é de Fabio Juppa.
Separei e comentei alguns trechos da conversa.
Leonardo foi taxativo sobre a atual administração flamenguista:
“É importante lembrar que a forma como é administrado está completamente falida. Para dar sustentabilidade ao clube no futuro, é preciso haver mudanças”.
Traduzindo o que Leonardo disse: Do jeito que vai, seja quem for o administrador, o Flamengo não terá sua força fora de campo representada dentro das 4 linhas.
Como entende do assunto, trabalhja com isso num grande clube europeu, apontou soluções:
“Há dois caminhos: o primeiro é o Estado intervir, como aconteceu na Inglaterra, na Espanha, em Portugal, ainda que o Brasil não tenha política para isso. Diante de associações falidas, o governo disse: ou vocês se transformam em alguma coisa, ou vão acabar, porque os sócios terão que arcar com o peso. A segunda é a minha proposta: abre o clube, vende o Flamengo. O que é o Flamengo? Uma grande marca, esportivamente a maior do Brasil, um direito federativo de disputar um campeonato, e o seu patrimônio, que é a paixão de 38 milhões de pessoas. O resto não pode nem ser considerado, pois, como capital, é irrisório”
Alguns torcedores, creio, ficam chocados quando ouvem isso. Eu mesmo acho estranho uma equipe ter dono, todavia o maior pecado é ficar fora da realidade social, como se fosse um arquipélago de prejuízos, dívidas e administradores que se repetem e não pagam por seus erros.
Leonardo explicou a retrógrada maneira de se atrair verba para o Mengo:
“Hoje, tudo que se consegue no Flamengo é na base da amizade. É o cara que é amigo da Nike, da Petrobras, me dá uma força aqui, me adianta ali, a CBF dá uma ajudinha e a coisa vai andando. Assim fica difícil sanear um clube com a dívida que tem. Profissionalizar não significa contratar gente. É construir uma estrutura que se enquadre no mercado. Hoje, o Flamengo está fora do mercado.”
O ex-jogador manda o recado aos que são contra a venda do Flamengo. O raciocínio dele, sem exagero, é perfeito:
“O torcedor, num primeiro momento, vai se perguntar: vão vender a minha paixão? Mas, hoje, o Flamengo está na mão de quem? Está na mão de uma estrutura viciada, de gente que vive daquilo, do empresário que ganha com venda de jogador. A Parmalat foi dona do Palmeiras por dez anos, só não tinha um estatuto que dizia isso, era combinado. A Unimed é praticamente dona do Fluminense, compra e vende jogador, faz tudo, e o Fluminense ganha percentual. É inversão de valores.”
Considero Leonardo um dos melhores nomes para ser presidente do Mengo. Tem experiência em gestão de clubes, trabalha num gigante do futebol mundial, conhece o Rubro-Negro e nuncas escondeu que é flamenguista.
Ele não descarta a idéia, mas…
“Todos eles (os dirigentes) me ligam para voltar e ser presidente, ou fazem outras pessoas ligarem. Eu nunca vou ser presidente dessa estrutura, do Clube de Regatas do Flamengo, associação sem fins lucrativos. Agora, se puser à venda, eu vou tentar juntar as peças. Pode ser que eu não consiga, mas vou tentar. E se eu não conseguir, alguém consegue. Dizem que o Flamengo é uma nação, mas, administrativamente, não é de ninguém. Como a instituição é frágil, jogador já chega de passagem. Nego (sic) faz o que quer. No clube, não tem quem seja capaz de comandar um novo modelo. Então, chegou a hora: pede o boné e sai”.
Posts relacionados:
- O futuro dos ótimos Edu e Elias. - 01/05/2009
- Política no futebol. - 19/12/2007
- A MSI e o Corinthians - 11/10/2007
- Descubra você mesmo quem são os ladrões - 06/05/2008
- Delair repete. Eu também. - 07/08/2009



RSS
Excelente ideia!!! Mas estamos tão longe desta realidade, pois os clubes no Brasil nem tem a obrigação de publicação de suas contas (só as SA têm)…. Enquanto tivermos cartolas e presidentes de Federações como os que temos, combinado com a presença eterna de Ricardo Teixeira na CBF não vamos mudar nunca. Afinal muitos clubes JÁ ESTÃO QUEBRADOS, há tempos….
Comentário por André — 17/04/2009 @ 11:59
De outra forma não vejo grandes possibilidades de mudanças.
Abraço!
Comentário por Vitor Birner — 17/04/2009 @ 13:05
Birner, meu velho, o Leonardo deu outro show no Redação Sportv pela manhã. Ou melhor, ainda está dando o show, pois ainda estou assistindo. Sensacional. Pena que sera pouca ouvido e entendido.
Comentário por Jovaneli — 17/04/2009 @ 12:00
verei a repetição.
Abraço!
Comentário por Vitor Birner — 17/04/2009 @ 13:05
Sabe das coisas este rapaz. Quem dera ele assumisse a presidência E instituísse este novo modelo. Seríamos de fato os maiores do mundo.
Comentário por Ronaldo — 17/04/2009 @ 12:18
tem portencial para ser.
Abraço!
Comentário por Vitor Birner — 17/04/2009 @ 13:05
desculpe birner, mas me arrepiei agora com o raciocinio do leonardo….
apesar de flamenguista a lógica e frieza que ele coloca em questão é impecavel…
é uma pena que alguém com essa cabeça vai trabalhar no exterior, pois aki teria pouco espaço pra fazer as mudanças nescessárias
Comentário por denilson — 17/04/2009 @ 12:20
Denilson, aqui não tem espaço.
Abraço!
Comentário por Vitor Birner — 17/04/2009 @ 13:06
Birner, desculpa postar aqui, mas merece:
Saiu na Gazeta Esportiva: http://www.gazetaesportiva.net/nota/2009/04/17/573629.html
Juvenal reitera que prioridade do Tricolor é Libertadores
Abaixo, um trecho da incrível declaração do presidente deposto:
“Estão querendo me ver com um discurso contraditório, mas não existe isso. A prioridade se chama Libertadores e até por isso nós temos que dar descanso aos atletas. É uma atitude da comissão técnica, que tem fisiologia e fisioterapia. Nós já perdemos o Zé Luis e o Arouca por estresse muscular. Daqui a pouco, vamos perder outros, que saem dos vestiários com gelo aqui e acolá. Portanto, demos esse descanso para retemperar os músculos desses atletas”, explicou.
Agora, fica a pergunta: Ele acha que somos idiotas com esse cinismo patético? Chama um psicólogo pra analisar esta declaração, que eu não consegui decifrar! É caso de psicologia, senão for de loucura, interna! hehehe… Abraço!
Comentário por Rodrigo Herrero — 17/04/2009 @ 12:33
Prioridade na cabeça, coração, discurso, mas não na hora de escalar.
Abraço!
Comentário por Vitor Birner — 17/04/2009 @ 13:06
Vender é um termo que colocado como está em seu post soa pejorativo – claro, talvez (certamente) essa seja mesmo a intenção. Atrái esculachos e audiência. Entretanto, nosso país viveu situação com características semelhantes. Raul Seixas, como bem lembrou o PVC em seu blog, falou em alugar o Brasil. Pois bem…
O Brasil não foi alugado, vendido ou emprestado, e hoje, ao contrário do que imaginavam as mentes reacionárias deste belo país de meu Deus ainda empresta dinheiro ao FMI. Com o Flamengo não será diferente. Hoje, para os olhos e corações rubro-negros, o dono do Flamengo é o Senhor Márcio Braga, mal e porcamente assessorado pelo Senhor Klefer Leite. Se no futuro o “dono” do Flamengo vier a ser o Senhor Leonardo, ou o Senhor Artur Coimbra, ou um senhor russo qualquer, em outros tipos de gestão, isso não nos interessará muito. Interessa é a esperança e a certeza de que o Mengão se reerguerá como sempre fez ao longo de sua vitoriosa história.
Sem contar que este remédio, “vender” não é indicado apenas ao Mais Querido Clube de Futebol do Brasil, mas sim a todos os demais que, inclusive, não possuem o tamanho do Flamengo, e um remédio como este pode não funcionar, ou seja, o bichinho pode (favor ler como o Tiririca) mooorreeeeeerrrr.
Abraços
Comentário por Visão Desconexa — 17/04/2009 @ 12:36
Visão, as falas dele foram coladas da entrevista de O Globo. Deixe o Zico para a CBF.
Abraço!
Comentário por Vitor Birner — 17/04/2009 @ 13:07
Concordo, concordo e concordo……
como pode uma entidade dever, dever, e dever e nada
acontecer????
Se tem dono, pode ter certeza que tudo será feito com critério e profissionalismo….
Pois hj é fácil: contrata-se técnico, demite-se, paga-se multas milionárias, já que o dinheiro nào é de ninguem…….e assim vai, a divida aumenta e ninguem faz nada…..E isso vale para todo clube
Assim como o mundo mudou em relação ao que era na década de 50, o futebol tambem tem que mudar. A vida é assim…
Grande Abraço
Leonardo Palmeirense de Caieiras
Comentário por Leonardo Silva — 17/04/2009 @ 12:39
É isso.
Abraço!
Comentário por Vitor Birner — 17/04/2009 @ 13:07
Birner,
Quando se fala em “vender o clube” logo nos vem à cabeça aquela figura do milionário russo aventureiro (ou árabe, ou chinês, etc.) que põe uma grana preta no negócio e fica dono do clube. Essa, a meu ver, não é a melhor saída e esse modelo não deve durar muito tempo.
Eu sonho com um modelo um tanto utópico, mas 100% democrático, em que os torcedores de um clube teriam uma espécie de “título de eleitor” de seu clube, em que os torcedores contribuiriam com quantias periódicas dentro de suas possibilidades, e esses torcedores teriam direito a voto para os cargos eletivos do clube e (quem sabe) até para treinador.
Imagine o Flamengo com cerca de 20 milhões de torcedores espalhados pelo Brasil, contribuindo com uma média de 5 reais mensais (aqueles que podem contribuir, é claro…), seriam cerca de 100 milhões de reais entrando a cada mês. E a cada dois anos esses torcedores formariam um colégio eleitoral gigantesco, com “seções eleitorais” em todo o país, elegendo o presidente do clube.
Agora imagine esse modelo aplicado a todos os clubes brasileiros (inclusive o meu São Paulo)… Imagine esse modelo sendo fiscalizado por auditores independentes e prestando contas aos torcedores do clube…
Viajando mais um pouco, imagine os craques brasileiros do exterior jogando aqui e, quem sabe, até craques estrangeiros…
E aí, é sonhar demais?
Comentário por André Luiz — 17/04/2009 @ 12:39
André, infelizmente é.
Abraço!
Comentário por Vitor Birner — 17/04/2009 @ 13:08
Já era prá ter vendido. Como flamenguista, não me sinto nem um pouco assustado com a proposta do Leonardo. Fico até feliz de saber que tem gente inteligente pensando em capitalizar o club. Mas será muito difícil tirar aqueles “urubus” da gerência do clube, a carniça ainda está dando lucro, para eles é claro.
Infelizmente não podemos esperar uma atuação mais firme do Governo contra esses dirigentes “incompetentes”, Governo este que anda cada vez mais comprometido com a estrutura atual do futebol, vide a atuação do Ministério dos Esportes na organização da copa de 2014.
Comentário por Gengis Khan — 17/04/2009 @ 12:43
Gengis Khan, não vão largar. Brigam muito pelos cargos no clube, mesmo sem receberm nada. O time não ganha, tem dívidas, e eles dizem que trabalham por amor. Acho estranho ficar perto de algo que se ama, se a presença deteriora o obejeto amado.
Abraço!
Comentário por Vitor Birner — 17/04/2009 @ 13:10
BIRNER,MUITO INTERESSANTE A IDÉIA DE GESTAO DO LEONARDO,POIS O FLAMENGO TEM O MAIOR PATRIMONIO DO BRASIL, A SUA TORCIDA, PENSANDO BEM SERÁ QUE É SOMENTE O FLAMENGO ….
ABRAÇO
Comentário por jose carlos — 17/04/2009 @ 12:47
Se arrecadarem 1 real por mês 1/3 dos torcedores flamenguistas, serão mais de 10 milhões de reais mensais para a gestão do clube. O patrocínio da Petrobrás era de 18 por ano.
Abraço!
Comentário por Vitor Birner — 17/04/2009 @ 13:12
Ô Birner, agora a solução é o governo ajudar os clubes falidos de futebol????????????? Meu, dá licença, que idéia idiota! Nós, os CONTRIBUINTES, temos é que solucionar as dívidas dos CARTOLAS IMCOMPETENTES?????????? Quem segura o Milan é o Berlusconi, que é BILIONÁRIO. Na Espanha, no Real Madrid, especificamente, o Presidente responde com o SEU PRÓPRIO PATRIMÔNIO caso o clube entre em dívidas que não consiga pagar. Você ou o Leonardo acham que alguém vai ser responsável pelas dívidas do clube caso o dinheiro do CONTRIBUINTE seja mal empregado. Se um clube como o Flamengo, que teve patrocínio da Petrobras por muitos anos, não tem condições de pagar suas dividas, então que feche as portas. Não tem a Timemania???? Essa loteria não é suficiente para ajudar o time carioca?????? O Leonardo deve frisar que os clubes devem ser bem administrados, começando por garantir tratamento digno ao TORCEDOR, para que ele vá ao estádio com tranquilidade e segurança, assim como ocorre na Itália. Birner, você sempre disse que a Copa do Mundo no Brasil é uma utopia, principalmente quando a grande maioria dos brasileiros não tem escola e hospital decente. Agora, vai propagar idéia besta do governo brasileiro ajudar clube falido???
Comentário por Carlos — 17/04/2009 @ 12:50
Carlos, leia direito o que o Leo disse. Ao contrário. Se houvesse intervenção governamental seria para acabar com a festa. Mas a idéia é que não haja.
Abraço!
Comentário por Vitor Birner — 17/04/2009 @ 13:13
Grande Birner,
Leonardo foi perfeito.
O Bebeto de Freitas tentou de todo o jeito criar o Botafogo S/A. mas não conseguiu.
Os clubes barsileiros, sem exceção, estão falidos. Dívidas impagáveis. Empresas conhecidas controlando os clubes, decidindo por eles. A lei Pelé que caiu como uma luva para empresários, dirigentes e até, em última instância, para os jogadores. Pelo que se lê e escuta, pode-se dizer que a Traffic tem jogadores em praticamente todos os grandes clubes do Brasil. Dirigentes sem poder de decisão. Treinadores sem poder de decisão. A Traffic são todos e não é ninguem ao mesmo tempo. Tem vários empresários e grupos de investimento comprando clubes cujos nomes ninguem conhece…para quê?. Os dirigentes, são na verdade empresários-torcedores. Em primeiro plano o clube só é uma vitrine para a mostra dos “produtos”.
E o torcedor coitado (no qual me incluo) é joguete neste tabuleiro.
Me taxem de “oldfashion” mas…que saudades, meu amigo, daquele tempo onde TODO o clube tinha pelo menos um CRAQUE e um ÍDOLO.
Abraços,
Comentário por José R. Albuquerque — 17/04/2009 @ 12:53
Grande José, o futebol com um ídolo por time é um futebol muuuuuuuuuuuito melhor.
Abraço!
Comentário por Vitor Birner — 17/04/2009 @ 13:14
Birner
Concordo que ele seja um grande cara e que tenha experiência. Acho que seria muito melhor do que os que estão lá.
O ponto é… administrar um clube como o Milan num pais bem mais desenvolvido é uma coisa, administrar uma massa falida no Brasil é outra…
Comentário por Castor — 17/04/2009 @ 12:57
Perfeito. Ele mesmo não passa certeza, na entrevista, se conseguiria cuidar resolver os grandes problemas. Mas o caminho propsto pr ele é bem mais interessante que o atual.
Abraço!
Comentário por Vitor Birner — 17/04/2009 @ 13:15
Senhor Vítor Ernesto Bírner, boa tarde,
O senhor poderia publicar algo em seu ilibado Blog para que nós, cidadãos cumpridores de nossas obrigações para com o fisco, a Receita Federal, o FBI, a Polícia Montada do Canadá e a Maior Torcida de Futebol do Mundo, pudéssemos, enfim, sacanear tricolores e botafoguenses que ontem foram devidamente surrados e colocados em seus devidos lugares de times menores por times ainda menores?
Muito agradecido.
Comentário por Visão Desconexa — 17/04/2009 @ 13:00
Querido blogueiro, há um outro comentário meu, escrito antes desse já publicado, que não apareceu. Alguma ofensa a alguém?
Comentário por Visão Desconexa — 17/04/2009 @ 13:05
O problema é que os torcedores dos outros times do Brasil acham que é só o Flamengo que esta na pior, poucos times no Brasil hoje estão bem. Os corintianos são os mais iludidos!!!
Comentário por GALVÃO BUENO — 17/04/2009 @ 13:10
Eu acho mesmo muito esquisito o clube ter dono – como você, Birner. Mas também vejo que o importante é pensar num modelo diferente do totalmente amador que impera hoje.
Melhor do que ler a entrevista do Leonardo no GLobo de ontem, foi ver o Arena Sportv de hoje. Boa parte está em vídeo na internet: http://video.globo.com/Videos/Busca/0,,7959,00.html?b=redação%20sportv%20leonardo&p=undefined
E escrevi sobre isso no meu blog também: http://sobreflamengo.blogspot.com/2009/04/o-modelo-nao-se-sustenta.html
Comentário por André Monnerat — 17/04/2009 @ 13:23
E acho que o Leonardo esta com a visão “européia” da coisa, será que é só vendendo o clube que da para reestrutura-lo, tenho minhas dúvidas.
Comentário por GALVÃO BUENO — 17/04/2009 @ 13:28
NÃO LI A ENTREVISTA. MAS VIROU EMPRESA, NÃO DEU CERTO?…HUM, FALIU?…HUM, FECHA E AÍ ACABA O FLAMENGO. VEJO MUITOS CRITICAREM A FORMA DE PATROCINIO DA UNIMED, MAS GARANTO Q Ñ TEM CARTOLA ENFIANDO DINHEIRO NO BOLSO. VIDE CORINTHIANS/, FLAMENGO/ISL, VASCO/BANCO NATIONAL.
Comentário por luiz cabral — 17/04/2009 @ 13:37
Visão, victor simões já disse, o amercano é mais difícil que o flamengo. Ja somos campeões, no mínimo uma vitória simples iremos conseguir….
Comentário por Sobrenatural de Almeida — 17/04/2009 @ 13:38
O que o Corinthians tem com esse post?
Galvão..a começar pelo nome,tú deixe de ser medonho.
O Timão não é a Geni pra vc tacar pedra não…
Quem disse que corintiano é iludido?Alguns são cegos de paixão.O Timão é como um cachorro de rua para a mídia e as outras torcidas.É quem mais tem feridas expostas,como diz uma música do Leoni,matém cada corte que tem em carna viva e todo mundo faz questão deixar bem explícito.Querem falar do Flamengo?Falem,mas parem com essa história de usar o Timão como parâmetro pra tudo que é mazela.
Vitor abraço..Vai fazer os dois jogos?
Comentário por Luiz (Corinthiano) — 17/04/2009 @ 13:40
O Leonardo é uma pessoa competente, bom caráter e além de tudo torce pelo clube. Eu acho que seria uma boa experiência para o Flamengo tê-lo como presidente. Acho tb válidas suas idéias de administração, ainda mais com o conhecimento adquirido no Milan.
Beijos!
Comentário por Monica — 17/04/2009 @ 13:40
Agora sério, que hora pro Leonardo dizer isso. Com Lula vendendo a alma pra fazer seu sucessor(a) ele pode pegar carona nas idéias de Chaves e Evo Morales e usar o futebol como padrinho de votos. Como parece que a estatal do pré-sal não vai colar e capaz do nove-dedos estatizar o Flamengo. Lógico, se a torcida aprovar. Não vou me assuntar se, nos próximos dias, ele fizer juras de amor ao clube rubro-negro…
Comentário por Sobrenatural de Almeida — 17/04/2009 @ 13:45
Ele falou a respeito do Corinthians também, e disse que é um clube que “não tem jeito”…O Andrés Sanches, por telefone, inesperadamente, concordo com o Leonardo!
.
Agora, o que faz Andrés na presidência de um clube, se nem ele acredita na melhora administrativa-estrutural dele?
Comentário por Vinícius Witzel — 17/04/2009 @ 13:59
leonardo é dirigente do milan desde 2003 e o que fez desde então?
qual medida foi tomada por ele no comando do clube de milão ?
tudo que vejo é um time decadente, uma defesa lenta, um meio de campo burocratico e um ataque dependente de pato. tá mais para real madrid, contratando jogador de nome para vender camisa, como ronaldinho gaucho.
ele vem ao brasil, fala as mesmas coisas, a imprensa oba-oba do rio fica pagando pau pra ele, que volta pra europa com a imagem de moderno, culto , diferenciado.
ouço varias entrevistas dele, na cbn, na globo, e ele vem sempre com a mesma ladainha.
Comentário por rafa 633 — 17/04/2009 @ 14:15
até parece que, aqui no Brasil, a venda de um clube seria a receita para o fim das mazelas do futebol!
até parece que, apenas por ter um dono, não iriam continuar as negociatas e a falcatrua.. não iram continuar imperando os interesses dos empresários e, em última análise, do capital.
quem seria esse dono?
um testa de ferro da MSI?
um banqueiro honesto (pode ser o papai noel, também.. rsrs)?
um honrado deputado como o “dono” do Brasiliense?
panacéia para a situação lamentável do futebol brasileiro é a última coisa que a venda de um grande clube seria…
saudações!!!
Comentário por cabecinhadeouro — 17/04/2009 @ 14:24
rsrsrs..
de que planeta saiu esse Sobrenatural de Almeida??
o cérebro do cara deve ser uma tremanda bagunça!!!
rsrsrsrsrsrsrsr
Comentário por cabecinhadeouro — 17/04/2009 @ 14:27
Se vender o time e adotar um modelo acionário, vão fazer o que quando der prejuizo? Fechar?
Se verder um time para um milionario a administração deixará de ser personalista? Não creio.
Acredito em um modelo onde os clubes tenham milhares de socios e estes socios tenham voz ativa na administração. De uma grande massa de associados surgem bons gestores. Nesse ponto o Inter-RS está dando show. Perceberam que agora eles têm quase 100 mil sócios e não sofrem com o exodo de jogadores – vejam que Nilmar e DAlessandro estão lá há um bom tempo.
Obviamente o modelo do Inter com colaboradores do nivel do Leonardo pode levar uma equipe de massa às alturas!!! Abraços a todos, Marcos
Comentário por Marcos — 17/04/2009 @ 14:30
Sobrenatural, meu querido, deixe nosso Presidente incluído fora desta. Até porque você nunca viu um melhor do que ele, aqui ou em seu habitat natural, o além.
Bírner, “vender” no caso, seja aqui ou em qualquer lugar, seja escrito diretamente de sua mente ou do “Ctrl v”, preconceitua o que será dito/escrito posteriormente. Li aqui, por isso chamei a atenção aqui. Na verdade, olhando pelo foco real da situação, não do Flamengo, mas de todos os clubes brasileiros (vide aquela tabelinha que lhe enviei noutro dia sobre a qual você nada falou), os clubes brasileiros não são patrimônios de seus sócios, torcedores ou seja lá quem deles se ache dono. Os clubes brasileiros pertencem aos seus credores. Bastaria que a justiça brasileira fosse mais séria e todos, sem exceção alguma, já teriam sido liquidados para saldarem dívidas com fornecedores, ex atletas e ex funcionários. Ou estou enganado?
Desculpe-me, mas não posso demorar mais aqui. Preciso acessar o outro post, estou certo de que você entenderá.
Abraços!!!!!!
Comentário por Visão Desconexa — 17/04/2009 @ 14:34
Se fosse só flamengo….
Comentário por Flavio Adjuto — 17/04/2009 @ 14:37
Birner, realmente eu não sei se a única saída é essa.
Se o Flamengo fisesse um plano de sócio torcedor com a competência que o Inter-RS faz talvez não haja essa necessidade.
Comentário por Daniel Ribeiro - Mengão -RJ — 17/04/2009 @ 14:40
Realmente, o melhor presidente que eu já vi. Assim como o Obina é, pra um flamenguista de cinco anos, o melhor atacante que ele ja viu…
Comentário por Sobrenatural de Almeida — 17/04/2009 @ 15:18
Só para completar: não tem como um clube ser bem administrado quando se depara com gente como o presidente da CBF, o presidente da FPF, Ministro dos Esportes e por aí vai a cantinela de gente que não deixa o futebol ser realmente grande. Para que poucos ganhem muito dinheiro è preciso que a maioria não ganhe quase nada. Ou seja, é na bagunça que se faz a festa (para alguns)!
Comentário por Carlos — 17/04/2009 @ 15:22
Muito legal essa atitude do Leonardo…pena que é algo que nunca vai acontecer pq quem vai querer pegar uma bucha dessa????
E com um monte de “urubú” que não quer largar o osso!!!!
Me espantei com o Renato Maurício Prado falar pro Juca no “CBN Esporte Clube” falar que não concordava , que achava que o melhor era apenas mudar os administradores , ter uma diretoria competente ,ou seja , uma utopia….
Comentário por Joker — 17/04/2009 @ 15:29
A visão do Leonardo é perfeita e vai de encontro com o que vem sendo feito no futebol mundial e pode até ser apontado como o grande diferencial de grandes clubes. Chelsea, Milan, MAnchester, Liverpool, todos tem um dono, que gere a suas marcas e é responsavel direto por fazer a estrutura funcionar. O problema é que no BRasil, para se formar essa estrutura, os eternos cartolas teriam que largar o osso. Por isso preferem fazer parcerias pouco transparentes como Unimed?Fluminense, Corinthians/MSI e tantas outras, que dão resultado no primeiro momento, mas logo se mostram “engessadas” diante das estruturas viciadas dos clubes.
Concordo com o Leonardo, mas acho que esse tipo de cultura é dificil de ser implantada no BRasil, pela paixão “cega” de torcedores que acreditam que são “donos” do Clube e pela cartolagem arcaica que somos obrigados a engolir….
Comentário por Carlos Alberto — 17/04/2009 @ 16:13
O Leonardo foi perfeito.Os clubes ingleses , queiram ou não , estão nas mãos de investidores e dando show.Mas la eles compraram e mandam.Fazer associação com Dualib/Nesi so poderia dar errado,pois estes bandidos so queriam o dinheiro da MSI,como pegaram da Higgs,do Exxel.Assim como o Flamengo pegou do patrocinador, o Vasco idem.Hoje a Folha mostra que a Traficc e a Dis tem interesse em varios clubes.Eu preferia que eles fossem donos de um e procurassem ganhar dinheiro montando grandes times e não usando o São Paulo-Corinthians-Palmeiras-Inter e Santos como vitrines.Ai poderiamos atrair investidores , sem que os “baluartes da honestidade da imprensa” se indignassem , hipocritamente.
Comentário por Nicolau de Cerqueira Cesar — 17/04/2009 @ 16:14
Amigo do além – reserve um cantinho legal para mim aí -, o Obina é um folclore, uma espécie de Curupira, que vez ou/e outra mete uns golzinhos decisivos, principalmente no Vasquinho e no Foginho, já o seu presidente é responsável pela redução no preço do filezinho que você comia quando era deste mundo. Sabe, coisas que ardem, vivas, reais, palpáveis. Pegou?
Ou você… Péraí.. “Sobrenatural”… Você já partiu mesmo?!! Sim, porque dizem que Juscelino foi melhor e pode ter sido do seu tempo, não do meu e nem do de um garotinho de cinco anos. De lá para cá, é “nóis” companheiro, como diria o barbudo mais carismático do Brasil.
Abraços.
Comentário por Visão Desconexa — 17/04/2009 @ 16:25
Sobrenatural, as primeiras palavras de Victor Simões quando chegou à General Severiano/Caio Martins/Mal. Hermes/Engenhão/Aterro do Flamengo foram:
- Já vou logo avisando, sou rubro-negro, flamenguista de quatro costados.
Será que você, daí do além, enxerga as coisas embassadas? O Victor Simões, vulgarmente conhecido nas Noites Cariocas como Panterinha, estava apenas tentando estimular os jogadores do Mengão, que ainda pensam no salário de Setembro, como se isto fosse mais importante do que esculachar o Botafogo em final de campeonato -aliás, isso já está ficando repetitivo demais, não acha?
Abraços, se é que se pode abraçar o etéreo.
Comentário por Visão Desconexa — 17/04/2009 @ 16:42
Visão
Eu aguardo ansiosamente seus comentários futebolísticos, sempre certeiros. Sou seu fã…
Quanto aos comentários que se referem àquele cujo-nome-não-se-pronuncia, lamento todos.
Abraços
Comentário por Cesar Medeiros — 17/04/2009 @ 16:46
Vítor, obrigado pelo atendimento ao meu clamor.
Abraços!
Comentário por Visão Desconexa — 17/04/2009 @ 16:56
os gols de obina são dele. A política econômica – que dita o preço do filé – é do sucessor do lula. Sem ironias, acho lula o melhor presidente que tivemos. Apenas não creio que seja motivo pra comemorar…
Comentário por Sobrenatural de Almeida — 17/04/2009 @ 17:15
Eu gosto MUITO da ideia dos clubes terem donos, responsaveis diretos por problemas administrativos e tudo mais.
Meu primeiro problema eh… comprar de quem? Ok, eh obvio que a 1a parte do $ da compra iria diretamente para pagar TODAS as dividas, mas e o restante do $ iria pra onde? So consigo imaginar que seria dividido igualitariamente entre os socios remidos?
Meu segundo problema eh… deveria se limitar a compra a brasileiros e/ou a pessoas/empresas de que forma alguma tenham o controle de nenhum outro time. Assim, evita-se, por exemplo, que o Barcelona compre o Santos e o use como filial pra revelar jogador. Da mesma forma, evita-se, por exemplo, que um grande clube brasileiro compre um clube menor (Goias, Figueirense) pra se tornar uma filial pra revelar jogadores e combinar resultados.
O que voce acha Birner?
Comentário por ldaugusto — 17/04/2009 @ 17:30
A maior MARCA do futebol brasileiro é o CORÍNTHIANS.
Quem disse isto foi a Gazeta Mercantil, através de pesquisas, análises e entrevistas com publicitários.
Quem é do ramo, sabe muito bem como calcular estes números.
Quando falamos em Marcas, estamos falando em POTENCIAL DE CONSUMO.
O Corínthians tem a 2ª maior torcida do Brasil, porém grande parte desta torcida está na região mais RICA do país.
O Flamengo, maior torcida em números, tem grande parte de seus torcedores no norte e nordeste, regiões mais POBRES do Brasil.
O MARKETING vê POTENCIAL DE CONSUMO. Por isso, o Corínthians tem a 2ª maior torcida, mas em questão de MARCA é a PRIMEIRA.
Portanto, o CORÍNTHIANS é a MAIOR MARCA DO FUTEBOL BRASILEIRO. Digam isto pro Leonardo!
Segundo o mesmo estudo da Gazeta Mercantil, o São Paulo é a 2ª maior marca.
O Flamengo fica em 3°.
BUSINESS é isto!!!!!!
Comentário por ADVOGADO DO DIABO — 17/04/2009 @ 18:09
Birner,
no Redação de hoje e Leonardo explicou melhor o “vender” ele até disse que “saiu assim” como se o vender não fosse exatamente o que ele quis dizer, e na sequência disse o que todos sabemos, que um clube gerido da forma que são geridos aqui no país não podem realmente funcionar, falta de transparência e principalmente responsabilidade, e nos clubes de massa, como Flamengo e Corintians as coisas pioram, pois os tais conselhos não permitem a flexibilidade para as mudanças necessárias.
Entendi que o vender a que ele se refere é a venda do produto FLAMENGO, que convenhamos não tem preço.
Um forte abraço.
Comentário por Marcio Medeiros — 17/04/2009 @ 18:22
Birner,
Não acho que seja uma questão de vender ou comprar, mas uma questão de administrar. Pois se for vendido, quem embolsa o dinheiro?
Mal comparando, parece a época das privatizações. Só vendendo para quem não rouba é que a coisa funciona…
Só vai funcionar se houverem regras jurídicas claras e punições para quem meter a mão, sendo administrado por um milionário estrangeiro, por uma administração eleita por um conselho de acionistas ou por apaixonados torcedores brasileiros.
É a minha opinião.
Abraços,
Cláudio Prado
Comentário por Claudio — 17/04/2009 @ 18:31
Acho que estamos longe dessa situação.Nossa realidade é a Timemania,submissão a televisão e parcerias que só o patrocinador ganha,vide o Fluminense.Será que alguem compraria um clube com uma dívida siderúrgica que esses clubes têm?
Comentário por AUGUSTO CESAR — 17/04/2009 @ 20:39
A fase é tão ruim que quando alguém diz o óbvio vira gênio… Basta ser honesto e sério, gastar o que ganha. Estudar somente 3 meses em qualquer faculdade acrescenta conceitos de marketing e gerenciamento estratégico… Mas como diria o velho Cazuza: Transforma tudo num puteiro pq assim se ganha mais dinheiro !!!
Comentário por antonio sergio — 18/04/2009 @ 1:26
Vou falar bem a verdade…
O Flamengo já tem a maior e mais simpática torcida do país, além do mais lindo uniforme do Brasil. Aprendi isso qdo estive no RJ e por causa de um chefe q tive q torcia pelo Mengão. Desde então essa equipe tornou-se meu segundo time.
Agora venhamos e convenhamos… Se aparecer alguém q administre esse time da forma q merece o mengão se tornará indestrutível. Infelizmente para o CRF e para os demais clubes do Brasil, temos autênticos senhores feudais á frente de sua administração.
Comentário por MIRANDA, "Tri-campeão da humanidade"!! — 18/04/2009 @ 9:20
Realmente aqui não há espaço para pessoas do patamar do Leonardo, acho que o clube não pode radicalizar de + como o Chelsea, por exemplo, mas vindo de uma pessoa como o Leonardo, como vc bem disse é dirigente de um dos maiores clubes do mundo, acho que pelo menos vai dar margem para discussão, um clube como o Flamengo não pode chegar na situação que se encontra neste momento.
Grande Abraço.
Comentário por Rener — 18/04/2009 @ 9:33
Sobrenatural, você é bom hein cara!
Mas olha, o filé ficou mais barato faz quase 8 anos, Dona Dilma não tem nada a ver com isso, acredite. É você. Também não comemoro nada – apenas campeonatos cariocas – mas sou obrigado a reconhecer que apesar de pior (o tempos idos são sempre melhores), meu país está muito melhor.
César,
Eu sou seu fã, que fique claro isso. Você me faz rir – acho que fã seu maior que eu só mesmo o Zéburquerque. Quanto àquele cujo-nome-você-não-pronuncia-mas-adora-comer–com-arroz-de-brócolis… ah, não lamente tanto e continue votando.
Vítor,
O próprio Leonardo se disse surpreso com o “vender” que ele mesmo professou. Capice!!?
Abraços em todos, agora vou ao mercado preparar o porre de Domingo.
Comentário por Visão Desconexa — 18/04/2009 @ 10:14
Vitor o Leonardo fala muito bem só qu ele diz que o
Berlusconi perde dinheiro no Milan,Quem vai querer
perder no Flamengo,por acaso ELE?
Comentário por JOBERT SP — 18/04/2009 @ 11:53
Leonardo Presidente.
O dificil é a mafia sair, poir é melhor d q ser prefeito, pq ñ tem tribunal de contas e qdo sai naum precisa explicar nada a justiça, e assim vão se sustentando.
Comentário por julio — 26/04/2009 @ 13:59
ESSES CARTOLAS DO FLAMENGO QUE ESTÃO AÍ A ANOS, ANOS, VIVENDO AS CUSTAS DA FAMA DO FLAMENGO, DEVERIAM SER EXPULSOS NO CHUTE PARA SEMPRE DA GÁVEA. PENSAM QUE SÃO DONOS?!!! TODOS ELES, E, PENSO NUMA NOVA GESTÃO, MODERNA, SÉRIA, TRANSPARENTE, JOVEM, COMO É NOS PAISES DESENVOLVIDOS. AQUI O FLA PAREÇE UM ESTATAL, CABIDE DE EMPREGO?! O ZICO SABE TANTO QUE NEM SE PRONUNCIA. PRA QUE? SE NINGUEM TOPA MELHORAR?! EIS UM PRESIDENTE A ALTURA, TEM TB O JUNIOR, QUE TAL UM CONSELHO DE NOTAVEIS TB?! MAS O LEONARDO. CAMINHOS EXISTEM, MELHOR EVITARMOS ATALHOS.
Comentário por ZICO PARA PRESIDENTE — 27/04/2009 @ 10:57