Está errado.

29 abr

Birnadas

De Vitor Birner

Os tradicionais “como eu disse”, “eu acertei” e outras auto-referências de glórias no jornalismo são feias.

Eu não as utilizo.

No máximo, de vez em quando, para responder algum comentário com afirmação de que eu disse ou escrevi o que não falei.

Hoje, peço licença para uma exceção.

No dia em que Cristian marcou o gol da vitória corintiana contra o São Paulo, no post sobre o jogo, escrevi o seguinte sobre a provocação do atleta na comemoração:

Cristian deverá ser punido pelo TJD, contudo se conheço bem o futebol paulista, a condenação será empurrada, talvez o julgamento, e paga no paulistinha 2010. Aguarde.”

http://blogdobirner.net/wp-admin/post.php?action=edit&post=3361

E foi exatamente o que aconteceu.

Não tenho mérito no acerto.

Colei e citei o link do post porque o desenrolar do caso era óbvio.

Sempre é assim.

Por isso não quero tratar de conspirações clubísticas do mal para beneficiar x ou y.

Sem bobagens.

Na verdade, os tribunais de Justiça Desportiva não funcionam.

São lentos, ineficientes, políticos.

Muita gente confunde Justiça Desportiva com Justiça Comum.

Talvez isso ocorra por conta da forma como os casos do futebol são tratados.

Nossos TJDs precisam de sei lá quantas provas e tempo para avaliá-las, antes de concluírem sobre o drama das faltas, trocas de empurrões, cotoveladas e socos entre boleiros.

O sistema todo beira o ridículo. É contra-producente.

Parece que cuidam de assassinatos, estelionatos, estupros, sequestros e outros crimes onde a falha de julgamento acaba com o cidadão decente retirado da sociedade e o criminoso solto.

No caso do Cristian, não haverá justiça.

Quando for condenado, pagará no início do próximo paulistinha.

Está errado.

O certo seria anunciar a punição no dia seguinte do ato.

A justiça desportiva deveria ser sumária.

Exemplo: Rasteira “custa” 3 jogos suspenso. Soco 6. Expulsão por segundo cartão amarelo nada. E assim por diante.

Simples e direto.

A bola da vez é o jogador do Corinthians. Noutras temporadas foram os de outros times. 

É ruim para todo mundo.

André Dias, expulso na mesma da partida do gesto de Cristian, já foi julgado.

Cristian está enquadrado no art. 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que prevê suspensão de uma a dez partidas.

Na avaliação deste blogueiro, que nada entende de Justiça, mas que adora futebol, 2 ou 3 jogos servem de lição.

O problema é que diante dos pequenos e no início de temporada, ele não sentirá falta de entrar em campo, e sem prejuízo, a chance de ter aprendido algo diminui bastante.

Feed RSS dos comentários deste post URL de TrackBack

37 Comentários »

Isso se ele não for negociado e participar do Paulistinha do ano que vem…

Comentário por Cadu — 29/04/2009 @ 10:40

Pensei nisso, mas pagar contra os pequenos e não pagar dá exatamente no mesmo.

Abraço!

Comentário por Vitor Birner — 29/04/2009 @ 11:14

 
 

Uma vergonha! Os TJDs não tem credibilidade nenhuma, tava estampado para quem quisesse ver, que seria desta forma, lamentável e concordo. A chance de o Cristian ter aprendido com o ocorrido, é muito pequena.
Grande Abraço.

Comentário por Rener — 29/04/2009 @ 10:43

Quando acabou o jogo ele negou. Depois, ao ser perguntado por vários jornalistas, notou que a coisa estava feia e se desculpou. fez o discurso contra a violência, por isso não pode ser punido com rigor. Mas tem que pagar pelo ato.

Abraço!

Comentário por Vitor Birner — 29/04/2009 @ 11:16

 
 

Victor, este mesmo raciocínio vale pra justiça comum também. Muitos crimes claros, que não deixam dúvida sobre quem é culpado, demoram anos para serem punidos, quando são. Os julgamentos na justiça comum também poderiam ser muito mais simples e diretos.

Comentário por Geraldo Milagre — 29/04/2009 @ 10:47

Abraço!

Comentário por Vitor Birner — 29/04/2009 @ 11:19

 
 

Eu concordo. Mas, nesse caso, o código é ruim. As punições em partidas servem para o mesmo campeonato.

Veja agora o Diego. Todo mundo concorda que algo entre 4 e 10 partidas seria o justo para ele. É até possível ele pegar 8 partidas. Mas para pagar no próximo paulistão. Daí o cara é vendido, e nada acontecerá.

Se ele for punido por agressão – e você já disse que isso é exagero – ele pegará 60 dias, pela história de trocar punição por cestas básicas. Essa punição é exagerada.

Eu não me arrisco a dizer se o que o Diego fez foi ato hostil ou agressão. Se foi ato hostil, na prática, ele não será punido. Se foi agressão, ele será punido demais…

Comentário por Marcos Diniz Ribeiro — 29/04/2009 @ 10:57

é fundamental a reforma das leis do esporte.

Abraço!

Comentário por Vitor Birner — 29/04/2009 @ 11:20

 
 

Assim como está errado o Germano jogar a próxima partida. Acho que vale a pena esse destque, também.
Abraços!

Comentário por Daniel — 29/04/2009 @ 10:58

daniel, concordo. É ridículo o cara dar um murro na cara do adversário e entrar em campo, na semana seguinte, contra o mesmo time, para jogar. Curiosamente o Chicão está suspenso. Apesar de ter merecido o terceiro amarelo e ser justa a suspensão, a ausência do Chjicão e a permanência do agressor no jogo de domingo são contraditórias.

Abraço!

Comentário por Vitor Birner — 29/04/2009 @ 11:23

 
 

Birner, ate onde vai um bambi rescentido, nao ?!?! Vc REALMENTE acha que o Cristhian deveria ser punido??? O cara se expressou mal, mas e dai ??? Onde fica a liberdade de expressao??? De mal gosto, mas ainda liberdade de expressao… Se nem a torcida bambi reclamou!!! A claro… O baile que os bambis tomaram na semi-final ainda esta doendo, e muito…

Comentário por Ricardo - Houston, Texas — 29/04/2009 @ 11:04

“O cara se expressou mal, mas e dai ??? ”
Avise aos cordiais policiais do liberal estado em que você escolheu morar que só tomou uns goles de cerveja a pé, que não está bebado, e daí???.
Melhor: Por que não toma uma latinha na frente deles, entra no carro e sai guiando. bebado, com uma lata, garanto que não estará.
Me desculpe, mas seu comentário tem tanto de bons argumentos quanto de bom gosto.
Pior é que se a situação fosse inversa, o são-paulino, ou palmeirense, ou santista, tivesse feito o gesto, seu discurso seria diferente.
Está na cara.
O torcedor tem culpa pela injustiça do futebol, pois acha bonito quando favorece ao próprio time.
Mas pior são os que tentam desmentir o que todo mundo viu.
Se deixarem, meu caro, da próxima vez, o são-paulino fará gestos similares para os corintianos, os santistas para os palmeirenses, os palmeirenses para os são-paulinos, e a coisa não terá mais fim, até decidirem usar a lei.
Que façam isso agora.
É simples, não?

Comentário por Vitor Birner — 29/04/2009 @ 11:33

 
 

birner vai procurar outra coisa pra fazer em vez de sempre citar o corinthians…vai achar punição pro diego souza, pro fabio costa, pro kleber, etc e deixa o cristian e o corinthians em paz, alias se esses outros forem suspensos também será só no proximo campeonato, entao seja justo em seus comentários…o será que é rancor de torcedor?

Comentário por michel — 29/04/2009 @ 11:16

Michel, seus comentários de quem nâo lê o que escrevo mostram exatamente onde está o rancor, se não for o ódio.

Comentário por Vitor Birner — 29/04/2009 @ 11:55

 
 

ah esqueci tem o germano tbm para ser punido e por bem mais tempo pois deu um soco covarde no chicão, e nao me venha dizer o o chicão deu nele pq ele estava apenas se livrando dele, nao deu tapa nem cotovelada como vcs falam por ai…germano covarde, domingos covarde, vagner mancini covarde

Comentário por michel — 29/04/2009 @ 11:18

 

Birner, penso que foi uma vitória do futebol. É obvio que o Cristian errou, mas deixar um atleta fora da fase decisiva não dá.

Creio que agessões físicas devem ser punidas com rigor e com mais rapidez. Já atitudes anti-desportivas, como a do corintiano, deveriam ser penalizadas com multa. Uma multa cara, que faça o atleta pensar duas vezes antes do próximo ato.

O dinheiro poderia ser convertido para a qualidade.

Comentário por Rafael Pacheco — 29/04/2009 @ 11:18

 

quando disse qualidade, quis dizer caridade… estava com outra coisa na cabeça rs

Comentário por Rafael Pacheco — 29/04/2009 @ 11:18

 

Esse rapaz carregará sim, um gastigo pelo resto da vida !! As chances de que o gol contra o São Paulo seja, senão o mais importante, o mais emocionante da sua vida, é enorme. Imaginem ele contando aos netos a façanha, um deles vira e pergunta ” Vô, como é correr para a fiel após virar um clássico contra o São Paulo no último minuto???”. Ele responderá “Não sei meu neto, não sei, corri para os torcedores sãopaulinos para provoca-los…”, e os netos “Provocá-los como Vovo ???” e ele, mais do que castigado respondá envergonhado:
“Foi uma coisa feia meu neto, muito feia !!!!!”

Comentário por Rubens Durães — 29/04/2009 @ 11:39

 

Vítor, eu sei que você não deixou isso insinuado, mas eu lhe pergunto: Se o Cristian fosse jogador do São Paulo, ou se a falha na conduta da comemoração tivesse sido feita pelo Hernanes, você acha que o julgamento seria feito a tempo de punir o jogador ainda neste campeonato? O André Dias foi expulso, não é o mesmo caso do Cristian. O caso do Cristian é parecido com o do Juan. Percebo que quem reclama não o faz com coerência. Os mesmos que desejam ensandecidos que o Juan seja punido pela bronca mais acintosa que deu no Maycosuwell ( o “s” tem o som de “ss”, orientaram-me), mas os mesmos que reclamam uma punição imediata para o Juan, inclusive o jornalista Márcio Guedes, esquecem-se de que o Botafogo está jogando as finais inteiras com dois jogadores de deveriam estar presos, um inclusive fazendo gol decisivo. É muita choramingação! O Cristian será julgado e será absolvido. Se for punido o Kleber do Cruzeiro também deveria sê-lo.

Abraços. Vai um lencinho aí? (não tenho, mas sei quem tem)

Comentário por Visão Desconexa — 29/04/2009 @ 11:45

 

E aí Birner!!!

Concordo plenamente com vc … o TJD é uma piada , totalmente sem critério.

É absurdo tb o jogador só pagar a pena num campeonato futuro, quando provavelmente pode nem estar mais no futebol brasileiro…

O único ponto que discordo da maioria é inventarem de punir gestos obscenos só agora… Romário , Edmundo , Roger , até o Pimpão do Vasco já fizeram o tal gesto e nada aconteceu , nem indiciados foram.

Acho que seria mais certo estipular uma pena para o gesto obsceno em direção a torcida a partir de agora , antes que vire moda , não usar o Cristian como bode expiatório , pois se ele soubesse da repercussão que causaria , talvez nem fizesse o tal gesto…talvez!!

Comentário por Joker — 29/04/2009 @ 12:37

 

Grande Birner,

E o Juan…que esculachou o M.A.I.C.O.S.U.E.L. na frente de milhares de pessoas e de milhões de telespectadores. Que o próprio presidente do tãnãnã arbitral, que não me lembro o nome, chefe daquele famoso procurador Flamenguista que adora expulsar jogadores do Botafogo depois dos jogos, disse textualmente, disse, em uma análise da arbitargem do jogo decisivo, que, entre outras declarações, o juiz deveria ter expulsado o Juan.

Conhecendo a Justiça Desportiva e com base nas suas decisões “se”, eu disse “se”, não que “vai”, indiciado será julgado depois do jogo final ou cumprirá a pena no próximo campeonato carioca. Engraçado…mais já li a mesma coisas antes, não foram mas mesmas palavras, foram parecidas. Mas, definitivamente, o conteúdo é exatamente o mesmo.

Alôôôôô Sr. Procurador…cadê você?

Abraços,

Comentário por José R. Albuquerque — 29/04/2009 @ 12:54

 

Acontece que, pelo fato de a Constituição reconhecer a legitimidade dos tribunais de Justiça Desportiva, os princípios de direito processual também devem ser aplicados. Dentre os muitos assegurados pela Constituição e pelo Pacto de São José está o da ampla defesa, pelo qual o acusado deve ter tempo para tomar conhecimento da acusação e preparar a sua defesa, tornando impossível que no dia seguinte saia a condenação, algo que seria realmente absurdo em termos jurídicos.

Comentário por Victor — 29/04/2009 @ 12:54

 

Birner, concordo. Não conheço nada de leis e talz, mas é muito claro que como está não funciona, e beira, como você disse, o ridículo. No caso do Cristian você está certíssimo, não vai valer de nada a punição dele, e isso é um grande erro. Abraço!

Comentário por Leandro Gouveia — 29/04/2009 @ 13:04

 

O jogador do meu time de coração, Sport Club Corinthians Paulista, não tinha o direito de ofender os torcedores, que pagam ingressos e consequentemente seu salário.
Ele deveria ter sido punido já no próximo jogo contra o mesmo SPFC.
Infelizmente, vivemos em um país que a impunidade é coroada como malandragem, a corrupção como forma de “subir na vida” e a educação é apenas uma quimera e uma moeda de troca de discursos em épocas eleitoreiras.
Abraços,

Comentário por Flavio Adjuto — 29/04/2009 @ 13:56

 

VERGONHA TOTAL!!!
Até quando teremos que conviver com esse tipo de situação?

Comentário por Agostinho Júnior — 29/04/2009 @ 15:08

 

Não dá prá aliviar para nenhum dos dois, Victor. Ambos foram grosseiros e seus gestos depoem muito fortemente, contra o desporto.
Um, mandou duplamente, toda uma comunidade, a do maior vencedor do futebol brasileiro, dentro e fora do País, tomar n……Ofensa do mais baixo nível.
Outro, incitado por seus torcedores, insistiu em agredir alguém, tendo “sobrado” para Domingos que manteve-se, inteligentemente, sóbrio. Depois de retirado à força, do gramado, pulou uma cerca para ser “rasteiro” com quem queria assistir na TV, um espetáculo desportivo e foi “premiado” com toda aquela baixaria.
Seis meses para cada um. No mínimo.

Comentário por Luiz Antonio — 29/04/2009 @ 15:34

 

Já tinhamos conversado sobre isso né? Te falei que não iria dar em nada… SIMPLESMENTE RIDICULO!

Pra completar o circo só faltavam julgar o Domingos antes da segunda partida da final…

Sem comentários!

Comentário por Leonardo de Souza — 29/04/2009 @ 15:41

 

VOU DEFENDER O BIRNER, AQUI!!!!

O Birner pode até ser BAMBI, mas não é ressentido, nem rancoroso. Fala o q pensa e analisa muito bem futebol.

Na hora de comentar deixa sua paixão de lado.

Na minha opinião é um dos mais imparciais. E é por isso que sempre estou por aqui. É um blogue democrático.

O Birner é um Bambi.

Eu sou um Gambá.

Abraços.

Comentário por ADVOGADO DO DIABO — 29/04/2009 @ 16:50

 

Birner, conheço de perto a Justiça Desportiva e, apesar de seus defeitos, que não são poucos, posso atestar que é complicado botar em prática essa idéia de “julgamento sumário”, com penas “quase automáticas”.

Um exemplo: você acha que qualquer soco é igual a outro? Eu acho que não. Um soco numa disputa de bola parece uma coisa, um soco no meio de uma briga parece outra coisa, um soco covarde, quando o adversário não espera, já parece uma terceira outra coisa. Os três merecem penas iguais? Não me parece. Alguém precisa avaliar as circunstâncias do soco e, com base nelas, dar uma decisão.

Outro problema: como fazer o julgamento no dia seguinte? O jogador precisa se defender; queira ou não, é o trabalho dele, e me soa absolutamente antidemocrático você punir alguém sem lhe dar a oportunidade de se defender de maneira razoável.

Terceiro problema (e aqui fico só no Estadual): Série A, Série A-1, Série A-2, Profissional, Juvenil, Infantil, Fraldinha… Não são poucos os jogos submetidos ao crivo dos procuradores. São muitos. Como fazer com que todos os jogos sejam julgados no dia seguinte? Tem que haver tempo para que as súmulas cheguem aos procuradores e esses possam analisá-las para propor denúncias, se for o caso. Fazer tudo de um dia para o outro é impraticável.

Deixo duas sugestões.

Seria interessante se algum repórter fizesse uma reportagem séria comparativa entre a Justiça Desportiva no Brasil e em outros países, como a Itália, a Inglaterra, a Espanha e a Argentina. Isso seria importante sobretudo para serem desfeitos alguns mitos, e até mesmo para ajudar a mudança da nossa. Na Inglaterra, por exemplo, você sabia que o jogador só começa a cumprir a suspensão depois de 3 semanas de ser julgado? Na mesma Inglaterra, por exemplo, que muitos comentaristas costumam dizer que é uma maravilha, onde tudo funciona, as críticas são as mesmas daqui: uma cusparada custa 6 partidas, e um carrinho criminoso, como o que o Eduardo Silva levou, apenas 3.

A outra sugestão é mais simples: sugiro que você vá um dia num TJD, se ainda não o fez. Conhecer a fonte do problema é o primeiro passo para que as críticas sejam mais construtivas. É uma experiência interessante. Você vai ver como tem coisa pra ser julgada que você nem imagina, diferente dos grandes jogos; como tem gente que faz um trabalho sério lá; e como, de fato, a coisa complica quando entram em disputa lances que podem mudar o rumo de uma competição, dirigentes que exercem forte influência etc.

Comentário por Henrique Oliveira — 29/04/2009 @ 17:22

 

Olá Birner tudo bem?
Parabéns pelo blog… e também com o cuidado com o design, é um excelente projeto. Álias parabéns ao Coca …

Sem querer ser chato… não consegui acessar o link da postagem… pois ele remete diretamente ao espaço administrativo do blog, pedindo usuário e senha.

Acho muito boas as caricaturas… gostaria de saber de quem são… e já que estou aqui mesmo, vou fazer um pedido, já que sou assinante do blog (tenho esse direito afinal :P )… Gostaria de saber sua opinião sobre o jogo de hoje, caso tenha o visto Manchester X Arsenal (como vc é fã do futebol inglês imagino que veja mesmo que gravado) Se puder compartilhar aqui conosco uma prévia do seu balanço do jogo.. seria ótimo.

Grande abraço do seu leitor.

Comentário por Marcelo Pitel — 29/04/2009 @ 19:09

 

eu nunca postei aqui no seu blog antes, mas não me modera não, por favor, porque essa é apenas uma provocaçãozinha sadia…

Birner é um bambi!!

ADVOGADO DO DIABO é uma franga!!

Acho que assim a nomenclatura fica mais simétrica e mais justa…

Se alguém se ressentir do meu comentário terei confirmado meu pensamento…

abraço a todos e parabéns pelo blog Birner, realmente você consegue ser o mais próximo da imparcialidade de todos.

Comentário por Elton — 29/04/2009 @ 19:33

 

O correto seria:

Birner é um bambi

ADVOGADO DO DIABO é uma franga

Acho que assim a isonomia é melhor mantida…

Comentário por Elton — 29/04/2009 @ 19:37

 

Secondando o comentário do Henrique Oliveira, realmente uma pena automática não só é impossível, como também injusta. Para haver qualquer justiça, não só é necessária a proporcionalidade das penas, como também a chance de se defender da melhor maneira possível, utilizando de todos os meios possíveis. Não há como preparar a defesa nem como contestar as provas que forem apresentadas, se não houver tempo de não se tomar um conhecimento detalhado da acusação.
Em termos jurídicos, o processo é dialético, isto é, é baseado num contraditório, em réplicas e tréplicas, na acusação e na negação da acusação. Para ser justo, não há como se dar em um dia.
E a Inglaterra deve ter esse espaço de três semanas para que haja a possibilidade de se recorrer, outra necessidade básica de um Estado Democrático de Direito, que é completamente justa. Se de um lado reclamamos que essa demora pode fazer com que se cumpra a pena só no ano que vem, também temos que observar que se a sentença fosse errada o jogador seria injustamente privado de jogar uma final.

Comentário por Victor — 29/04/2009 @ 20:02

 

Certíssimo Birner.Esses tribunais agem politicamente e acabam incentivando a indisciplina.

Comentário por AUGUSTO CESAR — 29/04/2009 @ 21:50

 

Comparar dirigir bebado com mostrar o dedo medio e realmente uma obra prima de seu intelecto.
PS: Gosto da maioria de seus comentarios, mesmo qnd sao contra o Corinthians (o q e o normal),so que as vezes acho que vc se deixa ser carregado demasiadamente por sua “alma” saopaulina… Fala serio Birner, suspender o cara de seu trabalho por isso??? Pq nao pegar cambista na frente de estadios, dirigentes e arbitros safados, etc, etc…

Comentário por Ricardo - Houston, Texas — 30/04/2009 @ 10:25

Desculpe, mas guiar. ou no caso, caminhar após tomar uma lata de cerveja não tira as pessoas do seu estado normal de coordenação, raciocínio e outros.
tem que ser punido, pois ele agride, provoca os loucos, e não vai lá resolver o a briga que arrumou. Isso fica para outros loucos, de camisa diferente, que torcvem pelo time do atleta. É o como jogar fogo no barril de gasolina.

Abraço!

Comentário por Vitor Birner — 30/04/2009 @ 18:08

 
 

[...] Esporte Fino – Qual era a capa da Placar na semana em que você nasceu? Blog do Birner – Está errado Futepoca – Os azares dos tempos modernos Share and [...]

Pingback por Hotlinks | Blog do Bloc — 03/05/2009 @ 9:03

 

Deixe um comentário

(obrigatório)
(obrigatório)
 
(obrigatório)