As 2 gotas d´água da saída Muricy.
De Vitor Birner
Dois fatos convenceram Juvenal Juvêncio de vez a trocar de treinador.
O primeiro foi a a ausência nos treinos de segunda e terça por causa da gripe adquirida no churrasco de sábado.
Na quarta-feira, todos esperam que Muricy desse um treino para o jogo diante do Cruzeiro.
Mas ele preferiu fazer um descontraído rachão o que deixou atletas e diretoria indignados.
Queriam treino tático, específico para o duelo da Libertadores.
Ontem de tarde, pressionado por todos, Juvenal queria que os atletas se concentrassem para o clássico diante do Corinthians. Muricy decidiu dispensá-los.
Juvenal, por conta das coisas descritas no post acima, conversou Jospé Carlos, diretor que trabalha no CT, e ficou sabendo que ao invés de juntar os atletas para avisar da dispensa da concentração, Muricy pediu para telefonar aos atletas.
Juvenal perguntou como foram as conversas com Washington e Hernanes.
E escutou que Muricy falou que para eles não precisava ligar.
Como Muricy não dialogava com jogadores, Juvenal sabia do perda de comando e notou que Muricy não faria nada para recuperá-lo, rompeu o casamento de 3 anos e meio.
Detalhe:
Muita gente escreve e diz que o São Paulo agiu como outro clube qualquer.
Respeito as opiniões, todavia relembro que Muricy ficou 3 anos e meio no comando, não 6 meses.
Que perdeu 4 Libertadores, duas contra times com elencos inferiores e sem chutar em gol, e que nunca negou acreditar que nas derrotas nada se aprende.
E que ano após ano, o trabalho errado para a competição se repetiram.
Pedido: Peço aos colegas que utlizam a informação que dêem crédito. Vivemos de notícias. O padeiro vende pães, a pizarria pizzas e nós infomações. Não pegue a pizza do outro para vender na sua loja. É roubo. Repito, dê crédito.



RSS
Acredito que a situação do Muricy já estava difícil desde a eliminação do paulista, mas acredito que esta demissão seguida de uma contratação de um técnico abaixo da média e agravada pelo elenco desmotivado e limitado teremos mais uma vez um grande período vazio de conquistas. Será que vale a pela elogiar estes técnicos que participaram do período semelhante vivido entre 94 a 2004? Ou seria melhor tentar contornar os problemas desta má fase apoiando mais uma vez o técnico de trouxe “apenas três brasileiros” citando o Juca.
Comentário por Francisco — 20/06/2009 @ 14:46
Birner, te parabenizo por destoar da maioria dos jornalistas que soh enxergam o obvio!
Comentário por Husky — 20/06/2009 @ 14:48
De certo perdeu o comando e não parecia haver outra saída, agora Libertadores não é um torneio qualquer, é um mata mata, não basta querer ganhar, não basta ter um time melhore qualificado. O trabalho não pode ter sido tão errado a ponto de ter ganho um tricampeonato, o último sem nem um meia de ligação. 3 campeonatos brasileiros tb não se compra na pizzaria. Participar de 5 ou 6 libertadores seguidas tb n.
Comentário por Luzo — 20/06/2009 @ 14:50
Birner, Muricy tem falhas, merece críticas, não tenho dúvidas. Não é essa a questão. O que fizeram com ele foi sério. Você sabe melhor do que nós que o clima de alguns diretores e conselheiros com ele era péssimo. Isso chegou aos jogadores, que sabiam disso e sabiam que sendo assim teriam poder na hora de reclamar e fazer bico. Fizeram, e deu certo, ficaram do lado de jogadores, que não mereciam essa força. Muricy tem falhas, merece críticas, mas nessa história, muitos jogadores erraram muito mais, foram muuuuito ingratos, e merecem críticas, e pagar pela ingerência e desrespeito. Devem ser punidos. Muricy tem falhas, merece críticas, mas a diretoria também, no ano passado e este ano errou muuuuuuuuuuuuuuito, além da conta, inclusive em relação ao apoio ao Muricy, exceto o Juvenal, que deu um tricampeonato que dificilmente será novamente alcaçado. Eles também merecem críticas, não podem ficar escondidos em suas salas fazendo cagada, fazendo motim, demitir o técnico competente, e agora ficar pagando de corretos e intocáveis. A diretoria e os jogadores erraram muito mais que o Muricy, isso tem que ser dito, levado a sério, investigado e colocado na mídia também.
Comentário por Leandro Gouveia — 20/06/2009 @ 14:52
Parabéns Birner , vc foi o único a enxergar além daquilo que se pode ver.Para alguém que acompanha o São Paulo a fundo é notório que a demissão do Muricy não foi fácil para ninguém e que ela envolve muito mais coisa que a eliminação na libertadores.
Chega a ser revoltante como a maioria dos jornalista simplificam os fatos e criticam o São Paulo sem uma analise muito mais complexa e necessária nesse caso.Infelizmente sinto até certo oportunismo nessas pessoas.
Não digo que o São Paulo é perfeito mas comparar a saida de Muricy a corriqueira demissão depois de derrotas, comum no Brasil, é ser muito leviano.
Comentário por Rodrigo Penha — 20/06/2009 @ 14:54
Muricy , percebeu que não conseguiria dominar os jogadores pois todas suas formulas usadas ,anteriormente não deram certo e o desgate natural de qualquer relação acabou com sua motivação .Mas por causa de seu orgulho de dizer que não pede demissão fez como qualquer empregado desmotivado abandonou o barco,
Comentário por Luiz — 20/06/2009 @ 14:55
Depois do jogo contra o Santoer André, o Muricy passou por situações que nunca mereceu, nem de longe. Eu ouvi declarações de diretores e jogadores que foram deploráveis. O Muricy não tinha poder de punir os jogadores, alguns diretores lhe davam apoio explícito à decrações anti-profissionais e injustas. O Muricy estva completamente sozinho há algum tempo, o Juvenal teve de se abster, a coisa foi muito bem costurada. Essas duas gotas d`agua que vc cita, não são causas, são consequencias inevitáveis, consequências de coisas feitas por caras que não vão bancar isso, que não vão vir a público assumir isso, covardes, e que não significam pro São Paulo nem metade do que o Muricy significa.
Comentário por Leandro Gouveia — 20/06/2009 @ 14:57
Concordo com você que deram muitas chances e que os fatos acima descritos por você foram absurdamente a “gota d’água” na relação – e como você mesmo disse, uma relação de 3 1/2 anos.
O que me espanta é um cara que se diz tão profissional não se cuidar num sábado à noite, depois de um jogo, e conseguir pegar uma gripe na semana mais importante do ano, para ele e para o time que dirige!
Pior foram as reações decorrentes disso – não treinar o time por 2 dias e no único dia de trabalho com o grupo dar um abominável rachão??? Na Europa isso não existe!!!
Assim te pergunto, porque chegou a este ponto? Não era possível detectar isso antesde se chegar a um ponto sem volta como este? Não era possível trabalhar em alternativas antes deste momento?
Mais do que isso: será que ninguém da direção percebia isso? Por essa imobilidade deixaram passar nomes que cairiam como uma luva (Autuori, e mais como um sonho, Felipão) e agora tem de fazer uma aposta – num cara de postura, mas com um histórico pobre como treinador…
Enfim, o SPFC mostra-se acima dos demais ainda, diferenciado, mas agora vai ter que ter muita paciência e profissionalismo para juntar os cacos e se levantar. Fazer uma limpa sem pensar muito não me parece o ideal…
Comentário por Alexandre Gibrail — 20/06/2009 @ 15:01
Muricy já não tinha mais clima para continuar no São Paulo. Perdeu claramente o controle do grupo. Quem esta preocupado com a saída dele é o Richarlyson. Este ano em todos os jogos que Richarlyson começou como titular o São Paulo não venceu. Na libertadores jogou 3 jogos como titular, o São Paulo perdeu os 3. No Brasileiro até agora foram cinco: quatro empates e uma derrota. Ano passado foi titular até o meio do ano, quando Muricy resolveu, enfim, coloca-lo na reserva o São Paulo não perdeu mais. É brincadeira escalar ele contra o Cruzeiro precisando vencer e deixar Jorge Wagner no banco. Ta certo que ele ta mal, mas quem joga bola na area melhor do que ele e o Hernanes. Muricy matou a principal jogada do time deixando os dois no banco. Muricy leva o Richarlyson com voce. Washington volta pro Fluminense. Vamos torcer pro Ricardo Gomes usar jogadores da categoria de base, como Oscar (promessa que Muricy nunca apostou) E Henrique (artilheiro do São Paulo na Copa São Paulo)
Comentário por Isael Colosque Criado Junior — 20/06/2009 @ 15:02
Caro Birner estou muito feliz (embora triste pela perde de mais uma libertadores), pois o fim da “Era Muricy” é o fim da era de futebol pobre, de uma visão pobre de futebol, do fim da era de um admirador de Parreira ( Cruz Credo). Apenas acredito que o substituto não inspira a menor confiança, mas fazer o que, agora já tá escolhido.
Vamos torcer pra aposta dar certo, mas a credito que além disso, muito jogadores ali tem de sair também. Falo de pipoqueiros como Hernanes, etc. Hernanes me lembra Kaká, muita firula, muita midia e muita pipoca na ora H.
Abraço
Comentário por Marcelo S. Silva — 20/06/2009 @ 15:06
não sei como tem gte q elogia o burricy..
ele sempre teve o melhor elenco do país…
com o burricy, o São Paulo nunca envolveu o adversario com passes, nunca jogou bem, nunca teve padrao tatico… no maximo teve uma boa defesa, no brasileiro de 2007… era só chuveirinho na area… colocou Hernanes e Breno porque o JJ mandou…
qdo chegou em 2006, já dispensou Renan (q está no Atletico Mineiro) e Hernanes e trouxe Ramalho do Santo André… aí na final da LIbertadores colocou o Richarlyson…
quebrou todos os recordes negativos… qq um q tivesse em seu lugar seria campeão brasileiro…
Comentário por James — 20/06/2009 @ 15:15
Não é por este fato que o spfc é igual aos outros times. Ele é igual porque alterna bons e maus presidentes que levam o clube a resultados inconsistentes. Ou não vamos lembrar do spfc do final dos anos 90 e começo dos anos 2000 aonde não ganhava nada devido a péssimos dirigentes. É igual aos outros, pois mesmo os bons dirigentes com o tempo mostram que não eram tão bons. É exatamente o que esta acontecendo agora.
Comentário por Terencio Trindade — 20/06/2009 @ 15:16
Parabéns por sua informações e coerência. Agora, leio vários repórteres, inclusive amigos seus, falando que o Muricy não teve apoio, que o São Paulo diretoria medíocre e a culpa do péssimo futebol é de alguns jogadores. Ora, quem os comandava? Porque ele não os barrou no primeiro desentendimento e mostrou quem mandava. Eu admiro o Muricy, mas também acho que ele estva estressado, cansado mesmo e o time também não suportava tanta pressão, como os jornalistas que não suportavam serem mal tratados por ele. Isto não tem nada a ver com maul caratismo. Ele é um cara legal e um dia ainda voltará para tricolor. Enfim, foi eterno enquanto durou. Boa sorte Muricy.
Comentário por Denise Santiago — 20/06/2009 @ 15:24
Binner,
Concordo contigo.
Respeito o Murici, mas tem um monte de jornalista criticando o SP pela demissão. Qual clube segurou um tecnico após 3 eliminações seguidas em libertadores ?
Comentário por JLincoln — 20/06/2009 @ 15:31
BIRNER, que time NO MUNDO joga com 3 zagueiros e os alas não apoiam? O SPFC de Muricy. Que time no mundo não pode jogar com 2 meias (ex: Marlons na direita e beltrano na esquerda)? os times de Muricy. Que time no mundo é pesado e lento como o spfc de Muricy com HERNANES, EDUARDO C., HUGO, JW, WASHINGTON!!!!!!
Comentário por Lucas Pinheiro — 20/06/2009 @ 15:36
Falou Birner!!
Com certeza foram esses os motivos!! Voce tem total razão.
Inclusive o fato de menos de dez horas depois o SPFC ter novo técnico também.
Os caras ligaram para o Ricardo Gomes, que nem imaginava que algo estava acontecendo, conversaram, acertaram tudo e hoje de manhã ele está efetivado.
O SPFC foi super-ético com Muricy
Poupe-me Birner.
Você deve estar eufórico com a queda do técnico tricampeão brasileiro.
E se você acha que o SPFC vai ganhar todas as Libertadores daqi para frente, pode tirar o cavalinho da chuva.
Você deveria ter a coerência de dizer que o SPFC AGIU SIM COMO UM TIME COMUM, que os cardeais do Morumbi poderiam trocar o técnico do time, mas que agissem com respeito e diginidade.
Ou em algum momento o Muricy foi desonesto com o tricolor???
Comentário por Fábio Pereira — 20/06/2009 @ 15:40
Muricy Ramalho é um homem de caráter. Não tem papas na língua, o que irritava os arrogantes e “nobres” lordes da diretoria tricolor.
O São Paulo até a década de setenta era um time de elite, de gente de “sangue azul”. A partir da década de 80 o time se popularizou e virou uma equipe de massa, graças basicamente à geração dos Menudos do Morumbi e do genial time do mestre Telê Santana. Pois bem, Muricy Ramalho é um cara do povo, simples, não é oriundo das abastadas classes sociais dos lordes da Vila Sônia. Por isso a massa sãopaulina adorava o Muricy, por isso os lordes o odiavam. Ele era um popular na alta roda, e isso essa gente não admite.
Se não bastasse isso tudo, o cara fez do SPFC o únio tricampeão brasileiro seguido da história, consquistou em 3 anos o mesmo que o time havia conseguido em 35. Como jogador teve uma bela história no São Paulo e foi campeão brasileiro em 77 e paulista (na época em que o paulista era muito mais importante) em 75.
Quando o SPFC caiu fora da Libertadores, Muricy foi escurraçado, pior, já estava tudo esquematizado pois dez horas depois anunciaram o genial Ricardo Gomes, ou alguém acredita nas palavras do tucano João Paulo de Jesus Lopes?
“É um treinador com experiência de futebol internacional. Entramos em contato com ele ontem [sexta-feira]. Ele não imaginava, e deixamos tudo acertado. Falta só formalizar”.
Claro, claro, só faltou falar que o Ricardo Gomes por coincidência estava passando na frente do Morumbi e o presiadente JJ imaginou que fosse um sinal divino e resolveu contratá-lo.
Obviamente Gomes já estava contratado e Muricy foi fritado. Ou alguém acha coincidência os jogadores começarem um atrás do outro a reclamar publicamente da reserva???? Alguem diretor do SPFC os teria incitado a fazer isso para rachar o grupo e fritar Muricy??? Não, jamais, os lordes da Vila Sônia são diferenciados e nunca fariam uma baixaria destas. Não que o SPFC devesse ficar com ele para sempre, longe disso, trocar o terinador não é inaceitável, mas que agissem com o Muricy de forma honesta, como ele sempre fez por onde passou (os contratos dele sequer têm multa recisória).
Pois bem, como são paulino popular que sou e não tendo sangue azul, anuncio minha licença de torcedor, e sinceramente não sei quando que volto a torcer, nem sei se volto.
Corinthianos, palmeirenses, santistas, etc, curtam o futebol, tirem bararto dos sãopaulinos, comemorem seus títulos, para mim acabou. Não vou conseguir torcer para um time que faz o que fez com um homem de bem como o Muricy.
Torço para que ele seja feliz, que o time que ele dirigir seja campeão e quanto ao São Paulo, não sei se isso passará um dia, mas ao menos por um bom tempo será para mim como é a seleção brasileira, uma equipe pela qual não me sinto minimamente representado.
Comentário por Fábio Pereira — 20/06/2009 @ 15:43
Birner, parabéns pelo post cara…o primeiro lúcido sobre toda essa sitação
Comentário por Luiz — 20/06/2009 @ 15:47
SPFC agiu como os outros, sim. E será um clube comum até a maldita Copa de 2014. Lembram-se da segunda metade dos anos 90? Pois é. Teremos que nos contentar com os Paulistinhas.
Comentário por Conrado — 20/06/2009 @ 15:47
É por isso que sou seu fã, Vitor. Não consigo mais ler os outros blogs e sites, com essa babação de ovo com o orelhudo caipira. Acho que caras como Juca Kfouri e Flávio Prado devem sentir algum tipo de atração sexual pelo Burricy. Ainda bem que existe a internet, aí posso selecionar o que eu quero ler.
Abraços
Comentário por Douglas — 20/06/2009 @ 15:52
A julgar pelo que você acabou de informar, Birner, a situação de Muricy era mesmo insustentável. Deve-se louvar a conquista de seu tetracampeonato (sim!!!) brasileiro, mas no SPFC a conquista da Libertadores é prioridade.
Comentário por Tiago — 20/06/2009 @ 15:59
HAHAHAHHAHAHa
QUANTA PREOCUPACAO COM O CORINTHIANS !!!
ALIAS, PQ SERA QUE A LIBERTINHA NO BAMBINAZO DE QUINTA NAO PASSOU NA GLOBO?
Comentário por escrachador — 20/06/2009 @ 16:19
Tenho muita gratidão ao Muricy. Ele deu a alma pelo Tricolor. Trabalhou de maneira seria e, mesmo cometendo seus pecados (improviso de jogadores, insistencia num unico estilo de jogo), amava o time e se dedicava a ele. Por isso, todo sao-paulino deveria respeitá-lo.
Mas nesse ano, alem de seus pecados dos anos anteriores, o cara subiu nas tamancas. Achava q so ele sabia de futebol, q era o melhor do Brasil eternamente. O resto da história era previsivel: arrogância, falta de diálogo, auto-confiança extrema.
Era inevitável a queda dele – até acho q ele teve uma sobrevida longa no cargo. CHEGA DE CHUVEIRINHO, CHEGA DE IMPROVISAÇÕES TOSCAS QUE SÓ QUEIMAM O JOGADOR, CHEGA DE PIVÔ, CHEGA DE RETRANCA.
Achei um pouco precipitada apenas a contratação de Ricardo Gomes. Mas, vamos torcer para que dê certo.
Comentário por Ze Luiz — 20/06/2009 @ 16:20
Parabéns Birner,pelo blog,pelas informações,seu trabalho é ótimo,muito esclarecedor,muitos cronistas esportivos antes de falarem sobre esse assunto deveriam primeiro ler o se blog e se interar dos acontecimentos,porque pela suas informações não teria a minima chance da continuidade do Muricy,que para mim ja vai tarde e muito tarde.
Comentário por Vanderlei Oliveira — 20/06/2009 @ 16:31
Estou triste com a saída de Muricy.
Mas gostei do seu post. Notícia verdade é o que todos nós procuramos. Parabéns! Vou add aqui aos meus favoritos.
Sobre nosso TRIcolor, resta desejar sorte ao novo comandante e agradecer muito ao Muricy.
abs!
Comentário por Gustavo — 20/06/2009 @ 16:33
Juvenal Juvencio e Muricy são dois boquirrotos!São Paulinos da pior qualidade.Ambos ficaram milionários com o tricolor.enquanto o Juju for o presidente (falta um ano de mandato)se não for haver um impeachment farei um ano sabático de futebol profissional.(só assistirei os jogod de quarta e domingo,os que forem ao sábado nem contem comigo!)Juvenal Juvencio é odestruidor de planteis do São Paulo,desde quando surgiu:vendeu tudo!Oscar,Dario Pereira,Silas,Muller,Pita enfim….enriqueceu eo são Paulo qando foi reformar o estádio(as molas da imprensa dos contrários )não havia dinheiro.Ressurgiu com o projeto do Marcelo PortugalGouveia e do pesoal do Clube Pinheiros,que vendo que Juju etanol tomou o cofre,estão fazendo o Clube Pinheiros passar aser o maior clube esportivo do Brasil,em tudo,menosno futebol……
Comentário por Luiz vidal — 20/06/2009 @ 16:52
é por ai birner, o muricy já não estava mais na msm pegada e é até compreensivo.
alguns pontos a considerar:
a diretoria errou e vem errando com as contratacoes
por conta disso alguns jogadores nao se bicavam
e por conta disso o muricy ja nao vinha tendo o msm respeito do grupo e jah começava a dar sinais de cansaço
a diretoria do sao paulo tem essa filosofia de gastar pouco e isso nao vai ser mudado.
se o muricy (ou qq tecnico) nao conseguir dar liga nesses jogadores medianos ele está fora do esquema
muricy conseguiu na garra por 3 vezes, com exceção de 2008, com times melhores q o atual
desta vez não deu e não há sinais que vai melhorar
a libertadores realmente tem peso, mas a perda dela não explica sozinha a demissão.
a apatia do time, q já nao se empenhava tanto, talvez.
outra coisa, o muricy já desperdiçou alguns bons talentos q nao se encaixavam no jogo q ele desejava
no fim, acho q o muricy escapou de uma roubada.
as perspectivas nao sao boas para nós saopaulinos, mas acho q o q ocorreu foi inevitavel dentro do contexto
o buraco é bem mais embaixo.
abrs!
Comentário por davi — 20/06/2009 @ 17:31
A informação vem do blog do Benjamim Back. O São Paulo está com dois meses de salários atrasados.
Comentário por Eduardo — 20/06/2009 @ 17:34
Sobre a observação: isso porque você pede apenas o devido crédito. Imagine se cobrasse… Sobre o Muricy, por mim eu trocaria os jogadores, especialmente os que supostamente trabalharam contra ele (não sei de nenhum, mas também não duvido que isso tenha acontecido).
Obrigado, Muricy!
Comentário por Alexandre Giesbrecht — 20/06/2009 @ 17:38
Vitor Birner, vc não gosta do Muricy de longa data.
Eu acompanho o programa do JK, na CBN, e volta e meia ele faz questão de enfatizar esta sua digamos implicância com o ex-treinador saopaulino.
Assim, vc tem motivos de sobra para comemorar a sua saída.
Além de problemas de relacionamento entre os jogadores, principalmente atacantes (mascarados, aliás), ouvi hoje de um jornalista da Rede Globo, no programa “Globo Esporte”, que há jogadores com o direito de imagem em atraso há 2 meses. Ora, vc bem sabe que jogador com salário atrasado finge que joga, vide o caso do Vampeta no Flamengo. Agora compreendo melhor a absoluta falta de empenho da maioria dos jogadores e, para isto, não há técnico que dê jeito.
Ou seja, o problema não é só do técnico, da falta de esquema tático ou de mau relacionamento entre ele e os jogadores, mas também de atraso no pagamento de salário, que é culpa exclusiva da Diretoria. Se esta informação for verdadeira, e parece mesmo que é, o Muricy foi utilizado por esta Diretoria incompetente como ‘boi de piranha’, o que é no mínimo uma demonstração de total falta de ética e de valores morais da diretoria para com o treinador – saopaulino de coração, honesto, sério e competente.
Fora Ju-Ju Ballantine’s, fora Leco, fora Jesus Lopes, fora MAC. FICA MURICY!!!
Comentário por Ricardo — 20/06/2009 @ 17:44
Vitor, Não há que se falar que o São Paulo “perdeu” 4 Libertadores, sendo que chegou apenas a uma final com o Muricy e perdeu. Outras oportunidades ficou no caminho, mas não chegou a final. Faz-se necesário ratificar essa informação, pois quem é desinformado achará que o São Paulo perdeu 4 Libertadores com o Muricy, que o não é verdade. Repito: Perdeu uma final e não chegou à final em outras três oportunidades sob o comando do Muricy.
Grande abraço
Fabrício
Comentário por Fabrício — 20/06/2009 @ 18:09
Birner, absolutamente perfeita a sua colocação. O Muricy não ficou 6 meses, foram 3 anos e meio. Parabens por tudo que conquistou, mas agora era hora de mudar.
Acho que a conquista do brasileiro do ano passado já foi sorte, o time vinha jogando mal demais, igual a este ano.
abraço e obrigado pela visão diferente da maioria.
Comentário por Cassius Medauar — 20/06/2009 @ 18:26
Birnao, pergunta provocativa: Voce acha que na historia do futebol, algum outro time tri-campeao nacional com o mesmo tecnico teve a coragem de demitir o tecnico tri-campeao ainda no inicio do torneio nacional seguinte por maus resultados em copas? Duvido. Acho que o Sao Paulo, mais uma vez, inovou. Aguentou M. de tudo quanto foi jogador, mas nao soube dar uma dura no Murici e caminhar com o trabalho. Na verdade, acho que o Paulinho tem a informacao mais verdadeira, acho que o presidente do Sao Paulo foi acuado pelo grupo do Leco, tendo sido, inclusive, ameacado politicamente e resolveu ceder. Lamentavel.
Comentário por Sergio Lima — 20/06/2009 @ 18:43
Parabéns à diretoria do São Paulo, pois agora, além de deixar um dos melhores técnicos do Brasil disponível no mercado, também correm o risco de fazer o time voltar àquela draga que foi o período entre 1995 e 2004. Essa foi só mais uma das atitudes ineptas da diretoria, que já há muito, vinha demonstrando deficiências: dois anos e meio sem contratar um único meia, graças em grande parte à inflexibilidade dessa política de contratações “à custo zero”. Jogadores que exercem essa função são escassos e, por isso, são muito desejados. Quando se espera seus contratos terminarem, já é tarde, aparecem clubes financeiramente mais poderosos. Falar que o elenco do São Paulo é o melhor do Brasil é ilusório. Faltam peças fundamentais desde o fim de 2006.
Comentário por Felipe — 20/06/2009 @ 19:05
Engraçado que agora os jogadores são santos e 100% profissionais. Vai em qualquer clube brasileiro e faça uma enquete. Veja que tipo de treinamento o jogador brasileiro prefere, se o “abominável rachão” ou treinamento tático, fisico e etc.
O que acontece é o seguinte, a diretoria tem contratado mal, o bom e barato, não está mais funcionando…JOGADOR derruba técnico e mais uma vez isso aconteceu. Muito fácil chegar aqui e dizer que o Muricy é o fdp, que a diretoria do São Paulo é plena, fantástica, não erra e que o jogadores são os mais profissionais e dedicados.
NUNCA vi jogador reclamar de rachão e olha que joguei nas categorias de base do palmeiras e do próprio são paulo.
Comentário por rafael guedes — 20/06/2009 @ 19:05
Acho que o Muricy ficou tempo demais, pelos seguintes motivos:
1º – Técnico brasileiro não sabe utilizar o elenco que possui.
2º – Jogador brasileiro não tem espírito coletivo, não aceita ser banco.
3º – Técnico brasileiro não tem mente aberta, não escuta nem a própria sombra.
4º – Em vez de montar um esquema tático respeitando as caracteristicas dos jogadores que tem em mãos, os técnicos brasileiros preferem enquadrar os jogadores no seu esquema tático favorito e quem se adapta não rende o esperado e os que não se adaptam vai para o banco ou são emprestados.
5º – Pelos motivos acima o jogador fica insatisfeito, a relação com o técnico fica estremecida e cria-se um ambiente ruim no clube.
Comentário por MARCEL — 20/06/2009 @ 19:14
Caro Victor Birner,
Até respeito você por ser são paulinho e jornalista formado, mas achar que o Muricy não faria nada para recuperar o comando você está de brincadeira. Como você escreve “Que perdeu 4 Libertadores, duas contra times com elencos inferiores e sem chutar em gol, e que nunca negou acreditar que nas derrotas nada se aprende.” agora me diz quem depois do Telê Santana fez melhor que o Muricy. O.O , P.C. Carpegiane, Nelsinho Batista, Paulo Autori que pegou o time pronto do Leão . Faça meu favor vai se começar a dar embasamento as derrotas ai para com tudo…. Parece que tem a mentalidade de corinthiano que faz tempo que não ganha nada e fica dizendo ” Ohhhhhhhhh são paulo pipoca em mata-mata e só ganha em pontos corridos ”
Vamos pensar um pouco
Comentário por Rodrigo Siqueira — 20/06/2009 @ 19:50
Mas que gota d’água mais MEIA-BOCA!
Volta, Muricy!
Comentário por Hector — 20/06/2009 @ 20:06
Acho que não é bem assim Birner. Respeito sua opinião, mas Muricy ganhou 3 títulos seguidos. Libertadores não é uma coisa que vem assim. Perde-se. Paciência. Muricy é carrancudo e teimoso, talvez, mas muito pior seria ser mau caráter, como Washington que deixou o Morumbi no segundo tempo do jogo e o Leco, que não faz nada em benefício do São Paulo a não ser querer as coisas da forma dele.
Não há como ter vontade de recuperar comando se toda hora que tem um revés tem um monte de gente tentando afundar o time. Com certeza o São Paulo perde muito mais que o Muricy.
Infelizmente nossa diretoria não tem humildade de reconhecer que o clube não é deles, mas de toda nação tricolor. Enquanto tivermos este pensamento, o São Paulo não será melhor que o Corinthians da MSI.
É uma vergonha não dar credibilidade ao nosso comandante, o único tricampeão brasileiro seguido. Isso ninguém vê. O que vocês acham que o Ricardo Gomes vai fazer?
Estamos condenados a enfrentar o mesmo hiato de 94 a 2003.
Comentário por Frederico Crestana — 20/06/2009 @ 20:07
Não tem sentido trocar o Muricy pelo Ricardo Gomes….
Qual a experiência do R.Gomes como técnico no Brasil…parece que foi treinador do Juventude…e atualmente estava na seleção de Monaco, sem expressão.
Falta curriculum para ser técnico do S.Paulo.
O Muricy que muitos criticavam, você Birner sempre cornetou, mas ele foi um vencedor no S.Paulo…a Libertadores é importante, mas não é tudo…estou com o Juca.
Abs
Comentário por Nelson Luna — 20/06/2009 @ 20:15
Birner, não é mais fácil explicar que o São Paulo não paga todos os salários há 2 meses. E isto é um fator preponderante para um grupo não render o seu melhor ?
Comentário por Claudio — 20/06/2009 @ 20:19
Birner, tem uma informação muito duvidosa no seu post. Como é possível saber onde o Muricy pegou a gripe?????? É forçar demais. Se vc queria derrubar o cara, ok, Mas devia fazer isso de forma transparente. Forçar essa informação assim, foi demais!!! O q tem alguém participar de um churrasco????? Esse é o ponto.
Outra: Desligar técnico depois de derrota é coisa de time descontrolado…. sem mando. Parece COrinthians…. Não adianta vc querer arrumar desculpa para isso…. e mostrar q o SP é diferenciado!!!
Adeus reputação internacional em 2009….. e adeus patrocinadores para Morumbi 2014!!! Não Acha???? Valeu Juvenal….
Comentário por Bruno Vicchi — 20/06/2009 @ 20:49
Ricardo Gomes.. é.. agora vai hein São Paulo.. direto pra Segundona.. mas com o Muricy, do jeito que tava indo.. ia pra onde? talvez pra Segundona também.. mas com Ricardo Gomes é mais assegurado.. a Segundona.. quem te viu quem te vê, São Paulo.. tá tudo errado mesmo.. diretoria, jogadores.. e, coitado, o Muricy também.. deu o que tinha que dar.. e não deu uma Libertadores sequer em quatro tentativas..
Comentário por Sidnei — 20/06/2009 @ 21:49
O Muricy tinha razão quando dizia que jornalista que não acompanha os treinos diários e não vive o dia-a-dia do clube, sem viver o que acontece nos bastidores, não pode dar palpites sobre escalação de jogadores.
Comentário por pascoal veneroso — 20/06/2009 @ 22:34
Dar rachão em véspera de jogo não é normal?No Fluzão era,todos os dias(hehehe),na época do Renato Gaucho e o time chegou até a final.
Isso não foi a gota dágua e, se foi, foi uma tremenda besteira que fizeram demitindo só por isso.
Abraços
Comentário por Ricardo Henrique — 20/06/2009 @ 22:36
Esta é a posição oficial do SPFC. A posição do Muricy é que a suas costas outros técnicos estavam sendo contactados. O Muricy deu mostras de que mentir não faz parte de sua conduta. Quanto aos outros, é dificl de acreditar.
Comentário por Leao — 20/06/2009 @ 22:46
Esta não é a versão oficial.
Ele não disse que o clube contactava outros. Ele falou que outros técnicos se pofereceram, e citou que o Cuca perguntou se deveria pedir demissão do Flamengo.
Ricardo Gomes deu entrevista no Sportv afirmando que foi contactado ontem de noite, foi pego de surpresa, e que nem assinou contrato. Só tem acerto verbal.
Comentário por Vitor Birner — 20/06/2009 @ 22:51
Birner tava quase certo essa demissao do cara se o time caisse na Libertadores antes da final, foi até do jeito pior com um time jogando nada e com excelente jogadores o melhor elenco do Brasil.
A diretoria fez certo em mandar ele embora após 3 anos e meio e nao foi 1 ano, acho q se fosse em 2007 essa demissao seria injusta, mas tá de bom tamanho saiu na hora certa e TRI BRASILEIRO saiu ainda por cima, se ele saisse com 5 anos no clube sem LIBERTADORES muitos iriam chorar tambem e dizer q a diretoria deveria mante lo.
Comentário por Fabio Tricolor Paulista — 20/06/2009 @ 22:47
Realmente Vitor,
A diretoria do São Paulo não erra nunca.
Demitir o técnico tri-campeão brasileiro, é de uma inteligência gritante.
Comentário por José Sales — 20/06/2009 @ 22:55
Do blog do Cosme Rimoli:
Muricy ainda estava no cargo e Cuca telefonava a Juvenal Juvêncio.
Pergunta se pode pedir demissão para assumir o São Paulo.
O novo treinador Ricardo Gomes, que está no Rio de Janeiro, diz que vai acompanhar com todo interessa o clássico de amanhã.
O jogo será entre Corinthians e São Paulo.
De onde Ricardo Gomes, que tem a chance da sua vida no futebol brasileiro, acompanhará a partida?
Da tribuna?
Do banco de reservas?
Das arquibancadas, ao lado da torcida Independente, comemorando se houver gol do São Paulo com os braços formando um ‘xis’?
Não.
Demonstrando muito interesse, ele vai trocar o programa Silvio Santos e vai assistir pela televisão a partida.
Refastelado no sofá, comendo, provavelmente pipocas, ele acompanhará o jogo.
Os câmeras de tevê são orientados para acompanhar a bola.
Ou seja: o telespectador segue a bola.
Fica impossível ver com precisão a distribuição tática dos jogadores.
O presidente Juvenal Juvêncio manda recado dizendo que Muricy entendeu errado o que falou de Cuca.
Cuca usa o site oficial do Flamengo para se defender, garantindo que não pediu emprego a Juvenal Juvêncio.
No discurso de despedida, Muricy revela que ‘faltou parceria’ aos jogadores.
E que, para ‘presevar o patrimônio do clube’, não tomou atitude contra vários deles.
Ou seja: preferiu perder o controle, o comando do grupo para preservar o clube.
Ele sabia que se afastasse do grupo os atletas que desejava, eles se desvalorizariam.
Em apenas um dia foi possível ter uma mínima noção de quantas coisas estavam erradas no São Paulo.
E que a arrogância de alguns dirigentes são-paulinos não se justifica.
O clube é tão ‘barraqueiro’ quanto qualquer outro do futebol brasileiro.
Por tentar manter essa pompa descabida que o clube atravessa essa crise pública.
Com direito a ‘lavagem de roupa’ em público.
Acabou a pose.
Comentário por Leao — 20/06/2009 @ 22:57
DEMORÔ !!!!!
Ainda bem, enfim o JJ abriu os olhos e viu que o Muricy é técnico para Portuguesa e times cariocas. Nivel Cuca. Nivel Geninho. Ganhou 3 Brasileiros?????? Teve participação, mas a conta muita a qualidade do elenco e a estrutura do clube, que funciona. Agora Ricardo Gomes é brincadeira. O cara NUNCA GANHOU NADA como técnico. OLHA, TENHO CERTEZA QUE FOI INDICAÇÃO DO RAI (primeira bola fora dele no SPFC) pois são muito amigos e o RG o ajudou muito quando o ex-craque do São Paulo chegou no PSG. O Rai deve ter falano pro JJ que o cara é bom, bom carater, inteligente, culto, tal, e o SPFC embarcou nessa. Vamos ver no que vai dar. Se pegar uma vaga, mesmo que repescagem, da Libertadores, tá bom demais.
Comentário por Marcelo Galvão — 20/06/2009 @ 23:01
Ridículo! Esse negócio de “perdeu 1 jogo, muda tudo” é coisa de carioca, lambaris, frangas e porcas. E olha onde eles estão em relação a nós ?!
Tornaram-se meros coadjuvantes.
É tão fácil assim esquecer que nós tínhamos apenas 3 brasileiros antes do Muricy chegar ?
E que ele, simplesmente, dobrou esse numero em apenas 3 anos e nos deu um inédito tri-campeonato. Realmente 100% de aproveitamento numa competição me parece pouco…
Torcedores-de-modinha, João Paulo de Jesus Lopes e Carlos Alberto Barros e Silva (escrevi certo o nome dos cornetas?) são os únicos que acham a Libertadores obrigação.
Um torneio que, de 15 participações, ganhamos 3. Ou seja, 1 a cada 5. Com o Muricy, perdemos 4, ou seja… se ganhássemos em 2010, a média continuaria a mesma. Sem contar que é um torneio que, até outro dia, estávamos 10 anos sem sequer disputa-lo, não é mesmo ?!
São-Paulino de verdade, ficou ainda mais fechado com o time após a derrota. É assim que a gente cresce e é assim que nos tornamos o clube mais vencedor do país do futebol. Contra fato, não existe argumento.
Demitidos deveriam ser: o Borges, por, convenientemente, começar a reclamar na época de renovar contrato (só eu acho suspeito?), além de Washington e André Lima, por acharem-se relevantes o suficiente para ter o direito de reclamar (o que eles fizeram por nós mesmo ???). O Dagoberto eu manteria… pode ser reclamão, mas da o sangue quando entra.
E quem contrataram como técnico ??? Façam-me o favor…. Ou efetiva o Milton Cruz (que é o único que poderia até ser rebaixado, – bate na madeira -, que a cornetada não daria um pio) ou então traz algum técnico que tenha como plano de CARREIRA o SPFC e não a seleção. E esse não seria caso do Pintado ou do Silas ???
Aparentemente, o melhor para o clube é trazer um técnico que entrará com uma expressão e sairá com… a mesma, uma velha conhecida chamada INDIFERENÇA.
Mas quem sabe ele não esboça um sorriso no final, grana no bolso pode causar felicidade…
Comentário por Enri — 20/06/2009 @ 23:09
entao o muricy ficou igual aquela pessoa q sabe q vai ser demida e fica fazendo corpo mole, q coisa, quem perdeu foi o só sp, pessimo profissional!
Comentário por paulo — 20/06/2009 @ 23:28
Lembremos que Luxemburgo continua no Palmeiras apos uma não classificação à Libertadores vergonhosa e agora após a desclassificação.
Qto a essa historia, Vitor, não sei quem lhe passa essas informações. Mas acho que é invencionice. Ora, o novo tecnico jah estava em conversas adiantadas. Logo, ocorria a dispensa. No maximo ela foi adiantada pela falta de treino contra o corinthians (acho que Murici ainda comandaria o time contra eles).
Comentário por Paula — 20/06/2009 @ 23:49
BINNER EU NUNCA GOSTEI DOS SEUS COMENTÁRIOS, PQ NUNCA ACHEI ELES BEM ARGUMENTADOS!! MAIS UMA VEZ VC PROVOU Q ESTOU CERTA!!
PRIMEIRO:GRIPE DEMORA DE 1 SEMANA A 10 DIAS PARA A MANIFESTAÇÃO DO VIRUS!! COMO Q DO SÁBADO PARA SEGUNDA O MURICY JA CAIU EM CAMA??
SEGUNDO: ISSO É APENSA A SUA OPINIÃO OU ESTAS INFORMÇÕES É DE FOTE CONFIÁVEL?
TERCEIRO:E SE FOR… ISSO SÓ MOSTRA Q O PRESIDENTE JUVENAL, NÃO DA AO TECNICO TODA LIBERDADE PARA ADMINISTRAR O TIME, ASSSIM… A CULPA DA DERROTA SAOPAULINA NA QUARTA É PRINCIPALMENTE DELE, POR NAUM ATENDER EXIGENCIAS DA COMISSÃO TÉCNICA E DESMMERECER UM TRABALHO DE 3 ANOS E MEIO, COMO FOI CITADO.
QUARTO: POR FAVOR,VC É UM JORNALISTA Q ESTÁ CRESCENDO, MAS POR FAVOR NÃO SEJA UM GALVÃO BUENO!
QUINTO: SE O CAMPIONATO BRASILEIRO FOR MENOS IMPORTANTE Q A LIBERTADORES, VC DEVE ESTAR CORRETO NAS SUAS OPINIÕES.. AGORA BRASILEIRO PARA MIM É TÃO IMPORTANTE QUANTO LIBERTADORES POIS ENVOLVE TODOS OS TIMES DO PAIS DO FUTEBOL E GRANDES TIMES…, E O MURICY TROUXE A TAÇA 3 VEZES, E TRARIA UMA QUARTA VEZ SE NAUM FOSSE A BAIXARIA Q FIZERAM COM ELE. OU SEJA, NÃO FALE QUE HOVE MAIS DERROTA DO QUE VITÓRIAS, POIS HOUVE UM EMPATE, PQ QUANDO PERDÍAMOS A LIBERTADORES GANHAVAMOS TODAS NO BRASILEIRÃO, FICAMOS CONHECIDO COMO O TIME QUE NÃO PERDE NUNCA(E ESSE TALVEZ FOI O PECADO) POIS OS DIRETORES FICARAM MAL ACOSTUMADOS, E DECIDIRÃO DEMITIR O MAIOR IDOLO TRICOLOR DA ATUALIDADE!
BEIJUS MEU FILHO E VE SE DA PRÓXIMA VEZ, VOCÊ SEJA MAIS FELIZ NOS SEUS POSTS
Comentário por JUHBILL — 21/06/2009 @ 0:31
Deixde eu lhe fazer uma pergunta técnica:
Se eu, por exemplo, decidir nadar numa piscina num local bem frio mesmo, gelado, de noite, com vento, só ficarei com febre depois de uma semana?
Se eu sair sem blusa na neve e no vento, só vou sentir algum sintoma uma semana depois?
Tem certeza?
Por favor, me confirme.
Aguardo a resposta
Comentário por Vitor Birner — 21/06/2009 @ 15:11
Gosto do trabalho do Muricy.Mas tomando por referência seu post,acho que de fato perdeu o rumo com esse elenco.Se fracassou em 4 Libertadores,ganhou 3 Brasileiros.Belíssimo trabalho!
Comentário por AUGUSTO CESAR — 21/06/2009 @ 0:38
Diretoria Tricolor
Agradeço muito a sua falta de paciência em manter Muricy Ramalho , detentor de 3 titulos brasileiros em sequência em 3 anos de trabalho muito eficiente e dedicado de nosso idolatrado discípulo de Telê Santana.
Por 3 anos seguidos ouvimos a mesma coisa : Muricy Ramalho está desgastado e pressionado merece demissão e em 3 anos seguidos a mídia queima a lingua ao final do ano quando Muricy ganha o Campeonato Brasileiro e é eleito MELHOR TÉCNICO DO BRASIL ( OBS : isso acontece a 4 anos ).
Todo ano elogio nossa querida diretoria por manter o ÍDOLO e homem de confiança da nação TRI-HEXA ( TRI-HEXA graças a ele se nao seria ZERO-TRI ) mas parece que eu estava enganado , NENHUM time brasileiro aprendeu a lição , não demita o técnico em um momento de fraqueza , acredite no seu trabalho , principalmente quando estivermos falando de MURICY RAMALHO !
É MURICY !
TRÊS TÍTULOS BRASILEIROS CONSECUTIVOS COINCIDÊNCIA ?
” ISSO AQUI É TRABALHO MEU FILHO “
Comentário por Henrique Budib Dorsa Pontes — 21/06/2009 @ 0:40
De todo os pots que li tratando sobre a demissão do Muricy, este foi sem dúvida alguma o mais tendencioso de todos.
Para mim alegar que a demissão se deu pela gripe que o Muricy pegou e pela falta de um treino, para mim não passa da mais esfarrapada desculpa.
É certo que a demissão do Mura já estava devidamente planejada pelo Leco e seus asseclas, e isto é fácil de se perceber, pois desde a hora do almoço vários sites e blogs já davam conta que a demissão do Muricy era questão de algumas horas.
E sendo bastante sincero, Birner, recebo essa sua ‘informação’ com todas as reservas possíveis, já que para mim você foi um dos que mais defendeu a saída do nosso técnico. Então não vejo em você a imparcialidade necessaria para tratar sobre este assunto.
Confio muito mais nas informações que dizem que JJ foi praticamente obrigado a demitir o Muricy, por conta da pressão insuportável que sofreu daqueles que detestavam o Muricy.
O São Paulo caiu sim na vala comum e está adentrando um terreno muito perigoso ao fazer a péssima escolha que fez do substituto do competente mas para alguns, antipático e prepotente Muricy.
Que Deus guie nossos caminhos a partir desta nefasta data…
Saudações Tricolores!
Comentário por Damiao M Pedro — 21/06/2009 @ 0:54
Por falar em pegar pizza de outro, o Benja do Lancenet disse que o motivo da saida não é só isso que voce diz Birner, Ele afirmou que os salários estão dois meses atrasados, inclusive o do Murici, e o do Rogério Ceni.
É verdade?
Comentário por Anderson — 21/06/2009 @ 1:26
Ué, o Muricy não é humano ? Não pode contrair gripe ?!?Não pode falhar em determinado momento ? Que treinador não erra ? Errou em quatro Libertadores ? Ué, mas não ganhou três brasileiros seguidos ?!? Só pode acertar, não pode errar ?!? Se o Muricy persistiu no erro, quantas o Luxembugo e outros não persistiram ? O SPFC estava muito bem de técnico. E o time não era de super-estrelas, era apenas mediano. Independente do técnico, errando ou acertando, dificilmente ganharia a Libertadores. O Cruzeiro, por exemplo, é mais time.
Desculpe Birner, mas se para você o copo está meio vazio, pra mim está meio cheio. Até parece que os técnicos são semideuses que só erram uma vez, duas no máximo, e portanto, não há razão para mandá-los embora… Seria então melhor contratar o Superman para treinar o SPFC. Está na hora de parar com essa supervalorização dos erros e acertos dos treinadores. Erram porque são humanos. Que técnico está à altura do Muricy para levar o SPFC ao título da Libertadores sem cometer erros ? Só se for o Felipão ou o Bianchi ! E olhe lá…
È só lembrar a quantidade de vezes que Telê perdeu decisões ao longo da carreira até chegar no SPFC. Os tais erros do Telê eram em enorme quantidade. Só para contar quatro vezes que o Telê errou em 4 brasileiros seguidos. Atlético-MG em 87, Flamengo em 88, Fluminense em 89 e SPFC em 90. Sem contar a eliminação do Palmeiras em 90. E justificaria demití-lo por esses erros ? Sir Alex Ferguson então já tinha que ter sido demitido há 20 anos do Manchester Unitedm seguindo a sua lógica, Birner, porque ele também errou seguidamente. E isso com um time com muito mais recursos que o SPFC.
É hora de parar de culpar o treinador e olhar para o elenco. Como quatro jogadores do ataque aparecem e questionam publicamente a posição do técnico em botá-los no banco, e a diretoria não os pune ?!? E o volante, o Eduardo Costa, que deixou o time na mão, fazendo aquela falta absurda no jogador do Cruzeiro ?!? Treinador não entra em campo. Faz o que pode, erra, acerta, ganha, perde. E Muricy teve 63 % de pontos conquistados em 360 jogos. Alguém exigir mais do que isso de um treinador é mostrar que está entre os 99 % de pessoas a que se refere Juvenal Juvêncio. Gente que, segundo o presidente do SPFC, não entende de futebol. O 1 % restante sabe que Muricy fez um bom trabalho. O resto é história…
Comentário por Fábio — 21/06/2009 @ 1:56
Fantastico Victor Birner!
Esse comportamento do Muricy é meio conhecido de quem frequenta o CCT.. ENgraçado que os jornalistas que tanto apoiam incondicionalmente o Muricy sao aqueles que nao frequentam o CCT.
Pra mim, essas informações sao novas e assustadoras. Vc tem muito credito. Gosto mais qdo vc fala aberto. As vezes vc deixa recados na entrelinhas… como no caso do time reserva contra o Corinthians no Paulistinha desse ano. Eu tinha uma fonte q dizia que o pedido tinha sido feito e que a decisao estava nas maos do JJ. Qdo li o q vc escreveu.. pensei “o JJ aceitou”.
Parabens
Comentário por Gabriel — 21/06/2009 @ 2:37
Feliz da direitoria que primeiro conseguir contratar o Muricy. Acredito que será o Palmeiras. Correndo em segundo lugar o Inter. A diretoria acha que ganhar Libertadores é fácil e se esquece que só Telê e Paulo Autori a ganharam pelo SPFC. O tricampeão brasieliro (Muricy) é muito maior que a diretoria do SPFC inteira.
Comentário por Kadu — 21/06/2009 @ 3:14
Comportamento no mínimo, lamentável de um técnico “profissional” de futebol.
Totalmente displiscente.
Sinonimo de anti-profissionalismo? Estas atitudes do Sr. Muricy.
Muito provavelmente este distinto Sr. já deve ter alguma proposta no minimo milionaria de algum time da Europa.
Lamentável!
Comentário por Marcio Garcia — 21/06/2009 @ 3:57
O cara ganha 3 nacionais seguidos e o mérito não é dele…
Birner o sp é como os outros, apenas teve um pouco mais de malandragem que não consegue repetir pois uns três ou quatro clubes acordaram…
Se o pessoal do Manchester pensasse assim o Ferguson não seria técnico do time ha tempos… lá os clubes são diferentes, aqui o sp só é um pouco mais maquiado.
É só ver o atraso nos salários divulgados pelo Benja no Lance.
Comentário por Marvin — 21/06/2009 @ 4:00
Ah Birner. Vocë saiu do alto patamar para a vala comum da imprensa esportiva brasileira, quando se trata de comentar SPFC.
Não vejo agora diferença alguma entre você e uns e outros (são tantos).
Primeiro você confia muito nas suas fontes de dentro do Morumbi. Direito seu. Ok.
Agora, uma diretoria que tem o Leco como diretor de futebol, não tem como ser vencedor. Esse cidadão sim é o maior responsável. Ninguém do elenco confia ou gosta dele. Mas claro, é camarada dos jornalistas.
Agora, o que me surpreende é que jornalistas como você se disponham ao conluio de opiniões assim. Para nós torcedores, tudo bem, mas vocês são pagos para analisar, e portanto não há que agir com a emoção.
Quais foram as duas libertadores que perdeu com time inferior? O Inter (2006) era melhor, o Grêmio (2007) só era pior na ótica paulista, o Fluminense ano passado tinha 3 jogadores que estão no atual SPFC, mais Conca, Thiagos e Luis Alberto, portanto não era pior de maneira alguma que o SPFC e o Cruzeiro desse ano é melhor que o tricolor, paciência. A diretoria não sabe o que faz no comando do time. Tudo o que conseguiram foi fruto do trabalho do Marcelo Portugal. Mas veja o legado do JJ:
- Golpe no estatuto do clube com a mudança de 2 pra 3 anos no mandato;
- Coadunação com o Ricardo Teixeira, para tentar um projeto pessoal de levar o Morumbi para a Copa 2014. Pra que???? Que torcedor saopaulino realmente se importa com isso???
- Contratação “no peito” de jogadores como Fabio Santos, Adriano e Carlos Alberto (piada das piadas);
- Resgate do péssimo Leco ( o mesmo que forçou Osvaldo de Oliveira no comando do time em 2002);
- Atuação ridícula no episódio da taça das bolinhas com o co-irmão Flamengo, agindo como dirigente de clube pequeno em que um trofeuzinho qualquer é a morte.
- Pressão para por o time titular para enfrentar o Corinthians nas semi do paulistinha 2009.
Essas são as que eu sei, imagina as que não são sabidas do público????
É claro, na hora do aperto, manda o treinador embora, afinal ele mandou o Eduardo Costa ser uma criança e dar um carrinho a 1 minuto do fim do primeiro tempo e então ser expulso. Mandou que o Washington matasse duas bolas de canela e não conseguisse dominar outras. Proibiu o Borges de chutar a gol. Vetou ao Hernanes de acertar passes de 2 metros. Mandou cavar um buraco no Ct pra lesionar o Ceni. Telefonou pro Dunga e pediu a convocação do Miranda. Implorou para o André Dias bater asas na grande área e fazer penalidade.
É Victor, chutar o balde como torcedor é fácil e eu o faço com tranquilidade, agora, de profissionais decentes, competentes e íntegros como vc, eu esperava mais, ao menos uma análise não personal da situação, mas, como disse a pouco tempo, me enganei e essas coisas é que afastam gente de bem do futebol pois fica nojento. Desculpe a sinceridade. Vc não manda no clube e não é o responsável pela queda (embora tenha aquele episódio estranho de 2007 do post do Abelão) mas eu poucas vezes vi aqui críticas a PÉSSIMA gestão do Juvenal Juvêncio, tido como alguém que entende de futebol…Ta certo, vai ver de futebol de botão….
Comentário por Pedro — 21/06/2009 @ 9:25
Birner,
No Corinthians ou, por exemplo, no Flamengo e na maior parte dos clubes ele teria sido demitido ainda em 2006.
Além do mais, o cara tem ficar para sempre para mostrar profissionalismo? O pessoal não sabe ou esquece que Ferguson, além de técnico, é manager do Manchester????
Birner, varias vezes eu fui trabalhar gripado, com crise renal, não porque sou melhor do que ninguém, mas nesses dias minha presença no meu trabalho era fundamental.
Em um dia mais calmo, com gripe ou dor, não iria, agora o Muricy ficar 2 dias sem aparecer, mesmo na véspera do “ jogo do ano”até então, na boa, aí tem…
Tenho certeza que no CT tem todo o aparato que ele precisava e se ele tivesse que ser removido com urgência, o São Paulo não pouparia reforços.
Acho que boa parte da imprensa, a parte bem intencionada, vê no Muricy a figura do bom selvagem, o cara grosso, rústico, mas honesto e puro.
Eles vêem nele um nêmeses para o Luxa, por isso essa devoção cega. Típica de esquerdistas que até hoje fazem vista grossa para Cuba só porque não gostam(gostavam, agora tem o Obama) do EUA.
Não tenho nada contra o Muricy, até acho ele um cara legal, mas o São Paulo pode mais.
Comentário por Losovoi — 21/06/2009 @ 9:53
Ah !! Que coisa horrível… Que insensatez… Esse é o clube que dever ser admirado ? Pelo amor de deus… Estas notícias tem a clara intenção de salvar a pele da diretoria como se ela fosse dotada de genios e queimar o técnico junto a torcida. Pelo amor de Deus Birner… vc está caminhando pela avenida Milton Neves. Todo relacionamento tem um fim… é ponto final. Seria melhor que a diretoria assumisse que queria dar uma renovaçao nos metodos de trabalho e só. Um absurdo…
Comentário por antonio sergio — 21/06/2009 @ 11:20
Olha aí, centroavante que não cobra penalti é grosso, e isso vale para todos.
Agora, porque ninguém fala do rogerio ceni? o sujeito deixou o morumbi antes do final da partida, pelo jeito não aguentou a barra e fugiu da responsabilidade… e isso não é papel de liderança, mesmo que esteja encostado…
Comentário por kato — 21/06/2009 @ 11:43
Caro Birner: – Pelo que sabemos do Muricy, dificil acreditar, porém acredito, porque foi você que escreveu. Só acho que é normal o desgaste e Ele já devia estar determinado a sair. O erro do Muricy foi tentar adiantar o Hernanes, o jogo do cara acabou, pois não se adaptou, e milhões de outras coisas. Para encerrar quem foi Tricampeão Direto sem “pipocação” e não vale o Minelli que mudou de Clube em seu tri, num Clube só? foi Muricy e isso basta.
Comentário por Reynaldo Nogueira — 21/06/2009 @ 11:53
Bírner,
O São Paulo agiu como um outro time qualquer. O que manteve Muricy em seu cargo foram os brasileiros por ele conquistados, nada além disso. Ou o amigo acha que se o São Paulo tivesse obtido os resultados do Flamengo nos últimos anos o Muricy duraria três anos e meio?
Muricy Ramalho nos últimos quatro anos foi o melhor técnico brasileiro em atividade.
Abraços
Comentário por Visão Desconexa — 21/06/2009 @ 12:26
Birner, o SPFC seria igual a qualquer clube se o Muricy tivesse sido demitido qdo perdeu de 4×1 pro São Caetano na semi do paulista de 2007, mas esperou e viu que varios tabus positivos foram quebrados sob o comando de Muricy, “não eliminação por brasileiros em libertadores”, hoje parece que o SPFC pega time brasileiro em qualquer mata-mata e pipoca. Bom acho q o Muricy nunca foi lider, o RC era o cara q apaziguava as situaçoes dificeis dentro do grupo. Dúvido que as 3 reviravoltas dos brasileiros forarm orquestradas pelo Muricy, pra mim ele éra um burro com sorte de estar no São Paulo. Qto ao Ricardo Gomes, vou esperar, mas acho q é uma aposta para utilizar melhor a categoria de base do tricolor.
Comentário por Victor — 21/06/2009 @ 13:44
Tentar fazer o Murici passar por mentiroso, eh uma baixaria horrorosa. Blindar o clube por paixão, até se aceita, mas, uma coisa dessas eh de corar qualquer um.
Comentário por Anderson — 21/06/2009 @ 14:23
O Muricy sempre foi mediano e o elenco fraco,Nos campeonatos locais o SPFC, com muita eficiência, montouum esquema de arbitragem brilhante.O mesmo não conseguiu na Libertadores. É tão simples quanto isso
Comentário por nelson — 21/06/2009 @ 16:42
Juvenal não está a altura para presidir o tricolor. Muricy, verdadeiro sampaulino não merecia ser demitido desta maneira. Pior fez o Leão ao deixar o Falcão no banco, sem lhe dar nenhuma oportunidade. Juvenal tá pensando no dinheiro que está deixando de ganhar com a venda do Hernanes. Se ele parou de jogar, não foi por culpa do Muricy, que lhe deu diversas oportunidades de jogar. Mas ele não está jogando nada: subiu no salto, como o W9! Trocar um vencedor por um perdedor…não consigo engolir isso! Acho que vou vomitar…
Comentário por Canadura — 21/06/2009 @ 17:42
Acho o Muricy o grande treinador. O cara foi tri campeão brasileiro e entendo que com um time normal, sem grande estrelas. Quando procuro entender como o SPFC foi tri brasileiro acredito que o maior responsável foi o Muricy, pois o time nunca dependeu de um ou outro jogador.
O SPFC precisa renovar, é só isso! trocar o técnico era necessário para oxigenar o grupo, creio que dois ou 3 jogadores também serão necessários. Mas nunca podemos esquecer que esse grupo foi VENCEDOR!!!!
O que me preocupa e o JJ querendo se perpetuar no poder, isso é complicado. O cara foi bem mas renovar é preciso, isso sempre foi a força do SPFC, se perdermos isso tenho medo de estarmos vendo o nascimento de um mustafa/dualib/etc…
Comentário por adao — 21/06/2009 @ 18:06
BIRNER O QUE ACHA?
muricy, cansado do seu ciclo;
Inter adora Muricy.
Inter, considera dificil reverter a copa do brasil.
Muricy, fez um bom trabalho no Inter em 2005.
Jornais em julho:
dia 02 de julho, corinthians campeão da copa do brasil;
dia 03, tite vê situação delicada;
dia 04, Muricy novo treinador do inter.
o que acha?????
me parece que o resultado de quarta, levou a uma desmotivação no inter, um sinal para o Muricy e isso explica gripe, falta de energia, etc…
em fim, uma situação de “derrota conveniente”, daquelas que encerra um ciclo para início de outro (rumo a um evidente título brasileiro – Muricy + Inter).
Comentário por adao — 21/06/2009 @ 18:36
Fábio — 06/21/09 @ 1:56, disse tudo. Concordo 100%. Se um tecnico tiver que ganhar 50% das competições que participa, meu Deus, teremos demissão em massa!
No mais, segue-se a cantilena de que o time é bom. Não é! Que tudo é tão lindo e maravilhoso que os jogadores e comissão tem a obrigação de vencer! Calma lá! Existe um adversário do outro lado! Que pode ser tão qualificado quanto e estar em melhor fase!
Comentário por Paula — 21/06/2009 @ 18:50
Ele não ir no CT ver os caras é ruim mesmo… algo de podre já se avistava. Acho inclusive que ele sabia que seria fritado!
Agora, pergunta repetida que não quer calar: O ROGERIO CENI SAIO DO MORUMBI ANTES DO APITO FINAL? CADE A LIDERANÇA? BELO EXEMPLO ESSE, SÓ APARECE PARA A MIDIA?
Comentário por Paula — 21/06/2009 @ 18:57
Saiu tarde. Excelente tecnico, mas que nao tem humildade. O que interessa e a libertadores e foi muito incompetente. Mas o Gomes tbm já é sacanagem ….
Comentário por gabriel — 21/06/2009 @ 19:26
E pensar que o sr. RICARDO GOMES é genro do sr. RICARDO TEIXEIRA. E que sua esposa é do comite de estádios da FIFA….. aí tem !!!!!!
Comentário por Waldir — 21/06/2009 @ 21:52
Quatro libertadores do Muricy:
2006 – O Inter tinha mais time, no mínimo igual, e o Josué foi expulso no Morumbi. Inter tinha Alex, Sóbis, Fernandão, Jorge Wagner, Tinga….. uma baita time;
2007 – O São Paulo tava costurado, tinha perdido Danilo, primeiro ano sem ligação. Jogadores estavam chegando. O Grêmio tinha sido montado no ano anterior, Diego Souza tava comendo a bola, e o Grêmio chegou na final. a diretoria do São Paulo errou mais que o Muricy;
2008 – A diretoria cometeu erros estúpidos. O elenco não estava bem. Brigou em concentração. Adriano deu trabalho, e o Fluminense tinha um bom time, tanto que dizem que o elenco este ano foi reforçado com três jogadores daquele time;
2009 – O time do Cruzeiro é melhor que o time do São Paulo. São Paulo só tem mais elenco porque tem mais opções de volantes para o meio. O ataque e a meia do Cruzeiro são melhores. As laterais são melhores. A zaga do São Paulo é melhor com Miranda e Andre Dias. Miranda não jogou;
Já que qualquer um mesmo ganharia os Brasileiros porque o elenco do São Paulo e a estrutura do clube são magníficos, nem precisamos falar nada. Porque seja qual for o técnico, seremos campeões brasileiros para sempre, afinal o Muricy não teve mérito, qualquer um teria ganho. Quero ver ganhar agora!!! Quero ver quando vamos ser campeões brasileiros novamente!!! Quero ver se vamos nos classificar pra libertadores, pelo menos!!… ou se vamos ganhar o Paulista ano que vem e escutar presidente e diretores dizendo: Olha lá, ta vendo, faziam 4 anos que não ganhávamos o Paulista, veja como o Ricardo Gomes é um gênio!!!!!!!! Veremos!!!!!! E cobraremos!!!!!!!!!!!!!!!
Comentário por Leandro Gouveia — 22/06/2009 @ 0:28
Leandro, você sabe do respeito que tenho por você, e não vou mudar suas preferências.
Mas faço questão de colocar algumas coisas sobre as Libertadores.
2006- O trabalho de Muricy foi ruim contra Chivas na primeira fase e diante do Palmeiras nas oitavas. Contra o Estudiantes, nas quartas, sem exagero, foi péssimo. Lá, no primeiro jogo, e depois, após quase 2 meses de preparação por causa da Copa do Mundo, pior ainda.
No beira-Rio matou o São Paulo com as entradas de Thiago Ribeiro e Alex Dias que não faziam gols nem em jogos difíceis do paulistinha. Sobre o jogo do Morumbi…veja a semifinal do Inter contra o Libertad, note a dificuldade Colorada nma bola aérea com as saídas erradas de Clemer e explique a ausência de Aloísio no Morumbi.
Em 2007, o Grêmio tinha Saja no gol, Patrício, Willian, Teco e Lúcio na zaga. os volantes eram Sandro e Edmilson. O São Paulo, nos mesmos lugares, tinha Rogério ceni, Ilsinho, André Dias, Miranda e jadilson (hoje semifinalista da Libertadores. No São paulo não conseguiu). Os volantes eram Josué e Souza (destaque na criação do semifinalista da Libertadores de 2009 Grêmio, mas que na época foi proibido de avançar para cobrir Ilsinho). Veja a diferença gigantesca de qualidade da estrutura dos times e entenda o vareio gremista do Olímpico pela diferença de qualidade de Mano menezes e Muricy.
Leandro, aqui, em texto, é impossível dissertar. Por isso paro por aqui. pessoalmente, se um dia tiver a oportunidade, eu posso citar dezenas de detalhes.
O Muricy precisa de tempo, sabe trabalhar times, mas o tempo não existe no atual momento do futebol, e quando teve, em 2009, com a manutenção do elenco campeão nacional em 2008 (em tese deveria estar entrosado) e contratação de jogadores pedidos por ele.
Mas como o próprio disse: ” não deu liga”.
Como o time montado por ele junto faz mais de ano não dá liga?
Bela explicação.
O trabalho nada tem com isso?
Desculpe, não dá mesmo, mas não a liga.
Abraço!
Comentário por Vitor Birner — 22/06/2009 @ 7:07
opa, Birner essa noticia no comentario do Waldir procede?
“E pensar que o sr. RICARDO GOMES é genro do sr. RICARDO TEIXEIRA. E que sua esposa é do comite de estádios da FIFA….. aí tem !!!!!!”
se isso for real a diretoria do SPFC, ta fazendo de tudo para ter essa merda de abertura de copa no morumbi, a maior perda dos ultimos anos do SPFC foi Tele Santana e agora Muricy a proxima eh Rogerio Ceni.
Comentário por SAO! — 22/06/2009 @ 0:42
Birner,
Bom dia.
Eu vou discordar de você e me “juntar” ao Leandro.
Eu acho o time do Inter 2006 uns 40% superior ao SPFC. Tanto é que foi campeão, segundo no BR06 e ganhou do Barça. Sem falar na falha grotesca do Ceni no jogo do Beira Rio. E veja, não quero queimar o nosso maior ídolo, quero apenas mostrar que homens falham, e o time falhou muito. O Josué por exemplo, é imperdoável o que ele fez.
Quanto ao Grêmio 2007 eu acho que tinha o mesmo nível do SPFC a época, perdia em algumas posições, ganhava em outras, mas tinha em seu meio campo dois excelentes jogadores (Tcheco e D. Souza). Se Edmilson e Sandro Goiano eram inferiores A Josué, sempre foram e serão superiores ao Richarlison. O Jadilson não jogou absolutamente nada no tricolor, e estava em sua posição de origem, com liberdade, não podendo portanto ser responsabilizado o treinador pelo fracasso dele. Nesse ano (2009) ele está no Cruzeiro, é verdade, mas o titular é o Magrão, ele nem banco tem pego direito, então não é comparação. O Grêmio ainda tinha o Carlos Eduardo que infernizou a vida do SPFC, mesmo não sendo destaque, deixou o D. Souza livre em vários lances.
Em 2008 o Flu era no mínimo igual ao tricolor. Eu paricularmente acho que era melhor. Tinha o melhor zagueiro do país até então (Thiago Silva) ao seu lado o Luis Alberto que é e sempre foi seguro. Tinha Jr. César na lateral (que fomos buscar e elogiado foi), Arouca (tbm nosso agora) e o Igor (que se não é gênio, estava melhor do que o Hernanes hoje), Conca e Tiago Neves (baita meio de campo) e na frente o Washington além do Dodô que fez o gol de empate no lance seguinte ao gol do SPFC em uma bobeira da zaga (que tenho certeza, não falhou a pedido do treinador).
Esse ano o time, elenco e momento do Cruzeiro é infinitamente superior ao do SPFC, não dá nem pra comparar. Sem contar que o time perdeu o ritmo por ficar tanto tempo sem jogar.
O que eu acho é que, somos humanos e como tais, estamos sujeitos a paixões, empatias e birras. Você Birner, é um cara bacana e admirável pelo que faz. O acompanho e gosto do seu trabalho. Não é o tema SPFC que o descredenciaria a ser um brilhante jornalista.
Eu apenas acho que você esperava mais do Muricy, desde o início. Torceu para que ele saísse após a perda da libertadores em 2006 e foi criando birra. Não com a pessoa, mas com o trabalho do treinador. E isso é normal e perfeitamente aceitável, embora no seu caso seja delicado pois vc é obrigado a se expor falando, escrevendo, dando opinião nos veículos para os quais trabalha. E ai a galera cai em cima, não do Birner, mas de um canal de vazão qualquer. Todos sofremos com as perdas do time. A saída do treinador é uma perda também. Não só pelo seu trabalho, sério e honesto (coisa rara) e nem tão brilhante, mas mais pelo fato de nos iludirmos que o São Paulo Futebol Clube tivesse uma estrutura diferente no pensar também. Mas não tem. O Juvenal é péssimo estrategista. Está pra lá de envaidecido com a idéia de colocar o Morumbi na copa, o que pra nós, meros torcedores, não faz a menor diferença, visto que o valor a ser gasto com reformas e demais, seria melhor aplicado se na estrutura dos CTs, jogadores (um meia, pelo amor de Deus) e em algumas pequenas reformas no Morumbi. Eu quero lá me gabar de que a copa teve 2 jogos no estádio??? Pra que? Eu quero é ver o time correndo, jogando, ganhando. Mas pra isso os salários precisam estar em dia. A comissão precisa ser coesa, o time precisa estar atendido, como foi acostumado, e ao que ouço por ai, não está.
Comentário por Pedro — 22/06/2009 @ 10:46
Até a bobagem de ser eliminado para times inferiores você estava indo bem.
Ahhh… e o volante ao lado do LUCAS era o GAVILLAN.
DÀ-LHE GRÊMIO!!!
Comentário por Guillermo — 22/06/2009 @ 13:31
Continuo bem, pois o Lucas estava machucado e Gavillán que nunca passou de no máximo mediano era reserva e entrou no segundo tempo.
Comentário por Vitor Birner — 22/06/2009 @ 13:43
Olá vitor,
É dificil de acreditar que o Muirici tratou com tanto desprezo uma decisão tão importante contra o cruzeiro, se fez isso tinha que sair mesmo, acho que ele queria sair.
Que crise incrivel está vivendo o são paulo e depois de um tri nacional seguido e com a manutençao de todo time tri campeao (com reforços). Não dá para entender como um time (incluo ai técnico, comissão técnica, jogadores e diretoria) organizado e diferenciado como todos dizem, deixa o time chegar numa situação como está. Beira a humilhação. E vou torcer muito mas Ricardo Gomes pra mim vai ficar dificil até pra ficar no g4 e disputar alibertadores em 2010.
Valeu
Comentário por carlos henrique — 22/06/2009 @ 20:08
Excelente matéria, se é que posso chamar assim, só faltou uma coisa… o outro lado.
Comentário por Antunes — 23/06/2009 @ 12:59
Correto seu comentário, nada contra Muricy, porém, na segunda Libertadores perdida, já teriam que tomar alguma atitude, são 4 oportunidades de ganhar a Libertadores e quem sabe Mundial, o que é mais importante, Brasileirão ou Mundial? Lógico que é Mundial, foi dada oportunidade demais para Muricy, ele não pode reclamar de nada, um clube organizado como SPFC, não tem desculpa para derrotas, acho também que nos ultimos tempos deram muita moral, e ele se achou o dono não do time, mas, do Clube….
Comentário por Corrêa Filho — 27/06/2009 @ 21:03
Perfeito o comentário do Pedro e ainda acrescento que também faltou a outra parte da história.
Comentário por Kelly — 28/06/2009 @ 3:33
Não, Kelly. na verdade falta muita coisa da história, Muita mesmo. tem um texto do Alexandre Lozetti que explica bem. Talvez eu publique. Ele permite.
Abs.
Comentário por Vitor Birner — 28/06/2009 @ 3:42