Outro São Paulo na estréia de Ricardo Gomes

29 jun

Análise de jogos, Birnadas

De Vitor Birner

Logo na primeira partida Ricardo Gomes deixou claro as pretensões de mudanças na forma do São Paulo atuar.

Quer ver a bola mais tempo no chão.

O time tentou e não decepcionou.

Criou oportunidades como raramente havia conseguido

Com a gorduchinha rolando, de dentro da área, e em bom número.

Se Washington e Borges tivessem finalizado com mais competência, o São Paulo teria feito mais 2 ou 3 gols.

Poderia ter sofrido 1,2 ou 3 também.

A equipe ficou exposta aos contragolpes e não levou nenhum porque os profissionais do Timbu sofreram do mesmo mal da dupla de atacantes anfitriã.

Só por isso Denis escapou de sentir o desagradável sabor de buscar a dita cuja grudada na rede.

Algumas coisas devem ser levadas em consideração.

O novo treinador modifica o jeito do time atuar.

Não acabará com o vício dos cruzamentos do dia para a noite.

Nem acertará o sistema defensivo tão rapidamente.

Muricy deixou o time desunido, desequilibrado, com futebol feio.

Gastava 7, 8, 9 meses para arrumar a equipe.

O mínimo que o são-paulino coerente e fã de Muricy fará é apoiá-lo da mesma forma como fez com o antecessor.

Entretanto há a chance, pela forma como atua, de ganhar e perder por diferença de gols maior.

Goleadas pesam bastante, tanto contra quanto a favor de quem trabalha sob desconfiança de muita gente.

Dupla de ataque

O novo jeito do São Paulo atuar não exige o pivô de área. Dá para jogar ou com Borges, ou com Washington.

Eles, no sábado, não formaram uma dupla.

Especificamente sobre o jogo diante do Timbu.

A vitória e riscos corridos foram possíveis graças á fragilidade do rival, ainda perdido, em especial no sistema defensivo. Talvez diante de time mais eficaz no contra-ataque e defesa melhor o custo pelos erros fosse cobrado.

Márcio Bittencourt costuma armar boas defesas.

O tri defensivo, volante e zagueiros, teve Jean Rolt, Renato Silva e Eduardo Costa. Com André Dias e Miranda, e talvez com Zé Luís que não deseja atuar na direita e pode brigar com Eduardo Costa pela vaga, ou ainda Jean, funcionasse melhor.

O primeiro gol foi muricyano.

Fazer gols de cabeça é mérito.

Todavia tentar marcá-los apenas assim ou de fora da área quando as possibilidades são maiores é pecado.

O São Paulo mereceu a vitória.

No player abaixo você pode ouvir os gritos de Ricardo Gomes durante o jogo. O som captado pela equipe técnica da CBN durante a conversa na transmissão é claro. 

Enquanto o narrador Marcelo Gomes e o comentarista Paulo Passos conversavam, Ricardo Gomes pede para o São Paulo “jogar pelo chão”.

O chefe de reportagem do esporte do Sistema Globo de Rádio, André Sanches, do estúdio, onde cuidava do chat e preparava o pós jogo que ele mesmo apresentou, falou o óbvio.

Confira.   

Feed RSS dos comentários deste post URL de TrackBack

71 Comentários »

O Muricy diz que o elenco de 2009 é bem melhor do que o do ano passado. Portanto, qualquer coisa menos que o título deve ser debitada na dupla “técnico que fala francês/diretoria de primeiro mundo que não erra nunca”. E “se Washington e Borges tivessem finalizado com mais competência”…eles não seriam Washington e Borges.

Comentário por Conrado — 29/06/2009 @ 2:35

O Muricy deveria ter feito o time joga melhor que no ano passado. Muricy fala muito, diz várias bobagens, é prepotente, dono das revelações dos outros e vitórias coletivas, mas não tem culpa nenhuma pelas derrotas, pois como ele mesmo diz, “não aprendo nada com derrotas”.

Comentário por Vitor Birner — 29/06/2009 @ 13:17

 
 

Just in case, cruzamento não é vício é uma arma, uma ferramenta. Só não pode ser a única, como vinha sendo com o Muricy.
Espero que RG aumente esse repertório.
O S.Paulo tem jogadores com qualidade suficiente e que podem e devem executar tarefas um pouco mais, digamos, futebolisticas.
O time peca por não saber valorizar a posse de bola (qdo está em vantagem no placar), são facilmente desarmados,parece que não sabem proteger a bola.
E, pior, a saída de bola (principalmente pela direita) é um lixo, lenta.
O contra ataque consequentemente não existe.
O passe melhorou e o começo de jogo foi promissor, muito toque de bola e passes rápidos. Isso deu o dominio quase total do jogo ao S.Paulo. Mas o gol não saiu e a insegurança começou a tomar conta do time.
Depois do gol no comecinho do segundo tempo é que mostrou o legado de Muricy. O time recuou pra tentar o contra golpe. E aí os defeitos que citei acima apareceram. O time não conseguiu trocar três passes e foi dominado pelo Náutico, que só não empatou por sorte (azar deles).
RG mexeu no time e saída do Washington o time se acertou em campo de novo e o toque de bola melhorou.
A entrada de Oscar mostrou que vamos ter novidades daqui pra frente.
Acho que vai dar.

Comentário por Bob que Vale — 29/06/2009 @ 2:53

O Ricardo Gomes, antes de elogios e críticas, precisa de tempo. Todo mundo está de olho, pois ele precisa provar competência. As intenções são boas.

Abraço!

Comentário por Vitor Birner — 29/06/2009 @ 13:15

 
 

Achei que ele começou bem. Se ele fizer o arroz com feijão o São Paulo vencerá partidas e a confiança voltará.
Não gostei da escalação do Eduardo Costa, prefiro o Jean.

Abraço!

Comentário por Leonardo — 29/06/2009 @ 7:51

É algo que o treinador vai avaliar com o tempo. Ele mesmo disse que não tinha visto o time jogar direito.

Abraço!

Comentário por Vitor Birner — 29/06/2009 @ 13:18

 
 

“Muricy deixou o time desunido”
Pobre de vc birner. lamentavel

Comentário por Paulo — 29/06/2009 @ 8:55

Paulo, pobre de você que não sabe o que se passa no clube e acredita em lendas.
Lamentável é seu comentário. Você conhece o dia a dia do São paulo tão bem?
Aliás, se não souber de muita coisa que ninguém sabe sobre os bastidores do São Paulo, deplorável.

Comentário por Vitor Birner — 29/06/2009 @ 13:22

 
 

Fui ao MorumTRI, tomei chuva, passei frio, mas saí com esperança de ver o time jogar melhor daqui pra frente!!!
Acredito que o time renderá mais com Dagol e Borges, ou Dagol e Washington (quando melhorar a fase).
Marlos é o cara, busca o jogo, é rápido e dribla bem…
Richarlyson tem tudo pra voltar a jogar bem no meio, não há quem possa reclamar dele, foi guerreiro…

Vamos Tricolor!!!

Comentário por Silvio Junior — 29/06/2009 @ 9:03

Silvio, quem vai ao estádio constantemente e não frequentava churrascos específicos tem opinião similar.

Abraço!

Comentário por Vitor Birner — 29/06/2009 @ 13:25

 
 

HAHAHA
OS GOLS SAIRAM DE CHUVEIRINHO A LÁ MURICY!!!! CEGO É QUEM NÃO VÊ!! CEGO NÃO BURRO!!! O PROBLEMA NÃO ERA O MURICY O PROBLEMA É OS JOGADORES!!!! NO PROXIMO JOGO TA APANHANDO DENOVO SOFREU PRA GANHAR DO NAUTICO IMAGINE DE TIMES GRANDES!!!!

Comentário por CARLOS — 29/06/2009 @ 9:23

Burro é quem cobra do Ricado Gomes em 2 ou 3 jogos o que Muricy não conseguiu fazer com este elenco, praticamente o mesmo desde o ano passado.
Burro é quem está atrás do teclado achando que tem noção do que realmente se passa em todos os lugares.

Comentário por Vitor Birner — 29/06/2009 @ 13:32

 
 

Birner, a torcida que idolatrava o treinador, não o time, não vai ao estádio em caso de vacas magras. As arquibancadas ficarão para os sãopaulinos de verdade que acompanham o time seja contra o Barcelona, seja contra o Comercial-MS.

Eu, particularmente, estou otimista. Não em relação a título, mas em uma reconstrução, pois o antigo treinador pegou um time campeão do mundo, arrumado, montado, entrosado, e entregou um arremedo de equipe.

Creio que a estrutura tricolor permite se recompor mais rápido do que a média do futebol brasileiro. Sem contar que com uma mudança a coisa só tem a melhorar.

Nos tempos de Muricy o São Paulo sempre jogou feio ganhando de 1×0, garantindo-se com uma defesa monstra. Claro que não funciona em mata-mata, mas nos pontos corridos, com elenco grande e estrutura melhor, não foi tão difícil ser tricampeão como parece.

Até porque desde que o campeonato passou a ser por pontos corridos, o SPFC não ficou entre os três primeiros somente em 2005, quando se preparava para o mundial e até deu férias para parte do elenco durante o torneio…

Em 2003, por exemplo, Rojas, assumindo no meio do campeonato e perdendo Kaká, levou o time à Libertadores, atrás apenas do Cruzeiro multicampeão daquele ano e do Santos do Robinho.

A defesa está mal esse ano todo. O sistema defensivo funcionou no máximo 15 partidas nos últimos 18 ou 20 meses.

Nas semifinais do paulista, por exemplo, o SPFC não tomou duas goleadas porque tem dois baita zagueiros (André Dias e Miranda) e também foi demasiadamente respeitado pelos atacantes do Corinthians.

Sábado não notei diferença do sistema defensivo, mas creio que ele tende a melhorar, porque deixar pior do que estava é tarefa mais difícil.

Comentário por Fabio Venturini — 29/06/2009 @ 9:42

Fábio, quem frequenta estádio com sacrifício e não ganhava tapinha nas costas ou atenção especial, tem opinião parecida com a sua.
O Ricardo Gomes precisa provar competência. Como o treinador anterior gastava 8 meses para arrumar o time, os são-paulinos coerentes esperarão e apoiarão como fizeram com Muricy.
Pois se fizerem outra coisa vai ficar estranho. Vão parecer mucianos e não são-paulinos.
Quem cornetava antes pode seguir na mesma linha.

Abraço!

Comentário por Vitor Birner — 29/06/2009 @ 13:37

 
 

Como são as coisas hein Birner. Dias antes do jogo com o Cruzediro, o Zé Luiz dizia, que não era mais volante e que agora era lateral, não se sentindo improvisado pelo MR. Bastou o técnico sair, para ele mudar de opinião, pois em entrevista após o jogo, no sábado, ele falou extamanete o contrário, ou seja, que deseja brigar por um lugar no meio, sua verdadeira posição. Mas a pergunta que não quer calar: e agora? O Jancarlos está no Cruzeiro, o Joilson está no Grêmio, o Wagner Diniz está no Santos e o São Paulo não tem nenhum, pois o MR dispensou todos e não cansou de afirmar, que no esquema dele, o time não precisava de laterais. Ah até a moçada da base, da posição, foi dispensada.

Comentário por Carlos Almeida — 29/06/2009 @ 10:05

Carlos, os jogadores se sacrificavam e obedeciam as ordens. O Zé Luís disse faz duas semanas ” Sou lateral”. Foi muito profissional, tentou apagar o incêndio, defendeu o comandante e acima de tudo a instituição. Agora, pelo bem dele e da instituição, ele quer jogar na dele. O time era torto, muito mal treinado.

Abraço!

Comentário por Vitor Birner — 29/06/2009 @ 13:40

 
 

Hahaha tá, foi outro são paulo sim. Foi porque a defesa foi um lixo, só pode ser isso.

O jogo foi decidido em lances que aconteciam antes.

Junior cesar foi o mesmo inútil como sempre e mantém sua média de 0 jogadas de linha de fundo e 0 cruzamentos certos por jogo. Zé luis continuava cruzando do outro lado sempre que subia como fazia antes.

Eduardo costa continuou lento e cavalo na frente da zaga pedindo pra ser expulso, Renato continuou bem.

Hernanes jogou exatamente do mesmo jeito que como o Muricy havia colocado ele desde o fim do paulista, a diferença única foi que com 3 volantes no meio de campo, ele podia rodar dos 2 lados e jogou mais pelo lado esquerdo, seu lado forte. Só isso.. carregou bola quando esteve livre e quando passu da intermediária errou passes, chutes, dribles como a maioria do tempo em 2009. Nada mudou.

Marlos jogou igualzinho mas teve espaço e apareceu um pouco mais. Nada novo. Washington perdeu gols e jogou de costas e disputou a 1a bola. Nada novo. Borges fez o pivô. Nada novo.

Richarlyson de volante? Nada novo. Jorge Wagner entrando no 2o tempo pra jogar na meia? Nada novo. Em 2009 ele jogou de meia quase o tempo inteiro depois que o Hugo saiu do time. E não jogou nada, além de entregar o ouro contra o gambá 2 vezes.

Oscar jogando? aí sim, alguma novidade, agora pode estar mais pronto pra jogar..

Aí o desavisado vai perguntar: Por que o Muricy nao pos o moleque pra jogar antes?

A resposta é óbvia.. ele pôs, sim, e o cara não jogou nada, arregou em divididas, nao pediu jogo, perdeu no corpo a corpo todos os lances.

Com essa performance, não dava pra apostar nele em jogos decisivos. Vale lembrar que o SPFC tinha que fazer dar liga no time titular em 2 meses (o que não aconteceu porque os cariocas são horriveis cmo exceção do Renato) e não dava pra ficar testando promessa com aquela briguinha de egos ja acontecendo. Se o Muricy escolhe por o Oscar e deixa de fora Borges, Dagoberto, Washington, Hernanes, Jorge Wagner e Hugo isso iria rachar o grupo ainda mais e os medalhoes poderiam marcar o moleque pra queimar ele.

Nos mata mata de paulistao e libertadores nao dava pra arriscar usar o Oscar desse jeito…nao da pra confiar em moleque pra jogo decisivo, mesmo ele jogando bem antes, o que nao era o caso do Oscar.

Exemplo bom é do Neymar, Arrebentou no 1o semestre, refugou no paulistão. Teve uma queda e agora vai voltar a subir. Isso é natural e como diz o Luxemburgo, acontece invariavelmente com todo bom jogador novo.

É isso aí. O SPFC é o mesmo. Os jogadores jogaram com um pouco de vergonha na cara.

Lembrem-se: Nos anos anteriores, o time só começou a jogar depois que perdeu a libertadores e tomou vergonha na cara.

Nada mudou. Só o técnico, o que não quer dizer nada, claro.

Comentário por Betão — 29/06/2009 @ 10:10

Você é são-paulino?

Comentário por Vitor Birner — 29/06/2009 @ 13:41

 
 

Birner, acho que não é o lugar mais adequado para escrever isso, mas…. Perdendo o Miranda na janela de negociações (que deve acontecer), o Lúcio que já se declarou desempregado não seria o nome certo para o tricolor ganhar enfim a Libertadores novamente? Garra, confiança, cobrança e qualidade no mesmo jogador, bem diferente das tentativas anteriores com Eduardo Costa, Fabio Santos, Carlos Alberto…. O que acha?

Comentário por Fabio — 29/06/2009 @ 10:59

Lúcio é guerreiro, forte, ótimo zagueiro. É titular sem a menor dificuldade de qualquer time do país e da maioria dos grandes europeus.

Abraço!

Comentário por Vitor Birner — 29/06/2009 @ 13:42

 
 

Vizinho, notei a dupla Borges / Washington muito egoísta, cada um preocupado apenas em fazer o seu golzinho. Você concorda?
Se eles não se esforçarem em mostrar que podem jogar juntos, um deles vai ficar no banco…
Que eles sigam o exemplo do Ronaldo e Rivaldo em 2002.
Abs.

Comentário por Marcelo Branco, de Higienópolis — 29/06/2009 @ 11:24

Marcelo, nada a acrescentar. Perfeito!

Abraço!

Comentário por Vitor Birner — 29/06/2009 @ 13:42

 
 

Grande Birne,

Parabens ao SPFC.

Finalmente o campeoníssimo time do SPFC vai jogar futebol e não algo parecido com futebol.

Abraços,

Comentário por José R. Albuquerque — 29/06/2009 @ 11:46

Grande José,

Se vai jogar eu não sei, mas ao menos tentará.

Abraço!

Comentário por Vitor Birner — 29/06/2009 @ 13:42

 
 

“O Muricy diz”,ora,meu caro Conrado,o que o Muricy diz não é o que ele faz(necessáriamente)o bordão:”Aqui é trabalho meu filho”….só se for pro filho dele,no São Paulo não se via sintomas de trabalho nunca….pq quando o Telê Santana era o tecncio ali sim era trabalho:Trabalho de troca de passes,treinamento e aperfeiçoamento de jogadas,troca de posições durante o jog,et,etc….Agora quem acreditar nessa lorota,que anda sendo espalhada pela crônica mal intencionada:O time agora é melhor que o do ano passado…..risos……aonde?Alex Silva saiu entrou Renato Silva -não temos nenhum lateral direito -Junior Cesar ainda não jogou uma partida decente -Arouca é uma incógnita,muito pior que Hernanes atrás.Agora:Thiago Silva,Tardelli,Jancarlos,Aloisio,Adriano(que o Muricy tinha que engolir)…Muricy deixou o time de juniores todos fora…Kazumba -Sergio Motta -Jackson(lat direito)Junior poderia ter sido o meia ansiado…..”Aqui é trabalho,meu filho,trabalho de parto) e graças a Deus que partiu….vai pro porco berrar na orelha dos jogadores durante o jogo e tirar a auto confiança deles….Agora,com o RG teremos,aos poucos,tenho certeza,uma boa mescla de juniores(Oscar -Sergio Motta- Kazumba -Henrique faz maisde um gol todo treino -com Hernanes,Andre Dias -Jean -Eduardo Costa -Washington (aos poucos perde a afobação que o Muricy e o Borges lhe colocaram)…Dagoberto(se jogar pro time)…aos poucos para de recueta -para de se livrar da bola com adesculpa de alçar pra área (risos)….volta aser um time que defende,arma e ataca….como a Seleção que o Galvão Bueno tentou colocar o Muricy(pretensiosamente os dois) pra” ensinar ” o Dunga e o Jorginho,quando o Muricy só jogou na seleção do Brasilsinho de Pinheiros e olha lá….Com RG e pedigree:Vamo São Paulo Vamo São Pulo Vamo ser campeão!!!!!!!

Comentário por Luiz vidal — 29/06/2009 @ 12:00

De duas uma: ou os atletas da base do São paulo são fracos, ou o Muricy estava errado. Não dá para saber porque os meninos não jogava, em especial no paulistinha quando era possível testar sem dramas.
Mano Menezes deu o perfeito exemplo.

Abraço!

Comentário por Vitor Birner — 29/06/2009 @ 13:45

 
 

Birner

Bela captação da instrução do RG. Deixa o homem trabalhar.

Quem sabe não veremos em breve tabelas entre Marlos e Oscar no meio de campo, como acontecia entre Pita e Muller…

Hernanes e Richarlyson são volantes. Sem inventar. E cabeça fria para o Jean… ele será reconduzido em breve à condiçãod e titular.

Em tempo: Com apontou o Silvio Jr., o São Paulo melhorou com a saída do Washington.

Comentário por Fabeco — 29/06/2009 @ 12:17

Acho curioso ver ques esperava 8 meses para o time de Muricy jogar, cobrando bom futebol após 1 jogo do trabalho de Ricardo Gomes. Não podem, por coerência, cobrar nada nem após 10 partidas.

Abraço!

Comentário por Vitor Birner — 29/06/2009 @ 13:48

 
 

Concordo q a atuaçao nao foi boa.
Concordo q a equipe nordestina, nao é grande coisa.]
Valeu por ver o Hernanes jogando um pouco mais…
Insisto q o J.Wagner deve ser titular.

Comentário por MIRANDA, "Tri-campeão da humanidade"!! — 29/06/2009 @ 12:55

Abraço!!!!!

Comentário por Vitor Birner — 29/06/2009 @ 13:48

 
 

Não acho que dá pra fazer grandes análises em função desse jogo, não vi tudo isso de mudanças que você viu, não, Birner. Não concordo com o título do post. Ouvi pela CBN. O fato é q se não fosse a bola parada, o jogo teria sido 0×0, e isso não é demérito do R Gomes, é apenas um fato. É preciso dar tempo pra ele trabalhar, com certeza, boas intenções certamente ele tem! Se o time for vencedor, terá meu apoio, se não for, não terá. Assim seria com qualquer outro técnico!!! A zaga esteve muuuuito mal e o time não criou oportunidades de gol, a não ser em cruzamentos e chutes de fora da área. Não teve jogada de linha de fundo. O meio errou muitos passes. Os dois na frente quase não pegavam na bola. Quando o Náutico ficou com um a menos, aí sim sobrou espaço e tiveram boas jogadas, e o Washington, que eu gosto como jogador, já não estava mais em campo. Foi isso que eu vi!!!

Comentário por Leandro Gouveia — 29/06/2009 @ 13:18

Borges perdeu gol na cara, Washington perdeu gol na cara, Hugo perdeu gol na cara, todos de dentro da área.

Abraço!

Comentário por Vitor Birner — 29/06/2009 @ 13:50

 
 

birner, o importante foi a vitoria, porque vencendo você adquire confiança. ricardo gomes não era meu preferido, mas desde abril de 2007 queria a saida de burrici. mas analisando os 20 tecnicos da seria A mais o vasco constatei que o unico treinador experiente que cairia bem no sp seria paulo autuori, dos treinadores novos, apostava demais no mancini, mas ele está muito aquem do esperado.
a relação de burrici com alguns setores da imprensa me incomodam, deixam um cheiro estranho no ar.
a blindagem em torno dele me enojam, mentiroso nato disse que ricardo era casado com a filha do presidente da cbf .
ouvi os comentarios do paulo soares e do calçade e fiquie muito decepcionado, disseram que se o tecnico fosse o murici, diriam que o time mais uma vez jogou mal.
a verdade é que se o tecnico fosse burrici, teriamos no maximo empatado.
os que mais blindam burrici são : flavio prado, vanderlei nogueira,nilson cesar(imitador barato de jose silverio).
esse nilson cesar disse que o sp trouxe o ricardo gomes para ele dar dicas de vinhos e restaurantes franceses, uma falta de respeito absurda.
analisei os 20 times, seus problemas financeiros, sua estrutura, , seus elencos e constatei que o unico time que está um pouco a frente do sp é o inter.
conseguimos vaga de libertadores com rojas de treinador ganhando 28 mil reais, no lugar de osvaldinho que ganhava 140 mil.
entendo que miranda e hernanes sairão para o clube ter uma saude financeira confortavel. precisamos de um lateral direito, de um zagueiro, de um meia armador(dificil achar) e um atacante de lado do campo, veloz estilo eder luiz , muito mal aproveitado pelo blindado burrici.

Comentário por rafa 633 — 29/06/2009 @ 13:56

 

Birner, o Borges perdeu gol na cara contra o Corinthians e alguns contra o Fluminense também, em jogadas pelo chão, partidas ruins do São Paulo com o Muricy. O gol que o Borges perdeu foi qdo o Nautico já estava com um a menos, e foi o melhor momento do São Paulo no jogo. Contra o Avaí, por exemplo, o São Paulo criou mais chances ou mesmo múmero que contra o Náutico, e o jogo por ser fora era mais difícil. Não estou falando mal do Ricardo Gomes, vou torcer muuuuuuuuito por ele, pois é claro que quero o tricolor forte novamente e se jogar bonito melhor ainda, mas só acho que ainda não houve mudanças, a não ser na zaga, que estava bem pior, mas sem Andre Dias e Miranda, que são incomparavelmente melhores com os que jogaram, mas eram tb qdo o Muricy tinha que os escalar. O R Gomes tem todo meu apoio, só não vi bom futebol e nem mudanças significativas no time. Achei que jogou mal, errou passes e ganhou na bola parada. Acho que se esse time tivesse jogado a libertadores contra o cruzeiro, por exemplo, teria perdido de uns 4 ou 5 a 2. Essa foi minha sensação, e espero que eu esteja errado, e você certo, pois o que me interessa é ver meu tricolor forte e campeão.

Comentário por Leandro Gouveia — 29/06/2009 @ 14:12

 

Birner,

Sete pontos atrás do líder e 30 rodadas para tirar a diferença. O campeonato ainda está aí para ser conquistado, e embora difícil, vejo o São Paulo como o time com maiores chances de chegar lá. Devemos dar todo apoio ao Ricardo Gomes agora e esperar o fim do torneio para um balanço de seu trabalho.

Abraços,

Cláudio Prado

Comentário por Claudio — 29/06/2009 @ 14:30

 

Concordo com vc Birner… a galera que não cobrava o anterior mesmo com 6, 7 meses de mau trabalho agora quer resultado em três dias… eu como sempre cornetei posso reclamar já… (brincadeira… tem que deixar pelo menos um mês de trabalho do RG para começar a cobrar algo…). Mas só o fato de não querer inventar e escalar volantes por todo lado já demonstra um avanço. Em relação a lateral direita, não tem ninguém do juniores que possa ser aproveitado?
Outra coisa, o time deve fazer alguma limpeza no elenco…. temos muitos volantes e por exemplo nenhum lateral direito, poucos meias. Só de volantes temos: Jean, Zé Luis, Hernanes, Eduardo Costa, Arouca, Wellington, Richarlysson e Jorge Wagner(que pode ser classificado como meia talvez…), são 8 jogadores!!!! Para duas vagas e dois bancos, ficam sobrando 4… que nem relacionados serão. Eu venderia pelo menos 2, para quem sabe trazer um meia e um lateral direito. Precisa ver qual deles terá proposta de fora para aí saber quais podem ser negociados… pq não pode falar agora, vende o Arouca e o Jean (exemplo, não é minha opinião) e daí surgem propostas milionárias pelo Zé Luis e o Jorge Wagner… aí sobrariam só 4 (acho 5 o número bom). Tem que planejar com todas essas variáveis… mas acho que dá para montar uma bela equipe ainda para esse ano…

sds tricolores

Comentário por Gustavo Soares — 29/06/2009 @ 14:30

 

Caro Birner,

Faz tempo que acompanho e concordo com suas críticas ao trabalho desenvolvido pelo Muricy. Nunca foi ruim, mas possivelmente limitado e em desacordo com um passado recente do clube – digo, 2005, a aprtir de onde ele apareceu.
Fico satisfeito em ver que mantem sua linha, sem dar corda para aqueles que querem dizer, tão simplesmente, que o SPFC é pretencioso por dispensar um técnico que lhe deu 3 títulos nacionais. Não seria mais razoável dizer que foi o SPFC que permitiu ao Muricy chegar a ganhar 3 Brasileiros mesmo tendo sido eliminado por quatro vezes da Libertadores?
Qualquer são-paulino autêntico – bem diferente desse pessoal que se esconde atrás do teclado – sabe que essa exaltação ao ex-técnico só existe exatamente porque ele não está mais trabalhando no São Paulo.
Torço bastante para o Ricardo Gomes e, até o momento, só vi serenidade e boa vontade nas declarações dele. Aliás, se aparecerem as limitações, creio que ele não é do tipo arrogante que não aceitará críticas ou sugestões.
Abraço e parabéns pelo blog.

Comentário por Ubu — 29/06/2009 @ 14:41

 

já que você já assumiu ser burro!!!! Esse time é melhor do que o do ano passado fato!!!! se não for campeão nacional vai ficar feio!!!!

Comentário por CARLOS — 29/06/2009 @ 14:41

É que esse burro aqui, apesar da burrice, tem visão boa, e é tão burro que acha que a concorrência é melhor e maior.
Há burros de vários tipos. Este burro apanhou bastante e aprendeu que deve olhar para os lados sem achar que as coisas se repetem por se repetirem.
Este burro vê as diferenças de Inter, Corinthians e outros.
Mas tem o burro muito mais burro que anda de cabeça baixa e só olha para o próprio focinho. Este burro, é o burro burro, não nascido burro.

Conseguiu entender, …?

Comentário por Vitor Birner — 29/06/2009 @ 15:00

 
 

Birner,

Não vi o jogo no sábado, e mesmo que visse, não sou um ‘expert’ em tática etc., para poder dizer que houve melhora. Por isso, confio no que vc diz (rsrs).

Mas só a mudança já é sinal de alento.

Eu não sou tão ácido como você com o Muricy, mas de fato era necessário um tratamento de choque – e talvez uma pequena faxina no elenco, nos próximos meses.

Só quero fazer um comentário: vendo o contra-ataque dos EUA no 2º gol contra o Brasil, me veio à mente aquele estilo “lerdeza na defesa + chutão pra área + consagração do goleiro/zagueiro”, que era a tônica do SPFC nos últimos jogos… que diferença de postura, não?

Um abraço!

Comentário por Alexandre Oliveira — 29/06/2009 @ 14:48

 

Fala Birnão,

Com todo respeito, acho que ainda é muito cedo dizer que é outro São Paulo.

Afinal de contas, ganhou com um gol de cabeça e um gol contra. Falemos a verdade vai, o gol não foi do Hernanes.

O bom foi ver o RG colocando os jogadores em suas posições de origem. Como vi apenas os melhores momentos, não posso fazer uma análise completa. Mas não vi muitas jogadas bem trabalhadas. E deixar o melhor Jean de fora é sacanagem. Se fosse pra recuar o Hernanes ainda ia, mas pra colocar Eduardo Costa?

De resto tudo bem Birnão? Parece que você está meio bravo (vendo algumas respostas nesse post rs).

Acho também que o pessoal está pegando pesado demais com o Muricy. Desde o ano passado eu falo mal do trabalho dele, e que ganhou o último brasileiro mais por demérito dos adversários do que por méritos próprios. Mas convenhamos, ele também não é o pior treinador do mundo vai!

Abraço!

Comentário por Diego Tito — 29/06/2009 @ 15:00

 

Por que o Muricy não manteve o mesmo time que havia ganho de 3 do Cruzeiro, esse era o time ideal. Um jogador como Borges, que fez n declarações públicas de insatisfação, é um safado sem-vergonha e no linguajar de quando eu era moleque que jogava bola nos campinhos, é um ruim de bola. O cara que dribla é o cara bom de bola. Por isso o futebol, em geral, está ficando melecado. Mesmo assim, o Muricy é tricampeão brasileiro, merecia uma melhor sorte e provavelmente, em um ou dois anos conseguiria uma Libertadores. Faltou-lhe uma visão melhor de como organizar o grupo, talvez lavar a roupa suja conjuntamente com o presidente do clube um mês atrás, quando os problemas de racha do grupo vieram à tona. No dia fatídico da eliminação, o Sampa estava equilibrando o jogo e no segundo tempo, com certeza o tricolor viria mais forte no ataque. O São Paulo conseguiria a classificação sim, e não conseguiu por conta daquela canelada que o Eduardo Costa deu. Um jogador desses não tem responsabilidade nenhuma, num mata-mata fazer uma merda dessa… Por isso a desclassificação… Até o Barcelona seria eliminado em uma situação dessas… E o Muricy paga pela merda que esse mentecapto fez??? Repito, o Tricolor teria uma melhor sorte naquele jogo… E não seria eliminado. Passaria pelo Gremio e iria para a final. Ai sim, que seria o problema. Mesmo com o futebolzinho arroz com feijao que esta jogando, iria para a final. Mas mata-mata é assim, um detalhe o time está fora. O Muricy já disse isso. O mentecapto dá uma sapatada no Jonatas, o juiz ja havia mostrado que era rigido… Ate o Barcelona seria eliminado. O Muricy não teve culpa, estava tendo problemas para fazer a a escalação ideal, acertar o time, somente. Só há dois técnicos no mesmo nível do Muriçoca, o Abel e o Paulo Autuori. Cuca, Nelsinho, etc. são tudo enganações. Perdemos um cara excepcional por conta de um jogador burro e mentecapto. Infelizmente.

Comentário por LUIS ALBERTO — 29/06/2009 @ 15:02

 

Parabéns pelas respostas(me parecem todas :de bate-pronto!Agora fica tendo que responder a quem agride é um saco!Haja churrascada paga pra ter tantos defensores ,alem de que sabido é:”Nenum almoço é de graça”,nem presentes,churrascos e privilégios.

Birner…..manda ver:Vai lá vai lá vai lá…..boa sorte!!!!

Comentário por Luiz vidal — 29/06/2009 @ 15:09

 

Calma Birner. Você tomou um refresco de Bilis (ou Bile)?. Nunca te vi tão amargo e com respostas tão agressivas. O Muricy tinha que sair, tinha, não tenho dúvidas, mas ele não é a merda que você tenta mostrar. Ele ganhou títulos importantes, inclusive um tri que muitos tentaram e nunca conseguiram. No início do ano conversei com um jornalista especialista em São Paulo e ele me afirmou, que o São Paulo poderia não ganhar nada, pois ele temia que o Muricy se perdesse com tantas opções. Não deu outra. Ele (MR) se baseando no apoio do presidente enfiou os pés pelas mãos, quando começou com improvisações e colocar alguns “craques” na reserva. Perdeu o apoio de todos, menos do Zé Luiz (rsrsrs) e o grupo entrou em choque. Não é possível que jogadores que dão certo em outros clubes por vários anos, fracassem no São Paulo. Neste caso não tenho medo em dizer que o erro é do técnico (todos), que via de regra quer mudar as características do jogador e o brasileiro por sua formação (base) não se adapta. Então mandasse contratar outro. Me assustei você falar (en passant) em churrasco amigo, como se ele comprasse apoio. Esse mesmo jornalista, amigo do Muricy, clamava por sua saída. Ah outra coisa, também acho que ele deveria dar mais chance a moçada da base, mas convenhamos as gerações anteriores eram muito ruins. Dizem que o Sérgio Mota, é um puta máscara e se acha. Esta turma do Oscar, Henrique, Diogo, Bruno Formigoni, parece ser boa, mas sabado ficou claro, que o Oscar, num campo pesado é presa fácil dos truculentos zagueiros. Precisa encorpar, como fizeram com o Kaká.

Comentário por Maurício — 29/06/2009 @ 15:10

Maurício, tô sem paciência para os perseguidores.
Eu NUNCA disse que Muricy é péssimo, horrível. Acho bom treinador. Não o considero excelente, espetacular, melhor do país, ótimo…É bom. Demora lá alguns meses para arrumar a equipe e quando engrena é difícil de vencê-lo. Se engrenar, claro. No ano seguinte, o que foi feito ele me muda e tudo começa outra vez. O problema é que não escondo quando creio que o time está mal trabalhado. Só isso. Aí aparecem as bandeiras muricyanas.
O Alexandre Lozetti, do lance!, me enviou um texto sobre Muricy. O lozetti é, sem dúvida, um dos jornalistas mais bem informados sobre o clube, e foi setorista do São Paulo entre 2005 e 2008.
O texto é dele, as opiniões são dele, mas estou pensando 2 vezes antes de blogar.
Não porque vão dizer isso ou aquilo. Mas por necessitar de estômago para lidar com algumas coisas.
Eu estou quieto sobre muitas coisas de dentro.
Muricy revelou, por exemplo, Hernanes?
Richarlyson na zaga, Souza de volante sem poder avançar, Júnior sem chance na meia onde Hugo ganhava oportunidade atrás de oportunidade, os pedidos intensos por Fredson e Fábio Santos, e, e, e, e, e erros aconteceram, Vários. Outros erram também, sem problemas. Mas eu posso criticá-los sem parecer pecado.

Abraço!

Comentário por Vitor Birner — 29/06/2009 @ 15:33

 
 

é incrivel um são paulino meia boca como o biner não aceitar que o time é ruim as contratações foram péssimas!!!! e não vai ter jeito o são paulo vai jogar no chuveirinho só que agora sem zaga!!!! pobre biner e sua obseção em queimar o Muricy e dar crédito a derrotados como Cuca!!!

Comentário por CARLOS — 29/06/2009 @ 15:13

Carlos, você que é tão inteligente deveria saber duas coisas. Interpretar textos, pois você nem entende o que escrevo, e escrever obsessão com ss ao invés de ç. Eu não sou muito inteligente mesmo, nem tenho tanto espero com o idioma, contudo se entrasse num local público para chamar alguém de burro, nunca fiz isso, teria cuidado especial com a forma. Por sorte, cultura e sabedoria nem sempre caminham juntas.
Detalhe: Meu nome não precisa aprender.

Abraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaço…………………….

Comentário por Vitor Birner — 29/06/2009 @ 15:37

 
 

Burro = persistente não da o braço a torcer!!!

Comentário por CARLOS — 29/06/2009 @ 15:19

 

Birner com humor muriciano hoje. =OP hehehe

Falando sobre o jogo, pq eu fui lá passar um pouco de frio. Gostei do que vi. Pelo menos vi alguns jogadores tentando o 1-2, algo que eu não via faz tempo no tricolor. O Náutico não é grande coisa, e o incensado xará Marcio Bittencourt é bem fraco, na minha opinião. Mas pelo menos teve a iniciativa de jogar por baixo e tentar algumas jogadas coletivas (infelizmente com a exceção dos fominhas Borges e Washington)…

Vendo o Oscar jogando, eu não entendi pq ele não era colocado para ganhar ritmo nos finais de jogo. Vendo o Hugo jogando, até acreditei que ele é o jogador de segundo semestre que eu acho que ele é. =OP Vendo o Jorge Wagner jogando, acho que ele pode retomar a titularidade. Gostei do Richarlysson (!). Fez o seu papel e não comprometeu tentando toques de estilo e afins -mais ou menos como foi em 2007. Gostei da movimentação do time. Gostei que o Marlos e o Borges voltaram um pouco pra ajudar na marcação.

Não gostei da cobertura do Eduardo Costa. Muito fraco pra quem tem que fazer o papel de 1o volante. Não gostei do Zé Luís, principalmente no 1o tempo. Parece que o Ricardo Gomes não explicou pra ele o que faz um lateral na defesa numa linha de 4 homens. Não gostei da marcação a paritr da intermediária. Falta o homem do bote certo na intermediária adversária, como era o Mineiro (será que ele volta?).

Claro, tem muito o que ser conversado e justamente por isso espero que o time melhore. Afinal, pelo menos vão conversar -o que já é alguma coisa.

Muricy? Acabou. Bola pra frente. Obrigado pelos títulos e nada mais.

[]’s
Marcio

Comentário por Marcio — 29/06/2009 @ 15:43

 

Caro Birner,

Parece mesmo muito difícil sobreviver na imprensa esportiva sem recorrer ao sensacionalismo. Se for para sujar o SPFC então, nem se fala. Dá uma olhada nessa manchete de um blog anunciado pelo UOL: “A enrolação do São Paulo para pagar Muricy e seus salários atrasados. Para que não trabalhe no Palmeiras?” Seria o caso de verificar se isso é verdade ou alguma coisa como aquela história sem vergonha de que o Ricardo Gomes é genro do presidente da CBF.
No mais, por favor, não se intimide ou deixe de escrever o que sabe e pensa por conta de leitores que não conseguem sequer soletrar a palavra “obsessão”.

Abraço.

Comentário por Ubu — 29/06/2009 @ 15:46

 

Birner finalmente a era Muricy acabou, juro que não aguentava mais ele, era chato assistir a jogos do time que amo e perdi a vontade de acompanhar o tricolor, mas agora tudo novo, no primeiro jogo já apareceram algumas mudanças, como o animo e menos do chuveirinho.
O Birner sou a favor de vc não postar msgs de cidadões como esse Carlos, esse Muricete entra aqui só para defender um cara e falta com respeito com muitas outras, como vc.

Abraços e continue sendo esse ótimo jornalista, que fala o que pensa sem medo de sofrer com críticas dos outros que tem uma visão limitada.

Comentário por Luiz Alberto — 29/06/2009 @ 16:02

 

Gostei muito do início.

Da chegada, do discurso, da ação tímida como requeria a situação.
Gostei do jogo e da alteraçãp tática do 2o. tempo. Fomos ameaçados quando Ricky cansou pois a defesa era muito fraca. Muito, mas muito mesmo. Os dois laterais e os dois zagueiros. Parece que o volante de ofício Eduardo também fica devendo muito em qualidade mas temos Hernanes, Ricky, Wellington, Jean, Juninho, Bruno (da base), etc…

Precisamos mesmo é de um lateral direito. Para a zaga temos Anfré e Miranda. E para alateral esquerda temos Diogo.

Basta R. Gomes fazer o simples, introduzir os meninos aos poucos e teremos um belo time.

E muito melhor astral e humor, também

Comentário por Luiz Antonio — 29/06/2009 @ 16:06

 

Birner, agradeço a sua resposta. O Lozetti não vale pois ele é inimigo mortal do Muricy Ramalho é só ler a coluna do PHBT do diário Lance e o tal de muricerguson.

Comentário por Maurício — 29/06/2009 @ 16:06

 

Ainda não dá para analizar o trabalho do Ricardo, mas posso dizer que esse início me agrada.

Já deu pra perceber que o time está tentando jogar mais com a bola no chão, os jogadores estão jogando em suas verdadeiras posições e isso facilita bastante pro atleta dentro do campo.

Acho que o Ricardo está indo no caminho certo.

Comentário por Thadeu — 29/06/2009 @ 16:16

 

Vítor,
Parece que há uma luz para o São Paulo, dá para acreditar que algo melhor pode acontecer e o time irá melhorar.
O que se viu no sábado já é um ótimo começo. Ele – Ricardo Gomes – está realmente empenhado em dar mais qualidade ao meio-campo. O Oscar, como acontecera também no jogo contra o Corinthians sob o comando do Milton Cruz, teve uma oportunidade.
O Ricardo também não esperou trinta e cinco, quarenta minutos do segundo tempo para alterar o time, gastou três substituições… Acho que ele vai colocar o máximo de jogadores, na medida do possível, para jogar e sentir os jogadores que têm à disposição, ver o que pode pedir à diretoria e lembrando também que a janela euroéia está aí e muito provável que pelo menos o Miranda saia.
Você sabe se há a possibilidade de o Alex Silva voltar?
Se o São Paulo se classificar entre os quatro do Brasileiro já será uma grande coisa. Ou, na pior das hipóteses, disputar a Copa do Brasil o ano que vem, já é alguma coisa.
É ruim pegar o bonde andando, time no meio da temporada e jogando mal, com um jogador como o Hernanes jogando abaixo do que pode, desconfiança rondando o trabalho que vai ser feito… Espero que ele possa usar a experiência que adquiriu como jogador e como treinador´, sua experiência e vivência no exterior e já colha frutos este ano. Somando-se esses fatores à estrutura que lhe foi oferecida, pode dar um bom casamento entre o treinador e o time.
Minha esperança é que pelo menos o treinador olhe com mais carinho para a base, deixe o time com cara de time, de time competitivo, que não perca o respeito e seja “gozado” pelos adversários. O São Paulo, do jeito que estava, estava perdendo o respeito.
Acho que o Muricy, depois daquele empate com o Santo André jogou a toalha antes mesmo do jogo contra o Cruzeiro. Porque um treinador que, depois de um churrasco no sábado, não vai trabalhar na segunda e na terça-feira, não dá um treino importante na quarta, levando-se em conta que havia um jogo decisivo na quinta, só pode ter jogado a toalha antes da hora.
E para completar a falta de comprometimento e profissionalismo, a tal “parceria”, que ele disse que não houve por parte dos jogadores, descumpre uma recomendação da direção do clube, dispensa os jogadores da concentração antecipada e ainda por cima avisa os jogadores por telefone, excluindo dois atletas do comunicado, como se eles não fizessem parte do elenco… No mínimo, já sabia que iria ser demitido e deixou a vaca ir para o brejo antes da hora.
Esse foi o retrato da situação que estava o time.
Se o São Paulo chegar no final do ano com cara de time, com um padrão de jogo condizente com time grande, tiver algo mais importante que o Paulistinha para disputar no primeiro semestre de 2010, já dá para comemorar alguma coisa, mesmo que essa conquista não seja o troféu de hepta brasileiro.
O Hernanes já jogou um pouco melhor. Não sabemos qual é(são) o(s) motivo(s) da sua queda de rendimento, mas a preocupação e a necessidade de melhorar a qualidade do meio-campo tricolor é tão grande quanto a qualidade do futebol dele. O jogador pode crescer junto com os seus companheiros do setor de campo.
Sobre o Ricardo Gomes, o trabalho pode dar certo também pela própria necessidade de mostrar que tem condições de dirigir o time.
Se formos analisar…
Quem era o Mano Menezes como técnico antes de dirigir o Grêmio?
Quem era o Felipão antes de dirigir o mesmo Grêmio?
Quem era o Muricy antes de dirigir o Internacional?
Quem era o Abel Braga antes de dirigir o mesmo Internacional?
Quem era o Paulo Autuori antes de dirigir o Cruzeiro em 97? Foi campeão Brasileiro com o Botafogo em 95.
O Autuori é que tinha um título mais significativo em nível nacional. Os outros, nada de excepcional.
O Ricardo Gomes pode não ser o técnico dos sonhos, mas também não foi um qualquer antes de chegar ao clube. Somando-se os tempos de jogador com a experiência que adquiriu como treinador, não está totalmente fora de um contexto que o desqualifique para dirigir um time dentro de uma estrutura capaz de ganhar títulos.
Ele pode não ter obtido títulos expressivos como técnico, mas também não é fácil trabalhar no exterior em um cargo que se cobra tanto da pessoa.
Não vejo um grande desqualificador nele. Pode dar certo, sim.
O negócio é acompanhar e ter paciência para que ele possa colocar as idéias dele em prática, Pela situação que ele encontrou nos jogadores em termos de grupo, não vai ser fácil, mas…
Estou otimista.
Beijo!!!

Comentário por Daniela — 29/06/2009 @ 16:55

 

porque voce nao comenta sobre os salarios atrasado do murici. e proibido falar das coisas erradas do sao paulo?

Comentário por sebastiao augusto — 29/06/2009 @ 16:56

 

Oi Vitor,

agora que o técnico é Ricardo Gomes, o que eu espero da diretoria (e da torcida) é que lhe dêem tempo para trabalhar mesmo que aconteça o que vc falou, talvez perder com diferença de 2 ou 3 gols.

Não gosto desse negócio de trocar de treinador rapidamente e não me parece característica desta diretoria (muito pelo contrário, né?), mas vai que umas goleadas contra aconteçam e a turma do “bota pra fora” lá do conselho inicie a reclamação…

Apesar de não ter gostado muito da escolha do Ricardo, vou apostar no trabalho dele e respeitar e torcer durante todo o tempo de contrato.

beijo!!!

Comentário por Cris Sato — 29/06/2009 @ 17:12

 

Birner estava lendo o blog do Marcello Lima, que te elogiou dizendo ser você um dos jornalistas com boas informações do São Paulo, uma pergunta sobre o que você falou do Muricy/Lozetti e o Lima, que na madrugada de sexta feira (depois do jogo contra o Cruzeiro) dizia, que o Muricy não estaria no banco no jogo contra o Corinthians, falou, que o Muricy não agradava a todos, mas que ninguém podia atacar o carater, honestidade e seriedade do ser humano Muricy Ramalho.

Comentário por Carlos Almeida — 29/06/2009 @ 17:16

 

Vítor, temos vida nova no Tricolor. Estou muito esperançoso quanto ao futuro do time,pois, a pressão que o Muricy exerca sobre os atletas e as improvisações eram muito grandes. Agora começam a aparecer as causas da falta de liga do time. Atletas insatisfeitos com o treineiro. O Muricy pode até ser um cara gente boa fora dos gramados mas em campo ele é muito chato e arrogante e os jogadores já não suportavam mais. Tive uma informação de que o Hernanes era um dos que não aguentava mais o Sr. Muricy. Espero que agora, com um treinador mais educado, a coisa possa fluir melhor. Tenho a certeza que o ambiente vai ser melhor. Agora só está faltando a nossa diretoria arregaçar as mangas e trabalhar melhor. Vamos lá Sr. Juvenal, mãos à obra!

Comentário por Adriano — 29/06/2009 @ 17:33

 

OBS: Corrija-me se estiver equivocada sobre o currículo anterior dos técnicos que eu citei – Felipão e cia – mas não os vejo muuuuuito melhores antes de chegar aos clubes que o consagraram.
Outra coisa que eu ia comentar: a diretoria do São Paulo parece que começou a pedir benção para um determinado grupo de torcedores organizados, autorizando-os a “conversar” com os jogadores a respeito do momento que está o time.
Isso, sem dúvida, abriu precedente para que aconteça a mesma autorização outras vezes.
Os torcedores “não especiais” do São Paulo, onde me incluo, não têm as mesmas oportunidades que esse grupo. Deve ser porque são mais são-paulinos que nós, torcedores “comuns”. Deve ser também porque a maioria da torcida são-paulina, por esse Brasil afora e que hoje é a terceira do país, não tem opinião, não tem idéias a serem colocadas para o clube.
É um desrespeito para com a maioria dos torcedores. Muitos deles pagam para ver os jogos do clube, ora pela tv fechada, ora para ir aos estádios.
É um retrocesso para o clube receber apenas um grupo de torcedores que se acham com mais direitos que a maioria. E eles não representam a grande nação tricolor.
Por isso, quero mais uma vez, agradecer o espaço que é oferecido neste blog para que possamos expor as nossas opiniões e idéias.
O clube deveria abrir um espaço em seu site para que os torcedores possam expor, de maneira responsável, civilizada e identificando-se, logicamente, os argumentos que deseja. Poderia haver um mediador para filtrar os comentários – que teriam regras também – e, assim, todos teriam os mesmos direitos.
É totalmente errado um torcedor entrar em um clube e querer achar que pode fazer cobranças em nome de uma maioria de torcedores. Se a gente não está satisfeita com o time, pare de ir a estádio, pare de pagar para ver o time jogar, pois, quando a gente não está tendo o retorno do que está sendo investido, não continuacomprando o produto/mercadoria/espetáculo (que é o caso) que não está tendo em boa qualidade.
É a lei de mercado. Afinal, eles – dirigentes – não falam e tratam o futebol como negócio?
Nenhum problema, só que não se pode dar “privilégios” a um grupo de torcedores e achar que ninguém vai ficar sabendo.
Depois, a diretoria que não venha reclamar de torcedores que pensam que podem mandar no clube. São eles que estão abrindo as portas do Morumbi para que isso aconteça.
Obrigada Vítor!
Daniela

Comentário por Daniela — 29/06/2009 @ 17:34

 

birner
o marcio bittencourt não sabe armar nada…..

Comentário por emeerson lima de sousa — 29/06/2009 @ 17:38

 

Confessa vai Birner, até você não aguenta mais esse Washington. É inegável que o time melhorou demais quando ele saiu. Eu estava no estádio, e o que parecia era que ele estava marcando o Borges!
Enfim, é cedo para falar do Ricardo Gomes, mas percebemos que pelo menos com ele lateral joga de lateral, meia de meia, atacante de atacante, etc. E jogou com um esquema definido, diferente daquela coisa mal treinada do Muricy.
Abraços!

Comentário por Marcos Lottenberg — 29/06/2009 @ 17:58

 

Birner, sou um anti-Burricy ferrenho. Detesto esse orelhudo caipira, e concordo com praticamente todos os seus comentários sobre ele.

Mas você me deixou muito curioso sobre esse texto do Alexandre Lozetti. Por favor, publique-o. Depois que li na internet que o Burricy PODE ter ajudado a derrubar Telê Santana, espero qualquer coisa dele. E nunca engoli essa babação de ovo da imprensa com esse caipira marketeiro. Sempre desconfio de unanimidades.

Se não for publicar, teria como me enviar por e-mail? Abraços. GO TRICOLOR!!!!!!

Comentário por Douglas — 29/06/2009 @ 18:42

 

Ei Birner, só pra amenizar, vou parafrasear um amigo (de quem sinto muita saudades).

Vc acha Birner, q o Muricy Birner, seria um bom treinador para o AJAX da Holanda ??

Comentário por MIRANDA, "Tri-campeão da humanidade"!! — 29/06/2009 @ 19:23

 

Fico indignado de ver como a imprensa consegue manipular torcedores que não tem o mínimo de conhecimento de futebol e principalmente do clube que dizem torcer. Estes imbecis da imprensa, depois de falar tanta besteira do Dunga, como se ele fosse um pára-quedista no futebol, agora tem que engolir o cara, que inegavelmente não tinha currículo como treinador, mas que esta fazendo a seleção jogar futebol e ter união como a tempo não víamos, embora para mim isto pouco interessa, quero mesmo é saber do São Paulo, por isso é preciso restabelecer algumas verdades e comentar fatos sobre a saída do Muricy.

Confesso que jamais li ou ouvi tanta asneira e memória curta de imprensa e torcida. Querem fazer dele algo muito maior que de fato é. O barulho está maior do que quando Roberto Dias, que levou o São Paulo nas costas por mais de 10 anos, aposentou; ou quando da construção do maior do mundo; mais que a venda do Raí; do Lugano (para atender interesse do Figger), e outros fatos que fizeram e farão muito mais falta que a saída do ex-treinador. Confesso que nunca vi tal comoção, o que prova, com todo respeito, que realmente nossa torcida pouco sabe de futebol… ou a faixa de idade não permite tal entendimento.

Vamos aos fatos:

Primeiramente, parabéns Muricy por fazer parte da conquista do Tri Brasileiro, apesar de ter pego um time montado e que já vinha do ano anterior como Campeão Paulista, Libertadores e Mundial, além da melhor estrutura e elenco do país (Rogério Ceni, CT, fisiologista, REFFIS, Milton Cruz, Carlinhos Neves etc). Sem nos esquecermos que toda vez que tínhamos problemas, principalmente pelo futebol horrível apresentado, tínhamos a interferência do Juvenal para colocar ordem na casa. Mas tudo bem, vencemos e Muricy fez parte disso.

Campeonatos Paulistas:

2006: Alem de não ter ganho, conseguimos ser humilhados pelo São Caetano em pleno Morumbi com 50.000 pessoas, perdendo de 4×1 de virada, jogando pelo empate, e pior, execrando na época o André Dias por ter falhado em um dos gols (ficou 2 meses encostado). Isto porque o Murici sempre diz que é parceiro, boleiro…

Na fase de classificação, perdemos para Palmeiras, Santos, mas o mais absurdo foi não ter conseguido ganhar do São Bento e principalmente do Noroeste em casa, desta vez jogando a culpa no Alex Dias, que foi queimado pelo treinador, como fez com o Thiago Ribeiro e com o grande jogador e vencedor Junior (melhor jogador do Brasileiro deste ano no Atlético Mineiro do Celso Roth), que, após ter dito em entrevista que merecia mais consideração por sua carreira no futebol, foi encostado pelo técnico que se diz parceiro dos jogadores.

E não me venham dizer que Paulistinha não vale nada. A rivalidade e fanatismo foi adquirida pelo verdadeiro torcedor nos Campeonatos Paulistas. Quem diz que não vale nada são estes torcedores de Libertadores, que começaram a torcer a partir da era Telê e esperam o ano inteiro para assistir 7 ou 8 jogos no Morumbi. O São Paulo precisa muito mais que isso da sua torcida.

Libertadores:

Perdemos as quatro disputadas. Duas delas, sem medo de errar, para times muito inferiores ao nosso. Caso do Grêmio, que após vencermos o primeiro jogo por 1×0 fomos decidir no Olímpico contra um time que só jogava na força e chuveirando, só tinha a bola aérea. O que ele fez? Foi jogar com dois zagueiros. Adivinhem: 2×0 pros caras, duas jogadas previstas que só ele por pura teimosia não viu. Na época ouvi em off de vários atletas que se fôssemos com 3 zagueiros poderiam jogar o dia todo com a gente que não tomaríamos gol.

Fluminense Este acho que tinha um time parelho com o nosso, mas não tivemos coragem de definir no primeiro jogo em casa. Ganhávamos de 1×0 com o jogo nas mãos e ele me tira o Dagoberto para colocar um volante para segurar o resultado. No jogo da volta no Maracanã, sabendo de algumas jogadas conhecidas e que seria obrigação de serem bem marcadas, a principal, o lado esquerdo com Conca, Thiago Neves e Junior Cesar, o que ele fez? Colocou o lateral direito Jancarlos, fora de forma, que estava a cinco meses sem jogar em litígio com o Atlético Paranaense. Gente no CT diz que ele fez isso porque não indicou o jogador e o colocou numa fria. Quem indicou foram o Aloisio e o Dagoberto, que jogaram com ele, indicaram ao Milton Cruz que falou com o Juvenal (na realidade o Muricy indicou o Eder do Noroeste). Era para virar uns 3×0 para eles já no primeiro tempo. No segundo tempo tiraram o Arouca para colocar o Dodô. Jogaram com 2 zagueiros e sem volante contra nós. Tivemos o contra ataque nas mãos para ganhar o jogo, mas ele terminou o jogo com dois centroavantes, Aloisio e Adriano, e com Dagoberto e Eder Luis no banco, estes sim jogadores para este tipo de jogo… tanto que tomamos o terceiro gol numa puxada de contra ataque onde faltou pernas para o Adriano, que perdeu a bola para o Luis Alberto e que Lançou o Gabriel… dai o escanteio e todos sabem o que aconteceu.

Aí dizem: “que culpa o Muricy tem, ele não entra em campo para jogar”. Ninguém analisa taticamente, ele não responde isto nas entrevistas e é blindado pela imprensa e a torcida não enxerga.

Cruzeiro: time bem inferior ao nosso, principalmente sem o Ramires. Só tem o Kleber e o Vagner voltando de contusão. No mais, um time comum. Antes do jogo conversava no Morumbi com torcedores do Cruzeiro que são aliados da Independente e diziam que o São Paulo tinha muito mais time, que gostariam de ter no time deles Andre Dias, Junior Cesar, Jean, Hernanes, Marlos, Jorge Wagner, W9, Borges, Dagoberto etc, mas que eles tinham algo que nós não temos: um time, padrão de jogo, jogadores com confiança… e olha que este ano passado só perdemos o Pirulito e trouxemos 6 ou 7 jogadores que vários rivais queriam… e todos com aval do Muricy. De quem é a culpa? Da diretoria, da torcida, da bola, do campo ruim? Do Cruzeiro quem vcs queriam? Talvez o Jonatan, que garanto, nas mãos do Muricy iria virar Joilson.

Tabus:

Não gosto deste papo de tabu, mas acho que é importante pontuar estes e alguns outros fatos. Perdemos para o Corinthians na pior fase da vida dos caras. Tinham um time medíocre e perdemos com gol do Betão (em outro jogo não conseguimos ganhar deles contra 9, já que tiveram dois jogadores expulsos antes dos 20 do primeiro tempo… e o que o estrategista fez? Colocou o Tadeu, um centroavante de área. Afunilou o jogo, e pior, manteve os três zagueiros para marcar 1 atacante dos caras. Para quem conhece só um pouquinho de futebol, vê-se que igualou o jogo, e olha que o Rafael Moura perdeu no final um gol na cara do Rogério, o que seria mais vergonhoso ainda. Nas finais do Paulista deste ano, além de levar ferro nos dois jogos, no Morumbi foi humilhante. Disse em entrevistas antes do jogo que a final seria SPFC e Palmeiras, errou feio. Se tivéssemos passado teríamos problemas com o Santos. Na gíria do futebol, deu o maior combustível ao adversário. Quem se diz preparado e que está há mais de 30 anos nesse negócio, como ele mesmo diz, não pode ser tão juvenil).

Perdemos para o Chivas no Morumbi pela libertadores depois de 18 anos.

Quase não nos classificamos na primeira fase contra o Audax Italiano (Portuguesa Santista do Chile)… empatando em casa no ultimo minuto.

Este ano só ganhamos do reserva do América da Colômbia com um gol sem querer do Dagoberto. Isso que eles vieram com o time inteiro reserva, inclusive nem o treinador deles veio para o Brasil.

Estamos no meio do ano e não temos um time. Só passamos para as quartas de final por causa da tal gripe suína. Acredito que não passaríamos do Chivas.

Não sabe usar a base, não consegue mudar um jogo, substituições sempre previsíveis… e olha que este ano melhorou: no passado só substituía ao 35 do segundo tempo, agora ao menos troca no intervalo ou aos 15 do segundo (mérito para ele, aprendeu).

Dizem que se não fosse a armação do STJD em 2005 o Muricy seria campeão pelo Inter. Concordo com isto, mas não me esqueço que independente do que houve, ele conseguiu nas três últimas rodadas do Brasileiro não vencer nenhum jogo. Vejamos: jogou a antepenúltima e a penúltima partida em casa contra o Paraná e Paissandu e empatou as duas; e a última no Couto Pereira contra o Coritiba já rebaixado, acreditem, perdeu. Vale lembrar que o Corinthians perdeu o último jogo para o Goiás e foi campeão por 1 ponto. Vejam que quando é para decidir ele se perde, não passa confiança para o grupo, não sabe trabalhar psicologicamente, diz que isto no futebol é bobagem.

Outra coisa que não me conformo. Diz que é diferente, não se auto promove, não faz marketing… mas vive dizendo que é bom pra caramba no que faz, que se preparou, que é diferente, que todo final de ano é o melhor do Brasil, que quando as coisas ficam ruim, ele, o “comandante”, reúne todos e vira o jogo… sai do campo batendo no peito e jogando pra torcida que ele é o cara… se isso não é se auto promover o que é então?

Já cansei de ouvi dizerem que mesmo que ele não seja tão bom, o cara é São Paulino e que não tem outro técnico para colocar no lugar dele. Não concordo. Ter jogado no São Paulo é diferente de ser São Paulino. Ouvi entrevista do Muricy dizendo que a maior emoção da vida dele foi se concentrar na seleção com Ademir da Guia, seu ídolo de juventude e maior ídolo do seu pai. Disse que na hora ligou para o pai para conversar com o Ademir. Desculpe, maior ídolo de Sãopaulino teria que ser Canhoteiro, Zizinho, Roberto Dias, Poy, Gerson, Pedro Rocha, Chicão entre outros. Digo para vocês, o dia que ele for dirigir o Palmeiras, vocês que tanto o amam, vão se decepcionar… não terão mais este tipo de argumento.

Dizer que não tem outro no mercado é questão muito discutível. Qual era o currículo do Muricy quando veio para o Sampa? Campeão Paulista com o São Caetano com Mineiro, Marcinho, Euller, Gilberto… tinha um timaço em período de copa do mundo e disputou a final contra o temido Paulista do Zetti.

É óbvio que eu não contrataria o Ricardo Gomes, embora devamos apoiá-lo e cobrar depois que ele conhecer o elenco. A campanha que estão fazendo contra o cara é algo desumano, tão descabido quanto a campanha pró Muricy. Posso citar dezenas de treinadores que por estarem empregados no momento não poderiam assumir agora. Por isso manteria o Milton Cruz, que sabe muito e conhece o Sampa como ninguém, e inclusive nos levou com um time fraco com Alexandre, Simplicio, Jean Baiano, Gabriel e outros à libertadores, tese que defendo até com o Oswaldo Oliveira, que acho um técnico fraco, mas que com nossa estrutura nos fez primeiro colocado em 2002 com melhor ataque, defesa el principalmentel jogando futebol.

Felipão, Luxemburgo, Leão, Autuori, Adilson Batista, Abel, Bianchi, Cerezo, Zico, sem pensar muito, são vários nomes com total capacidade para substituir Muricy, portanto este papo que não tem outro ou que o Muriy é São Paulino não convence.

Saldo atual do Muricy com quase 4 anos de trabalho:

Tri campeão Brasileiro com méritos, parabéns.

Mas não conseguiu fazer o time jogar nos útimos tempos, mesmo com várias contratações… e acabou com o melhor jogador do ano passado, Hernanes ( e não me venham dizer que ele que o descobriu. Quem conhece os bastidores sabe que ele e o Breno foram colocados no time a mando do Juvenal). Não conseguiu ter um lateral direito de oficio, embora vários tenho sido contratados ( o Mano fez o Alessandro jogar bola!!!). Arrebentou com um plantel inteiro: foi só o Rogério ficar fora do dia a dia que o comando desandou de vez… jogadores perdidos e sem confiança, sem padrão de jogo e para piorar, na semana decisiva com o Cruzeiro, ficou doente após a festa de aniversário da sua filha no final de semana no interior de São Paulo. Dizem que até caiu na piscina. Não trabalhou na segunda e terça feira em virtude de uma gripe, apresentou-se na quarta feira com os jogadores aflitos, com o time totalmente indefinido, e pasmem, deu um rachão para os jogadores!! Reclama que não tem tempo para treinar e numa semana decisiva apronta uma dessas. Eu sou um dos idiotas que estava às dez da noite no Morumbi (como estou em todos os jogos) sem saber destes fatos, acho que isto explica porque o grupo está tão desgastado com o treinador.

Desculpem o desabafo, sei que o texto foi longo,mas não poderia deixar de escrever. O que tenho visto é um absurdo, parece que perdemos a alma do SPFC, e garanto que não é verdade. Nem quando o maior ídolo Rogério Ceni teve problemas com o Paulo Amaral e ficou afastado, não vi nossa torcida defender tanto um profissional. Pelo contrário, poucos se dispuseram a isto.

Acho bem provável que o Muricy, em caso do Inter perder para o Corinthians, assumir o cargo do Tite e ser campeão Brasileiro. Com o time que o Inter tem, a maioria dos treinadores conseguiria tal feito. Torço para ele ir para o Flamengo, aí vamos poder julgar se ele é bom de verdade ou se o plantel e a estrutura fazem a grande diferença em pontos corridos.

Apesar de tudo que escrevi, e olha que só falei parte do que sei, existem coisas que para comentar posso deixar pessoas de dentro do São Paulo em situação difícil, não sou corneta nem tão pouco Muricete. Sempre apoiei, mesmo sabendo que o Murici não é nada disso que dizem e sabendo que a diretoria sempre iria preservá-lo, afinal o Murici se dispunha a trabalhar como o Juvenal gosta… mas confesso que nunca vi uma pessoa (Muricy) dividir tanto uma torcida. Acho absurdo, infelizmente nossa torcida já não é das mais fiéis e apaixonadas, e dividida torna-se ainda mais fraca. O São Paulo é muito maior que o Muricy ou qualquer outra pessoa.

Acreditem, não perdemos toda esta brastemp que a mídia comenta. O maior interesse deles é nos desestruturar. Mas tudo bem, futebol é pura paixão e respeito todas as opiniões, principalmente de São Paulinos.

Vamos apoiar.

Saudações Tricolores.

Comentário por Ricardo — 29/06/2009 @ 19:46

 

Birner, parabens pela paciencia em responder certos comentarios aqui do blog!
no mais, gostei do texto, concordo q devemos dar tempo e apoio ao ricardo! força sao paulo!

Comentário por Rodrigo Fonseca — 29/06/2009 @ 20:35

 

Grande Birner, parece que você é o único comentarista que mantem a lucidez quando o assunto é Muricy. Os outros que só sabem comentar resultado acham o cara o máximo e enxergam nele uma retidão de caráter que sinceramente não consigo ver nas atitudes dele. Por mais inacreditável que pareça o Luxa está sendo mais decente na saída. Vamos aos fatos:
1. O SP fez mais por ele do que o inverso. Foi o SP, com sua estrutura e elenco, que colocou ele no mapa dos técnicos de ponta. Não fosse pelo SP ele ainda estaria no nível do Caio Jr., dorival jr. e dos outros técnicos Jr;
2. As conquistas (poucas para quem teve sempre o melhor elenco e entrou como favorito em todas as competições) se deveram muito mais à comissão técnica e jogadores;
3. O trabalho piorava ano a ano, visivelmente, com eliminações cada vez mais precoces. Ainda assim ele teve estabilidade no emprego e agora tem coragem de posar de injustiçado;
4. Posa de humilde e ético, mas não perde a chance de cutucar outros técnicos;
5. Ao colocar dúvida sobre o caráter dos jogadores ao insinuar um complô sem dar nomes aos bois, demonstrou uma ingratidão com o grupo que lhe foi tão leal e cuja dedicação lhe deu os 3 títulos;
6. Faz com o Tite o que recriminou no Cuca;
7. Aceita cogitar a possibilidade de trabalhar para quem o acusou de farsante;
8. Se mostrou um destruidor de talentos, seja da base ou contratados;
9. Diz que dá lucro, mas conseguiu tirar a confiança e desvalorizar todo o elenco, acabando com a venda de jogadores que sempre contribuiu para equilibrar as finanças. Hoje os jogadores que saem é a custo zero;
10. Agora deixa vazar notícias de atraso de salarios e que ele estaria escondendo estes fatos por lealdade. Que lealdade hem?

E ainda tem torcedor capaz de xingar o Hernanes (patrimônio e orgulho dos verdadeiros são-paulinos) e pedir a volta daquele que fez seu futebol desaparecer. Não dá para acreditar em tamanha imbecilidade.

Acredito muito que o Ricardo Gomes pode estabelecer uma parceria com o SP muito profícua para ambos. Ele é mais equilibrado, parece saber trabalhar o lado emocional de maneira positiva e conhece o business. Estrutura e elenco para oferece a ele nós temos!

VAMOS LÁ TRICOLOR RUMO AO HEPTA!!!

Comentário por Paulo Fernandes — 29/06/2009 @ 20:55

 

Birner, perfeito no texto e nas respostas aos Muricetes manipulados pela mídia. Parabéns também ao Ricardo pelo excelente texto. É isto aí. A hora é de nos unirmos e apoiarmos o Ricardo Gomes, pois o resto da nação quer nos ver destruídos de tanta inveja. Esqueçamos o Muricy que já foi tarde. Vamos resgatar nossa tradição de times que aliam raça e dedicação com o futebol bem jogado. Abraços

Comentário por Paulo Fernandes — 29/06/2009 @ 21:19

 

Parabéns Birner!
Cuidado TRICOLORES, não acreditem em tudo que escrevem por aí!!..só como exemplo: Tem jornalista que passa até as férias junto com o Muricy no Guarujá (é só ir lá pra ver)!
Aí não falam sobre 4 libetadores perdidas, os incontáveis “mata-mata” perdidos, a mentira em dizer que foi ele quem lançou o Hernanes, a contratação do Fábio Santos, etc…
abraço

Comentário por Nelsinho — 30/06/2009 @ 0:45

 

Bauer -Dias -Arlindo -Zé Sergio -Serginho Chulapa -Silas -Muller -Edmilson -Simplício -Kaká -Julio Batista – Edu -Fabio aurelio -DenilsonI -Denilson II -Zizinho -Muricy -Zé Carlos -Juan (fla) -Bordon -Rogerio Cenni -Kleber e mais um bando de “garotos”que sairam das divisões menores do são Paulo f.C. ….ou seja:ótimo investimento ….agora,Birner,se for possível(com suas amizades e informantes,quem sabe?)eu gostaria demais,mas demais mesmo(já tentei pesquisar em todo lugar enada) aonde andam:Jackson(lateral direito preto,forte,rápido,cruzava bem,jogou uma vez no titular do Burra e sumiu)alex Kazumba(ótimo lateral esquerdo,rápido,bom físico,passava bem e chutava a gol)Sergio Motta(jogou talvez uma partida inteira e algumas poucas entradas em finsde jogs perdidos sempre,e mesmo assimnão jogava aquela maravilha ,mas sempre dava um bom passe no pouco tempo que tinha)agora temos:Henrique(sempre artilheiro de todos os torneios em que participa) Oscar -Bruno formigoni e ozagueiro Bruno Uvini (o Luganinho)…Wellington….e vem mais aí Marcelinho,Diogo….PERGUNTO:AONDE VÃO PARAR?SÃO VENDIDOS NA CALADA DA NOITE E NINGUEM FICA SABENDO?CADÊ O JACKON?KAZUMBA?VÃO APARECER UM DIA PRA VERGONHA DO J.J. ET CATERVA E DO MILTON CRUZ?COMO É O CASO NUNCA COMENTADO DO JUAN DO FLAMENGO?ERA O PEPE NO JUNIORES DO TRICOLOR.PQ NUNCA NENHUM JORNALISTA PERGUNTA ISSO EM PÚBLICO?NÃO CABE UMA REPORTAGEM?ZÉ SERGIO É UM LAPIDADOR…..UM BAITA DESCOBRIDOR OU APERFEIÇOADOR DE GAROTOS E O BURRA SÓ CRITICAVA…..DIZIA QUE OS TREINADORES DE BASE NÃO PREPARAVAM LATERAIS NEM MEIAS(MENTIROSO!)….perdoe a minha exaltação,mas crfeio que é um assunto que deve interessar a todos os sampaulinos e aos que gostam de futebol e seus meandros….enfim…..fica a sugestão…..abraços Luiz Vidal

Comentário por Luiz vidal — 30/06/2009 @ 14:54

 

Ei Luiz Vidal, isso mesmo.
Concordo em gênero número e grau contigo.
Pode até ser que com o Juan tenha havido o mesmo que com o Kleber, que em certo momento parece que foi considerado mais problemático, desagregador, que talentoso. Mas o silêncio realmente só traz dúvida e suspeição.
Também sonho com um aproveitamento melhor e mais – porque não dizer? – mais apaixonado de nossa base. Sempre rendeu bons frutos, e hoje só pode render melhores ainda.
Já li pessoas aqui dizendo que o Centro de formação de Cotia só forma chinelinhos, mas acho isso inacreditável. A gurizada tem fome de bola. Querem ser novos Kakás. E pra isso sabem, são ensinados a serem dedicados e esforçados.
E realmente, não sei porque pelo menos pro banco não temos um lateral direito da base, só se fala em trazer de fora. Tudo bem, precisa de jogador experiente, mas não dá pra ir formando? Se for pra trazer meia bocas como o Eder e o Jancarlos, melhor arriscar com prata da casa pô.
Valeu!

Comentário por werner — 01/07/2009 @ 18:09

 

Deixe um comentário

(obrigatório)
(obrigatório)
 
(obrigatório)