“O Corinthians parece a vaca sagrada do futebol”
De Vitor Birner
O vice-presidente de futebol do Internacional, Fernando Carvalho, sentiu a pressão que sofre quem mexe com as coisas do Corinthians.
Me pareceu indignado quando disse: “O Corinthians parece a vaca sagrada do futebol nacional, pois não se pode falar nada dele” (declaração está no Uol)
E completou
“Todo mundo se viu obrigado a comentar e ver as imagens que mostramos, que são incontestáveis, com erros crassos que favoreceram o Corinthians”.
Fernando Carvalho foi infeliz, indelicado na comparação.
Nestes anos de trabalho com o jornalismo esportivo percebi que realmente é diferente tocar nos temas do Alvinegro.
Os assuntos corintianos, tanto para o bem quanto para o mal, ganham dimensões maiores.
É a equipe com maior mercado no Estado mais rico da nação.
É a que dá mais audiência e aumenta o interesse de bons patrocinadores para quem faz transmissões televisivas.
Também vende mais jornais e, se não passar na tv, aumenta o número de ouvintes no rádio.
Em suma, quem se preocupa diretamente com resultados financeiros e trabalha em empresas de comunicação que fazem esporte – sob nenhuma hipótese isto é problema do jornalista – sabe que o sucesso corintiano pode se refletir no faturamento.
E estamos no mundo da grana.
Talvez por isso Fernando Carvalho disse a frase agressiva.
Colorado fanático, deve estar estar enciumado.
E perdeu a mão.
Nesta história toda, tem um aspecto que me incomoda bastante.
O Inter enfrentou problemas com o apito no 2×0 do Pacaembu, porem não entrarei no mérito sobre as falhas dos apitadores ao longo do campeonato.
Precisaria ter visto todos jogos dos gaúchos para opinar.
Cansei de ouvir o povo, influenciado pelas imagens, lembrar apenas do que convém.
Há seríssimas distorções sobre quem foi beneficiado quando.
Apenas relembro que a comissão de arbitragem é ligada à CBF e que o Internacional de Fernando Carvalho é eleitor do dono do futebol brasileiro.
Se sabe que existe algo direcionado, denuncie, ou ao menos, caso não haja provas, vote contra ele.
Tem muita fumaça neste pré-jogo, porem não encontro o incêndio
Só o árbitro, realmente próximo da fogueira, precisa arrumar uma forma de não ser jogado nela.
E toda esta tensão vai para dentro de campo.
Abaixo há 2 vídeos.
O primeiro com o dossiê do Internacional sobre os erros que beneficiaram o Corinthians segundo o dirigente do Inter.
O outro está na globoesporte.com. O link o (a) leva até lá.
OBS: Recebi vários comentários com afirmações de que o campeonato foi comprado por esse ou aquele time. Não posso aprová-los, pois é preciso de provas para garantir que há armação. O país tem leis.



RSS
Vitor,
Somos adultos e muito longe de sermos burros.
Vamos portanto ser práticos.
A imensa maioria dos profissionais da crônica esportiva, seja ela da TV, do Rádio, Jornais ou Revistas neste país de Deus é TORCEDORA do Corinthians. Eu grifei torcedora pq não aceito isenção qdo se trata de futebol. Aceito em qq outro esporte. Mas no dicionário do futebol, pelo menos no Brasil, essa palavra não consta.
Vc sabe disso tão bem qto eu ou qq outro que viva os bastidores desse negócio.
O Youtube está ai pra desmascarar, cada vez mais, esses casuismos tolos (profissional x time do coração).
Não existe esse animal, pelo menso não conheci nenhum até agora (eu não sou tão novo assim).
Comentário por Bob que Vale — 30/06/2009 @ 18:59
Birner,
O presidente do Colorado está no papel dele, tentando de todas as formas garantir uma vantagem para seu time. Isso na verdade demonstra fraqueza e desconfiança da capacidade de seu time reverter a situação em que se encontra.
No meio disso tudo levantou um tema que considero verdadeiro. Somados os erros de arbitragem que prejudicam e beneficiam os times, o saldo do Corinthians é muito positivo.
Esse fato talvez nem se deva a desonestidade, geralmente um clube grande é beneficiado no confronto com um pequeno, o que gera um saldo positivo para boa parte dos integrantes da Série A. Na minha visão, Flamengo, Corinthians, Vasco e São Paulo, nessa ordem, são os mais beneficiados por erros.
O fato conclamado por muitos, de que se fosse assim, o Corinthians não teria ido para a série B (e também o Vasco) não invalida a tese.
Abraços,
Cláudio Prado
Comentário por Claudio — 30/06/2009 @ 19:01
Po isso, vamos deixar de bobagens. Essa pressão é muito mais da mídia do que de qq outro setor.
Existe um escudo protetor do Corinthians muito mais poderoso do qualquer setor da sociedade, Federações inclusa. Es esse escudo é sustentado por essa imensa camada da sociedae que ocupa microfones, bancadas de programas esportivos, câmeras e computadores em redações de Jornais e revistas.
Nada pode contra o time do Pq São Jorge. a não ser que venha deles mesmos. Criticos ferrenhos de tudo o que pode atrapalhar o time. Diretores, torcida, adversários. O que vier.
E não há hipocrisia nisso. É reação normal de qq torcedor qdo vê seu time do coração em perigo. Só não é aceitável por se tratar que quase monopólio de opinião.
Nem no Rio, com aquela imensidão de Flamengista (talvez até por isso, por ser maioria esmagadora) tem tamanha hegemonia nas opiniões.
Comentário por Bob que Vale — 30/06/2009 @ 19:09
Talvez vc possa me esclarecer (ou pelo menos insinuar, já que se trata de terreno não muito firme) se é “proibido” torcedores de outro time trabalhar no setor. Se por acaso “ïnventaram” algum sistema de cotas na área, meio mandrake, que proteja essa maioria alvi-negra que povoa todos os departamentos de esportes de todos os meios de comunicação de S.Paulo.
E por favor nao me venha com essa de que por serem maioria isso é natural. Ou que as audiências justifiquem isso.
Por que se for, será o único (?) setor que usa “maioria”como critério de seleção de mão de óbra.
Mais ou menos como justificar a escolha de detarminada pessoa para ocupar um cargo na sua Empresa por ela ser branca,católica, loura ou…….torcedora do Corinthians.
Abraço!
Comentário por Bob que Vale — 30/06/2009 @ 19:18
Faça uma continha rápida.
Quantos profissionais da chamada imprensa esportiva vc conhece e quantos são corinthanos.
Vc vai ver que o número é muito desproporcional a qualquer outro time de S.Palo.
Será que eles são mais inteligentes, mais estudiosos que os demais.
Será que são mais aguerridos e mais ávidos por empregos nessa área, tão bem remunerada, profissional.
Ou será que tem ai alguma panelinha informal que vem funcionando meio que como uma corrente entre” ämigos” ha anos, decadas talvez, sem que ninguém tenha se dado conta.
É uma hipótese?
Abraço!
Comentário por Bob que Vale — 30/06/2009 @ 19:29
Meu Deus do céu! Chama a polícia! Sempre favoreceram o Corinthians mas esse ano está exagerado demais. Como dão esses penaltis? Mal se toca nos caras e o juíz apita? Enquanto isso eles podem bater à vontade? E o São Paulo está há 45 jogos sem penaltis a favor? Alguma coisa muito, mas MUITO ERRADA está acontecendo. Tem como acionar o Procon? Isso lesa o consumidor que vai assistir aos jogos do seu time achando que ele pode sair vitorioso. Melhor nem sair de casa se sabemos de antemão o resultado do jogo contra esse time. Uma vergonha! Erros para todos os times sim, acontecem. Mas com o Corinthians está EXTRAPOLANDO, não dá pra acreditar em erros desse jeito.
Comentário por GUERREIRO — 30/06/2009 @ 19:32
Vitor,
Voce alguma vez sentiu alguma dificuldade em arrumar emprego por suas, digamos, crenças, ideologias ou (ainda), simpatias?
abs.
Comentário por Bob que Vale — 30/06/2009 @ 19:33
uma vergonha
Comentário por luiz carlos — 30/06/2009 @ 19:33
cara ele nao errou nao em dizer isso nao muito pelo contrario falou o que todo torcedor fora o das galinhas quer falar. tudo no Brasil é uma puxação de saco dos gambas
Comentário por HERNANDES CORRÊA — 30/06/2009 @ 19:41
Vitor,
Nesta última semana notei no comportamento do nosso JK comportamento qu.e talvez vc possa me esclarecer
Reagiu às reações que causaram sua avaliação da atuação de André Santos na Seleção (o tal “partidaço”).
E reagiu, aí com um pouco mais de destempero (compreensível), ao dossiê do vice presidente do Internacional sore eventual favorecimento da arbitraem ao Corinthans nessa Copa do Brasil.
Foi com total isenção, não foi?
Pelo menos eu não notei nenhum sinal de contrariedade nos dois eventos.
Você notou?
abs
Comentário por Bob que Vale — 30/06/2009 @ 19:43
Até na semi do Paulistão, na entrada do Ronaldo no André Dias era para vermelho.
Mas foi um absurdo em 2005,e na 1 partida dessa final.
Birner pq a arbritagem não dá penalti para o São Paulo? e dá sempre falta em cima do Jorge Henrique que mais se joga do que sofre falta.?
Abraço
Rapha
Comentário por Raphael — 30/06/2009 @ 19:45
VITOR BIRNER, vc foi fantastico.
O seu comentário foi o melhor de todos que li sobre o tema “corinthians só ganha roubado”.
Parabéns de novo, antes todos fossem como vc pq a imprensa esportiva esta ficando cada vez mais nojenta , as vezes chega a cheirar mal.
Pena o arbitro do jogo já estar “contaminado”, e como corinthiano já vejo o qto vai interferi no jogo, espero que não e ao final o Timão seja TRI.
E vc , acha q dá corinthians???
abraços
MARCUS A MAMMANA
SÃO CAETANO DO SUL
Comentário por marcus alexandre mammana — 30/06/2009 @ 19:50
Birner, sou corintiano e fico indignado com as coisas que os dirigentes de clube (inclusive do Corinthians) fazem sem serem responsabilizados. Já não basta as torcidas organizadas transformarem as ruas em palcos de sangue só por serem imbecis, ainda ficam irresponsáveis criando clima de guerra antes do jogo. O Sr. Carvalho deveria responsabilizar o jogador Táison pelo gol perdido que poderia dar chances maiores para o Inter ao invés de ficar inventando DVD’s.
Comentário por Eduardo — 30/06/2009 @ 19:51
Caro Birner,
Achei o conteúdo do vídeo produzido pelo dirigente o Inter,na verdade, bastante contundente – apesar de concordar contigo em relação ao teor das afirmações dele. Depois, não são apenas as images, mas as afirmações de momento dos profissionais da própria imprensa que acabam por reforçar o argumento de que o time paulista é sim, e muito, beneficiado pela arbitragem. Indo um pouco mais longe, acho que o conteúdo chega a colocar em cheque os méritos de uma eventual conquista corintiana da Copa do Barsil, diferentemente do que aconteceu no Campeonato Paulista de 2009 ou do da Série B do Brasileirão 2008.
Discordo também que haja uma perseguição ao alvinegro por conta do Brasileiro de 2005, emblematizado pela injustiça sem parlelo cometida justamente contra o Inernacional. O que ocorre é um acúmulo de fatos que a partir de um determinado ponto não se pode mais contornar. Achei, aliás, sintomático o laconismo e a falta de força no rebatimento do presidente do Corinthians. O tom “nada a comentar” acaba se confundindo com “sem comentários” diante do que emudece por ser flagrante.
Abraço.
Comentário por Ubu — 30/06/2009 @ 20:04
Birner. Você esta dando muito destaque ao Pequeno do Sul. O Corinthians não é uma vaca sagrada, é o maior share do Brasil e com isso agrega muitos invejosos e aqueles que não tiveram a capacidade de serem tão significativos quanto.
A torcida já respondeu:
http://www.youtube.com/watch?v=0TUBvOI-6xY
(esse link é do Youtube, feito por torcedores e não por mim)
O Corinthians tem que responder dentro de campo, 11 x 11, é assim que sempre conquistou tudo em sua vida. Talvez o Pequeno do Sul não tenha tido dificuldades para chegar a disputar os seus títulos, mas o Corinthians, que veio da várzea, teve que subir degrau por degrau em busca dos seus objetivos, teve que lutar contra tudo e contra todos por esse espaço e não merece ser difamado com DVDs trabalhados para passar uma mensagem que não seja a da justiça.
De minha parte, também gostaria de saber mais sobre 1976, 92, 99, 2006 e gostaria que fosse feito um “raio x” de todo o campeonato de 2005. Campeonato este que estava tendendo a ser ganho com vícios de arbitragem.
Comentário por Paulo Luciano da Silva — 30/06/2009 @ 20:05
Confira o raio X do árbitro da final da Copa do Brasil
O mineiro Ricardo Ribeiro terá a missão de apitar o tenso Inter x Corinthians
O árbitro mineiro apitou a segunda partida da semifinal da Copa do Brasil, entre Coritiba e Internacional, e foi contestado por torcida, jogadores e comissão técnica do Coxa. O técnico René Simões deixou claro que o árbitro era inexperiente para apitar um jogo daquele nível, e que Ricardo “já veio para o jogo sob intensa pressão”, executada principalmente pela diretoria e comissão técnica do Inter. Segundo René, Tite havia contestado veementemente a arbitragem de Sálvio Spínola no primeiro jogo da semifinal.
http://www.lancenet.com.br/futebol/noticias/09-06-30/572241.stm?futebol-confira-o-raio-x-do-arbitro-da-final-da-copa-do-brasil
Comentário por Heitor — 30/06/2009 @ 20:15
concordo plenamente com a frase do presidente do inter. melhor definicao impossivel!!
o corintians e seus torcedores sempre se acharam acima do bem e do mal. pensam que por algum motivo sao “especiais” e os outros times nao sao compativeis com sua historia. total falta de respeito. veja bem, outros times e torcedores tb se comportam da mesma maneira mas o corintians eh muuuito pior. ainda mais com a globo e o resto da midia por tras deles.
quanto aos videos, realmente existe erros para qualquer lado. tudo ficaria mais simples se a fifa resolvesse evoluir e partir para a arbitragem eletronica.
abraco
Comentário por rodrigo — 30/06/2009 @ 20:21
ainda bem que ele não se lembrou da final contra o Brasiliense e o jogo contra a portuguesa em 1998.
Comentário por etricolor — 30/06/2009 @ 20:21
Boa noite, Birner.
Até algum tempo atrás eu admirava a administração do Internacional.
Induzido pelas notícias que chegavam até mim, achava que o então presidente Fernando Carvalho era uma referência para os dirigentes dos clubes brasileiros.
Acredito, ainda, na sua competência pois o Inter se reergueu em suas mãos conquistando títulos e troféus que eu gostaria de ver nas galerias do Parque São Jorge.
Contudo, as últimas atitudes e declarações do dito cujo empanaram a imagem que eu tinha dele.
Seria como se o Juca Kfouri começasse a fazer anúncio de cerveja.
O conteúdo ainda estaria lá, mas a decepção seria enorme.
E sem fugir da temática divina, já que ele comparou o Corinthians a uma vaca sagrada, torço para que numa próxima encarnação o cartolinha chorolado nasça corinthiano e pare de nos invejar.
Abraço.
Comentário por Edgar Ehara — 30/06/2009 @ 20:28
Em 2005, não se tratou apenas de desconfiança de arbitragens tendenciosas. Somaram-se fatos suspeitos de várias naturezas. Finalmente, a declaração de Dualib obtida através da escuta da PF (inconclusiva, é verdade) deixou não apenas os adversários – que estão sempre prontos a enxergar conspirações do rival – com uma pulga atrás da orelha, mas muitos corintianos.
A saber: Dualib: “Ele vai falar: ‘Mas como ganhou (o campeonato) no ano passado?’. Ganhou, mas, se não tivesse aquela m… daquela anulação de 11 jogos, nós estávamos fora. Porque o campeão de fato e de direito seria o Internacional. E porque nos últimos cinco jogos tínhamos 14 pontos na frente e chegamos um ponto só, roubado”.
Comentário por Alexandre — 30/06/2009 @ 20:46
Sabe como chama isso?
INVEJA!!!!
Comentário por Ronildo — 30/06/2009 @ 20:47
Esse vídeo é só o resumo, apenas o trailer do filme. O vídeo original com a arbitragem favorecendo o Corinthians, é dvd duplo com 7 horas e 44 minutos. Isso só dos últimos 4 anos.
Comentário por Nico — 30/06/2009 @ 20:55
Pressão e apelação do Internacional em decisão no Beira-Rio?
Não é novidade…
***
http://www.youtube.com/watch?v=MeWAUIHxTnA&eurl=http%3A%2F%2Fresistencia777%2Eblogspot%2Ecom%2F&feature=player_embedded
Terror e Sabotagem na decisão do Campeonato Nacional:
A polêmica do vestiário intoxicado em 1976
Rogério Micheletti
AT3
O Inter, com um grande time, bateu o Corinthians na final do BR-1976. Mas os alvinegros reclamam até hoje
Internacional e Corinthians disputarão outra vez um título nacional. E teremos final, assim como aconteceu pelo Campeonato Brasileiro de 1976.
Naqueles tempos, o Colorado gaúcho era tecnicamente melhor do que o Corinthians e, principalmente por isso, levantou a taça daquele ano.
Orquestrado em campo pelo grande craque Paulo Roberto Falcão, o Inter venceu o alvinegro do Parque em uma única partida disputada no Beira-Rio. Resultado: 2 a 0, gols de Dadá Maravilha e Valdomiro.
Mas o título do Inter é até hoje questionado por muitos corintianos, que dias antes protagonizaram a “Invasão da Fiel ao Maracanã”.
Jogadores daquele time de 1976 reclamam sobre a “recepção gaúcha” naquele 11 de dezembro, dia anterior da grande final.
“Já sentimos que não seria fácil quando chegamos no Aeroporto Salgado Filho.
O Vicente Matheus (presidente corintiano) ficou desconfiado com a água do hotel, em que estávamos hospedados. Houve ameaças de envenenamento também da comida. O almoço teria atrasado mais de uma hora e meia.
Por isso, ele pediu para comprar água em outros lugares”, conta o goleiro Tobias, que também ficou incomodado com a atitude dos torcedores do Inter.
“Na madrugada daquele dia 12, os torcedores do Inter fizeram plantão em frente ao hotel e soltaram morteiros às 2h, 3h e 4h da manhã. Só depois de muito tempo é que os funcionários do hotel resolveram chamar a polícia. Ninguém do Corinthians conseguiu dormir direito. E olha que nós estávamos no sétimo ou oitavo andar”, reclama Tobias.
O ex-atleta diz ainda que o vestiário do time visitante não tinha a mínima condição de uso.
Alegam que um cheiro muito forte, impossibilitou a permanência da equipe no local. “O segurança Caldeirão, o massagista Rocco e o roupeiro Toninho foram os primeiros a entrar no vestiário e a sentirem um cheiro forte, de produto químico.
Em seguida entraram o Vicente Matheus, o Duque (técnico) e nós jogadores. O Matheus, além do cheiro, percebeu que havia um frango preto e velas acesas no local. Ele mandou que nós saíssemos de lá imediatamente e falou que não haveria jogo”, conta Tobias.
O folclórico cartola corintiano só mudou de idéia após conversa com dirigentes do clube gaúcho.
“O Matheus bateu o pé. Por isso, o Inter teve de ceder um outro vestiário, que era usado pelo time juvenil deles.
O local também não era grande coisa, mas era melhor do que o vestiário do time visitante. E, pelo menos, não tinha tanto cheiro, nem macumba”, conta Tobias, que testemunhou o sofrimento dos quase 15 mil corintianos nas arquibancadas do estádio colorado.
“Estava um calor intenso, mais de 30 graus. Eu via os bombeiros jogando água no Internacional. Mas quando se aproximavam da torcida do Corinthians, eles desligavam a água. Faltou solidariedade”, revela.
Também há informações de torcedores, que viajaram até a capital gaúcha para ver aquela final, de que não havia água nas torneiras dos banheiros -no espaço destinado à Fiel Torcida- e que os vendedores não trafegavam no local.
“Algumas atitudes não foram dignas de uma grande final. Foi mesmo uma batalha muito difícil. Dentro e fora de campo”, finaliza Tobias.
***
Resumo das Cafajestadas Final de 1.976
1) Apenas um jogo, no Rio Grande do Sul. Árbitro tradicionalmente avesso ao Corinthians: José Roberto Wright. Desde o jogo “pagamento” da transferência
de Rivellino era um árbitro antipático ao Corinthians.
2) Torcedores corinthianos barrados na entrada da cidade por brigadianos gaúchos. Tiveram que deitar no asfalto fervente. Muitos foram pisados por soldados que riam dos “paulistas”. Esse terror durou horas.
3) Time não conseguiu dormir. Foguetório na porta do hotel e buzinaço. A polícia não interveio.
4) Uma janela explodiu. Clima de terror. Jogadores só puderam pegar no sono após as 4 horas da manhã.
5) Água com gosto e aroma estranhos. Matheus teve de mandar comprar água fora do hotel.
6) Ameaça de envenenamento da comida. Atrasou o almoço.
7) Vestiários tinham sido envenenados por inseticidas. Jogadores tiveram severos problemas nos olhos e problemas respiratórios.
8 ) Gol legítimo do Corinthians anulado quando a partida ainda estava empatada.
9) Agressões da torcida que transformou o estádio num inferno. Torcedores corinthianos foram confinados, sem água e sem acesso aos banheiros.
10) Corpo de bombeiros irrigou torcida do Inter, mas não o fez exatamente no trecho em que estavam os irmãos corinthianos.
http://resistencia777.blogspot.com/
Comentário por Thiago — 30/06/2009 @ 20:59
Esse Fernando é ridículo porque só olha o lado dele e não evidencia os erros de arbritagem que também pode ocorrer com o Internacional. Ele está no papel dele sim ” O de chorão”, que nao sabe perder, tem que aprender a perder.
É culpa do Corinthians os últimos jogos aí o Internacional não ter ganhado as partidas? É culpa da arbritagem?
É facil falar dos problemas dos outros e jogar a culpa na arbritagem, que não tem como se defender, ele está jogando as pessoas a enxergarem uma visão de interesse próprio, pessoal, e portanto distrocida para atender a sua vontade, o que corresponde a atitude de um verdadeiro perdedor. Além do mais, ele mente ao dizer que não está colocando pressão na arbitragem para o próximo jogo, pois distorcendo a parcialidade ao defender somente um dos lados, ele nos propõe a olhar a arbitragem como sendo corrútpa e benéfica para o Corinthians.
Não sabe perder, está com medo de amanhã e é um mentiroso.
Comentário por Danilo — 30/06/2009 @ 21:26
Birner,
Estatisticamente os posts que vc coloca sobre o Corinthians têm mais visitas do que aqueles posts sobre outros clubes?
Comentário por pascoal veneroso — 30/06/2009 @ 21:33
É dificil achar um campeonato ganho de maneira limpa pelos corintianos-nunca ganharam libertadores pois nao ha como manipular arbitragem sulamericana-nesta copa do brasil esta tudo ” a favor” do corintians ser campeao e depois ter a campanha volta Ronaldo para seleçao-Brasil pais da vergonha ate nas arbitragens
Comentário por VIEIRA — 30/06/2009 @ 21:41
Binner
O que espanta, é porque não mostrar este dvd na semana que vem, ou a 1 mes atras, e sim a dois dias do ultimo jogo, se o Inter tivesse ganho o jogo ou perdido de 2 a 1 ele faria a mesma coisa? Mas acho que esta na dele em mostrar o DVD, a errada desta historia toda é a CBF que permite tais fatos infantis antes de um grande jogo, agora te pergunto, e se amanha o Inter ganhar com um penalty roubado ou com um gol impedido? ficará o exemplo e de agora em diante toda final aparecerá um time com um DVD com os erros a favores do outro time? ja que fazer isso a dois dias na final, tem um unico objetivo, o de pressionar o juiz, acho que se a CBF fosse um entidade séria, tomaria alguma atitude contra isso
Comentário por valter — 30/06/2009 @ 21:46
Praticamente só são-paulino comenta nesse blog. Por que será?
Comentário por Sérgio — 30/06/2009 @ 21:59
Não sei se erram mais a favor do corinthias, mas na duvida a mairia dos arbitro,favorecem o time mais forte.Eu como torcedor do botinha SP cansei de ver isso contra meu time, mas já fomos ajudados em alguns classicos caipiras contra times menores.O Brasil na época de João Havelange ,se não era ajudado pelo menos não era roubado, osarbitros pensavam duas vezes antes de marcar contra nós.Na duvida a maioria dos arbitros vão a favor do mais forte e isso é em qualquer lugar do mundo.
Comentário por Luiz — 30/06/2009 @ 22:03
Caro Vítor
Apesar de gostar muito de futebol, de ser corintiano apaixonado, ultimamente eu evito ver jogos, raramente tenho ido a estádios e lido jornais ou revistas sobre o assunto.
Primeiro, há a excessiva valorização do produto internacional. Os campeonatos europeus, muitos de qualidade discutível, como o francês ou o holandês, são vendidos aqui no Brasil com uma aura de produto premium, só porque são europeus.
Depois, há um excessivo amadorismo na imprensa. Tudo bem que o futebol é um esporte, distração, seja lá como chamem, mas, atualmente, detecto duas verves:
uma que só quer ganhar dinheiro
outra, que só pensa no futebol antigo, e vive metendo pau na parte que só quer ganhar dinheiro.
Há algumas figuras diferentes, como vc mesmo, PVC, (não é puxar seu saco, não) que fala mais de futebol do que de política, marketing, filosofia…
O motivo desse meu comentário é fazer com que vc reflta sobre o que escreveu. Pra mim, vc, ainda que indiretamente, justificou o eterno estigma de favorecido do Corinthians, ao mencionar interesses econômicos.
Mas, veja esse link do jornal Zero Hora (http://www.clicrbs.com.br/esportes/rs/noticias/futebol-inter,2560921,Faixas-de-campeao-da-Copa-do-Brasil-sao-vendidas-para-a-torcida-do-Corinthians.html.html) e me fale se não é algo tendencioso noticiar que faixas de campeão são vendidas antecipadamente para a torcida do Corinthians? As faixas são vendidas no Paraná! Me diga se, no caso, não há interesses do jornal, da imprensa local?
O que eu tenho de fazer ante tudo isso? Qual a minha saída para buscar credibilidade?
Obrigado, e um ótimo trabalho
Tales Battaglia
Comentário por tales battaglia — 30/06/2009 @ 22:08
É infelizmente os beneficios a favor do corinthias voltaram birner!!!!…nao adianta pessoal enquanto existir um jogador como o ronaldo no corinthians..eles vao ser intocáveis…os juizes tem medo de times com jogadores assim…e mais facil apitar a favor pra nao machar a imagem né!!!!!!
Comentário por Luis — 30/06/2009 @ 22:13
Eu acho que o cara do inter está certo. O Corinthians é mesmo a “vaca sagrada”, “ultima cereja do bolo”,ou qualquer outro adjetivo que ele queira dar.
Somos os mais odiados, invejados, enfim o time que movimenta o futebol brasileiro.
Ele apenas confirma o que eu sempre digo, time grande é o Corinthians, o resto é apenas coadjuvante!
Assim como todos os outros torcedores, o cara do inter, antes de ser torcedor do inter é anti-Corinthiano. Torcer para o time dele é a segunda opção.
Alias time bastante fraco. O inter é como a Espanha, só acha que é bom quem não conhece nada de futebol. Ganhar do juventude, até o barranco futebol clube ganha.
O inter é tido como melhor time do Brasil desde o ano passado e nada ganhou de importante! Ai bate o desespero ….
Alias este cara é um grande concorrente ao nanico do sp, os dois em um programa esportivo seriam muito engraçados.
Comentário por Rogério Canada — 30/06/2009 @ 22:16
Os dois clubes mais canalhas do futebol brasileiro são o Sport e o Inter. Não sei se por sorte ou azar, o Corinthians os enfrentou nos dois últimos anos em finais. Jogo sujo, golpe baixo, pressão em federação, arbitragem, hotel, etc.
Nunca esqueço em 76, a despeito do timaço que tinham, a pressão suja que fizeram em PA. Mas dessa vez o tal cartola foi longe demais, o feitiço pode virar…
O que eu estranho é a importância que a mídia está dando ao caso, como que se corroborasse as tais acusações. Mas o Mano é experiente, o time parece estar com o”corpo fechado”
Comentário por Marcos Jr — 30/06/2009 @ 22:18
É claro que essa não é a melhor hora para se mostrar um vídeo desses, mas depois do gol com bola rolando
(nunca tinha visto isso), das faltas sem cartão amarelo(magrão e elias) e de 2005, fica difícil não desconfiar.
Foi o único caso do mundo com jogos anulados e, pior, sem provas de influencia direta nos resultados além do lance do Tinga. Não esqueçamos, ainda, que tanto o Inter em 2005 quanto o Santos em 1995 estavam batendo de frente com a CBF e foram prejudicados pelo mesmo árbitro, assim como na final entre Boca e Cruz Azul (todos sabem que não é interesse um mexicano ganhar, apesar da receita que geram). Como você mesmo disse Birner, o Corínthians dá muito IBOPE, e caso seja campeão vindo da segundona mais ainda, e isso gerará muito dinheiro em todo o país. O título do Inter, pelo contrário, geraria principalmente, ou somente, no sul. Só para finalizar, muitas pessoas entendem que o Flamengo também é privilegiado, vide casos do título brasileiro contra o Atlético e posteriormente na Libertadores.
Gostaria que respondesse pelo menos alguns posts, pois dessa forma temos certeza que somos parte do blog e não apenas estatística, entendendo claro, se houver impossibilidade por motivos nobres.
Comentário por Diego — 30/06/2009 @ 22:29
Lamento muito esse tipo de atitude. Uma coisa sao os torcedores falarem umas bobagens em tom de brincadeira. Outra coisa é um dirigente de uma equipe campea do mundo e da libertadores, divulgar uma besteira (o tal vídeo), tentando pressionar a arbitragem contra um time como o Corinthians, q tem a maior torcida do estado mais rico e manipula a atencao da mídia, mas q em termos de conquistas é no máximo mediano.
Esse tipo de coisa resulta em descrédito ao futebol, q deveria ser apenas um passatempo.
Comentário por MIRANDA, "Tri-campeão da humanidade"!! — 30/06/2009 @ 22:37
eu vi, so coisa estranha!
Comentário por http://sobreofutebolcarioca.blogspot.com/ — 30/06/2009 @ 22:40
Pois é. O senhor Fernando Carvalho foi cantado em prosa e verso por boa parte da midia, inlcusive a Paulista dos jornalistas sérios, como um dos melhores dirigentes brasileiros. Agora mostra que só é bom sem pressão. Quando a coisa aperta é igualzinho a qualquer outro. O pior é que muitos jornalistas queo elogiaram no passado agora estão fazendo de conta que não é ele quem está fazendo toda esta pataquada.
Comentário por Terencio Trindade — 30/06/2009 @ 22:52
Para calar o papo-furado e a conversa recalcada dos anticorinthianos:
Se o Corinthians sempre foi tão ajudado assim,
COMO É QUE SE EXPLICA O JEJUM DE 22 ANOS SEM TÍTULOS, DE 1954 A 1977?
Mesmo com o Corinthians havendo montado grandes equipes no período?
Corinthians que, na primeira metade da década de 1950, havia se consolidado como o clube mais vitorioso do futebol brasileiro?
Teria se consolidado ali também a inveja dos outros em relação ao clube mais importante do Brasil?
A qual explica as sacanagens e os erros de arbitragem que tanto dificultaram uma nova conquista de título (salve 1977!), e que nos perseguem até hoje?
A verdade é que, o que explica tanto ódio dos anticorinthianos, e tanta paixão da Fiel, é que
CORINTHIANS É CORINTHIANS.
Comentário por João — 30/06/2009 @ 22:58
Mais favorecido do que o Corinthias só o São Paulo, que ganhou o tricampeonato brasileiro graças aos erros da arbitragem.
O presidente do Internacional está coberto de razão pela reclamação, haja vista a garfada de 2005.
Comentário por Gengis Khan — 30/06/2009 @ 22:59
Atitude lastimável.
Mera choradeira e nenhuma POLÍTICA proposta de restruturação da arbitragem brasileira.
Mais um cartola patético com rabo preso e que logo será um Deputadeco da vida.
Comentário por Tiago — 30/06/2009 @ 22:59
Meu comentário no post da arbitragem não foi publicado. Vejamos se este o será:
Gostaria de saber se o lance de agressão de Ronaldo em André Dias na 1a. partida das semi do paulistinha deste ano, foi projetado no compêndio do Inter RS. Se não foi, bobearam, pois foi tão flagrante e ridículo quanto o pênalti em Tinga que virou expulsão em 2005.
Márcio’s Resende’s, Sealvio’s Corinthians, e etc fazem gatos e sapatos. Estava na hora de alguém mostrar.
Agora, escalar um ilustre desconhecido para o jogo final da Copa do Br. parece até coisa macarrônica (daquele italiano que foi prá China e trouxe de lá o prato mais amado na Bota).
Comentário por Luiz Antonio — 30/06/2009 @ 23:06
Luiz Antonio, não recebi seu comentário. O Leandro que está me ajudando na aprovação e só apaga os que constam palavrões e xingamentos diretos. Os de insinuações e acusações ele deixa para mim. Como tenho absoluta certeza que você não escreveria palavrões, desconfio que não chegou. Os árbitros em questão são ruins mesmo. Erraram tanto, tanto, tanto, principalmente o Márcio, que nem dá para acreditar que faziam propositadamente.
Abraço!
Comentário por Vitor Birner — 30/06/2009 @ 23:33
Aproválos na nova ortografia se escreve junto?Aprendi mais uma. Mas o dito Timão sempre foi ajudado.O titulo de 1990, e o de 2005 foram vergonhosamente garfados, e o Mundial de 2000, foi uma brincadeira de mau gosto. Só que a Libertadores que é uma Copa séria ele não vai ganhar nunca. NUNCA , ouviram … NUNCA
Comentário por Antonio Carlos — 30/06/2009 @ 23:16
PRIMEIRO, parabéns ao Birner!
O mais democrático jornalista do futebol.
SEGUNDO, quantas ASNEIRAS…
TERCEIRO, a coisa mais fácil do mundo é fazer este tido de DOSSIÊ. Vc pega um jogo qualquer e coloca lances que favoreceram o time que vc quer detonar. Num mesmo jogo, normalmente, existe inúmeros lances que beneficiam e q prejudicam um clube. Pênaltis, impedimentos, faltas, escanteios, cartões amarelos e vermelhos, etc… vários lances discutíveis de ambas as partes acontecem.
O dirigente do Inter colocou no DVD alguns jogos que tiveram lances que a arbitragem favoreceram o Corinthians, no caso. Em muitos desses jogos houveram situações que o Corinthians foi prejudicado, mas no DVD, não aparecem, é claro.
E os sãopaulinos que fiquem com as barbas de molho, pois se a moda pega, o tri do Morumbi pode ser manchado. É só alguém mal intensionado pegar todos os jogos do São Paulo nos últimos três anos e fazer uma edição com vários erros de arbitragens que favoreceram o clube. E olha q não foram poucos. Ou alguém duvida? É claro que o autor de um suposto DVD não iria colocar nesta edição outras várias vezes q o tricolor foi prejudicado. E com certeza, foi.
E os Palmeirenses?…
E se um Fernando Carvalho da vida quiser pegar o período áureo da Parmalat e fizer um DVD com supostos
lances q beneficiaram o clube palestrino? Será que vai dar pra fazer uns 3 DVDs??? Ou dá pra fazer mais?
E se formos falar do Flamengo, Vasco…
Portanto, esta do DVD Dossiê é a MAIOR BESTEIRA do futebol nacional de todos os tempos.
DÁ PRA FAZER ESTE DVD DE QUALQUER CLUBE DO BRASIL.
Portanto, torcedores de todos os clubes, não se iludam.
Finalizando, se o Corinthians fosse o INTOCÁVEL do futebol brasileiro, como o dirigente do Inter diz, pq o clube não é o mais vitorioso do Brasil?
Como este clube pode cair pra SEGUNDA DIVISÃO?
Como o Corinthians pode perder no ano passado a Copa do Brasil pro Sport? Será que para a CBF e para a Globo o Corinthians na Libertadores 2009 não era melhor que o Sport?????
Esta teoria de favorecimento NÃO se sustenta pelo histórico de acontecimentos.
É uma grande BESTEIRA.
Abraço, Birner.
Comentário por ADVOGADO DO DIABO — 30/06/2009 @ 23:23
Se você visse quantos comentários com xingamentos e acusações apaguei, não me acharia tão democrático.
Abraço!
Comentário por Vitor Birner — 30/06/2009 @ 23:34
Bravata. rs.
Comentário por alan/fluminense eterno amor — 30/06/2009 @ 23:46
Vitor,Sou fã do seu blog mais nunca deixei um comentário, só que hoje me vi obrigado, pois assunto tratado aqui me irrita muito,e por isso deixei de ver programas esportivos da tv aberta principalmente da rede bandeirantes, vamos começar:É uma vergonha o que aconteçe com o futebol, isso ta virando palhaçada, pode até se falar que os erros aconteçem todos nós estamos sujeitos a erros, mais o que não pode é o erro ser sempre sempre a favor do mesmo time.Tem razão do presidente do Inter estar falando assim sempre o mesmo time favorecido ja num é a 1ª vez. Por isso que cada vez mais o futebol internacional faz mais sucesso na TV. Agora falar o que mais me irrita são os comentaristas corintiano, não adianta não conseguem disfarçar, e o pior, são os produtores e quem fica atrás das cameras esses sim são os maiores corintiano, pois se dão espaço para os comentaristas falar o que pensam é porque concordam com aquilo.E Vitor sobre suas afirmações sobre o mercado corintiano, EU QUERIA SABER SE TEM ALGUMA PESQUISA DE MERCADO, PRA VOÇE FAZER ESSAS AFIRMAÇÕES, MAIS NUM É DE BOCA É SIM NO PAPEL COM DADOS E NUMEROS?Pois na tv todo munda fala que o corintians é diferente, eu num vejo diferença. Pra mim é como qualquer outro time o que muda para os outros times é a imprensa.
Comentário por Diego Egydio — 30/06/2009 @ 23:59
Pois é a globo naum falou quase nd sobre o caso !!
Comentário por Luiz Alberto — 01/07/2009 @ 0:05
De uma coisa o Inter não pode reclamar, ganhou uma Copa do Brasil “roubada” do Fluminense em 1992 com um penalti absurdo após os 40 do segundo!!!
Deve uma Copa do Brasil ao Flu!
Comentário por Felipe — 01/07/2009 @ 0:30
Que há proteção ao Corinthians não há discussão, é óbvio.
Daí a achar que há um esquema para o Corinthians na Copa do Brasil, o que não é impossível, mas já demais, embora fosse uma excelente notícia pra todos, ainda mais com Ronaldo. Motivos pra desconfiar existem, erros aconteceram, mas enfim, quem vai afirmar alguma coisa, que pode não existir, pois os árbitros são muito ruins.
Se tivéssemos excelentes árbitros, que errassem pouco, fossem competentes em sua maioria, talvez erros consecutivos numa competiçao para um time se tornasse algo mais evidente, hoje em dia, só isso não é parâmetro, não tem jeito.
Em todo caso, por se tratar de Corinthians, acho que o Fernando Carvalho fez muito bem rs.
Mas não é uma atitude, digamos, muito responsável, vai!
Abraço, Birner!
Comentário por Leandro Gouveia — 01/07/2009 @ 0:46
Birner, vc se beneficia diretamente do sucesso do Corinthians, pois tem maior audiência na CBN e garanto que os posts sobre o Corinthians são os mais visitados do seu blog. Somente o Corinthians conseguiu mudar a grade da TV no ano passado, aos sábados, trazendo maior audiência que os jogos da Série A nos domingos.
Tem um detalhe: os anticorintianos assistem ao jogo do Corinthians para secar; Os corintianos não assistem aos jogos dos outros times. Desfrute o sucesso do Corinthians. Abraço
Comentário por pascoal veneroso — 01/07/2009 @ 7:17
Tá certo o Carvalho, tem que fazer esse tumulto mesmo, pq a ‘vaca sagrada’ é isso ai mesmo, time sujo e corrupto.
Não adianta chorar depois, tem que fazer o bolo antes que dai o arbitro nao vai roubar.
ps.: Birner, o Inter chegou a 100 mil socios essa semana, não vai falar nada sobre isso?
Comentário por Marcelo — 01/07/2009 @ 8:44
Concordo com vc Birner. acho que quando o assunto é Corinhtians há sempre exageros por parte da imprensa, tanto para o mal, quanto para o bem, pois assim vende mais, para os corinthianos, e para o grande público do assunto Corinhtians, os anti-corinthianos…
Comentário por Daniel — 01/07/2009 @ 9:21
Esses lancens, principalmente pênaltis a favor inexistentes marcados e contra “na cara dura” não marcados, não ocorreram apenas na Copa DO Brasil não, vejam os lances do Paulista 09, acho que o Ronaldo trouxe esse belo reforço ao time esse ano, mas eles sempre foram aplamente favorecidos, até mesmo em 2007, pois senão teriam caído muito antes da última rodada. Vejam o jogo com a Ponte no pacaembu, com o Guarani lá em Campinas, o pênalti no Jean (São Paulo) não marcado – o jogo acabou 0×0, e depois na primeira semi o lance do Ronaldo a expulsão do André Dias, e ainda nesse Brasileiro o pênalti absurdo no Marlos que poderia ter mudado o jogo, fazer o que a “Vaca Sagrada” está levando tudo graças a essas cooincidências.
Comentário por Igor Moraes — 01/07/2009 @ 9:41
O mais interesante e que as causas do clube paulista , são justas , ja do inter , não. o que acho e que esse time paulista e um a forçação de barra desse mídia cheia de torcedores que o querem fazer maoir do que e . e ao torcedor que chamou o inter de pequeno do sul , poxa cara se o inter e pequeno o seu clubinho e o que meu caro . aqui quem tc e um rubro negro cansado dessa babação comercial a um clube que se acha grande , hoje vai dar inter . calado a midia mal carater .
Comentário por anderson santos — 01/07/2009 @ 11:24
O Inter tem todo o direito de ter o pé atrás em uma decisão contra o Corinthians. Em 2005, foi o fatídico 1×1 da expulsão do Tinga e, quatro anos depois, erros de arbitragem que favoreceram o time paulista na final.
Mas criar um DVD foi uma atitude ridícula, que só serve pra jogar mais pressão em cima do time do Inter, que vem decaindo já faz algum tempo. Os jogadores vão entrar pilhados e tenho certeza que vai ter confusão.
E a CBF assiste tudo de longe, como se futebol no Brasil não fosse com ela.
Comentário por Marcelo Pereira da Silva — 01/07/2009 @ 11:55
acho engraçado o “é óbvio que tem proteção ao corinthians”…como assim óbvio? em 2007, quando caiu, os últimos 10 jogos não só não teve 1 erro a favor do corinthians, como em todos os lances duvidosos era contra o corinthians. Lembram dos 2 penalties do paulo baier? se houvesse proteção haveria isso? ano passado na copa do brasil, de novo: primeira semi-final, o gaciba amarelou os 4 jogadores pendurados do corinthians, 2 deles em lances bem duvidosos. NO jogo da ilha contra o sport o juiz amarrou muito o jogo, invertou faltas e não deu um penalty escandaloso no Acosta. Isso ninguém viu? Nâo acredito em proteção ou roubo, acredito em arbitragem ruim, juiz caseiro e proteção a time grande x pequeno. Quanto ao inter, eles tiveram em 2005 vários jogos com lances polemicos, inclusive uma vitória contra o coritiba em casa com gol impedido aos 49 do segundo tempo. Os são-paulinos reclamam até hoje do segundo jogo da final da libertadores, quando o josué foi expulso injustamente. Sem contar os 2 gols impedidos na semi…errar erram a favor e contra todo mundo, paremos de ser tão apaixonados nessas questões.
Comentário por cesar — 01/07/2009 @ 11:55
Sou sãopaulino e há anos parei de ficar procurando nos arbitros justificativa para as derrotas. Um exemplo:em 2005 pelo q me lembre ficou comprovada a intenção de uma arbitro uruguaio q apitou são paulo x river na semifinal. O resultado? São Paulo 2 River 0. Os erros de apito só servem para justificar uma derrota, isso claro, ignorando os gols perdidos, os passes, etc. Na vitoria ninguem se lembra.
Comentário por joão — 01/07/2009 @ 12:04
Como um jogo de futebol não passa de um produto de consumo, como tal só há uma maneira do CONSUMIDOR final alterar e impor regras ao “fabricante” do produto, não estando satisfeito com o mesmo: BOICOTE. Proponho um BOICOTE A TODOS OS JOGOS QUE O SEU TIME TIVER COM O CORINTHIANS. NÃO ASSISTA A NENHUM JOGO CONTRA ESSE TIME NA TV, E EVITE O RÁDIO TAMBÉM. Vamos ver se a torcida deles vale por 2 torcidas juntas. Será que com uma queda de audiência generalizada não se colocaria um fim nessa “ajudinha” que eles têm todo jogo? TEMOS DE NOS MEXER, É NOSSA ÚNICA ARMA PARA REQUERERMOS NOSSOS DIREITOS, ESSES CARAS DO FUTEBOL SÓ CONHECEM A LINGUAGEM DO DINHEIRO, NÃO ADIANTA RECLAMAR SEM FAZER NADA DE CONCRETO, E MEXER NO BOLSO DA CBF, FPF, GLOBO E AFINS É MUITO MAIS EFETIVO QUE ATITUDES TRUCULENTAS, BRIGAS E CHORORO PARA DEPOIS VIRAREM MAIS MATÉRIA PRIMA DE PROGRAMAS ESPORTIVOS INFECTADOS. Campanha “BOICOTE O JOGO DO SEU TIME CONTRA O CORINTHIANS NA TV”. Espalhem!
Comentário por GUERREIRO — 01/07/2009 @ 12:09
Birner,
Como jornalista, você sabe que historicamente o Corinthians é sempre favorecido pela arbitragem. Inclusive contra o próprio Inter, em 2005.
Acredito que o Inter fez esse “Dossiê” com o intuíto de “pressionar” o árbitro no jogo de volta. E concordo totalmente. Eu, como dirigente, faria o mesmo. Pois os erros são mesmo gritantes e influenciaram diretamente nos resultados, porém acredito que talvez tenha sido tarde demais. 2×0 é um resultado muito difícil de ser revertido, mesmo sabendo da capacidade do Internacional.
Obs. Também ouvi que o campeonato está comprado e etc… Você falou que não tem provas, como ninguém tem provas sobre os erros a favor do Corinthians em 2005 (Porém ambos foram gritantes).
A pena é que os jornalistas brasileiros se isentam demais.
Comentário por Jefferson — 01/07/2009 @ 13:38
O que estão fazendo com o meu futebol???
Logico que todos esses comentarios, o time tal roubou, o outro time foi prejudicado, sempre existiram, mesmo nas peladas de fim de semana, mas esquema, favorecimento da imprensa, preferencia das emissoras de televisão, ora meus caros, isso sempre acontece com o clube que está ganhando alguma coisa, uma época foi o Palmeiras, noutra foi o Vasco, São Paulo, Corinthians, Flamengo, e sempre foi assim, foram titulos roubados, esquema da arbitragem, interesses da imprensa, etc, etc… o time vencedor nunca tem meritos somente a torcida do time vencedor é quem enxerga os meritos, antes o campeonato que era mencionado como roubado era o de 2000 entre Vasco x São Caetano, ai apareceu o de 2005 entre Corinthians x Inter, e daqui algum tempo vai aparecer outro, talvez com o blue ray dos erros de arbitragem…e assim segue a vida, os campeões sempre questionados, e os perdedores elevados a status de campeões de moral e de ética.
Vamos simplesmente assistir a final, tomar uma cerveja em casa (não dirija) e que vença qualquer um, afinal ele nunca vai ser o melhor não é???
Comentário por Ed — 01/07/2009 @ 14:15
Cara, é tanta besteira que eu vejo falarem, que não me aguento viu…
Primeiro, o “Sr. Edilson Sei lá O Que” foi descoberto num esquema escandaloso de manipulação de resultados. O que fazer perante a situação?
1- ou deixa o campeontato continuar rolando (o Corinthians já era o primeiro colocado antes de voltarem os jogos).
2- anular todos os jogos que o “árbitro” apitou.
Não estava nem na metade do campeonato ainda, como dizer que era algo para beneficiar o Corinthians? No fim das contas, o Corinthians acabou tirando vantagem mesmo, mas em campo! Venceu os jogos remarcados! E outra, era de fato o melhor time do Brasil na época. Jogou melhor que os outros, com um futebol bonito e competitivo. Mereceu o título no campo. Ganharia voltando ou não os jogos!
Segundo, o pênalti no Tinga não mudaria o resultado final, como, pela terceira vez nesse blog, comprovarei:
Classificação final
1- Corinthians: 81 pontos, 24 vitórias, 28 de saldo, 87 gols pró
2- Inter: 78 pontos, 23 vitórias, 23 de saldo, 72 gols pró
Classificação final (com pênalti no Tinga “convertido” – afinal, poderia errar também – e consequente vitória chorolada)
1- Corinthians: 80 pontos, 24 vitórias, 27 de saldo, 87 gols pró
2- Inter: 80 pontos, 24 vitórias, 24 de saldo, 73 gols pró
Como vocês podem ver, mesmo assim o Corinthians sagraria-se campeão.
Terceiro, o Inter reclama que o Corinthians foi beneficiado na Copa do Brasil até aqui. Mas eles não falam que, coincidentemente, o árbitro que apitará a final hoje, é o mesmo que beneficiou o Inter nessa mesma Copa do Brasil, contra o Coritiba. Vejam a indignação dos torcedores do Coxa, treinador, e até ex-jogador famoso do clube:
http://www.coxanautas.com.br/noticias/copadobrasil/conteudo.phtml?id=26255&t=Torcida-tecnico-e-jogadores-na-bronca-com-o-arbitro
Portanto, chorolados e demais anti-corinthianos, chorem na cama que é lugar quente.
Birner, lhe peço um favor. Publique um post mostrando que o pênalti do Tinga, ao final do campeonato, não mudaria o resultado do mesmo. Já que você é um jornalista que prima pela verdade, e tem muitos visitantes em seu blog, seria de grande valia.
Abraço!!!
Comentário por Diego Tito — 01/07/2009 @ 14:48
Birnovsky… Birnovsky… polêêêêêêêmica em campo!!!
Como disseram aí pra cima… erram a favor e contra todo mundo… mas… se fizermos uma pesquisa profunda, e colocarmos três times de uma lado da balança (Santo São Paulo, Corinthians e Flamengo) e os 17 restantes da Série A em qualquer época do outro lado da balança, podes crer que esta balança vai ficar ali equilibradinha.
Má intenção da juízada??? Tem homem da mala na jogada?? Os campeonatos são comprados??
Quero crer que não, mesmo vendo p.ex no dossiê do Inter os lances de penalti a favor e contra o Corinthinas no confronto contra o Atlético/PR pela CB.
Não quero crer nisso, pois senão vou gastar os R$50,00 da mensalidade de sócio que dou a meu time todo mês com outras coisas, como passear com o meu piazinho no shopping por exemplo.
Sei lá, a impressão que passa é que contra estes três times a juizada na dúvida não dá contra, pois tem receio da repercução que é errar contra um destes três… e principalmente quando o jogo é decisivo. Se bem que isso tbem acontece nos regionais nos confrontos capital X interior, e daí o Inter o Corinthians o Atlético, o Goiás, todos são uma hora ou outra beneficiados.
Só sei que hj, como não morro de amores por nenhum dos dois, vou tar tomando uma Crush sentado no sofá, torcendo pro circo pegar fogo…uhauhauhaha
Abraaaaaaaaaaaaaaaaaço!!!
Comentário por ziquita — 01/07/2009 @ 14:56
Duas observações ligeiras para ajudar o debate.
Calcular a tabela com ou sem o pênalty no Tinga é tão relativo quanto garantir que o gol seria marcado, de modo que a discussão é mais ampla, não pode ser medida pela tabela projetada.
O regulamento do Campeonato previa anulação de jogos comprovadamente, de forma cabal, maculados. 3 dos 11 jogos estavam comprovadamente maculados. Os outros 8, não. O regulamento foi descumprido.
Comentário por Leandro — 01/07/2009 @ 15:00
É Birner, engraçado que aqui todos os posts que falam mal do Corinthians são aprovados…
Que coisa!!!
Quanto ao Cholorado, ninguém aqui comenta do Nilmar ter aparecido “do nada” no Inter, da inscrição irregular do Bolivar… Estranho, não?
Mas é sempre assim, o Corinthians só ganha roubado mesmo e ninguém lá presta. Estamos acostumados com isso.
Até mais!
Comentário por Fernando — 01/07/2009 @ 15:45
O campeonato de 2005 não entra em pauta, uma vez que o “extinto” Dualibi assumiu publicamente sua manipulação e os “gastos” a época…
Quanto ao Fernando Carvalho, foi e está perfeito… É dirigente do Inter, protege os interesses do mesmo, e diferente de outras aberrações da história recente de nosso futebol (Petraglia, Horcades, Perrella, etc…) mostrou provas e comprovações diversas de suas reclamações, concordemos nós ou não.
E quanto a você Vítor, mais uma vez, SENSACIONAL!!!
Abração.
Comentário por Fernando Marques — 01/07/2009 @ 15:49
Vítor, não tape o sol com a peneira.
Flamengo, Corinthamsi e, mais recentemente o São Paulo, têm sim, um peso diferente na hora da decisão do árbitro e de seus auxiliares. Não é nenhum complô, mas há um diferencial que na hora “H” faz com que a balança penda para um dos lados acima citados.
Abraços Rubro-negros – Já viu a camisa nova? Agora eu compro. Aquela coisa do Freddy Krugger me causava arrepios, a mim e aos jogadores do time do Botafogo.
Comentário por Visão Desconexa — 01/07/2009 @ 16:48
Leandro,
Sim, se a questão é relativa, não se pode dizer que o pênalti no Tinga definiu o campeão. Muito menos no caso dele não inverter as posições da tabela. Então, é choro mesmo!
Para te falar a verdade, acho que nem deveriam anular aqueles jogos. Mas isso não foi determinante para o resultado final. O Corinthians dominou o campeonato inteiro e mereceu ser campeão.
Agora, falar que daquele pênalti 4 anos depois, e todo mundo achar que com ele o Chorolado seria campeão, está errado. A maioria pensa que sim, mas podemos ver que não. Isso que as pessoas têm que saber antes de falar bobagem.
Comentário por Diego Tito — 01/07/2009 @ 16:59
Visão, muitos árbitros odeiam o Corinthians. Isso que você falou é bem relativo!
Abraço!
Comentário por Diego Tito — 01/07/2009 @ 17:01
Sim, os árbitros que odeiam o Corinthamsi são muitos, são os que torcem pelo Mengão. Tito, você já viu o vídeo do Fernando Carvalho? Eu nessa hora puxaria um outro assunto.
Abraços
Comentário por Visão Desconexa — 01/07/2009 @ 17:47
Sim Visão, eu vi. Mas vi agora há pouco, depois dos muitos comentários que postei aqui.
Sinceramente, achei ridículo. A maioria são lances, digamos, “não-conclusivos”.
Meus olhos corinthianos viram pênalti em todos os lances, menos no do Elias, qua ainda assim é discutível.
Outros lances, não colocados no vídeo, foram contra o Corinthians. Enfim, puro choro!
Gostaria de continuar a explanação, mas já deu meu horário aqui no trabalho. Agora me prepararei para assistir essa belíssima final. Amanhã continuamos com o papo!
Abraço!!!
ps: Vai Corinthians!!!
Comentário por Diego Tito — 01/07/2009 @ 18:05
Boa “Advogado do Diabo”.
Comentário por Fernando Miguel — 01/07/2009 @ 18:09
Imprensa marrom, como diria o presidente do Sport Recife. Mais da metade das “glórias” do Corinthians são pelos fatores extra-campo e arbitragem, não tenha dúvida disso. Parabéns Fernando Carvalho, precisamos de homens neste país.
Comentário por Rodrigo H. Téo — 01/07/2009 @ 18:36
Querido Tito,
Seus olhos, esses que logo mais derramarão lágrimas emocionadas, são cotinthianos, não podem analisar os lances de uma maneira isenta de preconceitos. Não vale. Não vamos ficar aqui discutindo, se já sabemos que nossos pensamentos não irão concordar. Vamos mudar de assunto. A aí, já viu o novo Manto Sagrado?
ps: Não se preocupe, o Corinthiamsi vai, eu sei que vai.
Abraços!!!
Comentário por Visão Desconexa — 01/07/2009 @ 18:53
“Finalizando, se o Corinthians fosse o INTOCÁVEL do futebol brasileiro, como o dirigente do Inter diz, pq o clube não é o mais vitorioso do Brasil?”
Ora Advogado, meu querido (no inferno tem prova da OAB? Ah… é por isso que os estagiários dizem: Esta prova é um inferno!! “Difice!!”), mas querido defensor do lafranhudo, o Corinthiamsi não é o mais vitorioso do Brasil porque um time mais popular que ele, maior que ele e, por conseguinte, mas intocável que ele, o é.
Abraços.
p.s. Já viu o novo Manto Sagrado?
Comentário por Visão Desconexa — 01/07/2009 @ 18:58
Desculpa Birner, mas tudo que o presidente do internacional falou é a mais pura verdade, sem irar nem botar uma virgula.
Comentário por Aurisson — 01/07/2009 @ 19:54
Não sei se ele está enciumado.É claro que Corinthians e Flamengo dão audiência,mas no futebol,os resultados deveriam ser a referência para as transmissões.
Há um bairrismo da TV.Por exemplo,quarta passada passou um filme na TV aberta,e tinha Grêmio X Cruzeiro.Não passou por que era RS X MG?Se for é uma estupidez e sacanagem com quem gosta de futebol.
Quanto a favorecimento,o Timão acaba de voltar da 2ª e não esqueço a Copa do Brasil de 1992.
Comentário por AUGUSTO CESAR — 01/07/2009 @ 21:15
só não vê quem não quer.
Comentário por andernee — 01/07/2009 @ 21:37
vaca sagrada, não:
TODO PODEROSO TIMÃO !
Comentário por 23:02 - sou campeão! — 01/07/2009 @ 23:02
Mas isso não foi sempre assim ?
Normal … Como é normal também as presepadas no RS quando, principalmente, o grêmio decide alguma coisa (amanhã vocês vão ver !).
Como era normal o vasco não perder nada em são januário para ninguém na época do eurico.
Que a imprensa de SP é alvinegra todo mundo sabe há mais de 3 décadas. Tenho muitos amigos corintianos e chegamos a conclusão que o ódio (sim, essa é a palavra mesmo !) que devotamos a esse clube em particular é oriundo, em sua raiz, da imprensa especializada, que sempre dignificou muito mais as conquistas desse clube em detrimento de outros. Senão vejamos: Todo ano tem alguma reportagem especial sobre o gol do Basilio em 77, ou sobre a invasão do maracanã em 76, coisas que, falando a verdade, não são conquistas marcantes, mas ninguém da imprensa especializada repercute na mesma grandeza as conquistas do São Paulo (tri-mundial), Palmeiras (academia e libertadores) e Santos (Pelé e o maior esquadrão de todos os tempos).
A proporção dos acontecimentos, visando a venda de publicações e merchandising é sempre maior, mais cantada em prosa e verso. O que temos, nós torcedores de outros clubes que não sejam corintians e flamengo, é entender que isso não vai mudar, nunca. Pessoalmente, nem me preocupo mais com isso, apenas mudo de canal.
Torcer contra o corintians e flamengo é lutar contra o sistema ! É torcer para o jacaré contra o tarzan !
Nunca morei no RJ, mas imagino que lá deva ser pior do que aqui para quem não é rubro-negro.
O que os torcedores de outros clubes devem fazer é procurar outras alternativas, deixar de lado os meios de comunicação “normais” que privilegiam apenas os 2 clubes. Pelo menos é isso que eu faço. Não vejo mais nada na globo, muito menos na band alvinegra descarada, e um pouco de isenção encontramos na espn, e de vez em quando na sportv. Não adianta ficar dando murro em ponta de faca, isso sempre vai ser assim, porque vende mais, tanto no amor como na dor.
Agora, o que não pode deixar de ser dito, e isso deve ser considerado, é que o corintians está sim jogando muita bola, sendo muito bem treinado, voando baixo, muito acima da média de qualquer outro clube brasileiro. Isso é fato !
Eu, como tricolor, devo admitir que é sim prazeroso ver o hoje corintians jogar, como era, guardadas as devidas proporções, também um prazer ver o palmeiras de 96 jogar, como o Santos de 95 também. E, acredito, alguns destes torcedores também gostavam de ver o São Paulo de 92 jogar, mesmo que não admitam publicamente.
E, quando o time está assim, praticamente imbatível, anos luz a frente de outros, além da força propulsora da imprensa que, convenhamos, enche o saco a toda hora, aí fica dificil para quem não gosta aguentar !
O que, na realidade, não suportamos, não é o corintians em si, mas a imprensa que torce para o corintians !
A unha encravada do tevez é mais importante e tem mais tempo na tv que um gol do São Paulo, Palmeiras, por exemplo … enfim, a solução radical é: mudar de canal (como eu faço) ou ir morar em outro estado, de preferência o Acre (risos) …
Um abraço !
Comentário por ADRIANO SP — 02/07/2009 @ 1:02
Grande Birner,
Se o Corinthians é a “vaca sagrado”, o Flamengo é o “urubu sagrado”.
Visão…tu é o maior “papo furado”. Diz que vai me mandar uma camisa e coisa e tal, mas até agora nada de pitibiriba!!! A camisa do Fla já mudou, agora é a de “presidiário”, e até agora nada!!! Estou a ver navios (que não são vascaínos…). Meu carro já esta com uma crosta de 5 centimetros de sujeira, pô!!! Quando é que você vai mandar esta camisa logo para eu lavar ele, pombas!!!
Tito, aplicando a conhecida teoria de Darwin, é claro que o Corinthians é ajudado pela arbitragem. Sugiro que o Coringão faça um convênio com o Fla. Como sugestão inicial, sugiro o nome do juiz Marcelo de Lima Henrique. É inclusive juiz da FIFA. Acima de qualquer suspeita.
Abraços,
Comentário por José R. Albuquerque — 02/07/2009 @ 8:39
o timasso de parque sao jorje esttre os melhores times defutebol do mundo e ja ganhooumuitos titulos como :mundial declubes quatro capas do brasil evinte e sete campeonatos paulistas ecinco, torneios rio sao paulo
Comentário por vagner roberto da silva — 03/07/2009 @ 14:17
o timasso de parque são jorje é um dos melhores times do brasil colecionando títulos como: 26 campeonatos paulistas 4 rio são paulos 11 paulistas 6partipações copa sulamricana 1mundial declubes fifa tetra campeão brazileiro
Comentário por vagner roberto da silva — 03/07/2009 @ 14:43
Ta. Então me responde. Porque Corinthians e Fluminense são os únicos que vão jogar essa rodada na quarta feira. Será que é para os jogadores do Corinthians descansarem da copinha do Brasil.
Comentário por DINHO TRI MUNDIAL E HEXA BRASILEIRO RUMO AO TETRA MUNDIAL E HEPTA BRASILEIRO — 04/07/2009 @ 12:18
http://www.youtube.com/watch?v=ISiMQWW_ybw
Comentário por vinicius — 12/08/2009 @ 2:33