Quanto vale o técnico?

14 jul

Birnadas

De Vitor Birner

Setecentos mil por mês, mais luvas, prêmios, bichos…

Os valores assustam alguns que bradam:

É um absurdo pagar tanto para técnico”!

Os mais antigos não entendem a valorização e dizem:

O jogador é quem joga. Ele que resolve”.

Não acho o fim do mundo pagarem tão bem aos treinadores.

O futebol mudou muito e eles ficaram extremamente importantes.

Os motivos são óbvios.

Quando cada boleiro corria 6 quilômetros por jogo, havia espaço em campo.

Hoje correm 11, 12, 13 quilômetros. A disputa por espaço exige posicionamento específico, trabalho tático de qualidade.

A não ser que alguém tenha a capacidade sair driblando ou de arrematar de longa distância no gol.

Claro, tudo isso, sem o tal do espaço.

Esses desmontam qualquer estrutura tática.

O grande treinador encontra os caminhos do gol no meio do bloqueio rival e não o deixa fazer a mesma coisa.

Outro detalhe: Antigamente o jogador atuava mais por amor e prazer que por grana.

Tinha a pretensão de viver do esporte e não de ficar milionário.

Como havia espaço, o “atleta” valorizava a parte lúdica do futebol.

A condição de disputa das partidas e a forma como é nossa vida “trocaram” o lúdico pela subsistência e estrelato imediatos.

No meio da mediocridade, do futebol sem muitos jogadores diferentes, o trabalho do bom treinador ganha importância.

Mas falo dos técnicos especiais.

Quem são?

Também depende.

No Real Madrid ele precisa ser campeão.

No Brasil, necessita mais.

Especias são os que posicionam corretamente seus comandados, conhecem os rivais, mantém o elenco motivado e, principalmente, fazem o atleta melhorar e ganhar valor de mercado.

Mano Menezes é ótimo exemplo.

Com ele o jogador cresce e passa a valer mais.

Cristian, Elias, André Santos, Dentinho, Jorge Henrique, Boquita, Douglas, Chicão, todos ganharam valor de mercado.

Sem falar de Alessandro que só vai tão bem com Mano, de Ronaldo que nem conseguia entrar em campo, e de William, inteligente e mediano na parte técnica, porem eficaz e importante ao Corinthians, destaque de 2009.

Mano não ganha 700. Mas merecia, pois consegue títulos e dá lucro.

Se não for assim, não vale.

Luxa, por exemplo, não vale tanto.

Usa muitos jogadores, erra demais nas pedidas de contratações e ultimamente nem títulos importantes consegue ganhar.

Na conta de somar e subtrair, o custo-benefício de tê-lo não foi bom para Santos e Palmeiras.

Muricy também não merece. Veja o time do São Paulo. Quem vale uma fortuna?

Miranda, pedido de Milton Cruz, é o mais valorizado. Hernanes, escalado por Juvenal depois do fracasso contra o Grêmio em 2007, apesar do momento ruim, é o segundo da lista.

Muricy gosta de atletas experientes, com passagem pelo exterior (normalmente sem grande destaque se não seria inviável trazê-los), bons para formar times campeões aqui no Brasil, entretanto sem grande valor de mercado.

A cartolagem tricolor quer dinheiro, precisa vender e há poucas opções, apesar do currículo vitorioso de grande parte do elenco.

Carlos Alberto Parreira é pura grife.

Campeão do mundo em 94, disputou 5 Copas do Mundo : Brasil (1994 e 2006) Kwait (1982), Emirados Árabes (1990) e Arábia Saudita (1998). Trabalhou em vários cantos do planeta: África, Europa, Arabia, América do Norte e Brasil.

Racional, comedido, culto e educado, soube usar o desinteresse tático da opinião pública e os bons contatos políticos para construir imagem de profissional acima da média.

Quando venceu a Copa do Mundo de 94, teve méritos, ressalto, virou top de mercado.

Porem nunca foi espetacular.

Peço licença para citar um estrangeiro no pacote.

Cezar Luis Menotti, “El Flaco”, treinador da Argentina que ganhou o mundial da ditadura hermana em 78 daquele jeito, viveu anos da competência que nunca teve.

Havia levado o Huracán ao título metropolitano em 73, no seu primeiro trabalho de treinador. Foi contratado em 74 pela seleção argentina. Ficou até 82.

Depois trabalhou no Barcelona (1983-1984), Boca Juniors (1986-1987), Atlético de Madrid (1987-1988), River Plate (1989), Peñarol (1990-1991), Seleção Mexicana (1991-1992), Boca Juniors (1993-1994), Independiente (1996-1997), Sampdoria (1997), Independiente (1997-1999), Rosario Central (2002), Independiente (2005), Tecos (2007).

Nunca ganhou outros títulos. Obteve alguns vices. E trabalhou em grandes agremiações.

No fim, me lembro dele pela quantidade absurda de cigarros que fumava na beira do gramado e não por causa dos grandes serviços aos times que gastaram bastante com ele.

Discordo de quem afirma que gastar fortunas com treinadores é loucura, desnecessário, mau negócio.

Não existe valor absurdo na hora de pagar o técnico.

Há, de fato, contas que não fecham, investimentos sem retornos financeiro e desportivo.

O dirigente competente traça metas de resultados dentro e fora de campo.

Usa a experiência administrativa, conhecimento de futebol e a calculadora para decidir em quem e quanto investir.

Já o cartola padrão define tudo ao léu, por influência da opinião pública e das verdades específicas do “irreal mundo” do futebol.

Escrito por Vitor Birner às 17:25 Vitor Birner 47 Comentários

Feed RSS dos comentários deste post URL de TrackBack

47 Comentários »

Essa sua rusga com o Muricy é cansativa…..

Comentário por André — 14/07/2009 @ 17:29

Não são rusgas, mas de qq forma, independentemente da palavra, As com os outros não incomodam?

Abs

Comentário por Vitor Birner — 14/07/2009 @ 21:45

 
 

Birner. Discordo de ti sobre o que disse do técnico do Real Madrid neste trecho:

“Mas falo dos técnicos especiais.

Quem são?

Também depende.

No Real Madrid ele precisa ser campeão.

No Brasil, necessita mais.”

Na verdade, no Real também necessita mais. Com a mimada, exigente, quase insana torcida do Real eles não aceitam técnico que “apenas” seja campeão. Querem que seja campeão, jogando bonito e ofensivamente.

Capelo deu um título pro Real com um futebol sólido e convincente. Mas tinha um estilo de jogo rígido, defensivo. Foi demitido por ‘não se encaixar na filosofia de jogo do Real Madrid’.

Tem gente que tem um rei na barriga…

Comentário por Fabio M — 14/07/2009 @ 17:38

tem razão. Se jogar mal, não basta o título espanhol. Liga dos campões pode ser de qualquer maneira.
In dependetemente disso, quis mostrar que lá o sujeito não precisa valoirizar atletas para que o clube tenha caixa;

Abraço!

Comentário por Vitor Birner — 14/07/2009 @ 21:47

 
 

Caro Birner,

Ótimo post, mas faltou falar dos treinadores que trabalham na Europa, na minha opinião outra grife é Mourinho, gosto mais do treinador que assumiu o Real, com ele acredito neste time estelar.

A sua definição do Parreira foi perfeita.

ABRAÇO.

Comentário por GNCTRICOLOR — 14/07/2009 @ 17:45

Fiquei nos brasileiros, e ainda quase apaguei do texto o trecho do Menotti. tem grifes em todos lugares, concordo.

Abraço!

Comentário por Vitor Birner — 14/07/2009 @ 21:48

 
 

Birner, ouço pela CBN a maioria dos jogos do São Paulo, me lembro bem que vc. rasgava de elogios o Muricy até o final do ano passado pelas vitórias , conquistas e posicionamento tecnico, apesar dos “chuveirinhos na área”, até elegeu como melhor treinador em vários comentários seus. Agora o “MANO” é sua bola da vez. Quero ver quando passar essa fase do Corinthans. Quem você vai elogiar ou “admirar” para satisfazer seu “EGO”.

Comentário por Mauricio-Tricolor — 14/07/2009 @ 17:54

Maurício, eu elogiei o trabalho do Muricy no fim do ano pasado, pois foi bom. Rasgava é exagero.
Eu sei o que penso e falo dele.
J´pa fiz vários elogiops aos acertos, especialmente porque sou crítico dele. Faz parte do meu jeito de trabalhar. Quando pego no pé de alguém, na hora que o sujeito acerta faço questão de ressaltar.
Os fãs dele pegam no meu pé por causa das minhas críticas a ele faz algum tempo.
Ele, por exemplo, não gosta de mim, porque em 2007, depois da eliminação da Libertadores,dei a informação, 1 dia ante, que o Juvenal ia ao CT e mexeria no time, em 5 atletas.
Aconteceu!
Mauricio, eu pegava no pé do Muricy já na Libertadores de 2006 por causa das falhas infantis nas escalações contra Estudiantes (na Argentina). Desde quando foi contratado falei que preecisa de 6 meses para arrumar o time.
E sempre elogiei quando achava que merecia.
Sem segredos.

Abraço!

Comentário por Vitor Birner — 14/07/2009 @ 21:55

 
 

Grana, tudo bem. Salario de diretor de multinacional, tudo bem. Salario de presidente de multinacional, vai.
Mas setecentao, quinhentao, isso e demais, e cache de popstar. Exagero, viagem. Podia ser um pouco mais pe no chao…

Comentário por werner — 14/07/2009 @ 17:59

 

tecnico bom no brasil custa muito caro!

Comentário por http://sobreofutebolcarioca.blogspot.com/ — 14/07/2009 @ 18:00

 

Contraponto: super técnico, caso de Mano Menezes no Corinthians, não seria a confirmação de que o clube para o qual trabalha é incompetente, administrativamente falando, a ponto de sua presença ser vital para o sucesso do time?
Não seria melhor um outro modelo, em que o clube viva a sua vida, independentemente da qualidade de um profissional em uma determinada função, no caso o cargo de treinador?
Penso que o técnico é importante, mas na sua função. Analisando o que ocorre dentro do campo, não admito que o treinador seja a estrela e os atletas fiquem em um plano secundário. Até porque se isso ocorre, significa que o time não tem tanta qualidade, ou seja, o clube passa a viver uma situação de refém do técnico, algo muito perigoso, para o clube sobretudo, que acaba ficando menor que o treinador.
Não gosto desse modelo. Prefiro aquele em que as pessoas não são insubstituíveis. Claro, há sempre profissionais de diferentes níveis, mas não pode haver alguém com tanto poder assim em uma organização, a ponto de sua presente ser imprescindível para o clube, no caso.
Esse tipo de situação só é favorável ao treinador, que fica exageradamente valorizado.

Comentário por Jovaneli — 14/07/2009 @ 18:04

Não podemos edsquecer, que por sorte, avaliação, ou qualquer coisa, antes de tudo o contratou.
mas, sim, é a constatação de que o clube não é bem adminitrado.

Abraço!

Comentário por Vitor Birner — 14/07/2009 @ 21:56

 
 

Boa noite, Birner.
Falando apenas do Brasil eu acho uma loucura gastar tanto assim com treinadores, pois, como voce mesmo destacou, com exceção do Mano Menezes, nenhum deles justifica tamanho investimento.
Podemos citar alguns outros ótimos treinadores como o Muricy e o Adílson, mas nenhum deles é unânimidade. Portanto, merecem ser muito bem pagos, mas nem tanto.
Abraço.

Comentário por Edgar Ehara — 14/07/2009 @ 18:09

Abraço!

Comentário por Vitor Birner — 14/07/2009 @ 21:57

 
 

Birner! gostei do post, é legal ver um post detalhado e elaborado sobre tecnicos, pelo menos a impressa brasileira entende a importancia deles! infelizmente os dirigentes não aguentam as pressões e sacam os tecnicos antes dos jogares de empresarios, torcedores bandidos e conselheiros arcaicos.
Forte Abraço

Comentário por Fred — 14/07/2009 @ 18:18

Perfeito. Simplesmente sacam., ASs vezes acertas, e noutras erram. mas quando contratam…Meu Deus!

Abraço!

Comentário por Vitor Birner — 14/07/2009 @ 21:58

 
 

Birner te ouço há muito tempo e acho você o melhor comentarista esportivo do Brasil. Concordo que o treinador hoje é essêncial e acho justo que ele ganhe muito, porém você exagerou com a frase “Não existe valor absurdo na hora de pagar o técnico.”.
Abraço.

Comentário por Thiago Menezes — 14/07/2009 @ 18:29

Thiago, obrigado pelo elogio.Na prática, é claro, há valores absurdos.
Mas porque a aconta não fexcha, por isso escrevi assim.
Se, por exemplo, o treinador pegasse 20 garotos da base e fizesse cada um valer 20 milhões de Euros, e só ele conseguisse isso, ele poderioa ganhar 5 milhões mensais.
Claro que no mundo de verdade nada disso acontece.

Forte abraço!

Comentário por Vitor Birner — 14/07/2009 @ 22:01

 
 

Sem ainda contar que enquanto existem treinadores que vivem do nome, a outros que são competentes, mais ao primeiro erro são massacrados por parte da mídia e torcida, casos de Adilson Batista, Celso Roth e Carpegiani.

Adilson Batista, sem exagero, um dos melhores que já vi, no começo do trabalho no CRUZEIRO era massacrado por grande parte da torcida que por sua vez se deixava levar pela imprensa mineira que dizia que o que ele sabia de melhor era inventar, como bem disse o PVC, só se for inventor de ótimas soluções. Tomara que com título ou sem título a diretoria possa renovar seu contrato por muitos anos.

Celso Roth, foi massacrado pela torcida gremista, que por sinal pagou caro por essa implicância, acho que, se o treinador tivesse dado continuidade ao trabalho, o Grêmio teria ainda mais chances de conquistar a américa.

Carpegiani, o eterno burro e inventor, está fazendo por sinal um belo trabalho no vitória, inclusive com jogadores rejeitados por grandes clubes, casos de Apodi, Leandro Domingues e Roger, lembrando que esses atletas não fizeram por merecer continuar nesses grandes clubes.

Voltando a falar de treinadores que tem mais nome que competência, sei que quase ninguém vai concordar comigo, mas se tem um que não me convence de jeito nenhum é o Paulo Autuori. As vezes que teve que montar o seu time não me convenceu, fazendo trabalhos ruins como por exemplo em 2007 no CRUZEIRO, inclusive depois da goleada por 4×0 sofrida frente ao pessoal do lado escuro da lagoa, deixou o cargo de forma bem estranha. Vamos ver se no Grêmio ele me faz mudar de opinião quanto a sua capacidade.

Abraço.

Comentário por Agostinho Júnior — 14/07/2009 @ 18:32

Adilson é muito bom, independentemente de ter chegado ou de ganhar a Libertadores.

Abraço!

Comentário por Vitor Birner — 14/07/2009 @ 22:02

 
 

Birner,
Corrija-me se estiver errado: Breno e Jean foram escalados pelo Muricy. O Breno foi vice campeão da Copa São Paulo Futebol Jr., de 2007; neste mesmo ano foi promovido ao profissional pelo Muricy; ele arrebentou, pois foi eleito a revelação do campeonato, acho, fez gols importantes… ao término do Brasileirão foi a transferência mais cara daquele ano. Já o Jean foi a maior surpresa do SPFC, campeão de 2008. A meu ver, um dos melhores na posição, pois marca muito bem, sai para o jogo… vai evoluir, é um ótimo volante.
Eis dois exemplos que mostram que o Muricy faz parte daqueles que “fazem o atleta melhorar e ganhar valor de mercado”.

Comentário por Christian de Sousa Ribeiro — 14/07/2009 @ 18:32

 

Birner

Eu adoro o muricy e concordo com voce. Faço essa analise sempre pros meus amigos, ele dava titulos em pontos corridos mas não lança valores. O breno foi uma exceção e somente porque ele nao confiava no Edcarlos quando o Alex Silva foi pra Copa América.

Foi perfeito. Omuricy pode dar lucro em campo, fora ele é um desastre total.

Comentário por Vinicius Lemos — 14/07/2009 @ 18:32

 

Birner, é fácil para esses dirigentes pagarem essas fortunas para os técnicos:o dinheiro não lhes pertence.
A partir do dia que o dirigente passar a responder por seus atos administrativos, na lei, esse quadro mudará.
Por enquanto teremos os professores-doutores ganhando verdadeiras fortunas, enterrando os clubes em dividas e títulos que é bom nada.Clubes sérios colocam tetos, tanto para jogadores quanto para técnicos.Dois ou três valem o que ganham o resto é o resto.Abraços

Comentário por Ricardo Henrique — 14/07/2009 @ 18:36

 

Na verdade há uma excessiva valorização do treinador de futebol. Os salários exorbitantes que alguns ganham parece ignorar completamente o fundamento do jogo de futebol, um esporte coletivo de alto rendimento apoiado no talento e preparação dos atletas, num elenco equilibrado em quantidade e qualidade de jogadores, na estrutura do clube(médica, logística, financeira, etc.) e na conjunção serena e permanente de todos estes fatores.
O técnico não é e nunca foi decisivo no triunfo de uma equipe, e o concurso de todos os profissionais é que formam um time vencedor, respaldado pelas condições estruturais necessárias que a empresa-clube deve possuir,conforme dito acima.
No futebol o jogador somente chega ao grande clube após exibir algum talento, e não será o treinador a ensiná-lo a jogar bola, e no Brasil esta peneira é naturalmente concorrida, todo mundo bate uma bolinha, muitos se julgam craques, e somente os bons tem lugar garantido.
A função do treinador é otimizar o rendimento do atleta no trabalho em equipe, apena isto, já que a aptidão para o jogo já vem com o atleta, mormente no Brasil, e a eficiência desta coordenação somente terá efeito se encontrar todos os outros fatores indispensáveis já mencionados.
Aliás, a ausência do treinador pode não comprometer o sucesso da equipe, mas a falta das condições estruturais jamais realizarão o sucesso de um clube campeão. Isto fica claro ante o fato de que muitos grandes clubes lograram títulos importantes com treinadores revelações, e alguns até com interinos durante a jornada.
É lógico que o desejável, e com maior probabilidade de sucesso, é o trabalho permanente a longo prazo, mas isto é virtude da estabilidade , que faz produtiva qualquer atividade em face do seguimento do processo estratégico de ação, tão necessária a qualquer atividade, especialmente no trabalho coletivo.

Comentário por Paulo — 14/07/2009 @ 19:09

 

Não concordo com você, apesar de respeitar sua opinião.

O Tostão cansou de escrever que os técnicos recebem, hoje, uma importância que eles não têm. Concordo com ele. É claro que existem diferenças no trabalho de um e outro técnico. Mas nada que represente pagar 700 mil por mês a um e 50 mil a outro.

Abs.

Comentário por Massara — 14/07/2009 @ 19:10

 

Vitor
Admiro muito vc e acho que vc tem uma boa visão…
Mas dizer que MURICY não conseguil evoluir jogador nenhum é D+ … Esqueceu de BRENO?
E mesmo Miranda e Hernandes tem dedo do MURICY mesmo…
Agora sinceramente…
O Corinthians ganha um Campeonato e é de repente o Melhor time do País …
Até no RODA VIVA ele foi chamado para dar entrevista… vc tá Super Valorizando o CORINTHIANS…
Se for olhar com esses seus OLHOS … FALE de EMERSON LEÃO… Que pegou um TIME FALIDO em 2002 e o fez campeão que ainda tem jogador colocando dinheiro em caixa no Santos…

E Muricy mesmo com o expressinho do São Paulo fez e revelou junto com TELÊ muitos jogadores…

Comentário por Sr Dartanham — 14/07/2009 @ 19:19

 

No Brasil, 100 mil mensais + uma gratificação em caso de título está mais do que bom para qualquer técnico de futebol. Só lembrando que foi o presidente do Santos (Marcelo Teixeira) quem inflacionou este mercado quando trouxe o Luxemburgo em 2004.

E na minha opinião, estes salários astronômicos dos técnicos são a “saída” perfeita para os maus dirigentes se locupletarem dos clubes: contratam o cara por 500 mil, o dinheiro sai da conta do clube e depois uma parte retorna para os bolsos dos cartolas. E tudo devidamente contabilizado.

Só acredito que o técnico faz mesmo a diferença, se o Luxemburgo for treinar o Náutico e o Muricy for treinar o Havaí, amanhã – E se ao final do campeonato esses 2 times estiverem na Z4 de cima, dou a mão à palmatória. Caso contrário, continuo com a mesma opinião: – no máximo o técnico consegue não atrapalhar. Abraço.

Comentário por Toninho Tri-color (40 anos) — 14/07/2009 @ 19:20

 

Não concordo com os valores, mesmo concordando com a importância do tecnico no futebol brasileiro atual.
Mano Menezes não é tão melhor assim que os outros que você citou.
Muricy também tira mais dos jogadores do que eles tem, há exemplos no São Paulo pra isso. Ele posiciona muito bem seus jogadores, muitos não rendem o mesmo sem ele.
Mano também sabe fazer isso muito bem, assim como alguns outros.
Os valores são absurdos, não concordo de jeito nenhum.

Comentário por Leandro Gouveia — 14/07/2009 @ 19:20

 

E onde e que o Ricardo Gomes entraria nessa sua opiniao ?
Detalhe: O time do sao paulo realmente estava jogando mal com o Muricy, um tecnico que “so ganhou” tri-brasileiros” (e consecutivos !!!). Ai a “super-estruturada” direcao saopaulina resolve trocar o tecnico (o sofa) que “so” ganha brasileiros por um que nunca ganhou NADA !!! Fala serio…

Comentário por Lenar — 14/07/2009 @ 19:29

 

tem treinador que consegue destruir times, agora ser campeão em pontos corridos com times fraco é impossível, corto meu pescoço se o muricy for pro santos e chegar ao título.

Comentário por valmir — 14/07/2009 @ 19:47

 

Birner,concordo sobre a importância do treinador,mas em relação as cifras não.O futebol está inserido na economia do país.Pagar 700 mil a um treinador e ficar devendo a jogadores,roupeiros,porteiros,pessoal da limpeza,ou seja todos os demais trabalhadores que botam o clube pra funcionar,é inconcebível.Claro que deve ser respeitada a livre negociação,mas se um clube deve a Receita,não recolhe INSS e FGTS pagar um salário desses chega a serum desrespeito.Acho que está na hora de revelarmos mais treinadores.

Comentário por AUGUSTO CESAR — 14/07/2009 @ 20:11

 

O valor que esses técnicos recebem no futebol brasileiro é um grande absurdo.

Comentário por saulo — 14/07/2009 @ 20:19

 

Birner,
Qual a sua opinião sobre a frase do Renato Gaúcho: “Se determinados jornalistas fossem tão bons quanto pensam que são, seriam técnicos de futebol e ganhariam mais de 200 mil mensais” ?i

Comentário por pascoal veneroso — 14/07/2009 @ 20:28

Bobagem. A gigantesca maioria dos jogadores não entende nada de futebol. Não sabe de tática, de comportamento e são cheios dos vícios retógrados do mercado deles, uma ilha de amadorismo, grana e permissividade com falhas no mundo competitivo e impiedoso.
Comentarista não explica o tipo de treinamento que o técnico deve fazer.
Apenas como pensa que deveria atuar. Preparar a equipe para fazer isso é outra história. São coisas difentes.
Futebol vive muito de aparência.
Há treinadores conhecidos que nem treino direito dão, os auxiliares sabem mais, cuidam de tudo.
Veja quantos ex-jogadores tiveram e têm a oportunidade de comentar e quantos realmente funcionam. Tostão, Casão, alguns outrosd poucos…
Ronaldinho deve estar incomodado com as críticas. Deveria se preocupar em jogar mais bola, ao invés de tentar colocar os outros na ignorância porque não consegue fazer nada importante em campo de uns anos para cá.
Lógico que há várias bobagens na fala da mídia, mas se técnicos erram nas cobtratações, jogadopres falham nos chues e passes,…Por que alguém não pode falhar numa avaliação.
veja a lista de atletas que não jogaram bem e foram pedidos opor grandes treinadores que recebem centenas de milhares por mês.

Abraço!

Comentário por Vitor Birner — 14/07/2009 @ 21:01

 
 

Eu acho um absurdo pagar 600, 700 mil para um treinador. O Muricy vivia dizendo que a parcela de contribuição de um técnico é de 20%, então, pagar 600 mil por 20% de contribuição é demais.

abraço!

Comentário por Leonardo — 14/07/2009 @ 20:57

 

Birner, relamente, vc mostra ser um jornalista/comentarista diferenciado. Este post mostrou isso. Gostaria de lhe fazer uma sugestão: escreva algo também sobre a ausência de jogadas ensaidas nos treinadores – e isso é fruto dos treinadores também. Gostaria apenas de fazer um comentário sobre o seu texto. Eu considero o Muricy mais diferenciado do que o Mano ainda, mesmo que este esteja em melhor fase atualmente. O SPFC, se tem apenas dois jogadores passíveis de venda, vendeu uns dois elencos nos últimos quatro anos. Em boa parte dessas vendas teve o dedo do Muricy (Breno, Alex Silva, Souza, Ilsinho, Leandro, Fabão, Rodrigo) sem falar de outros que ele pode dividir com Leão/Autuori (Danilo, Grafite, Cicinho, Lugano, Junior, Mineiro. Josué). Acho que o Corinthians tem jogadores valorizados hoje, mas não podemos esquecer que o SPFC vendeu uns elencos nos últimos dois anos e Emerson Leão, no Santos, revelou um time inteiro, com ótimo lucro para o Santos. Abraço.

Comentário por Junior — 14/07/2009 @ 21:04

 

Birner, vc é diferenciado e entende muito de bola. Aliás muito mais que eu(rsrs). Mas vc tá sendo oportunista em usar a boa fase corinthiana pra defender o mano e cutucar o muricy. É a minha opinião. Abraço

Comentário por joão — 14/07/2009 @ 21:30

João, votei no mano para melhor técnico dentro do brasil em 2007.
Ano passado disse que ele fez o melhor trabalho, mas por coerência pediram e eu votei num técnico da primeira divisão.
Sem pestanejar, fácil, fui de Adilson Batista.
Jpoão, apanhei bastante. Queriam que eu votase no Muricy.
Ou seja, não há oportunismo. Bem ao contrário.
Obrigado pelo elogio.
Detalhe|: Por que ninguém reclama quando cito Luxa e Parreira? Antigamente reclamavam.

Abraço!

Comentário por Vitor Birner — 14/07/2009 @ 22:33

 
 

Muricy viajou, achou q o PALMEIRAS era o Real Madrid, Chelsea pra pagar para ele o mesmo q Luxemburgo ganhava ou seja 700.000 reais.
Tá certo o Bom Velhinho Beluzo em nao aceitar pagar isso pro Muricy, acho q 300.000 reais tava ótimo pro Muricy.
Pra mim Carlos Bianchi foi melhor q Muricy e Luxemburgo, nem ele Bianchi mereceria 700.000 reais por mes se fosse vir pro Palmeiras quando tava na ativa ainda.

Comentário por Fabio Tricolor — 14/07/2009 @ 22:52

 

Acabo de ver no Lancenet que o Palmeiras estuda o nome de Mancini.
Como essa é uma má idéia. Fora não conseguir dar um padrão tático para o time, ele não conseguia sequer ter autoridade sobre o grupo. Até X-9 apareceu por lá.

Comentário por Zezao — 14/07/2009 @ 23:18

 

Birner,

Existe uma questão hierárquica. Não deveria ser assim mas geralmente um subordinado não respeita o comandante se acha que ganha menos que ele. Isso acaba explicando o alto salário de alguns treinadores.
O Mano Menezes está evoluindo como treinador, e não duvido que na renovação de contrato procure resgatar a diferença salarial com os mais badalados.
Convenhamos, até o título da Copa do Brasil, não tinha feito muito mais que a obrigação. Corinthians na série B tem obrigação de conseguir o título. Era o time mais interessado em ganhar o Paulistinha, para resgatar o orgulho. Embalou, venceu a Copa do Brasil (metendo a mão no Atlético Paranaense e Vasco mas venceu).
O grande mérito foi arrumar um jeito de jogar com o Ronalducho, que não marca ninguém e só participa quando a bola chega redondinha.

Abraços,

Cláudio Prado

Comentário por Claudio — 14/07/2009 @ 23:29

 

Olá Birner!
Olha só sei que esta novela de tecnicos ja ficou chato. Muitos falam do Luxemburgo que alem de ganhar uma pequena fortuna não deu conta do recado, e tão levantando a bola do Muricy demais, sejamos franco essa novela de que um tecnico cai logo a midia ja da um alerta “Muricy”. Gosto do Muricy, porem, poucos discutem que a sua demissao do São Paulo não foi sem motivo, afinal ele em 6 meses não conseguiu montar um time forte e nem com padrão. Pergunto será que ele vai continuar sendo um tecnico vitorioso? Pareça que a onde ele colocar a mão dará frutos, enfim a novela continua quem fica com Muricy?

Comentário por faby — 15/07/2009 @ 0:27

 

Do site do Olé:

“Los nuevos sponsors

El martes, un día antes de que asuma el Coco, en Boca habrá otra presentación: la de los nuevos sponsors. LG y Total, dos firmas que pagarán 2.000.000 y 500.000 dólares respectivamente. Cabe recordar que finalizó el vínculo con Megatone.”

Em resumo: o time que nos últimos 10 anos, ganhou 4 Libertadores acaba de firmar um contrato milionário de 2 milhões de dólares com a LG. Enquanto isso, em SP, times como Palmeiras, São Paulo, Corinthians não passam dos “míseros” 15 milhões de reais num patrocínio.

Por favor Birner, me explique essa diferença. Enquanto o Palmeiras pagava R$700.000,00 ao Luxerley (equivalente a uns 350 mil dólares) durante um ano e meio… e depois de ler no site do Olé, descubro que o maior campeão da Libertadores nos últimos 10 anos está eufórico por um patrocínio de 2 milhões de dólares. (4 títulos, contra 2 de um país chamado Brasil, São Paulo e Inter… começando a contar a partir de 2000).

Afinal, os argentinos são muito espertos, ou nós, brasileiros, somos muito otários metidos a malandros? O milionário patrocínio do Boca agora, equivale a uns dois meses de salários do Luxerley antigamente.

Comentário por Domenico — 15/07/2009 @ 3:46

 

Deixa ver se eu entendi :

Um cara ( Mano menezes ) que ganhou 2 vezes a segundona, foi campeão do paulistinha ( segundo sua concepção) quando nem Palmeiras e nem São paulo tavam ligando muito pra esse campeonatinho de meia tigela ( segundo sua concepção novamente) e ganhou uma copa do brasil roubando o Vasco descaradamente no Pacaembu vale R$ 700 mil ?????
E um cara com com o Curriculo do Luxa, ( campeão paulista, brasileiro, da copa do Brasil, mineiro etc), um cara que SEMPRE montou times que jogam bola mesmo , pelo fato de não ter feito um trabalho bom do meio do ano passado pra cá ( em 2008 o Palmeiras foi camepão do seu paulistinha jogando muita bola) não merece R$ 700 mil ????
Um cara como o Muricy, que foi campeão em todos os times pelos quais passou e é o atual campeão Brasileiro não merece os mesmos R4 700 mil ?????
Pra mim até acho que um salário de R$ 700 mil é um absurdo para um técnico mas daí a dizer que o Mano “Carlos Leite”Menezes merece essa grana e outros treinadores com o curriculo muito, mas MUIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIITO melhor não merecem é um absurdo n a minha opinião ????
Acho que vc tá indo na onda de tietagem do Mano Menezes….
Acredito que vc deve concordar comigo que o único título importante dele foi o da Copa do brasil, mesmo que roubado mas foi o único….
Quando o Curintcha não conseguiu roubra acabou sendo vice do Sport…..
Esse tipo de análise não pode ser feita mno momento mas deve avaliar a carreira do profissional…….
Mas……
É minha opinião ….

Comentário por Altair Acerbi — 15/07/2009 @ 10:25

 

O Luxemburgo até pouco tempo atrás também tinha a qualidade de ter visão sobre quais atletas trariam bom retorno aos clubes…
Que o digam o palmeiras e, mais recentemente, o cruzeiro… mas realmente, de uns tempos pra cá, tem dado um bocado de bola fora.

Hoje, quem vejo estar neste caminho, semelhante ao traçado pelo Mano, é o bom Dorival Júnior, no Vasco… garimpou bons jogadores que, ao que tudo indica, serão muito valorizados nessa caminhada do meu Vascão…

Aliás, nem uma nota sobre a vitória contra o Vila?

Gde abraço!

Comentário por Bruno — 15/07/2009 @ 13:17

 

Birner, mais uma vez você foi perfeito em sua analise.
O Parreira e o Menotti (agora DIRETOR do Independiente) não sabem nada, mas ainda vivem do status de ganhadores de copa do mundo. O Muricy é aquilo que você já disse em outras colunas: o São Paulo fez o cara, com retorno abaixo do esperado. Ele não entendeu que Libertadores é Copa do Mundo para o sãopaulino, perdeu 4 e após cada derrota se comportava normalmente, com se nada acontecesse. Só discordo de você quanto ao Vanderlei. Acho que ele é acima de média, e em um clube organizado como o SPFC daria bons resultados. Teria de aparar as asas dele, colocar na cabeça dele que ele é só técnico e deixa-lo fazer o que sabe: montar times vencedores e fazer alguns pernas-de-pau jogarem, como o Telê fazia muito bem.
Outra coisa: e os jornalistas, não está na hora de um monte destes aí que são muito bem pagos e nada dizem sairem de cena pra gente como você, o Mauro Beting, o PVC, Calçade, Mauricio Noriega terem muito mais espaços????? Ninguem aguenta mais Juca, Milton Neves, Morsa, Flavio Prado (estes 3 últimos faz tempo que tenho o prazer de nem ouvi-los mais). Acham que do alto de suas experiencias ???? podem dizer qq besteira e tá tudo bem. Tem de haver uma renovação na midia esportiva de SP, pq o “negócio” está abaixo da critica.

Comentário por Marcelo SPFC — 15/07/2009 @ 17:54

 

Concordo com você. Hoje tecnico merece ganhar bem.
Veja o caso do Palmeiras. W (V) anderlei (y) Luxemburro ganhava R$.1.0000.000,00 por mês. O Muricy fez certo e exigiu o mesmo valor. Se ele que em 2 anos ganhou um Campeonato Paulista, com um elenco forte, quanto valeria o Murici que ganhou 3 brasileiros, com elencos medianos. Qualquer técnico que aceitar dirigir o Palmeiras por menos de R$.600.000,00 por mês estará desvalorizando a profissão e se desvalorizando. Afinal se o Palmeiras e a Traffic ( que nome hein ) podiam pagar aquele valor ao Luxa, que no final provou que não era bom, no mínimo aquele que for contratado deverá ganhar 60% do que o Luxa ganhava, até por uma questão matemática.

Comentário por Antonio Carlos — 15/07/2009 @ 21:38

 

Deixe um comentário

(obrigatório)
(obrigatório)
 
(obrigatório)