O Santos do Brasil.

15 jul

Birnadas

De Vitor Birner

Vou tocar em assuntos delicados no mundo do futebol.

A rivalidade entre os três grandes paulistanos é maior do que a deles com o Santos.

Os 4 são gigantes do futebol nacional.

Destaco duas razões para isso.

A primeira e principal é o erro recorrente da administração santista de não expandir o time.

A imagem do Santos é de equipe da cidade de Santos.

E não deveria ser assim.

O Santos ganhou o mundial no Maracanã.

Lota estádios na capital paulista.

Leva, aliás, mais público que na baixada santista.

Desde os tempos de Pelé o Santos deveria ter sido administrado como um time do Brasil.

Nos tempos do namoro intenso e apaixonado do torcedor com a seleção brasileira, a imagem do esquadrão canarinho era santista e botafoguense.

O camisa 10 (os mais jovens talvez não entendam, mas vestir a camisa 10 do Brasil tinha PESO) era do Santos.

O país tinha orgulho de ser a terra de Pelé.

Tanto é que o Santos decidiu o Mundial contra o Milan e Benfica no Maracanã.

Jogou 3 vezes lá.

Levou 150 mil num dos jogos contra o Milan.

Mas não deu sequência.

O Santos deveria ter flertado com cariocas, paulistanos e quem mais estivesse disposto a manter os braços abertos para a equipe mais encantadora da era de ouro do maior futebol do mundo.

A outra razão segue na mesma linha.

Todos os grandes vencem campeonatos jogando mal, com times mais ou menos.

O Santos não. Quase sempre quando foi campeão deu show.

A geração Pelé, os meninos da Vila, os veteranos de 1984, e Robinho e Diego jogavam realmente bem.

Tirante a de 84, as 3 outras ganharam com futebol técnico, de altíssima qualidade no trato da bola.

Até o vice de 1995 deu espetáculo na reta decisiva.

Quando está mais ou menos, dificilmente O alvinegro comemora títulos.

E as pessoas, mesmo que não admitam, respeitam mais quem vence jogando bem.

Por isso acredito que a política de administração da imagem santista deveria ter sido diferente.

Quem mora em Santos não deve ser preocupar.

O Peixe carrega o nome da cidade.

A raiz, a essência santista está na baixada.

A identidade é muito forte com o local.

O Santos não deve parar de treinar, viver, existir e jogar lá.

Teria que jogar não apenas lá.

Poderia fazer bem mais partidas em São Paulo.

E na próxima geração especial, viajar pelo Brasil para mostrar a alma santista no campo de futebol.

O vídeo abaixo é uma homenagem aos santistas, brasileiros e amantes do futebol romântico, técnico e refinado.

You need to a flashplayer enabled browser to view this YouTube video

Feed RSS dos comentários deste post URL de TrackBack

70 Comentários »

O Palmeiras tb não ganha títulos jogando mal, Victor.

Comentário por Conrado — 15/07/2009 @ 1:21

8×2 na década de 60. Não teve Pelé. Não venceu a Libertadores ou o mundial assim. Ganhou o campeonato com o time do Murtosa…Até concordo que o Palmeiras tem isso de ganhar jogando bem também, mas sem comparações com os feitos do Santos.

Comentário por Vitor Birner — 15/07/2009 @ 14:06

 
 

Hoje em dia com essa moda (ridicula no me entender) de se torcer contra um time do Brasil para ele não possuir um título que o time de preferencia não tem e de se alimentar rivalidades interestaduais um time se tiver que disputar um jogo fora da sua casa, mesmo que seja um timaço jogando lindamente se sentirá um estrangeiro enquanto o time estrangeiro surpreso se sentirá em casa.

Ainda fui de um tempo onde a camisa 10 tinha valor. rs

Comentário por alan/fluminense eterno amor — 15/07/2009 @ 1:47

Alan, uma coisa é rivalizar. Outra é admirar.

Abraço!

Comentário por Vitor Birner — 15/07/2009 @ 14:07

 
 

Prezado Birner.

Admiro seu conhecimento e suas analises.

Este é um dos melhores textos sobre a “alma” do Santos que ja li.

Como santista, agradeço a imparcialidade de seus comentarios.

Sempre me orgulhei do fato de o Santos, ser muito menos rival (no mau sentido da palavra), e ser percebido assim pelas outras torcidas.
Que esta realidade possa perdurar e que outras agremiações caminhem na mesma direção. Disputas sadias e apenas dentro de campo.

Um abraço agradecido

Comentário por mauro — 15/07/2009 @ 2:50

Mauro, meu pai, tio, saudoso avô…todos são ou eram santistas.
Respeito demais este time.
Nunca vi o peixe campeão jogando feio.
Até em 78, quando ficou recuando a bola para o goleiro na prorrogação, na época era permitido, o time, antes, fez partidas maravilhosas.

Forte abraço!

Comentário por Vitor Birner — 15/07/2009 @ 14:10

 
 

Santos meu Amor, como diria o torcedor mais famoso desse clube o Milton Neves.
O Santos se tivesse mantido aquele time Campeao Brasileiro de 2002 com Robinho, Diego e Compania até hoje, esse time teria ganho de 2003 até 2009 no minimo 3 Libertadores, 2 Mundiais Interclubes, 2 Copa Sul Americanas, 2 Recopas, 3 Campeonatos Brasileiros e mais 2 Campeonatos Paulistas, faria história esse time nao como o Santos de Pelé mas algo próximo.

Comentário por Fabio Tricolor — 15/07/2009 @ 3:04

 

Falou tudo Birner.

O Santos é o time que melhor encarnou o futebol arte. E quando esse futebol entrou em decadencia, o Santos também caiu.

Por isso é coicidencia que jogadores estilistas como Giovanni e Robinho tenham surgido (e sido campeoes) no Santos. É só com craques e jogando a sua maneira que o time consegue ser campeao.

Comentário por bruno — 15/07/2009 @ 5:00

Concordo!

Abraço!

Comentário por Vitor Birner — 15/07/2009 @ 14:10

 
 

Perfeita sua análise sobre o meu Santos Birner. Pena que temos na presidência em provinciano retrógrado chamado MT!

Comentário por RENATO — 15/07/2009 @ 7:19

Grande abraço!

Comentário por Vitor Birner — 15/07/2009 @ 14:11

 
 

Birner, torço para que você assim como os outros colunistas que tem link aqui façam regularmente (uma vez por mês) uma análise política , pois esta é uma delas, sobre a direção do SantosFC. No poder desde 2000, o incoMpeTente marcelo teixeira caminha tranquilo para eternizar-se no poder justamente transformando o SantosFC em um time regional, local e paroquial para poder exercer seu mandato imortal.
O fato do SantosFC ter torcida na cidade de Santos e além dela já seria um fato de comemorar pois é o único grande no Brasil que não é time de capital. Este fato aliado a uma inteligência mínima já renderiam várias ações de marketing, financeiras, culturais e sociais que colocariam o clube em uma situação muito confortável atualmente. Este ano tem eleição e mais uma vez irei votar na oposição.

Comentário por Edwin Perez — 15/07/2009 @ 8:25

Acho que o peixe precisa de mudanças na política administrativa. Como já aconteceu quando Mustafá saiu do palmeiras, Dualib do Corinthians e Paulo Amaral do São Paulo.

Abraço!

Comentário por Vitor Birner — 15/07/2009 @ 14:12

 
 

Nascer, viver, e no Santos morrer, é um orgulho que nem todos podem ter!!!

Belo texto Birner.

Comentário por Marcelo Barros — 15/07/2009 @ 8:29

Obrigado.

Abraço!

Comentário por Vitor Birner — 15/07/2009 @ 14:12

 
 

Birner, como santista, esse texto me orgulha muito. Eu sou de Santos, e sempre fui contrário a tirarem o time da cidade. Mas concordo que vez ou outra não mataria ninguém fazer jogos em São Paulo, mas principalmente no Interior, visando aumentar sua torcida em áreas carantes de times para torcer e ver de perto. Abraço.

Comentário por Bruno — 15/07/2009 @ 8:42

Também sou contra tirar o time da cidade. O Santos é de Santos e isso não pode mudar. A questão é expandir a marca, ganhar mercado, gerar recursos…

Abraço!

Comentário por Vitor Birner — 15/07/2009 @ 14:14

 
 

Grande Birner,

A camisa 10, a que o Pelé jogava, carregava um “peso” todo especial. Em geral, o dono da camisa 10 era “o melhor” jogador do time, era “o cara”. Exceção feita, acho que única e exclusivamente no Botafogo, que o melhor, o mais importante jogador do time, joga com a 7, a 7 do “bailarino” inesquecível do Garrincha.

Quando pequeno, lembro bem, o torcedor, qualquer torcedor, não importava o time de coração, queria, gostava, posso dizer até que ansiava em VER O BOM FUTEBOL, mais conhecido por estas bandas pela alcunha de “beautiful game”, joga bonito ou, simplesmente, futebol-arte. Época em que até o zagueiro tinha que ter mais controle de bola do que o Messi (peguei pesado agora…) se não, a torcida pegava no pé, não jogava no time. Quando “isolar uma bola para o mato porque o jogo era de campeonato”, ainda, era um “crime”.

Torcedores de diferentes times iam ver o Botafogo jogar. Garrincha. Jairzinho. Paulo César. Não importa, pensavam. O que importa mesmo é a “beleza, a plástica do futebol”. O craque não tinha “camisa”. A torcida era, na verdade, “para o futebol”.

Futebol lúdico, torcedor lúdico.

O “carinho” e o “interesse” que a torcida brasileira “tinha” e, ainda, nutre, menos, mas, ainda, nutre pelo Ronaldo, quando este retornou ao Brasil, nos primeiros jogos do Corinthians, é o sentimento que melhor traduz para os dias atuais, como se respirava futebol naquela época. Não sei a palavra correta, mas o craque era “apartidário”, “adimensional”, aaaa…time, aaa…clube, ou coisa que o valha.

Fim do futebol-arte. A entrada do “dinheiro pesado” no futebol. O exigência do jogador-atleta. Do jogador-equipe. Tudo isto contribuiu para o mudança do futebol que conhecemos e vemos. Aliás, este processo foi brilhantemente discecado por você, Birner, em recente post. Excepcional post diga-se de passagem!!!

Tenho uma “tese” sobre o “futebol do futuro”, dentro e fora do campo. Acredito na formação de “ligas”. Acredito no “business” mais forte no futebol. Acredito a relação clube “versus” torcida será a cada dia mais importante. Acredito em clubes que “mudaram” de cidade-base na busca do binômio dinheiro-torcida. Acredito na força das cidades no futuro dos clubes dentro do “mundo da bola”.

O Santos, talvez, seja um caso?!?!? Mas…tenho dúvidas se a cidade de São Paulo comporta “mais um time”?!?!? O crescimento do Santos, necessariamente, implicaria em um enfraquecimento do Palmeiras, do SPFC ou do Corinthians. Daonde viria a torcida santista?!?! De fora do Estado?!?! Não acredito que “hoje”, haja mais espaço para isto, como havia a 30 40 anos atrás.

Abraços,

Comentário por José R. Albuquerque — 15/07/2009 @ 9:12

Que os grandes concorram entre si, pois vai elevar o nível do futebol e o interesse pelo esporte.
Grande José, não vivi esses tempos. Sou de 68. Lembro de futebol da segunda metade dos anos 70 em diante.
Vivi o futebol arte, porem não a era dourada de nosso futebol.

Abraço!

Comentário por Vitor Birner — 15/07/2009 @ 14:16

 
 

Birner,

Não há dúvida de que a rivalidade entre os integrantes do “Trio de Ferro” é muito maior que entre os da Capital e o Santos. Eu como sãopaulino sou indeferente quando se trata de Corinthians x Palmeiras, ora prefiro um, ora outro. Mas quando se trata de Santos contra qualquer um dos dois, não tenho dúvidas.

Além disso, o jeito amadorístico não o configura como ameaça real, a não ser quando acontecem os milagres da geração Patuska, Pelé e Robinho (os meninos da Vila duraram um verão…). A falta de força nos bastidores não lhes permite ganhar títulos com time meia boca, e perdem com alguns até razoáveis, vide o roubo do Botafogo em 1995.

Abraços,

Cláudio Prado

Comentário por Claudio — 15/07/2009 @ 9:14

Abraço!!!!!

Comentário por Vitor Birner — 15/07/2009 @ 14:16

 
 

Legal, é isso aí mesmo… falta expansao ao santos. Acho engracado quando os rivais do chamado trio de ferro desdenham do santos , dizendo que nao sao rivais nossos, mas ficam roxo de raiva e torcem (MUITO!!!) contra o santos… hahaha ta certo, cada um usa das armas que tem.
Grande e eterno Santos!!

Bjo birner!

Comentário por Carolina — 15/07/2009 @ 9:18

Beijo, carolina!

Comentário por Vitor Birner — 15/07/2009 @ 14:17

 
 

Muito bom, Birner!

Comentário por Maurício Fernandes — 15/07/2009 @ 9:34

 

Poi é Birner, encontro corinthianos, são-paulinos e palmeirenses que não acham o Santos tão rival, a rivalidade realmente, com o Santos é menor infelizmente.
Concordo com você, o Santos tinha que se expandi por todo o Brasil, mas com Marcelo Teixeira no comando, vai ficar difícil, não há oposição no clube e, não deve mudar muita coisa por lá.
Abraço.

Comentário por Rener — 15/07/2009 @ 9:52

O Marcelo teve todo o tempo do mundo para fazer isso e não fez.

Abraço!

Comentário por Vitor Birner — 15/07/2009 @ 14:17

 
 

A grandeza do Santos está em despertar não o ódio, mas a admiração de todos.

Espero que o bate papo de sexta tenha inspirado o texto.

abs!

Comentário por Gustavo — 15/07/2009 @ 10:56

Sempre! A idéia surgiu numa conversa com o leonardo Coura, amigo santista. E ganhou força na sexta.

Abraço!

Comentário por Vitor Birner — 15/07/2009 @ 14:18

 
 

Birner, parabéns, parabéns e parabéns!! Sempre falei algo muitó parecido com seu texto nas rodas de futebol por aí. Sou santista e tenho orgulho de ter visto, nas finais que participamos, uma grande parte dos torcedores de outros times torcendo para o Peixe. Como não torcer para o time de 2002, 2004 e mesmo de 1995? Do mesmo jeito que atualmente dá gosto de ver Inter, Corinthians e Cruzeiro jogarem. Mas, em se concretizando a contratação do Muricy na Baixada, nós veremos o SFC jogando aquele “futebol” do SP dos últimos anos, vencedor sem dúvida, mas FEIO que dói.
Grande abraço

Comentário por Marcos Eduardo — 15/07/2009 @ 11:16

Marcos, as pessoas gostam de bom futebol, até quando não admitem.
Obrigado.

Abraço!

Comentário por Vitor Birner — 15/07/2009 @ 14:19

 
 

Birner, grande foi Pele, o time do santos é simplesmente um time pequeno que teve a sorte de ter o maior jogador da história jogando a seu favor em uma época em que os clubes europeus não dependiam tanto de jogadores sul-americanos.

Se o Pele fosse jogador hoje, não teria passado uma temporada inteira no santos. Ninguém sequer saberia da existência do santos e estaria fazendo classico contra a portuguesa santista.

Comentário por Rogerio Canada - RUMO AO BI-MUNDIAL — 15/07/2009 @ 11:29

Não há como separar Pelé do Santos. Nem há como apagar as coisas que você pode ver no vídeo abaixo. Posso dar o mesmo tipo de exemplo para você de alguns outros times. Mas os exemplos não teráo Pelé. Talvez tenha muito apoio de mídia para compensar. Não concordo com sua linha de raciocínio.

Abraço!

Comentário por Vitor Birner — 15/07/2009 @ 14:22

 
 

Birner,

o Conrado lá em cima tem razão. O Palmeiras também não ganha título jogando mal.

O único treinador que deu cara mais guerreira ao time foi o Felipão. De resto, jogador que só tem vontade não dura no Palmeiras. A torcida não deixa.

Comentário por Marcos Diniz Ribeiro — 15/07/2009 @ 11:40

 

Vc disse tudo…

Eu acho que a administração dá pouca atenção aos torcedores da capital e interior.

O Santos basicamente só joga na Capital em clássicos, qdo visitante. A torcida acaba perdendo o hábito de ir no estádio, já que não é tão fácil assim sair de São Paulo e assistir um jogo na Vila.

Acho linda a Vila lotada, afinal é a casa do Peixe, mas tb acredito que o time deveria fazer mais jogos fora.

E uma sequencia de títulos e bons jogos é fundamental para cativar novos torcedores..

Bjs!

Comentário por Monica — 15/07/2009 @ 12:00

 

Como sou velho, mas não tanto, o depoimento é baseado nas histórias de meu pai que, flamenguista fanático (eu sou moderado, comedido), não perdia oportunidades de assistir aos jogos do Santos de Pelé no Maracanã. Esteve nos mundiais e no famoso Vasco x Santos onde o Pelé fez 2 gols no finalzinho após ser provocado pelo zagueiro vascaíno.
Após ver este time sensacional atuando no Maracanã, a coisa só melhorou na década de 80, quando um outro time fenomenal desfilava no outrora maior do mundo.

Abcs

Comentário por Cesar Medeiros — 15/07/2009 @ 12:24

 

Realmente, se tivesse aproveitado melhor o momento da era PELÉ, hoje o Santos poderia ter a maior torcida do Brasil.

Mas todos sabemos que o marketing não é o forte da diretoria do Santos e nem da maioia das diretorias dos clubes brasileiros. Os maiores exemplos são de Flamengo e Corinthians que não sabem aproveitar o grande número de torcedores que tem para gerar maiores recursos para ambos e, para piorar não possuem nem uma estrutura de trabalho adequada, uma vergonha.

Clubes como CRUZEIRO, São Paulo, Internacional e Grêmio melhoraram no quesito marketing, mas para mim ainda estão longe do ideal.

Com um presidente como Marcelo Teixeira acho difícil que esse quadro se inverta.

Quanto ao Pelé, sempre achei pouco valorizado por nós brasileiros. Maradona por exemplo goza de muito mais respeito e admiração, tudo bem que as vezes até de forma exagerada.

Abraço.

Comentário por Agostinho Júnior — 15/07/2009 @ 12:30

 

Clap, clap, clap!
Sem palavras, texto perfeito!

Sonho em um dia ver uma administração moderno no meu Santos. Mas pra isso, precisaria fazer uma limpeza na Vila, pois o clube é administrado pelas mesmas cabeças há tempos que não tem interesse/competencia pra fazer da marca + valiosa do futebol brasileiro, um time de proporções mundiais!
Santos, meu amor! hehe

Abraço, Birner!

PS.: Depois do clássico, segunda, Muricy se apresenta na Vila… O que esperar? Não sou fã do Muricy, mas não via outra alternativa melhor… Talvez ele bote ordem na casa.

Comentário por Guilherme Saluz — 15/07/2009 @ 12:35

 

Birner, quando escreveu que “a rivalidade entre os três grandes paulistanos é maior do que a deles com o Santos”, achei que seu texto tomaria um rumo totalmente diferente do que acabou tomando. Achei que fosse escrever que essa é a razão para que Muricy aceitasse com mais facilidade a oferta santista. Fiquei surpreso com o outro rumo que tomou.
Enfim, acho que concordo em parte contigo. O Santos deveria mesmo fazer mais jogos na capital paulista. Só não concordo que leve decisão de campeonato para outras cidades.
Desde que não haja impedimento devido a regulamentos que exigem uma capacidade maior de público, final de campeonato tem que ser jogada na Vila. Gosto dos times jogando em suas casas.
Sei que o fator financeiro pesa contra isso, mas acho mais legal o Santos na Vila, o São Paulo no Morumbi, o Corinthians no…enfim, Pacaembu, e o Palmeiras no Parque Antártica. Aliás, adoraria ver Palmeiras e Corinthians no Paslestra. Seria muito legal.

Comentário por Jovaneli — 15/07/2009 @ 12:42

 

Muito bom hein Birner!
E esse camisa do Santos, no vídeo, até que jogava direitinho, né!?
Abraço!

Comentário por Leandro Gouveia — 15/07/2009 @ 12:56

 

Birner e companheiros, era muito bonito de se ver esse inigualável time o Santos

Comentário por Antonio — 15/07/2009 @ 13:22

 

Todo carioca que viveu a era Pelé torce um pouco pelo Santos. Afinal , era por aqui que o maior time do mundo de todos os tempos fazia suas grandes jornadas. Libertadores , mundial , gol mil , enfim , o Maracanã era a casa do Santos , assim como dos times da cidade.

Quando o Santos teve problemas com o São Paulo pelo preço do aluiguel do Morumbi , torci para que os jogos do time da Vila viesse para o Maracanã.

PS – Se o segundo jogo da final de 2003 da Libertadores , contra o Boca , tivesse sido no Maracanã , o Santos teria virado.

Comentário por Eduardo — 15/07/2009 @ 14:12

 

Legal seu post Birner… E legal a postura dos torcedores santistas q enviaram comentários a respeito. Podia jurar q eles se posicionariam contra esse texto indiscutível, mas me enganei.

PS 1: Carolina, pelo q me consta os únicos q torcem contra o Peixe sao os corinthianos.

PS 2: O Palmeiras nao ganha títulos jogando feio ?? E a vitória na final da Libertadores…? é bonito ganhar nos penaltys ??

PS 3: Em compensaçao perdeu para o Manchester e SPFC em 94 e 2005, jogando muito bem. EHEHEHEH

PS 4: Jogar bonito é um conceito muito relativo. Eu por exemplo achei q o SPFC, jogou maravilhosamente bem contra o Liverpool. Logico né… Afinal de contas Comemorei a conquista.

Comentário por MIRANDA, "Tri-campeão da humanidade"!! — 15/07/2009 @ 14:56

 

Coitado do Santos.Se os times grandes da capital já são massacrados pela mídia por ficarem no caminho do timinho, como ele ia ter espaço?Não tem como.

Comentário por JoelsonLima — 15/07/2009 @ 15:04

 

mas Birner, porque essa cobrança é feita apenas em cima do Santos?
imaginar que simplesmente sair de Santos vai torná-lo mais rival dos rivais não só me parece um equívoco, como também certo preconceito com a cidade de Santos
o Bahia, por exemplo, é tão ou mais forte quanto, e nem por isso cobra-se que ele deixe de jogar em Salvador ou na tal de Pituaçu
embora a decadência do clube de lá seja tão acentuada quanto do clube de cá
o Atlético PR; consolidou sua força com os jogos na Arena, você mesmo disse que o Coritiba é muito mais forte no Couto Pereira
o Internacional e o Grêmio se tornaram tão maior que o Santos em Porto Alegre, e hoje qualquer partida contra um grande de Rio, São Paulo ou Minas, por exemplo, é tratado como clássico, com a importância que deve, por vocês mesmo da imprensa
os títulos que o Santos ganhou fora da Vila foram simplesmente porque os outros estádios são maiores, a final da Libertadores não pode ser jogada lá por exemplo
todas as campanhas passam pelo crivo da Vila, é lá que o Santos vai passando até chegar às finais
jogar fora basta para ser visitante para qualquer outro clube, me espanta apenas que essa cobrança seja sempre contra o Santos, apenas contra ele
em algum momento seria então mais adequado pensar numa Arena mais moderna e maior na baixada santista
a própria despedida do Robinho, o último jogo oficial, salvo engano da memória foi em Belém, no Mangueirão contra o Paysandu, por uma contingência da tabela do Brasileirão, não por um interesse premeditado
e de fato, o campo estava lotado, em suma pelo interesse que o craque despertou
e rivalidade, Birner, sempre parece ser referência da qualidade do rival
a aparente rivalidade absoluta que o São Paulo despertou nos últimos anos se deve simplesmente às conquistas
não vi outras grandes hegemonias, mas a própria rivalidade contra o Corinthians passa pela geração de Parreira no fim da década passada
foi assim com o Palmeiras de Luxemburgo no início dela
e sempre ao longo da história
em suma, não entra na minha cabeça que essa cobrança tenha que ser dirigida apenas contra a cidade de Santos

Comentário por Cleverson Bravo — 15/07/2009 @ 15:04

 

Sinceramente Birner, não fosse por um certo renascimento recente do Santos, eu o consideraria tão rival do trio de ferro paulista quanto a Portuguesa. A imagem que a maioria dos rivais tem do Santos é que ele foi um grande time enquanto existiu o Pelé. Antes e depois disso, não. O torcedores dos três até torcem para o Santos qundo esse disputa contra outro time, numas de torcer para o mais fraco. Um exemplo claro: O Corinthians é disparado o maior rival do Santos, mas a recíproca absolutamente não é verdadeira, não há nenhum ressentimento do Corinthias em relação ao Santos (embora tentem em vão fometar isso)

Comentário por Marcos Grillo Jr — 15/07/2009 @ 15:17

 

Excelente análise. Só esqueceu de dizer que o Santos caminha para ser um time comoo Botafogo, América RJ ou Santa Cruz PE. O Santos TEVE o maior time do planeta de 1958 a 1970. Acabou. Teve um brilhareco com Robinho e Diego e só. Virou um time de cidade pequena, com mentalidade pequena e em completa decadência. Enquanto o eterno presidente colocar dinheiro vai sobrevivendo. Lembra o Bangu e o Botafogo sustentado pelos bicheiros. A torcida paulistana diminui a cada dia pois não ganha nada importante. A cidade de Santos, em breve terá mais corintianos e sãopaulinos (somados) que santistas. A questão não é jogar bonito ou feio, mas de ganhar títulos importantes. Sem títulos a torcida envelhece e diminui. Pelé deve desaparecer em 20 anos. Será apenas uma lenda na cidade, um personagem histórico, assim como a Marquesa de Santos.

Comentário por claudio — 15/07/2009 @ 15:57

 

É tudo verdade Birner,
Assino embaixo. Enquanto outros times seguem “na briga” com equipes que às vezes jogam feio, ou de qualquer jeito (como o meu querido São Paulo FC), ganham um título aqui e ali. Já o Santos é sempre com uma bola redondinha.
Mas acho que o fim do texto poderia ter um tom um pouco mais melancólico, pois acho difícil a administração Santista conseguir enxergar um pouquinho longe que seja.

Comentário por Fernando Paraguassú — 15/07/2009 @ 16:15

 

Santos não é time grande, santos é nada mais que um São Caetano ou um Atletico PR que teve a sorte de ter um jogador chamado Pelé. Pelé lotava estadios, Pelé influenciou gerações, Pelé atraia torcedores do mundo todo. Em jogo que Pelé não jogava, o publico era normal, a mídia dava menos destaque e nada de mais acontecia. Lembrando que depois de Pelé o santos so ganhou paulistinha e um Brasileiro com dignidade pois o de 2004 ele só foi campeão pq o Eurico mandou o time do Vasco jogar contra o Santos com o 3 time reserva e contra o Atletico PR (o outro concorrente ao título com 5 pontos de vantagem) entrou com força maxima e ganhou o jogo. SANTOS é timinho sim, Pelé que era e é Gigante!!!!

Comentário por Luis Fontes — 15/07/2009 @ 16:18

 

Cara, concordo 100% com vc.

O Santos se apequena, atrelando sua imagem à cidade de Santos.

Valeu Birner!

Comentário por Thiago Reimao — 15/07/2009 @ 16:21

 

Grande Claudio Prado,

Roubo?!?!? Que roubo?!?!? Se você se refere ao gol validado do Túlio, com 15cm em impedimento (15 cm é quase a metade do seu palmo), em mais um daqueles clássicos lances complicados e difíceis para a arbitragem, eu lhe digo…não concordo que tenha sido roubo. Roubo para mim, porque no caso não há discussão e nem dúvida, foi no campeonato paulista que o juiz, se não me engano o ilustríssimo Sr. Armando Marques que, na decisão de penaltis, acabou dando o Santos como vencedor, quando, ainda, faltavam penaltis a serem batidos. Isto sim é que foi roubo. Depois tentaram acomodar as coisas, dividindo o título entre Santos e Portuguesa. Mas se você preferir pode chamar aquilo de “engano” do árbitro, por mim tudo bem.

Nem Santos e nem o Botafogo tem força para “pressionar” a arbitragem. Vide as recentes e inúmeras “garfadas” que temos sofrido. Acho, inclusive, que o único time que rivaliza com o Botafogo neste aspecto é o Atlético-MG.

Em 1995 houve sim um time campeão Brasileiro, o Botafogo, que, infelizmente os santistas, comandados pelo Merchan Neves, não engolem até os dias de hoje.

Abraços,

Comentário por José R. Alkbuquerque — 15/07/2009 @ 16:46

 

Ainda bem que o Pelé jogou no Santos, e ainda bem que o Pelé jogou no Brasil, pois sem ele talvez só tivéssemos título mundial em 2002 graças ao Ronaldo pois quando se ganha o primeiro vira grande, que o diga a França. De 1930 pra cá somente 7 PAÍSES conquistaram a copa do Mundo, a Argentina ganhou uma roubada e outra com maradona e depois nada, A França só ganhou com Zidane, nem platini conseguiu isso, A Inglaterra uma , com roubo. Na bola sem foras de série e com excelentes jogadores, a Alemanha, a Itália e o Uruguai.
Engraçado q os torcedores dos outros times acham que o Santos só é alguma coisa por causa do Pelé, então estes mesmos torcedores deveriam estender o raciocínio (viagem) para o Brasil pois antes DELE, já tínhamos Garrincha, Zizinho, Leônidas, Didi, Nilton Santos e não conseguimos ganhar nenhuma copa, e depois foi o sufoco dos penaltis em 94.

Comentário por Edwin Perez — 15/07/2009 @ 16:57

 

Sinceramente, acho que o Santos está acabando.
Não vai acabar, mas está acabando. Tal qual o botafogo do RJ. Nos anos 80 o botafogo era constantemente citado como exemplo de torcida fanatica. Não por violencia, mas por comparecer e por incentivar.
E hoje? O botafogo tem levado menos de 5 mil torcedores por jogo. Igual o santos.
Tem jogo na vila que tem 2 mil testemunhas.
O Pior é que em vez de programar o futuro o santos continua vivendo de um sonho, como se tivesse adormecido nos anso 60 e ainda não tivesse acordado.

Comentário por Jodecir — 15/07/2009 @ 17:31

 

Grande José Albuquerque,

Não discuto o quanto o Botafogo já sofreu na mão do Flamengo, a coisa por aqui é similar em relação a um outro clube. Mas a nossa percepção é que quando envolve um time de fora com um do Rio, os cariocas têm sempre uma, digamos, preferência.
Para mim o caso mais escandaloso foi o veto ao Mineirão, para a decisão do Brasileiro de 1974 entre Cruzeiro e Vasco ser feita no Maracanã.
Até meu São Paulo deu um vareio no Botafogo e perdeu os pontos porque anos antes o tal de Sandro Hiroshi tinha sido “gato”. E nem no tricolor estava. Resultado o Bota se livrou do rebaixamento naquele ano para cair logo depois…
Na final de 1995, que eu acompanhei sem muita paixão pois gosto do Botafogo, minha impressão foi a de que o Santos foi garfado.

Abraços,

Cláudio Prado

Comentário por Claudio — 15/07/2009 @ 20:12

 

Grande Claúdio,

Entendo o seu ponto de vista, mas permita-me discordar.

Agora, você já reparou o que tem de torcedor de outras torcidas, que não do Botafogo ou do Santos, que tenta desmerecer, diminuir, desqualificar, trazer para a data de hoje coisas daquela época, época em que “se jogava futebol”, pois hoje as vezes tenho sérias dúvidas quantoa isto. Dor de cotovelo, porque times como o Santos de Pelé e o Botafogo de Garrincha, há outros times fantasticos, também, como o do Palmeiras do Ademir e o Fla do Zico, mas, na minha opinião sem a grandeza destas equipes.

Bom a situação é a seguinte, não há como apagar o que foi feito, se os outros times querem ter a mesma grandeza que corram atrás.

Abraços,

Comentário por José R. Alkbuquerque — 16/07/2009 @ 13:18

 

Grande Edwin Perez,

Lembro ao digníssimo que o “bairalino” Garrincha foi campeão aos 20 ou 21 anos de idade logo na sua PRIMEIRA Copa do Mundo, em 1958. Na ocasião, os jogadores que mais fizeram sucesso foram o Didi e o Garrincha, ambos do Fogão. Na ocasião, Pelé, do Santos, tinha apenas 17 anos. Na Copa seguinte, em 1962, o Pelé se machucou e quem levou o time do Brasil ao Bi campeonato foi…adivinha…o Garrincha, o melhor jogador da Copa. Na terceira Copa de ambos perderam, Pelé e Garrincha, que na época tinha cerca de 30 anos, o que para aquela época era considerado jogador em fim de carreira, mas o Pelé deveria de estar no algo, tinha 25 anos. O Pelé, como era mais novo, teve mais uma Copa, a de 1970. Na época, com 29 anos, era considerado “velho” e em fim de carreira, mas contrariou a todos sendo campeão do mundo.

O fato é o seguinte…se passarão mil anos e jogadores como estes não mais aparecerão.

Quem viu, viu. Quem não viu…lambe os beiços.

Abraços,

Comentário por José R. Alkbuquerque — 16/07/2009 @ 13:25

 

Fantástico este seu comentário. Futebol é gol e arte. Nos dois pontos o Santos é o maior do mundo pois segundo a FIFA é o time que mais gols marcou na história até hoje e o Pelé o maior artista de todos os tempos. Foi 8 vezes campeão do Brasil(duas no século XXI), mas com todo este retrospecto favorável parece estar morrendo. Não tem apoio da midia (Globo), joga num estádio acanhado e não tem mostrado a liderança que poderia ter.
Este seu comentário explica brilhantemente esta contradição. Foram 40 anos de administração incompetente. Claro que outros clubes também tiveram grandes incompetencias , mas nenhuma como esta que continua sendo feita pela atual administração do Sr. Marcelo Teixeira.Parabens pela analise!!!

Comentário por Carlos E Cunha — 16/07/2009 @ 16:57

 

Excelente texto Birner, mas infelizmente o Santos esta nas mãos de uma Diretoria provinciana, com visão e gestão limitada.

Comentário por Edmar Junior — 16/07/2009 @ 17:03

 

Eu sou santista, mas infelizmente tenho q dizer q daqui uns 20 anos o Santos terá uma torcida menor q a do Flamengo em SP, e não terá dinheiro de patrocinios e TV para formar boas equipes.

Nosso futuro é se apequenar cada vez mais.

TUDO PORQUE OS CARAS QUE ADMINISTRAM O CLUBE PENSAM MAIS NA CIDADE DE SANTOS DO QUE NO CLUBE E SUA TORCIDA FORA DA BAIXADA.

Isso só mudaria se um presidente que não fosse de Santos assumisse e administrasse o clube como um clube grande merece. Sem provincianismo.

Fazer uma subsede na capital que exerça todas as funções que hoje cabem à sede da baixada. Revolução total mesmo, e alternar jogos na Vila e SP capital.

Mas isso é utopia. Os caiçaras pensam mais na cidade deles e o resto que se f…! Por isso vamos seguindo e o trem vai cada vez mais diminuir sua qdade de vasgões…

Comentário por Ricardo — 16/07/2009 @ 18:20

 

Uma das coisas que eu mais gosto em você, Birner, é a capacidade de envolver o leitor em assuntos que a gente sabe não serem seus favoritos – afinal, sua inclinação vai para os lados do Morumbi… Hehehe
Sou santista apaixonado e o seu texto sobre meu Santástico é ótimo.
Tem gente por aí na imprensa que se autoproclama santista e não tem a capacidade de produzir algo tão legal e digno do meu Santos como você fez.
Parabéns, de novo, cara!

Comentário por Ricardo Abesapien — 17/07/2009 @ 11:41

 

ola Birner.

seu texto foi muito bom, mas entre nós… não da pra comparar rivalidades historicas como corinthians e palmeiras, porque ao meu ver, a unica rivalidade grande mesmo é essa, diferentemente do que o sp quer fazer, ou seja, querer ser o maior rival do corinthians, tenha dó… corinthians e palmeiras é rivalidade por varios motivos que vc deve saber mais do que eu.
o santos é um time de cidade pequena, que ficou imenso com suas proprias pernas, nunca precisou da ajuda de ninguem e nem de nada.
meu santos sempre será o maior time do mundo, independentemente do que os outros torcedores dirão. vc pode juntar todos os times do brasil que não darão 1% da riquissima história santista, to errado???
e entre nós, o santos não está tão mal, fomos bi-campeões paulistas a coisa de 2 anos atras.
creio que o dia em que o santos perceber que o clube NÃO tem dono, talvez ele se expanda com facilidade.

grande abraço Birner.

obs: que tal um linkizinho do meu blog no seu hein??? te agradeceria muito.

Blog do Celso Ricardo
http://www.celsoricardo.com

Comentário por Blog do Celso Ricardo — 17/07/2009 @ 18:41

 

Simplesmente brilhante o texto de Victor Birner. Coisa de bom jornalista, que deixa de lado a paixão pelo time do coração para falar maravilhas do adversário. Parabéns mesmo pelo texto. É isso que se espera dos jornalistas esportivos. Infelizmente, o Santos sempre foi mal administrado. E hoje está pior ainda. Esse presidente Marcelo Teixeira está procurando matar o Santos. Já tornou o time apenas da cidade de Santos. Enfim, além do belo texto, as imagens são emocionantes. Se eu disser que chorei ao ver o vídeo, vão dizer que é nostalgia. Mas pelo menos eu choro por um passado inimaginável para um time de futebol.

Comentário por Lincoln Teixeira — 17/07/2009 @ 18:48

 

Fala Birner. Concordo com quase tudo que disse. O Santos é administrado por senhores Feudais. Eles se apegaram ao clube feito parasitas e não querem mais soltar. É uma doença que se alastra faz décadas. O Marcelo Teixeira e sua gente não tem noção da grandeza do Santos e esconde o time em Santos. Mas isso tem uma razão. Eles não querem perder a vaquinha que dá o leite. Essa vaquinha bem ou mal rende. Mesmo em pessímos momentos tem a sorte grande na mão de formar um elenco com de Diego e Robinho. Agora você dizer que aquele timaço de 84 não jogava bonito. Ai eu quase cai da cadeira amigo Birner. O Santos tinha uma autêntica seleção que jogava por música. Tanto é que no ultimo jogo precisava apenas de um empate e ainda ganhou o jogo. Mas te perdou pelo belo texto, eu que sou iletrado admiro sua inteligência e sua capacidade. Abraços.

Comentário por Nilson Estêvam — 17/07/2009 @ 19:20

 

O ótimo texto só vem a explicar, resumidamente, o que qualquer santista consciente já sabe há muito: não há o que se falar em ”rivalidade” com o Santos. O peixe está muito acima disso.

Comentário por Egydio — 18/07/2009 @ 0:47

 

Meu comentário – é pq nunca aparece meu comentário? grato.

Comentário por Nilson Estêvam — 18/07/2009 @ 6:50

 

Quero aqui parabenizar o Birner que atendeu minha indagação. Isso significa respeito aos seguidores. Parabens Birner, a midia precisa de pessoas assim , que realmente ouçam a voz do povo sem microfone.Quanto ao Santos de 84 já lhe respondi. Era um time maduro e que tocava muito bem a bola. Ela que corria não os jogadores. Um time muito inteligente e que foi para o ultimo jogo do campeonato precisando apenas de um empate e ainda assm ganhou o jogo com autoridade.Quanto a opinião de torcedores de outros clubes, digo o seguinte. O Santos sobrevive por ele mesmo,sem ajuda externa e sem conxavos. Será para sempre grande na História do futebol mundial enquanto que alguns ainda precisam escrever suas paginas, a do Santos Futebol Clube já foi escrita em ouro e continuará sua estrada sem manchas e sem máculas. Grande Birner. grato.

Comentário por Nilson Estêvam — 18/07/2009 @ 18:03

 

Essa é a visão de todo torcedor do santos que não vive na baixada.

Com o passar dos anos essas administrações vão apequenando o Santos futebol clube do Brasil.

é uma pena….

Comentário por marcos alves — 18/07/2009 @ 20:00

 

Espero que o povo da baixada leia este texto e pensem no que eles querem para o clube.

crescer e rivalizar no mundo ou lutar contra a santista…

Comentário por marcos alves — 18/07/2009 @ 20:18

 

um otimo texto que explica a grandeza do peixe..

mais tambem a descapacitação dos seus diretores!

mais vamo que vamo

SANTOS SEMPRE SANTOS!

Comentário por sergio — 18/07/2009 @ 20:53

 

Parabéns Birner
Sou santista e concordo com tudo que vc falou. É interessanta que estas palavras venham de um torcedor ” rival”. Grande abraço
Santos meu amor.

Comentário por Isac Shirazawa — 19/07/2009 @ 21:21

 

BIRNER VC. TEM TODA RAZÃO. SÓ QUE SE O SANTOS REALMENTE SE TORNAR UM CLUBE DO BRASIL E NÃO SÓ DE SANTOS COMO É HOJE, CERTAMENTE NÃO HAVERÁ ESPAÇO PARA DIRIGENTES TIPO MARCELO TEIXEIRA. PORTANTO É PRECISO BOTAR TEIXEIRA E SUA TURMA PRA CORRER E ELEGER ALGUÉM QUE PENSE GRANDE. NÃO SEI SE NO QUADRO DE ASSOCIADOS DO SANTOS TEM ALGUÉM COM ESSE PERFIL.

Comentário por LUISMAR — 13/09/2009 @ 14:18

 

Deixe um comentário

(obrigatório)
(obrigatório)
 
(obrigatório)