Injusta justiça desportiva.

3 ago

Birnadas

De Vitor Birner

Em que mundo vivo?

Vale a pergunta.

Léo Moura pisou na bola no gol contra o Náutico. Xingou a torcida e recebeu merecidas críticas.

O ato foi ridículo. Não há o que valorizar quando o time, diante de mais de 41 mil pagantes, arranca o empate contra o então lanterna do campeonato que tinha 10 em campo por causa da troca de calção de Vagner Silva.

Leo Moura notou a gafe e pediu desculpas pelos palavrões.

Hoje, Paulo Schmitt, procurador do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, disse que vai analisar as imagens para ver se enquadra Leo Moura no artigo 258.

Isso é mais ridículo que o ato do atleta depois do gol.

O tal artigo aponta o seguinte como infração:

“Assumir atitude contrária à disciplina ou à moral desportiva, em relação a componente de sua representação, representação adversária ou espectador. PENA: suspensão de 1 (uma) a 10 (dez) partidas, provas ou equivalentes”.

Desculpe a obviedade, mas tenho que perguntar.

Quantas vezes você viu o árbitro ser xingado por atletas e deixar passar?

Quantas vezes os jogadores falam palavrões uns com os outros, sejam do mesmo time ou do rival, e nada acontece?

Se quiser trabalhar de maneira justa, Paulo Schmitt também deveria cogitar enquadrá-los.

Eles e todos outros que proferiram palavrões nas 16 rodadas do brasileirão.

Haja trabalho, pois terá que levar a julgamento várias vezes quase todos os jogadores, treinadores, árbitros e auxiliares.

Entre os boileiros, durante os 90 minutos, xingamentos são mais comuns do que bom dia e boa noite nas grandes metrópoles. Todo mundo sabe.

Quem não se lembra daquela vez que a Globo colocou o microfone em José Roberto Wright?

É uma questão cultural, de hábito.

Até no bate bola entre amigos escapam alguns!!!

Não dá para levar só Leo Moura ao Tribunal por causa disso.

Seria injusto e o STJD existe para fazer justiça.

Escrito por Vitor Birner às 15:46 Vitor Birner 31 Comentários

Feed RSS dos comentários deste post URL de TrackBack

31 Comentários »

Realmente foi uma coisa horrorosa o que fez o Leonardo Moura, não tinha razão nenhuma para xingar o torcedor, no entanto, daí a querer puni-lo por causa disso não tem cabimento.
Definitivamente não dá para levar a sério o Tribunal.
Abraço.

Comentário por Rener — 08/03/09 @ 15:54

 

Xingar não pode…mas mostrar o dedo do meio e depois pedir desculpa pode…ahuauhaahuahua…
esse tribunal só me faz rir…

Comentário por Ivan — 08/03/09 @ 16:04

 

É isso mesmo, não tem nada a ver… o Leo Moura viajou, errou e já era… cabe à torcida do Flamengo desculpá-lo ou não. Esse papo de puni-lo na justiça desportiva é só pra mostrar trabalho, não tem cabimento.

Comentário por Leandro Gouveia — 08/03/09 @ 16:25

 

Vítor,

Baseado em seus argumentos concordo que Leo Moura não pode ser levado à julgamento. Mas, baseado nas imagens e nos fatos, eu, presidente do Flamengo, reincidiria o contrato do jogador imediatamente. Leo Moura xingou a Torcida do Flamengo e isso não tem perdão.
O jogador recebe uma fortuna para jogar futebol, a Torcida paga uma fortuna para aplaudi-lo ou vaiá-lo. O ato do jogador foi degradante. Rua!!!!!!

Abraços.

Comentário por Visão Desconexa — 08/03/09 @ 16:30

E se a diretoria tomasse tal atitude, eu não ficaria contra. Concordo!

Abraço!!!

Comentário por Vitor Birner — 08/03/09 @ 18:10

 
 

O “tribunal” realmente gosta de aparecer.Em algumas penas que aplica corretamente,depois reduz a outras insignificantes.Piada!

Comentário por AUGUSTO CESAR — 08/03/09 @ 16:42

 

Calma ai galera, o tribunal nem julgou, nem afirmou se vai julgar, vai estudar o caso…ponto.

Victor, ate para certos habitos adquiridos deve haver um limite…

Na minha pelada se alguem proferir metade dos improperios do Leo, estara afastado por duas semanas, e mais , so tera cumprido a pena estando presente nas duas peladas onde estiver suspenso…ou seja so volta a jogar depois que assistir por dois domingos a pelada….Voce nem imagina a tanquilidade que reina, alias imagina sim…ninguem quer pagar punição d ecorpo presente, portanto acabaram-se os exageros.

Comentário por Jose Ambrosio — 08/03/09 @ 16:44

 

Birner, Pode mandar um recado para o Deva Pascovitch?
Ontem tinham 13 mil corintianos pagantes no pacaembu mas ele não acusou os corintianos de abandonarem o time, como ele fez com a torcida tricolor na quinta feira passada, onde tinha o mesmo numero .
O Deva, alem de narrar muito mal (na minha opiniao) parece devotado à criar maniqueismo de torcidas. Das torcidas Palmerense como “atuante” , da torcida corintiana como fiel e da torcida tricolor como ausente.

Comentário por jair pedro de assis — 08/03/09 @ 17:01

 

Birner, você não vai comentar nada o diserviço que seu amigo paulinho está fazendo em seu blog?

Comentário por Marcos — 08/03/09 @ 17:16

 

Birner, me responde só uma coisa e o Chrisian ex-Corinthians? O gesto que ele fez pra torcida do SP e foi indicado pra julgamento, aí fizeram de tudo pro cara jogar a final do Paulista, aí o tempo passou o caso foi arquivado e agora? O cara foi embora… e eu pergunto e a justiça? e o tribunal? Às vezes eu penso que futebol se resolve fora das 4 linhas mas eu quero acreditar q isso não existe.

[]’s

Comentário por Roberto Enomoto — 08/03/09 @ 17:23

 

Birner convido vc a ler o blog do Marcello Lima e ver a entrevista do vice-presidente do São Paulo, que foi ao BNDES. Primeiro não foi só o São Paulo, não. Os doze representantes das cidades sedes foram convocados pelo banco, para conhecerem a linha de crédito, que serão disponibilizadas, para a construção e reformas de estádios, bem como as condições para se conseguir o financiamento. O São Paulo agradeceu e informou, que por enquanto não precisa do financiamento, nas palavras do Athayde Gil Guerreiro, vice-presidente. Mas o mitomano e maluco Paulinho ao ler o seu post, armou o maior carnaval no blog dele, ofendendo a instituição São Paulo, a diretoria do clube, certamente todos os torcedores e avisando que não vai permitir que esta sacanagem (financiamento) se concretize. Poderoso ele hein. Certamente ele vai conseguir isto nas conversas que ele mantém com o Lula ou o Papa Bento XVI, pena que só ocorrem na imaginação dele ou nos seus devaneios. Pode ver que é o post com maior número de comentários. Pudera o que tem de celerados corinthianos e palmeirenses, loucos para meter o pau no São Paulo, é uma grandeza.

Comentário por Carlos Almeida — 08/03/09 @ 17:34

 

Bem, se os procuradores do Superior Tribunal estão desocupados dessa maneira, podemos enviar algumas sugestões para distraí-los:

Ele poderiam punir torcedores que proferissem palavrões e levassem seus filhos aos estádios, por estarem corrompendo as mentes de menores;

Poderiam exigir que os atletas vistam terno e paletó e que trocassem a chuteira por sapatos sociais muito bem engraxados.

Jogadores e técnicos seriam obrigados a pedir “por obséquio” para ganharem jogos e não entristecer seus rivais.

Acho que é isso, meu repertório de asneiras não está muito inspirado.

Comentário por Carlos Alberto Durães — 08/03/09 @ 18:16

 

Afastar o Léo Moura do futebol por algumas rodadas é deixá-lo exatamente onde está: perdido em algum lugar entre a lateral direita, a meia e o ataque.
Ele está afastado do futebol há uns 6 meses…

Comentário por Cesar Medeiros — 08/03/09 @ 18:19

 

Aleluia!!!

Não de Handel, mas de Bírner!!!!

Comentário por Visão Desconexa — 08/03/09 @ 18:52

he he he Não perdoa! Visão, futebol existe para as torcidas, mas elas mesmas, várias vezes, trabalham contra si sem perceberem. Nesse caso, sem dúvida você tem razão. Leo Moura não é grande jogador, não resolve os problemas do clube, contudo já pediram na seleção brasileira, disseram que era excelente…Mas não é. Se for para ficar arrumando confusão fora com a torcida ao invés de solução dentro de campo com jogadores, pode ir.
Ele já pediu desculpas duas vezes. Acho que devem aceitá-las, contudo, mais que isso, na próxima vez que fizer gol em tais circunstâncias, espero vê-lo pegar a bola, colocá-la embaixo do braço e voltar correndo para o meio, pois o time precisava doutro gol.

Abraço!!!!!!!

Comentário por Vitor Birner — 08/03/09 @ 21:14

 
 

Superior Tribunal de Justiça Desportiva, mais uma entre as forças interessadas em acabar com o futebol.

Comentário por Vinícius — 08/03/09 @ 20:51

Não acho que tem tal desejo. mas concordo que em alguns momentos atrapalha, ou não ajuda como deveria.

Abraço!

Comentário por Vitor Birner — 08/03/09 @ 21:15

 
 

Se não me engano, o Judiciário só age mediante provocação. Quem, nesse caso, acionou o Tribunal?

Comentário por Abrahão Nogueira — 08/03/09 @ 21:43

 

E ainda absoveram o Christian(ex-Corinthians) pelos gestos obscenos contra a torcida do São Paulo! Acho que jogadores tem de dar examplo e tem que ser punidos sim. Teria de existir um codigo de conduta pra jogadores e treinadores durante cada campeonato. Nos EUA é assim! Porque nao aqui para este caso….

Comentário por russell — 08/03/09 @ 23:11

 

Cara, esse país é uma piada!!!! o julgamento acontece só pq ganhou espaço na grande mídia, O cara faz isso no flamengo corinthians e da nisso.
Se fosse no Sao paulo talvez nao daria nada haha brincadeira..
abraço birner

Comentário por Fábio Castro (corintiano ufanista) — 08/04/09 @ 0:56

 

Vitor!?

Você ainda se indigna com uma instituição que se dá ao demérito de “punir” Christian do Corinthians pelo ato vil e grotesco, que praticou no pacaembú no findo paulistinha?

Você ainda se indigna com a mesma instituição que se auto denomina “justiça” e “pune” Diego Sousa pelo vexatório espetáculo indigno dos piores, dos mais “rasteiros” tele catches, como o que protagonizou com o (pobre vítima) Domingos, no mesmo torneiozinho?

Isto não é justiça. Como não é federação o orgão que tenta, esforça-se ao extremo, para prejudicar o seu próprio filiado-fundador, no dia em que jogaria a sua mais importante partida do ano.

Estas são coisas macarrônicas, levadas da China para a Itália por alguém que fez o “opening” do contrabando intelectual. São piadas de humor negro, sobre algo quase que sagrado como o desporto que tanta gente adora (nós, inclusos).

Vitor, eu sei que você tem que se indignar. É a sua profissão falar sobre coisas de tão forte apêlo popular. Você tem que mostrar a sua opinião e nos ajudar a formar a nossa. É o seu trabalho que desempenha com impar dignidade, vocábulo que dirigentes federacionistas e confederacionistas nem saber definir, parece saberem.

É doloroso constatar. Gostaria que isto fosse uma INverdade. Mas o que denominam justica desportiva, nem INjustiça é. Se É alguma coisa, o que mais vejo dela próximo é um circo. Dos piores. Só de palhaços (os que atuam e os que os fnanciam). Eu, incluso.

Comentário por Luiz Antonio — 08/04/09 @ 8:04

 

Grande Visão, como você se sente indo tomar piiiiiiiiii.

Grande Marcio Medeiros, e aí…você é um piiiiiiiiiii.

Os “conselhos” do Leonardo Moura mostram o “egoismo” do atleta de hoje, identificado apenas com a sua própria conta bancária.

Não acho que o Leonardo Moura tenha este direito, mesmo tendo sido campeão pelo Fla em várias ocasiões, mesmo sendo o responsável direto pelo bi-estadual nos penatis. É a inversão natural da cultura futebolística. Afinal..quem xinga é a torcida, quem é xingado é o jogador. Passionais somos nós, a torcida, eles…bom eles são os “profissionais” da bola. Ou não são?!?!

Cabe ao atleta reverter, ou melhor transformar, os xingamentos em vontade de jogar bola, em gols. A torcida é iô-iô, volúvel como ela só. Hoje xinga, amanhã bate palmas. Era, é e será sempre assim.

Mas como “pimenta nos olhos dos outros é refresco”, coloco no mesmo “saco” da atitute do Leo Moura, aquele “dedinho” em riste na boca do Romário, pedindo “silêncio” a torcida adversária, o “unhé” “unhé”´ do Souza-Caveirão para a torcida do Botafogo. Todas são atitudes ofensivos, egoístas e desnecessárias direcionadas a torcida.

O que não pode é só ficar “bravo”, pedir a cabeça do atleta, quando a ofensa é dirigida apenas a sua própria torcida. E quando for a torcida adversária? Bom aí é problema deles? É “espressão sócio-cultural-futebolística” do atleta? Não!!! A torcida, o torcedor, tem que ser “coerente”.

Abraços,

Comentário por José R. Albuquerque — 08/04/09 @ 9:08

 

Há algumas semanas, o Juan foi xingado boa parte do jogo e quando fez o gol não comemorou. Agora o Leonardo Moura faz o gol e xinga a torcida rubro-negra.
Há algum tempo, eram os melhores laterais do Brasil. Não teria sido melhor se esses jogadores tivessem sido vendidos quando estavam de bem com a torcida e com o futebol?? Quando o jogador vai embora, a torcida reclama. Quando não vai embora, e passa por uma má fase, a torcida esquece a boa fase e xinga o cara, mas em hipótese alguma o jogador pode cair na besteira de xingar o torcedor.

Comentário por Fernando Miguel — 08/04/09 @ 10:33

 

Bírner, meu querido poderia ser o Adriano. Eu, toda vez que for ao Maracanã e ver jogando o Leo Moura vou vaiá-lo o tempo inteiro. Sim, me chamarão de maluco e idiota, mas isso já fizeram por aqui também e nem por isso fiquei chateado.

Zé meu querido,

Todo sábado e toda quarta-feira eu mando e sou mandado piiii. Não seria o Leo Moura que me convenceria a ir. E ao amigo, já fizeram tal sugestão? Não??!!!!! Puxa…

Abraços

Comentário por Visão Desconexa — 08/04/09 @ 13:35

 

O Túlio Souza já mandou a torcida do Fogão ir para piiiiiii, sim. Só que no caso dele, como eterno reserva, fica difícil para a torcida retribuir o tratamento, afinal…ele NUNCA está em campo.

Abraços,

Comentário por José R. Albuquerque — 08/04/09 @ 14:49

 

Bírner,

Desculpe-me usar este espaço para uma pergunda fora do foco, mas na enquete ao lado eu só consegui votar uma vez, por que o Zé Burquerque conseguiu votar seis vezes?

Abçs

Comentário por Visão Desconexa — 08/04/09 @ 15:43

 

Visão na verdade sou que fico andando pela orla e votando, sempre do mesmo laptop. Mas como o IP é diferente (eu acho) a moderação acaba permitindo. Tente o mesmo. Ah, agora já são sete (seis meus, um pra cada posto)

Comentário por Sobrenatural de Almeida — 08/04/09 @ 16:17

 

ah e fica o convite: http://oglobo.globo.com/blogs/arquivos_upload/2009/08/4_31-alt-encontrosoglobo-drogas.jpg

Comentário por Sobrenatural de Almeida — 08/04/09 @ 16:26

 

Grande Visão,

Como dizia meu bom e velho pai, “Quem fala o que quer, ouve o que não quer”.

Porque eu valho por 10. Alias, qualquer torcedor do Fogão vale. Porque? Porque torce mais honestamente do que o do Fla. É Botafoguense por que escolher ser assim. Mesmo com pressão da midia. Mesmo com a pressão dos coleguinhas de colégio. Mesmo vendo o Rod Stuart, Mick Jagger, com a camisa do Fla gritando em plenos pulmões, em busca de simpatia dos espectadores no Brasil, “Filamieeeeenguuuu”.

Tu sabes que boa parte da torcida do Fla não sabe, sequer, que a bola de futebol é redonda.

Capiche Bambino, o porque da diferença de peso na votação. O voto de um botafoguese é honesto e valioso, o do flamenguista é comum e viciado.

Abraços,

Comentário por José R. Albuquerque — 08/04/09 @ 17:06

 

Zé, meu querido Zé,

Você escreveu que seu voto botafoguense vale por dez. Ora, só havia seis votos… Onde foram parar os outros quatro? Vê lá o que vai responder, já estou uma fera com o Leo Moura!!!

Abçs

Sobrenatural,

Não fique por aí dizendo que fica andando de lá para cá pela orla carioca. Vão nos rotular de… Bem, você sabe o quê.
E quanto ao convite… Eu não consumo drogas, a não ser quando assisto a… Ah, deixa pra lá, essa piadinha é infame. Sou a favor da legalização. Assim, o usuário de maconha, cocaína, craque, mármore, sal e jogos do fogão deixaria de ser um criminoso ao financiar facínoras e assassinos.
Leve o Note, quem sabe de lá você não dá mais uma votadinha.

Abçs

Comentário por Visão Desconexa — 08/04/09 @ 18:10

 

Grande Visão…não olhe lá já são 10. é que leva um tempo para computar.

Comentário por José R. Albuquerque — 08/05/09 @ 2:44

 

Deixe um comentário

(obrigatório)
(obrigatório)
 
(obrigatório)