11 out

11 de Outubro de 1962: Santos Campeão Mundial

História

De José Renato Sátiro Santiago Junior

O Mundial de Clubes de 1962 foi, para muitos, o maior momento do futebol praticado pelo Santos de Pelé.

A disputa foi contra o Benfica de Portugal.

No primeiro jogo realizado, em 19 de setembro de 1962, no Maracanã, o Santos venceu por 3 a 2.

Os gols do Santos foram marcados por Pelé (2) e Coutinho e os do Benfica por Santana.

O resultado apertado no primeiro jogo e o grande time português comandado por Eusébio fez com que a Diretoria do Benfica já iniciasse a venda de ingressos para o jogo desempate.

…Grave Erro…

O Santos, simplesmente, aniquilou o Benfica em pleno Estádio da Luz.

Eis a ficha técnica:

Benfica 2 x 5 Santos

Data: 11 de Outubro de 1962

Local: Estádio da Luz (Lisboa)

Árbitro: Pierre Schwinte (França)

Público: 73.000

Gols: Pelé aos 15’e aos 25’; Coutinho aos 48’, Pelé aos 64’, Pepe aos 77’, Eusébio aos 85’ e Santana aos 89’.

Benfica: Costa Pereira, Jacinto, Humberto, Raul e Cruz; Cavem e José Augusto; Eusébio, Coluna e Simões. Técnico: Fernando Riera.

Santos: Gilmar, Mauro, Dalmo, Olavo e Calvet; Zito, Dorval e Lima; Coutinho, Pelé e Pepe. Técnico: Lula.

14 respostas a 11 de Outubro de 1962: Santos Campeão Mundial

  1. Talvez o mundo não tenha o privilégio de ver o espetáculo que um time pode produzir como fez o Santos. Talvez o mundo não possa ver outros Beatles. Porque não existe a possibilidade de gênios retornarem ao planeta terra. Eles passam por aqui , dão sua contribuição e se vão. E nós, frágeis seres humanos comuns, ficamos com as lembranças nos videos e nas revistas. Ainda agradeço a Deus por ter podido ver essas duas maravilhas da terra. O Santos eu vi ao vivo os Beatles nos Vídeos. Porisso sou feliz.

  2. Luiz Antonio disse:

    Vitor:

    Preciso fazer uma correção. Eu tinha 10 anos e acompanhei a transmissão radiofônica em Niterói, onde morava à época.

    As escalações acima estão colocadas em 4-3-3 e os times jogavam em 4-2-4 e assim eram escalados.

    Do jeito que está, parece que Dorval era volante ou meia de armação e não era. Era, sim, ponta direita, daqueles jogavam enfiados no ataque, bem do lado do campo, exigindo a marcação de um lateral, todo o tempo. O ataque jogava com: Dorval, Coutinho, Pelé e Pepe. E o meio campo era: Zito e Lima.

    Pelo amor de Deus, deu saudades só de digitar tais nomes………….

  3. JOSE COSTÓDIO disse:

    Na verdade as escalações de Santos e Benfica, foram as seguintes:
    Benfica: Costa Pereira, Humberto, Raul e Cruz; Caven e Jacinto; José Augusto, Santana, Eusébio, Coluna e Simões.
    Santos: Gilmar, Lima. Mauro e Dalmo; Zito e Calvet; Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe.
    Esse time do Santos foi realmente o maior time de todos os tempos, a FIFA tem que ser mais justa, e colocar o Santos no seu devido lugar: O time do Século, indiscutivelmente em todo o Mundo e não o time das Américas para fazer média com os brasileiros.O Real Madrid é realmente mais rico, mas jamais montou um time em sua história como aquele do Santos F.C., portanto, a FIFA tem que ser honesta e imparcial: Santos: o maior time do mundo de todos os tempos!

  4. joao xavier disse:

    Pertenço à geraçao dos cinquentões, com muito orgulho.
    O rádio de pilha ou o de válvula eram nossas televisões da época. "Viamos" escutando o locutor de rádio. Ouviamos até o som vindo do outro lado da terra, Rússia por exemplo. Pelas ondas curtas… o som ia e voltava…ia e voltava…QUE SAUDADES DO TEMPO DA IMAGINAÇÃO!!!
    O Santos FC, oras, o Santos de Pelé e Cia., não se perguntava quem ganhou…mas sim de quanto o Santos ganhou. Como era fácil torcer para o Santos…Em 1962, quando foi campeão do mundo, não era para menos, pois era a própria seleção, aquele estrelar time da vila mais famosa do mundo. Gilmar, Mauro, Zito, Pelé titulares absolutos da seleção brasileira. Ganhamos do Benfica no auge do futebol brasileiro e santista…mas também em outra oportunidade, um mes após o fracasso da copa de 1966, também batemos no Benfica de Euzébio e Cia., num torneio em Nova Yorque, onde outro escurinho, EDU, deu um verdadeiro show naqueles arrogantes portugueses do Benfica, que formavam a base da seleção portuguesa que bateu no Brasil por 3X1.
    Tem muita história para contar. Mas paro por aqui… e acordo, e pergunto: de quanto o santos perdeu???

  5. MIRANDA-O mais odiad disse:

    Não vi…
    Mas queria ter visto.
    Ás vezes me pergunto se foi um sonho.

  6. Luiz Alberto Souza d disse:

    O Santos e os brasileiros como um todo, devem uma homenagem (em vida) ao PELÉ SR. EDSON ARANTES DO NASCIMENTO. No MARACANÃO, ou no MORUMBI, mas sempre em estádio grande. Temos que mostrar ao mundo todo o quanto amamos nosso craque maior e que só deu bons exemplos.

  7. Renato de Santis Filho disse:

    Na época eu tinha 16 anos e vi o tape desse jogo uns 2 dias depois…não havia ainda satélite,não se transmitiam jogos ao vivo da Europa….o que Pelé fez nesse jogo só quem viu é que pode acreditar….coisa do outro mundo, a maior atuação que vi em minha vida de um jogador de futebol….basta lembrar que o Benfica era bicampeão europeu,tinha Eusébio,o maior jogador português da história,e foi goleado em casa,marcando seus 2 gols de honra nos últimos 5 minutos….sou sãopaulino,mas nunca vi nenhum jogador se aproximar de Pelé…nem Maradona, nem Ronaldo,nem Romário,nem qualquer outro…esse é meu testemunho, um grande abraço a todos vcs…

  8. leonardo praia grande disse:

    eu ao 24 anos hoje, me arrepio ao ler essas notícias e comentários..

  9. Olavo Martins de Oliveira Junior disse:

    Gostaria de ter visto não deixem esses nomes do futebol brasileiro no esquecimento.

  10. argeu affonso disse:

    Eu estava lá. Redator do Globo, fui o único jornalista do Rio a integrar a delegação. Uma honra, por si só, mas honra maior foi acompanhar das trbunas do estádio da Luz a vitória sensacional e a conquista do Santos. 50 anos, mas parece que foi ontem. Saudades dos amigos que também lá estavam, a começar por Álvaro Paes Leme e o elegante capitão Mauro Ramos de Oliveira.

  11. itamar grobe miranda disse:

    jamais haverá outro time igual ao santos que hoje festeja o 1º titulo mundial

  12. Olavo Martins de Oliveira Junior disse:

    Parabens ao maoir time que esse mundo viu jogar futebol.

  13. Roberto Dias Alvares disse:

    Caros amigos:
    Escrevi toda a Historia do Santos F.C. Em versos.
    Inclusive as conquistas dos mundiais so narrados no sistema demquadras com rimas cruzadas.
    Quem tiver interesse em conhecer a obra, ela está sendo publicada no blog DNASANTASTICO do Edmar Jr.
    Vale a pena independente das preferencias clubisticas, ja que é um trabalho unico, sem parametros nas narrativas futebolisticas
    Grande raço a todos.

  14. Alberto Queiroz disse:

    Na altura eu era Jornalista Portugues emigrado em Inglaterra, mas vim a Lisboa fazer reportagem por conta do EVENING STANTARD de Londres e do MANCHESTER EVENING NEWS, de Manchester. Entrevistei PELE e o menino Eusebio, naquela altura ja com 20 anos, mas muito humilde, timido e pouco falador (tinha vindo da ColonIa Portuguesa de Mocambique ha um ano mas ainda nao dominava a Lingua Portuguesa (alias na Colonias Portuguesas, nessa altura, os Negros eram considerado Cidadaos de Terceira Categoria e nem possuiam Carteira de Identidade e os Brancos LA NASCIDOS eram considerado Cidadaios de Segunda Classe. Comprovei tudo isso quando anos mais tarde viajei para Mocambique e Angola (entre 1965 e 1966).PELE confissou na sua Biografia que ele, Coutinho, Pepe, Gilmar, Zito, Dorval e Lima, ficaram p…. da vida quando chegaram ao Estadio e viram todo ele engalanado com faixas e cachecois provocatorias dizendo BENFICA CAMPEAO DO MUNDO, So por que tinham perdido pela diferenca minima no Maracana (2 x 3)! Nao teve outra ! Aos 77 Minutos, o Santos ja ganhava por 5 x 0 (com 3 Gols de PELE) e o BENFICA so reduziu aos 85 por EUSEBIO e aos 87 por SANTANA. Foi um autentico vexame para quem antecipadamente ja estava comemorando a Conquista do Mundial de Clubes. Alias, uma pratica habitual do BENFICA ! Esta ultima Epoca, quando iam em Primeiro no Campeonato Portugues, a 3 rodadas do fim, comemoraram extemporaneamente a conquista do Trofeu na Ilha da Madeira por terem ganho pela margem minima. Reservaram em Lisboa Pracas e Monumentos para fazerem a festa. So que depois receberam em casa a aguerrida equipe do Estoril, propriedade dos Brasileiros da TRAFFIC e deixaram-se empatar. E O FC PORTO SEMPRE GANHANDO E APROXIMANDO-SE. NO JOGO SEGUINTE, FORAM AO PORTO COM TODA A SOBRANCERIA E ACABARAM POR PERDER COM UM GOL NO ULTIMO MINUTO (QUANDO JA CANTAVAM VITORIA ! )DO TRREVERENTE JOGADOR BRASILEIRO, O MENINO KELVIN. PERDERAM O CAMPEONATO NACIONAL PARA O FC PORTO, PERDERAM A FINAL DA LIGA EUROPA PARA O CHELSEA E PERDERAM A FINAL DA COPA DE PORTUGAL PARA O VITORIA DE GUIMARAES
    (FORAM TAO ORDINARIOS QUE NAO FICARAM NO ESTADIO PARA RECEBER OS TROFEUS E MEDALHAS DOS SEGUNDOS, DOS VENCIDOS, COLOCADOS PELO PRESIDENTE DA REPUBLICA !Afinal, tinham-se proposto ganhar o TRIPLETE ( 3 Tofeus importantes e nem umas miseras copias levaram para casa.. Um abraco de boa noite para todos os meus amigos em SAO PAULO, RIO, BH VITORA e PORTO ALEGRE !

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>