30 nov

Será ainda mais surpreendente se o Flamengo não for campeão

Brasileirão

De Vitor Birner

Este campeonato brasileiro é marcado por imprevistos. Acredito que elas acabaram quando o assunto é disputa de título.

Será uma tremenda surpresa se o Grêmio jogar de verdade para tomar pontos do Flamengo e conseguir.

Se o Internacional e Mário Sérgio forem campeões. E se diante do totalmente improvável tropeço flamenguista, o Inter não for.

Se  o Palmeiras de Muricy, depois de tudo que passou, levantar a Taça.

E se o São Paulo voltar à liderança na última rodada.

O brasileirão já tem seu campeão.

28 respostas a Será ainda mais surpreendente se o Flamengo não for campeão

  1. Infelizmente eu tenho que concordar com você. Só espero que ano que vem o tricolor dispute a libertadores como em 2005, quando chegou como 3º colocado do brasileiro 2004 e foi campeão jogando bola de verdade, não como nos últimos anos quando chegou como campeão nacional e aconteceu o que aconteceu. Pelo menos não vai dar mais pra transformar jogadores medianos em craques e apagar as falhas do time durante o ano. Como você disse outro dia na CBN, uma libertadores apaga a dor de perder um brasileiro.

    Obrigado,

  2. Visão Descone disse:

    Isso é uma oração? Se for tem de estar de joelhos e com as mãozinhas espalmadas. Caso contrário… Negatoff!

    Tá difícil de postar. Mas há a paciência.

  3. Ze Luiz disse:

    Concordo com o Birner e com o comentario do Samuel. Agora é ir para a Libertadores com tudo. Quem sabe a derrota no brasileiro não possa ter sido boa a médio prazo? Em vez de apagarmos os erros com um titulo, planejar direito o ano que vem: jogar o paulista com os moleques, subir os melhores juniores, dispensar uma galera, fazer uma pre-temporada decente e contratar menos e melhores jogadores (chega de pagar altos salários só pra compor elenco).

  4. Leandro Gouveia disse:

    Não tenho nenhuma dúvida! Flamengo é campeão!

  5. Visão Descone disse:

    Sim, já estou de faixa no peito, mas ninguém precisa saber disso. O América/MEX ainda vive em minhas lembranças e espero que seja tema de palestra do Professor Andrade.

    Claro que o Flamengo pode não levar o título! Esquecem-se os incautos pessimistas que os jogadores do Grêmio não são gremistas, são profissionais, e sabem muito bem que toda mídia interplanetária estará de olhos no Maracanã no próximo domingo.
    Ninguém aparecerá por aqui para entregar jogo algum. O Corinthiamsi perdeu para o Flamengo porque seu time era inferior e, a motivação, óbvio, não era a mesma. Mas daí a entregar…
    Assim será o Grêmio. O Flamengo terá de fazer tudo certinho, terá de pressionar e acertar os passes finais, assim como as conclusões para levantar seu campeonato. Claro, talvez como o Corinthiamsi, o Grêmio não virá aqui com a faca entre os dentes, mas não será presa fácil.
    Os jogadores do Grêmio, repito, não são necessariamente gremistas, ou seja, para eles será indiferente se o Inter for o campeão ajudados por eles. Isso não lhes marcará a carreira, ou marcará apenas no Sul. Agora, participar de uma "entrega" em cadeia nacional… Isso sim, poderá lhes marcar as carreiras negativamente.
    Por isso, abra os olhos Mengão!!! Abra bem os olhos porque a guerra em campo e fora dele ainda não terminou não.

    Mas a minha faixa é linda!

  6. Anderson Moutinho disse:

    Parabéns ao STJDF (Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Flamengo) Conseguiram o que queriam.

  7. Se o Flamengo não for, o Inter será. Mas o Grêmio… logo o Grêmio que foi prejudicado quando o Inter colocou os seus reservas no brasileirão de outrora….

  8. Visão Descone disse:

    Leandro,

    Essa mandinga não dá mais certo. Pare com isso. Meu pai, botafoguense, tinha uma muito legal. Quando o Fla enfrentava o Botafogo ele me dizia: "O Flamengo não perde esse jogo não" Quando meu velho comelou a me dizer isso o Flamengo era freguês do Botafogo havia uns 10 jogos.

    Abram o olhos com o Grêmio. O futebol e o óbvio não se dão. O Flamengo não pode nem empatar com o Grêmio. Tem a obrigação de vencer, assim como tinha a obrigação de vencer o Goiás. Vimos o que aconteceu. Por falar nisso, o Bruno vai enfrentar o Grêmio? O estádio estará lotado.

    Abraços Leandro.

  9. Visão Descone disse:

    Ainda mais surpreendente? Ainda mais por quê? Surpreendente, por quê?

    Não é o melhor time do campeonato que está à beira de um título?

    Eu hein!!!!

  10. Breno SPFC disse:

    O Flamengo será por mérito campeão brasileiro. Jogou o melhor futebol e o time foi o mais equilibrado.
    ..
    O Tricolor deve começar com uma reformulação de seu eleco com saida do Huguismo (permite a frase Birner?). Isso é normal em qualquer clube com o fim de ciclos.

    Gostaria de ver o ano que vem o SPFC jogar no 4-4-2. Um time equilibrado com bastante gente atacando e defendendo. Um time para jogar no 3-5-2 precisa de 3 bons zagueiros, hoje só temos 2.
    abraço
    Breno

  11. Limao disse:

    a unica surpresa é o flamengo ter um time.

  12. Marcio Cesar disse:

    Esse perigo ñ existe caro Birner.
    Se o flamengo for incompetente como foi diante do goiás, o gremio vai fazer um gol contra pra não ver o título ir para o beira rio. Ainda assim se o gremio ñ colaborar, o Juiz ou o stjd vai fazer a parte deles pra deixar o titulo no RJ.

    Abçs

  13. Leandro Gouveia disse:

    Fala Visão,

    não é uma questão de óbvio, se fosse só isso você teria razão, e pode acreditar, não é mandinga, é o que realmente acho.

    Mas sabe quando esse time do Grêmio vai endurecer o jogo pro Flamengo nessas circunstâncias? Nunca!

    Te digo de coração, se o Grêmio empatar, nem vou falar em vencer, mas se empatar com o Flamengo, pra mim, de todas as surpresas desse campeonato, essa será sem dúvida a maior e mais inesperada. Tenho certeza absoluta que isso não vai acontecer.

    Seu Flamengo já é campeão, você está certo em ter o pé atrás, mas de fato, já é campeão.

    Acho que o título será justo pelo futebol jogado, pela figura do Andrade e pelo baita jogador que é o Adriano, mas não sei se é a melhor coisa que poderia acontecer para o Clube, sem sacanagem, e honestamente.

    Existem diversos motivos pra que vejamos tendências fora de campo a favor do Flamengo, você deve saber disso, mas o que importa é que o Flamengo jogou bola, venceu jogos difíceis (Altletico e Palmeiras fora, por exemplo) e os adversários diretos não fizeram o mesmo quando precisaram, isso é o que importa, e é por isso que o Flamengo conquistou o título. A torcida tem que comemorar e muito, pois são campeões do brasileiro mais disputado que eu já vi.

    Um abraço e parabéns a toda nação rubro-negra!!!

  14. Leandro Gouveia disse:

    Teria alguém mais feliz do que Ricardo Teixeira neste momento?

    Que ano em seo Teixeira! Que ano!!

    Só faltou a decisão final de tirar o Morumbi da copa do mundo, aí sim Papai Noel teria caprichado de verdade, mas quem sabe ainda dá tempo, né!?

    Dá uma ligada pra ele e pede pra ele dar um jeitinho, pede que ele faz pra você!!!

  15. denilson disse:

    ufa !!!

    finalmente, acho que terei um feliz 2010…ninguém mais queria discutir de futebol comigo…era só dizer que era são paulino…e acaba o assunto, o pessoal mudava de assunto,…mas agora isso está pra acabar…não vejo a hora de receber novamente (algo raro nesses ultimos 4 anos) piadas dos palmeirenses, corinthianos e santistas, que nos ultimos 4 anos tiveram seu maior momento de alegria das vezes em o o tricolos foi desclassificado da libertadores….
    gente esperem por mim….estou de volta ao grupo dos que sofrem por futebol….

    abçs tricolores….

    ps:não culpemos o TSJD, jogadores do são paulo foram punidos pelo que fizeram em campo, Borges, Dagolberto, e jean ( esse foi injustiçado com pena de 3 depois reduzida pra 1 jogo), além do Hugo e Andre Dias….fizeram burradas dentro do campo e foram punidos por isso..nada mais, nada menos…

    o que o flamengo deu de sorte, porque dois "problemas" se tranformaram e grande solução…pet e adriano…acabaram com o campeonato nesse segundo turno…méritos pro time da gavea, que por mais que faça pra virar timinho sempre tem esses arroubos de grandeza…Deus deve ser mesmo brasileiro a com certeza deve torcer pro flamengo rsrsrs

  16. Visão Descone disse:

    Limão,

    Você não está muito azedo não, para quem tomou de 4 e foi parar no quarto?

  17. Ninguém merece mais esse campeonato do que o Flamengo.

    Ninguém quis mais do que o Flamengo, pois todos os outros o tiveram na mão e desperdiçaram.

    Ninguém mais quer tanto ver o Flamengo campeão quanto torcida, diretoria e time do Grêmio.

    A disputa pelo título acabou ontem. Resta uma vaga de libertadores e uma de rebaixamento a definir na última rodada.

  18. wilson finamori de s disse:

    Interessante, o Rio de Janeio sem estrutura vai vencer o campeonato com o Flamengo, já o Fluminense joga hoje o melhor futebol no país, estrutura, estrutura, estrutura, o que é isso? pra que que serve? eu respondo: 11 x 11 em campo isso é que importa quem estiver mais desejoso da vitoria leva.

  19. Visão Descone disse:

    Brinquei Leandro,

    Eu sei que você não faz mandinga. (Não faz né?) Mas essa final tá a cara do jogo contra o América/MEX, você não acha? Por isso o meu pé atrás, meu pensamento atrás, aliás, exceção feita àquilo que precisa estar na frente, o resto tá todo atrás. Os jogadores do Grêmio não entregarão o jogo, e o Flamengo terá de jogar futebol, com 90 mil esgoelados gritando – ou calados, o que pressiona ainda mais.
    Quanto ao fato do título recompensar uma má administração… Eu poderia dizer que o Flamengo sempre foi mal administrado e ganhou muita coisa apesar disso, mas não comungo dessa constatação não; não gosto dos meios, apesar de amar os fins.
    Em relação às tendências extra-campo… Engraçado e, aqui não vai nenhuma encarnação, eu as vejo muito mais a favor do São Paulo do que do Flamengo. Sim, qualquer árbitro brasileiro que se preza apita sempre para a camisa mais poderosa – se tem alguma coisa que o Flamengo possui é uma camisa poderosa. Mas devemos lembrar, apenas para ficarmos no que aconteceu recentemente, que o goleiro Bruno pegou quatro pênaltis mal marcados contra o rubro-negro, isso sem contar lances como o impedimento de ontem que o bandeirinha inventou. Quando vejos esses lances a favor do São Paulo, a coisa parece orquestrada, meticulosamente organizada. O afastamento dos jogadores do Barueri, por exemplo – Val Baiano foi quem perdeu, pois já poderia ser o artilheiro do Campeonato. Sem citar aqui os anos anteriores. O último Botafogo e São Paulo do ano passado foi uma vergonha e o Tricolor Paulista foi o campeão dois pontos a frente do Grêmio. Mas eu não me aprofundo muito nesses fatos para citá-los como motivo disto ou daquilo. Joguei futebol e por várias vezes os times por onde joguei tiveram de enfrentar árbitros coniventes com os donos da casa. Tínhamos de fazer mais gols que o adversário, simples assim.
    Voltando ao assunto dos meios e dos fins, não acho que o Ricardo Teixeira faça alguma coisa por seu time do coração, acho que não faz. O Flamengo não ficaria tanto tempo sem um título brasileiro. Vejo as más administrações rubronegras quando estas não resolvem o problema financeiro e estrutural do time de maior torcida do país. Arrancar um real dessa gente (nós) mensalmente, poderia resilver muita coisa. Mas nem isso sabem ou querem fazer. A dívida aumenta e o escárnio com o patrimônio do clube continua.
    Essa realidade não precisa mudar com a filosofia "do quanto pior, melhor". Isso pode mudar com a entrada de uma administração séria, que tivesse como meta principal o saneamento das dívidas do clube e, posteriormente, sua ascenção à condição de um clube organizado, estruturado e com uma administração honesta. O Flamengo não precisa ir à Segunda Divisão para que isso aconteça. Podemos ser campeões e sobrevivernos ainda assim aos nossos maiores pecados.

    Obrigado pelos parabéns. Ano passado zoei o São Paulo do mesmo jeito e, assim como você, me rendi ao final do campeonato e parabenizei o HexaCampeão Brasileiro. Tomara que todos, seja campeão o Flamengo ou não, saibam se comportar da mesma maneira para com aquele que erguerá a taça no final.

    Abraços

  20. luciano schmitz frei disse:

    parabens ao visao desconexa pelo penta que se aproxima e por nao sair de um blog de sao paulinos como ele diz, assume logo visao que adoraria virar tricolor mas tem medo do que os outros pensariam

  21. Ronan disse:

    Acredito que esteja entre Flamengo e Inter. Se o primeiro perder, o segundo ganha, não tem jeito. Pro são paulino ainda é necessário torcer por 2 empates e 1 derrota. Haja fé!

  22. Cesar Medeiros disse:

    Denílson

    Seu último parafo é perfeito!

    Ótima sacada: os "problemas" que transformaram-se em solução.

    Abcs

  23. Wilson Finamori de S disse:

    Engraçado o Regerio Ceni nao defendeu uma bola, todas entraram, eu acho que seus movimentos estão falhos, nao seria a hora de trocar, se o São Paulo quizer temos o Fernando Henrique no banco do Flu e podemos sede-lo, já que voces levaram meio time do Flu ano passado, que tal?

  24. Luigi disse:

    Sou gremista reconheço que o time do Grêmio é inferior ao do Flamengo. Não precisa entregar, iria perder de qualquer jeito. 18 jogos fora de casa, nenhuma vitória. Inter campeão no centenário? Nem pensar!! Fico muito feliz em ver o Andrade campeão brasileiro. É uma pessoa honrada, humilde e trabalhadora. Pontos corridos é assim mesmo: quem marca mais pontos vence. Prefiro o mata-mata. Parabéns ao Flamengo que fez uma campanha brilhante no segundo turno e ao Andrade por ter arrumado um time medíocre. No Brasil quem vence é pq trapaceou, cultura retrógrada. Enquanto não reconhecermos nossas falhas não vamos para frente. Parabéns, ao Avaí, grande retorno a elite. Parabéns ao Flamengo, aos perdedores só resta esperar o ano que vem e arrumar desculpas pela nossa incompetência.

  25. Rodrigo Cerqueira disse:

    Caro Birner, por mais confiante que esteja no meu Flamengo ser campeão só vou crer no fato quando ele estiver consumado. Antes sigo roendo as unhas, fumando mais e imaginando tudo quanto é coisa. Queria lhe escrever sobre outro ponto: o fato de muitos alegarem que o Corinthians (e o Grêmio na próxima rodada) entregou o jogo. Como torcedor e não como analista vi o jogo ziguezagueando pela casa, um olho no Mengo, outro no Botafogo do meu pai que, acredito, se salvará. Vi um Corinthians perigoso em alguns lances, irritadiço em muitos, e um papelão do goleiro Felipe no fim. Agora cabem algumas perguntas: o Corinthians vinha jogando muito melhor do que o que apresentou Domingo?Mano Menezes teve comportamento diferentíssimo do seu habitual?Sobra Felipe: ele não pulou na bola, pra mim parece óbvio (o pênalti também acho que não foi), mas a última pergunta: o Flamengo tem alguma coisa a ver com a irresponsabilidade do goleiro corintiano?

  26. Marcio Medeiros disse:

    Aí galera, já garanti a minha vaguinha no Maraca e abaixo segue o meu roteiro para o domingo….tirando o fato de que já nao vou mais de onibus para praia….

    Abraços.

    eu quero ver gol
    batuque, balanço,
    swing, praia e carnaval
    hoje no pé do morro
    tem ensaio geral

    eu quero ver gol,
    eu quero ver gol
    não precisa ser de placa
    eu quero ver gol

    dois dias sem dormir
    chega domingo de manhã
    fica difícil passar
    sem um banho de mar
    tem a distância, lotação
    tumulto e, então,
    tô no favelinha
    peguei fora da linha

    méier – copacabana
    É o bonde ideal
    no ponto final
    o recuo é total
    pular pela janela
    pro bonde é normal
    zoando no asfalto
    zoando na areia
    quando chegar na água
    vou me acabar
    quando chegar na água
    jacaré é o que vai dar

    porque
    eu quero ver gol,
    eu quero ver gol
    não precisa ser de placa
    eu quero ver gol

    eu quero ver gol,
    eu quero ver gol
    não precisa ser de placa
    eu quero ver gol

    tem limão, tem mate,
    melancia fatiada
    o globo, sal e doce
    dragão chinês

    tem limão, tem mate,
    melancia fatiada
    o globo, sal e doce
    dragão chinês

    tô no rango desdas duas
    e a lombra bateu
    o jogo é as cinco
    e eu sou mais o meu
    tô com a geral no bolso
    garanti meu lugar
    vou torcer, vou xingar
    pro meu time ganhar

    porque
    eu quero ver gol,
    eu quero ver gol
    não precisa ser de placa
    eu quero ver gol

  27. Leandro Gouveia disse:

    É isso aí Visão,

    como sempre, e ainda bem, discordamos em alguns pontos, e salve o futebol!

    Não acho que o São Paulo é beneficiado pelas arbitragens, muito pelo contrário. Mas a única verdade absoluta nisso tudo é que eles, os árbitros, são muito ruins, e a CBF e o STJD um espelho da administração do país como um todo, portanto há desconfianças, e muitas, e justas. Não confio e acho que na dúvida o São Paulo de hoje á um prato saborosíssimo para eles.

    Mudando de assunto, jogando bola também já tive problemas com juiz, mas como era na várzea, minha pena foi cinco dias de internação no hospital com perda de memória recente. Me dei mal, o árbitro era professor de capoeira e não estava com o cartão vermelho no bolso, aí ao invés de me expulsar, pode imaginar o resto…. rs

    Sou um péssimo perdedor, mas me esforço pra reconhecer as derrotas, pois se não enlouqueço, e reconhecer também os méritos do tricolor paulista em todas as ocasiões, tem ali quem mereça e muito, uns mais, uns menos, outros nem. Já aplaudi mais o time em algumas derrotas do que em outras vitórias, não que seja exatamente o caso, mas há muito que reconhecer. Acho que o momento do São Paulo é de transformação, por uma série de fatores, e por isso a campanha até surpreendeu, embora o cheiro do título desperte a fome, sem dúvida. Tenho confiança que a diretoria sabe onde estão os ajustes e mudanças pro ano que vem, isso tranquiliza. A libertadores do ano que vem será especial, temos que estar lá, e muito bem. Neste ano espero apenas que os jogaodores honrem esse carinho que nós torcedores temos pelo clube, uns mais, uns menos, afinal isso é uma obrigação, mas pra outros, nem!

    É a vez do Flamengo. Aproveitem!!!

    Abraço!

  28. daniel nobre disse:

    lembrando bem que tem muita gente dizendo que o flamengo vai ganhar e vai ser HEXA!!! NÃO, NÃO, NÃO!
    PERAÍ… NO ANO DE 87 O CAMPEÃO É O SPORT, ESTA NA CBF E NO SUPREMO TRIBUNAL DE JUSTIÇA. PQ TODO MUNDO FICA INTITULANDO QUE SERÁ O HEXA DO FLAMENGO… HEXA SÓ TEM UM É ATÉ AGORA NINGUEM VAI TIRAR E NEM IGUALAR OS TITULOS DO SÃO PAULO!!!!
    UNICO HEXACAMPEÃO BRASILEIRO!!!!! SE BRICAREM NESTA ULTIMA RODADA PODEMOS AUMENTAR ESSE NUMERO!!
    SAUDAÇÃO TRICOLOR!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>