15 jun

Brasil ganhou. As críticas contra a seleção irão aumentar

Análise de jogos, Copa do Mundo

De Vitor Birner

Brasil 2×1 Coreia do Norte

Situação diferente

A Coréia do Norte será elogiada pela apresentação na derrota. A seleção brasileira deve ser bombardeada de críticas.

Pragmatismo absoluto.

Não esperava nada muito diferente da seleção brasileira.

A seleção tem a personalidade e a cara do seu treinador. Minha referência são as participações nas Copas América das Confederações, quando começou sem convencer e cresceu ao longo dos torneios.

Não joga bonito. Privilegia a marcação. E usa bem mais o lado direito para tentar o gol.

Tradicional falta de criatividade deu as caras contra a Coréia do Norte

A história é velha e real. O meio-campo da seleção não tem grande repertório.

O mau momento de Kaká agrava o problema, tal qual aconteceu contra os norte-coreanos. Elano é auxiliar de todos. Coopera com lateral, volante, meia e atacante, todos do lado direito. Felipe Melo e Gilberto Silva não são criativos. Até pode sair alguma coisa dos pés deles, mas não foram escalados por conta dessas virtudes.

Robinho e Maicon os armadores

Por isso, Robinho trabalhou mais no meio que no ataque. No 4-2-3-1 do Brasil, ele foi o único criativo na linha de 3.

Luís Fabiano ficou isolado. E quando a bola chegou nele, o centroavante falhou. A atuação dele também foi ruim, cheia de erros técnicos simples.

Precisa fazer um gol para ganhar confiança e diminuir a ansiedade.

Coréia do Norte bem posicionada para marcar

O técnico Kim Jong Hun seria profissional de ponta no Brasil. Teria sérios problemas com a cultura individualista brasileira e com o aprendizado do idioma. O trabalho tático da Coreia do Norte sem a bola  merece aplausos. è o máximo que poderia fazer com grupo de atletas de baixo nível técnico.

Armou sua equipe no 5-3-2 com flutuação dos para marcação no meio e segurou o Brasil por bom tempo. Quando roubava a bola, o contragolpe também era veloz e bem elaborado.  Tae-Se, “Rooney asiático”, com suas caretas emotivas e gestos exagerados atuava avançado.

Andamento do jogo

A seleção brasileira jogou mal.

A Coréia do Norte marcou atrás do meio-campo. Até lá, o Brasil torcou passes sem pressão do rival. Dali em diante não encontrava espaços.

O jogo ficou chato  e equilibraso até o intervalo. Com cara de 0 a 0.

Gol de Maicon muda tudo

No segundo, aos 10 minutos, Maicon tirou o coelho da cartola e mudou o jogo.

O goleiro Ri Myong-Guk falhou. Deu espaço entre ele e a trave  para o melhor jogador do mundo na posição chutar da posição de cruzamento.

O Brasil cresceu, tentou jogadas individuais e pressionou moderadamente.

Robinho tem 50% do gol de Elano

Metade do gol foi do santista. Passe perfeito. A movimentação e a finalização de Elano foram precisas também.

Não podia tomar gol e cartão

Daniel Alves e Ramires substituíram Elano e Felipe Melo. O Brasil não ganhou força ofensiva e ainda cometeu a falha que deixou Ji-Yu-Nan balançar a rede e fazer história em seu país. Jpgar mal com a bola estava no pacote da estréia. Tomar gol, não.

O ex-cruzeirense levou cartão desnecessário.

Nilmar substituiu Kaká e foi bem. Robinho voltou para ocupar a posição do atleta do Real Madrid e o reserva ficou ao lado de Luís Fabiano no ataque.

Situação trabalhada certamente nos treinos secretos.

Três destaques

Juan, Maicon e Robinho foram os melhores em campo.

Comprometimento

A emoção de Maicon mostra o comprometimento do Brasil.

Não foi um gol contra a Coreia do Norte. Foi o gol que colocou a seleção em vantagem no jogo de estréia da Copa do Mundo.

Ele quase chorou.

Perigo

Além de se classificar, o Brasil precisa ficar em primeiro lugar para evitar o confronto contra a Espanha

Ela é a grande armadilha para o treinador, pois pode transformar a era Dunga na seleção numa espécia de nova era Lazaroni.

Tal qual disse lá no início do texto, creio que o Brasil crescerá ao longo do torneio.

Notas

Julio César 6,0, Maicon 7,75, Lúcio 7,0, Juan 8,25, Michel Bastos 5,5, Gilberto Silva 6,25, Felipe Melo 6,25, Elano 6,75, Kaká 4,0, Robinho 8,0, Luís Fabiano 4,75. Ramires 4,5. daniel Alves 4,5. Nilmar 6,0. Dunga 5,0

On line

Estou on line até As 18h45 para trocarmos idéias sobre o jogo.

338 respostas a Brasil ganhou. As críticas contra a seleção irão aumentar

  1. Dentuço disse:

    Gostei da imprensa paulista, seguiu direitinho o script. Continuem sentando o pau na seleção. Só não vale fazer o que o Birner fez, mudar de opinião após a Copa ter começado. A seleção precisa do mau agouro dos paulistas e suas opiniões abalizadas.

  2. ozeas disse:

    Eu acho q vc está jeneralizando de + !!!
    procure seu lugar!

  3. Roberto disse:

    Ontem ouvi comentarios de que jogar contra time retranqueiro é complicado, não sobra espaços, os caras jogam atras da linha da bola etc.. Mas um comentario que achei pertinente foi que logo em seguida o um jornalista falou: Acho que complicado é jogar contra time que te ataca toda hora, isso sim é complicado. Contra time que não te ataca voce so tem uma função. Atacar toda hora.
    Abs

  4. Dino Alves disse:

    Birner, Kaká é uma farsa.Uma criação da mídia.Raí foi muito melhor do que Kaká.É só comparar os dois para perceber que Raí foi muito mais jogador do que Kaká.Não que ele não seja um ótimo jogador, mas daí o considerar o melhor do mundo, já é demais.No Brasil há pelo menos 20 jogadores que foram muito superiores a Kaká.Só para citar alguns: Zico, Sócrates, Rivelino, Falcão e muitos outros.A mídia esportiva, que transforma pseudos craques em craques, vai ser a culpada pelo fracasso de Kaká na Copa.A mesma mídia que criou o mito Ronaldinho Gaúcho, um ótimo jogador, mas muito longe de estar entre os 50 jogadores que mais se destacaram na Seleção Brasileira.Dunga tem razão ao criticar a imprensa.Na coletiva de apresentação da seleção, quando Milton Neves comparou a não convocação da dupla santista a exclusão de Maradona da Copa de 78, ninguém lembrou ao Sr. Neves que era ele que em 2002 gritava com sua potente voz que Robinho era o novo Pelé.Robinho é um ótimo jogador, mas muito longe de ser um novo Pelé.Birner, tenho que concordar com Dunga.Assim é muito fácil ser imprensa.Um abraço e parabéns pelo seu excelente blog.

  5. Lauro Campos disse:

    Falta de imaginação e de criatividade em Copa do Mundo tem preço: a eliminação ainda na primeira fase. Não seria novidade. Até a seleção com Pelé e tudo já voltou na primeira fase porque pecou na falta de criatividade no meio campo. E olhe que o meio campo de 66 era muito melhor, com Meias: Lima (Santos), Pelé (Santos), Tostão (Cruzeiro) e Gérson (Botafogo). O que dizer agora com o “certinho” Gilberto Silva – Kaká sem inspiração, Elano burocrático? Sorte que desta vez Portugal não tem Euzébio…

  6. Maicon disse:

    Foi sem querer querendo…

  7. Marco Aurelio Lopes disse:

    Ola Birner bom dia!

    Desculpe-me discordar mas de onde vc tirou 8,25 para o Juan em campo!
    Que ele e o Lucio estao em um bom momento ainda vá lá, mas até aí ser o melhor jogador do Brasil aí já é forçar um pouco demais! Como dar uma nota tao alta pra uma defesa que foi tão pouco exigida?
    Em tempo: Elano fez 1 gol e deu um passe pra outro e ganhou 6,75 meio ponto a mais que Felipe Melo e Gilberto Silva? eu hein se eu usar a mesma coerencia que vc sua avaliação ganha nota 8,25 tb! rs
    Abraços!

  8. Bonfá disse:

    Toda unanimidade é Dunga.

  9. Erick Medeiros disse:

    Não tem nada mais chato do que esses "malas" que aparecem durante a Copa pra falar que o "Brasileiro só é patriota em época de Copa"… Putz, que coisa mais chata…

    Esses mesmos caras não fazem absolutamente nada de tão patriótico em épocas "extra-copa" e aparecem na época da copa pra "sentar o reio" no nosso povo. O Futebol alegra as pessoas, em especial na Copa do Mundo. É a nossa chance de êxito contra países que são, em termos políticos e financeiros, maiores que o nosso. Então DEIXA O POVO CURTIR, CAZZO!!!

    Esses caras são os mesmos que acabam com a balada dos outros dizendo que todo lugar é chato, que não comem uma pancada de tipos de comida pq acham ruim, ou que faz mal a saúde e que perguntam se as mulheres "vem sempre aqui". Enfim, são os MALAS de plantão…

    Abraço,

  10. Antonio Cacá disse:

    Esta é a Copa dos Medíocres, será campeã a seleção , que conseguir otimizar a sua mediocridade.
    As incoerências:
    Dunga fez treinos tão secretos, que me parece, nem os jogadores da própria seleção brasileira puderam vêr.

    Reclamaram da Bola !!! puderá ela é redonda e nosso futebol cada vêz mais quadrado.

    Melhor se a Bola fosse de sinuca, só assim ajudaria nossos jogadores pernas-de-pau.

  11. Junior disse:

    Me enoja comentarios de um ateu alienado q axa q sabe tudo sobre a vida,ow melhor,sobre a origem dela,rsrs,alienados sao vcs q dão ouvidos a debil teoria da evoluçao,sou estudante de biologia e morro de rir quando vejo comentarios como esse,se ta tao preocupado com a fome,com a miseria,pq nao ajuda ora bolas,alias,nunca vejo os ateus fazendo nada pra cabar com a fome,a miseria,melhorar a vida da populaçao,so reclamando e falando besteira. Bom quanto ao jogo que eh o assunto em pauta,nao concordo com essas notas Binner,o Michel fez uma boa partida,só q ninguem, apoiava na esquerda,jogava sozinho e fez oq deu.Ja nao daria uma nota mais alta pra Juan q para Maicon e Robinho q foram decisivos no jogo.Quanto ao Lucio,num daria sete nao,daria menos,fico morrendo de raiva cada vez q ele sai feito um louco pro ataque(axo q o sonho dele era ser atacante),eh um otimo jogador,mas devia se toca q ele eh zagueiro.Ja o Kaka teve uma pessima atuação,podia ter sido substituido antes,mais o Dunga acertou,pois vai q Kaka começasse a jogar bem durante o jogo,eh dificil tira unico jogador criativo no meio campo,enfim,fikei com raiva,espero q o Brasil melhore,tenho certeza q vai melhora e acredito no hexa 2010,vamo q vamo Brasil

  12. antonio pereira dias disse:

    Birner, todos os 190 milhoes de técnicos estão certos ao analisar o jogo, mas vamos pensar que a estréia faz tremer jogadores como Kaká, Cristiano Ronaldo, Deco, dentre outros craques, e ao longo da copa temos surpresas, assim como foi o Kleberson em nosso titulo anterior, que ninguém esperava. Mas, realmente preocupa se o Kaká não estiver inteiro, porque acho difícil um substituto. Acho que é praga do Ronaldinho Gaúcho. Abrç

  13. Leandro disse:

    nessa copa das vuvuzelas o Brasil não acordou p o primeiro jogo! abro a campanha "vuvuzela neles" para que acordem e joguem o bom futebol! q marasmo o jogo, seria um bom momento p dormir!rs

  14. Lewis disse:

    Jogo sofrível. De para notar que temos muitos volantes em campo ( 3 ). Eu não acredito que quem tem Hernanes e Elias aqui no Brasil e jogando muito, levasse Gilberto Silva e Felipe Melo. Agora, oque aconteceu na partida já era o esperado. Um bolo de jogadores no meio campo, Robinho voltava e Luis Fabiano ficava isolado no ataque, já que Kaká não estava bem e nem acertava os passes. Concordo contigo, Robinho e Juan foram os melhores em campo.
    Notas:
    Julio Cesar = 5 – Não fez nada no jogo e quando tinha que fazer o serviço tomou o gol.
    Maicon= 7 Muito bem.
    Lucio= 5 Médio, não interceptou a bola no lance de ataque Coreano.
    Juan= 7,5 O melhor na defesa.
    Michel Bastos= 5 = Médio, não comprometeu.
    Gilberto Silva= 5= Só toque de lado nada mais.
    Felipe Melo= 4,5= Só toque de lado nada mais.
    Ramires= 5= Entrou para ser amarelado.
    Elano= 6 = Também toque de lado, só que fez um gol.
    Kaká= 4= Atuação sofrível de um jogador que se espera muito mais.
    Nilmar= 6,5= Foi bem nos lances e entrou bem ligado na partida
    Robinho= 8 = O melhor em campo, lançou, chutou, driblou ( e sem firulas), uma boa partida.
    Luis Fabiano= 6= Lutador, mas a bola não chegou, se enrolou com os zagueiros e teve uma chance clara de gol chutando nas nuvens.

    Dunga= 5 = Para um técnico médio, uma nota na média. Jogar com 3 volantes contra time que jogam 10 atrás e um na frente é brincadeira.

    Abraços Vitor, bom trabalho.

  15. Carolina disse:

    Achei a atuação da seleção muito abaixo das expectativas, afinal, estamos no país do futebol! Também creio que o Brasil vá crescer na competição, mas até lá vai passar muito trabalho e melhor, já que parece que ainda não está totalmente pronta para a copa, estar bem preparada para não fazer o fiasco da última copa, contra outra seleção tecnicamente superior à Coreia do Norte…

  16. Renato Ribeiro disse:

    Biner, não entendo como você conseguiu ver uma nota diferente de 0,00 para o nulo do Gilberto Silva. Jogador que SÓ aerta passe de 40 cm não pode ser considerado um bom jogador. A bola simplesmente não passou por ele em momento algum, não marcou, não roubou uma única bola durante o jogo todo e ainda deixou o norte-coreano avançar e fazer o gol(era ele que devia estar marcando o cara, mas coo ele não consegue mais correr…). Ele FOI muito importante na conquista do penta, há OITO anos. Já era. Não dá mais. Parece que o Dunga já se tocou disso quando ele deixou de ser o capitão da seleção. Espero que para o proximo jogo, nem no banco eu espero ve-lo mais. Abraço!

  17. Eduardo disse:

    cadê a goleada da Espanha?

    Retranca 1 x 0 Futebol arte

    e cada vez mais o futebol arte está sendo enterrado !

    Esse jogo foi bom para que todos valorizem mais o jogo do Brasil, ok, a Coreia é o time mais fraco da competição mas a Suiça está em 24 no ranking da Fifa, logo, é uma seleção fraca!!

    E os coreanos jogaram bem mais na retranca que os suiços, logo os espanhóis tiveram muito mais espaço e chances de fazer gol, e falharam epicamente!

  18. claudio disse:

    Caro Birner, o Dunga nao tem a minima auto-estima nem consigo mesmo se vestindo ontem como um Paquito, e com o futebol entao, nao preza a escola brasileira e o futebol arte. Por isso mesmo parabens Santos, estamos com saudade de ver F U T E B O L, vamos recuperar a dignidade de nosso futebol.

  19. Emiliano M disse:

    ãnh: "Além de se classificar, o Brasil precisa ficar em primeiro lugar para evitar o confronto contra a Espanha"… A Espanha acaba de deixar dúvidas de que ira, de fato, se classificar em primeiro.

    E com essa história (desculpa?) utilizada por alguns de que o Brasil tem dificuldades com times retranqueiros, será que a zebra Suiça não mete mais medo que a Furia??

    Paz

  20. Orlando disse:

    É mole, o Brasil pode mais, mas jougou pelo gasto. Uma falha que contra times grandes dificilmente vai acontecer, pois se não mostrou brilho, ficou claro que o time tem preparo físico (tirando Káka e Luiz Fabiano) e que na lenga lenga impõe o seu jogo. Poderia ser mais fácil e mais bonito, mas pelo que vi, nem a Alemanhã vai tirar esta do Brasil. Empatar com Portugal ou Costa do Marfim????? Muito pouco provável pois estes times devem sair para o jogo afinal para eles empatar agora é pior e dando espaço ganhamos o jogo (vide Copas américa, confederaçoes, eliminatórias).

  21. Davids disse:

    E assim termina a 1.a rodada da Copa. Entre mortos e feridos, salvam-se os Meninos da Vila Berlim (Podolski, Klose, Cacau, Muller, Lahm). O Brasil joga com um Kaká inoperante e com o Robinho de meia-armador. Assim não dá, o Luis Fabiano fica isolado. E aguenta o Galvão Bueno endeusar o Kaka de 30 em 30 segundos. Imaginem esse time com Ganso no lugar de Kaka e Arouca, Wesley, Hernenes ou Elias nos lugares de Gilberto Silva e Felipe Melo. Daria um timaço hein. Mas já que o anão (não é o dunga é o zangado), optou por esse time, então resta torcer, socar a TV e fazer vodu com o time da Alemanha, porque o resto é pior do que os times que disputaram o campeonato Paulista. Incluindo as badaladas Espanha, Argentina, Portugal, França, Italia, Holanda, Inglaterra, etc…

  22. jccamargo disse:

    Até você blinda o Kaká.Ultimamente ele tem atrapalhado a seleção.Se o Dunga quiser algo mais deve sacá-lo imediatamente para não cometer os mesmos erros do vacilão Parreira, em 2006, que morreu abraçado aos seus protegidos: Ronaldo gorducho(+ de 100 kg),o "meia"Roberto Carlos e Cafu.Este último só estava interressado em bater os seus recordes.

  23. paulo leme disse:

    OI Birner
    só pra ser do contra -
    foi muito bom agente sofrer com a Coréia
    Já pensou se ela fosse um time desarrumado
    q facilitasse tudo.
    Ia ser um oba oba enorme – iam dizer q o Felipe Melo é craque, Kaká tá pronto e o Brasil favas contadas pra levar outra Copa.
    melhor assim – pelo menos a dupla Dunga/ Jorginho deve estar dando tratos a bola buscando soluções e nomes pra encaixar o time. – abs

  24. OLA Birner!

    A atuação do Brasil ontem foi mais do que esperado ( por mim) o time foi um time sem criatividade não tem aquele jogador que faz a bola ir de um lado para o outro
    para abrir espaço para os atacantes eu até tinha a certeza de que o luis fabiano seria o melhor atacante da copa mais o DUNGA não levou um meia criativo como o GANSO ou o GAUCHO achou melhor levar o KLEBERSON que nem em jogo amistoso ele entrou. mais o dunga é cabeça dura ele nas transmissões de tv ele estava com cara de medo todos perceberam isso ele ja esta com aquela cara de caramba não tenho armador nem no banco nem jogando to ferrado vou perder a copa .
    espero que não mais o que eu vi é que o dunga quer colocar o futebol europeu dentro do futebol brasileiro o futebol brasileiro é alegre ele quer colocar um futebol feio sem tecnica mais o brasil

  25. Angela disse:

    Só leio e ouço os otimistas com este timeco dizendo: o Kaka vai melhorar, o Kaka vai melhorar. Só 1 perguntinha: Será q vai dar tempo? Ronaldinho Gaucho, q saudades, meu Deus!

  26. André Ragozzi disse:

    Caro Birner,
    Concordo com parte de sua análise. Discordo de 2 pontos.
    1) O Maicon não chutou aquela bola, ele errou o cuzamento (desde que o Roberto Carlos foi lateral da seleção, o conceito de cruzamento mudou para chute para dentro da área). É só verificar o movimento corporal dele, ele olha para trás, e posiciona o corpo para um chute para trás, e como errou a bola foi ao gol.
    2) Você disse, ao responder um comentário, que Costa do Marfim e Portugal correm mais risco de não se classificar. Não sei não, pois nenhum deles precisa ganhar do Brasil. É consenso que o Brasil joga melhor contra times que atacam a seleção. Com o resultado de saldo ruim do Brasil, pq acreditar que Costa do Marfim vai sair para o ataque contra o Brasil?? Caso empate, basta atacar, e fazer 2 gols de saldo contra a Coreia do Norte, que seguramente é um time muito pior que o Brasil. O mesmo vai acontecer com Portugal. Caso ganhe da Coreia do Norte por 2 gols, o que faz alguém pensar que sairá para o jogo contra o Brasil?
    Portanto, pegaremos retrancas ainda mais ferrenhas que a da Coreia do Norte, com agravante de contra-ataque de Drogba em um jogo e Cristiano Ronaldo no outro.
    Ou seja, ou o Brasil cai matando na Costa do Marfim, ou seguramente teremos muitos problemas para classificar.
    Abs,
    André

  27. Gilberto disse:

    Birner

    Dado que:

    1- Nossa defesa falhou em 3 lances contra a Tanzânia e voltou a falhar ontem

    2- O Lucio não é mais nenhuma criança e não tem mais o preparo físico de outras Copas

    3- O Lucio está gostando cada vez mais de subir e é uma arma importante nas bolas aéreas

    4- Nossos laterais sabem jogar como alas

    5- Temos bons zagueiros no banco

    Não seria interessante armar um 3-5-2 a la Felipão em 2002, tirando o Felipe Melo, recuando o Elano e liberando o Lucio para subir à vontade?

    A defesa era a única coisa boa que tínhamos em 2006, agora não temos nem isso.

  28. Chico Neto disse:

    E o Felipe Melo é tão ruim que na única chance de ficar em close para as câmeras de TV, o juiz desistiu de aplicar-lhe um cartão amarelo. E tão azarado que nem terá a chance de ver esse time chamado de Geração Felipe Melo; afinal, o Dunga está lá e vai dar continuidade. Mas a sua sorte é que, em 6 meses, ninguém mais vai lembrar que ele esteve lá (nem nenhum dos outros 22).

  29. rodrigo disse:

    Ah para! elogiar o técnico da Coreia?? O cara botou 10 na zaga e vc elogia ele? Não culpe o Dunga. Culpe os heróis paulistas que estão lá para fazer gol e não fizeram: kaká, Luis Fabiano (Fabuloso de q?) e Robinho. E a tão falada seleção da Espanha, o que vcs, tão entendidos q nunca chutaram uma bola na vida irão falar?

  30. luciane disse:

    Se o abeçudo do Dunga não mudar este ataque nem nas 8ª chegaremos o timinho ruim pelo amor de Deus.

  31. Lucas disse:

    pq 7.5 para p Lúcio, dado que ele ficou parado e levou o drible que resultou no gol da coréia? alem de ter deixado o Juan sozinha na zaga diversas vezes?

  32. Marcelo disse:

    Estava aqui pensando.
    Vi o jogo entre Costa do Marfim x Portugal.
    Certamente, o Brasil não terá moleza contra os africanos.
    E jogando esse futebol medíocre, eu não me surpreenderia nem um pouco se perder o jogo.

    Agora, já pensou se o Brasil empata com os africanos e os portugueses?

    Teremos que torcer para os coreanos segurarem nossos rivais…

    A desclassificação na 1a fase não pode ser descartada…

  33. André disse:

    Vitor, você não acha o Nilmar nosso melhor atacante? é um absurdo ele ficar na reserva desta seleção.

  34. Gilberto disse:

    Essa seleção é igual a Dilma: velha, feia e bichada

    P* que pariu
    Queremos Maradona para técnico do Brasil

  35. Vitor Rbeiro disse:

    O Dunga é um burocrata do futebol. Na verdade eu tenho uma grande dúvida sobre o técnico da seleção brasileira. Será ele

    a) burro
    b)um puxa saco da Branca de Neve
    c) uma ameba
    d) todas as anteriores e + alguma coisa.

  36. caroline gimenez disse:

    Você acha que o Brasil tem chance de ganhar da Costa do Marfim ?

  37. dosantos disse:

    Dizzem que o Dunga é coerente e que está realizando um bom trabalho a frente da seleção, classificando o Brasil p copa da Africa c antecipação e a conquista da copa américa.Oque esquecem, é que oBrasil ainda tem os melhhores jogadores de fotebol do mundo, haja visto os jogadores espalhados pelo planeta, jogadores disputando a copa por outros países, sem contar pela qualidade do nosso futebol que se tornou respeitado e admirado por todos.Mas, é ai que comessa os problemas da imcopentencia daqueles desconhecedores da arte e a alegria de de ver e jogar fotebol, como Parreira, Dunga e outros.Veja, qdo o Dunga assumio a seleção e fez sua primeira convocação, ele exigio que KaKa e Ronaldinho G. disputassem o lugar no time, responsabilizando-os indiretamente como bode espiatório pela perda da copa para França, sendo que ambos tinham acabados de serem escolhidos os melhores do planeta, hoje convoca Grafite que participou de apenas 12 minutos de jogo e tocou uma vez na bola.Vá conhecer de futebol na pqp.Um cara que mantem Gilberto Silva fim de carreira,Felipe Melo sem compromisso, Elano sem criatidade, um time sem movimentação, sem jogadas imprevísiveis, que faz treino secreto por não ter o que mostrar, é siplesmente imcompetete, pois não precisa ser génio prá saber que qdo mesclam operários com craques obedecendo as condições físicas e tecnicas de cada atleta, aplicado a um dose de humildade, companherismo, humor, racionalidade,planejamento, treinamentos.etc. É possível realizar um ótimo trabalho, indepente de ser ou não campeão. O Brasil não tem obrigação de ser campeão do mundo, mais tem obrigação de jogar sempre bem e com alegria e responsabilidade.Qto ao Dunga, ele não é burro, só pensa que sabe, é invejoso, não é humilde, não consegue perceber o qto nos dá orgulho de assistir a seleção convicente, e, por não ter sido craque quer provar que é possível um futebol sem criação, sem motivação, sem alegria,sem nadaaaaaaaaaaa. Pode até ser campeâ, pois temos a chance nas fazes seguinte a disputa de penaltis.

  38. Pablo Maia disse:

    "Reengenharia" no futebol brasileiro já! Chega de amadorismo, de pessoas, ou melhor, empresa impondo seus interesses acima do torcedor e da nação. O monopólio de um veículo de comunicação tentando empurrar goela abaixo os devaneios de seu narrador. Está TUDO errado…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>