21 jun

Brasil com a cara de Dunga derrota a forte e desleal Costa do Marfim

Análise de jogos, Copa do Mundo

De Vitor Birner

Brasil 3×1 Costa do Marfim

O grupo do Brasil é complicado. São duas vagas para 3 equipes fortes e os comandados de Dunga já estão garantidos nas oitavas-de-final. A Costa do Marfim era o adversário mais difícil.

A seleção de Dunga apresentou um futebol que lhe deu a primeira colocação nas eliminatórias, Copa América e Copa das Confederações, e venceu sem grande dificuldade.

O erro de escalação do renomado e limitado técnico simplificou a dura missão da seleção pentacampeã do mundo.

Formações

Dunga repetiu a escalação da estréia. Eriksson errou. Tirou Gervinho, atacante de velocidade do Lille, e colocou Dindane, pesado homem de frente do Portsmouth.

Kalou atuou na esquerda da linha de 3 atacantes. Drogba ficou centralizado e Dindane na direita.

Gervinho daria trabalho a Maicon, um dos principais armadores do Brasil. Outra vez a seleção mostrou muito mais qualidade no apoio pela direita. Com Gervinho o lateral direito necessitaria dar mais atenção à defesa.

Pequeno e vão domínio marfinense

Nos primeiros minutos a Costa do Marfim trocou passes no ataque. não levou perigo ao goleiro brasileiro. Mas evitou a aproximação do adversário com a bola do goleiro Barry. Felipe Melo errou duas saídas da defesa. Numa delas, Lúcio foi obrigado a marcar Kalou rente a lateral direita.

A Costa do Marfim não fez nada além disso em toda a etapa complementar.

Dunga apostou em 2 que vinham de lesão. Eles decidiram o jogo.

Aos 40 segundos, em contragolpe, Robinho quase inaugurou o placar. A seleção brasileira não costuma criar muitas oportunidades de gol, contudo é extremamente eficaz nas que constróem.

Aos 25, Kaká criou a jogada de gol. Tocou para Luís Fabiano, na área. Sem o ângulo ideal, chutou forte e inaugurou o placar.

Sem segredos

Alguém acha estranho quando Kaká em lance individual coloca o atacante de seu time na cara do gol? E Luis Fabiano balançando as redes? Quando Dunga elaborou a equipe, pensou nisso.

Andamento

Depois da desvantagem, os marfinenses demoraram dez minutos para conseguirem ultrapassar o meio campo tocando a bola. Tinham o adversário sólido atrás, perigoso no contragolpe com dois jogadores, kaká e Robinho, capazes de lances que não vemos na maioria dos times, e o centroavante matador de novo confiante.

O 1×0 resumiu as atuações de ambas as equipes nos 45 minutos iniciais.

Golaço irregular

A jogada do gol de Luís Fabiano, aos 5, foi digno de Careca, Romário, Ronaldo e Tostão. Mas ele ajeitou com o braço!

Outra assistência de Kaká resolveu o jogo

O gol de Elano, aos 17,  definiu de vez o ganhador da partida e a classificação brasileira. A jogada de Kaká pela esquerda foi perfeita. Deixou o companheiro na cara do gol. Desconfio que o treinador pediu para o meia atuar daquele lado após Maicon receber forte entrada. O lateral-direito mancou por bom tempo depois.

O desleal Tioté

Foi uma das atuações mais desleais que vi na minha vida toda de um jogador de futebol.  No placar Uol, onde comento as partidas, escrevi 3 ou 4 comentários tratando disso antes entrada maldosa que titou Elano de campo.

Se fosse o espanhol que arbitrou Sérvia 1×0 Alemanha ele não duraria meio tempo. Mereceu 3 cartões vermelhos. Foi covarde e baixo.

Seus companheiros Tiene e Keita também mereceram expulsões, mas aquele sujeito disfarçado de árbitro correndo com apito na boca deixou para lá.

O árbitro Stephane Lannoy é uma porcaria.

Qualquer lesão mais grave em lances com Tioté seria de responsabilidade de Stephane Lannoy. Longe dos lances, liberou a deslealdade do marfinense, não deu cartões noutras entradas violentas e não viu Luís Fabiano colocar o braço na bola no segundo gol.

Só não dá para dizer que prejudicou muito o Brasil por causa da irregularidade no gol do Fabuloso.

O nível da arbitragem dele acompanhou o do futebol da seleção de seu país.

Expulsão de Kaká

Outra vez o árbitro. De acordo com o critério liberal do péssimo árbitro francês, Kaká não merecia o segundo cartão amarelo.

Equlíbrio emocional

Os jogadores do Brasil precisaram de muito equilíbrio e cabeça no lugar para não brigarem com os adversários.

Drogba fez o dele

O centroavante, de cabeça, aos 34, fez o gol de honra da sua seleção.

Notas

Júlio César 8,0; Maicon 8,0; Lúcio 8,5; Juan 8,5; Michel Bastos 7,0; Gilberto Silva; 7,25; Felipe Melo 7,25; Elano 8,5; Kaká 8,75; Robinho 6,25 e Luís Fabiano 9,0. Entraram Dianel Alves 6,0 no lugar de Elano e Ramires no final, por isso não recebe nota.

Brasil 3 x 1 Costa do Marfim

Gols: Brasil: Luís Fabiano, aos 24min do 1º tempo e aos 5min do 2º tempo; Elano, aos 16min do 2º tempo; Costa do Marfim: Drogba, aos 33min do 2º tempo

BRA: Júlio César; Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos; Gilberto Silva e Felipe Melo; Elano (Daniel Alves), Kaká e Robinho (Ramires); Luís Fabiano. Técnico: Dunga

CDM: Barry; Demel, Kolo Touré, Zokora e Tiéné; Yaya Touré, Eboué (Romaric) e Tioté; Dindane (Gervinho), Drogba e Kalou (Keita). Técnico: Sven-Göran Eriksson

Cartões amarelos: Brasil: Kaká; Costa do Marfim: Tiéné, Keita e Tioté

Cartão vermelho: Brasil: Kaká

Árbitro: Stéphane Lannoy (FRA)

Local: Estádio Soccer City, Johannesburgo

Público: 84.405

277 respostas a Brasil com a cara de Dunga derrota a forte e desleal Costa do Marfim

  1. Carlos Eduardo disse:

    Acho a expulsão do Kaká justa, porque dobrou o braço para atingir o adversário com o cotovelo – amarelo e expulsão. Lógico que se tivesse expulsado os africanos que entraram de sola talvez Kaká não sentisse a necessidade de se vingar.

    Porém, o detalhe é que ele só foi expulso após a repetição em camera lenta pela Tv. Acredito que o recurso eletrônico já esteja sendo usado pela Fifa em momentos pontuais. Foi algo muito parecido com o lance do Zidane na final da última copa. O juiz anda de um lado para o outro, com certeza não viu o lance, fala com o bandeira que também não viu, porque a bola estava em outro lado, aí após a repetição o juiz vai certeiro em direção ao Kaká e mostra os cartões. Se tiver a gravação ao vivo poderá notar esse detalhe.

    abraço.

  2. Emiliano M disse:

    "O árbitro Stephane Lannoy é uma porcaria."

    Errou pros 2 lados. Além de todas as irregularidades apontadas a cima. Me lembro que também um jogador brasileiro (Juan se não me engano), agarrou a camisa d'um Marfines dentro da área num lançe identico ao que provocou o penalty que deu o gol de empate para a Italia contra a Nova Zelandia.

    A gente vê esses arbitros esquizitos das "Ilhas Batatinhas", da "Guatemala", mas a arbitragem desse Françes foi apior que eu vi na copa até agora…

    Paz

  3. Carlos B disse:

    Birner,

    Confeso que não visito muito o seu blog, mas não resisti a fazer esse post como ato de solidariedade.

    Infelizmente, posturas como essa do Luiz ocorrem quando existe democracia. Em um país totalitário, que talvez fosse o que ele desejasse – com seu palavreado de baixo calão e arrogância de dono da verdade -, ele já teria sido banido para uma prisão política.

    Mas democracia não deve ser confundida com falta de respeito; portanto, cabe sim expurgar esses comentários em favor de todas as outras pessoas ponderadas que frequentam o site. Assim como devem ser banidos comentários com tom racista, de apologia à violência, etc. Esse seria por apologia à bestialidade.

    Minha sugestão seria excluí-los e criar um indicador em que você resportasse que "x" posts foram sumprimidos por serem ofensivos. Aí você não fere a democracia e aponta esses descalabros.

    []s.

  4. hugo cesar disse:

    Alo Birner…

    vc viu que o logotipo da copa 2014 no brasil é bem sugestivo??????

    TODO MUNDO METENDO A MÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    RSRSRSRSRS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    um abraço!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  5. rené disse:

    Ta dando nojo certos "coleguinhas" na pegação de pé do Dunga. Aplaudem as baixarias do Maradona e pegam pesado com o brasileiro, que no mínimo t afazendo o trabalho dele direito.Parece um bando de Argentinos contra o Brasil

  6. Luiz Vidal disse:

    A Seleção Brasileira tem um sério problema este ano.Mesmo que jogassem zico,Sócrates,Zenon,Casagrande,Vavá,Diego sousa,ou seja um monte de jogadores do Palemiras e do corinthians,ahhh claro!O Adriano e sua falta de profissionalismo,mas talvez com seu fornecedor indo junto ele jogasse bem.Mas de qualquer forma,voces acham que a FIFA iria deixar(mole,facilmente)o Brasil ser campeão e depois ser campeão de novo aqui no Brasil9aonde tem um trauma estúpido e antigo de ter perdido a Copa de 50 por culpa,dizem,da badalação carioca extremamente nociva com seu"já ganhou,mermão!)…..o ricardo Teixeira teve que negociar,mas o dunga está lutando contra êsse combinado!!!viva o Dunga,que jogou futebol,foi campeão e conhece os bastidores!A coisa mais interessante e engraçada nas entrevistas pós jogo tem sido a "vingança"do dunga contra uma imprensa fascistoide,arrogante e pretensiosa que tenta escalar o time,ou no mínimo,escrever em seus blogs a"time do dunga!de forma pejorativa.Gostaria de ver o Birner numa coletiva com o Dunga!Fica fácil de longe,escondido por trás de seu blog criticar o tecnico que está tentando à sua maneira(cada um tem a sua e agora é a vez dele,quando for a de algum gênio da crítica quem sabe os ex jogadores possam ironicamente criticar,só que,creio eu,com mais direitos.Outra coisa:Essa seleção tem torcedores do Flamengo(Julio Cesar,Juan) santistas(Elano-robinho)~do São Paulo(Luis Fabiano-Kaká -Julio Baptista -) e do Corinthians(o Cara mijada que dirige a seleção por boca ou achegos com o Teixeirão0…o Palmeiras,graças a Dio…..tem ninguem,queria quem?Talvez daí venha essa má vontade-dor de corno de alguns torcedores idiotas….

  7. Sandro disse:

    Bom Dia, vi seu comentario no jogo Portugal x Coreia, que voce acha que a Fifa deveria rever as vagar pq tem muitas vagas por continente. Eu estava pensando e acho que deveriam ser classificados para a copa apenas 28 seleções , divididas em 7 grupos de 4 , passando os 2 primeiros para a proxima fase seriam 14 , e as outras 2 vagas que faltam , seria mais ou menos como na Libertadores, seria os 2 melhores 3- lugares, pois assim , mesmo Seleções que estivessem fora da disputa de 1- e 2- lugar , estariam interessadas em fazer um terceiro jogo bom , com comprometimento , ao invez de jogos sem gracas, aonde as equipes ja entregaram os pontos, exemplo seria nessa ultima rodada , Costa de Marfin x Coreia , Franca e Africa , entre outras

  8. Parabéns Birner por comentar futebol, a vitória foi boa e o juiz foi ridículo mesmo. Está ficando difícil de aguentar comentários sobre "comentários", comentários médicos, comentários sobre caráter, comentários sobre coletivas…

  9. DeboraH disse:

    Grande Zébuquerque!!!!!

    Gostei, sim. Merci!
    Mas deve ficar ainda melhor com teu lindo sotaque.
    ;o)

    (que sei que é lindo, diga-se, porque vc é carioca; e não porque eu já o tenha ouvido um dia. Melhor esclarecer, né? Sou da paz e não quero confusão!!! rs)

    ………………….

    Oi, Kelli!

    Imagina, é um prazer.
    Entrei no clima,.o)

    Beijão!

    déh

  10. Grafiir Jr disse:

    Putz, parabéns de novo, Birner! Um, pelo menos, viu o mesmo jogo que eu… A convivência com Dr. Sócrates certamente faz bem pro cara. Principalmente no quesito "entender de futebol". Já que você não quer dar uma aula de isenção pro Helena e pro Juca, como já sugeri outro dia, e de humildade também, poderia pelo menos emprestar seus óculos prá eles? (brincadeirinha) Enfim, tomara que o Brasil continue assim: fazendo a lição de casa e jogando sem se preocupar com a arbitragem, que vai continuar ruim… O cara quase quebrou a perna do Elano e tem gente que enfoca um possível interesse da FIFA em punir Dunga porque o técnico chiou contra isso? Tem hora que a gente tem que fazer quenem o Kaká: exercitar a paciência…

  11. DeboraH disse:

    Comentário por LUIZ — 20/06/2010 @ 20:23

    Caríssimo LUIZ,

    Vc chega na casa do cara, agride-o gratuitamente e SEM CONHECIMENTO de causa (se tivesse se dado ao trabalho de ler alguns posts abaixo, teria mudado sua opinião) , chuta a canela dele e quer sentar-se à cabeceira da mesa, com belas odaliscas te servindo uva na boca? Sério mesmo?

    Se liga, moço.
    Acorda.
    Em que planeta vc. vive?

    Olha, quando a pessoa tem assim, este nível de agressividade desmedido, as melhores indicações são meditação, judô ou o melhor dos remédios, recentemente preconizado pelo nosso querido ministro da saúde. Faça mais amor, fique leve e trate as pessoas com gentileza.

    Aí, você verá, ninguém mais te barrará, em lugar algum do mundo.

    Boa sorte.

    Um abraço,
    d.

  12. Xapisco disse:

    O negócio é o seguinte: Por favor nao deixem de falar mal do Dunga. Este é o segredo pra gente trazer o cobiçado caneco. Nao precisa ser nenhum expert no assunto, pra perceber que tudo funciona melhor no time, quando o Dunga esta Zangado. Sou capaz de apostar que depois da copa, o cabeçao lá da Coréia do Mal, vai comprar o passe dele. Esse negócio de técnico politicamente correto, dá nisso: O time mais amado(e odiado também) do Brasil, comemora o seu centenário sem levantar uma taça. O jeito foi tesourar o Morumba pra próxima copa, e poder construir o Fazendao. Ou voces acaham que o Chances iria desperdiçar esta sanche.
    PS. desculpem, estou sem til e interrogaçao no teclado

    Abraço, Xapisco

  13. Mário disse:

    Amigo Birner!!

    Gosto muito do seu blog…nunca tinha tido oportunidade antes de o visitar mas agora o farei regularmente.

    Em jeito de brincadeira e voltando ao assunto, para uma seleção mediana que não joga nada…até que 7×0 não está nada mal…rsrsrs

    Abraço!

  14. HAENDEL ROBERTO disse:

    Víctor, apesar de você não ter citado o Rei , ele já fez dois gols assim, só que num espaço muito menor. Um contra a Seleção da França e outro contra o Vasco da Gama, nos anos de 1976 e 1977, no Mineirão.

  15. Pereira disse:

    Esse segundo gol do Luis Fabiano foi uma vergonha. E o pior é a cambada achar bonito. Meteu o braço duas vezes e depois ainda mente. Acha bonito ser malandro porque sabe também que aqui tem aprovação pra isso. VERGONHA DO C…….

  16. carlos disse:

    vamos pro twitter
    campanha
    "DUNGA NELES" pra calar a boca de certos jornalistas mediocres que querem aparecer as custas da seleção

  17. Evaldo Souza disse:

    Creio que faltou experiência para a C.Marfim no final do jogo. Com o jogo ja perdido eles deveriam se poupar e poupar o time BRASILEIRO, que iria com força total contra Portugal, sendo a seleção canarinho, portanto a última chance de classificação dos Africanos. Um placar folgado do Brasil contra os portugueses e uma boa goleada deles sobre os Coreanos colocaria a Costa do Marfim nas oitavas. A expulsão do Kaka, provocada por eles, e a violência que quase tirou mais jogadores do Brasil só piorou a situação dos marfinenses.

  18. Marco Santos / Jundi disse:

    Birner: Boa tarde: Está muito fácil para nós brasileiros falarmos da violência marfinense. Pena que não se dê tanta atenção ao gol duplamente irregular do L. fabiano, quando ainda estava 1×0. Isso com certeza acirrou os animos de lado a lado. Não venham com essa de santidade do lado brasileiro, pois o Kaká bateu sim e só lhe valeu um cartão amarelo. Vamos ser mais equilibrados nas análises. A vitória foi justa, mas não tão inocente quanto imaginam. Agradeçam ao apito, assim como em 1962, em 1978, em 2002, etc e tal….Tudo de bom….

  19. Lucas disse:

    O Elano que foi maldoso no lance que teve que sair de campo. Ele deu um carrinho de frente que se atingisse a canela do Tioté quem sairia de maca seria ele.
    A entrada do Elano foi criminosa e passivel de cartão.

  20. Régis/SP disse:

    A falta de inteligência dos Costa Marfinenses ao provocarem a expulsão de jogadores brasileiros e com a violência praticada, só ficou mais latente hoje.

    Eles simplesmente podem ter enfraquecido o Brasil contra Portugal, quando deveriam fazer exatamente ao contrário, já que o único resultado que os mantém na Copa é uma vitória do Brasil.

    Fica provado que só os bons salários dos marfinenses que atuam na Europa, não os diferencia em nada da maioria pobre que habita o país.

  21. Fabio Chaves Pita disse:

    Birner, Além de desleal esse caras da Costa do Marfim são muito burros, eles precisam da vitória do Brasil contra Portugal e forçaram expulsão do KAKA em um jogo que já tava definido, o Brasil sem KAKA é bom ruim pro Brasil e muito pior pra Costa do Marfim, merecem ir embora mais cedo mesmo.
    abraço, e parabéns pelo blog.

  22. Barracuda disse:

    Cade o Visão para pedir o futebol bailarino e meigo dele?

  23. "O nível da arbitragem dele acompanhou o do futebol da seleção de seu país."

    Muito boa Birner!

    Estava buscando palavras para expressar minha insatisfação quanto ao árbitro, e essa comparação veio bem a calhar.

    Mais um teste para o Brasil, vencer bem, mas sem Kaká.
    Colocaria Nilmar, e não Júlio Batista, para jogar contra Portugal.

    Mas acho que Dunga vai mesmo com o "tanque", pelo poder de marcação. Retranca é retranca né…

    Blog interessante, vale a pena uma olhada: BlogOlé – http://blogolebr.wordpress.com

  24. Visão Descone disse:

    Comendo Barracuda, comendo.

  25. Elton Green disse:

    Dunga X Imprensa

    O habitual seria eu continuar a ofender essse asno a qual muitos ainda ousam chamar de treinador…
    Não é porque muitos não gostam da Globo que podemos confundir as coisas; ele pode até ter tido um problema com a Globo ao não ceder uma excluisiva para a Fatima Bernades como estão veiculando; mas daí a ofender um jornalista só pelas suas credenciais… sem ao menos respeitar a sua pessoa? É demais… principalmente quando o mesmo não fez nada ou no minimo discordou de uma afirmação do mesmo… sera que é preciso concordar com tudo o que ele pensa e diz nas coletivas? Se ele, Dunga não tem preparo pra encarar uma coletiva e sair com classe, muitas vezes de perguntas realmente desnecessarias e descabidas que volte a ser comentarista; ser pedra e não vidraça como disse o Vitor Sergio do Esporte Interativo… Birner gostaria que você comentasse um pouco sobre esse episodio todo? estando aí, mas presente que a maioria aqui; abs e bom trabalho aí na Africa!

  26. Luiz disse:

    Caro Birner,
    Gosto muito do seu blog e acompanho sempre, mas e'a primeira vez que escrevo. A arbitragem foi desastrosa (a pior que ja vi), mas discordo de voce quanto ao Kaka: na ele foi justamente expulso, pois agrediu duas vezes sem bola e a regra e' clara quanto a isto (ja poderia ser expulso na primeira). Certamente, a Costa do Marfim deveria ter, no minimo, dois jogadores expulsos por jogadas criminosas, mas um erro nao justica o outro. Abracos.

  27. Visão Descon- disse:

    Bírner,

    Só para afugentar essa pulga de trás de minha orelha. Você não tem problemas aqui no blog ou no Uol para emitir opiniões contrárias ao Dunga e à sua celessão não né?
    Sabe o que é, ele esculacha colegas seus de profissão e você se mantém calado. Isso é estranho. Se ele tivesse ofendido um Milton Neves… Já estaria errado o seu silêncio, mas eu entenderia. Mas… o Escobar é um bom sujeito, um cara íntegro, dos melhores representantes de sua classe. E aí? Olha, só estou perguntando, não estou nem desconfiando, ou seja, um simples "não" bastará e será por mim acreditado.

    Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>