25 jun

Brasil 0×0 Portugal: Violência, medo e pouco futebol

Análise de jogos, Copa do Mundo, Seleção Brasileira

De Vitor Birner

Brasil 0×0 Portugal

Portugal medrosa na etapa inicial

Carlos Queiroz montou o time medroso. Seu 4-5-1 tinha apenas o fominha Cristiano Ronaldo avançado. O lateral-esquerdo Coentrão ajudou o madridista de vez em quando. Eles tentaram usar o espaço nas costas de Maicon.

Reservas falham

Dunga poupou Robinho e escalou Nilmar. Júlio Batista e Daniel Alves substituíram Kaká e Elano.

O time piorou. Júlio Batista foi muito mal na criação. Daniel Alves participou mais que ele da articulação no meio, contudo errou vários passes. Nilmar jogou próximo de Luís Fabiano. O meio-campo pouco inteligente necessitava que ele voltasse para ajudar, tal qual o titular faz.

Sem Elano, o setor perdeu força de marcação. Em suma, Daniel, apesar do posicionamento diferente, substituiu Kaká melhor que Julio Batista. Seria mais construtivo colocar Ramires na vaga de Elano e Daniel Alves na de Julio Batista. Dunga só fez isso aos 37 minutos do segundo tempo.

Maicon outra vez foi o principal armador brasileiro na etapa inicial. Contudo, como Portugal deu trabalho para ele depois do intervalo, o lateral-direito ficou preso na marcação.

A bola chegou pouco aos atacantes. E Portugal ainda teve oportunidades em contragolpes. Na melhor delas, aos 14, Júlio César salvou o gol cara a cara com Raul Meireles.

Nervos e violência preocupantes

O destempero de Felipe Melo Nâo se justifica. Ele estava descontrolado. Merecia o amarelo antes de tompa-lo, aos 42 do primeiro tempo e Dunga nem esperou o intervalo para falar com ele. Aos 44 colocou Josué. Luís Fabiano também exagerou.

O Brasil já estava classificado. Comos e comportarão em momentos mais tensos?

Pepe, Tiago e Duda também não aliviaram nas entradas.

O jogo foi tão violento quanto ruim. Houve lances desleais.

Medo e pouco futebol

O Brasil precisava do empate e conseguiu. Portugal também, porem para ficar em segundo lugar.

No primeiro tempo, o Brasil trocou passes sem objetividade e os adversários esperaram na defesa. NIlmar, aos 30, em falha da zaga portuguesa e Luís Fabiano, aos, de cabeça, perderam as grandes chances de gol.

Na etapa complementar, até a equipe lusa se cansar a situação foi igual, só que com papéis invertidos. Inútil superioridade de Portugal.

Pendurados

Luís Fabiano, Felipe Melo e Juan levaram cartões amarelos. Só o do zagueiro se justificou. Os 2 outros agora estão pendurados. Os cartões amarelos serão zerados depois das oitavas-de-final. Se levarem o segundo nas oitavas e o Brasil seguir no mundial, não atuarão nas quartas-de-final.

Lance do Juan

Juan evitou o contragolpe de Portugal aos 24 da etapa inicial. Os portugueses queriam o vermelho.

O árbitro mexicano Benito Archundia deu amarelo. Concordo com ele.

Cristiano Ronaldo

O madridista precisava de uma Jabulani só para ele. Chutou de qualquer lugar e mal. Quando seu time cresceu nos 20 minutos iniciais da etapa complementar, melhorou junto.

Notas

Júlio César 8,5, Maicon 7,0, Lúcio 8,5, Juan 7,25, Michel Bastos 4,75, Gilberto Silva 5,0, Felipe Melo 3,0, Julio Batista 3,0, Daniel Alves 4,5, Nilmar 5,0, Luís Fabiano 5,0. Entraram Josué 5,0. Ramires entrou aos 37 e Grafite aos 39. Nada mudou com eles. Não vou avaliá-los. Dunga 5,0

Complemento (13h55)

Dunga disse na entrevista coletiva que tirou Felipe Melo porque o volante teve uma torção.

Portugal 0 x 0 Brasil

POR: Eduardo; Ricardo Costa, Ricardo Carvalho, Bruno Alves e Coentrão; Pepe (Pedro Mendes), Raul Meireles (Miguel Veloso) e Tiago; Danny, Cristiano Ronaldo e Duda (Simão)
Técnico: Carlos Queiroz

BRA: Júlio César; Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos; Gilberto Silva e Felipe Melo (Josué); Daniel Alves, Júlio Baptista (Ramires) e Nilmar; Luís Fabiano (Grafite)
Técnico: Dunga

Cartões amarelos
Portugal: Duda, Tiago, Pepe e Coentrão
Brasil: Juan, Luís Fabiano e Felipe Melo

Árbitro
Benito Archundia (México)

Local
Moses Mabhida, em Durban

141 respostas a Brasil 0×0 Portugal: Violência, medo e pouco futebol

  1. marco disse:

    Vitor Birner vc acha que a falta de criatividade da sel. brasileira se deve ao fato de a mesma não possuir neste ELENCO DO DUNGA, volantes com qualidade no passe um jogador brasileiro no estilo de jogo como por ex: Xabi Alonso, Gerrard, Lampard, Van Bomel, Cambiasso, Xavi entre outros.
    Assim quando a Sel Brasileira enfrenta retrancas como a de Portugal e a propria Coreia do Norte, fica dificil pois o adversário marca kaka, Elano, Luis Fabiano, Robinho e Maicon e é nesta situação que os volantes devem aparecer e ajudar na criaçao(com Felipe Melo, Gilbeto S. e Josue vai ser dificil) más vamos ver o Brasil com estes problemas ganha o Hexa!

  2. Carlos Almeida disse:

    Birner, você se lembra da frase "vocês vão ter que me aturar"? É o que dá alguns comentaristas achar que a retranca dá para o gasto. A seleção precisa jogar no ataque.

  3. César Henriqu disse:

    Estranho… E o vergonhoso Michael Bastos? Falar de Felipe Melo e Júlio Baptista é fácil, já que são os mais evidentes naquele jogo horrível, mas e o lateral? Patético!

  4. César Henriqu disse:

    AH, é foi pênalti do Lúcio gente!

  5. Augusto Cesar disse:

    Atuação compatível com a potencialidade desse time. Sem Robinho e Kaká a seleção é comum. Pode ser campeã? Pode, o nível é muito baixo e dificilmente melhorará.
    O Chile talvez tenha montado sua melhor Seleção dos últimos tempos, mas não é um time eficaz no ataque, vai ter que armar uma super retranca, caso consiga, teremos problemas.

  6. RAFAEL SANTOS disse:

    Assisti a vários jogos da Copa de 70 a 86,gênios no meio de campo(Rivelino,Tostão,Gerson,Zico,Falcão,Socrates) e hoje terminar o jogo com G.Silva,Josué,Ramires e D.Alves não dá,o time precisando de criação e as opções são Ramires,J.Batista,D.Alves,Josué,ridiculo Birner só faltou ele levar o RICKY.Birner me responda sempre acompanhei seu trabalho na CBN e CULTURA e coloquei voce como dirigente no meu time do CARTOLA FC,um abraço RAFA.

  7. Como é possível o Dunga não ter levado o Ganso. Absurdo.. Hoje ele se encaixaria como uma luva naquele meio de campo, que só sabe marcar e não cria nada. Quero ver qdo o Brasil tomar um gol 1º. Não me conformo de não ter o Ganso na seleção. Hoje era colocá-lo para jogar e nunca mais sairia do time..Mas e o medo do Dunga de ser contrariado. Tomara que dê td certo.mas……
    Birner vamos ver se hoje esta mns sai no seu blog.
    Abraços

  8. GANSO NA SELEÇÃO….CRIATIVIDADE…QUALIDADE NOS LANÇAMENTOS…ETC
    ABRAÇOS

  9. GANSO NA SELEÇÃO..O QUE FOI FAZER NA SELEÇÃO O RESERVA DO FLAMENGO ? NEN TREINANDO ELE ESTÁ….ABSURDO
    ABRAÇOS

  10. GANSO NA SELEÇÃO..
    VC PREFERE O JÚLIO BATISTA, O RAMIRES, O JOSUÉ(ESTE É PIADA MESMO) O RESERVA DO FLAMENGO(ESTE TB É PIADA.FICOU NA RESERVA DO MENGO UNS 20 JOGOS), OU O GANSO ?????
    SEM DÚVIDA….
    ABRAÇOS/

  11. VC PREFERE O GANSO OU O RESERVA DO MENGÃO…AHH..LEMBREI O NOME DELE KLEBERSON..NO ÚLTIMO JOGO QUE EU ASSISTI DELE, NO MEIO DE CAMPO DO FLA…PEGOU UMAS 5 BOLAS O JOGO INTEIRO…E ERROU 4 PASSES. ABSURDO O ZANGÃO O TER LEVADO….É MAS NÃO PODE QUEBRAR O GRUPO…
    EM QUE O GANSO IA QUEBRAR O GRUPO….IA SIM, QUEBRAR O GALHO DA SELEÇÃO E MATAR A PÁU…ENFIANDO BOLAS PARA O ROBINHO/KAKA/L.FABIANO…
    DESCULPAS DE QUE NUNCA TINHA JOGADO NA SELEÇÃO E PRECISAVA ?

    LÓGICO QUE PRECISAVA….LÁ NA ÁFRICA SIM…
    MAS E O MEDO DO ZAGÃO
    ABRAÇOS/

  12. ah tá, torção… torção só se for no cérebro… o felipe mello tava mais destemperado do que de costume (se é q alguém imaginava q isso seria possível)… joguinho fraco… desta vez concordo plenamente contigo, birner… ah, parabéns pelo cartão verde de ontem, o rene simões tava dando um baile em vcs, hein? hauhauhauha… outra coisa: o senhor não está mais fazendo o CBN Esporte Clube? é q eu só ouvia pelo arquivo aqui do blog, mas não encontrei mais o player… até mais!

  13. Roger Yasukawa disse:

    Agora tá fácil "chutar" os quadrifinalistas.
    Uruguai x Coreia do Sul *
    Estados Unidos x Gana *
    Holanda x Eslováquia *
    Brasil x Chile *
    Argentina x México *
    Paraguai x Japão *
    Espanha x Portugal *
    Certeza absoluta: Paraguai , Espanha e Holanda classificadas *
    Convicção absoluta: EUA, Brasil e Argentina.
    Zebra absoluta: Coréia Do Sul eleimina Uruguai.

  14. TUDOSOBREOFLA disse:

    UMA FINAL BRASIL X ARGENTINA ESTÁ SE DESENHANDO….
    JOGUINHO RUIM, O DE HOJE!….
    BOA NOITE, BIRNER E INTERNAUTAS..

  15. Antônio Neto disse:

    Não falarei do jogo Brasil vs. Portugal. Quero falar dos homens, dos jogadores.

    Tomando emprestado as palavras de Lucas Canavarro (Itália), é preciso didivir a culpa. Que o técnico tem lá seu ponto de vista, talvez seja limitado tecnicamente, principalmente comparado aos 190 milhões de técnicos aqui.

    Mas que tal falarmos de atitude? A maioria desses jogadores são bem sucedidos e considerados gênios. Gênios ou bem mandados? Se veem o jogo ruim, com diversos problemas, e a ordem não vem de fora, não são capazes de mudar entre si?

    Se apenas cumprem ordens não são gênios, são homens comuns.

  16. mauro guido disse:

    se o brasil, for campeao e o michel bastos receber sua medalha, juro que vou jogar bocha com 15 anos de idade…o futebol morreu !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!11111

  17. Tonzé Lopes disse:

    Daniel Alves é lateral e ruim, Júlio Batista começou como zagueiro, volante no São Paulo, meia atacante na europa, para mim deveria ficar como volante no máximo, exagerando. Em pensar que o teimoso Dunga deixou Ganso no Brasil. Conclusão não temos substituto para Kaká, tomara que ele não se machuque, senão adeus copa. Quem é esse Michel Bastos que não joga nada, comparado com Maicon é um zero a esquerda, que saudade do Roberto Carlos mesmo arrumando a meia. Para mim salvaram-se Júlio Cesar, Juan, Lúcio, Maicon, Luis Fabiano e Neimar pelo espirito de luta e mais ninguém. O restante nem sei porque foram convocados.
    Tonzé

  18. Manuel disse:

    É cada comentário mais idiota um pior que outro "time medroso….".."fominha?!?", Então este mais idiota não pode ser..
    "Quanto choradeira, quanta choradeira de português!
    Eusébio deve estar com vergonha deste timinho que o país dele tem hoje. Hoje ele ainda joga mais do que o metro Ronaldo.

    Brasil, com a pior geração dos últimos 20 anos, ganha esta Copa sem muito esforço, dado o baixo nível do futebol deste torneio.

    Comentário por Danilo

    O que é certo é que pelo que vi, tirando esses comentários pseudo técnicos, foi uma equipa chamada canarinha a tentar o impossivel, marcar golo e como não conseguiram a culpa é da outra equipa, e para reforçar o que os jogadores não conseguiram em campo. Vem estes sapientes comentadores jogar com a caneta, adjetivando a equipa adversária, que por sinal fêz um bom jogo. Mais objetivo e sem os fantasmas que pelo que vejo os brasileiros continuam a ter em relação aos portugueses.Como se isso importasse alguma coisa para os portugueses. Um conselho sejam mais objetivos nos comentários e a verdade é esta. O Brasil jogou?!?

  19. Lawrence disse:

    Oi Vitor,
    Tudo bem?
    Cara, acabei de ler que Felipe Melo e Julio Batista estao machucados e nao jogam o proximo jogo. Realmente "Deus e' Brasileiro" !!!!
    Brincadeiras a parte, que triste olhar o banco qdo o Brasil tomava pressao de Portugal…

  20. CANUTO disse:

    amigos pior que o jogo foi o juiz muito politico querendo agradar a todos.

  21. Andre disse:

    Cara, você não assistiu direito o jogo. O Felipe Melo tomou um pisão proposital no pé de apoio que poderia tê-lo machucado gravemente daquele cavalo do Pepe que entrou no jogo só pra agredir.

    O começo do jogo foi horrível com os jogadores brasileiros segurando e empurrando os adversários sem motivos.

  22. Fora Blatter disse:

    A pior Copa de todos os tempos. A de 2006 ja foi ruim, agora essa… Imagine a de 2014 entao, qm conseguir assistir um gol pode filmar e guardar o video como reliquia…

  23. Jael disse:

    Galera, vcs tem q ver que portugal jogou para o EMPATE, contudo fica dificil de alguma equipe entrar na defesa.

    Agora na fase do mata mata, nenhuma seleção pode se dar ao luxo de segurar resultado.

    E outra, Cristiano Ronaldo é akele jogador q so joga bem nos clubes..na seleção n faz merda nenhuma.

    E Vcs sabem que o Brasil joga muitooo melhor contra times ofensivos(Costa do marfin).

    Não adianta querer ganhar de um time que joga para empate, porq ele vai defender MESMOOO..da desanimo de ver seleção assim, que so joga na retaguarda esperando contra-ataque.

    Brasil foi lá e fez seu futebol…

  24. marcio disse:

    Ola birner,gostaria de saber onde o DUNGA achou o MICHEL BASTOS?EITA LATERAL ESQUERDO RUIM,NAW ACERTOU UM CRUZAMENTO,SAUDADES DO ROBERTO CARLOS….

  25. Ana disse:

    O Brasil não ganha essa copa.

  26. guillermo disse:

    victor si hablas un poco de español por favor lee esto sobre el impresentable de galvao bueno para nada.
    http://www.canchallena.com/1278637-cala-boca-galv

  27. Thomas disse:

    será que Michel Bastos conseguirá receber um cruzamento até o fim da Copa?

    E Daniel Alves? Poderá mostrar todo o futebol de que é capaz?

    Éramos felizes com Elano e não sabíamos…

  28. Tiago disse:

    Briner, vc leu isso: "O Morumbi está fora e isso é uma boa notícia porque acaba essa polêmica, podemos parar de falar sobre isso depois de meses, anos. Eles mandaram um projeto, depois outro projeto… Era hora de parar de brincar" do Valcke. Mostra que não tem dirigentes tão competentes assim, na verdade, bem pelo contrário neh.

    Até mais.

  29. Ricardo disse:

    ola achei injusto a nota do Julio Batista…….ele nem entrou em campo merecia um zero bem grande, eo Daniel alves que nao acertou nenhum escanteio , acho que 3 para ele estava de bom tamanho, a mesma nota que daria para o Dunga , alem de um par de oculos, sera que so ele nao viu que o Julio batista nao funciona.obrigado

  30. Ricardo disse:

    pelo amor de Deus, MATEM O FELIPE MELO.
    Tenho tanta raiva dele, ja virou algo pessoal com esse maluco.
    nao é possivel ..

  31. Wagner disse:

    Birner, Tbem?
    Falam tanto do Robinho, mas jogou mais ou menos contra a coréia, contra Costa do Marfin não jogou nada.
    Esse lateral esquerdo não serve nem para engraxar a chuteira do Roberto Carlos.Um Abraço.

  32. Tadeu Mello disse:

    Vitor, comentar o que?
    Do time? Um time medroso, sem ação.
    Do jogo? Não teve jogo
    Do técnico? Medroso, turrão
    Com esse time, jogando dessa maneira, segunda vc vai comentar. Brasil perde pro Chile e está desclassificado.
    Um abraço

  33. Alfredo Melo disse:

    Vitor, voce é quem melhor analisa a seleção sem essa de criticar o Dunga mesmo sem que ele mereça e silenciar quando ele acerta.

    Jogamos sem o pessoal de criação:Kaká, Robinho e Elano, por isso fomos mal.

    Mas tenho certeza que contra o Chile com a volta dos tres, venceremos bem.

    Abraço

  34. Roger disse:

    4,75 pro Michel Bastos foi muito, ele jogou no mesmo nível de Júlio Batista e Felipe Melo (3,0), e menos que o Daniel Alves (4,5). Aliás a lateral esquerda é uma lástima, ruim com Michel Bastos, pior com Gilberto.

  35. Luiz Vidal disse:

    Lucio -Juan -Michael -os melhores
    Julio Baptista -Daniel alves os piores em campo.Daniel alves é um presunçoso!Não acertou nenhum chute,nem um escanteio nem um passe!!!

  36. nathaniel disse:

    se adriano e ganso tivessem ido (até mesmo Neimar) teríamos opções muito melhores de time, acabamos ficando na dependencia do kaka.
    A culpa é do ricardo teixeira q nos enpurra o tosco do dunga, esse jogo foi a cara dele.

  37. reinaldo de barros disse:

    CORINTIANO É BURRO ? Teve uns aqui que criticaram o Robinho no jogo de ontem sendo que ele nem entrou em campo, e outros que diziam que Elano nao era jogador de seleção, como são manés mesmo, pois vi lances ontem na TV que Elano tem sido importante em todos os jogos decisivos da seleção, melhor que muitos atacantes que eram paparicados por todos. Nesta Copa mesmo jogando apenas djuas partidas está com 2 gols alem de dar um precioso passe no primeiro do Brasil contra a coréia, entao vejam seus corintianos invejosos, O ELANO ESTA DANDO TAPA NA CARA DE MUITOS.

  38. reinaldo de barros disse:

    GAMBÁ SAMUEL > Voce disse que o Robinho só joga quando as coisas estão resolvidas ? Coisa de corintiano mesmo, EM 2002 no final do Brasileirao quando o Robinho pedalou em cima do Rogerio ja estava resolvido o jogo ? Quando ele deu o passe para Elano e Leo nos dois ultimso gols que deram a vitória entao nem se fala.

  39. dentista disse:

    Achei um jogo muito inteligente de Portugal que desconcertou os brasileiros.
    Pareciam assustados e sem saber como entrar por aquela defesa fechada.
    Achei futebol tenso porém via-se claramente como a postura estratégica influencia no jogo.

  40. Barracuda disse:

    Visionete voltou da "médico"?Sei.E na certa tá doido para a seleção ser desclassificada, assim ele poderá escrever textos e mais textos do tal futebol arte imaginário dele.

  41. Visão Descon- disse:

    O Barracuda,

    Manda pro meu e-mail uma foto sua de frente e, principalmente, de costas. Sabe, vai chegando uma certa idade e agente acaba enterrando alguns radicalismos. Inteligente eu já sei que você é, nota-se. Sensibilidade pura; vai que você seja jeitosinho… Quem sabe eu não atendo seus apelos.

    Um abraço, daqueles.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>