2 jul

Felipe Melo, a aposta de Dunga, é o vilão da desclassificação

Análise de jogos, Copa do Mundo

De Vitor Birner

Holanda 2×1 Brasil

Após ótimo primeiro tempo, o Brasil se perdeu nos 45 minutos finais. Os erros na jogada aérea defensiva foram atípicos. Ainda mais duas vezes.

Tirante as duas falhas anormais, todo o restante do segundo tempo justificou as críticas durante a divulgação da lista de convocados. O Brasil foi péssimo.

Felipe Melo perdeu a cabeça, não havia opções para mudar o jogo na reserva, taticamente o time se repetiu…

Dunga vai apanhar que nem gente grande nas críticas.

Em especial por causa da aposta em Felipe Melo.

Primeiro tempo brasileiro.

A única surpresa nas escalações foi o zagueiro Ooijer na vaga de Mathijsen que sentiu dores no aquecimento.

Dunga e Van Marwijk repetiram suas formações principais.

O 4-2-3-1 brasileiro tem mais movimentação na linha criativa de 3. Em tese Daniel Alves ficou na direita, Kaká centralizado e Robinho na esquerda. Na prática, Kaká e Robinho inverteram de lado em vários momentos, além de avançarem, um de cada vez, para Luís Fabiano ter seu companheiro de ataque.

A linha de 3 holandesa não surpreendeu. Robben na esquerda, Sneijer no centro e Kuyt na esquerda. O melhor deles, em todo o jogo, foi o menos técnico e mais guerreiro deles.

Kuyt dificultou a saída de bola de Lúcio e Maicon, além de participar do ataque. O sistema defensivo brasileiro se comprtou bem. A linha de 3 outra vez mereceu elogios.

Ela inicou a marcação no meio e parou o adversário.

O Brasil conseguiu criar boas chances. Teve um gol corretamente anulado antes de fazer 1×0.

Gol e Felipe Melo até aquele momento herói

Felipe Melo, o jogador mais discutido do treinador Dunga, bancado por ele, deu um passe digno dos grandes meias da história do futebol.

A movimentação de Robinho, tal qual a finalização, também merecem aplausos. Acho que o sistema defensivo holandês não acreditava no passe por baixo de 40 metros do volante que foi dúvida nos últimos dias.

Alguns miniutos depois Juan perdeu excelente oportunidade. Kaká quase ampliou em chute de fora e Maicon também.

O Brasil mandou na etapa inicial

Holanda domina segunda parte do jogo

Mesmo antes de fazer o gol, a seleção de laranja já dominava a etapa complementar. O Brasil não contragolpeava nem conseguia reter a posse de bola.

Mas ainda tinha a virtude de impedir que o adversário finalizasse de forma perigosa.

Erros onde não se esperava. O herói virou vilão

A capacidade do time montado por Dunga nas bolas aéreas sempre foi motivo de elogios. Quantas vezes a dupla de zaga e o goleiro saíram de campo elogiados?

Para completar, a seleção de laranja não tinha o especialista na frente para tirar proveito dos cruzamentos, a única de levar a bola para perto de Júlio César.

E nem precisou.

Felipe Melo e Júlio César se atrapalharam, e o volante fez, de cabeça, aos 8, o gol contra. Ambos falharam, contudo o maior erro foi do volante.

A virada aconteceu aos 23. Começou com Juan dando o escanteio sem a menor necessidade. Terminou com o baixinho Sneijder, de apenas 1m70, de cabeça, na pequena área, livre, virando o jogo.

Nervos, pouca criatividade e carência no banco

Felipe Melo ficou descontrolado. Começou a caçar os adversários. E conseguiu ser expulso, aos 28, após pisar em Robben.

Com 10 em campo, diante do forte sistema defensivo da Holanda, tromado por nervos, a seleção brasileira só ameaçou em cruzamentos.

Aos holandeses poderiam ter feito o terceiro e quarto gols no contragolpe.

No banco, Dunga tinha Nilmar e o colocou no lugar de Luís Fabiano. Faltaram opções táticas e técnicas na reserva, reclamação dos críticos do treinador.

Notas comentadas

Julio César 3,5 – errou no gol de empate. Antes, estava bem, mas não tinha sido muito exigido.
Maicon – 6,5 – atuação boa dele. Os gols aconteceram doutro lado. Sofreu com Kuyt que o marcou. Mesmo assim, ainda apareceu no apoio.
Lúcio – 6,5 -Não era responsável pela marcação de Sneijder. Também não errou no gol de empate.
Juan – 4,0 – Perdeu um gol feito na etapa inicial e deu o escanteio do gol da virada quando poderia, no mínimo, ter chutado a bola para a lateral.
Michel Bastos – 4,5 – Robben deu bastante trabalho ao lateral. Tomou cartão e foi substituído.
Gilberto Silva – 5,5 – Trabalhou bem na marcação. Preciso rever o posicionamento dele no gol de Sneijder. Não teria a menor lógica colocá-lo para marcaro meia no cruzamento.
Felipe Melo – 0,5 – Daria 9,0 para ele se o jogo tivesse 45 minutos. Enterrou o Brasil no segundo tempo. Não dei nota zero por causa do passe, inútil no fim das contas, no gol brasileiro.
Daniel Alves – 4,75 – Ajudou pouco na frente. Passou meio sumido do jogo.
Kaká – 5,0 – Não brilhou. Lutou bastante, marcou bem, mas com a bola perdeu o duelo para os rivais.
Robinho – 5,5 – Também se esforçou bastante. Como seus companheiros, caiu de produção na etapa complementar. Além do gol, fez linda jogada na esquerda que quase terminou com Kaká ampliando a vantagem. Oscilou bastante durante os 90 minutos.
Luís Fabiano – 4,5 – Não teve uma chance sequer de definir. A bola mal chegou nele. Se esforçou bastante, mas deixou a desejar.
Gilberto – 4,0 – Entrou aos 16 minutos da segunda etapa. Não resolveu o problema de marcação na esquerda nem apoiou o ataque.
Nilmar – Como aconteceu com Luís Fabiano, a bola não chegou nele. Entrou aos 33. Não fez nada. Fica sem nota.

509 respostas a Felipe Melo, a aposta de Dunga, é o vilão da desclassificação

  1. Gislaine disse:

    Foi bom ter perdido agora com a ilusão que poderia ter ganhado ontem de um time que estava inferior ao Brasil, pq se PERDESSE para a Argentina, de 5 a1 ai o VEXAME seria muito maior. Pelo menos nao caimos no ridiculo dos deboches e de ver os Argentinos com o sorriso deslumbrante na cara, Mandamos o Brasil pra casa. TA FORA – hahahahah
    - Que campo ordinário era aquele, desmanchando.

  2. DOLENS disse:

    Birner
    A imprensa esportiva é muiiiiiiiito previsível, e em se tratando de copa do mundo, lá vem a mesma ladainha, a de CAÇA AOS FANTASMAS, OU CAÇA AS BRUXAS…
    Então, será que a Seleção Brasileira, não pode perder em PAZ??!! Ou seja, perder, prá um adversário que marcou mais gols?
    Nosso futebol, não é o melhor do mundo, como querem nos "impor", sim impor tal qual uma ditadura. E essa ditadura, via imprensa esportiva, é até pior do que uma outra que muito de nós não vivenciamos.
    Até mesmo quando nos imputam a condição de PENTA CAMPEÃO – o que na literalidade da palavra não é de fato, nem mesmo de direito. Então não somos tão hegemônicos assim.
    Esse negócio de jogar bonito, isso, existiu numa fase "romântica" do futebol, quando esse era um esporte, hoje, como tudo na vida, tem que ser encarado com mais profissionalismo. Que tal uma revisitada em FREUD!!?

  3. DOLENS disse:

    Birner

    Agora se vocês querem uma FACTÓIDE, para que seja ele o ELEITO como fator responsável pela perda do título, aí vai:
    Trata-se do Diretor de Futebol que foi prá esta copa, nada mais nada menos do que o presidente de time de São Paulo que está completando 100 anos, então num ano de 100 TER NADA, nada mais lógico não é não??!!

  4. milão - brasi disse:

    o Andrés do Corinthians não era o chefe da delegação? Pois bem, completou sua obra de fracasso no ano do centenário do timão, "ajudando" a dungagem no Mundial de 2010.

  5. Marcelo Correia disse:

    Quem disse que a culpa eh do Felipe Melo? Voces esquecerasm quem era o chefe da delegacao??? ANDRE SANCHEZ, esse eh o verdadeiro culpado!!! Eh um PE FRIO, levaram um corintiano de merda no ano do CENTERNADA… Deu no que deu, FORA SANCHEZ e TEIXEIRA, cadeia para os dois!!! URUGUAI TRICAMPEAO!!!

  6. Benjamin disse:

    Tem um bloguista que publicou a seguinte pérola antes do jogo: "Brasil tem vantagem técnica contra a similar Holanda. Dunga deveria escalar Josué".

  7. Alexandre disse:

    Pois é faltou ao Dunga somente uma percepção mais aguçada diante do óbvio: Diante da seleção de Portugal um certo jogador, que me recuso a escreverseu nome, mostrou-se completamente desequilibrado para vestir a camisa do Brasil. Teria sido tão mais fácil este cidadão ser barrado `pelo departamento médico` caso o Dunga não tivesse a sensatez de barrá-lo das demais partidas desta copa. Admitindo que o erro do Dunga já havia sido cometido em escalar o dito cujo, condeno a atitude completamente antiesportiva e desequilibrada de pisar sobre a perna de um adversário e abandonar todo um grupo num momento em que todos os demais precisavam muito de continuar os 11 em campo, tentando realizar o que a Holanda soube realizar muito bem, virar um marcador… É Dunga seu único erro foi confiar no atleta errado, se é que um jogador que apresenta estes comportamentos pode ser considerado um atleta no sentido desportivo da palavra…

  8. Junior disse:

    Os verdadeiro vilões da seleção foram Kaka e Robinho, ninguém fala nada desses 2 pipoqueiros,culpam o felipe melo de onde não se espera nada, a maioria dos comentaristas esportivos brasileiros, são igualzinhos ao Felipe Melo,limitados. e o Birner é um deles.

  9. akiyuki disse:

    Birner,
    Culpa nossa não termos sido mais decididos quando gritávamos "Adeus Dunga". Quando o juíz apitava falta, falta realmente existente e via o Dunga fazer teatro, como se fosse a "barbie", realmente achei uma vergonha sermos representado por um cara daqueles. Perdemos 2006 e não renovamos. Perdemos agora 2010 e não renovamos. Sinal de alerta para 2014. Abraço

  10. Tiago disse:

    Galera, vamos parar de sempre ficar elegendo um vilão para toda derrota de nossa seleção! Quando ganhamos o grupo ganha junto, não é esse ou aquele jogador. Quando perdemos, todos perdem juntos. Felipe Melo jogou mal no segundo tempo como todos os jogadores brasileiros! Júlio César errou, como todo ser humano erra, mas ainda é o melhor goleiro da atualidade! A derrota faz parte do futebol. A Holanda não jogou nada, mas fez o suficiente para nos destruir. O problema foi só a nossa desatenção e desequilíbrio de TODOS, não só de um ou outro. Mesmo que Felipe Melo ficasse em campo, não conseguiriamos reagir. Dunga mexeu errado no time… Paci~encia, na próxima ganhamos! Somos os melhores!! Mas, os melhores também erram!!!!

  11. ELIACCHIM disse:

    "O BRASIL INTEIRO ESTÁ AQUI DENTRO'. Ainda bem que não passa disso, ou seja, uma frase. Imagina se isso fosse uma realidade?

  12. Marcus Alves disse:

    O Birnão, blz….

    Proponho uma nova enquete:
    Que será o novo escalador da seleção brasileira?

    1) Muricy
    2) Luxemburgo
    3) Dorival Jr.
    4) Felipão
    5) Autuori

    Flw…

  13. oton.zip.net disse:

    Quem tem de ir embora é Ricardo Teixeira que é quem apodrece o futebol brasileiro.
    Fá de futebol não perde http://oton.zip.net

  14. akiyuki disse:

    Birner,
    País com tecnico como Dunga,
    Até Dilma tem chance de ser presidente.
    Estamos fu!!!
    Vamos nos defender este país maravilhoso!!!!

  15. WILLIAN disse:

    OLHA QUE LEGAL:

    DROGBA;
    CANAVARRO;
    ROONEY;
    RIBERY;
    CRISTIANO RONALDO.

    TUDO TAVA CERTO PARA NOS, ATE QUE APARECEU UM INFELIZ QUE ACREDITOU NO NOSSO UNICO CRAQUE QUE ESTAVA A FIM DA COPA.
    ACHO QUE O PE FRIO ESTA COM O MICK JAGGER, MAS PRINCIPALMENTE COM UMA MARCA DESPOTIVA.
    BOM FAZER O QUE.

  16. Paulo Santos disse:

    É fácil colocar toda a culpa no Felipe Melo, afinal ele é aquilo que todos sabiam: um jogador destemperado emocionalmente que alterna bons e maus momentos em questão de minutos, como foi ontem.Mas o que dizer de seu Kaká?O que ele fez até agora?Desde o jogo da Coreia se esperava algo.E uns jornalistas sempre diziam: “Não mas na próxima partida ele melhora, vai crescer na competição”.
    Se tiver alguém com maior atributos a serem exigidos, na minha opnião seria sobre ele.Foi pra África com status de estrela, ao lado de Messi e C.Ronaldo.Teve participação em 2 copas.Aliás desde 2006 se espera um boa participação dele em uma Copa.
    E uma outra coisa aos amantes de 1982: Houve a “Era Dunga”, mas ele ganhou um Copa.Por que não teve uma “Era Telê”, “Era Sócrates”, “Era Zico”????Todos estes tiveram duas chances e fracassaram novamente.Sendo que os dois últimos afundaram a seleção perdendo pênaltis.

  17. antonio disse:

    O garoto James Stuart foi barrado pelos segurancas ao levar um cartaz com mensagens de apoio a Kaká! VAleu Stuart vc nos dá uma licao, é assim mesmo que temos que tratar o que é nosso, valorisar, apoiar e inscentivar e motivar na hora da derrota. Assim age um povo campeao.

    VAmos mostrar que somos diferentes e se nao puder apioar nao sejam medilcres como os italianos e os nigerianos que humilharam seus jogadores e tecnico.

    Humilha-los é tudo que a globo e os desafetos de Dunga e Kaká querem agora, prossigamos o melhor esta por vir! E este nao é uma copa do mundo! O SONHO NAO ACABOU!

    A culpa nao é do Felipe Melo mesmo ele tendo errado, perdemos e pronto e acabou!

    Aprendam a perder se nao vcs nunca vao crescer na vida, a vida nao é feita de vitórias apenas, mesmo que alguns tentem mostrar outra realidade, a vida nao é assim!

  18. Eduardo Gonça disse:

    É Vitor, o Kaká só dando canelas na bola e o Felipe Melo sendo vexame nacional fazendo gol contra, não se mexendo na frente do atacante do segundo gol e pisoteando jogador caido, fingindo que iria ajudá-lo só mostra diretamente outro vexame nacional: Dunga.
    O treinador foi prepotente e não quis ouvir a aclamação nacional. Resultado: ficamos sem opções, com um futebol Melado e tome vexame torcedor.
    Concordo contigo: dunga tem que apanhar e muito, como se fosse gente grande. Não é, mas trataram ele como se fosse e ele se achou. Já vai tarde, Dunga. Lamentável e esperado.

  19. Thiago Genareto disse:

    Time retrancado, chato, inacessível. Chegamos às quartas de final !
    Na Copa passada, com um time descontraído e tranquilo, amigo da imprensa e solícito com os torcedores, chegamos também às quartas de Final !
    Pra ter o mesmo resultado, eu preferia um time mais alegre e descontraído, aberto à imprensa e aos torcedores !
    Viva o Parreira !
    E Nelsinho Baptista pra Seleção !

  20. jacanopasto disse:

    BIELSA na seleção!!!!

  21. Sergio disse:

    Tenho certeza que agora vcs, reporteres (sic!) devem estar satisfeitos. parabens.

  22. jacanopasto disse:

    BIELSA na seleção!!!

  23. marcelo disse:

    A copa ja esta perdida na convocação de Dunga não sabia jogar quanto menos convocar um time

  24. Paulo César disse:

    É bom o São Paulo já ir providenciando seguros para os jogadores porque o felipe melo joga na inter, isso quer dizer que levaremos muitos chutes no vácuo com joelhada. É BOM QUE FAÇAMOS SEGURO PARA OS NOSSOS JOGADORES.

  25. Paulo César disse:

    E, SE PERDERMOS OUTRA COPA NO MARACANÃ? ALIÁS, COMO BOM TORCEDOR DO SÃO PAULO JÁ TORÇO POR ISSO.

  26. Alex disse:

    A aposta de Dunga virou o vilão. A aposta da imprensa (Júlio Cesar) o outro vilão. Duas unanimidades. Portanto, não se pode resposabilizar a escalação. Os jogadores devem assumir os falhas. Falhar é humano.

  27. Mario Neneve disse:

    O resultado da Alemanha x Argentina veio como um tapa de luvas aos cronistas que endeusaram a Argentina baseado nos seus astros e achincalharam o Brasil. Parabéns às sua análises, muito fundamentadas!

  28. Ex-Dunga disse:

    1) Kaká não jogou nada nesta copa. Apenas ficou rindo como um idiota…
    2) Robinho parecia endoidecido, totalmente descontrolado, com olhos de nervosinha…
    3) Felipe Melo tem veneno no coração. É sangue ruim. Do tipo que precisa de tratamento psiquiátrico…
    4) Perdemos por causa destes 3 idiotas…
    .
    MAS A ARGENTINA FOI GOLEADA. PELO MENOS ISSO.

  29. JVerde disse:

    Dar ao Dunga o posto de técnico da seleção mostrou-se ser uma besteira. Assim como o Maradona, o Dunga nunca havia dirigido nenhum time de expressão como técnico. O vilão da desclassificação foi quem o colocou como técnico da seleção.

  30. Marquinhos disse:

    Concordo com o colega:
    .
    1) Kaká não jogou nada nesta copa. Apenas ficou rindo como um idiota…
    2) Robinho parecia endoidecido, totalmente descontrolado, com olhos de nervosinha…
    3) Felipe Melo tem veneno no coração. É sangue ruim. Do tipo que precisa de tratamento psiquiátrico…
    4) Perdemos por causa destes 3 idiotas…
    .
    A final vai ser Alemanha x Holanda. Itália, França e Brasil voltam pra casa derrotadas e humilhadas.

  31. ELIACCHIM disse:

    Chupa Dieguito chuupppppppaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.
    E agora? Chupaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa chupatelo todito…Para tu soberbia y arrogancia se acabar de vez. Aprendeu a lição? Quem ri por ultimo…ri melhor…tomamos de 2…você ficou de 4…chupa agora…chupa!!!

  32. george disse:

    vc fala tão mal de felipe melo pq ele nunca jogou em sp. e kk, robinho e l fabiano, que sumiram no segundo tempo? FALHAS DE TODO O TIME! que se perdeu quando tomou o empate, apenas. vcs da imprensa paulista são brincadeira…

  33. LEANDRO DE MELO-Sant disse:

    São 32 times e um titulo,Mas o Brasil ganhou de quem nesta copa?Coréia do norte,Costa do Marfim, empatamos com Portugal, e nas oitavas o nosso fregues o Chile.
    Não gosto de ser repetitivo, mas o Brasil perdeu na convocação. Não podemos deixar craques de fora, melhor perder com eles do que sem.
    Tele Santana perdeu duas copas 82 e 86, e é considerado o (Péle)dos treinadores. Simples está matematica levou os melhores, fez o Brasil jogar para frente e emocionou o Brasil, mesmo com as derrotas nos encheu de orgulho de sermos brasileiros, e não saiu pela porta dos fundos, foi respeitado por todos,morreu, com sua conciencia limpa de ter feito o melhor.
    Não vou aqui falar em nomes, que já são obvios de quem deveria ter sido levado, mas uma lição temos de aprender, temos de jogar do nosso jeito com o de melhor que temos.O time do Santos demostrou isso, o próprio Dunga viu e desdenhou, o que temos de melhor por nossa natureza, o ataque vamos tomar gol?Sim, mas iremos fazer muitos.

  34. LEANDRO DE MELO-Sant disse:

    São 32 times e um titulo,Mas o Brasil ganhou de quem nesta copa?Coréia do norte,Costa do Marfim, empatamos com Portugal, e nas oitavas o nosso fregues o Chile.
    Não gosto de ser repetitivo, mas o Brasil perdeu na convocação. Não podemos deixar craques de fora, melhor perder com eles do que sem.
    Tele Santana perdeu duas copas 82 e 86, e é considerado o(Péle)dos treinadores. Simples está matematica levou os melhores, fez o Brasil jogar para frente e emocionou o Brasil, mesmo com as derrotas nos encheu de orgulho de sermos brasileiros,e não saiu pela porta dos fundos,foi respeitado por todos,morreu, com sua conciencia limpa de ter feito o melhor.
    Não vou aqui falar em nomes que, já são obvios de quem deveria ter sido evado,mas uma lição temos de aprender, temos de jogar do nosso jeito com o de melhor que temos.O time do Santos demostrou isso, o próprio Dunga viu e desdenhou, o que temos de melhor por nossa natureza, o ataque vamos tomar gol?Sim, mas iremos fazer muitos.

  35. LR disse:

    Brasil, só não via quem não queria.
    Quem viu 82 sabe o que é sofrer por futebol.
    Isto de ontem não deu nem prá ficar chateado, éra de se esperar mais cedo ou mais tarde.
    Que os nossos dirigentes aprendam a lição.
    Quanto a "los hermanos" não sei de quem, meus é que não, foi uma sensação tão quase boa quanto um orgasmo.

  36. Leandro Gouveia disse:

    Lugano é Brasil!

  37. Márcio CoxaBr disse:

    Começou o processo que a imprensa sempre faz pra achar um bode expiatório. Quando o Melo foi expulso, o brasil já perdia a partida e jogava mal e não expressava nenhuma reação mais contundente. Melo foi apenas um dos responsáveis, penso que o Julio César tenha uma maior responsabilidade pela derrota, bola na pequena área é sempre do goleiro, LEVAMOS OS DOIS GOLS NA PEQUENA ÁREA.
    A responsabilidade deveria recair sobre todos, inclusive o Teixeira.

  38. Edson disse:

    Cada um tem a Káka ou o Messi que merecem. Grandes jogadores de futebol europeu. Estamos ferrados com essa joça.

  39. Edu disse:

    O que tem haver esse comentário de jogar a copa de 2014 no maraca, e outra como alguêm que acompanha futebol o Felipe Melo joga no Juventos da Itália não na Inter igual ao Maradona se for falar besteira Fica Quieto.

  40. Roberto Lemos disse:

    No meu modo de ver o jogo, não acho que o time voltou diferente e nem que aconteceu algo nos vestiarios pra ter mudado a partida assim….vejo que a Holanda entrou respeitando ou quem sabe com medo demais do Brasil marcando do meio para traz, deichava nossa zaga e volantes tocarem e dominarem a bola tranquilamente s/ serem incomodados so cercavam nao davam o bote escondendo assim uma das graves limitações desse time o toque na saída de bola (sem serem incomodados ate o mais limitado consegue parar a bola e pensar!!!!) ao passo que a Holanda nâo nossos atacantes Kaka, L.Fabiano e Robinho ajudados pelo D. Alves precionavam a saida de bola holandesa obrigando o famoso chutão dominamos e poderiamos ter matado o jogo, já no final do primeiro tempo a holanda passou a adiantar a marcação e comecou a incomodar mas sem assustar nosso goleiro.
    Já no 2 tempo vieram pra cima marcando nossa saida de bola e ai ficou evidente a nossa limitação passando a dar so chutao com a zaga forte e pesada holandesa levando vantagem sobre nossos atacantes e ganhando sempre a 2ª bola…..ai vem nosso 2º problema a limitação no condicionamento fisico de alguns jogadores impediam de continuar exercendo a marcação da saida de bola holandesa, invertendo as coisas deixavam sair tocando e tanto robinho como kaka nao conseguiam mais acompanhar os volantes holandeses, sendo assim batia nosso volante com o volante holandes deixando assim espaço para os meias de criação holandeses que passaram a jogar no manoamano sem cobertura e precionavam cada vez mais nosso ataque passou a nao existir e ai entra o problema do nosso banco de reservas (não temos ninguem) para substituit Kaka e robinho a altura por pior que estejam jolgando. O dunga deixou eles irem ate o final. Vitoria merecida pois depois da virada cosinharão o jogo ate o final sem serem incomodados.

  41. Márcio Medeir disse:

    Birner,

    tenho que concordar com vários pontos, a convocação foi realmente ruim, todos sabíamos disso.
    Quanto as notas, na do Juan você viajou, dar-lhe uma nota 4 pelo gol que perdeu e por ceder um escanteio é no mínimo cruel, o Klose hoje perdeu um mais feito que o Juan, mas a Argentina não virou o jogo.
    Falha do J. Cesar sim, mas que um segundo gol demonstrou que foi muito maior a falha coletiva da defesa, a Holanda teve outros escanteios e o gol não saiu, a defesa estava mal treinada para jogadas aéreas.
    O time se perdeu no segundo tempo, jogou mal, não explorou os contra-ataques, deu campo e aí amigo, em momento nenhum podemos criticar o Felipe Melo, um imbecil, não posso negar, mas não o chamaria de vilão. Nosso ataque em momento nenhum segurou a bola na frente, para ser sincero, qual a razão para se levar a uma copa um jogador como o Kaká, completamente fora de forma, ainda mais sabendo que sempre dependeu fundamentalmente da força física, assim como Telê levou Zico contundido para a de 86, mas esse tinha o talento, coisa que Kaká tem muito pouco.
    Para mim ficou claro que o grande vilão foi Dunga, que convocou mal, deixou de ter opções no banco, Kaká seria uma delas, Ronaldinho Gaúcho outra, o próprio Adriano, Fred, para que levar o Grafite, o próprio Robinho que no Santos era um mero coadjuvante de Ganso e Neymar.
    Depositou as fichas nos nomes errados, seis cabeças de área no grupo, um abuso, e não estou contando o J Batista, pois esse não sei bem a posição.

    Forte abraço.

  42. Luiz Macedo disse:

    Esse Dunga escreveu a história da seleção nessa copa.
    a partir do momento que o cara esquece os jogadores que estão em seu próprio país para convocar esse monte de MER……………! não podiamos esperar mais nada mesmo.
    esta era uma selação marcar para perder nas quartas de finais mesmo!

    FORA DUNGA! TOMARÁ QUE SEJA BANIDO DO FUTEBÓL DEFINITIVAMENTE E QUE NUNCA MAIS TENHA A CHACE DE VOLTAR A DIRIGIR A SEL BRASILEIRA!

  43. Jos disse:

    Sei que é teu trabalho, criticar, etc, mas é muito fácil falar depois do jogo, né? O Felipe Melo mesmo, mal ou bem, se esquecem que foi ELE MESMO quem deu aquele belíssimo passe para o Robinho fazer o gol da Seleção, ou estou enganado? Técnico nenhum, seja quem for, JAMAIS será unanimidade neste nosso Brasil, e muito menos ainda suas convocações. Eu NUNCA fui fã de Dunga, e nem me tornei agora, mas não tem como negar que o cara fez um otimo trabalho à frente da Seleção: Copa America, Copa das Confederações, Eliminatórias, amistosos… E mais, alguns agora criticarão também a sua forma de trabalhar, mas até onde sei TODO técnico implanta uma filosofia de trabalho que é tão diferente de outra quanto são diferentes as pessoas. Cada um tem a sua, cada tecnico o se jeito proprio de trabalhar. E ao que me consta, Dunga jamais se considerou imbatível ou invencível. Jogaram um jogo, e ao final, perderam. TODO jogo de futebol é assim: ou termina empatado, ou com a vitória para uma das equipes. O Brasil jogou demais no 1o tempo, mal no 2o, perdeu um jogo eliminatório, e está fora do torneio. Sem dramas, pessoal. E comentários que forem além disso é hipocrisia.

  44. fernando disse:

    Todos os gols que o Brasil levou na copa foram por falha nossa.
    Aquele gol ridiculo da Coreia do Norte, troca de bola no meio de máicon, gilberto silva e Lúcio, o coreano entrou sozinho, na cara do Júlio César e fuzilou. Fácil.
    O gol do Drogba, que entra na área sozinho, entre o FELIPE MELO e o Juan, sem que ninguem acompanhasse.
    (Portugal 0×0, Chile 3×0)
    E as duas trapalhadas contra a Holanda (by Julio Cesar, Felipe Melo no primeiro, e toda a defesa, no segundo).
    Cadê o mérito da melhor defesa do mundo?
    Cadê o grande técnico Dunga?
    Cadê a família Dunga, depois da derrota? (dunga dá as costas pro campo e sai de cabeça baixa, rabo entre as pernas, puxa-saco a tira-colo, e deixa os jogadores no campo, com todas as humilhações.
    Cadê a comissão técnica? Dunga nunca treinou antes, Jorginho é um treinador amador, Taffarel(???) foi fazer o que mesmo? Esse bando não serve pra nada. Ganharam uma copa, e fizeram pouca coisa mais que isso em suas próprias carreiras (qual o grande título do Dunga, Tafarel e Jorginho, além daquela copa?). Foram bons jogadores, venceram a copa, e não fizeram mais nada de útil (depois da copa, Dunga e Jorginho vão pro fortíssimo futebol japonês e o Tafarel vai pro atlético mineiro, treinar chute em costela de jogador de time pequeno).
    Comissão técnica tosca, seleção tosca, mal escalada pela comissão tosca, resultou em campanha tosca. Infelizmente, as opiniões foram unânimes: deu o que se esperava, o Brasil não ganhou a copa.
    Mas, a seleção estava indo bem, até outro dia. Lembrem-se, o Brasil é celeiro de grandes jogadores. Nossos jogadores medianos são muito bons, considerando-se o resto do mundo. Mas não temos cultura de jogar defensivamente, sem jogadores criativos, como essa seleção. O Dunga estava conseguindo fazê-los jogar dessa forma. Por isso, estávamos até indo bem. Isso criou uma esperança ao torcedor, à própria seleção. Mas essa não é a nossa praia. Só a Itália, a Alemanha e a seleção de 94 ainda se dão bem jogando assim. E olha que a Itália nessa copa se ferrou, e a Alemanha tá com um time bastante técnico.
    A parte boa é que, no momento, temos uma geração promissora, encabeçada pelas revelações do Santos. Se essa geração vai vingar, só o tempo dirá. Mas a obrigação da CBF é arrumar uma comissão técnica séria, com treinador de verdade, e não essa brincadeira que foi feita esse ano. E que aprendam com mais essa tentativa fracassada (lembrem-se que em 1991, tentaram com o Falcão, e foi um fracasso maior ainda).

  45. Alberto disse:

    Pela importância que se dá ao futebol em nosso país, e a quantidade de jogadores talentosos que temos, daria para formar 3 seleções,e teríamos a obrigação de ganhar todas as copas do mundo!!
    Mas infelizmente somos supreendidos com bolas aéreas e pelo descontrole emocional de jogadores, que não sabem se comportar com o placar adverso.
    Mas tá bom!!!!!Já temos CINCO!!!

  46. João Rodrigue disse:

    Eu assisti ao Cartão Verde na quinta (um dos melhores programas, parabéns!) e acho que disseram tudo. Gravei as frases do Sócrates ( O mundo espera do Brasil o que só o futebol brasileiro pode oferecer. É como se o Brasil fosse à uma feira de carros e, mesmo tendo um Porsche, um Lamborghini e uma Ferrari, apresentasse um carro popular ) e do Xico Sá ( Nós só queremos ver alguma coisa bonita, uma mulher, mais ou menos que seja, passando na calçada). A questão não é o treinador ou o time que foi a campo. Ha quatro anos tinhamos um treinador experiente e um time de estrelas e o resultado foi o mesmo. A questão é a postura em campo, não era o Brasil que estava lá.
    Cada vez mais a filosofia do "importante é ganhar" tem acrescentado adeptos a sua lista e os resultados são cada vez mais dificeis de assistir. Talvez tenhamos nos confundido na hora de refletir sobre as Copas de 82 e 94. A primeira não foi uma tragédia e a segunda não foi um novo começo. O futebol é democrático, a arte pode aparecer de várias formas, em várias estilos, porém não existe arte sem atitude, passes de lado e pragmatismo não combinam com o esporte. E tem afastado a torcida da seleção brasileira. Eu sou um deles. Não assisto aos amistosos e torço por outras seleções quase tanto quanto pelo Brasil, as vezes com mais entusiasmo, já que elas oferecem mais emoção. Talves eu esteja errado, mas não me decepcionei com os times pelos quais torci (Alemanha e Uruguai).
    Concordo também que o Dunga errou na convocação e na maneira com a qual dirigiu a seleção em direção a esta Copa. Teve mais comprometimento com seus jogadores do que com a seleção brasileira. Mas acho que devemos rever nossos conceitos em relação à nossa seleção. Qual dos nossos times jogou um futebol totalmente convincente nas ultimas 6 Copas? É preciso rever as prioridades. A Copa do Mundo é um dos eventos mais importantes do mundo moderno, é duro esperar 4 anos e ter que se contentar com meio futebol. Não somos obrigados a vencer todas as Copas, mas somos obrigados a oferecer o melhor de nós em todas elas.

    Grande abraço

  47. Paula disse:

    Maior erro do volante??? Como assim?? O julio de frente para a bola e me erra? Repare que ele errou o alvo mesmo! Só é tocado quase no momento que a bola chega e ja teria batido em seu soco. Ele erra totalmente a bola, nem resvala!

    Ele salvou o Brasil em toda a era Dunga mas infelizmente falhou na Copa! Acontece,. infelizmente o time não soube ajuda-lo.

    Erro de Felipe achei no segundo gol, qdo ele deixa o 10 da Holanda livre livre e, em lance de sincronizado com Gilberto, acompanha a trajetoria da bola na cabeça de Sneijder.

  48. Pacheco disse:

    Como anunciei há poucos dias, eis os urubus roendo a carcaça do Brasil. Os brasileiros estão tristes e os urubus que passam seus dias à torcer contra, que chegam a torcer para 31 times na copa contra o Brasil estão aí, eufóricos com mais essa conquista. Parabéns urubus, vcs conseguiram. Vcs estão ganhando de 14 à 5. Isso quer dizer que o Brasil ganha mais de uma a cada quatro copas disputadas. Vcs e suas 31 seleções ganharam 14 e os brasileiros sozinhos ganharam cinco. Mas como vcs gostam do sabor do sangue brasileiro, hoje é dia de banquete. Fartem-se. Em quatro anos, se Deus for o técnico da seleção, certamente vcs usarão a bandeira e a camisa do diabo, pois não importam os nomes, vcs querem é sangue. Parabéns, urubus.

  49. Pacheco disse:

    Em 2006 foi o Roberto Carlos, esse ano o Felipe Melo.
    Quando vamos começar a entender que o futebol é um esporte e que, como tal, podemos ganhar ou perder? E a arbitragem que está acabando com o futebol? Nem estou falando pelos jogos do Brasil, a arbitragem foi a grande estrela desse mundial. Não houve rodada sem pelo menos um destaque horroroso envolveno o apito. O japones que apitou Brasil e Holanda também foi uma bosta. Houve um penalty clamoroso, carrinho por trás do Kaká no final do primeiro tempo que o cara não marcou. E o Kaká? Joga porque é bonitinho?De novo não fez nada a copa toda e vai ser poupado pela mídia e pelos urubus…O culpado foi o Júlio Batista, o Nilmar, o Felipe Melo, mas o Kaká? O que foi que ele fez? De novo, nada. Outro Zico na futebol brasileiro. Não seria Zica??? Pode até jogar uma bolinha no clube, mas na hora da seleção, não é bobo de botar as canelinhas na reta. Não ganha pra isso, né, Kaká? Agora corre lá pra cadeia dos Estados Unidos lamber o saco do apóstolo Hernandez e da bisca Sõnia. Aproveita e deixa lá uma graninha que eles estão precisando.O papai do céu estaá muito feliz com vc e com o Robinho e seus meninos que se recusaram a entrar na casa de luz que ajuda crianças deficientes. Deficientes são vcs, seus imbecis.

  50. Pacheco disse:

    Hoje acabou a copa do mundo. O Brasil saiu ontem e a Argentina saiu hoje. Não temos mais pra quem torcer nem à favor e nem contra.
    Isso vale para os brasileiros e para os urubus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>