14 out

O Beira-Rio tá virando o Morumbi?

Birnadas

De Vitor Birner

O Beira-Rio parecia definido como sede do Rio Grande do Sul para a Copa do Mundo no Brasil.

Não havia questionamentos fortes e constantes a respeito de garantias bancárias e projeto tal qual se fazia por exemplo no Morumbi.

A situação era até curiosa diante da intensa rivalidade dos 2 gigantes clubes gaúchos.

O Grêmio que vai construir outra casa para seu time e torcida brigou menos do que este blogueiro imaginava.

Mas talvez tenha sido a tática. Nunca desistiu de vencer outra batalha contra o maior rival.

A Grêmio empreendimentos, por exemplo, contratou em março o arquiteto Carlos de La Corte para acompanhar todas as fases da construção da Grêmio Arena (a assessoria de imprensa dele me disse que informação não procede. Veja a atualização no fim do post*) .

Carlos de la Corte é consultor de arquitetura do COL (Comitê Organizador Local) e pago pela Fifa para acompanhar as obras da  Copa-2014. Sabe tudo que é necessário para os palcos do mundial.

Sabe como são as coisas.

Se o Inter enfrentasse algum problema, dificuldade, ter o especialista que fiscaliza os estádios brasileiros escolhidos, incluindo o Beira-Rio, trabalhando para o interessado Grêmio poderia facilitar a reviravolta.

Semana passada a Fifa rejeitou as garantias bancárias do Colorado.

Agora exige o rebaixamento do gramado, o que seria impossível segundo o Internacional.

O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, divulgou nota oficial (na íntegra no fim do post) reiterando o apoio ao estádio do campeão da América em 2010.

Emídio Ferreira, vice-presidente de patrimônio do Internacional, estranhou a situação.

Ao globoesporte.com declarou

“Estamos discutindo isso há algum tempo, e tínhamos descartado o rebaixamento do gramado. Estamos conversando, chegando a um denominador comum. No Soccer City (em Joanesburgo, onde foi realizada a final do Mundial), que foi um estádio novo, não um estádio construído há 40 anos, eles não usaram as cinco primeiras fileiras. Eu vi isso. Fiz até fotos”, declarou .

http://globoesporte.globo.com/futebol/times/internacional/noticia/2010/10/impasse-fifa-pede-rebaixamento-do-gramado-e-inter-diz-que-e-impossivel.html

Problemas com garantias econômicas, projetos cada vez mais difíceis e caros, alegações de dirigentes do clube pressionado dando conta que há diferenças de exigência em relação ao estádio daqui e da África do Sul apesar de Jerome Valcke garantir que o padrão é igual, apoio total da prefeitura…

Já vi esse filme antes.

Só muda um pouco o enredo.

No de Porto Alegre o concorrente silencioso buscou o especialista e já tinha divulgado faz tempo, com projeto apresentado, que iria levantar outro estádio.

Eis a nota oficial do prefeito José Fortunati

- Tendo em vista a preparação de Porto Alegre para a Copa do Mundo FIFA de 2014 em termos de infraestrutura esportiva, a Prefeitura Municipal de Porto Alegre vem a público para os seguintes esclarecimentos:

· Reiterar seu total apoio para a que a sede dos jogos da Copa na cidade seja o Estádio Beira-Rio, desde que atendidas as demandas da FIFA, procedimento adotado desde o princípio da candidatura;

· Lembrar que não mediu esforços para auxiliar o Sport Club Internacional na viabilização do projeto de modernização do estádio Beira-Rio, seja apoiando institucionalmente, alterando índices construtivos de áreas de interesse do clube, buscando soluções para o financiamento de estádios privados ou lutando incansavelmente para a concretização das isenções fiscais em todos os níveis da federação;

· Manifestar a convicção de que as eventuais e normais divergências de projetos e valores relativas a obras do porte das que estão sendo executadas no estádio Beira-Rio serão superadas por meio do entendimento, sempre com o acompanhamento próximo da Prefeitura, que reforça seu compromisso de contribuir no que estiver ao seu alcance;

· Reafirmar que o trabalho de preparação de Porto Alegre para o grande evento esportivo coloca o interesse da cidade acima de questões pessoais, políticas, partidárias ou clubísticas;

· A administração municipal reitera a convicção de que será uma importante sede da Copa do Mundo de 2014 diante de qualquer cenário e que nesta cidade os recursos públicos serão investidos somente naquilo que representar o bem coletivo.

*Atualização (19hs)

Carlos de La Corte, segundo me informa a assessoria de imprensa do arquiteto,  não acompanha as obras da Grêmio Arena. Foi contratado apenas para prestar uma consultoria na fase de projetos.

A primeira informação dada por este blog foi retirada de fonte oficial, no caso a própria revista oficial do Grêmio, escrita em inglês, que foi levada à Africa do Sul durante a Copa, tal qual você pode comprovar  acessando o link no fim do post.

http://rapidshare.com/files/425103616/Revista_Gr__mio_Copa_2014_1_.pdf

32 respostas a O Beira-Rio tá virando o Morumbi?

  1. ACSancheZ disse:

    Nao tenho nenhuma simpatia pelo Internacional, muito pelo contrário…namoro uma Gremista, mas gosto das coisas corretas. E sinceramente, o que farão com eles é uma PUTA SACANAGEM, assim como o que fizeram com o MORUMBI… viva a farra da Copa e das Olimpiadas!

    É óbvio que as exigencias e padroes variam de acordo com a necessidade de tirar ou nao o estádio da Copa. Esta cada vez mais claro que, Jerome Vackle e Ricardo Teixeira, descobriram que construir estádios na Copa para países sub-desenvolvidos é um grande negócio. Afinal, estádios a pressos de Europa com fiscalizaçao típica brasileira!

    ABUSO!

  2. Antonio Carlos disse:

    O Birner todo clube que não depende da famigerada CBF é colocado para traz pois o maléfico presidente não poderá tirar proveito, esse é o nosso querido mas judiado Brasil. Quero ver de onde virá a verba do Gambazão, quem viver verá e pagará.

  3. L. Erasmo Baiano L.G disse:

    Não é possível que os patifes vão continuar eternamente no comando da sociedade.
    Quando vamos dar um basta, nesta patifaria toda.
    Em todas as eferas de comando(municipal/estadual/federal)

  4. Ricardo disse:

    Birner……brincadeira!!
    Por que os clubes então não fazem um esforço ou melhor sem se esforçar para não colocar dinheiro e deixar a FIFA construir seus estadio.
    A CBF nunca ajudou os clubes, pelo contrario. Isto está uma palhaçada. O Morumbi foi excluido, porém ainda nem aprovaram as obras daquele que dizem irá ocupar o espaço do Morumbi na Copa.
    Ontem participei de um evento sobre a Copa 2010 na Africa do Sul. Acredite!!!!
    Eles comecaram e planejaram tudo, pasmem, entre 6 e 4 anos antes, isto é entre 2004 e 2006 montaram todos os planos.
    Estamos a menos de 04 anos da Copa e ainda não se sabe qual o estadio receberá os jogos!!!!!!
    E eles ainda são reeleitos!!!!

  5. Antonio Carlos disse:

    Toda obra sem alicerse esta fadada a ruir, e ( André ¨Sem ¨Sanches) é uma delas vcs. verão.

  6. ANTONIO disse:

    NAO A DUVIDAS QUANTO A QUESTAO POLITICA DA CBF E FIFA SOBRE O MORUMBI. O SPFC ESTA CERTO O GASTO E MUITO GRANDE POR APENAS UM JOGO .QUEM COMETER LOCURA VAI SE ARREPENDER A COPA PASSA E A DIVIDA FICA ESTADIO E MAL NEGOCIO NAO SE PAGA SOZINHO. OBRIGADO AOS SENHORES FEUDAIS DO FUTBOL

  7. Fabão disse:

    Ah ah ah, pois é, não gostaria de pensar isso, mas não tem jeito: tem coisa aí,a famosa propina, com certeza. Como teve na estória do Morumbi, é tudo gente sem escrupulos, o que interessa é o dinheiro, o povo que se exploda. Esssa FIFA já era…Futebol virou coisa de gangsteres.

  8. Alberto disse:

    Já falei isso antes, mas a burrice, travestida de paixão clubística (ou seria o inverso?), faz a prosperidade toda de um estado como o Rio Grande do Sul ir pelo ralo.
    Dois times com dois estádios ultrapassados e sub-utilizados em regiões nobres da cidade.
    O que isso significa? Perda de dinheiro.
    Por que não imitar uma Milão ou mesmo uma Munique e ter apenas um estádio muito moderno para os dois times?
    Ah, mas ai virão os 'entendidos' do Sul e dirão que eu falo isso porque não conheço o a rivalidade clubística entre Grêmio e Inter para sugerir isso.
    Posso não entender, mas posso afirmar que ela é bem idiota a ponto dos dois times manterem seus respectivos estádios enquanto poderiam estar ricos com a venda dos espaço de seus estádios para mega empreendimentos imobiliários e dividindo os custos de um único e moderno estádio para os dois.

  9. tricolor disse:

    e Inter e São Paulo foram contra Kleber Leite (apoiado por Ricardo Teixeira) na eleição do Clube do Treze!!!
    deve ser só coincidência os dois clubes, que mais ganharam títulos importantes nesta década, que são oposição a Ricardo Teixeira estarem passando por isso…
    Afinal o dono a 21 anos da CBF nunca faria isso!!!
    deve ser coincidência…

  10. Danilo disse:

    Que nada, CBF e Inter são da mesma laia daqui a pouco tudo se arruma.
    Se Gremio e Palmeiras fizerem mesmo outro estádio eles ficaram no minimo 20 anos sem grandes titulos.

  11. Antonio Carlos disse:

    O São Paulo saira ileso dessa malfadada Copa do mundo, quem viver verá. Vejam o CT de Cotia se pode ser com parado com aquele projeto de CT dos manos nâo dà né PÔ

  12. paulo disse:

    Já que a corrupção está intalada na CBF e muitos clubes, poderia um deputado criar uma lei com urgencia para retirar o ricardo teixeira, sei lá criar um Ministerio do futebol para dar um jeito nesta palhaçada(mamata), é um grande sonho!não somos o país do fuitebol!!!

  13. Fernando Gentil disse:

    Birner

    O que me consta é que o Internacional quer tocar as obras com recursos próprios,o que a Fifa não aceita.

    Cabe ao internacional agora, buscar parceiros,para darem as garantias que a Fifa exige.

    Tem que rebaixar o gramado,torna-se problemático ,pois o mesmo está somente a 1,5m, acima do lencol que passa embaixo do estádio ,já que o rio margeia o estádio,

    O grêmio está na disputa, tem o direito também justo levar quem for mais competente e cumprir com as exigências.

    Apesar de tudo, creio que está na hora de levar as "coisas" com mais seriedade e não ficar empurrando com a barriga.

    Abraços

  14. paulo disse:

    Aqui, em SP, a sede é o estádio de vento da 4º força futebolistica do estado de SP. No RS, seguindo a coerência, vai ser em Caxias….

  15. Jura Tri-hexa disse:

    Me disseram que o eatádio da rua Javari é o plano D da CBF!

  16. Quando o SPFC e o Morumbi foram bombardeados pela FIFA e pela imprensa paga por eles [quase] ninguém falou nada.

    Os outros clubes ficaram quietos achando que puxando o saco do Ricardo Teixeira e de Jerome Valcke ganhariam com isso. Este caso do Beira Rio mostra que as pessoas que comandam o futebol estão dispostas a passar por cima de tudo e de todos para garantir seus lucros. Passam até por cima dos aliados.

    O negócio é fazer o que o tricolor vem colocando em prática: reformar o Morumbi independente de Copa. Dessa forma não precisa fazer loucura financeira e nem se submeter ao tacão da FIFA/CBF.

    Galinhada, agora foi o Inter, mas o próximo podem ser vcs! O Travecão depende de acordos políticos e nesse caso o risco de vcs dançarem pode crescer! huahuahuahuahuahauahauahuahua

  17. Suíno mineiro disse:

    Hmmm… será que é por causa da vitória do Tarso Genro?

    Já foi muito estranho Belém ter ficado de fora, para fazer os jogos em Manaus. E o Papão? E o Leão? Muito mais tradição que Manaus.

    Também foi injustiça com Goiânia. Brasília podia muito bem ter ficado de fora.

  18. Carlos Roberto disse:

    Otário é quem entra nessa de contruir estádio, pra o Eurico e Fifa engordarem.

  19. Jonas disse:

    Birner , apenas para teu conhecimentos, os responsaveis pelo comite organizador da copa no RS tem entre outros o presidente eleito do gremio Paulo Odone Ribeiro, e o vice-presidente eleito do Gremio, Eduardo Antonini…esse ultimo, Antonin, Secretário Extraodinario da Copa no RS…o que você acha..que ele esta ajudando o Inter, sendo vice presidente eleito do gremio???????????

  20. Antonio Carlos disse:

    Birner o Goducho disse que domingo contra o Bugre ele vai arrebentar sssssssssssssssó se for o calção ou a camisa, pois com aquela pança cada corrida é um tombo, não teve o ridiculo, vai ser ridicularizado assistam o jogo e me desmintam se forem capaz.

  21. Fernando Gentil disse:

    Para ACSanches

    Além de você namorar uma Gremista ,acredito que realmente goste das coisas corretas Quanto a "PUTA SACANAGEM" que fizeram ao morumbí, a qual você refere,esqueceu de dizer quais foram êlas.

    Você se refere a paises sub-desenvolvidos e inclui o Brasil neste contexto, me desculpe, mas, isto é próprio de quem tem uma cultura de enciclopédia.

    Mania de perseguição virou " Lugar Comum" aos decepcionados e frustados.

    Abraços

  22. bruno disse:

    éé…brasileiro tem cara de palhaço mesmo.

    que coincidência os estádios particulares serem contestados e não contestarem nenhum dos estádios públicos!
    nem os elefantes brancos
    se cuida, atlético paranaense

  23. Ricardo disse:

    Sim, o caso Beira-Rio pode ser chamado de Morumbi II … a Fifa pressiona o Inter a que ele pegue garantias bancárias ou com uma grande construtora – o que elevaria o orçamento em 70 mihões: o que significa MUITO DINHEIRO PRA VÁRIAS PESSOAS INTERMEDIAREM E REPARTIREM ENTRE SI.
    Se eu fosse a direção do Inter, mandava a Fifa à pqp e que a Prefeitura e o Governo do Estado dessem um jeito em fazer um elefante branco para a Copa.

  24. Wall disse:

    Com as últimas exigências da "FIFA", bom juízo seria a direção do Inter desistir da Copa. Cheira a (gorda) propina, coisa não habitual no Brasil, né? Quem assumir, só por ego, vai ter uma conta enorme no futuro.

  25. Paulinho Sabath&eacu disse:

    Vitor, com todo o respeito, está na hora de encarar a realidade para poder haver um mínimo de progresso.

    O padrão técnico dos estádios brasileiros mudará drasticamente a partir de 2013/2014.

    O Morumbi tem problemas estruturais que interferem negativamente na visibilidade do torcedor e das câmeras de tv.

    O Morumbi tem problemas estruturais que interferem negativamente no rápido escoamento dos torcedores e somado ao seu entorno problemático resulta em um estádio inseguro (dado o seu histórico de violência e tragédias em confrontos entre políciais e torcedores) para um evento como uma abertura de copa onde teremos a presença de dezenas de chefes de estado de todo o mundo.

    O Morumbi é úmido, frio e fedido ( a Sabesp já ligou a agua? Porque a cascata lá no córrego continua…tá, desculpa já me empolguei…) e na verdade nunca foi finalizada sua construção. (ainda não possui todo o acabamento externo previsto na planta original).

    A última grande reforma estrutural que recebeu ainda foi em 2000 (quando recebeu amortecedores que adiaram seu desabamento), graças a Fifa e ao Coringão (principalmente)

    MAS O IMPORTANTE PARA O TRICOLOR É O VALOR DO SEU PATRIMÔNIO.

    Por estar em uma região realmente valorizada, o valor de seu terreno é estratosférico, o que faz haver esperança para seus torcedores de um dia possuírem uma arena realmente moderna e competitiva, para os anos (muito exigentes) que virão.

    Mas pra isso é preciso arrojo e coragem de encarar os fatos com lucidez, algo que já foi a marca do tricolor, mas que hoje em dia não se encontra mais pros lados do spfc.

  26. Claudio Marques de A disse:

    Birner,

    No video que o Internacional produziu e que foi entregue à FIFA em janeiro de 2009 há a demolição da arquibancada inferior e o rebaixamento do gramado. Tenho uma cópia, pois participei da concorrência para a construção do estádio do Grêmio.
    O grupo do qual eu participei perdeu a concorrência.

    Quanto ao Morumbi, muito blá, blá, blá. O projeto do Internacional em janeiro de 2009 estava muito mais adiantado que o do Corinthians agora, incluindo a maquete eletrônica que era muito melhor.

    Abraços,

    Cláudio Prado

  27. Paulo César disse:

    Em minha opinião, os grandes clubes deveriam dar um pé nos grandes glúteos da cbf e da fifa e largar esse droga de copinha de 2014, deixando-a para os medíocres d esempre, afinal é o que eles querem, assim fica mais fácil "à divisão da bolada oriunda da corrupção". Vamos ver se essa palhaçada continua, ontem foi o morumbi, hoje é o beira-rio e amanhã quem será à vítima dos corruptos de sempre…?

  28. Delgado disse:

    O Morumbi é frio, úmido e fedido… Ok. Essa é a impressão do internauta. Que talvez nunca tenha tido a oportunidade de ir até Itaquera onde será construído o estádio do time dele.
    Será que ele já foi algum dia até lá? Com certeza, não.
    Se for descobrirá que, num levantamento não muito seguro, 35% dos imóveis da região não estão conectados a rede de esgoto oficial. Nesse estudo se considera também aqueles que estão incorretamente conectados a galerias de águas pluviais.
    Por que será que a Odebrecht ao invés de dar de 'graça' um estádio para um time de futebol, não providencia também, só que de 'graça' de verdade, a rede de esgoto para população carente de Itaquera e Região.

  29. S8 disse:

    Há,é uma nova perseguição desses malvados da FIFA…Quando o São Paulo estava com dificuldades pra aprovar o projeto de reforma do Morumbi junto a FIFA (pra fazer a abertura,é bom deixar claro.Pra jogos de pouca importância,a FIFA aprovava o projeto)eu via um monte de dirigentes do São Paulo dizerem:"Eu quero ver se a FIFA vai ser tão rigorosa assim com os outros estádios particulares…",sendo até desonestos intelectualmente,já que as exigências não eram as mesmas,pois diferentemente do Morumbi,o Beira-Rio era colocado pra sediar apenas jogos da primeira fase e das oitavas de final,fato que diminuem as exigências.Mas não é que a FIFA está tendo um proporcional rigor com o Beira Rio também!Que coisa,né!Como a FIFA gosta de perseguir os homens bons,né!Que gente diabólica!

  30. Eduardo disse:

    Sediar a Copa no Gigante é importante para o Inter, pois é inegável que falicitaria o processo de modernização e rreforma do Estádio, chamado "Gigante para Sempre". No entanto, entendo que se as exigências forem insuperáveis, o Inter deve largar a Copa e deixar os jogos para o novo chiqueiro que está se iniciando. No mais, ao comentári acima acerca de um estádio para os dois, parece-me coisa de gente que torce para time sem estádio, não?

  31. Daiana disse:

    Esse Fernando Gentil ta na cara q eh gremista. Tio, a hora que corinthians e gremio CONCLUIREM as obras, dai vcs podem pedir pra ser sede, pq ate agora, sao so projetos, ta no papel, duvideo-do que fiquem prontos ate 2014. Aguardem e verao
    Qto ao cara q falou de fazer um estadio sho pros dois times pra dar mais lucro, esquece mizifio, dividir lucros e a mesma casa eh coisa de time sem estadio de SP e RJ, pra vcs parace q da certo, mas vejam a situacao dos times ai. Fora q no Gigante sempre tem show, lucramos muito mais, coisa q nao acontece no estadio dos azuinhos bananas de pijama.

  32. Lázaro Silva disse:

    Caro Birner, não sei se vc vai concordar comigo, mas ao q me parece, há uma espécie de "campanha" para q não tenhamos nenhum estádio particular na copa do mundo 2014, pois o Morumbi foi excluído sem motivos plausíveis, a Arena da Baixada não conseguiu ter as garantias bancárias aprovadas e agora inventam essa do Beira-Rio. Acho q existe um interesse MUITO GRANDE de q só tenhamos estádios públicos no evento, o q significa dizer q o dinheiro será em sua maior parte da união e, consequentemente, aumenta a possibilidade de desvios. É só uma hipótese q levanto, mas acho q tem fundamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>