18 out

CBF falha e a Copa Sul-Americana, nascida do fracasso para os fracassados, pode roubar nossa vaga na Libertadores

Birnadas

De Vitor Birner

Do fracasso para os fracassados

A Copa Sul-Americana é um torneio originado de fracassos da Conmebol e cheio de times fracassados nos campeonatos nacionais da temporada anterior.

Só a Argentina indica os melhores times da temporada para o torneio. E só começou a fazer isto para a atual edição.

Há 22 anos a Conmebol tenta criar a segunda competição dela. Já escrevi sobre o tema. A ideia  mais interessante foi a primeira, em 1988. Quem possuía título de Libertadores disputava a Supercopa de Campeões da Libertadores da América.

Na pior das hipóteses, os confrontos entre equipes tradicionais davam graça ao campeonato. E tecnicamente foi a melhor das competições alternativas.

Quatro anos depois, a Conmebol se homenageou  e bolou a Copa Conmebol, terceira em importância no continente. Naufragou em 1999. A Supercopa, em 1998, foi substituída pela Copa Mercosul que sobreviveu até 2001.

Desde 2002, a obscura Copa Sul-Americana ocupa o lugar de todas. Estava fadada ao fracasso.

Por que ganharia o prestígio que as outras não conquistaram? Obviamente não caiu no gosto do público nem parece muito atraente para os patrocinadores.

A decisão de dar vaga na Libertadores ao campeão da Copa Sul-Americana é apelação barata. Não passa de tentativa de valorizar o que não sobrevive por méritos próprios.

É um grande prêmio aos incompetentes.

No Brasil que nos interessa

O Vitória, décimo terceiro do último Brasileirão, teve bem mais chance que o Flamengo, campeão nacional, de voltar à Libertadores 2011.

Disputou a Sul-Americana, de nível técnico inferior ao da Libertadores onde o Flamengo competiu. E participou da Copa do Brasil.

Flamengo, Inter, São Paulo e Cruzeiro não puderam. Foram punidos graças aos bons desempenhos em nosso único campeonato realmente de primeira divisão.

O Corinthians também pagou pelo sucesso na  Copa do Brasil.

A possibilidade do quarto lugar do Brasileirão perder a vaga na Libertadores para o campeão do torneio cheio de times que só estão lá porque não foram bem é uma vergonha.

Um prêmio ao fracasso.

Fracasso da CBF é grave derrota para o futebol brasileiro

Ricardo Teixeira trouxe a Copa do Mundo para cá. Mas não conseguiu recuperar a quarta vaga do campeonato brasileiro

Talvez a vitória do mérito esportivo fique em algum plano inferior para a CBF.

A decisão de hoje foi uma derrota dele e de nosso futebol.

Quem se classificou para a Copa Sul-Americana 2010

Argentina (6 vagas)

Banfield -  Melhor pontuação acumulada na temporada 2009–2010
Argentinos Juniors – 2ª melhor pontuação acumulada na temporada 2009–2010
Estudiantes – 3ª melhor pontuação acumulada na temporada 2009–2010
Newell’s Old Boys – 4ª melhor pontuação acumulada na temporada 2009–2010
Independiente – 5ª melhor pontuação acumulada na temporada 2009–2010
Vélez Sársfield – 6ª melhor pontuação acumulada na temporada 2009–2010

Bolívia (3 vagas)

San José – 3º colocado no Torneio Apertura de 2009
Oriente Petrolero – 3º colocado no Torneio Clausura de 2009
Universitario de Sucre – Campeão do hexagonal do Torneio Apertura de 2010

Brasil (8 vagas)

Palmeiras – 5ª colocação no Campeonato Brasileiro de 2009
Avaí – 6ª colocação no Campeonato Brasileiro de 2009
Atlético Mineiro – 7ª colocação no Campeonato Brasileiro de 2009
Grêmio – 8ª colocação no Campeonato Brasileiro de 2009
Goiás -    9ª colocação no Campeonato Brasileiro de 2009
Grêmio Prudente 11ª colocação no Campeonato Brasileiro de 2009
Santos – 12ª colocação no Campeonato Brasileiro de 2009
Vitória – 13ª colocação no Campeonato Brasileiro de 2009

Chile – (3 vagas)

Unión San Felipe – Campeão da Copa Chile de 2009
Colo-Colo – Vencedor da primeira fase do Campeonato Chileno de 2010
Universidad de Chile – Vencedor da partida para a Copa Sul-Americana

Colômbia – (3 vagas)

Deportes Tolima – 2ª melhor pontuação na Copa Mustang de 2009
Santa Fe – Campeão da Copa Colômbia de 2009
Atlético Huila – 3ª melhor pontuação na Copa Mustang de 2009

Equador (3 vagas mais a LDU, atual campeã Copada Sul-Americana)

Emelec – Melhor pontuação na primeira fase do Campeonato Equatoriano de 2010
Barcelona SC – 2ª melhor pontuação na primeira fase do Campeonato Equatoriano de 2010
Deportivo Quito – 3ª melhor pontuação na primeira fase do Campeonato Equatoriano de 2010

Paraguai – (3 vagas)

Cerro Porteño -    Melhor pontuação do Campeonato Paraguaio de 2009
Olimpia – 4ª melhor pontuação no Campeonato Paraguaio de 2009
Guaraní – 5ª melhor pontuação no Campeonato Paraguaio de 2009

Peru (3 vagas)

Sport Huancayo – 4ª melhor pontuação no Campeonato Peruano de 2009
Universidad San Martín – 5ª melhor pontuação no Campeonato Peruano de 2009
Universidad César Vallejo – 6ª melhor pontuação no Campeonato Peruano de 2009

Uruguai (3 vagas)

Peñarol – Campeão do Campeonato Uruguaio de 2009–2010
River Plate – 4ª melhor pontuação no Campeonato Uruguaio de 2009–2010
Defensor Sporting – 5ª melhor pontuação no Campeonato Uruguaio de 2009–2010

Venezuela – (3 vagas)

Caracas – Campeão da Copa Venezuela de 2009
Trujillanos – Vice-campeão da Copa Venezuela de 2009
Deportivo Lara – 3ª melhor pontuação acumulada no Campeonato Venezuelano de 2009-2010

Escrito por Vitor Birner às 21:13 Vitor Birner 150 Comentários

150 respostas a CBF falha e a Copa Sul-Americana, nascida do fracasso para os fracassados, pode roubar nossa vaga na Libertadores

  1. Sergio disse:

    Birner

    Respeito o seu comentário, no entanto, não vamos mudar o foco do assunto, estou pouco me lixando para esta vaga, estou mais preocupado com a campanha “FORA RICHARLYSON” vces estão esquecendo o que esta praga de jogador está a longo tempo fazendo com o clube? O “machão” do Morumbi, sempre aprontando com suas estripulias e sempre enganando os torcedores que não enxergam nada.
    Vamos lá tricolores, acabar com este jogador inútil e mais tarde com alguns outros que não merecem vestir um uniforme tricolor que oferece todas as condições para ser um jogador de futebol (desde que seja de fato um jogador de bola).

  2. peixe disse:

    essa super valorização da libertadores, e mundial interclubes, é o que esta klevando os times a falencia, abrindo uma vitrine dos jogadores para a europa, deixando os cartolas e empresarios ricos, e os times cada vez mais pobres e falidos,deveriamos dar mais importancia aos campeonatos regionais, e nacionais como nos velhos tempos onde os times eram fortes e o futebol brasileiro era temido e respeitado, lembro dessa ultima seleção do dunga , uma vergonha, e depois de 1970 tivemos titulos mundiais ,com seleçoes brsileiras ridiculas com jogos fracos , ganhamos 1994 com dunga e compania, passando sufoco contra usa, e nos penaltes contra a italia, a do felipão a não ser a vontade e o talento de ronaldo e defesas de marcos , perderiamos. então vejo essa preocupaçao injusta …talves porque o sao paulo corre o risco de ficar fora da disputa. se ficar e por pura incompetencia porque existem 6 vagas, e se temos uma primeira divisão do campeonato brasileiro , qualquer time podera representar o brasil nessa libertadores, onde so para lembrar o santos foi o primeiro a garantir sua vaga, e o santos foi o decimo segundo colocado no campeonato passado e esse ano foi o melhor time brasileiro do primeiro semestre, então na sua visão não deveria estar classificado.e recordando a maioria dos bambis que o são paulo so ganhou o seu primeiro titulo nacional em 1977, e o brasil ja era o melhor futebol do mundo ,tri campeão mundial ,santos , palmeiras ,fluminense, inter , ja eram reconhecidos no mundo inteiro e o sao paulo nao era respeitado nem em sao paulo, estou escrevendo isso porque toda essa preocupaçao dessa vaga a mais é por causa da possibilidade do time de modinha ficar fora da libertadores do ano que vem , porque aposto que se o sao paulo estivesse em primeiro lugar no campeonato , voces estariam com sua arrogancia, disendo que a vaga deveria ser dada apenas ao campeao nacional, como era no passado.

  3. Carlos disse:

    Grande Birner! Até que enfim alguém se manifestou com relação a isso, parabéns!
    O que mais se vê na mídia hj são elogios, festa e exaltação pela volta do G4, mas parece que ninguém se deu conta desse absurdo que virou a tal sulamericana, a “segunda divisão” da Libertadores.
    Penso tb que a idéia da Supercopa é muito mais interessante e valorosa, apesar de ser corintiano (pois meu time hj não disputaria… mas, se Deus quiser, apenas por enquanto, rs), com os campeões do torneio; lembro de grandes disputas do seu SPFC com Flamengo e Cruzeiro nos anos 90, assim como a Copa do Brasil, que nos primeiros anos era uma disputa apenas entre os campeões estaduais, gerando disputas épicas como aquele Grêmio x Corinthians em 95.
    Abraço!

  4. ricardo f soares disse:

    Fala sério cara, o Santos disputou a Sulamericana. Pense bem e responda… É um time Fracassado ? Não seria melhor você dar nome aos bois e falar logo que quer tirar uma do Verdão em vez de desdenhar do que pode tirar uma vaga do seu São Paulo ???

  5. Anderson disse:

    Vc não acha que seria interessante a CSA ser disputada paralelamente a Libertadores? E que tal seguir o mesmo critério de disputa da UEFA?

    Abraço,

  6. Thales BH disse:

    Birner,

    Já reparou que os times que disputam a Libertadores têm várias desvantagens: não disputam Copa do Brasil (além do ranking da CBF, tem uma chance a menos de disputar a Libertadores do ano seguinte), não disputam a Sulamericana (outra vaga em disputa que não podem participar)…

    Ou seja, os times que não disputam a Libertadores, têm mais chances de disputar no ano seguinte.

    Muito injusto!!!

    Abraço

  7. marcio disse:

    já imaginou se o Palmeiras vencer a sulamericana e o quarto do campeonato brasileiro for corinthians ou são paulo ? rs…………

  8. LUIS disse:

    PALAVRAS MUITO FORTES AS SUAS DIZER QUE A SUL AMERICANA É PARA FRACASSADOS É O FIM DA PICADA SE VC. NÃO SABE NA SUL AMERICANA HA MUITOS TIMES QUE HA POUCOS MESES ATRÁS ESTAVAM NA LIBERTADORES E ATÉ CAMPEÕES CASO DA LDU, ESTUDIENTES, COLO COLO, PENAROL ETC.ETC. ETC. É LÓGICO QUE A SUL AMERICANA DEVE DAR SIM UMA VAGA NA LIBERTADORES SIM PARA O SEU CAMPEÃO É UMA FORMA DE PREMIAR QUEM FOR BEM NA COMPETIÇÃO. ENTÃO VOCE ACHA QUE É BEM MELHOR BRIGAR PRA FICAR ENTRE OS 4 DO BRASILEIRO DO QUE SER CAMPEÃO DA SUL AMERICANA? ENTÃO VOCE DEVE ACHAR QUE MERCOSUL, COMMEBOL, RECOPA, ETC.ETC.ETC. TAMBEM ERAM PRA FRACASSADOS? ATÉ QUE ADMIRAVA SEUS COMENTÁRIOS MAS NESSA MEU CARO VOCE CAIU UNS 99% COMO CONHECEDOR DE FUTEBOL.

  9. João Pereira disse:

    Eu só peço que alguém me explique o seguinte:

    - Por que é que o 4º colocado do campeonato brasileiro ou do campeonato argentino MERECE ser campeão da Libertadores????

    A exemplo da copa sulamericana, a copa do Brasil tbem premia os incompetentes. Alguns de inteligência um pouco tímida diz aos 4 ventos que é um campeonato democrático. É tão democrático que faz de tudo pra se resolver a parada, em favor dos grandes times do Brasil que a disputam, logo na primiera rodada. É SIMPLESMENTE UM ABSURDO. O 4 de Julho de Piri Piri tem que fazer o primeiro jogo em cansa e se tomar 2 de diferença na sacola, nem tem segundo jogo. Pq, já que é tão democrático, o primeiro jogo não é realizado na casa do Flamengo(por exemplo) e depois vai lá pro Piri Piri? Será que eles têm receio do Piri Piri enfiar os 2 logo de cara e já eliminar um dos grandes protegidos?

    O enredo do Tropa de elite 2 serve pra todos os segmentos no Brasil.

    Vergonha!!!

  10. Luiz Vidal disse:

    Excelente,Birner!!!É isso aí:tudo que a comebol (come bola?rs) é feito pra ver se consegue garfar mais uns caraminguás dos patrocinadores,em desprêzo total pelos times de futebol que investem em jogadores,campo,torcida,etc…..mas fazer o quê?enquanto o Brasil ficar tentando seguir na saga da familia Havelange(que eraapenas um atleta de natação e nem brasileiro era ,era um belga naturalizado!)Se o Teixieira não consegue nem ao menos pacificar o futebol em territorio nacional,imagine o que não faz a comebol com o Grondona,outro bandido que tem o mesmo nível e projeto ods Havelanges,apenas comanda um grupo mais fraco,mas há uma esperança!com o crescimento e o respeito ao Brasil,conseguido pelo Presidente Lula e prosseguindo com dilma roussef o Brasil passará a ter muito mais peso (e honestidade)no ambito sul americano,que com o apoio de outros líderes tirando fora êsse larápio bahiano-Orlando Silva,que não se justifuqe pelo nome,se entrar alguem com retidão e honestidade:babau pra famiglia Havelange,Fifa,cobebols,etc…..o acessório segue o principal…

  11. Guilherme disse:

    Bom seria se acabar com essa Sulamericana e criar a Copa dos Campeões da Libertadores , como é feito na Europa e que esta copa desse uma vaga para o mundial, assim tanto o campeão da Libertadores quanto o campeão da copa dos Campeões estariam no mundial, teriamos um campeonato com times tradicionais. Uma pena seria ver o Cúrinthians fora disto a menos que ganhe uma Libertadores, o que acho impossível, rsrsrsrsrs.

  12. jander carlos disse:

    a verdade nua e crua é essa conmebol……
    a vaga da sul americana não afeta nada
    a verdade é q a copa libertadores ta uma vergonha. me fala pra q chamar time da america central sendo q eles tem o campeonato deles (concacaf). então abre masi vagas para brasileiros e argentinos na libertadores, ai sim seria um campeonato sul americano de verdade. vlww

  13. Rafael disse:

    Os times q disputam a Sul Americana não são responsáveis pela incompetência da CBF… apenas fazem a sua parte e disputam a competição.

    Antes era criticada pq não dava vaga à Libertadores. Agora é criticada pq dá a vaga à Libertadores!

    Birner, esse seu post está RIDÍCULO!!

  14. Diego Tito disse:

    Acho válido desde que não pegue a vaga do Campeonato Brasileiro.

    E a solução para a melhora do nível técnico do torneio seria realmente levar os melhores de cada país para a Sulamericana.

    O G4 viraria G8, com os 4 primeiros classificados para os dois torneios continentais.

    Seria uma chance a mais para os melhores times do país garantirem uma vaga na Libertadores.

    Com três torneios dando vaga, teria emoção pro ano inteiro.

  15. Joao Lourenzo disse:

    Para mim o problema nao eh a Sulamericana dar uma vaga. O problema é a Copa do Brasil fazer isso… Em questão de nivel tecnico, a CSA está MUITO acima da Copa do Brasil.

  16. Sktrad_TriMundial disse:

    Birner, concordo com você.
    É muito interesse. Abrem as pernas pra tanta gente, são tantos vontade pra satisfazer e agora vira essa zona.
    Pensa bem:
    - Estaduais reduzidos com 12, no máximo 14 equipes com 1 caindo e 1 subindo. Campeão e vice vão para Copa do Brasil.
    - Copa do Brasil: Campeão e vice de todos os estados. Sem convidados. O Campeão vai para Libertadores.
    - Brasileiro: 20 equipes. O campeão vai para a Libertadores
    - CSA: Sobe a régua e pega os 2º e 3º colocado de cada pais. O Campeão disputa a Supercopa com o campeão da Libertadores.
    – Libertadores com os melhores, enxuta e de nível alto. Sem mexicanos.
    Enfim….isso é um esboço mas é tão difícil assim?!

    Agora pensa bem o Cruzeiro se mata o campeonato inteiro, tem chance de perder o título do Brasileirão e até a Libertadores enquanto isso o Atlético que cagou e andou o ano todo vai pra Libertadores ganhando a CSA premiado por ser mediano no ano passado?!
    Quem perde com isso é nosso campeonato mesmo.
    Investir em jogador? Investir em estrutura? Patrocínio? Estádio?!
    Pra que?! basta montar um time médio pra terminar o Brasileiro numa posição intermediária que vc vai pra CSA e depois bate em times mais medíocres ainda da América do Sul.
    Pronto vc está na Libertadores.
    CSA ficou mais fácil do Copa do Brasil.

    [ ]s

  17. Tiago Oliveira disse:

    Eu acho que é uma forma dee alguns times buscarem seu espaço em competições internacionais, caberia muito bem para o Corinthians.

  18. Tiago Oliveira disse:

    Eu acho que é uma forma dee alguns times buscarem seu espaço em competições internacionais, caberia muito bem para o Corinthians.

  19. Lia Peixoto disse:

    Só pra variar, tá chorando pelo curingão, ao invés de fazer a análise do contexto geral.

  20. Leandro Caniza disse:

    Comentário perfeito!

  21. Luciano Galves disse:

    Realmente, verdade Birner! Sequer tinha pensado desta forma, talvez por desinteresse, afinal, com um torneio fraco e sem jusificativas plausiveis como esse, pra que eu iria parar pra pensar sobre?

    Mais uma vez vc tem razao e mais uma vez nosso futebol mostra a sua incompetencia organizacional.

    Abaixo esse lixo de Sulamericana! Abaixo os incompetentes e mal-intencionados!!!!!!

    Parabens pelas colunas Birner!

  22. Fabricio disse:

    Birner, o problema maior é o calendário. Acho que a Sulamericana deveria sim classificar o campeão à Libertadores, mas deveria ser disputada simultaneamente à ela, e a Copa do Brasil deveria ter todos os times. Outra coisa que merece discussão é que os times não têm objetivo de ganhar o Brasileiro, só conseguir vaga na Libertadores.

  23. Douglas disse:

    Parabens pela análise Birner!
    Esses “comentaristas” são um mais ignorante que o outro.

  24. Mauricio PS disse:

    A Copa Sul-Americana é muito mal elaborada isso sim… Não é um torneio ruim, mas se for valorizada demais, concorre com a Libertadores. E isso a própria Conmebol não quer.

    Também me recordo com carinho da Supercopa da Libertadores, um torneio que só tinha campeões, e que foi ganha 1 vez pelo SP e 2 vezes pelo Cruzeiro. Isso sim foi um torneio interessante que premiava a competência.

    Mas acho que o prêmio com a vaga na Libertadores é justo, uma vez que seja o time que for, acaba por conquistar alguma coisa e obtem mérito dentro de campo.

  25. Birner, tudo bem? O seu blog é excelente, mas é uma pena que seja tão mal frequentado. Qual será o problema do torcedor brasileiro? Ele prefere ver o futebol sulamericano continuar a ir pro buraco, do que concordar com um fato óbvio. Esse problema das vagas, seria facilmente resolvido se a Dona Fifa colocasse um padrão para o calendário mundial. É inadmissível ver uma Copa Nacional premiar o seu campeão com uma vaga para a Libertadores. Nem na Copa da Inglaterra ou na do Rey é assim! Tá na hora da Libertadores ter o padrão Copa dos Campeões, com fases de classificação e classificando os 3º colocados da fase de grupos para a Sulamericana, igual ocorre com a Liga Europa. É lógico que para isso, as competições terão que caminhar juntas. Só um detalhe: sou são-paulino e o meu time na minha opinião NÃO MERECE ir para a Libertadores 2011. A Copa do Brasil e a Sulamericana é o nosso caminho. Só quero ver se isso ocorrer e se formos campeões de uma das duas, como irão reagir estes mesmos torcedores que estão aqui fazendo “gracinha”. abraços

  26. Daniel disse:

    Ahhhhhh faça me o favor meu querido!
    Primeiramente a sulamericana não foi feita para os fracassados pois é necessário sim se criar outro torneio continental! Ou você acha justo com um continente com tantos times excelentes viver apenas de libertadores?
    A sulamericana vem ganhando expressão cada vez mais!
    Agora me responda uma coisa!
    Você fala da sulamericana como se fosse um lixo. Então me responde o q é a copa do brasil? essa sim é muito expressiva né?

  27. Thiago disse:

    Meu caro Birner, sempre leio teu blog, e respeito tua opinião. Mas permita-me discordar de você nesta análise.

    A Copa Libertadores foi desprestigiada quando passou a ter 36 equipes. Era muito forte quando possuia apenas 24 vagas. Hoje, muitos times disputam o Campeonato Brasileiro apenas para ser o quarto colocado. Temos times ridículos disputando a Libertadores, fora a venda de vagas para times do México, que disputam como “convidados”, mas se forem campeões não vale de nada.

    O que é mais fracasso? Lutar para ser o quarto colocado num torneio nacional ou ser campeão de um torneio, mesmo que de nível duvidoso? Pelo menos, este time foi campeão de algo.

    Assim como o campeão da Copa do Brasil. Pode ser uma competição de nível inferior, mas o time teve que ser campeão. Prefiro ser campeão de um torneio meia-boca à ser quarto colocado no torneio nacional. Quarto lugar não pôe taça na sala de troféus.

    Com esse modelo atual, um time pode ser campeão do mundo sendo apenas o 4º melhor do seu país.

  28. Paulo Cavalheiro disse:

    A Copa Sulamericana é na verdade uma nova Copa Conmebol, se não for ainda mais piorada

    Como pode uma competição internacional ter uma eliminatória entre times de um mesmo na primeira fase?! Isso é absurdo!

    Não acho errado o continente ter uma segunda competição, à exemplo da Liga Europa. Mas aqui falta refinar BEM mais a metodologia de disputa e os critérios para se definir os participantes.

    A atual Sulamericana é um elefante branco no calendário, que poderia dar lugar a até mesmo uma Copa do Brasil em dois semestre, com os times que vão pra Libertadores e que disputam as séries A e B, ao invés de uma enxurrada de equipes obscuras.

  29. Thairo disse:

    Respeito sua opinião mas discordo. Concordo com o amigo que colocou que é melhor ganhar a vaga sendo campeão de um torneio mesmo sendo de nivel duvidoso, do que lutar pra ser o quarto colocado de um torneio.Quanto aos times que estão na competição serem fracassados, ta aí um exemplo de q n são: O Avaí por exemplo, com o time que tinha ano passado, conseguiu a vaga como sexto colocado do brasileirão,isso pra mim não é fracasso.No caso do Palmeiras que tinha time e liderou o campeonato inteiro e chegou em quinto,isso sim é fracasso! Mas veja que ironia, o mesmo Palmeiras é o favorito na minha opinião a levar o caneco e caso isso se confirme pode ter certeza que o “fracassado” campeão da sulamericana será um dos favoritos a libertadores de 2011 considerando que, os times brasileiros e Argentinos já entram como favoritos e que o “Fracassado” Palmeiras se conseguir a vaga deve montar um bom time e com o Felipão no comando que é super competente, pé quente e sabe jogar libertadores (é campeão da Libertadores por 2 times Palmeiras e Grêmio) não tenha dúvidas de que o “FRACASSADO” da sulamericana pode sim ser o campeão da Libertadores de 2011, o que iria fazer vc pagar sua língua fortemente! hahahahaha

  30. Evandro disse:

    Perfeita análise…e o que falar da Copa do Brasil?
    Para mim é o torneio mais ridículo que tem…os 4 melhores times do país são proibidos de disputar…é um torneio que não tem bi-campeão, pois ao ser campeão, o prêmio é se livrar dela no próximo ano…
    Isto deveria ser revisto, pois na Europa, todos os times disputam as copas europeias e as copas nacionais…
    Abraços

  31. Humberto disse:

    Eu vinha chamando esses torneios – Copa do Brasil e Copa Sulamericana – de Copa dos Derrotados. Às vezes, chamo também de torneio mirim, pois gente grande não entra. Mas Copa dos Fracassados é muito bom.

    É estranho a imprensa não criticar a aberração que representam essas duas copas frequentemente.

    Qual o sentido de fazer um torneio em que o corte ocorre por baixo, em que são selecionados os piores?

    Por que não fazem logo então uma supercopa dos rebaixados?

  32. Vitor Birner disse:

    Se vc é capaz de mentir a dezenas de milhares de pessoas num só dia e mais de milhão no mês pq há interesses dos seus time envolvido, não acredite que todos darão a mesma pisada de bola. As pessoas são diferentes

  33. Vitor Birner disse:

    Quando alguém pega algo que não é dele sem o aval dos donos rouba.
    A Conmebol pegou a quarta vaga do brasileirão, ou do campeonato nacional que o futuro campeão sul-americano disputa, e deu ao campeão da Sul-Americana.
    fez isso no mei do brasileirão e contrariou o regulamento, a lei do camepnato.
    fez o que?

  34. Vitor Birner disse:

    Leia mais. Vai ajudar a entender.

  35. Vitor Birner disse:

    O problema é que os políticos do esporte enrolam vocês com facilidade.
    Não tem sétima, segunda, vigésima vagas?
    A vaga é do campeão da Sul Americana, não de país x ou y. Quem deve perder a vaga é algum país de resultado ruim, pois estamos falando de esporte, competição e resultado.
    O país do campeão é irrelevante. A vaga é do campeão, não do país x para contar o número. Se a preocupação é s quantidade por pais, nâo dêem a vaga ao campeão.
    Os cartolas misturaram as coisas e algums pessoas engoliram a porcaria toda.

    Abraço!

  36. Vitor Birner disse:

    Abraço!!!!!!!!!!!!!!

  37. Vitor Birner disse:

    de acordo com seu raciocínio o Santos deveria ter entrado no meio da LIbertadores no lugar de algum time que está jogando pior.
    O futebol, para evitar malandragens, tem regras. E elas foram quebradas pela conmebol.

    abraço!

  38. Vitor Birner disse:

    Eles acham que todos são burros.

    Abraço!

  39. Vitor Birner disse:

    Fernando, escrevi que era contra outro dia.
    Obrigado pelo elogio!!

    Abraço!

  40. Vitor Birner disse:

    Pedi ao Leandro ´para aprovar seu comentário.
    Espero que lá onde vc escuta tais bobagens ninguém diga que se colocar a mão no fogo vai ser gostoso.
    Pela capacidade de argumentação, e por deixar um comentário óbvio e limitado, do tipo que tenho lido igual desde 2006 quando comecei o primeiro blog, vc vai acreditar.
    parabéns pela inteligência

  41. Vitor Birner disse:

    Poderia ser se os primeiros lugares do brasileirão disputassem.
    Kleber, o raciocícnio aqui é óbvio.
    Os 3 mais bem colocados no brasileirão, segundo vc, vão à Libertadores. Do quinto ao décimo primeiro ou segundo disputam a Sul-Americana.
    E o quarto lugar na sua conta morre? isto é justo?

    Abraço!

  42. Gustavo Machado disse:

    Vitor, a Copa Sul-americana, para ter sucesso, precisa ser semelhante a Liga Europa, que é reconhecidamente uma competição menos importante que a Champions, mas existem alguns segredos para ela dar certo lá:
    1) Ambas disputadas no mesmo período e os times que estiverem em uma ficam de fora da outra;
    2) As vagas brasileiras deveriam ser só 4 (do 5º ao 8º). Oito vagas em um campeonato com 20 clubes, onde 4 caem e 4 vão à Libertadores, significa que a vaga para a Sul-americana é a “raspa do tacho” (somente os ‘últimos não rebaixados’ não se classificam). Com 4 vagas, haveria um “senso de disputa” para chegar ao torneio;
    3) A competição tem que ser mantida por vários anos para adquirir credibilidade;

  43. Gustavo Machado disse:

    Pessoal, a primeira mexida óbvia é fazer a Sul-americana e a Libertadores serem disputadas no mesmo período e por equipes que se estiverem em uma não participam da outra. Com isso poderemos deixar a Copa do Brasil no outro semestre, permitindo que todos participem (inclusive os times que estavam na Libertadores). A segunda mudança é reduzir de 8 para 4 vagas das equipes brasileiras, de modo a levar o segundo escalão, como na Europa, (5º ao 8º) e não times que estavam em posições “mais pra lá do que pra cá”. Se tivermos Libertadores e Sul-americana no 1º semestre e Copa do Brasil no 2º, teremos mais uma vantagem: o time que ganhar a Copa do Brasil só o fará em meados de novembro, o que não permitirá a ele “corpo mole” no Brasileiro, já que até o término desses torneios ninguém terá vaga assegurada.

  44. Bruno Willians disse:

    Estou com uma duvida, gostaria de saber se o Palmeiras se torna Campeão da Sulamerica ele garante a vaga na Libertadores de 2011 e sendo o Campeão da Sulamerica de 2010 ele vai poder disputar o Titulo de 2011 dessa mesma competição ? !
    Pois e o mesmo caso do Internacional campeão da Libertadores de 2010 que ja tem a vaga na Libertadores de 2011 por ser o Campeão, se ele ficar na zona da Sulamericana nesse campeonato brasileiro ele não deveria disputar a competição tambem ?

  45. AUGUSTO CESAR disse:

    Realmente a Confederação Sulamericana é um fracasso em organizaçãode competições. A própria Libertadores é bagunçada. E se não fosse inchada de clubes, a segunda competição teria um nível melhor. Poderia também serem interligadas como na Europa, disputadas simultaneamente também. Acho que o campeão poderia até ir para repescagem da Libertadores mas nunca tirar uma vaga de campeonato nacional.
    A Supercopa podia até ter um nível melhor, mas aquela história de ter quase sempre os mesmos times era uma chatice. O mérito de classificação deve sempre vir do certame nacional. Temos que copiar a Europa, quem sabe fazer as coisas.

  46. Pingback: Blog do Birner » Goiás consegue classificação heróica e merecida contra o Palmeiras. Conmebol, há times de 2ª Divisão na UEFA Champions league????

  47. Arruda disse:

    Perfeito raciocínio, já pensara sobre isso, porém você organizou os fatos de forma perfeita. Cá entre nós a liga Europa da Uefa, antica copa da Uefa, que era mais adequado deiga-se de passagem, ela fornece vaga direta para a champions?

    A maioria despreza com fevor a Sul Americana. O Brasileirão, campeonato nacional, ganha de 100 à 0 dela, e de 10 à 0 da Libertadores, pois o nível está caindo exponencialmente, já não se fazem campeonatos continentais como antigamente.

  48. Claudio disse:

    Na espanha tem somente dois times com futebol de nivel para eliminar Gremio e Palmeiras de uma mesma competição.
    Conte quantos clubes espanhol conseguem permanecer no brasileirão por mais de uma temporada.
    São 08 mundiais contra 5.

  49. Pedro HP disse:

    Discordo! A questão é que os melhores vão pra Libertadores e não tem como levá-los para Sulamericana também. Acredito que o nível técnico do Vitória (13° colocado) é muito maior do que o San Jose da Bolívia (3° colocado). Vale lembrar que os fracassados do campeonato brasileiro são rebaixados, a não ser que exista um outro conceito para esta palavra. Portanto, foi desrespeitoso e infeliz o seu post, pois a Sulamericana é um campeonato para times intermediários e não fracassados. E o que dizer do Sport de Recife no ano passado quando disputou a Libertadores, até passou da primeira fase, e foi rebaixado no mesmo ano pra série B? Libertadores é um campeonato para times fracassados? Vai entender!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>