6 dez

Explicações para quem não entendeu quando elogiei o Tite e a CBF

Birnadas, Mundo Real

De Vitor Birner

Sobre Tite

Elogiei o Tite ao longo do Brasileirão. Quando discordei de escalações e decisões tomadas por ele, também o critiquei.

Achei o trabalho dele, no geral, muito bom. E respeito bastante a forma como o técnico campeão brasileiro se comporta.

Isso não significa que considero Tite brilhante, excelente, genial….

Ele é um profissional competente, bom no que faz, e por isso merece respeito.

Se eu fosse presidente de algum clube, Tite não seria minha primeira ou segunda opção de técnico.

Talvez nem a terceira.

Mas isso não me impede de elogiar as ações que considero corretas.

Me apego aos fatos, não aos clichês da visão pré-estabelecida sobre o profissional.

Clichê é bom para quem não consegue entender, de fato, o que se passa em campo naquele momento, mas faz questão de ter opinião.

E todos cidadãos têm direito de opinar.

Sobre o elogio aos clássicos na última rodada

Os clássicos na última rodada foram úteis aos campeonato.

Mesmo assim, alguns leitores reclamaram quando elogiei a CBF por encerrar o campeonato com eles.

Reclamam de o Corinthians não ter disputado clássico na penúltima rodada e disseram para eu lembrar do comentário na próxima temporada se o campeonato terminar estiver resolvido antes deles.

Aos críticos, esclareço:

Também não entendi por qual motivo o Corinthians escapou de um clássico na trigésima sétima rodada.

A CBF deveria explicar a exceção, pois não tem lógica, todavia isso não mudou o impacto da importância dos clássicos no encerramento do torneio.

Eles, sem a menor dúvida, temperaram as disputas por títulos, vaga na Libertadores e permanência na primeira divisão.

E, se ano que vem, o campeonato estiver resolvido antes e os clássicos forem desperdiçados no final do torneio, vou escrever que a decisão da CBF não funcionou naquele momento.

Não sou tapado o bastante para achar que os jogos de maior rivalidade, na última rodada, são a solução definitiva para evitar que jogadores e times sem vergonha entreguem partidas no intuito de prejudicar os principais concorrentes.

125 respostas a Explicações para quem não entendeu quando elogiei o Tite e a CBF

  1. Andre "JackSoul" disse:

    Até onde eu saiba, o Santos também não disputou clássico na 37ª rodada o Corinthians disputou dois clássicos seguidos nos começos dos turnos contra Santos e São Paulo!

    O Santos não, o Santos não disputou dois clássicos seguidos!

    Nem no começo do turno e nem no final!

    E antes de disputar os clássicos com o Santos e São Paulo (1º Turno na 5ª e 6ª rodadas respectivamente e no 2º Turno na 24ª e 25ª rodadas respectivamente), o Corinthians jogou com Flamengo e Fluminense!
    Fora isso o Santos teve 5 ou 6 jogos adiados! Mas, dá nada, né?
    O Flamengo e o Botafogo também não jogaram dois clássicos seguidos no final do turno!
    Em 2012, teoricamente, espera-se que invertam, né? Corinthians e Santos joguem dois clássicos nos finais de turno assim como Flamengo e Botafogo!
    Parem de chorar!
    Sério!
    Abraços!

    • Rogério disse:

      FIZERAM DE TUDO PARA TIRAR O TÍTULO DO CORINTHIANS,E NÃO CONSEGUIRAM, FOMOS PREJUDICADOS EM 11 JOGOS, É SÓ ANALISAR.
      SÓ TENHO MAIS UMA COISA A DIZER:

      NÃO CHORA…..NÃO CHORA……….NÃO CHORA
      NÃO CHORA…..NÃO CHORA……….NÃO CHORA
      VAI PRA CIMA TIMÃO.

      • gerson35 disse:

        putzzzz vc é doenteeeeeeeeeeeee kkkkkkkkkkkkkkkkkk

      • Roger disse:

        Foram MUITOS erros contra o Corinthians, mesmo, mas um deles, se não tivesse ocorrido, poderia ter garantido o título ao Corinthians com 2 ou 3 rodadas de antecedência: o pênalti cometido pelo vascaíno Fagner no clássico terminado em 2×2 com o Timão. Em se levando em conta que a probabilidade de errar um pênalti é sempre muito inferior à de acertar, ali seriam 5 pontos de diferença sobre os cariocas.

        • Andre Dadi disse:

          Acho que para pessoas normais, ficou claro que nenhum time foi beneficiado. Não concordo quando dizem que o Corinthians foi prejudicado em relação ao campeonato, pois os muitos erros (admito, foram muitos erros mesmo), não fizeram com que o Corinthians perdesse muitos pontos. Ele ganhou seus jogos, mesmo sendo prejudicado. O Birner e o Juca comentaram isso na Tabelinha essa semana, concordo plenamente. Comemorem o título e parem de encher o saco, ok.

    • Popola disse:

      Muito lúcido o comentário…
      As pessoas se acostumaram a ver favorecimento em tudo que o Corinthians está envolvido, muito isso devido à mídia miltoneveseana…..
      Eu creio que a diretoria corinthiana precisa ficar mais atenta às tabelas, porque o Timão foi o único clube que entre a primeira e a décima segunda rodadas jogou contra nove equipes normalmente candidatas ao título. Foi uma sequencia muito difícil, e ele até se saiu bem, principalmente no primeiro turno.
      Também sou de opinião que os jogos interestaduais entre os 12 times que são potencialmente candidatos ao título deveriam ser jogados até no máximo a 12a. rodada, ficando os clássicos regionais para as últimas, evitando ainda mais a possibilidade de “entregadas”.
      Palmeiras e Vasco foi jogado na 16a. e na 35a. rodadas. Se o verdão não estivesse ainda arriscado a ser rebaixado, acredito que se repeteria o que aconteceu em 2010 no jogo contra o Fluminense. Algo que seria praticamente impossível de acontecer se esses jogos fossem efetuados, como já disse, no máximo até a 12.rodada.

  2. Ricardo disse:

    Birner,
    Sem entrar muito na questao a fundo, lembramos que o Flamengo tambem nao teve classico regional na ultima rodada (jogou contra o Inter) e aos que dizem que o Corinthians teria sido favorecido na tabela por nao jogar dois classicos seguidos, esquecem que o Corinthians enfrentou o Santos e logo depois o Sao Paulo (num domingo e numa quarta subsequente). Na epoca nao poderia ter sido pior para o time, pois estava numa fase extremamente delicada. A tabela nao tem como descobrir quem briga por que quando é feita, e creio que foi feita de um forma justa sem tentar favorecer x ou Y.

    • renato tricolor disse:

      Corinthians e Flamengo foram discretamente beneficiados! Isso é tão obvio que nem necessita de muita explicação. No mundo de Ricardo Teixeira, São Paulo e Vasco sempre serão prejudicados quando houver possibilidade, o motivo é disputa política e vingança. Mas não acho que isso iria mudar muito o resultado do campeonato, pq o Santos provavelmente iria entrar com um mixtão contra o Corinthians e o Botafogo não ganharia do Flamengo di jeito que as coisas estão por lá.

    • Luciano :) disse:

      O fato é que um campeonato, ainda mais na fórmula de pontos corridos, não se desenha só no final. É óbvio que o final tem grande importância, no entanto, o campeonato, hoje, é acima de tudo um grande negócio (dá pra perceber analisando as cifras pagas pelos direitos de transmissão). Acho que deixar dois dos três clássicos corinthianos no meio da tabela foi uma tentativa de manter o apelo nas rodadas intermediárias, onde o campeonato de pontos corridos, por estar longe da definição, perde um pouco a emoção. Clássicos têm importante papel para atrair a atenção e não permitir que um longo campeonato seja quente só no final. Por isso, Corinthians e Flamengo, os dois maiores times em termos de torcedores no Brasil tiveram dois de seus clássicos deslocados para o meio da tabela. Deve-se fazer a ressalva que a proximidade entre os jogos contra São Paulo e San7os foi motivada pelo adiamento requisitado pelo time praiado em razão da disputa da Libertadores.
      Diante de tudo isso, obviamente, não há que se falar em direcionamento do campeonato pois quando se fez a tabela, o Corinthians não era apontado nem por 10% dos comentaristas como provável candidato ao título.

  3. Marcos disse:

    Infelizmente a maioria das pessoas que opinam nos blogs não sabem difereciar uma postura da insenção de uma de fanatismo, já que normalmente opinam segundo a orientação da segunda. O fato de vc ter elogiado em alguns momentos o trabalho do Tite como técnico, isso em função do que no momento ele apresentava, não significa que vc o considere o supra-sumo do profissional de futebol. Mas como estas pessoas normalmente emitem as suas opiniões tomadas pela paixão pelos seus clubes, então acaba que elas criticam coisas que não deveriam criticar. Acho que a sua observação sobre o Tite foi mais do que pertinente, mas assim como vc, eu também não diria que ele seria nem a primeira e nem a segunda opção para dirigir o Fluminense a meu ver. Se ele levou o Corinthians ao título, foi por causa de um conjunto de circunstâncias. E o fato de ter chegado lá, isso não o transformou num expoente como técnico.

  4. Matheus disse:

    O Corinthias não jogou 2 clássicos seguidos no final mas jogou 2 clássicos seguidos no começo do segundo turno contra Santos e São Paulo. No primiero turno não jogou os dois seguidos pq contra o Santos ele foi adiado, pois o mesmo disputava a Libertadores. Ele não jogou no final, mas jogou 2 clássicos seguidos. O que encerra qualquer tipo de reclamação.

  5. Thiago Kuhl disse:

    Como formador de opinião Birner, deveria cuidar com suas formulações textuais para não ser mal interpretado, não foi somente o Corinthians que não jogou um clássico na última rodada. A verdade é que os únicos clássicos foram Flu x Vasco e SP x Palmeiras. Ou seja, Santos, Botafogo, Flamengo E Corinthians não jogaram clássicos, mas é ÓBVIO que isso foi feito para beneficiar o Corinthians, afinal no início do campeonato estava CLARO COMO ÁGUA, que pela FANTÁSTICA exibição do Corinthians até alí na temporada, ele estaria brigando pelo título na última rodada. Os jornalistas demonstraram isso nas suas previsões, colocando, em média, o Corinthians no maravilhoso 7º lugar do brasileiro, tal tabela pode ser vista neste link: http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2011/05/comentaristas-apontam-cruzeiro-e-santos-como-favoritos-ao-titulo.html

    • Realmente a tabela foi feita para o corinthians meu caro amigo é só ver que na quarta e quinta rodada o Corinthians jogou com o Santos na Vila e empatou, e com o São Paulo no Pacaembú e ganhou de 5 a 0.
      Se acontecesse resultado contrario o que voce estaria falando hoje?
      Jogar dois classicos seguidos no inicio, no meio ou no fim do campeonato o problema é o mesmo, ninguem vai entregar o jogo e a possibilidade de quem precisa mais do resultado de ganhar é muito mais dificil do que aquee que joga sem responsabilidade.
      O Vasco só teve um probleminha para enfrentar além do Flamengo ter que ao menos empatar, precisou de depender do Palmeiras e isso que era o maior problema pois um time que termina um campeonato 21 um pontos atras do primeiro colocado dificilmente alcançaria a vitoria, e o Palmeiras foi incompetente.
      Procure não ficar achando desculpas de perdedor onde não da para ter e dê a mão a palmatoria, pois hoje o Corinthians apesar de não ser malhor do que o Santos, foi o mais competente no brasileiro e mereceu ser campeão com meritos, e pela primeira vez vi ele ser bastante prejudicado no campeonato seguidamente.
      Pare de chorar, voce esta parecendo Botafoguense.
      Sem chororô

    • Ednei G. Marcos, Jaraguá do Sul (SC) - 56a disse:

      Thiago,

      Obrigado amigo… Há tempos venho procurando encontrar esta matéria, mas talvez por “incompetência” não consegui localizar…

      Felizmente o TIMÃO mostrou a COMPETÊNCIA que estes “jornaleiros/analistas de araque” não esperavam e, por este motivo agora querem tentar – tentar, porque JAMAIS conseguirão desmerecer o PENTA do Corinthians…

      Abraços

  6. Marcos disse:

    Bom é o Carpegiani, né Birner?

  7. Gustavo Machado disse:

    Birner, acho que para a edição de 2012, seria interessante remanejar os mandos de campo de Santos x São Paulo. Como os jogos têm que ser no mesmo dia e horário, é mais inteligente fazer na rodada 38 do BR-12, Palmeiras x Corinthians aqui na capital e Santos x SP na Vila.
    Falou

  8. Rafael disse:

    Apenas uma pergunta…considerando que a primeira opção seria o Muricy, o que me parece bastante lógico…quem seria a segunda ou terceira?
    Afinal…quantos técnicos são tão melhores que o Tite, assim? E também não estou dizendo que ele é genial. Mas exceto pelo Muricy…não vejo nenhum outro grande destaque.

  9. Betón disse:

    Birner, concordo com sua análise com relação ao Tite. Alguns (inclusive eu) podem criticar algumas opções do treinador, mas não dá para questionar o trabalho dele . O time oscilou, mas se manteve líder em 27 das 38 rodadas e em seu pior momento foi o terceiro colocado.
    Por isso acho que a renovação do TITE fundamental para o sucesso em 2012.
    Outra coisa, além de ser um bom profissional trata a imprensa de igual para igual e não como alguns técnicos endeusados por vocês e tratam a imprensa com uma superioridade que dá nojo.
    Acho que o único pecado da CBF foi naõ ter colocado o Corinthians para jogar 2 clássicos nas rodadas finais, mas as 10 rodadas iniciais do campeonato e do segundo turno o corinthians pegou Gremio, Inter, São Paulo, Santos, Flamengo, Vasco, Botafogo então a dificuldade é igual para todos!

    Abraço! e FICA TITE!

  10. cosme disse:

    RECLAMAM TANTO DO FUTEBOL BRASILEIRO,MAS OS TORCEDORES SÃO OS PRINCIPAIS CULPADOS DESTA SITUAÇÃO,OS IMB ECIS SÓ CONSEGUEM VER DEFEITOS EM CONQUISTAS ALHEIAS,PREFEREM DESMERECER OS RIVAIS,DEPOIS DE UM ANO RIDICULO,EM VEZ DE COBRANÇA AO PRESIDENTE E CARTOLAGEM DE SEUS CLUBES,OCUPAM – SE EM TORCER CONTRA O RIVAL,PEDINDO QUE SEU CLUBE ENTREGUE O RESTO DE SUA DIGNIDADE EM JOGOS PARA OUTROS TIMES,QUE GASTE-SE DINHEIRO QUE MELHOR SERIA USADO NA REESTRUTURAÇÃO DE SUA EQUIPE,EM PREMIO MILIONÁRIOS QUE SÓ TEM VALOR SIMBÓLICO,MAS SENTIDO PRATICO NENHUM,O QUE JÁ É UM MAL COMEÇO PARA O ANO SEGUINTE,E NO ANO SEGUINTE É SO SOFRIMENTO,LAMENTOS,E MAIS DESMERECIMENTO A CONQUISTAS DE RIVAIS,PQ. ELES MESMO,FICARAM NA FILA MAIS UM ANO,COMO O TORCEDOR BRASILEIRO QUER MUDAR O FUTEBOL BRASILEIRO PENSANDO ASSIM?IMBECIS

    • Fabricio disse:

      Excelente comentário, concordo plenamente. Esse pensamento de tripudiar, achar falha é tipico pensamento subdesenvolvido e síndrome de perseguição.

      Ainda sobre o Santos, eu sou corinthiano doente, mas tbem sou brasileiro, não vou torcer pro Messi, vou torcer pro Neymar arrebentar.

  11. MARCIO disse:

    Na sua opinião os 1°, 2° e 3° técnicos brasileiros seriam??????????

  12. Alexandre Londres disse:

    Mesmo nao havendo logica do Corinthians nao ter disputado classico na 37a rodada, parem com essa de falar que este fato o favoreceu. O Corinthians perdeu do Santos e empatou com o Sao Paulo no meio do turno, ou seja, se trocar o jogo da penultima rodada (vitoria contra o Figueira) por um desses classicos, o Timao teria chegado na 37a rodada com pelo menos 4 pontos de frente ao Vasco, ou seja, mais perto ainda do titulo. Isso com o Sao Paulo esfacelado e de tecnico novo, e com o Santos pensando no Mundial, enquanto quando o Corinthians os enfrentou ambos alimentavam esperancas de titulo.

    • O Itaquera foi favorecido sim. Se é para o São Paulo e Palmeiras jogarem os clássicos nas rodadas finais, que seja para todos. A CBF sacou todos os titulares do São Paulo no primeiro turno contra o Itaquera. Assim não tem condições. Ta claro que é manipulação. Não adianta os incautos falarem que é teoria da conspiração, pois, então me de um motivo para a tabela ser feita dessa maneira? Outra coisa, o Palmeiras foi covarde em assinar com a Rede Globo, pois se São Paulo e Palmeiras não aceitassem receber menos, ficaria ruim para a Globo. Então, aí é o caso do Itaquera jogar sozinho não é?

      • Bruno disse:

        Teoria da conspiração sua o do timinho da Vila Sonia que nao foi capaz de ficar nem entre os 5 primeiros e ainda quer falar de classicos no final? FAla serio esse timinho da Vila Sonia faria oque contra o Corinthians na penultima rodada, o mesmo que fez contra o Palmeiras?

  13. Thor disse:

    Birner, o Corinthians não teve 2 classicos nas ultimas rodadas, mas teve no inicio do campeonato. Só não foi no 1º turno Santos e São Paulo pq o Santos adiou. E se for comparar a tabela, a sequencia do Corinthians foi bem dificil. Flamengo/Fluminense/Santos/São Paulo.
    Então não vejo motivo pra reclamarem.

    abs

  14. Alan (Fluminense eterno amor) disse:

    O que não pode ocorrer é alguns times não jogarem dois clássicos e outros jogarem. É claro que no caso do RS e MG não existe outro jeito. Quanto a essa historia de entregar antes é sempre a frescurite atual de torcedores mais preocupados em desmerecer o título alheio do que exaltar ou se preocupar com seu clube.

    Ora bolas, qualquer torcedor que não seja modinha e já tenha entendido o campeonato de pontos corridos desde antes do primeiro turno já olha a tabela pensando em como o seu clube pode ser campeão mesmo com rivais fazendo corpo mole (se ocorrer).

    O resto é a babaquice atual de todos os times com torcedores preocupados em falar de títulos, CT, estádio, política, e esquece de torcer.

  15. Cassio Moura disse:

    O Corinthians não disputou clássico na trigésima sétima rodada mas disputou contra Santos e SPFC em sequência, ou seja, que favorecimento foi esse????

    Lembro que essa sequencia foi a q quase derrubou o Tite.

    Corinthians 1 x 3 Santos
    São Paulo 0 x 0 Corinthians

  16. itamar disse:

    Ja que um tecnico com bom conhecimento, “bom de grupo” que consegue manter um time onde tudo que ocorre toma uma dimensão maior, fora de confusões da midia que em dois anos é vice brasileiro em um e campeão em outro não é sua primeira, segunda ou terceira escolha , se pudesse decidir, podemo saber quem são os tecnicos que o senhor contrataria em primeiro, segundo e terceiro lugar, se fosse presidente de algum clube…por exemplo do jardim leonor?

  17. DeWeberis disse:

    Birni,
    .
    Tal como Judas fez com Jesus, Tite beijou Felipão na face.
    .
    Em 2011, o povo e a imprensa condena Felipão e celebra o Tite.
    Porém, do meu ponto de vista Felipão fez um trabalho muito melhor que o Tite.
    .
    Conforme você deve se lembrar na primeira passagem no seu programa, o Adenor confessou que desisitiu do futebol ainda jogador p/ trabalhar de boy em uma concessionária. Porém, por designios do destino, o Felipão estava por lá e ofereceu uma oportunidade p/ continuar.
    Depois confessou que após encerrar sua carreira como jogador, e já treinador, procurou o Felipão p/ ensiná-lo a montar a defesa… e Felipão novamenrte estendeu a mão e “falou muito”…” falou muito”…
    .
    O Felipão indicou o caminho das pedras, aquele penoso, do esforço e do suor, porém, o Adenor decidiu aliar-se ao lado negro.
    Só conseguiu conquistar um título importante sob as asas negras do curintia, e este Brasileirão ficará ao lado do Monteirão e do Zveitão.
    .
    O Felipão fez um trabalho hercúleo este ano, batalhando contra tudo e contra todos, mesmo sem jogadores de qualidade e sob o fogo amigo no Palmeiras.
    Exorcizou o falso ídolo Palmeireise… Cruzeirense… Ucraniano… São Paulino.
    Mesmo com ofertas milionárias da China.
    E foi sempre o mesmo.
    .
    O Adenor ? O Adenor é aquele cara que eliminou o curintia da Libertadores quando escalou um jogador – que nem me lembro o nome – no lugar do Tevez p/ bater o penalty decisivo.
    Esse é o intelectual curintiano que permeia a linguagem rebuscada com palavrões.
    .
    []s DW

    • Rafael disse:

      Zveitão, Monteirão? Meu deus…que pensamento pequeno e frustrado não reconhecer que o rival foi melhor…meu deus…

  18. Birner, e o Montillo vai pra onde????

  19. Adauto disse:

    Birner, quando vamos retomar a campanha – “FORA RICARDO TEIXEIRA”?

  20. Advogado do Diabo disse:

    Olá Birner!!

    VAMOS POR PARTES!!!!! QUALQUER COISA É MOTIVO, HOJE,
    PARA TENTAR ACHAR, ATRAVÉS DE TEORIAS CONSPIRATÓRIAS,
    FAVORECIMENTOS AO CORINTHIANS.

    * Lembrete: Nas últimas 8 rodadas, em 6, o Corinthians foi
    PREJUDICADO. Isto quem diz são os comentaristas em geral.
    Porém, com uma GRANDE diferença. Qdo o Corinthians é
    beneficiado com algum erro de arbitragem, a REPERCUSSÃO
    é GIGANTE e fazem até DVD. Qdo é prejudicado, praticamente
    NÃO tem REPERCUSSÃO. Ninguém fala nada.

    OLHA UM EXEMPLO:
    No último jogo, o que mais está se REPERCUTINDO é se seria
    ou não justa, a expulsão do Valdívia (Lance que favoreceu o
    alvinegro). Mas, o mais IMPORTANTE foi o lance do pênalti
    não marcado no Willian. MAS, NÃO HOUVE DISCUSSÃO.

    SOBRE OS CLÁSSICOS NA RETA FINAL!!!

    Todo munda tá falando que o CORINTHIANS não teve 2
    clássicos nos 2 últimos jogos, e por isto, foi beneficiado.

    Aí, a TURMA DA CONSPIRAÇÃO diz: O CORINTHIANS MAIS
    UMA VEZ É BENEFICIADO, COMO SEMPRE!

    Porém, “estes” esquecem, por falta de memória ou por
    MÁ FÉ, do seguinte:

    - o SANTOS também NÃO jogou 2 clássicos
    - o FLAMENGO também NÃO jogou 2 clássicos
    - o BOTAFOGO também NÃO jogou 2 clássicos
    - o GRÊMIO também NÃO jogou 2 clássicos *
    - o INTER também NÃO jogou 2 clássicos *
    - o CRUZEIRO também NÃO jogou 2 clássicos *
    - o ATLÉTICO MG também NÃO jogou 2 clássicos*

    * Estes 4 últimos, em teoria, SEMPRE serão BENEFICIADOS
    por terem apenas UM grande RIVAL, e NUNCA jogarão
    2 CLÁSSICOS.

    Portanto, ao invés de falarem que o CORINTHIANS foi
    “o” beneficiado , DEVERIAM dizer que TODOS os 8 citados
    acima, foram “os” beneficiados.

    MAS, o MAIS CERTO seria dizer que SÃO PAULO, PALMEIRAS,
    VASCO e FLUMINENSE foram “os” prejudicados.

    Mas, não… pois o que dá “IBOPE”, hoje em dia, é o
    time do “mal”. O Corinthians é sempre “o” beneficiado.

    abs

  21. Corinthiano da Gávea disse:

    Birner, você elogiou o Tite quando ele só fazia besteira.
    E terminou o campeonato fazendo besteira, insistiu com o Wesley de volante no segundo tempo, sendo que o time jogava mal, não tinha saída de bola e com um jogador a mais. Ele já tinha feito 5 faltas e deveria ter saído no intervalo para não ser expulso.
    O Corinthians terminou o campeonato sem esquema tático nenhum, jogando na base do chutão.
    O Corinthians foi campeão apesar do Tite.
    Vai ser dureza aturar o Tite por mais uma temporada, um técnico covarde, retranqueiro, péssimo nas substituições (sorte não conta), ruim de esquema tático e de jogadas ensaiadas.
    Mais um ano de sofrimento.

    • Pedro Garcia disse:

      Corinthiano que não sabe a escalação do time. Wallace jogou como volante no ultimo jogo.

      Jogando bem ou mal o empate garantia o titulo e como todo treinador pragmatico que veio do sul ele pensou “Por que arriscar?”

      O Tite está longe de ser um técnico “que faz” a diferença mas fora o Muricy quem “faz a diferença” hoje?

      O Tite como poucos soube unir o time, soube colocar cada jogador em seu lugar e dar espirito coletivo. Não tinha um elenco brilhante na mão e mesmo assim conseguiu atingir o objetivo.

      Longe de ser o melhor mas quem é melhor que está disponivel?

  22. Faury disse:

    Você anda tendo de dar muitas explicações Birner mas concordo com você nos dois assuntos. Só que só analisar números não adianta muito, até o Celso Roth já foi campeão da Libertadores e acho que ninguem quer ele no time. No final também o Tite mudou o time de uma forma que se saisse o gol do Palmeiras o Corinthians não ia ter muito o que fazer, eu acho ele muito mais retranqueiro que a média e tem muito corintiano que concorda, mas no geral foi bem. Só que eu não queria ele pro meu time também não.

  23. John disse:

    “Não sou tapado o bastante para achar que os jogos de maior rivalidade, na última rodada, são a solução definitiva para evitar que jogadores e times sem vergonha entreguem partidas ”

    Você deve ter visto o jogo do Atlético-MG pelo jeito.

  24. Carllos disse:

    “Me apego aos fatos, não aos clichês da visão pré-estabelecida sobre o profissional.”

    Dagoberto e Rivaldo que o digam…

    Quanto aos classicos na ultima rodada, nisso concordo. Porem, nao entendi o pq de arbitros do proprio estado estarem apitando a partida. A chance de deixar influenciar sua paixao como torcedor do rival ou do candidato ao titulo era grande. Pra mim é mutreta. Não faz sabendo o que irá acontecer, mas já escolheram assim pensando no que seria possivel

  25. ursao disse:

    Chorem à vontade torcedores pequenos. Enqunto isso eu só comemoro!!!

  26. Valdemir disse:

    Ouso dizer que se o Corinthians tivesse um técnico melhor com esse mesmo elenco, teríamos sido campeões há pelo menos 6/7 rodadas. Sem dúvida alguma. Pra o Tite ganhar por exemplo, uma Libertadores, vai ter que ter um elenco das galáxias…

  27. André Borges disse:

    E se você fosse presidente de algum clube, qual seria sua primeira, segunda e terceira opção para técnico?

  28. Joao disse:

    o campeonato tem 38 rodadas, e todos times enfrentam todos em casa e fora, sem exceção..até nisso tem choro e vela?
    o corinthians foi favorecido pela cbf, porque em vez de jogar com o palmeiras, tinha que ter pegado o barcelona na ultima rodada!

  29. Ednei G. Marcos, Jaraguá do Sul (SC) - 56a disse:

    Birner,

    A tabela foi divulgada no dia 22 de abril e o campeonato brasileiro teve seu início no dia 22/05/2011. Isto quer dizer que a imprensa e principalmente os clubes tiveram 1 mês para criticar, sugerir alterações, mas o que se viu foram somente elogios pelos clássicos no final, etc…

    Decorridos 6 meses sem qualquer manifestação, quando perceberam que o time que era dado sem chances até de classificação para a Libertadores, começaram os devaneios, as loucuras e insanidade de conspiração, favorecimento e blá blá blá… Isto que num campeonato de pontos corridos todos os 20 times jogam entre si em jogos de ida e volta…

    Agora vejamos:

    Qual time teve uma sequência de tabela igual a do Corinthians em 12 rodadas? Foi ou não foi a intenção de “ferrar” um time que no início do campeonato era dado até como “fora da zona de Libertadores”, muito menos candidato ao título.
    Nestas 12 rodadas iniciais – excluindo-se o Bahia e o Atl-GO, com todo o respeito aos mesmos, foram 8 clássicos regionais e 2 paulistas em seguidos.. O que eles não esperavam é que nossa COMPETÊNCIA sobrepujaria a intenção de “nos colocar no lugar que a anti-mídia” queria…

    Grêmio 1 x 2 Corinthians
    Corinthians 2 x 1 Coritiba
    Flamengo 1 x 1 Corinthians
    Corinthians 2 x 0 Fluminense
    Santos 0 x 0 Corinthians
    Corinthians 5 x 0 São Paulo
    Bahia 0 x 1 Corinthians
    Corinthians 2 x 1 Vasco
    Atlético-GO 0 x 1 Corinthians
    Corinthians 1 x 0 Internacional
    Botafogo 0 x 2 Corinthians
    Corinthians 0 x 1 Cruzeiro

    Não SOU e nem SOMOS dados a chororô, mas para desespero e derrubar qualquer argumento dos antis, vou ficar somente com as ocorrências dos 3 primeiros jogos da nossa INESQUECÍVEL campanha do PENTA…

    22/5/2011 – 16h00 - Grêmio 1 x 2 Corinthians – Olímpico… Pênalti inexistente para o Grêmio, mas não ficamos lamentando e fomos buscar a virada.

    29/5/2011 – 16h00 - Corinthians 2 x 1 Coritiba Arena da Fonte/Araraquara… Um dos pênaltis mais absurdos que vi neste campeonato não marcado sobre o Paulinho, gol do Coxa impedido e, mais uma vez vencemos e não queremos o tal “placarreal” que nos dá um resultado de 3 x 0. Queremos o que ganhamos no campo e não resultados fabricados.

    5/6/2011 – 16h00 – Flamengo 1 x 1 Corinthians – Engenhão… Gol do Flamengo em falta inexistente…

    Se fosse ficar aqui querendo me lamentar e copiar os que se amarram em possíveis erros de arbitragem para justificar INCOMPETÊNCIA e tentar tirar o MÉRITO dos adversários, teria muito mais a falar… mas não sou e nem somos chegados a isto…

    ENTÃO VAMOS COMEMORAR, pois, com todos os MÉRITOS, para a SORTE DO BRASILEIRO, venceu o VERDADEIRO CAMPEÃO…

    É PENTA***** e VAI CORINTHIANSSSSSSSS

    • Rogério disse:

      Vc está correto, mas não esqueça.
      1- Atlético PR x Corinthians – penalti inexistente para o Atletico
      2- Atlético MG x Corinthians – penalti “estranho” para o Atletico nunca antes marcado por um juiz no Brasil
      3- Corinthians x Grêmio – expulsão absurda do Edenilson, o juiz alegou cera, mas o jogador estava machucado.
      7- Vasco x Corinthians – penalti para o Corinthians, o juiz alegou bola na
      mão do Fagner, PENALTI CLARO.
      8- Mais 5 jogos consecutivos com erros contra o Corinthians: Cruzeiro(penalti inexistente), Inter (a não expulsão do Nei), Avaí( gol impedido), América ( penalti inexistente), Atlético PR ( gol impedido do Atlético).
      Saudações alvinegras.
      FIZERAM DE TUDO PARA TIRAR O TÍTULO DO CORINTHIANS, MAS DESSA VEZ NÃO CONSEGUIRAM.

      • Ednei G. Marcos, Jaraguá do Sul (SC) - 56a disse:

        Rogério,

        Concordo com tudo que você falou, mas como eu disse no meu texto:

        1) Vou ficar somente com as ocorrências dos 3 primeiros jogos da nossa INESQUECÍVEL campanha do PENTA…

        2) Se fosse ficar aqui querendo me lamentar e copiar os que se amarram em possíveis erros de arbitragem para justificar INCOMPETÊNCIA e tentar tirar o MÉRITO dos adversários, teria muito mais a falar… mas não sou e nem somos chegados a isto…

        Abs

      • Ednei G. Marcos, Jaraguá do Sul (SC) - 56a disse:

        Rogério,

        Falando em “fazer de tudo para nos tirar o título”, veja o que falavam 9 ANALISTAS (sic!) lá em maio sobre a nossas chances no BR/2011… Nos davam no máximo um HONROSO 7º lugar…

        http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2011/05/comentaristas-apontam-cruzeiro-e-santos-como-favoritos-ao-titulo.html

        De 9 “analistas” (sic!), 1 nos colocou em 4º lugar, 2 em 6º, 3 em 7º, 1 em 9º e 2 em 10º lugar… Colocação média: 7º lugar…

        Como se vê, muita gente como dizia o Zagalo: ‘VÃO TER QUE NOS ENGOLIR”…

        É PENTA***** – VAI CORINTHIANSSSSSSSS

  30. Luis Cardoso disse:

    Birner,

    Vc diz que vai criticar ano que vem se os clássicos não resolverem…. PARE de criticar e exponha uma solução!!

  31. manáh disse:

    Acho que os clássicos como foram jogados na últimas rodada foi válido… porém a CBF teve sorte de principiante na distribuição dos jogos, esperemos que para o próximo ano não ocorrão dois clássicos para a mesma praça , pois tanto aqui em São Paulo e no Rio foram possível transferir dois jogos ( SPFC x Santos e Botafogo x Fluminense) para outras cidades e por pura sorte os times envolvidos já estavam com suas posições na tabela resolvidas…. agora imagina se todos , que era bem possível , tivessem lutando pelo título , qual deles abriria mão e jogariam em outro estádio longe da sua torcida??
    No fim teriamos uma batalha campal…. quem assumiria autoria de tamanho desatino??
    Tomara que para 2012 quem faz a tabela use mais a inteligência que a sorte……

  32. Jorge disse:

    O Santos tb não…o Flamengo tb não
    Não seja tapado Birner

    Se o corinthians tivesse pego o Santos no final do campeonato, seria mto melhor pra ele…como foi para o são Paulo…que pegou um time já desinteressado!!

  33. Binho disse:

    Agora o Tite é um técnico inferior a todos os outros e o Corinthians foi favorecido por não ter clássico na penúltima rodada.

    Fatos:
    - O Tite foi o campeão superando os mais “qualificados”;
    - O Corinthians jogou contra todos os times em casa e na casa deles igual aos demais e somou mais pontos.

    Se for para falar em favorecimento por conta da ordem de jogos, houve time que teve partidas adiadas para sua conveniência e proteção que outros não tiveram.

  34. Rogério disse:

    NÃO CHORA…..NÃO CHORA……NÃO CHORA.
    NÃO CHORA…..NÃO CHORA……NÃO CHORA.
    Parabéns nação alvinegra, parabéns Tite, de 38 rodadas lider 27.
    Se não fosse os erros contra o Corinthians, 11 jogos, o título seria nosso
    na 30 rodada.

  35. Andrey P. disse:

    O Santos também não disputou dois clássicos nas últimas rodadas. Por que ninguém fala disso? Tudo bem que não estavam disputando mais nada, mas quando a tabela foi divulgada ninguém sabia disso ainda. Poderia muito bem ser o Santos ai e provavelmente ninguém se lembraria deste fato. Eh perseguição! E os que fazem isso são tão burros que não percebem quanto ibope dão para um rival.

  36. Roberto disse:

    Realmente tem que perguntar a CBF porque na 37 e 38´ rodadas Palmeiras, São Paulo, Vasco e Fluminense tiveram classicos seguidos e Corinthians e Flamengo só na 38´ rodada. Acredito que nem Mr Teixeira saberia responder, mas a Globo com certeza saberia.

  37. Matheus disse:

    Sim .. eu até entendi , mas não concorda que a C B F apenas deu sorte ? Então não cabia elogiá-la e sim apenas ressaltar sua sorte sobre os clássicos , agora falando da copa do Brasil e do André e Ronaldo incorporados a ela .. ela pode não ter tido as melhores das intenções , mas mesmo assim não torna as decisões erradas , e eu achei brilhante , vocês podem até falar do Ronaldo , mas se ele manchar sua reputação com a corrupção toda , ruim pra ele , e bom pra gente , que iremos conhecer a verdadeira face de um de nossos ídolos .

  38. alexis antonio daia junior disse:

    resposta ao roberto
    A tabela do campeonato foi feita antes do inicio com os classicos regionais marcados para as 2 ultimas rodadas de cada turno.Porque só agora a reclamação?Aos invejosos todos os argumentos para menosprezar a conquista corinthiana.Lembren-se que cada clube fez 38 jogos todos contra todos não importando a ordem.Gelol neles

  39. Chassi de grilo disse:

    Deixa ver se entendi. O Corinthians é parceiro da CBF, a CBF usa técnico, convoca jogador (meia-boca) e até nomeia o presidente (meia-bocarra) do Corinthians para um ou outro cabide. Logo, Corinthians, Mano, Tite e CBF são a mesma coisa, e exatamente por isso, por serem assim “tão unidos” é que merecem os elogios do Birner que, por seu turno, acredita piamente que tem expertise para escrever sobre futebol…

  40. JUNIOR disse:

    Birner, veja a hipocrisia do Juca Kfouri, que ontem estava defendendo a legitimidade do titulo “mundial” do Corinthians em 2000:

    “De carona, a CBF achou a justificativa para indicar o Corinthians, campeão brasileiro de 98, em nome de uma risível uniformidade de critérios, embora não valha para África, Ásia, América do Norte e nem mesmo para Europa, cujo campeão, o Manchester United, só não virá porque resolveu priorizar o Campeonato Inglês.
    O Mundial da Fifa já nasce irremediavelmente comprometido, sem representatividade, como um torneio qualquer, muito menos importante do que o jogo de Tóquio, entre os campeões Palmeiras e Manchester United, que representam os dois continentes onde se joga o melhor futebol do mundo.”

    20 de junho de 1999, Juca Kfouri
    http://www1.folha.uol.com.br/fsp/esporte/fk20069905.htm

    ———————-

    Agora leiam o mesmo Juca, 10 anos depois…

    http://blogdojuca.uol.com.br/2010/10/cala-boca-roberto-carlos/

    21.10.2010 – 20:01

    “Cala boca, Roberto Carlos!
    Para quem um dia disse carregar um apartamento no pulso, menosprezar o título mundial do Corinthians não foi novidade em se tratando de Roberto Carlos.
    Que disputou o 1o. Mundial de Clubes da Fifa pelo Real Madrid, numa noite com chuva em São Paulo, e só viu seu time empatar por 2 a 2 com o Corinthians porque o árbitro anulou um gol legítimo do zagueiro alvinegro João Carlos.
    Roberto Carlos é santista de coração e identificado com o Palmeiras, time que enfrentará no domingo que vem caso não seja expulso rapidamente, como aconteceu no Campeonato Paulista contra o mesmo Verdão.”

    Aí eu pergunto: Dá pra levar esse pseudojornalista a sério?

    Sem falar das 11 ligas amadoras que a FPF unificou como Paulistão. Na Argentina, não se mistura futebol amador com profissional.

    E ainda tem a pachorra de desprezar os titulos brasileiros pré-71.

    Falta jornalistas mais coerentes e menos clubistas na ESPN. Um canal tão massa, salvo apenas pelo PVC, Unzelte e Calçade.

  41. aNGUS disse:

    Não adianta a formula aqui tem q ser mata mata,primeira fase classifica 8 e depois jogos eliminatorios,esse pseudointelectuias do futebol acham q aqui é a Europa,sempre q ouver a possibilidade times rivais vao entregar o jogo,isso é fato.

  42. Silvio Conegundes disse:

    Os 10 primeiros jogos do Corinthians no campeonato foram muito difíceis…e se tivesse passado pelo Tolima? Seria mais interessante enfrentar os fortes no início (jogando Libertadores) ou no final?
    O azar da desclassificação para o Tolima, foi a sorte para iniciar o brasileiro… infelizmente é impossível de se fazer uma tabela onde todos sintam-se privilegiados!!! Mas como o Corinthians foi o campeão, começam as teorias conspiratórias… Comecem a tabular desculpas, pois nos próximos 10 anos, vocês terão que inventar muitas desculpas para justificar as vitórias do Timão!!!

  43. André disse:

    Você contrataria o Carpegiani como tua primeira opção né?

    Gênio.

  44. davidoff72 disse:

    Pelo que você publicou aqui quando o Tite foi contratado pelo Corinthians em 2010, ele não seria nem a sua 10ª opção de treinador. Não há problema algum em mudar de opinião, pelo contrário. Por isso pergunto mais uma vez se você ainda o considera pior do que o Adilson Batista.

  45. Regi disse:

    A CBF demerou quantos anos para ter essa formula de capeonato?

    E mesmo assim só o fez após ser dito por Carpegiane !!!

    Busquem os videos do globo esporte e verão a entrevista aonde ele faz esse “indicação de fórmula”..

    E deve-se elogiar sim, mas o Carpegiane, foi ele quem mencionou ainda no camando do SPFC que as ultimas rodadas do brasileiros tinha que ser com clássicos regionais para que não houvesse problema com entrega de jogos…..

    Mérito da CBF, nunca, não sá capazes de ter essa inteligência !!!

  46. Rodrigo P. disse:

    Oi Birner,

    Não sei se alguém aí de baixo já deu essa opinião, mas eu acredito que o Corinthians, assim como o Flamengo, não disputaram dois clássicos seguidos nas duas últimas rodadas por causa da TV. Imagino que a Globo tenha pedido isso porque seria ruim não ter pelo menos um jogo desses no meio da tabela nos dois principais mercados (SP e RJ). Assim, eles escolheram um clássico para antecipar (contra o Santos, no caso do Corinthians) e deixaram o clássico mais tradicional e de maior rivalidade (Palmeiras) para a última.

    Não sei se é isso mesmo, mas é o que eu suponho.

    Abs

    Rodrigo

  47. JOÃO PAULO disse:

    Birner, não foi só o Corinthians que não disputou clássico na penúltima rodada, apenas Vasco, Fluminense, Palmeiras e São Paulo disputaram, 4 em 19 clubes. O erro foi esses clubes terem esse ônus.

  48. Vandré disse:

    Pra mim essa coisa dos clássicos na penultima rodada é bastante clara. Todo mundo ficou com medo que o fato de ter, no mesmo horário, jogos envolvendo as 4 grandes torcidas no RJ e em SP fosse trazer problemas de violência. Certamente a CBF pensou nisso também. Como na última rodada não tem como evitar o problema, evita-se pelo menos na penultima. Como alguns times farão 2 clássicos seguidos, os que não jogarão o clássico na penultima rodada farão 2 clássicos seguidos no meio do campeonato. Foi o que aconteceu com o Corinthians.
    Se é melhor assim ou não, eu não sei. Mas a lógica por trás disso me parece clara.

  49. Luiz eduardo pereira disse:

    Foram bons para o campeonato esses clássicos no final…
    A razão pra que o Corinthians não tivesse clássico na penúltima rodada foi devido ao esquema de segurança, é obvio. Penso que a cidade de SP não consegue bancar 2 jogos na cidade no mesmo dia. A solução seria inverter os turnos, deixando para o segundo turno um jogo contra o Santos na Vila Belmiro, mas parece que ninguém pensa na CBF. É uma omissão completa, no mínimo receberam a tabela da Globo ou outro “parceiro” qualquer e aceitaram…

  50. CAsoares disse:

    Elogiar a CBF?!?!? Birner, você bebeu?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>