14 fev

Erros graves de Leão na preparação do São Paulo

Birnadas

De Vitor Birner

O começo da temporada pode explicar a distância inadmissível entre as linhas de defesa, meio-campo e ataque do quarto colocado no paulistinha.

Mas há problemas no São Paulo que não podem ser creditados ao início da temporada.

A dificuldade da marcação na bola aérea é um. Em especial quando se nota o posicionamento confuso nas cobranças de escanteios dos rivais são-paulinos. Isso aconteceu antes da derrota no clássico.

A incapacidade de ver a facilidade do Corinthians, e principalmente as razões táticas simples dela, atacar do lado onde Leão improvisou o zagueiro na lateral, pode ser avaliada como erro gravíssimo de Leão.

Um aspecto difente, que não havia passado pela cabeça careca deste blogueiro, me chamou a atenção após o clássico.

A declaração de Lucas sobre Jadson ter batido a penalidade.

Os repórteres perguntaram se ele deveria ser o cobrador por causa das ausências de Rogério Ceni e Luís Fabiano.

E Lucas respondeu.  ”Sinceramente, a  agente não tinha definido um batedor oficial”. ” Como eu falei, não treinamos durante a semana. O Leão nem chegou conversar com a gente sobre isso ”

Talvez alguém ache a situação normal.

Eu não compreendo como o treinador prepara o time e sequer lembra de falar sobre as penalidades.

Todo cobrador tem obrigação de converter os pênaltis. Jadson poderia fazê-lo.

Mas esse início de temporada passa a impressão que os acertos dentro de campo vão depender mais dos jogadores que do técnico.

Ouça a declaração de Lucas:

“Sinceramente, a  agente não tinha definido um batedor oficial. Como eu falei, não treinamos durante a semana. O Leão nem chegou conversou com a gente sobre isso ”

son Lucas_pênalti

305 respostas a Erros graves de Leão na preparação do São Paulo

  1. Sandro disse:

    Fiquei um tempo distante deste blog pois toda vez que entrava e lia alguns comentários ficava com a impressão de que tinha desperdiçado alguns minutos de minha vida, pois bem, acho que isto não é mais fruto de uma impressão e sim uma constatação.
    Até quando “vamos” ficar neste bairrismo tosco entre os clubes de futebol? Discussões, pontos de vistas distintos e rivalidade é algo normal e sádio, porém, o que vemos por aqui e em outros blog’s do mesmo seguimento é um bairrismo exacerbado, onde não importa se determinado clube fez algo de errado ou certo o que vale mesmo é esta frescura de sempre querer mostrar que “meu” time é melhor que o “seu” é ponto final.
    Que mal tem o Birner criar um tópico para falar do São Paulo, definitivamente “nós” brasileiros não podemos saber qual é o time de determinado jornalista pois sempre “achamos” que ele será tendencioso em sua análise.
    Viva o MMA!

  2. Mano disse:

    Calma pessoal. Pior que perder para o Corinthians, resultado normal em se tratando de clássico e com um a menos em boa parte do jogo, foi empatar no Morumby com Guarani e Comercial -se tivesse ganho estava em primeiro-. O problema foi perder para o grande rival, tá virando trauma. Qdo o técnico era Carpejiani tomamos de 5, isso sim é vergonhoso. Vamos dar mais um tempo ao Leão, cornetada agora, só atrapalha.

    • Rogerio disse:

      Perfeito. Tem gente que gosta de botar o pé na porta ao menor espirro que venha do lado de dentro. Discutir sobre o penalte perdido é querer achar pelo em ovo. Que coisa mais boba. Zico perdeu, Pelé perdeu, Ceni perdeu, L.Fabiano perdeu … será que todos os técnicos deles não treinavam? claro que treinavam, mas perderam. É uma bobagem criticar o técnico por isso. O que falta ao SP é um lateral/ala direito de verdade. Piris é fraco, J.Felipe é improvisado. No paulistinha tem que colocar, nessa emergência, o menino Lucas, da base, para ser testado. Isso sim, deveria ser dito. Ele foi o unico que se destacou na Copinha. O time principal está carente na posição. Experimenta o garoto. Se não der certo, paciência. O Douglas leva ainda mais de um mes pra voltar. E não se pode negar que o time do Leão é muito mais aplicado que o do ano passado. Quanto a escalação, depois de tantas contratações é preciso ir avaliando. Oswaldo, titular? talvez. Lucas de segundo atacante? talvez. 3-5-2 com um atacante e dois alas chegando pelas pontas? talvez com o Fabricio em campo. A fase do SP é para experiências e ficar entre os 8 para continuar testando até chegar na equipe titular ideal. Muita corneta nesta hora é absolutamente inóqua e descabida.

    • marcos esteves disse:

      Concordo, o Leão chegou no fim do brasileirão passado, é pouco tempo,
      perdemos para o corinthians por 1 a 0, lembrando que embora não pareça é o time campeão brasileiro. Levando-se em conta que jogamos boa parte com jogador a menos e tivemos real chance de empate (pênalty), não acho que a situação é para desespero. Talvez só se empute ao Leão o fato de trocar logo 03 jogadores de uma vez só. O atenuante desse fato é que ainda que tivesse como fazer substituição depois da expulsão, não sei o que ele faria, uma vez que o João Felipe já estava improvisado. Nós precisamos de carregadores de piano como pintado e Doriva, Josué e Mineiro, o meio campo de hoje é muito mais tecnico, com Casemiro, Denilson e wellington, mas esses caras terão que jogar com mais raça.

  3. joao ricardo disse:

    Brincadeira a sua preocupação em quem bate penalty, pq vo te fala se bate penalty fosse o difícil da bola eu queria jogar no barça só pra bater penalty, agora fala da incompetência da diretoria que dispensou o Jean e ficou sem uma opção pro Piris na lateral (eu prefiro o Jean ao Piris) e ainda perdemos um ótimo volante melhor do que muito dos que ficaram, perdemos o clássico do lado direito do campo por pura falta de opção, tanto é verdade que quando J.F foi expulso melhoramos.

    • Luiz disse:

      Melhor do que muito dos que ficaram? É pior que o Wellington, que o Denílson, que o Casemiro, que o Fabrício e o Rodrigo Caio é de outras características, além de mais jovem. Então o ponto é mesmo a lateral direita. Só que ele tava acomodado, era hora de ir mesmo. Outro acomodado era o Casemiro, mas parece que acordou…

  4. Nilson disse:

    O que ocorre com o SP hoje, é o mesmo que ocorreu no inicio da decada passada, time bom, Tecnicos ruim: Kaka, Ricardinho, Julio Batista, Luiz Fabiano, Simplicio…Tec.Osvaldo Oliveira, Carpegiane…, o Cuca Acertou o time e o Leão e o Autuori levou a fama, e como não são Bobos cairam fora, antes de conseguirem estragar o time. Hoje estamos iguais, Bons jogadores; Lucas, Casemiro, Luiz Fabiano, Rodolpho, Wellington, Denilson, Cotez, (jean)…Treinadores ruins: Ricardo Gomes, Carpegiani, Leão, Adilson…Quem ganha jogo e jogador, mas o treinador tem no minimo escalar corretamente. Vejamos, João Felipe na lateral para marcar o Jorge Henrique é piada, porque não deslocou um volante, que geralmente são mais velozes (o Jean estaria otimo). Depois um time de futebol se começa a montar pela defesa, no SP esta novamente começando pelo ataque, que por sinal marcou mais gols em 2011 que o Campeão 58 a 53. Porque não voltar aos 3 zagueiros, ou 3 volantes, com meias mais marcadores como foi na era Muricy. A era do ramantismo no futebol ja era, veja o Barcelona, não tem atacantes, só meias, e tirando o Messi, todos ajudam na marcação. O SPO, tem condições de fazer isso hoje, pois tem 2 laterais que são bons apoiadores, e não bons marcadores, e temos bons volantes marcadores, se a eles assim for desiguinado, temos tambem meias marcadores; Maicom, Cassemiro, Lucas, Cicero..e 2 atacantes para serem fixos, Wilian ou Fabiano, e tambem 2 velossitas, Osvaldo e Fernandinho, se quizer.
    O time Campeão do Tele, tambem so tinha meias e volantes, e so o muller de atacante, e deu no que deu. É fazer e conferir. (não acredito)

    • Alexandre disse:

      Colocação perfeita amigão. Concordo plenamente.

    • Rogerio disse:

      Só não concordo com a idolatria ao Cuca e o desmerecimento ao Leão. O Cuca tinha recebido uma penca de bons jogadores e se perdeu depois de alguns meses. Quando ele saiu o time estava em 7º lugar bem longe da Libertadores. O Leão chegou, arrumou, e o SP terminou em 3º dentro da Libertadores. Foi campeão paulista e deixou o time classificado para a 2a. fase da Libertadores. O Autuori sim, pegou o melaço e se lambuzou, tendo recebido ainda o Amoroso (decisivo) para o resto da Libertadores. Campeão, quiz fazer mudanças táticas no Brasileirão e o SP ficou muitas rodadas na zona de rebaixamento terminando modestamente o campeonato. Lá em Tóquio foi o que se viu. Ceni, Ceni, Ceni … num time sem tárica nenhuma, só se defendendo. Baixou o espirito do Didi no Aloisio e a frieza do Romario no MIneiro, e … Tri-Mundial. A historia não deve ser torcida e distorcida.

    • Guilherme disse:

      só uma justiça. O Ricardo Gomes teve um bom aproveitamento de pontos quando ali treinou. Agora ninguém nunca o engoliu. Saiu do São Paulo foi para o Vasco onde construiu um trabalho sólido. Se me perguntar, esse era o treinador para o São Paulo que soberba mandou demitir cedo demais.

      • werneron disse:

        Concordo. Se olhar pelos números, o R Gomes foi injustamente demitido. Ainda mais pela trapalhada que veio em sequencia com Baresi/Carpegiani/Batista.

  5. Danilo disse:

    Birner, eu entendo sua vontade de ajudar o seu time. Acho que faria o mesmo no seu lugar, usaria um blog de visibilidade nacional pra tentar ir minando um treinador que eu não gosto no meu time.

  6. Danilo Otoni disse:

    Não tem outro time pra você falar não?

  7. Luiz Messias disse:

    Sou Corinthiano e vou dizer uma coisa, obrigado aos gênios de plantão que mandaram o Carpegianni embora. Ele pode não ser um técnico sensacional mas nenhum técnico no Brasil atualmente é em minha opinião. O Carpa vinha fazendo um trabalho difícil que é o trabalho de base e como os jogadores eram em boa parte novos havia uma oscilação natural, além do mais já naquela época acho que tinha jogadores que não queriam nada com nada. Mandaram ele embora e depois foi só ladeira a baixo. O mais engraçado é que tem rapaz aqui que acredita que o Leão é melhor que o Carpa, como diria o Juca vocês tem razão pessoal pode continuar do jeito que está. lolololololololol

    • Diogo disse:

      Discordo o Prof. Pardal ganhou o que no Futebol Brasileiro nos ultimos 30 anos ????

      Fora que com o Pardal perdemos de 5 e com o Leao foi jogo pau a pau perdendo apenas pelo Penalty ala Baggio.

      O problema é que o Time é Juvenil ainda , ano passado era Infantil….

      Precisa mais 2 anos para amadurecer essa Equipe não tem jeito. (adulto)

      Nos resta sofrer e torcer para dias melhores….

    • jairo disse:

      pede pro novo presidente de vcs contrata-lo….

  8. Luis disse:

    O Leaõ mal chegou e ja tão falando mal dele, quando era lider tava tudo lindo, agora perdeu a liderança começa a achar que não presta? Não e assim, de prazo para ter uma analise melhor, um mes de trabalho , não é possivel analisar com imparcialidade e sim com irracionalidade, parace que tão tirando sarro de voce , e voce ta soltando os cachorros, calma , não e assim, o SP sempre perde pro CUrinthia, então não aconteceu nada demais, so perdeu de novo!

  9. João B A Natal disse:

    O que me impressiona mais negativamente no Leão é a sua visão equivocada das coisas. Por exemplo, nesse momento em que não temos lateral direito o menos ruim seria colocar o Casemiro por lá, jogador destro, que não é lento, e não treinar o Luis Eduardo que visivelmente joga mais com a perna esquerda pelo setor direito. Detalhes assim é que fazem de um treinador um técnico de visão ou não.

  10. José disse:

    E os pontos positivos? Para quem foi contra a contratação do leão vc poderia ao menos ser imparcial quando se analisa sua liderança a frente do SPFC. Queria ver se o SPFC tivesse ganho do sccp o que o senhor procuraria dizer de negativo sobre o DT da equipe do SPFC?!

    • Cláudio disse:

      Está certo… O Leão precisa de T E M P O minha gente.. E, quando falo TEMPO, é um prazo considerável… Ajuste de peças no time, principalmente quando vem uma “batelada” de jogadores, não é da noite para o dia…Os próprios jogadores como Jadson, Maicon, Oswaldo, têm de internalizar nova forma de jogar, e para demonstrarem seus talentos, a aquisição de confiança é básica. Para isso, não basta um jogo ou três jogos, precisa-se de uma sequência… Precisamos aguentar os pessimistas para mostrarmos que os otimistas serão os felizardos

  11. Ale disse:

    eu voltaria ao 3 ,5,2 Denis,Rhodolfo,EdsonSilva,Paulo Mranda,wellington (ala direito),Cortez,Fabrico,,lucas,Jadson,Osvaldo e L Fabiano

    • Ale disse:

      nesse sistema de 3 ,5,2 poderia até colocar o fabricio como um falso terceiro zagueiro no lugar do Edson Silva ou Paulo miranda pois assim melhorava a saida de bola ele poderia aparecer como um homem surpresa como um Libero o fabricio sabe marca e tambem sair para jogar e no meio colocava Casemiro nossa o Leão tem muito material humano para trabalhar e fazer um baita time

      • Cláudio disse:

        Concordo… Somente prefiro o Edson Silva no lugar de Paulo Miranda, acho que tem mais jeito. colocaria o Fabrício, o Maicon e o jadson e lucas mais próximo ao L. Fabiano e o Oswaldo.

  12. Marcos Oliveira disse:

    isso te chamou atenção?

    que besteira, arrumando motivo besta pra ficar cornetando o leão.

    menos, Birner.

  13. Zé Aurélio disse:

    Juvenal, corta a internet da molecada na concentração, pra parar de ficar vendo tanta besteira na internet, e dá geléia de mocotó pros nenéns ficarem fortes.
    Aí sim você vai ver esse time começar a jogar bola.
    Um viva ao retrocesso informativo!!!!! Informação demais só arruma problema!
    Haja paciência!

  14. Gerson disse:

    Pergunto: Não foi Leão que foi campeão Paulista em 2005? Não foi Leão que pôs o Lugano pra jogar? Não foi Leão em 2005 que pediu a contratação de Danilo, Fabão e Josué no Goiás?? Não foi ele que mudou a cara do tiem do SPFC de time de estrelas (Kaká, Ricardinho,Luis Fabiano, Julio Baptista e outros), porém um time PERDEDOR, num time CASCUDO E VENCEDOR, mesclando jogadores desconhecidos, mas raçudos(os caras que vieram de Goiás, Lugano, Souza, Grafite, Leandro) e com poucas “estrelas” (Junior, Amoroso, Luisão) e uns moleques da base no banco???

    Por isso, Leão merece mais tempo, mais paciência e mais crédito com a torcida.

    Aquele time de CASCUDOS de 2005 foi a base para todos os títulos que vieram logo depois, Paulista, Libertadores e Mundial 2005, e o “perfil” segui em 2006/07/08…

    Agora, tem “jornalista” entendido que quer dar aula ao Leão. E além de NÃO SABER NADA DE FUTEBOL, TEM MEMÓRIA FRACA!

  15. Cézar Silva disse:

    Eu não sei quem é mais burro: o João Filipe por ter feito aquela cagada; o Leão por ter colocado aquele zagueiro, notadamente não muito inteligente emocionalmente, na lateral; ou se o senhor Juvenal Juvêncio, por ter demitido o multicampeão Muricy Ramalho, por ter contratados técnicos medíocres depois dele, por ter ficado sem opção no ano passado e, por fim, por ter contratado um treinador limitado tecnicamente e ultrapassado, o Leão.

  16. Betón disse:

    Engraçado, chamam o campeonato de Paulistinha, falam que não ligam de perder para o Corinthians que não tem estádio, não tem liberrtadores, não tem passaporte (mas tem freguês, e dosn bons). Mas repercutem a derrota até hoje… Nem eu aguento mais tirar sarro da bambizada e vcês ainda remoendo isso…
    Então me expliquem se realmente não vale nada e não ligam de perder para nós, por que tanta mágoa?

    • jairo disse:

      que bom vc reconhecer o bom fregues. Mostra que vcs estao evoluindo. Agora tem que aprenderem a fazer contas. De 2000 para cá: numero de empates: iguais, numero de vitorias: ate domingo 12 do curingao e 13 do s bambis……os numeros sao estes, agora quem era fregues……..

  17. Carlos Milaré disse:

    Birner
    Voltando um pouco ao jogo com o Corinthians, vimos o J.Henrique simular dezenas de faltas, com quedas espetaculares, e nada foi feito pela arbitragem e essa artimanha aplaudida pela mídia oportunista. Nesse raciocínio eu posso defender que o J. Filipe também simulou um pontapé, e a arbitragem não devia fazer nada pelo mesmo critério.
    Quanto á sua crítica ao Leão, tem meu apoio. Veja quantas vezes os beques do Corinthians correram atras de atacante do São Paulo, nenhuma, os do São Paulo, a toda hora, ou seja nosso meio de campo está fragmentado e o Leão não sabe corrigir.

  18. Luiz disse:

    Sendo sincero, o SP ideal seria: Wellington, Rhodolfo, Edson Silva e Cortez; Fabrício e Casemiro; Lucas, Jadson e Fernandinho; Luís Fabiano. Contratações exigidas: um lateral direito (Douglas?) pra deixar o Wellington no meio e um ponta esquerda pro lugar do Fernandinho, caso o mesmo ou o Osvaldo não rendam (Nilmar?). E um zagueiro pra ser o parceiro ideal do Rhodolfo (Breno?). E um técnico que saiba fazer as linhas jogarem mais próximas… E que convença os jogadores de meio a marcarem a saída de bola pra dar menos trabalho.

  19. Carlos Alberto Tavares disse:

    Fora, João Felipe.

  20. Cláudio disse:

    O que está faltando é acertar os passes…Meus Deus, passe de dois metros os caras erram… E olha que treinam todos os dias… Meu time do campo do Afogasapo erra menos passes que esses jogadores…O time precisa aprender a tocar bola, acertar passes . Defesa tem de ser Rodolpho e Edson Silva… O Leão técnico tá bom. Os jogadores precisam é mostrar qualidades

  21. Vagabond´s disse:

    Birner, me desculpe:
    Sou tão São-Paulino como você, e reconheço o erro do nosso HeadCoach, mas, desculpe, pior que não lembrar de quem seria responsável por ser o cobrador oficial de penalidades, pior que a execução do penalti feita pelo Jádson, foi a postura da Equipe: Nervosa, Desorganizada, Desorientada, e com falta de comando dentro de campo. O Leão tinha que ter enxergado que, João Felipe é ZAGUEIRO, e que, no pior das hipóteses, tinha que escalar alguém marcador na posição do lesionado Piris, como Wellinton e assim trazer o Lucas um pouco mais para o meio de campo, caindo as vezes para as pontas, trabalhando tabelas com o Jadson! Vejo isso como um erro básico.

  22. jairo disse:

    Birner, nem sei se vc chegara a ler este post, mas vamos la. Uma pergunta que ninguem faz e fez. Como um time que gasta fortuna nas categorias de base improvisa um lateral direito. Ha anos. O Santos pensando na libertadores entra com um bando de meninos e joga bonito. O Sao Paulo nao consegue um latera. Este J. Felipe é muito fraco na zaga. Colocando-o na lateral matou o coitado. E isto poderia ser corrigido, improvisado já no primeiro tempo. Nao tem necessidade de ser treinador prra ver que ali era o caminho da mina. Minha pergunta inicial, pq nao colocar um menino da base, contra Guarani, Comercial em casa e testar. Se nao der certo paciencia, mas improvisar um JF num classico e ser muito toupeira. Qdo vai lançar um garoto, qdo ele tiver 25, 28 que nem o Juan……Birener se fosse reporter era a unica pergunta que faria ao Leao….

  23. Daniel Tricolor disse:

    Birner, esse comeco de ano esta tao ruim quanto os de anos passados, inclusive dos anos da era Muricy no qual o ano comecava mal e terminava bem. Nao acho o Leao um genio e nem eh o treinador dos meus sonhos (e hoje em dia, quem eh, nao eh mesmo?) mas como vc mesmo sempre pregou ha que dar tempo para que o trabalho do treinador reflita na maneira de jogar do time. abracos!

  24. O Jadson cobrar o pênalti foi inadmissível. Repetir o erro do Luis Fabiano, que mal chegou perdeu a cobrança já não foi inteligente. Depois desta experiência insistir em entregar ao calouro uma penalidade contra o maior rival é muito amadorismo.
    Precisamos também acabar com as expulsões. Há que haver punição.

  25. rafael disse:

    Fico perplexo com a indiferença ou talvez displicencia com que o time do são paulo vem sendo conduzido. pergunto: nosso time tem um esquema tático? nosso camisa dez rege com maestria o meio de campo? há conjunto definido entre defesa, meio e ataque? há definição de cobradores de pênalti? ou seja, que caminho segue o amoroso são paulo? tantas perguntas e sequer alguma contundência. choro pela mesmice de uma equipe que insiste em adotar um comportamento sem alma, desfacelada . qual e a cara do são paulo? infelizmente, não e a do leão. sonho com a ousadia de um time com sede de vitória , raça e hombridade . talvez sonhei com dorival júnior para uma verdadeira reviravolta desta mesmice que assola meu glorioso time querido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>