21 nov

Qual foi o melhor time do Brasil em 2012: Corinthians ou Fluminense?

Birnadas, Coluna no Lance!

De Vitor Birner

O Corinthians ganhou a Libertadores sem perder nenhum jogo. O Fluminense é campeão brasileiro e pode quebrar o recorde de pontos desde a implementação do atual sistema de disputa.

As campanhas vencedoras, difíceis de serem igualadas, geraram a saborosa pergunta para quem vive a paixão do futebol.

Quem foi o melhor em 2012?

Tite e Abelão adotaram o 4-2-3-1 na maior parte dos confrontos e priorizaram a marcação.

O treinador do Flu, após a confirmação do título, disse que cobra bastante dos jogadores quando precisam retomar a bola. Seus comandados, com ela, têm alguma liberdade. Só não podem ficar mal posicionados na hora em que o adversário recuperá-la.

O técnico do Alvinegro pensa de maneira similar.

O sistema defensivo corintiano no torneio continental foi superior ao do Tricolor no brasileirão. As características dos quartetos ofensivos explicam a vantagem.

Jorge Henrique, Danilo, Sheik e Alex combatem mais que Wellington Nem, Deco (e seus substitutos), Thiago Neves e Fred. O primeiro, por exemplo, atuou na mesma linha de Paulinho e Ralf em vários momentos.

O Fluminense tem vantagem na criação e na finalização. Possui atletas mais técnicos. Por isso os corintianos necessitavam inverter as posições na frente e dependiam tanto do apoio de Paulinho.

Os Tricolores precisaram de menos flutuações ofensivas na busca ao gol. Jean cooperou na criação, contudo não de forma tão insistente quanto a do volante da seleção. È menos competente nisso.

Os laterais dos cariocas são melhores nos avanços. As duplas de zagas se equivalem. Dos goleiros, prefiro Cavalieri.

O Corinthians, caso não fosse prejudicado pelo obsoleto calendário da CBF, provavelmente seria vice-campeão nacional.

A vantagem atrás não faria grande diferença porque o Flu também é forte lá. A qualidade do meias e atacantes dirigidos por Abel garantiria uma quantidade maior de vitórias nas 38 partidas.

Por outro lado, se disputassem o mata-mata, eu apostaria nos paulistas. A capacidade de marcação e a frieza, nesses jogos cardíacos, talvez parasse a equipe das Laranjeiras.

Tudo seria decidido nos detalhes, em disputas extremamente equilibradas.

Hoje…

O Fluminense está jogando mais bola que o Corinthians. Isso é inquestionável, mas não define qual deles é o melhor.

O Alvinegro tem outro foco. A comissão técnica passou o segundo semestre preparando a equipe nas partes física e tática para o Mundial.

Planejou o crescimento do time de meados de novembro em diante. Nos últimos meses, o Tricolor pretendia, no trabalho diário, manter os jogadores no ápice de suas formas técnica e atlética.

Isso faz a diferença em campo.

O texto acima é a reprodução da minha coluna do Lance no último sábado

 

235 respostas a Qual foi o melhor time do Brasil em 2012: Corinthians ou Fluminense?

  1. O melhor time de 2012 é o Corinthians. O melhor time do Brasileirão foi o Fluminese. Mas a coisa ficou feia foi lá no Pé da Tabela Birner.

  2. Cesar disse:

    Birner, o Flu pode bater o recorde de aproveitamento, mas o recorde absoluto de pontos é do Cruzeiro, em 2003, que fez 100 pontos.

    • Cesar disse:

      Para constar, o Flu foi sem dúvida o melhor time do Campeonato Brasileiro de 2012. Mas o Corinthians é sim o melhor time do Brasil em 2011 e 2012. O mais consistente. Acho um absurdo termos um calendário tão esdrúxulo que permite, ou melhor OBRIGA que o campeão da América e melhor time do Brasil deixe de lado o seu próprio campeonato mais importante!

      • Gicelmo disse:

        Flu campeao 2010, terceiro 2011, campeao 2012. O Flu e melhor.

        • Cesar disse:

          sem nenhuma ambição, apenas “treinando”, o Timão é segundo no 2o turno do BR, o Flu foi primeiro, é verdade, mas jogando com todas as forças. Alguma dúvida que se o Timão jogasse com todas as forças iria superar o Flu? Eu não tenho nenhuma. Timão é melhor.

    • tiago disse:

      Com a derrota do Flu no fim de semana para a Cruzeiro (que ocorreu após a publicação da coluna), o fluminense não consegue mais superar a campanha da Raposa nem em aproveitamento.

      Cruzeiro 2003
      100 pontos conquistados em 138 disputados = 72,46%

      fluminense 2012
      no máximo 82 pontos a conquistar em 114 disputados = 71,93%

      Gostaria de ressaltar também a incrível diferença na média de gols entre as duas campanhas: 1,64 gols/jogo para o flu contra 2,22 para o Cruzeiro.

      • César disse:

        Sou corinthiano, mas não tem como negar que os nossos eternos fregueses, o Cruzeiro, teve o time mais espetacular desde a adoção do formato dos pontos corridos. Aquele time de 2003.

        • laerte disse:

          o timao e o melhor time do brasil porque foi campeao invito da libertadores e bi campeao mundial e tem elenco muito otimo te ame timao esou louco por ti corinthians

  3. certo! disse:

    Seja mais imparcial!!!!!!!!!!!

    odeio ver pessoas que trabalham passando informações as pessoas fiquem nessa lambe lambe. ou seja não fale do seu time! jamais fale do seu time.

    • owl disse:

      Aonde que o Birner falou do São Paulo?
      Ou você leu errado ou tá informado errado (o Birner é tricolor).
      Ou seja, tá errado, não importa como.

    • são paulino disse:

      Comentaristas devem fazer comentários sobre todos os times que estão em evidência, independente de serem ou não torcedores, e fazer comentários racionais e coerentes. Não se trata de falar bem ou mal, mas de ser coerente.

  4. jmarcos disse:

    quem como corinthians?

  5. Jess Rosenberg disse:

    Corinthians. Ganhou a libertadores e faz um excelente segundo turno, sem precisar contar com ajuda de apito amigo.

  6. Breno disse:

    Tanto o Corinthians quanto o Fluminense copiaram o esquema tático do tricampeonato brasileiro do SPFC. Atrasados 6 anos, sendo assim, nem um nem outro. Estaremos nivelando por baixo e atrasando o futebol nacional.

    • Alexandre Oliveira disse:

      Hahahahahahahahahahaha…adiantado tá oseu timinho que deixou de ganhar né?
      É pq no futuro os últimos serão os primeiros?

    • Fernando disse:

      Ta louco???? seu murisoca viu o barcelona e tremeu nas bases jogou com 6 na linha da defesa… hahauhauhauha

  7. Marcio da Costa Marchiori disse:

    Quem está disputando o Brasileirão e o mundial ao mesmo tempo só pode ser o melhor, ou seja o TIMÂO!

  8. Aleee disse:

    Dois times equilibrados, aplicados taticamente, mas nada geniais. O ponto forte corintiano é o meio e a marcação sob pressão na saída de bola do adversário, exige muito preparo físico. O ponto forte do Fluminense é a qualidade técnica do elenco aliada à experiência e a um contra-ataque dos mais mortais. Ainda, é essencial destacar que ambos os times tiveram suas principais conquistas sem seus atletas serem lembrados pela CBF…O melhor está por vir.

  9. Roger Frutuozo disse:

    Sem comentários, o Corinthians mesmo não querendo mais nada no Brasileirão é 5 colocado, repito, mesmo sem ter pretenções algumas no campeonato, pergunta ridicula de quem é o melhor de 2012.

  10. Helder disse:

    Sou CORINTHIANO e concordo plenamente com a sua análise!

  11. Marcelo Costa disse:

    Bem de forma resumida, a base de 2011 campeão brasileiro, foi campeão da libertadores, então o Corinthians é melhor.

  12. Marcelo disse:

    hahaha.. os corinthianos se agarram ao jogo contra o Boca. Disseram que Fluminense tomou sufoco no 1º jogo do mata-mata e esquecem que o corinthians tb tomou sufoco, e achou um gol no final, em bola que sobrou na sorte. Fluminense no jogo de ida foi prejudicadom pela arbitragem, além de jogar bem desfalcado.
    No 2º jogo, o Fluminense jogou ainda mais desfalcado, pressionou o jogo inteiro e deu azar no final, ao tomar um gol achado.
    E o corinthians ganhou o 2º jogo pq o Boca era realmente fraco fora de casa, o único bom jogador era o Riquelme, e mesmo assim longe do que já foi.
    A sorte do corinthians foi isso, do Flu ter ficado sem jogadores no momento decisivo e ter dado azar no 2º jogo, qdo perdeu vários gols. Seria bem legal ver a disputa entre Flu e corinthians na Libertadores, quem sabe ano que vem ??

    • Gil Prata disse:

      Primeiro jogo do brasileiro 2012 deu flu sobre os reservas do timao, segundo jogo com os titulares e levando o campenato na maciota deu empate.

      Futebol moderno depende muito de elenco, se o flu perdeu pro boca pois nao tinha elenco pra manter a força do time, paciencia.

      Quanto ao gol achado em la bombonera, segue abaixo um video da teve ole, de argentina pra vc reasistir reveja bem se foi o time azul ou branco quem achou um gol.

      http://www.youtube.com/watch?v=FNNukehcFR0&feature=fvst

      Pra finalizar sem o apito amigo, veja quantos pontos o CBFlu estaria na a frente do corinthians: http://placarreal.com.br/

      No mais veremos em julho do ano que vem se o flu fará mesma campanha do corinthinas

    • SCCP disse:

      PUTA QUE PARIU, LIBERTADORES FLUMINENSE NUNCA VIU!!

  13. Antoniel disse:

    Os dois times se equivalem mas o corinthians leva uma vantagem por possuir reservas que podem oferecer ao Tite um numero maior de variações táticas.

  14. Luís disse:

    Não fosse esse calendário o Corinthians certamente seria bi campeão brasileiro… O time do flumined é limitadissimo e vive de fred… conseguiu um ótima marca devido a incapacidade técnica dos adversários, a exemplo do spfc quando conseguiu sua melhor pontuação no brasileiro… fico no deixa que eu deixo e o time menos pior levou… o Corinthians levaria fácil esta, é mais consistente, tem mais pegada e seu padrão de jogo é o mesmo, dentro ou fora de casa, com todos os titulares ou não.

    Não é um super time, mas a mais consistente equipe do país, disparado dos demais…

    • Nelson disse:

      Fluminense limitadíssimo?!
      KKKKKKKK
      Piada do ano
      vc não entende NADA de futebol!

    • João victor disse:

      concordo plenamente com vc Luis… está certíssimo o corinthians com certeza foi melhor, pois no meio do campeonato estava preocupado com a libertadores e não com o brasileiro, assim que terminou a libertadores o corinthians conseguiu chegar em 5º imagina se estivesse focado apenas no brasileiro? tinha ganhado com certeza do flu…

  15. JOÃO VICENTE disse:

    FLU tem mais individualidades…
    o único acima da média no C.. é o Paulinho…
    no Flu tem o Fred, o próprio T. Neves, Deco, W. Nem (melhor q qq atacante do C…), Sobis (ótimo 12 jogador)…, se comparar um por um, o Flu ganha de 7 a 4…

    O Forte do C.. é o conjunto e marcar com os 11.

  16. JAPA disse:

    Eh simples, o melhor time do Brasil eh o Fluminense, e o melhor das Americas o Corinthians!!! Quem sabe depois de 16/12 será o melhor do MUNDO!!!

  17. Moysés disse:

    Birner, na minha opinião, as duas equipes se equivalem e jogam muito parecido. A linha defensiva do Corinthians é melhor que a do Flu, já os tricolores tem melhores definidores de jogada. Jogador por jogador, avaliando tecnicamente, o Timão leva uma pequena vantagem. E o ano foi de Danilo, Paulinho, Emerson, Chicão, Cássio, Tite, Fred, Wellington Nei, Jean, Diego Cavalieri, Deco e Abel. Parabéns a tricolores e alvinegros pelo belo ano de 2012.

  18. JCMurozaki disse:

    Fluminense, sem dúvida!
    Corinthians ganhou a Libertadores com justiça, mas aquele gol mal anulado do Vasco mudaria tudo.
    Fluminense é nota 8,5 e o corinthians 8,0.

  19. Paulo disse:

    A Libertadores é o título que mais pesa no brasil e é o segundo do mundo. O brasileirão é um dos mais competitivos do mundo e seu sistema é justo. Vejo o time do Coringão mais forte mentalmente e se prova devido a guerra de nervos que é a Libertadores, creio que é mais consistente vem jogando há mais tempo juntos e a administração do clube está excepcional, muito melhor que a do São Paulo. Vocês jornalistas escrevem e expressam diversas vezes que um time se ganha dentro e fora de campo. Devido a esses fatores considero o Timão melhor para brigar por títulos do que o Fluminense. Se estivesse focado no Brasileirão não há como dizer quem seria o campeão.

  20. Rui disse:

    Birner, sou Corinthians (de coração) e Paysandu (admiração, sou paraense). Com relação ao seu post, sinceramente é complicado comparar. Gostaria que a final da Libertadores pudesse ter sido contra o Fluminense que em termos de elenco estava melhor que o Boca nesta Libertadores perdendo no detalhe. Como você mesmo postou, taticamente são equipes parecidas sem contar que Tite e Abel além da questão tática, são altamente motivadores. E ainda tem mais: o Timão perdeu jogadores que foram importantes na conquista da Libertadores e um novo time entrosado teve que ser montado durante o Brasileirão para a disputa do Mundial. O Flu focou o Brasileiro e atropelou todo mundo (4 derrotas em mais de 30 partidas não é fácil!). Em suma, pergunta sacana, hein! rsrsrsrsrsrsrs! Abs!

  21. Renato César disse:

    Gosto mais do elenco do Corinthians e do treinador, vale lembrar que uma parte considerável do brasileirão o Corinthians ficou na lanterna do campeonato, jogando com o time completamente reserva e hoje se encontra na quinta colocação, ótima campanha quando passou a ressaca da libertadores.
    O fluminense esse ano teve vida tranquila no brasileirão, Santos muito desfalcado do Neymar não conseguiu brigar pelo título, Vasco após a venda dos 4 melhores jogadores do time também não, o Atlético MG apesar do grande futebol conta com um técnico que não possui equilíbrio emocional, acabou se desesperando na reta final, questionando sempre a arbitragem.
    Corinthians ainda está entrosando Guerrero e Martinez no time, dois grandes jogadores que irão acrescentar muito em qualidade, para mim é sem dúvida o melhor time da américa latina, possui reais condições de vencer o Chelsea no mundial (diferentemente do Santos contra o Barcelona, que se fosse contra o Corinthians eu também não acreditaria em possibilidade de sucesso).
    O São Paulo possui bastante dinheiro em caixa e um bom elenco, se conseguir recuperar o Ganso e reforçar corretamente o elenco terá potencial para igualar ou superar tanto Corinthians quanto Fluminense.
    Por fim vale ressaltar um grande defeito do time do Fluminense, ele não ganha jogos com autoridade, sofrendo muito sufoco e dependendo de milagres do Diego Cavalieri, demonstrando fragilidade no setor defensivo, diferentemente do Corinthians que não passou sufoco contra nenhum time na libertadores, salvo o jogo contra o Vasco.

  22. Raphael disse:

    Corinthians sem estar no pique foi o terror dos líderes no final do BR12.

    Acho que isto fala por si só.

  23. owl disse:

    Sou Corinthiano, e acho inútil discutir.Quero que essa questão seja resolvida na Libertadores em um mata-mata eletrizante.

  24. owl disse:

    Sou Corinthiano, e acho inútil discutir.Quero que essa questão seja resolvida na Libertadores em um mata-mata eletrizante.ds

  25. Leandro Nogueira disse:

    Mas que pergunta mais tola! Claro que foi o Fluminense! E disparado!

  26. Lina disse:

    Birner, o corinthians não pode fazer parte de nenhuma enquete deste tipo.
    Não é justo.
    Nenhum dos outros clubes é turbinado pela máquina estatal: estádio, patrocínio e etc.
    O melhor time do Brasil é o Fluminense.

  27. silvio disse:

    Melhor do Brasil é o Flu.
    Melhor da America é o Timão.

  28. Elio disse:

    BIRNER, esta é fácil; É só mandar o FRED e o CARLINHOS para o TIMAO QUE SEREMOS HEXA BRASILEIROS, BI DA LIBERTADORES E TRI MUNDIAIS. E ainda disputaremos o PAULISTINHA com; JULIO CESAR…G.ANDRADE…WALLACE…ANDERSON POLGA e FABIO SANTOS…. GUILHERME…EDENILSON…MARTINEZ E J,HENRIQUE…..ROMARINHO E GUERRERO. Bom, agora é só imaginar o TIMAÇO TITULAR…….

  29. Diego disse:

    Corinthians como melhor é dureza. O time até o meio do ano não conseguia dar três passes certos. Ele ele é o melhor-pior time da história do Corinthians por causa da Libertadores; caso perde-se seria mais um time ruim -o que de fato não é, só é um time mediano. Mas melhorou sim nos últimos jogos do Brasileiro, mas será que vinga? Fazer dois jogos bem até o Tolima já fez. Sem dúvidas o melhor time é o Fluminense.

  30. Joaquim Paulino Leite Neto disse:

    Em 2012 pode ser qualquer um dos dois, mas em 2013 não tenho a menor dúvida de que o melhor time será o hepta-campeão brasileiro e tetra campeão da Libertadores, o SPFC, com M1to Ceni, Luis Fabuloso, Ganso e , quem sabe, Káká.

  31. luiz henrique disse:

    Muito bem, vamos devagarinho!! Sejamos frios nesta hora! A discussao é boa, vamos la!!!
    vamos avaliar entao desenpenho na libertadores e no brasileiro, pq claro o corinthians no brasileirao nao se deve levar em consideracao, claro!!
    Primeiro elencos:(elenco tirular, claro)
    Os goleiros, Cavalieri melhor? Sabe pq vc ta dizendo isso? Simplesmente pq Cavalieri foi mais acionado durante o campeonato, mas tecnicamente cassio é melhor, mais seguro, e mais tecnico.
    Dupla de zaga: nao é possivel comparar a excelente dupla (na libertadores) chicao e leandro castan com gum e eusebiu. Estes ultimos sao bem medianos.
    laterais:Concordo que os do flu apoiam mais, ouça bem, eles sao mais ofensivos naturalmente, mas de uma checada em qualidade da assistencia. E sem contar que defensivamente nao se comparam.
    Meio/defesa: Como nao fazer mensao honrosa a ralf e paulinho? Simplesmente a melhor dupla de volantes do brasil. Os do flu sao bons, mas nao se comparam.
    meio/ataque: Aqui chegamos a um ponto onde o flu eh mais mortal. OS seus jogadores aqui sao melhores nos avanços. sao mais incisivos. Os corinthianos sao mais calculistas, procuram a hora certa de atacar. Por isso o flu cria mais!
    ataque: Aqui, caro birner, esta o exito do flu, aqui sao melhores, pois tem fred, q salvou a vida do flu diversas vezes no campeonato.
    O banco do flu é melhor, mas estamos avaliando o time titular. Vamos aos esquemas
    O time do flu, na marcaçao, nao se compara a maquina corinthiana. O corinthinas nao levaria o baile q o flu levou do galo no independencia, por exemplo! Ninguem no Brasil é mais compacto e se reestrutura tao rapidamnete quanto o time de tite. O ataque tricolor depende muito dos avanços de Nem, é um time que gosta do contraaatque e tem Fred, é isso!! O time de adenor é mais coletivo, marca na frente, busca as oportunidades. E tambem sabe muuuuuito bem sair no contraataque quando precisa ! O flu, alguma vez no campeonato, pressionou o rival na seu campo de defesa? Nao é seu estilo!! Ambos sao times frios e de marcacao forte, e as coincidencias param por ai!Nao confundam. E mai,s marcar forte quase todo time faz hj em dia, é obrigacao !! Imagine se o corinthians tivesse um atacante com o poder de decisao do Fred? Respondendo a isso vc ja chega no meu ponto de vista!
    Em relacao ao futebol atual, caro Birner, é sacanagem comparar pq o corinthians ainda nao teve oportunidade de jogar com todos os titularesm todo mundo sabe disso!! Se vc me perguntasse eu diria, deixa o time jogar com os titulares!! Enfim, gostei muito da discussao. valeu, mais uma vez, e grande abraço!!

  32. PAULO TIMÃO disse:

    SINCERAMENTE ACHO QUE O CORINTHIANS É MAIS EQUILIBRADO E CONSISTENTE QUE O FLUMINENSE, E SEGUNDO O SITE PLACAR REAL, O FLU FOI O MAIS AJUDADO PELA ARBITRAGEM,(9 PONTOS) E O CORINTHIANS NO LADO OPOSTO FOI O MAIS PREJUDICADO(9 PONTOS) OU SEJA EM TESE 18 PONTOS DE VANTAGEM NA ARBITRAGEM MOSTRA QUE DEVERIAM SER OS DOIS A DISPUTAR O TÍTULO.

    É O QUE PENSO.

    • Nelson disse:

      Vc quis dizer PLACAR IRREAL via vídeos globoesporte.com, que por sinal odeia o Fluminense, omitindo os lances que prejudicaram o próprio.

  33. respposta123 disse:

    PO VAMOS FALAR SÉRIO AKIEEE

    Vice da libertadores e da sul americana 2009
    Campeão Brasileiro de 2010
    3 Lugar no brasileiro 2011
    Campeão do Brsileiro de 2012

    PRAZER SOU EU FLUMINENSEE

  34. marco disse:

    Me desculpem o curintha eo melhor do brasil eo 6 melhor do mundo na mas a comentar…

  35. Rodrigo disse:

    Para o fluminense entrar em qualquer disputa ele tem a obrigação de apresentar o titulo de campeao da segunda e terceira divisão. Time de tapetão não tem moral nenhuma. Se é vergonhoso cair é mais vergonhoso ainda não ter a capacidade de voltar pelos próprios méritos e ainda levanta a taça com a maior cara de pau do mundo.

  36. Rebeca disse:

    O Corinthians foi campeão brasileiro ano passado,nesse ano foi campeão da libertadores (o que o flu não tem) invicto em cima do Boca Jrs. e foi campeão mundial (o que o flu também não tem) pela 2° vez em cima do “temido Chelsea”.
    Já o flu foi campeão brasileiro e carioca,também tem seus méritos.
    Por aí se tira quem foi o melhor time do ano.
    Na minha opinião,foi o Corinthians.

  37. ALLAN disse:

    CARA NAO SOU CORINTHIANO MAIS SEM DUVIDA O CORINTHIAS FOI O MELHOR DO ANO DE 2012 CANPEAO DA LIBERTADORES CAMPEAO MUNDIAL..E 6 LUGAR NO BRASILEIRAO DEIXA CLARO QUE VEMM SENDO O MELHOR SEM FALA QUE ERA O ATUAL CAMPEAO BRASILEIRO DE 2011…

    • moyses disse:

      Parabens Allan por sua imparcialidade!!!…. voce fala como um profissional e admirador do “futebol brasileiro”,(Corinthians)somos um time de conjunto grupo e sem grandes estrelas, venceu a vontade e a garra,e tudo começou depois de sairmos da 2°divisão ….pena outros ficarem discutindo de forma desrespeitosa, vamos enaltecer coletivo o futebol e seus reais valores “a união do grupo a garra e a vontade” , acho que todos terão suas chances em 2013 e que “ganhe o futebol”

      abraço

    • francisco disse:

      e claro que o corinthians e o melho time do brasil ganhou a libertadores e o mundial quem poderia se o melho e nois bando de louco

  38. *jonathan disse:

    olha gente sem duvidas corinthians eu sei que o flu fez uma otima campanha em 2012 mas quem ganhou do boca juniors quem superou o chelsea no mundial quem foi campeao do ano passado brasileirao eo fluminense perdeu do boca na libertadores quem tem mais paulista o corinthians eo melhor time do brasil sem duvidas

  39. Marcos disse:

    vAMOS Lá um é Campeão da Libertadores e Mundial e outro campeão brasileiro e com muita ajuda do apito amigo, veja o placar real. seria o Atletico mineiro…enfim, sem dúvida, só para o Birner…e os Sãopaulinos….

  40. Breno disse:

    O fluminense foi o time que mais pegou predeira na libertadores e o corithians pegou so timinho por isso que ele foi campeao

  41. vitoria duarte disse:

    o sao paulo é o melhor nao adianta nem falar que é o fluminense nem o corinthias

  42. jorge disse:

    naquela altura seria bom o flu pegar o vasco ou corinthians ao inves do boca . garanto como hoje o flu seria campeao do mundo

  43. leonardo disse:

    corinthians e o meulhor time do brasil porque o fluminese so ganhou 2 titulos em 2012
    foi os titulos que nao importa
    para o time
    o corinthians ganho libertadore e mundial qual serio melhor?*-*

  44. Renata disse:

    o corinthians é e sempre foi melhor do que o fluminence ponto final.”pra que discurções sem sentido”.

  45. marlon disse:

    acho q o fluminense em 2012 foi o melhor,mais muitos cruzeirense dizem de 2003,tiveram melhor campanha,melhor saldo de gol melhor gols-pro,mais lembrando-lhes q em 2003,foram 46 jogos e nao 38!

  46. T.R disse:

    O melhor time e o FLAMENGO

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>