2 mar

Talvez Ganso faça seu melhor jogo desde a chegada ao São Paulo. Tite deveria escalar time reserva no clássico

Coluna no Lance!

De Vitor Birner

Evoluindo

A atuação do São Paulo contra o The Strongest não foi vergonhosa, tal qual avaliou João Paulo de Jesus Lopes.

Entendo a insatisfação do vice-presidente de futebol do clube, mas exagerou.

Denilson, Cortez e Douglas atuaram mal. Jadson e Luís Fabiano jogaram de forma mediana.

O desempenho de qualquer equipe, seja profissional, varzeana, da faculdade, escola, trabalho ou de onde mais você lembrar, piora se o rendimento de cinco atletas cai.

Vergonhoso é entrar em campo e não lutar de verdade pelo melhor resultado ou o treinador posicionar o time de maneira muito errada.

Nada disto faz parte do atual momento do Tricolor,

Casos assim aconteceram noutros tempos e a direção tratou de resolver o problema.

João Paulo de Jesus Lopes foi um dos mentores da reformulação do elenco no final de 2011. Ele, na época, chamou o processo de “higienização”.

A mudança de atitude do Ganso comprova que o ambiente do grupo de boleiros comandado por Ney Franco é de respeito e competitividade.

Diante do Linense, o meia, substituído no intervalo, havia mostrado mais garra. Na partida da última quinta-feira, foi exemplo de dedicação.

Chamou o jogo, ajudou nos desarmes, orientou os companheiros e não aceitou a marcação adversária. Se deslocou em busca do espaço para receber livre a bola no lance de gol.

A habilidade de Cañete e a movimentação do camisa oito garantiram a sofrida vitória contra o adversário bem inferior na parte técnica.

O comportamento de Ganso me deu a impressão que ele acendeu em si mesmo a chama apagada desde as brigas e lesões vividas na Vila Belmiro.

Se mantiver a pegada, o futebol de craque vai reaparecer e será útil mesmo quando lhe faltar inspiração.

O trabalho de paciência do treinador, que nunca perdeu a confiança no meia e faz tudo para recuperá-lo sem prejudicar o São Paulo, começa a dar frutos.

Desconfio que domingo, em Penápolis, Ganso fará a sua melhor apresentação com a camisa são-paulina.

A partida sem importância para o time é especial sob o ponto de vista dele.

Pode colocá-lo entre os titulares contra o Arsenal ‘Hermano’, quinta-feira, no Pacaembu.

Racional

O Corinthians viajará 9700 quilômetros até a fronteira do México com os EUA para encarar o perigoso Tijuana.

Vai atuar no gramado sintético contra a equipe ofensiva, de bom toque de bola, e líder do grupo. Os dois times devem se classificar ao mata-mata da Libertadores.

Resta saber quem ficará na frente. Tite é obrigado a ser racional. O clássico não pode atrapalhar o planejamento.

É hora de usar apenas os reservas diante dos titulares do Peixe.

Os textos deste post são a reprodução de minha coluna de hoje no Lance.

OBS: Tite confirmou a equipe. Apenas Alessandro e Fabio Santos serão poupados. Edenilson e Igor serão os titulares nas laterais.

39 respostas a Talvez Ganso faça seu melhor jogo desde a chegada ao São Paulo. Tite deveria escalar time reserva no clássico

  1. Emerson Feltrin disse:

    Birner concordo com vc q o Ganso está evoluindo e percebendo que no SP ele vai ter q buscar seu espaço se quiser ser titular…
    Para mim é craque e não desaprendeu, apenas é preciso dar tempo para ele se adaptar, mas como vivemos numa epoca do “queremos pra ontem” toda vez se põe em xeque se ele vai vingar no SP. É preciso lembrar q o Jadson, que hoje ta comendo a bola, só começou a melhorar depois de um periodo de adaptação e que vários jogadores que fizeram historia no SP tbem passaram por esse periodo (Careca, Daryo Pereira, Lugano, M1to, Rai…)
    Então muita calma, rss
    Estou gostando da maneira que o Ney Franco está conduzindo tudo isso e espero que o Ganso, Fabricio, Cañete ainda deem muitas alegrias ao Tricolor
    abraço e parabens pelo blog e tweets…
    Aqui de Okazaki no Japão sempre acompanho seus textos hehe
    Arigato!!

  2. Ricardo Silva disse:

    Binner, eu não disse?
    Pode demorar. mas esperar o homem esquentar …

    “Ricardo disse:
    15/02/2013 às 1:33
    Caro Birner, respeito sua posição e sou leitor assíduo de sua coluna.
    Sinceramente acho que esta enganado. Ontem, depois de muito tempo, vi o Ganso se movimentar um pouco mais rápido que nos outros jogos, mostrando melhora. Pouca, mas aparente. E veja bem … era contra o Galo lá!
    Ele tem mais motivos que apenas o tricampeão mundial para se reerguer. A Copa ta chegando e ele é, de longe, o melhor 10 que apareceu no futebol brasileiro nos últimos 5 ou 10 anos. Posso estar enganado e ele estar realmente de sacanagem … como vc disse, só ele sabe. Mas aquela bola no final tinha que ter entrado. Merecia. Massacramos no 2º tempo e se não fosse aquele maldito goleiro, as bobeadas do Rodolfo e o “Ronaldinho-meio-tempo”, teriamos ganho o jogo. Abraço.”

    • Rafael disse:

      Esqueceram de te falar que no futebol não existe “se”, o ganso teve uma boa fase em 2010 e somente isso, não se empolgue muito logo logo ele deixa o tricolor!!

  3. Tiago Londrina disse:

    Esse diretor do SP ta de sacanagem, o time agora ta pelo menos mostrando raça, logico que Cortez, Douglas e Denilson são limitados, mas com o Ganso numa crescente o Fabricio e Canete recuperando a força fisica o tricolor ainda vai dar alegrias este ano. Só de lembrarmos a terrivel fase em que tinhamos um Muricy retranqueiro fazendo chuveirinho na area, Marlos, Dagoberto e outros sem vontade hoje não temos oque reclamar.

    Abcs

  4. Diego Fiorio disse:

    Birner concord que o Ganso vai evoluir e provavelmente ele e o Cañete vão arrebentar amanhã.. só acho que para a evolução do Ganso seria otimo 2 jogadores de velociade ao lado dele (Wallyson e Ademilson por exemplo) por que a facilidade que ele toca na bola é absurda, e se tiver movimentação o futebol dele cresce demais, por isso eu não colocaria o Maicon junto com ele afinal o Maicon é lento

    agora eu li denovo que o Ney Franco vai colocar o JOÃO FILIPE de lateral? caramba quando afinal ele vai dar chance pro Lucas Farias? o menino tem um potencial absurdo mas o Ney não coloca ele . . .

  5. Thiago C. disse:

    Eu penso que o Corinthians deveria jogar com os reservas em absolutamente todos os jogos do paulista. Se o time reserva conseguir ficar entre os oito primeiros, ótimo. Se não, tudo bem também. O que importa é a Libertadores!

    • Fernando Lima disse:

      Como corintiano, concordo.
      Só espero q o SP não jogue c/ os seus RESRERVAS.
      Outra surra-de-cinta de time RESERVA é dose pra leão

  6. Toninho Tri-color (45 anos) disse:

    Continuo com a mesma opinião: O Ney é fraco!

    Caso esse treinero não mude suas convicções, não vamos conquistar nada em 2013.

  7. Adenildo Francisco Sampaio disse:

    Eu acho que o Ganso vai crescer cada vez mais, e penso também que o time que deve começar a partida contra o time argentino deve ser o que terminou o jogo contra o destrongst, com as entratadas de Carlete no lugar de Cortes e de Fabricio no lugar de Denilson.

  8. rogerio disse:

    vc e sao paulino.preocupe-se com o seu time. o sccp entra como campeao mundial e estes caras são tratados a pão de ló…tem que jogar.. 7 a 1 eterno!

  9. Marcelo disse:

    Sei não, agora que o time parece estar dando liga ou com ritmo, acho que tem que manter o time titular e poupar somente quem precisa descansar. Acho que mais para frente, o time titular deverá ter mais descanso.

  10. Luizão disse:

    O Ganso não joga nada, assim como o Lfabiano….e os delicados saopaulinos estão sendo enganados como sempre….

  11. Luizão disse:

    Birner, gostaria muito que você fosse um jornalista isento, mesmo sendo descaradamente tricolor. Siga os conselhos do Tostão, do Carsughi, do Neto, do Juca Kfouri, do Ceará. Assim você será um jornalista de mais prestígio.

    • DJ disse:

      Tostão e Carsughi são bons jornalistas, Juca também, mas ultimamente esta muito corintiano, Neto como comentarista esta muito abaixo destes citados.

  12. Vinicius disse:

    Acho que por mais que a equipe tricolor nao tenha jogado bem contra o Strongest, o fato de buscar o resultado significa bastante em um time que nao é lá muito reconhecido por sua raça. Claro que ganhar de goleada é melhor. Mas uma simples vitória, e de virada, já é um ótimo resultado e mostra garra. Creio que a ofavorito do grupo ainda é o galo, mas nao acho que a equipe paulista vá passar vergonha, ainda que nao seja vitoriosa.

  13. PAULO SERGIO disse:

    Birner, não acho que o diretor do SPFC exagerou, falou a verdade e eu como torcedor desse clube já faz muito tempo que estou sentindo vergonha.
    Treinador é muito fraco ao ponto de ser mediocre não tem peito de mexer com os medalhões. Em qualquer outro clube o Fabiano do jeito que está jogando seria reserva. O Fabiano faz tempo que só fala e dá raiva de ir ao jogo o cara só reclama dos outros jogadores. E pelo jeito se não mudarmos não vamos chegar a lugar nenhum de novo.

    • Enio Justino disse:

      Vergonhoso???

      Peraí, o São Paulo é lider isolado do Paulista, atual campeão da Sulamericana, ganhou o jogo de um time que se protificou a apenas se defender, e o time é vergonhoso a algum tempo??

      Cada uma viu!

  14. renato tricolor disse:

    Ainda desconfio do Ganso embora seja um bom jogador com momentos de craque, mas se ele jogar com garra já fará um bom papel. Gosto da maneira como o Ney arma a equipe exceto por insistir com o Lucio e o Cortez que obviamente nao estao jogando bem assim como o Denilson e o Fabiano, mas pros ultimos nao temos substitutos. Qto ao vice do SPFC, ele quer aparecer, deve estar pleiteando a vaga do Juvenal, torço pra que o M.A Cunha se candidate, pelo menos esse conheçe alguma coisa de futebol…

  15. Claudio Maia disse:

    Sem dúvida o Corinthias deveria jogar com os reservas no Paulista, ganhar ou perder nesse torneio tanto faz, o Corinthians possui um time melhor que o ano passado, é as chances de ganhar a libertadores em 2013 são muito maiores, inclusive invicto novamente.

  16. Francisco disse:

    Estou plenamente de acordo. Acho que o Fabricio recuperado deve tomar o lugar do Denilson. E acho também que o Cañete tem que ser titular. Esse cara ainda vai dar muitas alegrias ao SPFC, assim como o Ganso. Precisamos ter paciência com o Cortez. E o time precisa desesperadamente de outro lateral direito.

  17. Jairo disse:

    Só gostaria de saber uma coisa, se algum dos técnicos top do Brasil tivessem em seus elencos o PH Ganso eles jogariam sem o mesmo em detrimento de um esquema q já não funciona mais??
    Gostaria de saber pq temos dois laterais péssimos na marcação e fracos no apoio ao ataque, somados com dois volantes mais ou menos q estão ambos péssima fase, aliados ao fato de que quando o técnico escala o Ganso de titular, sai ainda um dos volantes e entra mais um meia(Maycon) pra deixar o time ainda mais frágil na marcação, e assim sendo, sem o entrosamento e o ritmo de jogo q no caso o Ganso deveria ir ganhando, ele acaba não atingindo voos maiores pq estamos refém de um esquema q não funciona mais, mas q é insistentemente colocado em prática pelo técnico, e se, o time estivesse jogando bem assim até vai, mas não é o caso,
    Este ano o SPFC fez algumas péssimas partidas, e a única coisa q pode salvar o SPFC no ano é uma mudança do esquema tático atual, a efetivação de Ganso entre os titulares, e o Ney Franco armar um esquema tático q funcione com os jogadores q ele tem atualmente, aí podemos até pensar em títulos, mas do jeito q está seremos apenas coadjuvantes nos campeonatos q disputaremos.
    A liderança no paulistinha é algo tão irreal q o oitavo colocado poderia muito bem eliminar o primeiro no atual mata, q não é mata-mata.
    Se o Ney Franco não mexer nos laterais do time e nos volantes o SPFC continuará a sofrer em jogos onde o adversário ataca mais, e dificilmente chegará a algum lugar.

  18. Marley Suma disse:

    Acredito q o Cortez melhorou defensivamente, ao menos seu posicionamento, mas esta timido, precisa encontrar as oportunidades de arriscar-se em jogadas de linha de fundo, tabelando, driblando e principalmente cruzando. Douglas, considerado um grande apoiador, tambem não tem participado bem ofensivamente, tenta mas tem errado ate passes simples. Nao da continuidade as jogadas e pouco chega ao fim do campo. Defensivamente parece totalmente perdido. Assustador. Mas o maior defeito defensivo da equipe não é individual. Há muito espaço entre os jogadores e principalmente entre os zagueiros e volantes. Estes ultimos me decepcionam pela falta de participaçao ofensiva. Faltam bons chutes de fora da área, passes incisivos, tabelas progressivas e invasão de area. Deveriam revesar nestas funçoes mas ao menos um precisa aparecer. Ney Franco tem muito trabalho pela frente. O time tem muito a melhorar com estes atletas, apesar de suas limitações. Frequentemente vemos outras equipes jogando melhor com menos potencial tecnico. Gostaria de ver o limite. Será possível?

  19. Paulo James disse:

    Honestamente, nao vi o Ganso jogar nada demais. Deu o passe pro gol, so isso. O SPFC ja poderia ter definido o jogo antes. Vi muita gente na imprensa exaltando sua atuacao. Depois o cara joga mal e os mesmos o crucificam. Sobre o Corinthians, concordo: o jogo hoje nao vale nada. Tem que poupar os “velhinhos”, que nao aguentam jogos quarta e domingo.

  20. Pingonoi disse:

    Birner, acho q vc tem razão em relação a escalação dos reservas do corinthians . Será q o Tite está blefando ? Se ele realmente escalar os titulares , ele deve ter os seus motivos , pois ele está com o time e clube nas mãos

  21. Thiago Gordo disse:

    Birner, Bom Dia! Estava assistindo semana passada algumas reclamações sobre o valor do ingresso de Vasco e Fluminense antes do jogo. Gostaria de fazer uma comparação. Neste sábado, Cruzeiro e Tombense jogaram no Mineirão para um público de 21.152 pagantes. Tratava-se da quarta rodada do campeonato mineiro, ou seja, sem importância. O ingresso mais barato custava 60 reais (meia entrada 30 reais). Muitos torcedores voltaram para casa pois foram colocadas à disposição apenas 12 bilheterias. A Rádio Itatiaia, de Belo Horizonte, informou que aproximadamente 7.000 pessoas voltaram para casa devido à vários problemas na bilheteria. O que me assusta é que, Fluminense e Vasco, semi-final da Taça Guanabara, o Fluminense campeão Brasileiro, colocaram apenas 15.960 pagantes. Será que o problema realmente é o preço do ingresso? Acredito que há algo no Engenhão que afaste os torcedores, pois o público da semi-final foi ridículo, assim como em outras ocasiões.

  22. Paulo disse:

    Concordo om sua análise, perfeita, não foi horroroso, vergonhoso, dirigente sensato nesta hora tem que ter calma, ponderação. Realmente Douglas, Aloísio, foram muito mal, Denílson e Cortez, abaixo da média que podem jogar. Eu se fosse Ney Franco, insistiria com Ganso, e Jadson na armação, dois craques, podem decidir numa só jogada a vitoria, quem tem talento não pode ficar no Bano esperando que em alguns minutos façam milagres.
    Jogando Ganso e Jadson, colocar o Wellington pela direita, bem mais marcador que Douglas, e Canete para mim tem lugar neste time no lugar do Aloísio, só dá trombada, não domina uma bola. O Time para mim. Rogério, Wellington, Lúcio, Toloi, e Cortez ( se não melhor coloca o Carleto) Denílson, Jadson, Ganso, Canete, Oswaldo e Luiz Fabiano., treinar bem este time, insistir, será campeão da libertadores. Aloísio, Douglas, Ademílson, Rodolfo, Carleto, de sobreaviso.

    Vai Ney Franco, confiamos em você.

  23. Mauro Punhol disse:

    Ganso é uma FARSA. Ele jogou somente em 2010 pq aquele time do Santos deu muito certo.

    De lá até hoje não fez nada e o Juvenal queimou dinheiro trazendo este farsante para o tricolor. Mais uma burrada dele.

    Problemas de futebol são uma coisa, problemas de personalidade e de comportamento são diferentes.

    Jogador que sai de qualquer clube desta forma é como mulher que trai o marido, ninguém pode acreditar nunca mais e boa coisa não é.

  24. Andre Ortiz disse:

    Birner,

    Como vai?

    Bom, não sei não, nunca fui um bom boleiro, mas joguei muito, muito mesmo. As vezes parece que você nunca jogou bola, nem no asfalto. Futebol tem muito a ver com orgulho também, jogar o Ganso nesse jogo é quase uma sinalização: legal, você e o Cañete salvaram o time, mas o seu lugar no próximo jogo da libertadores é no banco, dê o sangue nesse joguinho ai…

    Jogador bom, sabe que é bom, e não engole essa lógica, alias, bom é pouco pro Ganso. Meritocracia no futebol só serve para os mortais, para os acima dos mortais (em especial os que custam 24 milhões), só existe uma regra: titular até que a carreira acabe. Ele não tem que ficar provando que é bom, que pode fazer a diferença, estamos falando de outro nível de jogador, não é um Casemiro, não é um Dagoberto, não um é Cícero ou um Arouca, estes a cada jogo, a cada treino tem que compensar com disciplina e força física as qualidades que já nasceram com outros.

    Tem que por o Ganso pra jogar no time titular, até o joelho dele rachar no meio se for o caso. Só assim a gente vai saber se ele quer mesmo jogar bola. A sinalização tem que ser outra: você é bom, eu sei disso, você é caro, você só sai do time titular de maca.

    O Ney Fraco precisa de um esquema, de um time titular, e parar de experimentar. O time já tinha que estar redondo, com padrões táticos, com alternativas claras para cada tipo de jogo, não essa zona.

    • Vitor Birner disse:

      Tranquilo, André.

      Não me leve a mal, pois não quero que pareça que estou retrucando por ter ficado ofendido, mas seu comentário é o de quem parece que nunca jogou bola.
      Vou explicar fatores importantes que vc desprezou.
      O bom sabe que é bom. Concordo.
      Mas, entre os bons têm os arrogantes e os humildes. Os egoístas e os coletivos. Os que detestam perder e os que não se incomodam. Os que se acham acima da camisa e os que a vestem com orgulho. Os que gostam de pressão e os que se intimidam quando ela acontece Há mais tipos diferentes de personalidades entre os bons, porém os exemplos já esclarecem o necessário.
      Sabe a história do QE q do QI? O bom é o do QI alto, contudo, sem o QE, realizará muuuuuuuuuuuuuuito menos do que pode. O Magrão (Sócrates) sempre ressaltava a importância da parte psicológica. Futebol não se resume à técnica e ao físico.
      O Denilson, por exemplo, que hoje é comentarista, tinha algumas habilidades especiais, mas não rendeu o que podia. O Betis pagou uma fortuna por ele, foi parar na segunda divisão, ele ficou na reserva e depois fracassou ou não brilhou em todos os clubes que passou.
      O São Paulo tem padrão tático. Alguns jogadores, na parte individual, estão rendendo menos que no ano passado, como Wellington, Paulo Miranda, Cortez, Douglas, Luis Fabiano… O time estreou na temporada faz menos de 2 meses, perdeu um jogador guerreiro, humilde, coletivo, (QE alto!!!!) e com as características ideais para o esquema tático. O treinador ganhou dois atletas habilidosos (Ganso e Cañete), mas eles ainda não conseguem manter o padrão tático da equipe. E, para fazer as adaptações táticas, o treinador precisa de algum tempo. Só que ele disputa a Libertadores num grupo perigoso. O segundo jogo da temporada, 20 dias após reapresentação do elenco, foi de mata-mata de Libertadores. O Ney precisa fazer as adaptações na equipe e também treiná-la para a Libertadores. E está atacando nas duas frentes, preparando o time para a temporada da maneira correta. No paulistinha, testa. Na Libertadores, bota em campo o que funcionou melhor até agora, sempre de olho nas virtudes e defeitos adversários. O time deve crescer ao longo do ano e boa parte dos atletas vai melhorar na parte individual.

      • Andre Ortiz disse:

        Fala Birner,

        Legal, obrigado pela resposta. Visões diferentes são saudáveis.

        Só acho que a diretoria deu tempo suficiente pro Ney saber que Lucas estava vendido (algo em torno de 6 meses né?). Pra mim é bastante tempo pra experimentar… e não acho que o Douglas em posição improvisada, por exemplo, seja algo que algum dia funcionou, Ney apenas achou que era genio.

        Você citou algo interessante, cinco jogadores titulares com rendimento abaixo do ano passado… hmmmm… isso é 50% da linha, e o nosso amigo Ney não tem nada com isso?

        Bom, o tempo dira, para mim ele já deu sinal de que é um péssimo treinador. Como são paulino, torço para que você esteja certo, e não eu.

      • Ceni, dá-me um copo d'água? disse:

        Birner, voce já reparou que essa história de que jogadores “se acham acima da camisa que vestem” só acontece no São Paulo? Nunca vi atitude ou comentário desse tipo em relação a outros clubes. Jogadores de outros times sabem bem da importância da camisa que vestem. Talvez seja complexo de inferioridade dos observadores ou realidade mesmo, devido a pouca divulgação que a camisa dá ao jogador.

      • Ceni, dá-me um copo d'água? disse:

        Birner, um time tem 10 jogadores na linha e voce disse que Wellington, Paulo Miranda, Cortez, Douglas, Luis Fabiano não estão rendendo. Isto mesmo, METADE do time não está rendendo, mas voce considera o técnico bom, com padrão tático, o mesmo que mantem um time com METADE dos jogadores sem rendimento. Por isso que todos dizem que voce não entende de futebol.

  25. Enio Justino disse:

    Birner,

    Tem alguma coisa errada, o São Paulo é vice lider do Paulista com 02 jogos a menos do Paulista, com o segundo melhor ataque e segunda melhor defesa, perdmos apenas 03 jogos no ano todo, mas jogos “normais” para Santos, Galo e na altitude, não se justifica essa rotulagem de time vergonhoso.
    As vezes me parece que essa conversa começou depois do Muricy balançar no cargo dele, será que estão repatriá-lo?
    Nada justifica o trabalho do Ney Franco ser questionado nesse começo, ele está indo muito bem e e continuar assim pode fazer história no clube.

  26. carlinhos disse:

    COITADO DO GANSO. O LAOR MAIS UMA VÊZ PASSOU A PERNA NO SPFC.

    • Joaquim Paulino disse:

      Se isso é passar a perna tomara que ele passe mais vezes. Coseguimos comprar um cracaço por míseros 17 milhões, que, para o SPFC é dinheiro de pinga ( opa, perdão, pinga é com o time da marginal s/n, aqui é Whisky escocês, há, há, há)

  27. rogerio disse:

    Bebeto, fez parte mas igual ao Papa renunciou, espero que ele agora fale o que realmente sabe da CBF.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>