26 mar

Trinta milhões do bando de loucos corintianos, 35 milhões de Rubro-Negros, 16 milhões de são-paulinos… É tudo uma grande mentira (Corrigido)

Birnadas

De Vitor Birner

Correção (18h32)

Minhas contas do post, assim que bloguei, tinham erros.

Acabo refazê-las.

De acordo com dados do IBGE de 2009, a população brasileira de 0 a 9 anos de idade é de 15,08%.

Excluí do meu cálculo as pessoas nesta faixa etária, pois não tomam decisões sozinhas,  muitas ainda não definiram para qual time torcem e é impossível saber qual será a relação delas com o futebol, se é que vão gostar do esporte.

Meu número base para o cálculo foi de 164.744.800 (194 milhões menos 15,08%)

Resumindo, só levei em conta as pessoas com 10 anos ou mais.  A pesquisa Pluri Stochos foi realizada com quem tem mais de 16 anos.

O Brasil tem 130.477.881 habitantes que possuem um time do coração.

Segundo a pesquisa Pluri Stochos, 20,8% dos brasileiros com mais de 16 anos não torcem para ninguém.

Peguei os dados da população brasileira, os percentuais de aficionados dos doze times com mais seguidores definidos na pesquisa e fiz as contas para saber qual é o número de torcedores de cada.

Alguns detalhes chamam a atenção.

O Corinthians, tal qual nas outras pesquisas, sequer se aproxima do número de 30 milhões de loucos declarados pelo marketing do clube.

O Alvinegro tem pouco menos de 24 milhões de seguidores.

Antes que reclamem do instituto que fez a pesquisa, lembro que ele mesmo, em 2012, apontou que o Corinthians tinha 25,1 milhões, maior número divulgado até hoje por órgãos especializados no assunto.

Cinco ou seis milhões de pessoa, quantidade que falta ao Corinthians para chegar aos 30 milhões, representam muita gente para apoiar um time.

Apenas sete clubes brasileiros, contando o próprio Corinthians, possuem mais de cinco milhões de seguidores. Talvez sejam oito, dependendo da margem de erro.

Com mais de meia seis milhões há meia dúzia de agremiações.

Com mais de sete milhões há somente cinco equipes.

O São Paulo também está longe dos 16, 18 milhões que eu ouvia falar.

Tem 13.344.328

Para chegar aos 16 milhões, números mais citado, precisa agregar toda a torcida do Fluminense ou do Botafogo.

O Flamengo também não possui os 35 milhões repetidos por muita gente. Nem se juntar as torcidas do Fluminense e Botafogo chegará perto desta quantia.

Os departamentos de marketing têm obtido sucesso quando tentam convencer que o irreal existe.

Conseguem reproduzir seres humanos de maneira impressionantemente veloz.

Me chamou a atenção o fato de o Palmeiras aparecer atrás do Vasco.

A margem de erro da pesquisa é de 0,68%.

Número de torcedores por time

Flamengo –  27.677.126

Corinthians – 24.052.740

São Paulo –  13.344.328

Vasco –  8.237.240

Palmeiras – 8.072.495

Cruzeiro – 6.260.302

Santos – 5.601.323

Grêmio – 4.942.344

Atlético-MG – 4.283.364

Internacional – 4.118.620

Fluminense – 2.965.406

Botafogo – 2.635.916

Aviso

Não adianta gritar, xingar, espernear, ter chiliques, teclar com fúria respostas enraivecidas (pode estragar seu teclado; cuidado) e nem me acusar disto ou daquilo.

Eu simplesmente peguei a pesquisa, a calculadora e fiz as contas. Não defini percentuais de torcedores nem pesquisei o número de brasileiros interessados em futebol. Usei a matemática.

Link

Eis o link da matéria do Uol com os percentuais de torcedores.

http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2013/03/26/fla-bate-corinthians-em-pesquisa-de-torcidas-liderada-pelos-sem-time.htm 

 

869 respostas a Trinta milhões do bando de loucos corintianos, 35 milhões de Rubro-Negros, 16 milhões de são-paulinos… É tudo uma grande mentira (Corrigido)

  1. Decio SPFC disse:

    TENHO QUE ESPERNEAR E FICAR COM RAIVA SIM. MAGINA, O SÃO PAULO SÓ 13 MILHOES DE TORCEDORES.

    • são paulino disse:

      O mais importante não é quantidade de torcedores, e sim a qualidade. Se pensarmos que o São Paulo é um clube elitista (sim, pois todos os que defendem o trabalho, a disciplina, o planejamento, a educação, a formação de cidadãos conscientes são chamados de elitistas) é um número razoável de torcedores. Na nossa frente apenas Corinthians e Flamengo, que são times que tem uma grande identificação com o povão, e acredito que os três times com maior torcida serão sempre estes citados.

      • Luis Claudio disse:

        Qualidade é um conceito MUITO relativo em se tratando de torcida de futebol. Ser mais rico não significa “qualidade”, a não ser pela ótica facista. Os maiores roubos e atentados ao desenvolvimento do país, ao contrário do que se pensa, não provém dos humildes ladrões de galinha ou dos pés-rapados que vagueiam pela Cracolândia, mas justamente dessa tal “elite” que nos governa. O conceito de elitista que se aplica à torcida do São Paulo não tem nada a ver com a visão discriminatória que você apregoa (quem defende trabalho, disciplina, educação e formação são pessoas de caráter, independentemente da classe social). Significa uma torcida blasé, sem a paixão ingênua do povo simples, uma torcida que não tem o futebol como sua única e maior fonte de entretenimento. Por isso mesmo, não tem a mística que persegue times de massa, como Corinthians e Flamengo. E “serão sempre” não é justificável, pois até o final da década de 80 o Palmeiras era a terceira maior torcida do país. Mais uns anos de Juvenal Juvêncio podem mudar totalmente esse quadro. Já Corinthians e Flamengo, precisam de uns 20 Jujús seguidos para caírem até o nível do clube “elitista”.

  2. anderson disse:

    eu quero fazer uma pergunta para vcs q deixao seu comentários ai algue de vcs já forao parados por alguen do IBOPE IBGE ou DATAFOLHA ?
    eles entrevistao de 3 a 4 mil pessoas no brasil inteiro e tirao base nisso…

    • Marcelo disse:

      Exato. Por isso se chama amostragem, e por isso temos uma margem de erro.

      Nao seja ingenuo. Se bem feita a pesquisa, as respostas se aproximam sim da realidade.

      Convem estudar um pouquinho de estatistica antes de tecer um comentario estupido como esse.

      • Murilo disse:

        PERFEITA RESPOSTA.
        Comentario totalmente sem base e MUITO MENOS sem conhecimento.

      • Marcelo de Jesus Delgado disse:

        Fiz diversos trabalhos com estatistica, incluindo pesquisas academicas, pesquisas de mercado, institutos de opinião, por ai afora. O que o anderson disse não é estupidez. Aprendi q a estatistica mal trabalhada pode representar inumeros e grandiosos erros, ou simplesmente servir para agradar alguem. E sinceramente, conheci o Ibope e sua metodologia suficientemente para dizer que não gosto e nao basearia decisao nenhuma de uma empreitada com base nas pesquisas dele, pelo menos isoladamente

        • Luis Claudio disse:

          Você está correto quanto à desconfiança dos métodos utilizados pelos institutos. Mas aí o problema é outro, nada ver com o fato de fulano ou sicrano terem sido ou não entrevistados. Pode-se discutir os critérios, mas uma amostragem bem feita com 4 mil ou 5 mil entrevistas atinge números bem próximos da realidade. Se você tiver que entrevistar todos, deixa de ser pesquisa e passa a ser censo.

    • são paulino disse:

      Eu já fui entrevistado pelo Ibope. Era uma pesquisa sobre hábitos de leitura de jornais e sobre rádio, até 29 anos. E a moça me disse que o povo reclama que nunca conheceram alguem que foi entrevistado pelo Ibope, mas quando aparece um entrevistador, não querem atender.

    • CELLUS disse:

      Para vc saber se uma SOPA está boa, no “ponto certo”, vc não precisa “virar” o caldeirão inteiro para experimentá-la e dar um veredito. Basta pegar uma colher (pequena!) e tomar um pouquinho desta sopa e saber como está o “tempero”. Isso é AMOSTRAGEM das pesquisas de forma prática. Se IBOPE e DATAFOLHA fossem obrigadas a entrevistar todo mundo o custo seria absurdo e inviável, e não teríamos estatísticas p/ pautar nada.

      • genivaldo disse:

        Pesquisa trás o resultado que agrada quem encomenda. Até o governo altera os referenciais e critérios do IBGE (como fez o molusco) para ter uma estatística agradável a seus interesses.

  3. Thomaz Fernandes disse:

    Birner, acho vc correto em quase tudo. Só não excluiria as crianças dos dados. Conheço poucas, pouquíssimas, pessoas que decidiram pra qual time torcer depois dos 10 anos. E mais, acho que a estatística já aponta uma propoção de pessoas que não seguem outros times, eu replicaria.

    • Cássio disse:

      Meu filho de 7 anos é fanático pelo Corinthians e, com ajuda do pai, consumidor e frequentador eventual de estádio! Como amiguinhos palmeirenses e torcedores de outros times, da mesma idade, a chance de alterar sua paixão parece inexistente!
      Sua conta, portanto, está ERRADA!!!!

  4. jair leite disse:

    VOCÊS QUE NÃO ACREDITA QUE O MENGÃO TEM ESSA TORCIDA TODA ANDE PELO BRASIL AFORA, QUE VOCÊS VÃO VER

    • Heitor disse:

      O flamengo não tem mesmo este número …. fora do Rio quem torce para o flamengo, também torce para o time local ….
      E do jeito que o flamengo está vai perder cada vez mais torcedres, time que só ganha as vezes carioca ….

  5. Garcia disse:

    Por isso que sempre achei que isso deveria ser perguntado no censo. Acorda, IBGE!
    Birner, pq ficou surpreso com a decadência do parmera, faz tempo que eles estão cavando a própria sepultura.
    Quando comecei acompanhar futebol, no final dos anos 80, o Palmeiras ainda era a terceira torcida do Brasil. Logo foi ultrapassado pelo São Paulo e, agora pelo Vasco. Não é nenhum absurdo supor que em uns 10 anos vai ser ultrapassado pelo Cruzeiro e Santos, certo?. Apesar de Corinthiano, acho isso muito triste.
    Devolvam nosso rival, pô!
    Abraço.

    • Fernando Casarri disse:

      Acho que o Censo tem coisas mais importantes para perguntar, coisas mais úteis para o Governo entender, como quantas pessoas deficientes existem e onde elas estão, assim podemos ter melhores hospitais nessas regiões
      Mania desse povo achar que o futebol é o centro do universo, essa informação não vai mudar em nada sua vida, atenham-se ao que é realmente importante
      Outra, trabalho com pesquisa de mercado e a pesquisa foi feita corretamente, amostragem aleatória

  6. Jose Yoh disse:

    Byrner,
    Tá na cara que esse post é só para dar audiência.
    .
    Na verdade você sabe quantos torcedores tem os times, basta ver quantos comentários pró e contra aparecem nos seus posts quando você escreve de determinado time.
    .
    Tanto faz se são 24, 30 ou 40 milhões. Qualquer número é um número enorme.
    O que importa é que a ordem está certa e a torcida traz resultados aos patrocinadores.

  7. ROBERTO disse:

    EU ACREDITO TANTO NAS PESQUISAS, QUANTO ACREDITO QUE NOSSO PAIS NÃO TEM INFLAÇÃO E QUE NOSSOS POLITICOS SÃO HONESTOS.

  8. Rogério Cardoso disse:

    Toda pesquisa parte de uma metodologia, de premissas minimamente fundamentadas, que interpretam um número mínimo de pesquisados de maneira a projetar matematicamente para toda uma população. Não tem achismo, é matemática. Tem erros? tem, claro, que também são computados e chamados de margem de erro. Tem viés, é tendenciosa? sim, pode ser. Mas daí a achar que jogar alguns números na calculadora basta para avalizar ou condenar qualquer trabalho, sério ou não? é muita pretensão, Birner. Quer contestar, ótimo, faz parte do seu trabalho, mas faz direito!

    • Júlio disse:

      Os números da calculadora só serviram para facilitar a nossa visualização e compreensão da pesquisa, transformar a porcentagem para um número real. E a partir da análise dos resultados contestar aquele costume típico de brasileiro, contar uma história maior do que ela é.

  9. Lucas Gastaldello disse:

    Birner, perfeito!

    Trabalhei no IBGE e sempre foi motivo de piada esses números jogados ao vento pela imprensa!
    Lembro que na época que trabalhava os números eram mais discrepantes, pelo que me lembre somando as pessoas que declaravam torcer pelo Brasil, somadas as que diziam nao torcer por nenhum time e as que não foram ouvidas pela pesquisa margeavam 50% da população.
    Ou seja o número real de torcedores no Brasil é de apenas 90 milhoes.
    Crer que flamengo e corinthians, juntos possuem 65 milhoes de torcedores é absurdamente irreal!

    Só tenho a lamentar que nenhum outro jornalista se importou em fazer essa conta!

  10. Guilherme Bucheb disse:

    Birner, entendo sua linha de racicinio – excluido crianças a baixo dos 10 anos! Mas descordo, elas são sempre a motivação dos pais para gastarem com produtos dos respectivos clubes! Caso consideremos o numero de 194 milhões os numeros ficam próximos dos divulgados, veja exempos abaixo:
    CRF 16,80% 32.592.000
    SCCP 14,60% 28.324.000
    SPFC 8,10% 15.714.000
    Saudações Tricolores 6 3 3

  11. José Corinthiano disse:

    Só eu que acho ridículo ter 20% sem time no “país do futebol”?

    • Garcia disse:

      E não é só isso, amigo. Desses 80% que sobram, 1/3, ou metade, na verdade nem liga muito pra futebol, continua falando que tem time por hábito, e assiste aos jogos decisivos. Como o Birner bem diz, brasileiro não gosta de futebol, brasileiro gosta de ganhar. Países do futebol de verdade, são a Argentina e Inglaterra. Nesses lugares sim, os caras amam o futebol.

  12. Anderson disse:

    De qualquer forma, uma coisa é visível, e nem precisa de cálculos matemáticos, a parcela da população homossexual está aumentando barbaridade não é?
    Então fica fácil concluir qual a torcida que mais cresce.
    Não se trata de pesquisa, nem homofobia, é só olhar como aumenta a cada ano a parada gay.

    • ROCCO - SP disse:

      E a campeonissima na PARADA GAY, e a torcida do CORINTHIANS!
      PERGUNTE AO CHICO LANG !
      hahahahahahahahaahahahahahahahahaahaaaaaaahahaaahahaha!
      VAI CURINTCHIAAAAAAA, UIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII !

  13. Benicio disse:

    Birner,o sao paulo tem muito mais de 13 milhoes de torcedores.,
    basta vcs observarem as 2 ultimas copa do brasil que o tricolor
    participou…enchemos um estadio todo no pará com todos os
    ingressos vendidos antecipadamente.e em seguida lembro-me
    bem aqui na Bahia,contra o bahia de feira
    tbm 2 semanas antes todos os ingressos vendidos!
    o joia da princesa abarrotado de torcedores de toda a bahia…
    vi pela tv os cartazes em meio a minha torcida…pra min o tricolor
    tem ou pode chegar a 20 milhoes!!!ta no mesmo patamar dos travecos
    Birner falta-nos msm é midia para almentar essa torcida tricolor. abc

    • Gralha disse:

      mano…. vc bebe…

      encheu o estadio… que cabe 70 mil… e por isso tem 20 milhões ???

      hahahahaha santa inveja do todo poderoso

  14. alan disse:

    Se o São Paulo F C. tem apenas 13 milhões de apaixonados, isso eu não sei.Mas graças a deus, eu estou no meio dessa multidão de tricolores.Eles tem maiores torcidas .Nois temos o maior clube.São Paulo Futebol Clube.

  15. ACosta disse:

    Bem Birner,
    acho que vc pode ter alguma razão sim em tirar 15% (0-9)+(20%) =35%, porem, vc esquece que com esta conta, só sobra 26 milhões de torcedores no estado de São Paulo, que possui 42 mi e que Corinthians abocanha, pelas tuas contas, quase todo mundo. se vc viaja, ve que o Corinthians não tem mais que 5% fora do estado, o que daria cerca de 6 mi de torcedores. Ou vc é que é MENTIROSO, não sabe fazer contas, ou não viaja. O flamengo por outro lado tem sim 20% da média nacional e 40% no estado do Rio, tô pondo por baixo (Pesquisas dezem 51%). Aí meu caro, é só fazer as contas que vai achar a realidade dos números, 33 mi, com base nos teus 130 mi.
    VIAJE MAIS JORNALISTA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  16. Tuca disse:

    Conclusão meus camaradas: A maior torcida é sem dúvida a do Flamengo.

  17. douglas disse:

    Digo mais , nem 50% dos brasileiros são fanaticos por futebol , ex. mulheres não estão nem ai por futebol , apenas simpatizam .

  18. felipe corinthiano disse:

    Timao concerteza tem a segunda maior, mais logo chegaremos lah!

  19. Gerson disse:

    O corintians tem a maior ANTIPATIA nacional isso sim!

    Deve dar uns 100 milhões de torcedores…Mas isso NINGUÉM tem coragem de publicar.

  20. carlos veras disse:

    O Santos aumentou seu nº de torcedores e sócios após Neymar. Criança acompanha os pais ou torcem pelo time que está em destaque no momento. Vamos e venhamos o Barcelona é a cara do seu antigo treinador holandes. Só que o carrossel holandes era excelente finalizador e ninguém aguenta o excesso de passes laterais da Seleção Espanhola, parece futebol de salão,é um saco, dá um sono do caraca e acabamos torcendo pelo adversário. Se o Brasil tivesse um time com entrosamento, não perdia para ninguém. Tirando Iniesta, o time é excessivamente pobre em acertos ao gol e sempre é surpreendido pelo adversário no tempo final, pois seus resevas não estão à altura. Se os times jogam atrás, e não falham como o Lugano, tem a maior dificuldade para chutes a gol. Se pegar a Itália ou Alemanha se ferra>

    • Luis Claudio disse:

      Meu, que que tú fumou, mano? Só faltou dar o horóscopo do dia, a cotaçao a bolsa e a previsão do tempo no meio desse balaio de comentário sem pé nem cabeça!!!!

  21. Olha se a pesquisa esta correta ou nao, nao sei. A unica certeza eh que sou CORINTHIANO ate morrer. ..

  22. Teds disse:

    Pois você comete um grande erro. Não existe apenas torcedor no Brasil, existe muito torcedor que moram em outros países, pode até não ser que atinja aos valores do marketing (que inflacionam propositalmente) mas ainda assim é um número a levar em consideração.

  23. tania disse:

    Eu sou corinthiana
    ..
    E acho oq adianta o flamengo ter a maoir torcida do mundo se e ruim do jeito que é…

  24. Nicolas disse:

    - MAS COMO É Q EU VIM PARAR NUMA PG DE UM BLOGUEROSINHO TÃO BOSTA DESSE ? O CARA ACORDA PELA MANHA , TOMA SEU CAFÉ , VAI NA PADARIA FICA LA DISCUTINDO DE FUTEBOL DAI CHEGA EM CASA , LIGA O COMPUTADOR E DIZ: ´´VOU FAZER UM [BRÓGUI] PRA ESCREVER Q EU ACHO.. MAS VOU AFIRMAR Q NA TORCIDA DE TAL TIME NÃO TEM TUDO AQUILO Q PENSAM TER..´´ TU ACHA MESMO CARA QUE TU VAI FORMAR OPINIÃO NA CABEÇA DOS OUTROS ESCREVENDO TANTA BABAQUICE ASSIM ??? kkkkkkkkk me poupe ! deixa eu sair daqui e parar de ler esse seu estudo sobre numero de torcidas q ja ta me dando até coceira..

  25. LUIZ PEDRO disse:

    Birner ,
    vc agora é formado em estatística ? De uma hora para outra jornalista virou especialista em estatística ? É a mesma coisa que um médico questionar sobre processos construtivos da engenharia civil .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>