14 mai

Felipão privilegia formação da família Scolari, não apenas a qualidade individual dos atletas, na convocação para a Copa das Confederações

Birnadas, Seleção Brasileira

De Vitor Birner

Surpreso, não incomodado

A ausência de Ronaldinho da lista de convocados de Felipão me surpreendeu.

Mas não me incomodou.

O craque passou anos sem merecer a presença na seleção e recebeu várias chances.

Desde a chegada ao Galo, ele mostra futebol digno de um jogador de seleção brasileira, mas Felipão quer mais que isso.

O treinador deseja formar outra família Scolari.

A chata e irrelevante Copa das Confederações proporciona ao comandante a sua melhor e talvez única chance de iniciar o processo.

Não há como construir uma equipe forte e unida fora de campo sem os seres humanos conviverem.

E sem humildade e igualdade na relação entre os atletas, o trabalho começaria errado e a chance de formar um grupo de jogadores capaz de superar as adversidades seria bem menor.

Por isso, se o futebol de Ronaldinho deixou Felipão em dúvida, o que certamente aconteceu, pois o veterano vinha sendo convocado, o atraso de 20 minutos na apresentação do elenco da seleção para o confronto diante do Chile acabou com as dúvidas do comandante.

Felipão tem apenas um ano para preparar o time. A formação de qualquer time é feita também de erros, e o comandante, por causa do pequeno tempo de treinamento e convívio da equipe, pode falhar pouco.

A seleção brasileira tem condições de evoluir muito.

A geração de atletas não é brilhante, porém tem condições de elevar bastante o nível dos pentacampeões mundiais, atualmente na décima nona posição do quase inútil ranking da Fifa.

Apenas Espanha e Alemanha possuem elencos superiores ao do Brasil. E mesmo assim podem ser superadas. Não são imbatíveis. Aliás, longe disso.

Sobre os convocados…

Goleiros – Julio Cesar, Diego Cavalieri e Jefferson

Gosto muito do titular do Brasil no último mundial. É um grande goleiro e a temporada pelo rebaixado QPR o obrigou a trabalhar bastante. Merece ser o titular. Cavalieri foi o melhor da posição no último campeonato brasileiro. Jefferson é bom, deles.

Laterais – Jean, Daniel Alves, Marcelo e Filipe Luis

Jean atuou bem na lateral nos últimos amistosos e ganhou a chance. Daniel Alves, o melhor do país na posição, atua no Barcelona de maneira bem diferente da que jogará pela seleção, onde precisará defender mais e marcar atrás. O Barça gosta de iniciar o trabalho defensivo com o time todo no campo de ataque.

Marcelo é inconstante e irritadiço. Filipe Luis não passa confiança.

O reserva do Real Madrid é superior ao concorrente pela vaga na lateral-esquerda.

As laterais são o ponto fraco do Brasil, o que obriga Felipão a se preocupar bastante com a capacidade dos volantes cobrirem os espaços deixados pelos que atuam na lateral.

Zagueiros – Thiago Silva, David Luiz, Réver e Dante.

Não faço nenhum questionamento. Os quatro merecem lugar na seleção.

Volantes – Paulinho, Luiz Gustavo, Fernando e Hernanes

Muita gente vai reclamar porque Ramires e Ralf não foram chamados. A discussão é válida.

Eu certamente também chamaria Fernando e Paulinho. Tenho dúvidas a respeito de Hernanes e Luiz Gustavo. O primeiro é muito técnico, mas não costuma atuar bem em partidas difíceis e decisivas. O outro é reserva do Bayern de Munique.

Eu levaria Ramires, contudo, segundo o que li no Uol, perdeu a chance também porque não se apresentou na hora certa. Uma pena.

Ralf poderia ser chamado na vaga de Luiz Gustavo, porém o treinador, desconfio, apostou em quem ele acha superior na parte técnica.

Meia e ataque

As duas surpresas foram Bernard e Jadson. .

Felipão fez bem ao chamar o atleticano. Bernard é jovem, veloz, disciplinado taticamente, habilidoso e evolui ano após ano.

Jadson foi escolhido porque rendeu bem nos amistosos que disputou sob o comando de Felipão. O treinador valorizou o desempenho do são-paulino e o fato de ele fazer os companheiros jogarem, pois se movimenta bastante, toca a bola com inteligência, tabela com o lateral-direito, facilita o avanço do volante…

Neymar, Oscar e Lucas foram chamados porque são habilidosos e podem evoluir bastante.

Hulk é forte, veloz, experiente e útil.

Fred é o melhor da posição no país e mesmo com poucas chances de gol balançou as redes na seleção de Felipão.

Leandro Damião mostrou muita garra nos amistosos.

Obviamente, se Felipão levasse em conta apenas o momento, o centroavante do Inter perderia o lugar para Jô.

177 respostas a Felipão privilegia formação da família Scolari, não apenas a qualidade individual dos atletas, na convocação para a Copa das Confederações

  1. por favor internautas que moral tem um cara que fala que o são paulo tem condições de passar pelo galo agora quer dar palpite na seleção, se toca birner parece o miltom neves, o melhor é vc o miltom, perrone e o resto desses curva de rio calar a boca, o felipão é campeão do mundo e vcs?

    • Alexandre disse:

      entao pq perdecseu tempo lendo o blog dele….deve estar realmente sem nada para fazer. Eu não perco tempo lendo quem não gosto

      • bom dia alexandre…….concordo com vc….o idiota ai ,ta se esquecendo que o felipao ganhando mais de 1 milhao por mes derrubou o palmeiras para a 2 divisao … ele devia convocar o ralf do timinho..joga muito,e nao o reserva do bayer só pq ganhou do barça ..o dentusso é mascarado., morando dentro de bh. chega atrasado…e quem mora fora,na europa chega no horario…o pato é reserva do emerso,q nao joga nada …e tbem falta com respeito com outros atletas……..em uma coisa eu concordo o felipinho quer uma 2 familia…..tem que ter respeito…..o pato tirou sarro no rogerio ceni……o dentusso falou que era um treino de luxo…..entao os dois continua treinando, e aprendendo a ter respeito….obrigado

    • Ricardum disse:

      Continua lendo Milton Neves.
      La vc pode falar suas groselhas que ninguém vai perceber.. é só o que tem por la.
      Não gosto do Juca e nem do Milton e por isso não os leio..
      Vc é masoquista?

    • Rodolfo disse:

      Se faz melhor, crie seu blog com seus próprios comentários.

    • Edson disse:

      Paulo, vai arrumar o que fazer

    • ÚNICO TRI HEXA disse:

      Milton Neves é aquele que vende propaganda ao invés de dar notícias? E Perrone é aquele que reza para ter uma desgraça por dia par ter o que publicar no blog? Então tá, fique com eles.

    • Anderson Nascimento disse:

      Mais um débil mental no blog.
      Então quem é campeão do mundo não deve ser questionado????

    • alemão disse:

      Brilhante. Pontua tão bem que não dá para entender quem você está criticando: se o Birner, o Felipão, o Milton Neves, o Perrone, ou todos.

  2. Takeshi disse:

    Na boa, sem provocação, nem sou atleticano, mas… Jadson melhor que Ronaldinho??????

    • Filipe Mançano disse:

      Na boa, com a camisa da seleção brasileira… é

    • O Jadson não é melhor que Ronaldinho mais pelo menos as vezes que participou em jogos da seleção ele foi bem .e o Ronaldinho quando joga na seleção praticamente ele some.não é jogador de seleção nunca jogou bem.ele é jogador de clube

    • Gasparzin disse:

      E Luis Gustavo melhor que Ramires? Piada, né Felipão?

    • Mauricio disse:

      Na seleção, SIM !!!

    • Renan disse:

      A questão do melhor técnicamente é só um quesito. Tecnicamente sempre será melhor, porém para fechar uma equipe, não funciona.

    • Nico disse:

      Acho que a questão aqui não foi quem é melhor, ou está em momento melhor, sou São Paulinho e não existe comparação RG e Jadson. Mas como descreveu o Birner, o RG teve muitas chances com a amarelinha, não correspondeu, não foi disciplinado e o Jadson aproveitou o momento e diria que por ser mais jovem e ter menos talento e nome é mais participativo no jogo, principalmente taticamente e na marcação!

    • Crisão disse:

      O birner apoia o Jadson por causa de torcer pro time dele, daqui uns dias quando começar e todos os estádios começarem a gritar Ronaldinho diante da vergonha da seleção quero ver, não vou torcer pra esse time nem pra esse cabeça dura.

      • carlos ramos disse:

        É amigo, vc tá certo.. mas acho q o R10 se livrou de um possível vexame nessa Copa… Vamos ver no que dá!! Não sei qual o seu time, mas aqui é GALO DOIDO!

    • bom dia alexandre…….concordo com vc….o idiota ai ,ta se esquecendo que o felipao ganhando mais de 1 milhao por mes derrubou o palmeiras para a 2 divisao … ele devia convocar o ralf do timinho..joga muito,e nao o reserva do bayer só pq ganhou do barça ..o dentusso é mascarado., morando dentro de bh. chega atrasado…e quem mora fora,na europa chega no horario…o pato é reserva do emerso,q nao joga nada …e tbem falta com respeito com outros atletas……..em uma coisa eu concordo o felipinho quer uma 2 familia…..tem que ter respeito…..o pato tirou sarro no rogerio ceni……o dentusso falou que era um treino de luxo…..entao os dois continua treinando, e aprendendo a ter respeito….obrigado

    • Alemao Palestra disse:

      Tbm acho que não é… mas pelo que li por ai o Felipão ficou meio puto com uma questão disciplinar do Ronaldinho… E outra tbm: Não foi por falta de chances que o Ronaldinho não virou na seleção ne?rsrs…

    • Ricardum disse:

      Não vi ninguém falar isso.
      De qq forma eu acho que o Felipão o deixou de fora mais pela disciplina.

      Eu levaria o trio Ronaldinho, Jô e Bernard pelo introsamento.

    • Renato disse:

      O Ronaldinho é melhor que o Jadson, mas na seleção não rende desde a Copa de 2002. Desrespeitou o Felipão e o Neymar na hora de pegar a bola para cobrar o pênalti e, ainda por cima, foi displicente na cobrança. Não jogou nada quando foi convocado e ainda chega atrasado na apresentação.

      Jadson não. Tecnicamente é inferior ao Ronaldinho, mas nas poucas chances que o Felipão deu, ele soube aproveitar. E, além de tudo, é disciplinado. Quer mais o que?

      • Fabio Tricolor disse:

        E ainda existem controvérsias heim Renato? O Ronaldinho, mesmo no auge do Barcelona, nunca jogou 10% na seleção brasileira, isso estamos falando de um cara que já é convocado a mais de 10 anos… o mesmo vale para Kaká… então eu acho que o Felipão acertou nessa…

      • Pedro disse:

        Brasileiro tem memória curta. Vamos nos lembrar das denùncias feitas pelo Presidente do SPORT RECIFE, se pagar qualquer clube coloca seu jogador na seleção. A seleção já não é mais do povo. É da FIFA, da CBF e dos cartolas nacionais e internacionais.

    • Joaquim Paulino disse:

      O Ronaldinho ganhou o que com a seleção?

  3. Goro disse:

    Caro Blogueiro,
    Sei que faz parte da sua profissão postar e debater todas as notícias sobre futebol, mas debater essa seleção é totalmente desestimulante. Com esse técnico taticamente ultrapassado, nem me dou ao trabalho de sentar na frente da TV pra assistir aos jogos.
    Vida que segue.

  4. Fabio Reis disse:

    É muito interessante.
    Memória não é o ponto forte do Brasil, ninguém de comentaristas esportivo ao mais fanático torcedor a memória de todos foi embora. Memória trocada por jogadinhas bonitinhas.
    Depois de vários fracassos em copas do mundo de uma carreira medíocre que a grande marca é fazer “firulas” com a bola e jogadinhas engraçadas, nunca ganhou um grande título e sua carreira é marcada mais pelo que fez fora do campo do que dentro dele. E o que ele fez fora de campo foi farras regadas a bebidas e drogas. Verdadeiras orgias conhecidas e disputadas na Europa e no RJ.
    Depois da participação pífia deste jogador que só ficava parado em campo na copa de 2006 todo mundo pedia renovação da seleção e pediam jogadores capazes de darem o sangue pela seleção, ninguém queira mais os grandes e ricos jogadores acusados de fazerem corpo mole, pois já estavam com a “vida ganha”.
    Este jogador só não foi convocado pq ele não passa em exame anti-doping

    • 15/05/2013 às 10:02

      bom dia…concordo com vc….o idiota ai ,ta se esquecendo que o felipao ganhando mais de 1 milhao por mes derrubou o palmeiras para a 2 divisao … ele devia convocar o ralf do timinho..joga muito,e nao o reserva do bayer só pq ganhou do barça ..o dentusso é mascarado., morando dentro de bh. chega atrasado…e quem mora fora,na europa chega no horario…o pato é reserva do emerso,q nao joga nada …e tbem falta com respeito com outros atletas……..em uma coisa eu concordo o felipinho quer uma 2 familia…..tem que ter respeito…..o pato tirou sarro no rogerio ceni……o dentusso falou que era um treino de luxo…..entao os dois continua treinando, e aprendendo a ter respeito….obrigado

      Responder

    • JOSÉ HENRIQUE LEAL disse:

      FABIO REIS O SUS AINDA NÃO ESTÁ DANDO O GARDENAL PARA O POVO MAS SE VOCÊ QUISER DÁ O SEU ENDEREÇO QUE EU TE MANDO POR SEDEX

    • Ronaldo disse:

      Certo é que RG é indisciplinado, nunca jogou nada na seleção, mesmo quando estava no auge, em 2002, com Felipão, onde foi titular e fez um único gol “espírita” contra a Inglaterra. Relembrem que a seleção foi campeã graças ao estilo de jogo compacto, mesmo do curintia do Tite, e aos dois melhores atacantes do mundo naquela época; Rivaldo e Ronaldo.

  5. RobertoJustus disse:

    O Felipão mandou dizer pro Ronaldinho que “quando tá valendo é diferente” !!!
    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Luís Fernando disse:

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!! Boa!

    • sandro miguel da silva disse:
      Seu comentário está aguardando moderação.

      15/05/2013 às 10:13

      15/05/2013 às 10:02

      bom dia…concordo com vc….o idiota ai ,ta se esquecendo que o felipao ganhando mais de 1 milhao por mes derrubou o palmeiras para a 2 divisao … ele devia convocar o ralf do timinho..joga muito,e nao o reserva do bayer só pq ganhou do barça ..o dentusso é mascarado., morando dentro de bh. chega atrasado…e quem mora fora,na europa chega no horario…o pato é reserva do emerso,q nao joga nada …e tbem falta com respeito com outros atletas……..em uma coisa eu concordo o felipinho quer uma 2 familia…..tem que ter respeito…..o pato tirou sarro no rogerio ceni……o dentusso falou que era um treino de luxo…..entao os dois continua treinando, e aprendendo a ter respeito….essa foi boa …
      obrigado

      Responder

    • Alonso disse:

      KKKKK…..
      Mandou bem!!!

  6. douglas disse:

    Felipão dispensou Ronaldo dentuço , para convocar Neymar e Lucas , com os Três o time não joga , nenhum marca , fez Bem o Felipão imagina nâo levar o Lucas , já que Neymar tem vaga Garantida , também a copa das confederações não é obrigação para Felipão .

    • bom dia…concordo com vc….o idiota ai ,ta se esquecendo que o felipao ganhando mais de 1 milhao por mes derrubou o palmeiras para a 2 divisao … ele devia convocar o ralf do timinho..joga muito,e nao o reserva do bayer só pq ganhou do barça ..o dentusso é mascarado., morando dentro de bh. chega atrasado…e quem mora fora,na europa chega no horario…o pato é reserva do emerso,q nao joga nada …e tbem falta com respeito com outros atletas……..em uma coisa eu concordo o felipinho quer uma 2 familia…..tem que ter respeito…..o pato tirou sarro no rogerio ceni……o dentusso falou que era um treino de luxo…..entao os dois continua treinando, e aprendendo a ter respeito….essa foi boa …
      obrigado

  7. Alexandre disse:

    Birner,

    Só discordo de vc quanto ao comentario sobre o Hernanes que acho grande jogador. Ja achava quando apareceu na lateral esquerda, antes de ser emprestado a primeira vez. Acho apenas que as vezes ele entrava em campo se achando mais do que é, mas quando joga com os pés no chão é um dos melhores do mundo em sua posição.
    Outros nomes podem ser discutidos aqui e ali mas são questão de gosto. Detalhes.

    O melhor é o Gayucho não ter sido convocado. Esta,mais dobque provado que não passa de malabarista de jogo ganho…. Quase tão perdedor quanto LF. Ambos não gangam nada importante.

    • Lucio Dias disse:

      Hernanes na lateral esquerda? Ele despontou como volante no São Paulo. Nunca jogou de lateral.

    • bom dia…concordo com vc….o idiota ai ,ta se esquecendo que o felipao ganhando mais de 1 milhao por mes derrubou o palmeiras para a 2 divisao … ele devia convocar o ralf do timinho..joga muito,e nao o reserva do bayer só pq ganhou do barça ..o dentusso é mascarado., morando dentro de bh. chega atrasado…e quem mora fora,na europa chega no horario…o pato é reserva do emerso,q nao joga nada …e tbem falta com respeito com outros atletas……..em uma coisa eu concordo o felipinho quer uma 2 familia…..tem que ter respeito…..o pato tirou sarro no rogerio ceni……o dentusso falou que era um treino de luxo…..entao os dois continua treinando, e aprendendo a ter respeito….essa foi boa …
      obrigado

  8. rogerio faquis disse:

    Quem está jogando melhor do que os meias convocados é o Willian, ex-Shaktar, que fez uma Champions espetacular e que já lá, apresentava-se muito acima da mediocridade do Jadson. Duvidam? Era só tentar ir lá e tentar comprar o Willian no lugar do Jadson. A diferença de $$$ é abissal.

    • dinheiro….dinheiro…….o pato vale 40milhos de euros e é reserva do mediucre emerson biich…..o dentusso no atletico…nao tem q disputar posiçao….manda ele p/ europa….igual o kaka…..la o cara tem q jogar e nao fazer firula e faltar com respeito com colegas de profisao……fica fazendo treino de luxo……..com o felipao a coisa é seria….pato e dentuso os dois mais que faltam com respeirto no futebol brasileiro….fora da seleçao e da familia eacolari…..kkkkk

      • carlos ramos disse:

        O MEU AMIGO, VC TÁ FALANDO ISSO PQ NÃO TEM O R10 JOGANDO EM SEU TIME…ESQUECI…MAS PROVAVELMENTE ESSA REVOLTA TODA DEVE SER PQ SEU TIME AINDA VAI CAIR NO HORTO, NÉ? DAÍ O MEDO…UI KKKKKKKKKKKK

    • JOSÉ HENRIQUE LEAL disse:

      ALEXANDRE ESTOU DISTRIBUINDO GARDENAL DE GRAÇA PELO SEDEX,MANDA SEU ENDEREÇO QUE TE ENVIO

  9. silvio disse:

    Faltou o Pato, Ralf, Gil, Romarinho e o TITE . Vai Corinthians!!!

  10. Antóniojosecunhala disse:

    Está selecção não vai a lado nenhum.

  11. A implicância porque o Jadson joga no time mais vencedor do Brasil em títulos nacionais e internacionais é ai a bronca . mais vai ter que engolir o SOBERANO HA HA HA HA

  12. Luiz disse:

    Seleçãozinha de m…

  13. Fábio Minghetti disse:

    Gostei muito das análises. É por aí mesmo!

  14. marcos dias macedo disse:

    Os menudos do São Paulo, o Santos de 78 e 2002, a Alemanha renovada, a Espanha, são exemplos que a renovação demora tempo, é um processo. Kaká e Gaucho já tiveram seu tempo, Ricardo Teixeira tbém; que bem fez Andres Sanches ao Corinthians, todo ser humano deve se reciclar, com esse time o Brasil tem uma base para duas Copas tranquilamente. Treinadores brasileiros tem que ensinar atacantes a marcar, meias a se deslocar mais, pra mim Danilo do Corinthians merece uma chance, joga muito para o time.

  15. Bruno disse:

    Birner, se atraso de 20 minutos fosse motivo para desqualificar um brasileiro, estávamos todos f*didos. Essa história da imprensa não me convence.
    Mas vamos lá, temos que confiar na nossa dupla de técnicos: Seu Peru e Ronald Golias.

    • Luís Fernando disse:

      O problema do R10 não foi o atraso, mas o fracasso nas convocações de Felipão, atuações pífias na Copa de 2006, medíocres nas Olimpíadas de 2008, sob o comando do Dunga, e displicência nas mãos de Mano Menezes. Já são onze anos sem que Ronaldinho faça um partida convincente pela Seleção.

  16. marcos dias macedo disse:

    Rafael, Cássio, Diego Alves,Vitor, Danilo, Rafael(M.United),Rafinha,Mariano,Dracena,Gil,Alex,Dedé,Paulo André,Henrique,Lúcio,Rodolfo,Adriano,Maxwell,Fabio Santos,Alexsandro,Arouca,Ralf,Elano,Zé Roberto,Ronaldinho,Kaká,Danilo,Ganso,Thiago Neves,William,Wesley,Ramires,Renato Augusto, Jô,Luis Fabiano,Rafael Sóbis,Tardelli,Pato,Robinho,Romarinho,Osvaldo…só vão 23.

  17. marcos dias macedo disse:

    Na Copa de 78 não levaram o Falcão; em 82 Careca e Reinaldo fizeram falta; em 86 Renato Gaucho e Leandro seriam titulares; em 90 faltou alguém derrubar o Maradona no lance do gol do Caniggia; em 98 o dentuço não deveria ter jogado a final e Mauro Galvão devia ter ido; em 2006 Rogério Ceni,Juninho Pernambucano,Cicinho,Robinho e Fred deviam ser titulares; em 2010 faltou levar um galo pra acordar o time no segundo tempo contra a Holanda. Dunga devia ter feito com Neymar o que Scolari fez agora com Bernard e Parreira fez com o Ronaldo em 94, nisso ele acertou.

  18. Ecio Silva disse:

    Minha selecao.

    Julio Cesar,Daniel Alves, David Luiz,Thiago Silva,Marcelo,Fernando, Paulinho,Oscar, Hernanis,Neymar e Fred

  19. Evandro disse:

    JOGADORES QUE DEVERIAM FICAR FORA DA LISTA: JULIO CESAR, LEANDRO DAMIÃO, OSCAR E O GOLEIRO DO BOTAFOGO! ACORDEM! O SR FELIPE FEZ MÉDIA, NA PRÓXIMA PRA COPA CHAMA OS MESMOS E O BRASIL AFUNDA. ALGUÉM APOSTA QUE RONALDINHO PAGODINHO GAÚCHO ESTARÁ NA PRÓXIMA LISTA? JOGADOR PASSADO QUE SÓ JOGA NESSE FUTEBOLZINHO MEDIANO AQUI DO PAÍS E DA AMÉRICA! NA EUROPA, HOJE, ELE MAL SERIA RESERVA!

  20. João Sardinha disse:

    A convocação foi apenas um mero detalhe. O que mais me incomoda e nada à mídia é a postura ditatorial de Felipão. Quem Felipão pensa que é? Um Deus que pode tudo? Me diga o que você acha em trabalhar para uma pessoa que não dá satisfações a ninguém, não houve ninguém e faz tudo a seu bel prazer? Não estamos falando em um país sitiado, em um país vivendo em um regime de exceção, estamos vendo isto acontecer numa nação que se diz democrática e tem um imprensa livre em pleno século 21. Felipão age como se fosse dono da seleção, esse cara não passa de um destrambelhado, ignorante que sob os aplausos de jornalistas acovardados chuta a bunda de todo mundo e ainda por cima é elogiado.

  21. dinheiro….dinheiro…….o pato vale 40milhos de euros e é reserva do mediucre emerson biich…..o dentusso no atletico…nao tem q disputar posiçao….manda ele p/ europa….igual o kaka…..la o cara tem q jogar e nao fazer firula e faltar com respeito com colegas de profisao……fica fazendo treino de luxo……..com o felipao a coisa é seria….pato e dentuso os dois mais que faltam com respeirto no futebol brasileiro….fora da seleçao e da familia eacolari…..kkkkk

    Responder

  22. Ricardum disse:

    Sou saopaulino, mas acho que o Felipão errou em não convocar o trio de ataque do momento.
    Gaucho, Jô e Bernard
    E os volantes do momento
    Ralf e Paulinho

    Esses caras, mais os zagueiros Dante e Thiago Silva pra mim seriam a base da selecinha.

  23. JoFlavio disse:

    Birner.
    Essa conversa de “Família Scolari” é hoje simplesmente ridícula. O maior problema de Felipão, que pouca gente tem a coragem de expor, é que ele não tem uma única estratégia que faça seu time atacar com consciência. Por falta de conhecimento, despreparo mesmo. No máximo, consegue armar a defesa, assim mesmo incluindo um terceiro zagueiro, no caso, David Luiz, e ainda mais dois volantes. No ataque, quase sempre pede para seus meias trocarem de setor, mantendo o tal atacante de referência abandonado, a espera de um milagre. Ronaldinho Gaúcho jamais jogará bem com Felipão no comando. Até mesmo Neymar terá enormes dificuldades. Não há compactação entre o meio de campo e o ataque. Não há esquema tático quer permita isso. Uma coisa é certa em se tratando de Felipão. O time vai bater muito, a tal falta tática para parar a jogada o mais cedo possível. Foi assim por onde passou, inclusive no Palmeiras. E mais. Felipão vai minimizar a importância desse próximo torneio, já se antecipando em caso de fracasso. Fracasso, aliás, mais do que provável. Felipão, Muricy, Joel, Leão, Antônio Lopes e outros menos cotados, não são ainda dinossauros por que há pessoas que impedem uma natural extinção dos mesmos. E o futebol brasileiro desce a ladeira.

    • luiz alberto disse:

      Perfeito!

    • João Sardinha disse:

      E o pior é que o time não tem um meia criador, aquele cara que dá velocidade ao jogo, ou seja, aquele canhota que faz a diferença. Jadson corre com a bola e se bem marcado desaparece. Oscar tem a mesma característica, corre com a bola. Quero ver quem vai criar as jogadas. O cara convoca Fernando que não acerta um passe. faltou um meia como Ganso, Wagner, Alex ou Thiago Neves. Felipão vai se dar mal.

  24. SMILE disse:

    Birner / Galera,

    Quero abordar um tema que muito me incomoda… Vocês viram o noticiário do SP?!… Foi feito o primeiro treino com bola da ‘intertemporada’ forçada… Com o “tradicional bobinho”… Pode?!… Onde está o tão decantado “profissionalismo” da atividade de “atleta profissional” ou coisa que o valha?!… Gente!!!… Estamos em 2013, e nossos ‘diletos jogadores’ ainda se comportam (com a anuência da comissão técnica e diretoria dos clubes…) como se fossem um ‘bando de crianças’ em um ‘eterno jardim da infância’… É ‘bobinho’, ‘peteleco na orelha’, ‘farinhada nos aniversariantes’, ‘rachão’ (ah, ‘se não houver rachão’, não houve “preparação” para o jogo… tsc…), um ‘passando a mão’ no outro, enfim, uma algazarra só, digna de verdadeiros ‘maloqueiros’, como era encarada a “profissão” (coisa de “maloqueiros”…) há 50 anos atrás… Daí vem as reclamações (como quando se cobra algo da Seleção Brasileira, por exemplo…) de que ‘o grupo se apresentou em um dia, fez apenas um treino e foi para o jogo’… Oras!!!… Fez apenas um treino… Mas ‘bem aproveitado’?!… Nããããoooo!!!… Foi só revisão médica / aquecimento / bobinho / rachão e “entrevistas pós-treinamento”… Tudo isso em espaço de tempo de 2 horas, no máximo 2 1/2… E vamos ‘nos concentrar’ (leia-se jogar pôquer – há 50 anos era ‘truco’ / videogame / navegar na internet / ligar para “Deus e o mundo” / jogar sinuca / etc…)… ?????… “Profissionais”??????… Onde?!… Só na hora de receberem os salários / discutirem prêmios / transferências entre clubes?!… Qual o grau de cobrança recebida acerca do tal “profissionalismo”?!… Quem ganha “pouco”, nos grandes clubes, ganha R$ 100.000,00 / mês!!!.. Já pararam para pensar nisso?!… Quanto tempo nós, “pobres mortais”, trabalhamos para ganhar esse montante todo, que eles ganham em 30 dias, com uma média de trabalho de, no máximo, 3 horas diárias em seus empregos?!… Me digam?!… E ainda para sabermos que, por exemplo, grande parte do elenco do Corinthians, não sabia, ao final do jogo de domingo contra o Santos, que o saldo de gols era regra para definição do campeão, entre as duas partidas finais… Pode?!… E estamos falando do clube mais bem (reconheçamos…) estruturado do país atualmente… Treinado pelo melhor técnico, o Tite, que, aliás, mesmo quando esteve ‘livre’ no mercado, nunca sequer foi cogitado no SP, e “tem a cara” do mesmo (ou não?!… rs…)… Tite que deve ter dito e repetido isso “N” vezes, mas os ‘iluminados’ estavam mais preocupados com o torneio de pôquer da ‘moçada’, com a ‘balada’ após o jogo, com a visita à “casa das primas” já agendada pelo “grupo”, enfim, com tudo – menos com o que deveria estar… Já passou da hora de se levantar uma bandeira pela moralidade da profissão de “atleta”, como eles gostam de se intitular… A começar pela imprensa esportiva, que depende / vive do “negócio” futebol, mas o trata como também fosse um passatempo, inclusive ‘acobertando’ todas essas mazelas, em nome de “uma longa amizade”, e em troca de algumas entrevistas exclusivas… Ou não?!… O que me dizem?!…

    Abraço!

    SMILE

    • Anderson Nascimento disse:

      Porque será que nenhum treinador brasileiro consegue atuar na Europa? Porque será que FElipão ficou semanas no Chelsea?

      • SMILE disse:

        Nascimento,

        Os técnicos tem grande parcela de culpa nesse contexto?!… Sim… Sem dúvida… Mas não só eles!… As diretorias dos clubes também… Os próprios jogadores idem… Não se preocupam com nada… Só são “profissionais” na hora de receberem os seus “poupudos” salários… Um bando de idiotas, com o perdão do termo… Ao ponto de um que seja mais esclarecido (o Ceni, por ex…) e leve a profissão a sério, seja ‘rotulado’ como traíra / arrogante / etc… Sendo que ele deveria ser o exemplo para a grande maioria… O contexto é muito mais amplo… E merecedor de um movimento geral e ‘sem bandeiras de clubes’ onde todos se engajariam… Diretorias / técnicos / árbitros / jogadores / imprensa / etc… Afinal, o ‘negócio futebol’ é muito grande ($$$$$$…) para ser tratado com tanto amadorismo… Dentro das quatro linhas, temos também o exemplo vindo da Europa… Lá o jogo flui, sem tantas faltas, sem tanta simulação, sem tantos ‘perebas’ tentando jogar a torcida contra o árbitro, sem tanta ‘celeuma’ a cada lateral, a cada falta… Nosso futebol está ridículo!!!…

        SMILE

  25. giovani disse:

    a copa das confederações é tão irrelevante que vc está aqui comentando sobre a convocação para essa “copinha”.

    desde quando um torneio que reúne itália, espanha e outros grandes times pode ser considerada como irrelevante.

    um torneio que serve, também, de teste estrutural do país sede da copa.

    é muita ignorância do blogueirozinho.

  26. marcelo disse:

    Não convocaria o Damião e o Hulk.
    Luiz Gustavo não conheço.
    O grande injustiçado é o Danilo (sei q vou receber críticas) mas é um jogador fundamental para qq time. Merecia uma chance.
    Jogar com Fernando, Paulinho, Danilo, Oscar(ou Hernanes) daria mais liga.
    Abç

  27. nando disse:

    briner…
    nao sei se tu percebeu, mas 11 dos 23 convocados, praticamente metade, jogam no brasil….

  28. BRUMADINHO disse:

    Ronaldinho é um jogador mediano de um time de segunda divisão. Só joga porque um bando de trouxas correm por ele. Felipão está certíssimo!

  29. Pedro disse:

    O brasileiro tem a mania de tornar as coisas fáceis complicadas e Filipão não é diferente. Levando Ronaldinho Gaúcho, mesmo para ser reserva, estaria preservando sua imagem e até a de Neymar caso a seleção se desse mal na copa das confederações. Se for bem todo mundo vai elogiar, mesmo que Neymar continue a não jogar bem, no entanto se for mal e Neymar continuar a não jogar bem, o tiro poderá sair pela culatra e os jogadores que a CBF selecionou para serem valorizados, poderão sair desvalorizados, perderão os clubes, que conforme da denunciou o presidente do SPORT RECIFE pagam para terem seus jogadores convocados, perderão os jogadores, mas com certeza a CBF e a FIFA não perdendo nada, tentarão outra jogada para a Copa do Mundo.
    Agora Felipão, aguente sua serviencia, misturado com arrogancia.

  30. FAUSTO disse:

    BIRNER: MANDAR O CORTEZ EMBORA É LOUCURA O RAPAZ É BOM JOGADOR E NEM TEVE PARTICIPAÇÃO NA LIBERTADORES QUE É ISSO NEY FRACO. TEMOS É QUE MANDAR O LUIS ADRIANO EMBORA ISSO SIM MAS ME PARECE QUE AGORA CAIU A FICHA NO MORUMBI E O VAGNER LOVE ESTÁ CHEGANDO GRAÇAS A DEUS. MAS TEMOS QUE MANDAR MAIS GENTE AINDA.

  31. FAUSTO disse:

    BIRNER: O ESCOLARI É UM BURRO NÃO SABE NADA É FRUTO DA IMPRENSA VIDE O PALMEIRAS QUE FOI PARA A SEGUNDA DIVISÃO GRAÇAS A ESSE CARA QUE NÃO SABE NADA SEMPRE FOI UM TOLOI DA VIDA QUE CHUTAVA PARA O LADO QUE ESTAVA VIRADO O BRASIL JÁ ERA COM ESSE TREINADOR.

  32. antonio paulo disse:

    GENTE A SELEÇÃO PRECISA SER RENOVADA A HORA É AGORA.

  33. ricardo disse:

    Scolari esta correto. o RG ja esteve antes da seleção e só o que fez foi fanfarrices e festinhas com torcedoras desprovidas de carater e respeito. Nao iria ajudar em nada. Deveria ter levado o Kaka. Outro que ocrretamente ficou fora foi o Pato que na verdade nao faz nada nos 15 minutos que joga, só faz gol de penalty.

  34. ricardo disse:

    alias, ODEIO o corinthians mas até que o Ralph poderi aajudar

  35. JUNIOR disse:

    Desculpe Birnner, vocês jornalistas são um bando de chatos e coloco junto uma grande parcela da papulação… Eu nem terminei de ler seu post, parei no segundo paragrafo, veja bem pra vocês tudo é ruim, todos os campeonatos são péssimos e inúteis, Ex: O Paulistinha não presta, a copa das confederações é inútil, esses dias vi o Juca Kfouri falar mal da libertadores… A verdade é que estamos vivendo uma sociedade de ranzinzas, que só sabem reclamar atrás da mesa, fica a dica…

    Abraços,
    San Junior…

    • Anderson Nascimento disse:

      Gostaria de saber quais são seus argumentos para justificar o que há de bom no futebol sul americano…

      • SMILE disse:

        Junior / Nascimento,

        Não existem tais argumentos. Leiam meu ‘post’ respondendo a um comentário do Nascimento, acima… Nosso futebol está muito chato… Haja ‘nhem-nhem-nhem’!!!… O lance mais ‘emblemático’ que comprova isso foi a “gozação” que o R10 fez com o Wellington, ‘cutucando-o’ com um dos dedos, na altura do pescoço, e este imediatamente caindo, ‘estrebuchando’, como se o tivessem tentado matar, “as tripas saindo pelo buraco que o dedo do cara abriu”, como diria a minha falecida mãe… ???????… O fato fala por si só… Chega!!!… Se algo não for feito, iremos da mal a pior… Urgem medidas maiores a respeito!!!…

        SMILE

  36. Ivan disse:

    Vamos parar com esta palhaçada de FAMÍLIA SCOLARI. Este cidadão é decadente e sem moral e ultrapassado.

  37. claurio disse:

    o SR. Scolari cometeu o maior erro de sua Carreira ao aceitar dirigir esse timeco chamado CBF FC ( não existe mais seleção brasileira a pelo menos dez anos, hoje o que dita as convocações são interesses escusos de cartolas e empresarios desonestos). A geração atual é mediocre e não tem tecnico que de jeito num time que tem perebas como Jadson e Huck vestindo as camisas que ja foram de Zico, Rivelino, Tostão, Careca e tantos craques.Ele ira jogar sua reputação na Lama com o fracasso homérico que se prenuncia na Copa do Mundo.Ele ja é campeão do Mundo e deveria ter aceitado convites que não faltariam de Paises como Japão , Coreia e Estados Unidos que tem dinheiro e querem crescer no futebol. Com alguma dessas seleções ele seria exaltado como heroi fazendo um bom trabalho e chegando ate as quartas de final. Sinceramente ele amarrou seu burro em lugar errado

    • Anderson Nascimento disse:

      Tenho certeza que o Brasil vai ganhar a Copa. Jogando bem ou mal. Com a ajuda dos árbitros se necessário. Mas os cartolas não deixarão esta oportunidade escapar… e os políticos estão junto com eles nessa! Mister Lula e seus aliados não permitirão que o Brasil saia derrotado.

  38. igor disse:

    Birner, o que voce acha do Julio Cesar no SPFC? Com a aposentadoria do Ceni no final do ano e tendo um goleiro de selecao dando “sopa” por ai, acabou de falar o Arena Sportv que esta procurando um clube, ele tem mais uns 3 o 4 anos de alto nivel pela frente…o SPFC ja poderia comecar a aliviar pro Ceni em Agosto, deixar o Julio jogar o Brasileirao e o Ceni se despede no final do ano. O que voce acha?

    • Vitor Birner disse:

      Aprovaria. Tem experiência para lidar com o peso de substituir um ídolo da torcida e hoje é melhor que o Rogério Ceni.

      Abraço!

      • Eduardo disse:

        Julio Cesar aparentemente não é biba….porém está em decadência assim como o São Paulo e o Rogerio Adiantado Ceni….seria perfeito!!!

        O que acham da volta do Richarlysson?

  39. Anderson Nascimento disse:

    Ronaldinho nunca rendeu na seleção… Aliás, até ele deve ter gostado de ficar de fora… assim, permanece com o excelente desempenho no Patlético, e não fica pressionado por atuar na seleção.
    Ele já foi melhor do mundo, já foi campeão da Champions League, já foi campeão do mundo com a Seleção… para que iria querer voltar à seleção e receber críticas e sofrer pressão?

  40. Luís Fernando disse:

    Birner, o problema do R10 não foi o atraso, mas as atuações displicentes sob o comando do Felipão, pífias na Copa de 2006, medíocres nas Olimpíadas de 2008, sob a batuta do Dunga, e inaceitáveis na era Mano Menezes, já que deve fazer o papel do Rivaldo, cuja lacuna ainda não foi preenchida até hoje. Já são onze anos sem que Ronaldinho faça um partida convincente pela Seleção. Além disso, não ajuda na marcação e fica ansioso nas concentrações, pois não pode ficar um dia sequer sem baladas, leia-se, mulheres, vide a farra que participou na mesma noite que o Brasil foi desclassificado pela França em 2006. Não compreendo como é que ainda tem torcedor que defende a sua convocação.

  41. Lady PHD disse:

    D. Cavalieri (Gol), Réver, Thiago Silva, D. Alves (L. Direito), Paulinho, Marcelo (L. Esquerdo), R. Gaúcho, Tardelli (ou Fred), Bernard, Neymar e Oscar.

    Para jogos ‘mais truculentos’, tiraria um homem da linha de frente e colocaria um volante a mais. É time que joga pra frente! Nada desse time do Felipão retranqueiro!

  42. Augustinho disse:

    Birner,

    Não levar um reserva para o neymar, como por exemplo o Osvaldo ou mesmo outro jogador veloz pelas laterais, não torna o jogo meio previsível?

    Não seria melhor levar um outro 2º atacante e não o Leandro Damião, já que este é 9 de ofício, assim como o Hulke o Fred?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>