22 ago

Juvenal Juvêncio pode apoiar Kalil Rocha Abdalla se o candidato à presidência do São Paulo deixar Marco Aurélio Cunha fora da diretoria

De primeira

De Vitor Birner

Análise

Marco Aurélio Cunha foi estratégico ao abrir mão da candidatura para a presidência do São Paulo e apoiar Kalil Rocha Abdalla.

Era previsível que tomasse tal decisão.

Os partidários de Juvenal Juvêncio há meses afirmavam que MAC não tinha força dentro do clube para ser presidente e comentavam sobre a possibilidade de o diretor jurídico sair candidato.

O próprio MAC, tempos atrás, me confidenciou que cogitava a possibilidade de deixar para depois o sonho de ser presidente do São Paulo para lançar Abdalla agora.

O diretor jurídico de Juvenal Juvêncio nos últimos anos (era até segunda-feira e ficou quase oito no cargo), que foi um dos maiores defensores do polêmico e errado terceiro mandato do atual presidente, tem, no conselho são-paulino, rejeição muito inferior a do vereador.

MAC dificilmente conseguiria as 55 assinaturas entre os 240 conselheiros.

A chance de Kalil Rocha Abdalla obtê-las é muito grande.

Se eleito, Abdalla provavelmente colocará Marco Aurélio Cunha no cargo de vice-presidente de futebol, o majoritário do departamento.

Ou, talvez, no de diretor de futebol,  que esta um degrau abaixo do vice na hierarquia.

Não existe, no mundo da política, apoio totalmente gratuito e desprovido de contrapartida.

Marco Aurélio, se confirmado numa dessas funções, poderá ganhar força durante sua gestão e se lançar com muito mais força, no futuro, ao cargo de primeiro mandatário do São Paulo.

Hoje, o provável candidato da situação será Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, mas Roberto Natel pode ser o escolhido de Juvenal.

Existe também a terceira possibilidade.

De primeira

Se o São Paulo for rebaixado, talvez Juvenal Juvêncio não queira lançar candidato algum da situação.

Pode conversar com Kalil Rocha Abdala e apoiá-lo.

Seria o chamado candidato único, de consenso.

Mas Juvenal, se tomar esse rumo, vai impor uma condição em troca do apoio que garante para Kalil Rocha Abdalla o lugar na galeria de presidentes do São Paulo.

O ex-diretor jurídico terá que deixar Marco Aurélio Cunha fora da diretoria. .

Juvenal exigirá que o ex-genro (MAC foi casado com a filha de Juvenal e é pai do neto do presidente) fique sem cargo algum no clube.

Tal possibilidade, caso o time vá para a segunda divisão, deve ser levada bem a sério pelos que pretendem entender o processo de sucessão.

Existe ainda outra, por enquanto, remota.

Não está completamente descartada a chance de Juvenal Juvêncio apoiar Kalil Rocha Abdalla, mesmo se o São Paulo não for rebaixado, caso ele se disponha a não dar função alguma ao MAC.

Os meses até o pleito, em abril de 2014, devem ser quentes na disputa política do Morumbi.

156 respostas a Juvenal Juvêncio pode apoiar Kalil Rocha Abdalla se o candidato à presidência do São Paulo deixar Marco Aurélio Cunha fora da diretoria

  1. RGG disse:

    Birner!

    Isso só mostra que foi uma jogada de mestre do Mac com o Abdalla e que o JJ e sue trupe estão desesperados!!

    ” Perdeu!!”

    O Sr. Abdalla é um cidadão de caráter! Já nao era comentado como candidato, no próprio grupo da situação. Convida-lo agora para tal só mostra o desespero a falta de respeito e despreparo nos meandros da politica do SPFC!!! Só mostra que as coisas no SPFC realmente precisam mudar!!Obviamente que o Sr. abdalla, como Sao Paulino exemplar, nunca fará isso!!!Agora que nao vai aceitar!

    Avante Tricolor!!!

    Abs

  2. Nelson disse:

    O SPFC vai de mal a pior. Juvenal eterno mudando estatuto e sendo o dono do clube e se julgando maior do que a instituição o que é aceito pela quase totalidade dos votantes que podem até dar um quarto mandato.
    Marco Aurélio seu fiel discipulo e inclusive bombeiro das crises em favor do Juvenal eterno aparece de “oposição” apenas para os torcedores que julga serem todos idiotas. Esta foto na frente de uma maquete é ainda mais ridícula.
    Autuori só leva time embalado e só faz bobagens. Fabiano e Lúcio custam R$ 80 milhões (luvas + contrato) e todos sabiam de suas deficiências. Agente colocando 8 ou 10 jogadores fracos. Justifica uma devassa na contabilidade para assegurar que não hajam desvios. Rumo a terceira divisão com escala na segunda, pois a crise é sistêmica e maior do que a grande isntituição que era o SPFC.

  3. Nick disse:

    O MAC sabe muito bem que sozinho não tem a MENOR CHANCE de ser presidente do SPFC, quem conhece o clube sabe do que estou falando, provavelmente não conseguiria nem os votos suficientes para registrar a chapa. O C.D. é composto por homens que em nenhuma hipótese irão permitir que um aventureiro assuma a presidência do SP para atingir seus objetivos pessoais. Os Conselheiros sabem que erraram ao apoiar, quase que por unanimidade, o MALFADADO 3º mandato e o MAC faz parte desse conselho e também votou a favor. Sabem também que a má fase vivida pelo time de futebol, em parte, é reflexo do tumultuado ambiente politico criado pelo MAC. Por outro lado o JJ, apesar de erros, teve muitos acertos, pois durante suas gestões como diretor de futebol e presidente o SPFC conquistou nada menos que 08 (OITO) títulos importantes – 2 Paulistas, 3 Brasileiros, 1 Mundial, 1 Libertadores e 1 Sul Americana, além de diversos vice campeonatos. Também em suas gestões foi adquirido o terreno com 220 mil m2 e construído o CFA de Cotia com estádio para 1500 expectadores, alojamento para 110 atletas, hotel com 148 acomodações, oito campos de futebol, piscinas, REFFIS, transporte para os atletas irem a escola, acompanhamento médico e dentário, acompanhamento escolar, e muito mais. Além disso o estádio do Morumbi foi totalmente remodelado. Portanto o DR.JUVENAL JUVENCIO tem o respeito da grande maioria dos membros do conselho deliberativo e dos verdadeiros são-paulinos. Quanto ao honorável Dr KALIL ROCHA ABDALLA, tem sim o respeito de todo o C.D. e poderá ser eleito presidente em abril/2014 e também poderá obter o apoio do J.J. e poderá dar ao MAC a oportunidade de dirigir o futebol, porém nesse caso terá que mostrar serviço, senão: rua !!!!

    • TRICOLOR disse:

      FALA SÉRIOOOO

      O KALIL FOI UM DOS PRINCIPAIS APOIADORES DO TERCEIRO MANDATO DO J.J.

      COMO DIRETOR DE FUTEBOL, J.J. FEZ ALGUMA COISA, MAS MUITO POUCO, E COMO PRESIDENTE MENOS AINDA!

      ÚLTIMOS TÍTULOS IMPORTANTES E ÚNICOS BRASILEIRO 2008 – LIBERTADORES 2005, MUNDIAL 2005. PAULISTINHAS E SURRAMERICANA IMPORTANTES? VC PRECISA VIRAR ROTERISTA DA PRAÇA É NOSSA!

      E POR FALAR NESSES TÍTULOS, QUEM ERA O ELO DE LIGAÇÃO EM QUESTÃO? AH SIM, M.A.C.!!!!!

      CT DE COTIA? ÓTIMO, GRANDE, BONITO, EXCELENTE, NÃO REVELOU NINGUÉM ENTRE O KAKÁ E LUCAS, E POR FALAR EM LUCAS VAI DIZER QUE APESAR DE TER SIDO EXTREMAMENTE BEM VENDIDO JOGOU MUITO E CONQUISTOU TÍTULO? OU TÁ JOGANDO MUITO NO PSG? PIADA NÉ? SÓ SERVIU PARA ENTRAR DINHEIRO, QUE POR SINAL, FOI DESVIADO! NÃO TEMOS NADA NOS COFRES DO TIME!

      O MARCO AURÉLIO CUNHA É O MELHOR CANDIDATO QUE PODE HAVER, ISSO INDISCUTIVELMENTE! MELHOR QUE ELE, SÓ O ROGÉRIO SE APOSENTANDO E CONCORRENDO!

      FORA ISSO? PODÍAMOS PENSAR EM ABÍLIO DINIZ, OU JUSTOS APESAR DE EU ACHAR ISSO HORRÍVEL!

      O M.A.C. ERA GENRO DO JJ E PELO MENOS TEM ESSA DESCULPA POR TER APOIADO DO TERCEIRO MANDATO, QUALQUER OUTRO QUE APOIOU NÃO TEM DESCULPA! RASGARAM O ESTATUTO PARA COMETER O MAIOR ERRO QUE JÁ ACONTECEU NESSE CLUBE!

      AH, NÃO SE ESQUEÇA COM O JUVENAL TIVEMOS MAIS DE 60 ATLETAS CONTRATADOS QUE NÃO DERAM EM ABSOLUTAMENTE NADA, SENDO QUE EM UM SÓ ANO FORAM 18!

      TIVEMOS O DESMANCHE O TIME DE 2005 E DEPOIS O DESMANCHE DO TIME DE 2008!

      TIVEMOS O MELHOR PREPARADOR FÍSICO E COMISSÃO MÉDICA DEMITIDOS!

      TIVEMOS O MURICY SAINDO DE SACO CHEIO DOS MANDOS E DESMANDOS E DESDE ENTÃO NENHUM TÉCNICO QUE PRESTASSE!

      TIVEMOS ÓTIMOS JOGADORES E O NÚMERO É BEM GRANDE, INDO EMBORA DE GRAÇA SEM RENDER 1 CENTAVO AO CLUBE E TODOS TRAZIDOS PARA OS LUGARES DELES, NENHUM A ALTURA!

      TIVEMOS A PIOR ADMINISTRAÇÃO DO CLUBE, ONDE TODO O DINHEIRO DA VENDA DO LUCAS, MAIS CASEMIRO, MAIS ARRECADAÇÃO SIMPLESMENTE EVAPOROU EM DITAS DÍVIDAS DE UM TIME QUE SEMPRE ALEGOU QUE NÃO DEVIA NADA! OU SEJA, NA MELHOR DAS HIPÓTESES QUE TENHAM DITO A VERDADE SOBRE TEREM PAGO AS DÍVIDAS, COISA QUE NÃO ACREDITO, PROVA QUE PASSARAM 3 MANDATOS MENTINDO SOBRE A SITUAÇÃO ESTÁVEL E SEM DÍVIDAS DO CLUBE!

      QUER QUE EU CONTINUE AQUI ATÉ ONDE PROVANDO POR A + B QUE O SR. JUVENAL É O MAIOR RESPONSÁVEL NÃO SÓ POR ONDE ESTAMOS AGORA, COMO POR UMA PERDA DE PATRIMÔNIO GIGANTE?

      E O KALIL SEMPRE O APOIOU E FEZ LOBBY PELO TERCEIRO MANDATO, E SÓ SAIU DE LÁ AGORA, PARA PODER SE ELEGER E MANTER OS MESMOS INÚTEIS LÁ, COMO O LECO, E TODOS OUTROS!

      FALANDO A VERDADE, EU ME ENVERGONHO DO MAC APOIAR ELE, E GOSTARIA MUITO, MAS MUITO MESMO QUE O R.CENI SE CANDIDATASSE!

      MAS COMO NÃO DEVE ACONTECER, ANTES O MAC QUE OUTRO!

      LEMBREM-SE O ADRIANO NÃO JOGOU EM NENHUM CLUBE, MAS JOGOU NO SPFC E GRAÇAS AO MAC!

      ISSO ENTRE TANTOS OUTROS JOGADORES QUE QUANDO PASSARAM PELO CLUBE SE ESFORÇARAM MAIS POR CAUSA DO APOIO QUE ELE SEMPRE DEU E SOUBE TRATAR OS JOGADORES!

      NA DÚVIDA, PIOR QUE TÁ FICA SE ENTRAR O KALIL, PQ SERÁ MAIS 1 MANDATO INTEIRO COM A MESMA CORJA DE INCOMPETENTES!

      E QUANTO AO CD DO CLUBE? BANDO DE PALHAÇOS! NÃO SEI O QUE FAZEM LÁ E JÁ PASSOU TEM ANOS DE O CLUBE SER DEMOCRATIZADO E O SÓCIO TORCEDOR TER OPINIÃO DIRETA NAS DECISÕES DO CLUBE E NÃO DEPENDER DA VONTADE DE PESSOAS QUE JÁ PROVARAM POR DIVERSAS VEZES QUE NÃO TEM A MENOR CONDIÇÃO DE ESTAREM LÁ OU SEREM RESPONSÁVEIS POR SEUS ATOS, OU ATÉ IMPEDIREM QUE ACONTEÇAM TANTOS ERROS!

  4. vinicius steves disse:

    Birner, futebol não é tao previsivel quanto parece, ainda mais no campeonato brasileiro. Mas fazendo simulação dos jogos do São Paulo até o final do ano, acho bem difícil o time cair. Esse ano o campeonato brasileiro tá com muito time fraco. Então, acredito muito que vamos permanecer na primeira divisão. E que essa minha crença comece a virar realidade contra o Fluminense. Vamo São Paulo!!!!

  5. Renato Sá disse:

    Vocês percebem, é a mesma patota tentando enganar a todos!
    É como o PSDB rachar e surgirem dois partidos, um com Serra outro com Alckmin. ou o PT rachar e surgirem dois partidos, um com Dilma outro Lula.
    Pode nem ser uma estratégia de ludibriar, até acredito, mas são os mesmos valores. Juvenal, Marco Aurélio, Leco, Kalil, Adalberto… todos eram a mesma chapa, os mesmos ideais. divergem em poucos pontos e nisso que racharam.

    Não acredito que o Marco Aurélio seja uma mudança de rumo. Apenas é um ajuste… Triste Tricolor, já não basta essa lavação de roupa na mídia, ainda tem a situação contra a situação…. oposição, pra arejar pensamentos mataram!

  6. João Roberto disse:

    A informação trazida só demonstra, de forma cabal, que o Sr. Juvenal Juvêncio não está nem um pouco preocupado com a saúde do São Paulo Futebol Clube. Para ele, é mais importante fazer valer uma birra pessoal – que ele tem contra o MAC – a ver o clube crescer sob a administração deste. O JJ é um câncer para o clube. Em 2 anos, de 88 a 90, foi presidente do tricolor e só não levou o clube ao rebaixamento pq o regulamento de 90 não o previa. De 2006 até agora, conseguiu implodir a estrutura do clube, então solidificada pelo saudoso presidente Marcelo Portugal Gouvêa, e fazer do São Paulo um novo Palmeiras. Destruiu o Reffis, acabou com a comissão técnica fixa, se apropriou indevidamente da Taça das Bolinhas (que é do Flamengo desde sempre), tirou o Morumbi da Copa, deu um estádio para o Corinthians, perdeu o bom trânsito (e a maior cota de TV) que o clube tinha com a Globo, brigou com tudo e todos (CBF, FPF, Flamengo, Corinthians), deixou bons jogadores saírem do clube de graça ou a preço de banana (vide Oscar, Arouca, Jean, etc.), deixou de repatriar outros que estavam verdadeiramente interessados em voltar para o São Paulo (como o Danilo, agora no Corinthians, que foi essencial para a conquista do único verdadeiro título mundial deste clube)… Enfim, este sujeito é pior que um inimigo presidindo a instituição. Ou tiram ele de cena, e rapidamente, ou há o sério risco de o clube se tornar o Palmeiras do futuro.

  7. carlos disse:

    Lendo os nomes e opções que esse timinho tem para o futuro me dá um ataque de risos que não quer parar kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  8. Mauro disse:

    Que o Juvenal vende a mãe, o Leco, o Natel e seja que for para ficar no poder todos sabemos. Ele não possui uma réstia de carácter.
    Duvido que ele entrega!!!. No final ele ainda vai tentar algum golpe a seu favor.
    A não ser que a doença mental que possui passe para o físico.

  9. HARADA disse:

    Agora descobri a bronca dele pelo MAC. Ciúme e vingança por ter deixado a sua filha. QUE FEIO JUJU.

  10. Grafir Jr disse:

    Perseguição pessoal…
    Coisa de mafiosos…
    Não é minha opinião. É o que contam a história e a sociologia.

    • Joaquim Paulino disse:

      Máfia é com o timão: Kia Joorabchian era o representante da máfia russa, que angaria recursos com drogas e prostituição. Foi com este dinheiro que o Small contratou o Tevez. Isso sim é que é gente de caráter, hein?

  11. Junior disse:

    Enquanto esse ditador ficar no comando do tricolor paulista, o clube tem claras chances de cair para segunda divisão!!!!!!!

  12. marcio disse:

    Marco Aurélio Cunha é um grande cara e vencedor no SPFC
    Em sua passagem pelo tricolor nós arrebentamos tudo e a todos.
    Não existia essa vergonha física e técnica dentro de campo.

    Marco volte a sua casa urgente.
    Carlinhos Neves volte também urgente.

  13. Luiz Felipe disse:

    Esquece este JJ, deveria se preocupar mais com a saúde, acabou a ditadura no SPFC, ele não tem que escolher nada, o Drº Kalil não faria uma sacanagem destas com o MAC.

    Adeus JJ, lança o ridículo do Julio Casares para levar uma derrota histórica no conselho do SPFC.

  14. bruno disse:

    Vitor Birner é fã de carteirinha do JJ. Isso tá mais parecido com fofoca de vizinha encalhada do que com notícia.
    O JJ está cada vez mais enfraquecido no SPFC e vários dos caras que estão apoiando o Kalil o fazem justamente pq também não aguentam mais o JJ.
    Por outro lado é óbvio que o candidato não chegará esculachando tudo, parece uma atitude política muito hábil para atrair os conselheiros mais conservadores, alinhados de alguma forma com a situação.

  15. J. Cardoso disse:

    Eu imaginava que tal possibilidade se desse. Estão maquinando para que Juvenal continue no poder, influenciando através de seus amigos. Esse Kalil, por ser o defensor do bisonho terceiro mandato, não pode ser candidato de oposição. Isso cheira à armação. Parece que a entrada de MAC na chapa é somente para ter a torcida à favor para a eleição. Isso cheira mal. Sinceramente, agora acho que nem a segunda divisão será suficiente. Parece que a parmerização do SPFC será a consequência. Lamentável o que faz a incompentência unida à arrogância. Faz de um oásis um verdadeiro deserto.

  16. paulo eduardo disse:

    Birner, bom dia.

    O Juvenal, não têm que achar nada !!!!!!!!
    Se tivesse que achar alguma coisa, já teria achado.
    O fim do Juvenal, é sair de mansinho e tomar conta dos netos.
    Sentar em cadeira de balanço e esperar a hora passar……
    Vai Juvenal .
    Esqueça do SPFC.

  17. roberto Tricolor disse:

    Foi se o tempo em que no São Paulo, nem oposição tinha. Juvenal é culpado, além desta mudança, por ter levado o São Paulo a sua maior crise esportiva e politica de sua história. Cair para segunda divisão seria um “premio” no currículo de Juvenal, seria uma premiação em sua carreira para ser marcado pela eternidade como o Presidente que levou o Clube para segunda divisão.

    • Vitor Birner disse:

      Roberto, os três maiores erros do JJ foram.
      O terceiro mandato, o fato de acabar com a oposição (que também foi mole, aceitou cargos, coisa que ele, Juvenal, não aceitava quando era oposicionista), e não ter dado um basta no diz que diz no CT da Barra Funda durante esta temporada.
      Mas foi o responsável pela montagem do time campeão do mundo em 2005, do tricampeão brasileiro, de ter conseguido eleger Marcelo Portugal Gouveia, de ter construído Cotia, de ter contratado o Raí…
      O cara foi um baita dirigente.
      Fez mais e ganhou mais que os de outros times, inclusive dos que tiveram grande aporte financeiro de parcerias.
      Abraço!

      • Eduardo SP disse:

        Birner, acho que você tenta ser isento, mas defender o Juvenal não dá! Você tem certeza que ele foi O responsável pela contratação do Raí e da montagem do time campeão de 2005? Digo isso porque tínhamos o nosso ilustre Marcelo Portugal G presidente e já tínhamos o Marco Aurélio Cunha no futebol.

        • Vitor Birner disse:

          Então, Eduardo, vou colocá-lo no mundo real, o da isenção, que é diferente do seu.
          O MPG foi eleito por dois votos de diferença para o Paulo Amaral, que foi o pior presidente da história do São Paulo.
          O articulador da campanha da então oposição foi Juvenal. Se um voto fosse para o situacionista, Marcelo não teria sido eleito, pois em caso de empate, o estatuto do São Paulo define que o mais velho ganha. No salão nobre, depois de meses de uma batalha política que, pelo resultado, obviamente foi disputadíssima,MPG chamou Juvenal e, em frente aos conselheiros, fez longo discurso de agradecimento ao Juvenal.
          Sem ele, não teria sequer chegado perto de ser eleito.
          Depois, JJ se afastou. Marcelo, no primeiro mandato, gastou uma fortuna com Ricardinho, montou o time com Reinaldo, Luis Fabiano e Kaká, mas não ganhou nada. Pressionado por causa dos resultados e por não ter dinheiro para investir em atletas renomados, num tempo em que alguns adversários tinha parcerias milionárias, foi falar com Juvenal e disse que nem tentaria a reeleição se o amigo não topasse participar da diretoria e do futebol.
          JJ atendeu o apelo, Marcelo foi reeleito, e Juvenal, como diretor de futebol, foi primeiro cartola a entender as consequências do fim da lei do passe e como usá-las. Contratou, mesmo quase sem grana, Junior, Cicinho, Danilo, Josué, Mineiro, Grafite… E o São Paulo voltou a ganhar tudo aquilo que ficou, de 94 a 2004, sem vencer.
          Qualquer dúvida, pergunte ao Marcelinho Portugal Gouveia, advogado, filho do saudoso MPG e conselheiro do clube. Ele mesmo conta essa história.
          O primeiro cargo importante do JJ no São Paulo foi o de diretor de futebol do presidente Carlos Miguel Aidar (84 a 88). O Raí foi contratado em 87. Naquele período foi construído o CT da Barra Funda, uma novidade no futebol brasileiro. Ninguém falava em estrutura. Isso explica, por ex, a razão de JJ ter levantado o CT de Cotia.
          Tudo o que eu relatei são fatos, não palpites.
          Eu vivo deles, não da falta de conhecimento, na hora de opinar sobre alguém.
          Não vivo de raiva, achismo e coisas assim.
          O JJ, apesar do errado e fraco terceiro mandato, foi um dos maiores dirigentes da história do clube, o que não significa que ainda seja capaz de gerir a instituição da forma necessária.
          Caro Eduardo, me desculpe, mas dizer que os outros não são isentos sem conhecer os fatos daquilo que se diz me parece um pouco de arrogância.
          Eu, na hora do trabalho ( o blog faz parte dela ), defendo o que é melhor para os times e tento ser justo com quem é objeto de minhas críticas, sejam elas positivas ou negativas. Não acho que as pessoas são personagens de uma história fictícia de minha existência. São seres humanos com virtudes, feitos, vulnerabilidade, momentos bons e ruins…
          Boa sexta-feira.

          • Nick disse:

            Tudo verdade Birner !!! Parabéns pelos esclarecimentos e reconhecimento ao PRESIDENTE DO S.P.F.C. DR. JUVENAL JUVENCIO, uma pessoa séria que dedicou muitos anos de sua vida ao clube de seu coração, e que embora tenha cometido erros merece respeito dos são paulinos por suas realizações e conquistas, e não ser achincalhado como vem sendo por torcedores adversários. Cabe lembrar que o M.A.C. foi levado à gerencia de futebol no inicio da gestão do saudoso MPG pelas mãos do J.J.

          • Vitor Birner disse:

            Nick, essa é a questão.
            Ele merece diversas críticas pelas terceira gestão. Algumas, inclusive, fortes.
            Não é justo achincalharem ele.
            Abraço!

          • Cesar Careca disse:

            Pois é Birner, as pessoas gostam de esquecer o passado. Não é questão de defender o JJ e sim de reconhecer que ele é peça fundamental da história do clube e fez MUITO pelo mesmo antes de se perder na soberba e afundar a administração atual do tricolor paulista.

            Por mais que o JJ esteja errando agora, nada apaga os inúmeros acertos do seu passado.

            Mas que sirva de lição para o JJ, que pensou que o seu passado lhe dava o direito de passar por cima da justiça.

          • Vitor Birner disse:

            Na minha forma de ver, quem critica os erros dele e elogio os acertos é justo na avaliação do trabalho dele no clube.
            Abraço!

          • Eduardo SP disse:

            Vitor,

            Sensacional, realmente não conhecia esta história. Se possível coloque como um post, pois muitos são-paulinos sequer tem essa visão.

            Obrigado pela aula de SPFC

            Grande abraço

            Eduardo

          • Vitor Birner disse:

            A diretoria de comunicação do São Paulo foi péssima nos últimos anos. Como o Juvenal foi quem escolheu o diretor, ele tb é responsável pelo fato de as pessoas não saberem tb de coisas que seriam boas inclusive para ele mesmo. Agora há um diretor novo e com mais experiência na função. Espero que resolva os problemas.
            Abs!!

          • TRICOLOR disse:

            BIRNER, NÃO ESTAMOS AQUI CONTESTANDO OS FEITOS PASSADOS DO JJ, SEJA NA DÉCADA DE 80, SEJA COMO DIRETOR NA ÉPOCA DO MARCELO PORTUGAL GOUVEIA.

            ESTAMOS AQUI INDIGNADOS COM A QUEBRA DOS VALORES DO CLUBE EM SE INVENTAR UM TERCEIRO MANDATO.

            ESTAMOS INDIGNADOS COM TODOS OS ERROS COMETIDOS ENTRE O SEGUNDO E TERCEIRO MANDATO INTEIRO.

            ESTAMOS INDIGNADOS COM TODA A LAMBANÇA FEITA POR ELE!

            SIM, ELE FOI IMPORTANTE A HISTÓRIA DO CLUBE, INEGAVELMENTE, PORÉM, ISSO FICOU NO PASSADO!

            ELE PODERIA MUITO BEM TER SAÍDO ACIMA DA MÉDIA ACABANDO O SEGUNDO MANDATO, COM VÁRIOS ERROS MENOS CHAMATIVOS E PREOCUPANTES.

            MAS ELE OPTOU PELA POSIÇÃO QUE ESTÁ HOJE, POR SER ACHINCALHADO E POR NINGUÉM DAR VALOR NENHUM A TUDO QUE ELE JÁ TENHA FEITO.

            AQUI NÃO É UM CASO DE JUSTIÇA DE SE COLOCAR NA BALANÇA O QUE ELE FEZ NO PASSADO, COMPARAR AOS ERROS DO PRESENTE E DAR O VEREDITO SE É POSITIVO OU NEGATIVO!

            AQUI O CASO É SIMPLES, OS ERROS DELE NO FINAL DO SEGUNDO MANDATO E TODO O TERCEIRO MANDATO SÃO TÃO GRANDES E TÃO INFELIZES QUE CONSEGUIRAM TRANSFORMAR UMA PESSOA COM UMA LINDA HISTÓRIA NO CLUBE, EM PERSONA NO GRATA NO CLUBE.

            OU SEJA, ELE CONSEGUIU DE FORMA VERGONHOSA ACABAR COM UMA INSTITUIÇÃO QUE ERA MAIOR QUE QUALQUER UM, AO TRANSFORMÁ-LA EM ALGO A SUA IMAGEM, E QUERER SER DONO DELA.

            PERDEMOS MUITO, MAS MUITO MESMO NESSE TERCEIRO MANDATO, MUITO MAIS DO QUE POSSA SER RELEVADO POR SEUS FEITOS ANTERIORES.

            SEDIAR A COPA, BRIGA COM FEDERAÇÕES E AS CONSEQUÊNCIAS DISSO, CONTRATO COM A GLOBO, JOGADORES EXCELENTES QUE SAÍRAM DE GRAÇA, UM MONTE DE CONTRATAÇÕES E SALÁRIOS JOGADOS NO LIXO COM ATLETAS QUE MAL SERVIAM PARA SER RESERVAS, O POSSÍVEL DESVIO DE VERBA, OU SE PREFERIR, A MENTIRA DURANTE TODO O MANDATO QUE O CLUBE ESTAVA NO AZUL, SEM DÍVIDAS, QUASE NENHUM ATLETA REVELADO NAS CATEGORIAS DE BASE QUE DESPONTOU DENTRO DO CLUBE, MANDOS E DESMANDOS, PERDA DO MELHOR PREPARADOR FÍSICO E COMISSÃO MÉDICA, PERDA DE RESPEITO POR PARTE DE OUTROS CLUBES, A IMAGEM DE ÉBRIO CANASTRÃO E ARROGANTE QUE FOI ASSOCIADA AO NOSSO CLUBE, E POR AI VAI!

            NÃO ESTOU NEGANDO SEU PASSADO, ESTOU APENAS AFIRMANDO QUE ELE CONSEGUIU VERGONHOSAMENTE FAZER COM QUE ISSO NÃO TENHA IMPORTÂNCIA.

            ELE PODE TER NOS AJUDADO A CONQUISTAR MUITO, MAS NOS FEZ PERDER ALGO MUITO MAIOR! NOSSA HONRA, NOSSA ALEGRIA E NOSSA DEMOCRACIA!

  18. Regis Carvalho disse:

    Mas a pergunta é:

    - Kalil concordaria com os termos impostos?

  19. Fernando Jorge disse:

    Birner… acho que o pior da gestão do JJ foi o esfacelamento de uma comissão tecnica vitoriosa… Cralinhos, Turíbio, etc… mas como você é conhecedor desses meandros do SPFC, concorda com essa opinião?

    • Vitor Birner disse:

      Os maiores erros do JJ foram a manobra para poder ser eleito pela terceira vez, o fato de ter quase acabado com a oposição (é culpa tb dos oposicionistas, pois aceitaram cargos, coisa que o JJ, quando estava na condição deles, não aceitou) e não ter achado uma solução para o diz que diz na Barra Funda, onde alguns funcionários do clube tratam o São Paulo como se fossem o presidente do clube e não como os funcionários bem remunerados que são.
      Abraço!

  20. dudu Galo Metal disse:

    Caro Birner,acho que o time citado não ira cair,pois existem times inferiores,mais tem que rever os conceitos de alguns dirigentes !

  21. marcelo freitas disse:

    Um clube só é grande no mundo do futebol se tiver torcida, senão juventus,pinheiros,portuguesa,paulistano seriam enormes, todos tem presidente e varios diretores,dezenas ou centenas de conselheiros e milhares de sócios como o são paulo fc, então seus metidos a besta parem de achar o tricolor o seu clube de lazer e tratem de administra-lo com a grandeza que seus 15,20 milhões de torcedores merecem…é só isso que nos queremos, que se hj o tricolor tem menos torcedores somente que os 2 times mais populares do brasil desde sempre é pela força da torcida que aumentou vendo bons times desde a decada de 70 e ela merece mais respeito, principalmente na montagem do time de futebol profissional que virou uma bagunça nos últimos 4 anos…

  22. teco disse:

    NÃO ACREDITO QUE O DR ABDALLA VÁ SE VENDER PARA O JUVENAL JUVENCIO. É UMA PESSOA DE CARÁTER INABALÁVEL E NÃO TRAIRIA O MARCO AURELIO CUNHA EM TROCA DE VOTOS, POIS SEUS VOTOS SÃO CERTOS E NÃO PRECISA COMPRAR NENHUM E NEM DOS VOTOS DOS ALIADOS DO JUJU. VAI SER A ELEIÇÃO MAIS FÁCIL QUE OCORREU DENTROO DO SPFC. ALIÁS DEVEMOS LEMBRAR QUE O SPFC NÃO É SÓ FUTEBOL. TEM O CLUBE SOCIAL COM DIRETORES CONSELHEIROS QUE TEM DIREITO A VOTO E ELES ESTÃO COM O DR ABDALLA

  23. andre disse:

    É impressão minha ou a turma do Juju se dividiu em posição e oposição pra ganhar a eleição de qualquer jeito?

  24. Eduardo B disse:

    Birner, um jornalista dizer que é totalmente imparcial e neutro é tão utópico, pra não dizer demagogo ou algo do tipo (mentiroso), como político dizer que é honesto e não saber de nada que acontece de errado…. enfim, realmente o juju, visto por sua descrição, foi um bom presidente até o 2 mandato. Agora, no meu ponto de vista (afinal, todos temos pontos de vista e somos parciais ;) ) ele estragou tudo que fez no 3 mandato, anulando os demais anos anteriores. Ele arrumou uma briga desnecessária contra a Globo e CBF ( e contra o Corinthians protegido das duas, bem como dos outros grandes paulistas) que prejudicou o SP de tal forma que talvez ele nunca se reerga. Essa briguinha pelo status quo ajudou na construção e definição do Itaquerão como novo estádio da copa, enquanto que estragou a imagem do sp e morumbi dada a excessiva exposição e rejeição da fifa. Isso que ele tb pleitava arrecadar recursos públicos com a reforma, afinal, de bobo não tem nada. Também sua posição ditatorial com relação ao gerenciamento do clube e contratação de jogadores e técnicos (quase todas contratações por sinal, exceto o muriçoca) desgastou a sua imagem e principalmente do clube, passando a ideia de que o clube é uma várzea. Essa destruição simbólica de imagem é o que todas as empresas mais temem e o que causa mais prejuízo… talvez o sp demore muito tempo, ou nunca a recupere novamente. Portanto, NO MEU PONTO DE VISTA ele prejudicou demais o sp, de tal forma que só daqui a alguns anos poderemos ver o tamanho do buraco. Assim podemos dizer que ele foi sim o pior presidente que o sp já teve. Pois de toda a estrutura que herdou, conseguiu fazer isso com o clube, sabotando sua imagem. Aliás, cade a reforma e cobertura do morumbi?????

    • Vitor Birner disse:

      Respeito sua opinião que anulou desde que vc, se for são-paulino, nunca mais comemore ou cite o que vc diz que foi anulado, ou seja, as três Libertadores (Raí foi vital nas duas primeiras), os mundiais (Raí não jogou o segundo mas foi decisivo para classificar o time e cinco dos 6 títulos brasileiros.

  25. Junior disse:

    Birner, olhando aqui suas respostas em defesa de Juvenal, vejo que há algumas contradições.
    Você disse que Juvenal foi o responsável por montar o time campeão de 2005, e que o Portugal Gouveia montou o time que deu errado com Ricardinho, Kaka e Reinaldo. Mas vamos colocar cada macaco no seu galho. Montar o time não é certeza de que o negócio dará certo, até porque, no papel, o time montado pelo Gouveia era muito superior ao time que ganhou o mundial em 2005, convenhamos…
    O JJ, no geral, acabou com a “democracia” tricolor, algo que deu certo, e muito, em toda a história recente do clube.
    O fato de ele ter feito parte do título de 2005, não o faz um diretor de competência. Ele apenas estava no lugar certo na hora certa, existem muitas outras variáveis nessa equação…
    Com esse esquema ditatorial, o SPFC está entrando em crises políticas muito pesadas, como o pessoal que fica logo ali, do outro lado do muro.
    Torço para que o JJ caia logo, junto com toda a sua cúpula, para o clube voltar aos tempos de glória

    • Vitor Birner disse:

      Se vc olhar uma outra resposta minha, verá que citei três grandes erros dele, entre os quais o da democracia.
      O fato de ele pegar um time x, transformá-lo noutro bem diferente, e ter sido o responsável pelas decisões no futebol, entre as quais a da implementação de um novo sistema de administração do mesmo, junto com a forma como geriu o futebol, onde ganhou a fama de ditador por concentrar decisões, dá a ele gigantesco crédito pelo sucesso. Lembro, inclusive, que enquanto todos queriam e diziam que o Gallardo seria o substituto do Grafite quando ele se machucou, o JJ foi buscar o Amoroso. Não há variáveis nestes fatos.

  26. Denis disse:

    Bom dia Birner,

    Acompanho bastante o seu blog, mas não tenho muita paciência para ler os todos os comentários que são postados sobre os textos, até pelos excessos de provocações que aparecem por aqui.

    Hoje acabei lendo alguns deles e percebi que você fez algumas criticas a alguma (s) figura (s) no CT da Barra Funda, mas sem citar nomes. Você poderia ser mais claro? Talvez um texto sobre esses bastidores da comissão técnica fixa e do elenco?

    Pelo menos para mim, ajudaria um pouco a entender algumas das suas posições em relação a diretoria ou mesmo na defesa de alguns bons técnicos que passaram por la mas não deram certo (o último foi o Ney Franco). Comentários do tipo “O dono do São Paulo está no CT da Barra Funda, não na diretoria.” geram mais dúvidas do que ajudam a entender a situação do clube.

    Talvez você até ja tenha falado sobre isso em outros comentários, mas não cheguei a ler.

    Abs

  27. Negri disse:

    Birner o JJ pode ter sido sim um grande dirigente,mas vc concorda que ele não pode ser mais nada no São Paulo?

  28. fernando disse:

    Birner pelo amor, não tumultua mais o ambiente, do que já está, se não puder
    ajudar entao não atrapalhe, ficar fazendo suposições não é o momento para
    tal, noticia tem que ser dada mais com sabedoria, e coerencia.

  29. JúniorPR disse:

    Birner, o JJ realmente foi um dos dirigentes que manteve o São Paulo nos primeiros lugares do Brasil, e em vários momentos, do mundo, mas ele cometeu o erro de entender que era dono da instituição. Ele agiu no final do segundo mandato como um ditador. Teve sim acertos, muitos, porém, como dirigente da instituição São Paulo, que acredito ter o time de futebol como base de tudo, e aí ele errou demais. Comprou briga com outros dirigentes (que foi além do normal), com emissoras de tv, com a CBF, e para que?

    • Vitor Birner disse:

      As brigas, dependendo de quais estamos falando, foram boas. Mas isso é questão de ponto de vista. Quem acha que o time deve fazer qualquer coisa, inclusive as destrutivas para o futebol brasileiro, para ficar em primeiro lugar, discorda de mim.
      Veja a questão de dar menos ingressos para a torcida adversária. A briga foi com o Andrés.
      O Corinthians, muitos anos antes, deixava apenas o Tobogã do Pacaembu para os adversários. Antes disso, dividia o estádio.
      Na Vila Belmiro, a torcida adversária, ao menos desde o final dos anos 70 (quando acompanho futebol e vou aos jogos), já deixava um espaço muito menor para o time grande que o enfrenta na Vila Belmiro.
      Mas ninguém reclamou, né? Não virou notícia.
      Acho o seguinte.
      Ou é meio a meio em todo lugar, ou cada time deve exercer seu mando em condição igual a dos rivais.
      Abraço!

  30. Birner, boa tarde!
    O que vc nos diz a respeito de algumas contratações pouco faladas no SPFC?
    - Maicon
    - Douglas (a maior avenida do futebol mundial – com ele não iremos a lugar nenhum)
    - Caramelo
    E sobre as constantes improvisações feitas pelos técnicos no time?
    Não é possível que, por exemplo, o Rodrigo Caio seja o melhor em todas as posições do time. Assim como eram considerados Gustavo Neri, Richarlison.
    Esta ação não desmotiva o grupo por não haver uma disputa igualitária por posição?
    Abç,
    Reginaldo

  31. Claudio Barros disse:

    Boa tarde Birner!

    Concordo contigo quando vc diz que o J.J. foi um grande dirigente, e concordo também que um dos grandes erros, senão o maior, dele é este 3º mandato, pois seja qual for o âmbito político o continuísmo não é salutar.
    Sinceramente torço para que o Kalil Rocha continue com o MAC pois acho que farão um bom mandato. J.J. já fez o bastante, que dê a oportunidade para outros mostrarem trabalho.
    Aproveitando, quando irão levar o Andreas Kisser no cartão Verde??

  32. Eduardo SP disse:

    Vou confessar, há tempos espero ver um post seu para falar sobre eleições do SPFC. Tenho de admitir que este seu post mais as respostas que você deu nos comentários são sensacionais. Aula de SPFC!

    Parabéns!

    • Vitor Birner disse:

      Eu preciso entender bem o processo e obter informações confiáveis antes de tratar do assunto.
      Não sou do tipo que escuta algo e sai noticiando.
      Obrigado pelo elogio!

  33. Antônio Carlos disse:

    Birner,
    Sou um admirador do seu trabalho e considero o seu blog, ao lado do Blog do Fernando Sampaio, o melhor sobre futebol do UOL.
    Não sou torcedor do SPFC mas concordo com você sobre os acertos (muitos) e os erros (grandes) do JJ, de tal forma que ele merece sim numerosos elogios e também muitas críticas.
    Sobre a “briga” com o Corinthians, tenho uma dúvida: Na época o Andrés deu a entender que o desentendimento foi em um jogo de volta onde, na primeira partida o Corinthians tinha o mando de campo e destinou 50% dos ingressos ao SPFC e, depois o JJ (junto com o MAC) destinou apenas 10% dos ingressos ao Corinthians…(ou jogaram uma competição primeiro e o Corinthians dividiu os ingressos e na partida seguinte, por outra competição, o SPFC só destinou 10% dos ingressos ao Timão… uma coisa assim). Vc poderia esclarecer o fato?

    • Vitor Birner disse:

      Antonio Carlos, obrigado pelo elogio!
      Não lembro da sequência de jogos e nem é necessário.
      No Pacaembu, a torcida adversária do Corinthians ficava no Tobogã (cerca de 10 mil dos quase 40 mil ingressos vendidos) há muitos anos.
      Então, não foi isso.
      Grande abraço!

  34. EDSON F.LAPOLLA disse:

    Caro Vitor

    Parece que depois daqueles encontros promovidos pelo FAJOPA em um boteco da Maria Antonia, voce está desaprendendo sobre política do SPFC.
    Esta possibilidade sonhada por você é NIHL, não existe. Hoje o que existe é a dificuldade do atual Presidente encontrar um candidato. Aliás todos no Clube torcem por isto, pois o futuro do SPFC será outro com Dr. Kallil e MAC.

    • Vitor Birner disse:

      Sonhada?????
      se dependesse do meu ‘sonho’, o MAC, Abdalla, JJ e outros sentariam, conversariam, se acertariam e uniriam forças em favor do São Paulo.
      O post mostra que isso não vai acontecer.
      Este texto é informativo, não opinativo.
      Abs!!

      • EDSON disse:

        O único ser humano da face da terra que ainda acredita no JJ é você. Ele só senta para beber,conversar não faz parte de seu vocabulário.

  35. Pingback: Possível apoio de Juvenal a Kalil denota força do único candidato a presidência até momento | Blog do Navarro

  36. Daniela disse:

    Vítor, seria mesmo muito producente se você pudesse, dentro desse período de oito meses que ainda faltam para as eleições no São Paulo, fazer uma postagem sobre as eleições do clube.

    As postagens anteriores sobre a crise no clube, os esclarecimentos feitos aqui sobre esta e anteriores gestões JJ já fizeram com que muita coisa fosse clareada, entendida.

    Como você acompanha o São Paulo há muito tempo, é torcedor e sua atividade é um fator que favorece o acesso ao âmbito interno do clube, seria de grande valia que, SE POSSÍVEL, nos fosse trazido à luz detalhes relacionados ao processo eleitoral no clube.

    Por exemplo: por que existem tantos conselheiros vitalícios no clube? Por que eles são vitalícios? Todos os clubes tem conselheiros vitalícios? Isso não é um passo atrás para um clube de futebol?

    Pelo que entendi, são 160 conselheiros vitalícios. Muuuita gente com cadeira cativa no clube!

    Onde ficam esses conselheiros? Eles estão todos os dias no clube?

    Poderíamos dizer que Conselheiros em um clube de futebol tem o mesmo peso de uma Câmara de vereadores e/ou câmara de deputados na política?

    Como é o critério para a escolha de todos os conselheiros, vitalícios ou não?

    Sobre a administração JJ, seria interessante uma postagem abordando toda a participação dele como membro da diretoria do clube, seja como diretor, seja como presidente.

    SE POSSÍVEL, repito. É apenas sugestão.

    De qualquer forma, muito obrigada, até aqui pelas informações.

  37. Daniela disse:

    Sobre a dupla Abdalla/Marco Aurélio Cunha, é muito positivo que já tenha algo concreto para estas eleições.

    Alijar o Marco Aurélio da diretoria seria muito forte e até poderia se considerar uma traição por parte do Abdalla porque, afinal de contas, Marco Aurélio abriu mão do sonho/objetivo que tinha, tendo ou não muita chance de conseguir o mínimo necessário de apoio para que pudesse ser lançado candidato.

    Uma candidatura consensual ajudaria a todos, inclusive o Juvenal.

  38. Faby disse:

    Triste ver essa politicagem no São Paulo, bem parecida com a do nosso país.

    O problema começou a partir do momento em que Juvenal impôs a todos o terceiro mandato, agora aí estamos, perto de uma eleição, com time a cada dia dando passos largos para o rebaixamento, nós como torcida, loucos, querendo demais que ele renuncia-se antes do fim do mandato, mas não, o cara ainda pode dar as cartas mesmo depois que sair da presidência, e impor a nós um candidato que ele possa lhe dar condições de continuar no poder.

    Sinceramente, quero Juvenal fora do São Paulo, chega desse cara, que não tem humildade de perceber o mal que ele tá fazendo ao clube.

    Espero, que as pessoas com pode de decisão dentro do São Paulo, tenham força para acabar com a era Juvenal, seja Kalil, ou MAC, tenho esperança verdadeiras que o clube traçará novos caminhos, que levem o SPFC ao lugar que merece, ou seja, voltarmos a ser grande dentro e fora de campo.

    Foi por causa da ditadura de Juvenal que estamos passando por essas campanhas vexatórias, afinal ele encher boca para dizer que ele que montou o time, que ele faz e acontece, então um sonoro FORA JUVENAL.

  39. Douglas disse:

    Já escrevi em outras oportunidades que o desempenho de um clube, de uma equipe, é reflexo de sua diretoria. Já temos como exemplo o Corinthians se comparado ao tempo do Duailibi, quando não ganhava nada e foi parar na série B e sua vitoriosa reação provocando a boa situação em que se encontra. O São Paulo, nas mãos de J.Juvencio, ditador, politiqueiro, conseguiu registrar o pior capitulo de sua história e ainda, corremos o risco de mantê-lo nos bastidores.
    Até parece com a politica brasileira…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>