6 nov

São Paulo suporta pressão do Atl. Nacional e se classifica à semifinal; Muricy tem que poupar jogadores e priorizar a Copa Sul-Americana

Análise de jogos

De Vitor Birner

Atlético Nacional 0×0 São Paulo

Pouco futebol com a bola nos pés, muita valentia para se defender e garra de sobra.

Esse foi o São Paulo em Medellín.

O Atlético Nacional pressionou como pôde.

Marcou a saída de bola, correu bastante, atacou com vários jogadores…

Atuou no seu limite. Não ficou devendo nada.

O líder do campeonato colombiano marca bem e tem dificuldades na criação.

Por isso apostou nas jogadas ofensivas pelos lados e arriscou chutes da entrada da área.

No ‘abafa’, criou algumas chances nos poucos erros do sistema defensivo do time de Muricy, mas esbarrou na má qualidade de seus atletas nas finalizações.

O São Paulo se apresentou pior que nos últimas partidas.

Não conseguiu manter a bola no meio-campo, situação fundamental para quem priorizou a marcação e precisava evitar a pressão.

O bom trabalho defensivo do adversário e o mau futebol dos seus próprios atletas, além aa opção tática de Muricy dificultaram a missão de a equipe seguir no torneio.

Com Luis Fabiano e Aloísio na frente, o time perdeu velocidade, centralizou demais o jogo ofensivo e não contra-atacou, o que é fundamental quando se enfrenta equipes que vão ao ataque com vários jogadores.

O Atl, Nacional desceu sempre com sete atletas. Apenas o trio de zaga ficou atrás para tomar conta da dupla de frente do São Paulo.

A vantagem de contar com Luis Fabiano não apareceu.

Traumatizado com os erros de saída de bola no Morumbi, o São Paulo investiu na ligação direta, pelo alto, da defesa ao ataque.

O experiente centroavante precisava ganhar as divididas por cima para sua equipe ficar com a redonda, mas falhou.

Se Ganso, suspenso por dois jogos sabe lá por qual motivo, estivesse em campo, talvez o São Paulo conseguisse prender mais a bola.

Muricy, perfeito

Cansado de ver a pressão do time ‘verdolaga’, Muricy, aos 11 do 2°tempo trocou Luis Fabiano por Ademilson.

Recompôs o sistema ofensivo, mudou o defensivo, transformou o 3-5-2 no 4-2-3-1 com o recuo de Reinaldo e matou uma jogada de perigo do rival.

Medina havia entrado na diagonal e chutado duas vezes da entrada da área.

Ademilson marcou Medina e ajudou Reinaldo.

Restaram os cruzamentos ao Atl. Nacional.

Aos 16, Jadson deu lugar ao Wellington.

Os erros de passes continuaram. Por outro lado, os espaço diminuíram para o Atl. Nacional atacar e o time de Muricy, perfeito nas duas substituições, conseguiu adiantar a marcação manter o rival mais longe da área de Rogério Ceni.

O treinador colombiano trocou um volante por um atacante e colocou o veterano Angel na área para melhorar a jogada aérea na frente.

Não adiantou.

Após as mudanças que Muricy fez, a bola só chegou em Rodrigo Caio e Antonio Carlos, os zagueiros, nos cruzamentos e lançamentos de longe.

E eles deram conta do recado.

Priorizar a Copa Sul-Americama

Dois jogos por semana, viagens, fim de temporada e pressão psicológica.

É normal o desgaste do elenco.

Muricy terá que poupar atletas.

Difícil será optar por investir no Brasileirão, onde há chances de chegar na Libertadores caso o Atlético PR vença a Copa do Brasil, ou na Copa Sul-Americana, torneio em que o time depende apenas de si mesmo para conseguir a vaga.

No campeonato nacional também precisa ultrapassar três adversários na tabela de classificação.

Por isso e também porque vale título, a semifinal deve ser a prioridade.

Ficha do jogo

Atl. Nacional – Franco Armani; Peralta, Henríquez e Murillo; Bernal (Guisao), Medina, Valência (Diaz), Cárdenas e Mejía; Uribe e Duque (Angel)
Técnico: Juan Carlos Osorio.

São Paulo – Rogério Ceni: Paulo Miranda, Rodrigo Caio e Antônio Carlos: Denilson, Maicon, Douglas, Reinaldo e Jadson (Wellington); Aloísio (Welliton) e Luis Fabiano (Ademilson – 11′/2ºT)
Técnico: Muricy Ramalho.

Local: Anastásio Girardot
Árbitro: Enrique Osses – Assistentes: Carlos Astroza e Sergio Román (topdops chilenos)
Cartões amarelos: Antõnio Carlos, Wellington e Luis Fabiano

 

88 respostas a São Paulo suporta pressão do Atl. Nacional e se classifica à semifinal; Muricy tem que poupar jogadores e priorizar a Copa Sul-Americana

  1. Jota disse:

    Vamo consolidar mais uma vez nossa soberania de “maior vencedor de títulos internacionais” entre os brasileiros… brasileirão às favas, queremos é título!!!!

  2. guilherme disse:

    Me responda Birner até quando nos torcedores teremos aguentar esse mimado no ataque que só vem com chorinho na imprensa, tentando justificar suas atuações modorrentas!!!!!!

  3. Osmar disse:

    Compreendo a questao do desgaste fisico do Spfc. Mas ainda assim esse texto foi complacente um pouco alem da conta para com o time do morumbi. O Nacional demonstrou ser um time muito limitado.

    • Joaquim Paulino disse:

      O nacional é líder do campeonato colombiano, ; a seleção colombiana está na frente da seleção brasileira no ranking da Fifa. Então, eu diria, que o futebol brasileiro também é bem limitado.

    • ricardo disse:

      Concordo, o SPFC poderia ter vencido o jogo com certa facilidade se tivesse jogado. E Muricy errou feio ao colocar Luis Fabiano. Esse não era jogo pra ele “recuperar” o jogador. Se o Admilson estivesse desde o começo o time seria bem mais veloz, além de mais aberto no ataque. Com Luiz Fabiano e Aloísio juntos o time é extremamente previsível e fácil de marcar. Ainda mais sem o Ganso.
      E isso independente da qualidade do time Colombiano, porque eles tinham que atacar e abriram o time.

      • SMILE disse:

        Ricardo,

        O “efeito Muricy” pelo jeito está ‘passando’, no tocante ao Ganso… Ontem ele já teve uma ‘recaída’, e voltou a apresentar tudo o que vinha apresentando até a contratação deste… Ou seja, NADA… O primeiro gol, por exemplo, foi fruto de uma bola ‘roubada’ após um passe ‘besta’ errado dele no meio de campo… O Ganso simboliza bem a diferença entre o futebol brasileiro e o praticado principalmente na Europa… Até ele “pensar” o que vai fazer com a bola, os adversários já a roubaram, fizeram o gol, e ele está lá, ainda ‘tentando entender’ o que aconteceu…

        SMILE

        SMILE

  4. André disse:

    Rumo a mais um título! Já, já o Tricolor terá de construir mais um memorial de conquistas, e assim serão duas: uma para títulos nacionais e uma para títulos internacionais.

  5. Peter Frontini disse:

    Sou São Paulino mas admito, o atual elenco do Tricolor Paulista tem 4 jogadores de qualidade. O resto ainda está evoluindo ou são completos pernas de pau (dentre eles alguns em fase ótima).

    • Joaquim Paulino disse:

      O elenco do Cruzeiro está repleto de pernas de pau em boa fase, aliás, este é o retrato do atual futebol brasileiro.

      • Seinfeld disse:

        Quem é mais “perna de pau”?

        Douglas, Denilson, Weliton, Ademilson, Paulo Miranda e Luis Fabiano.

        Ou:

        Dedé, Julio Baptista, Dagoberto, Borges, Everton Ribeiro, e Nilton???

        Sou sãopaulino mas não me iludo.

        Sem paixão cega (E BURRA) por favor!

      • SMILE disse:

        Paulino,

        Nossa!!!… Não é que você finalmente “está caindo na realidade”?!… rs…

        SMILE

  6. David disse:

    Birner,

    O SPFC está desgastado, porém acho que deve investir em ambos os campeonatos, o Brasileiro porque pode ir pra libertadores sem pré, e a sulamericana porque é um título.

    O SPFC deve jogar a próxima partida no brasileiro a sério, se o resultado for negativo, aí sim prioriza a sul-americana.

    Agora Jadson e Luis Fabiano não servem para o atual momento do SPFC, são jogadores com estilos diferentes, quando entram o time joga com a cara deles, e com a nhaqua deles não dá. Luis Fabiano não ganhou nenhuma bola, totalmente sem arranque, parece jogador que subiu da base. Nossa que tristeza. Jadson tem medo de ficar com a bola no pé, evita contato físico totalmente. Além de não desarmar igual o Ganso.

    Reinaldo esta muito abaixo nos últimos 5 jogos dele. Quando a equipe estava ruim ele estava bem, agora que a equipe está bem ele tá empurrando com a barriga, eu não renovaria contrato com ele.

    Ontem gostaria de ver o Osvaldo no jogo, pra mim era jogo pra ele. Mas tem que explicar pra ele que perdeu a bola precisa recompor rapidamente. Mesma coisa pro luis fabiano preguiça.

    • SMILE disse:

      David / Birner / Galera,

      Observem com atenção… O time do SP (todo…) tenta tocar rapidamente e “de primeira” toda bola recebida (e sem verticalidade “positiva” – em direção ao gol… ou tocam de volta a quem lhes passou a bola – verticalidade “negativa” -, ou, no máximo, de lado…)… E, para quem observa aquilo sem o devido “olho clínico”, chega a parecer que: “Nossa… Como o SP está tocando a bola… Parece outro time!…”… Mas isso é “pura enganação”… Os “caras” se borram ao receber a bola, não tem “competência” para saber o que fazer com ela, e acham mais “cômodo” se livrarem dela o quanto antes, para não ficarem com a “responsabilidade”… Um bando de “perebas”, para não dizer algo considerado ‘chulo’… A bola “queima nos pés”, tentam ‘se livrar dela’ o tempo todo, e, pior, erram muito, ou em mais de 80% das vezes no mínimo, por jogarem o tempo todo “no limite”… O adversário percebe o nervosismo imperando, começa a marcar ‘em cima’ a saída de bola do mesmo, em toda e qualquer jogada, acaba ‘roubando-a’ em situações extremas, e criando inúmeras chances de gol, o tempo todo… Como naquela bola na trave da Lusa, quase ao final do jogo, no último sábado… Assim, das duas uma: ou o Rogério Ceni “se consagra”, ou lá vão todos, ao final do jogo, dizerem que “o time tá de parabéns, corremos, lutamos, tem jogo logo aí na próxima rodada, vamos levantar a cabeça e bola pra frente…”… Típico discurso ‘me engana que eu gosto’… E, pior, tem quem realmente goste… Né não, Paulino?!… rsrsrs…

      SMILE

      • Joaquim Paulino disse:

        O seu discurso confronta com a realidade dos números que são indesmentíveis. O time do SPFC é, no momento, o melhor time do campeonato ao lado do Cruzeiro. Quando digo que o futebol brasileiro jogado aqui é limitado comparo com o futebol de Bayern, Barcelona e real madrid. Mas, dentro das circunstãncias do futebol sul-americano o time do SPFC é bom, é do nível do Cruzeiro, Atlético Mg e melhor do que Small, Gremio, Internacional

        • SMILE disse:

          Paulino,

          Os “números” do SP, os quais você tanto gosta de citar, servem mais para maquiar o quão ridículo é o atual plantel do clube… Até contra o “Vento” (Nacional Medellin) o SP se ‘viu em apuros’… Bastou pegar um time tmabém mequetrefe, mas minimamente superior (o auto-intitulado “Furacão” – Atlético/PR – mas que de “Furacão” não tem nada…), para vir à tona tudo o que venho falando (mas sou considerado ‘modinha’, né?!…)… O time todo, ontem, foi novamente deplorável… O Ganso, tão endeusado por você, foi “emblemático”… O “efeito Muricy” pelo jeito está ‘passando’… Oanso… Ontem ele já teve uma ‘recaída’, e voltou a apresentar tudo o que vinha apresentando até a contratação deste… Ou seja, NADA… O primeiro gol, por exemplo, foi fruto de uma bola ‘roubada’ após um passe ‘besta’ errado dele no meio de campo… O Ganso simboliza bem a diferença entre o futebol brasileiro e o praticado principalmente na Europa… Até ele “pensar” o que vai fazer com a bola, os adversários já a roubaram, fizeram o gol, e ele está lá, ainda ‘tentando entender’ o que aconteceu…

          SMILE

  7. joao bosco disse:

    Bom dia Birne, gostaria de saber de você caso tenha uma estatística de quanto passes certo o Douglas da durante uma partida? Porque de passes errado nem precisar contar. Ele simplesmente não consegue acerta um passe a 3 metros do companheiro e fica no time o tempo todo. Alguns comentarista e conhecedor do futebol vão dizer mas ele correr o tempo todo, mas q o ele da de contra ataque e uma lambança atras da outra. Será q Caramelo e pior do q ele? Fui

  8. MANOEL LENINE IGNECIO DE CARVALHO disse:

    Birner, em jogo de Libertadores e Copa Sul Americana de mata-mata, o que vale é passar para a proxima fase. E isso nosso Muricy está fazendo muito bem. Não precisa jogar bonito, tem é que passar para a proxima fase. E que venha o proximo adversário. Abraços.

  9. Rumo ao Mundial - GIGANTE NAO CAI disse:

    valeu pela classificação porque sou torcedor…..mas o jogo em si foi ruim de mais para se ver. Por sorte do SP o time do Nacional é ruim demais. Uma coisa é certa, não dá para ter Aloisio e LF no mesmo time. O Ademilson deveria ter entrado desde o começo para dar uma correria no ataque…..Parabéns para a zaga que está bem encaixada no esquema..

    • Ricardo Morcelli disse:

      Concordo em quase tudo… o jogo foi horrível, o SPFC não consegue trocar passes, não mantém a posse de bola, não ganha uma dividida ou corpo-a-corpo, inacreditável a falta de garra (que alguns jogadores confundem com violência, como o Wellington). Para nossa sorte o time do Nacional é ruim demais nas finalizações… só não concordo que a zaga esteja bem: facilitam demais os arremates, abrem espaço para os adversários baterem de qualquer distância, um zagueiro marca o outro (as vezes três defensores embolam) dentro da área e aí foi um festival de ataques desperdiçados pelo Nacional, com o atacantes sozinhos dentro da área. Bom prá nós que estamos nas semis, mas gostaria de ver o SPFC classificando-se e jogando bem, pelo menos equilibrando um jogo como o de ontem, pois o Nacional é muito limitado.

  10. Seinfeld disse:

    ISSO FOI O QUE COMENTEI ONTEM, VEJA SE ESTAVA ERRADO:

    “Vai sair jogando DE NOVO com DOUGLAS, DENILSON E LUIS FABIANO?

    Ou seja, o primeiro tempo será um horror (no quesito qualidade de futebol do SPFC). Suportando o abafa do adversário e dependendo da vontade do Aloisio p/ os contra-ataques. Show de horror dos passes errados de Denilson, Douglas, Jadson…

    O segundo tempo, melhor (Se tirar pelo menos 2 desses encostos LUIS FABIANO, DOUGLAS OU DENILSON) e o final será com muito sufoco. Como aquele jogo contra o Bahia, em Salvador.

    Probabilidade de terminar com um a menos: GRANDE (“Fator Luis Fabiano” e/ou Denilson).

    Se a defesa não vacilar, conquistamos a classificação com um empate ou placar magro.”

    ……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

    Me desculpem, mas pode suar sangue, A QUANTIDADE DE PASSES ERRADOS E DEFICIÊNCIAS DO DOUGLAS NÃO COBRE TANTA CORRERIA.

    JOGADOR MEDÍOCRE COMO DOUGLAS, DENILSON…SÓ VÃO TER A VONTADE PARA SE COMENTAR A FAVOR.

    Jogador assim entra pra história…da Lusa, do São Caetano, do Mogi Mirim…

    E TODOS os jogadores se dedicaram á sua maneira ontem e nos últimos jogos. DOUGLAS não fez nada além dos outros. Só que tem gente com DÓ do PEREBA…

    Se errasse menos passes, teria que “guerrear” menos para consertar as burradas que faz. O adversário joga nas falhas e fraquezas do SPFC. Ou seja, joga em cima do DOUGLAS e do DO DENILSON….(erros de passes no meio campo e marcação)…e nas bolas aéreas e saídas para o jogo da nossa zaga.

    O SPFC teve inúmeros jogadores que “corriam” pelo time, raçudos, com suas limitações (ou não), mas muito longe de serem PEREBAS: Pintado, Chicão, Doriva, Josué, Zé Carlos (lateral direito), Lugano…

    Desculpe, mas aguentar Douglas e Denilson de uma vez, jogando juntos no meu time…Que esse ano seja o último!

    Luís Fabiano?

    PENA QUE NÃO CONSEGUIU SER EXPULSO. ELE DEVE ESTAR TÃO DESAPONTADO (TALVEZ NÃO) QUANTO NÓS!

    BOM SERIA QUE ELE SUMISSE ATÉ O DIA 31/12/2013

    E o Muricybol de resultados segue firme. Não é bonito, mas tá funcionando.

    Segue o jogo…

    • Renato disse:

      Desculpe mas não concordo !
      Chamar pejorativamente esse trabalho atual de Muricibol é no mínimo uma incoerência, para não dizer burrice ! Você está acompanhando outros jogos.
      O SPFC atual do Muricy joga com bola no chão, Ganso e Maicon ditam o ritmo do time, usamos o Ademilson como atacante de velocidade nas pontas e a raça do Aluisio para dar trabalho as defesas. Veja os gols, por exemplo, que aconteceram no Chile, todos com passes retos, em direção ao gol. O último gol foi uma pintura !
      E ainda por cima, usa bem a bola aérea, coisa que não fizemos nenhuma vez nesse ano, escanteio e faltas perto da área são jogadas que se bem treinadas resultam em gols.
      Ontem o time deu muito chutão, concordo, mas pelas circunstancias do jogo, a marcação do time adversário fechou a saída e só tínhamos os chutões, que se o Luis Fabiano estivesse melhor condicionado, seguraria algumas bolas na frente e daria mais jogo, mas ontem a bola ia e voltava.
      Mas o time atual está jogando bem sim, dentro da limitação do elenco, mas está !
      Assista com mais atenção e veja o time do Muricy e depois cornete.

      • Seinfeld disse:

        O “Muricybol” é uma forma de jogo. Que busca o resultado, mas NÃO É VISTOSO.

        Não estou cornetando e torcendo contra o técnico do SPFC. Mas ele tem esse sistema de jogo e assim que funciona com ele!

        O time do SPFC se classificou, mas quantos chutes deu a gol ontem?

        Veja o quanto o futebol do Santos, com Neymar e tudo, mudou coma chegada dele. acertou a zaga. mas acabaram as goleadas, o espetáculo. Foi campeão de Libertadores. mas quando pegou o Barcelona, foi posto na roda e não soube o que fazer.

        Seu sistema de jogo é ótimo em pontos corridos. Mas no mata-mata, sente dificuldades e quando vence é daquele jeito, suado, sofrido.

      • FabioH disse:

        Me parece que você concorda que este time que “joga com a bola no chão” não o fez contra o Nacional, o SPFC entrou pra se defender, simples, os colombianos marcaram bem, mas o SPFC não fez absolutamente nada para sair dessa marcação, o goleiro deles não defendeu uma bola sequer. Chutão não é estilo de jogo, e colocar a culpa no centroavante em uma situação como essa me parece incoerente, o SPFC se arriscou MUITO na quarta.

    • FabioH disse:

      Seinfeld, concordo muito contigo…

      Douglas é ruim demais, falar que ele defende parece piada, é isso mesmo que você falou, ele só volta para arrumar as cagadas que faz no ataque, onde dificilmente acerta 2 passes seguidos, eu não vi 2 jogos seguidos do tal Lucas Farias, mas DUVIDO que ele seja pior que Douglas. Dizem o da Lusa está acertado.

      O SPFC precisa de dois laterais urgente para 2014, o tal Reinaldo se destacou na má fase do time, pois em terra de cego… quem ao menos corre é rei.

    • guilherme disse:

      Até quando nos torcedores vamos ter que aturar o Luis Mimoso pqp!!!!!!!!!!!! Já estorvou o saco e ainda tem torcedores cegos que os defendem haja sacooooooooooooooooooooooooooooooooooo!!!!!!!!!

  11. Walter disse:

    Antes até quando jogávamos bem, perdíamos e agora, jogamos mal e conseguimos o resultado. A sorte virou!
    Só não consigo ver o que o Muricy pretende ao escalar o Luiz Fabiano, que parece estar completamente fora de condição física.
    Também é pena ver o Jadson, que chegou a jogar muito, estar jogando tão pouco. Será que está precisando de motivação?

  12. Joaquim Paulino disse:

    Birner, o SPFC teve uma classificação heróica. O time enfrentou uma dura viagem até medellin, de 12 horas, os atletas estavam muito desgastados, ainda mais que estão jogando Quarta e Domingo com muitas viagens intercaladas. Levando isso em conta o time , defensivamente falando, fez o que se esperava dele, dando poucas chances ao Nacional. Até o contestado Douglas teve uma boa atuação, mas Antonio Carlos, R. Caio e Paulo Miranda também estiveram muito bem. O ataque nada produziu por causa da falta de bolas enfiadas, aí o maestro ganso fez uma falta tremenda, aliás, o jadson está devendo e muito. Luis Fabiano está mal fisicamente, não adianta insistir com ele nesse momento, é preciso prepará-lo com cuidado, isso pode levar um dois a 3 meses, para mim Fabiano deveria ser aproveitado só em 2014. Acho que Muricy não pode jogar com esse time em Curitiba senão estoura os atletas. Poderia montar um time alternativo para o brasileirão: Rogério ceni, Caramelo, Edson Silva, Antonio Carlos, Clemente Rodrigues, João Schmit , Wellington, Ganso e Jadson, Ademilson e Welliton . Com isso pouparia R. Caio, Douglas, Aloísio, Reinaldo, Denilson. Ganso não precisa ser poupado pois não jogou no meio de semana. mesmo com esses desfalques dá para encarar o Furacão e até vencê-lo no paraná. Digo e repito: Esse time do SPFC , apesar de suas limitações técnicas é do mesmo nível do Cruzeiro e Atlético Mg, pois estes times também são limitados

    • SMILE disse:

      Paulino,

      O futebol brasileiro como um todo está “limitado”… Aliás, limitadíssimo… Já disse aqui que só um ‘levante’ geral, capitaneado pelos próprios componentes do mundo futebolístico (dirigentes de clubes / comissões técnicas / jogadores / árbitros / imprensa esportiva / etc…), com o objetivo de “mudar a cultura” do nosso futebol, irá redundar em algo positivo no sentido de “mudar esse quadro”… Outro dia, li no Lance um texto (e não dou o crédito ao autor por não me lembrar com exatidão quem o redigiu – uma pena, aliás…) onde o autor usou um termo perfeito para adjetivar o futebol por aqui praticado: o “futebol-cafajeste”… Cirúrgico… Um ‘tapa de pelica’… Mas um tapa…

      Abraço!

      SMILE

    • Paulo disse:

      Leva pra sua casa o LF e o prepara por lá.
      Quem sabe do jeito que tu é chato ele venha jogar um pouco de bola pra se livrar de voce

  13. renato tricolor disse:

    Só entrei pra dizer uma coisa: acabou pro LF9 (adeus e obrigado por nada) e precisamos de uma reformulação urgente no ataque, na lateral direita, e no setor de meio campo. Oswaldo (sumiu, outro Fernandinho da vida), Ademilson e Aloísio (com todo respeito, pq pelo menos correm, mas são pernas-de-pau), Douglas (enganador), Jadson (apagado e sem inspiração, parece que joga por obrigação), Denilson e Wellington (acertam um passe a cada trinta que dão), precisam de substitutos de qualidade

  14. Ronaldo disse:

    Como se diz ” aos trancos e barrancos”… já era para ter ficado no
    Chile….

  15. Vinicius hilario disse:

    Costumo concordar com vc a imensa maioria das vezes Birner, mas hoje tenho que discordar.
    O SPFC foi inoperante no setor ofensivo, sobretudo no meio de campo por alguns motivos:

    1- Maicon voltou a vestir a calça jeans molhada que ele vinha utilizando no começo do ano. Tudo bem que o jogo dele apareça e flua melhor tendo ao seu lado o Ganso, mas parecia que ele propositalmente, não marcava, não abria jogo com o Jadson (aparentava até que era rixa pessoal) e tampouco, criava jogadas. Com isso o Jadson ao invés de aparecer e buscar o jogo diante da postura do 2º volante, se omitiu, escondendo-se entre os marcadores (que faziam bem o seu papel);

    2- Com os dois meias de mais qualidade se escondendo do jogo, a bola não chegava nos atacantes e por isso diminuo a responsabilidade do Luis Fabiano, que vem de lesão, está sem ritmo de jogo e ao meu ver deveria ter entrado (caso entrasse) no 2º tempo;

    3- O Reinaldo teve um jogo vergonhoso: não apoiou e sequer foi eficiente na marcação, deixando que Medina e Cárdenas tivesse espaço em todas as jogadas, seja para chutar de fora da área ou cruzar a redonda, seja para criar lances com a bola no chão, o que gratamente foi impedido pelos dois grandes jogadores da partida do SPFC, Rodrigo Caio e Antônio Carlos (sem falar do M1to que novamente foi bem embaixo das traves). A pesar disso, temos que ressaltar que o Denílson não jogou tão bem, apoiando pouco e dificultando a vida do jogador Reinaldo.

    Por isso, não concordo quando vc diz que Reinaldo após entrada do Ademilson tenha melhorado o sistema defensivo, porque o sistema defensivo melhorou, reduzindo o espaço gigantesco que Maicon, Jadson e Reinaldo davam ao meio campo do Nacional, somente pelo fato do Wellington ter ajudado na marcação que o Denílson tinha que realizar nesse pedaço de canto esquecido pelos três jogadores citados.

    A meu ver o Muricy deveria ter dado mais pressão nesses jogadores que pouco fizeram nesse jogo de quarta-feira, vamos rezar para que esse tenha sido um episódio isolado do SPFC, por que nem de longe, lembrou as atuações que vinha fazendo, a pesar de entender que o cansaço seja consequência do ritmo que a equipe vem jogando, mas se o Nacional conseguisse ser um pouquinho mais eficiente nas finalizações e não fosse à boa atuação da zaga do SPFC e do M1to, a gente teria parado nessa quarta, nas quartas da Sul Americana.

  16. Guterman disse:

    Quem está destoando é o Luis Fabiano: olha, dá nojo ver este cara com a camisa do São Paulo!!!

  17. ivan moysés disse:

    Correto Birner, mas quanto aos próximos jogos isto não será necessario já que semana que vem não jogaremos pela sul-americana.Porém se o tricolor quiser ser bi vai ter que jogar mais bola do que ontem.O time foi inexistente ofensivamente falando e só não perdeu porque o Nacional não tem poder de fogo, no morumbi já tinha mostrado esta deficiencia, só fez gol porque o São Paulo deu de bandeja.

  18. Renato disse:

    Muricy evoluiu demais como treinador !!! Continua vitorioso, sério e trabalhador, porém agora é menos teimoso e quem diria, moderno.
    Ele viu bem o jogo, insiste com o Luis Fabiano para não perde-lo de vez, afinal tem capacidade, e mesmo com um elenco limitado, organizou o time e está vencendo as partidas.
    Parabéns ao elenco que se transformou em guerreiro e comprou a idéia proposta pelo Muricy e parabéns principalmente ao treinador, fantástico trabalho.
    Não conheço na história um trabalho e recuperação sequer semelhante a esse.
    Abraços

  19. JOSÉ GARCIA disse:

    Caro Birner,

    Parabéns pela diplomacia de suas críticas, confirmas que é um profissional de excelente formação, mas em determinada situação penso que deveremos expressar a verdade com maior objetividade. O que se viu ontem foi a apresentação de um time literalmente MUITO RUIM. Cometendo inúmeros erros básicos (pior que peladeiro). A impressão passada era de que a bola estava exalando energia elétrica. Como que jogador profissional não sabe fazer passe, o princípio mais básico do futebol? Inexoravelmente o que o atual treinador disse ao assumir o cargo é pura verdade: QUE O PRESIDENTE AO LHE SONDAR PERGUNTOU SE ESTAVA DISPOSTO A TREINAR UM TIME RUIM. Faltou apenas dizer MUITO RUIM. A maioria dos jogadores são típicos de segunda divisão. A única coisa que valeu no jogo foi ver alguns lampejos do boliviano Medina, que na frente da mairia dos jogadores do São Paulo pareceu até o Messi, quando tinha a bola ninguém lhe roubava, ou passava a seus colegas ou o Rogério teve de se virar. Adianto-lhe logo, com certeza, o que estás pensando também: tudo indica que o time levará um baile domingo, do Atlético do Paraná. O treinador declarou ontem que escalará reservas. Imaginas, é matemático, se os titulares jogam o que jogaram ontem, como serão os reservas? Confesso-lhe que é muito gostoso assistir futebol, mas desse nível é uma agonia. Como uma Diretoria se elege, para fazer isso com um time tão respeitado? A fórmula da demissão seria a seguinte: Demissão = todo quadro – (Rodrigo Caio+Rogério+Ganso+Oswaldo). É isso.

  20. João Sardinha disse:

    O elogio de Felipão a Kaká é uma menssagem indireta que Ganso já era, não tem chances com ele. Ganso corre a metade do que Kaká no jogo e produz o dobro do atacante do Milan. Ganso como falei dias atrás é o novo Ademir da Guia, sempre injustiçado, o mais curioso é que não vi ainda nenhum repórter perguntar ao Felipão se o Ganso tem alguma chance de ser convocado parece ser uma pergunta proibida. Mais uma copa se foi e um jogador talentoso que poderia ajudar a seleção é vítima dos treinadores retranqueiros..

    • FabioH disse:

      Só uma correção, o Ganso corre tanto quanto Kaká em campo, está sempre entre os que mais correram na partida, não é chute, é estatística de jogo, não vou entrar na questão de produtividade, mas o Maestro está jogando muito sim, mostrando que a má fase era mais por questões físicas.

    • SMILE disse:

      Sardinha / Fabio H,

      É… Eu vi ontem o “tudo” o que o Ganso está jogando…

      SMILE

  21. ivan moysés disse:

    Roberto Ceni continua bem no gol , vai vencer a luta, é fora de série e vai vencer Dan Henderson !

  22. ivan moysés disse:

    Eu vou no show do Bruno e Marrone iupi !!!! irra !!!

  23. A.carlos disse:

    Birner assistir o SPFC, jogar com Douglas Denílson Reinaldo Welington é dose prá leaõ . Ganso faz muita falta agora manda o LF e o Jadson ,para casa pois esse dois já eram.

  24. SMILE disse:

    Birner / Galera,

    Me perdoem, mas… O Nacional “não ficou devendo nada”?!… Não é possível que só eu tenha vislumbrado, isso desde a apresentação do mesmo aqui no Morumbi, que, pior do que o time deles, só o “vento”… Um time totalmente inofensivo… E o ridículo time (reflexo do elenco…) atual do SP quase que perde para o vento… Outro dia disse ao Paulino que, para quem gosta de ‘pão com mortadela’, esse time do SP é um ‘prato cheio’… Mal sabia eu que isso seria um insulto… Tanto ao coitado do pão como à pobre da mortadela…

    SMILE

    • ivan moysés disse:

      e é o melhor paulista do brasileirão.Isto quer dizer que os outros são o que então ? varzea disfarçada e o verde bi da B então ? é salame estragado ?

    • Joaquim Paulino disse:

      Esse time do SPFC, com esse elenco que voce tanto critica é líder do brasileirão no returno e é favorito para ganhar a sul-americana. O time é do mesmo nível do Cruzeiro e do Atlético MG, todos eles tem alguns bons valores e jogadores limitados também. Não dá para fazer times com craques em todas as posições pois falta material humano no futebol brasileiro ou falta dinheiro para segurar jogadores como lucas, neymar, Tiago Silva.
      Muitos torcedores embarcaram na canoa de que o Juvenal vai fazer grandes contratações. Já vou avisando, ele não pretende gastar, novamente vai trazer apenas jogadores em fim de contrato e , mesmo que quisesse trazer grandes jogadores não há dinheiro pois gastou tudo o que arrecadou com Lucas, Oscar, Marlos e Casemiro amortizando dívidas.
      O Nacional , de Medellin, é líder do campeonato colombiano. A seleção colombiana está à frente da seleção brasileira no ranking da Fifa, então seus argumentos ruem por terra. O SPFC fez o jogo que podia , sem o maetro ganso e com os jogadores esgotados pela viagem de 12 hrs. Voce se refere ao pão com mortadela, mas muita gente nesse mundo gostaria de ao menor ter isso para comer. O time do SPFC, com 2 ou 3 contratações ( dois atacantes e um LD) estará pronto pçara a temporada de 2014. Agora, quem o juju trará é um mistério pois não há jogadores bons e baratos no mercado

      • SMILE disse:

        Paulino,

        Por gentileza, não subestime a minha inteligência… E não me force a subestimar a sua… Quando eu falo em “pão com mortadela”, obviamente é no sentido figurado… Tenho a exata noção de que MUITOS dos nossos irmãos brasileiros sequer tem a oportunidade de consumir um simples… ‘pão com mortadela’… Que, aliás, é muito gostoso / saboroso… O que eu quis dizer é que, se nós (saõpaulinos…) temos a possibilidade, e nos acostumamos, a degustar pratos mais saborosos (um copa lombo, por exemplo…), o que nos obriga a termos que nos contentar com o ‘trivial’?!… Já o disse a você: sei que um time não pode ser montado só com “craques”… Mas podemos (e devemos…) ter dois ou três deles, uns dois ou três “acima da média” e o restante “carregadores de piano”… Além de um GRANDE goleiro, óbvio (o do Atlético/PR por exemplo seria uma boa aposta, se o Ceni se aposentar mesmo…)… Agora, o que não dá é continuar com Douglas, Toloi, E. Silva, Denilson, e por aí vai… O elenco / time do “Furacão-Ventinho” é superior ao do SP?!… Não, obviamente… É uma questão de ATITUDE… Qualquer time com essa qualidade suplanta o nosso, hoje em dia… Por culpa do perfil do elenco… Um bando de acomodados, “dormindo” em campo… Bastou sairem da ‘zona de perigo’, voltaram ao ‘status quo’… De “guerreiros” este elenco não tem nada… Vai por mim…

        Abraço!

        SMILE

  25. guilherme disse:

    TEMOS Q FAZER CAMPANHA LUIS MIMOSO FORA DO TRICOLOR !!!!!!!!!!!!!!

  26. carlinhos disse:

    Birner
    vc só não comentou que o juiz errou no cartão Luis Fabulento, não poderia ser amarelo, deveria ser vermelho, primeiro por coerência curricular do dito cujo, segundo porque no próximo jogo o deficiente jogador estaria fora…

    • Joaquim Paulino disse:

      Voce deveria estar escondido dentro do armário do Sheik e resolveu sair agora, mas o vexame das suas opiniões ridículas está gravado na memória de todos, há, há, há!

  27. Rafael 6-3-3-1 disse:

    concordo em que a equipe tem q priorizar a sulamericana.
    porem, tem a seguinte questao: com este titulo conquistaremos a vaga p libertadores d 2014… vamos disputa-la com este elenco?!
    a campanha será igual ou pior a deste ano, podem ter certeza, pq o elenco continua mt fraco!
    o murici ta tirando coelho da cartola!

  28. Rafael 6-3-3-1 disse:

    ah e outra: nao da + p aguentar esse LF em campo, q falta d vontade!

    • ivan moysés disse:

      voce é pistoleiro ou lastro ?

    • Joaquim Paulino disse:

      Rafael, não é falta de vontade, é falta de condição física. Tordedores como voce estão sendo muito injustos como Fabuloso. Tenho certeza que se profissionais como Dr. Turíbio, Luis Rosan e Carlinhos Neves estivessem no SPFC o Fabiano não estaria nestas péssimas condições. Portanto culpe a pessoa certa, o verme Adalberto porshe e seu mentor, o etílico Jumental Jumencio

      • Paulo disse:

        se ele não tem condições fisicas de quem é que é a culpa de escalar, do treinador ou da diretoria incompetente. O SPFC com o sr LF em campo está jogando com 10, só cego não quer enxergar se não tem condição de jogo fica se tratando no REFIS. Voce que parece ser bem relacionado nos bastidores faça essa pergunta pro treinador por que é que o escala. Eu penso que a diretoria é que manda escala-lo para ver se aparece algum trouxa para compra-lo

    • Cê bebeu ????????????????????????

  29. Pascoal Gomindas disse:

    Como assim?
    Não dá para priorizar a série B da Libertadores e ignorar o campeonato brasileiro que é muito mais importante.
    Não me iludo com estes resultados.
    Ou vamos fazer como os palmeirenses comemorando título de segunda linha?

    • Joaquim Paulino disse:

      Não existe série B da Libertadores. Podemos afirmar que a sul americana corresponde a uma Liga Europa e é muito mais comentada e importante do que a copinha do Brasil, por exemplo.

  30. Falam para o Rogério se aposentar um cara que esta jogando muita bola, para o tal de Luis Fabiano então o que devemos falar?? deve se internar (tá morrendo, ou melhor já morreu???).

  31. Cláudio disse:

    O SPFC precisa elevar ao profissional, urgentemente, Boschilia, Evandro, Auro…Esses vão dar o que falar. Pode dispensar Denilson, Maicon, Denis, Wellington, e mais uns cinco ou seis que são perna de pau. Pode incluir em negocia;cão o Jadson para trazer um excelente centroavante, pois para o meio o Boschilia dá conta. É engra;cado comentaristas. Um determinado comentarista falou que o SPFC jogou retrancado demais…Oras, se tivesse aberto o jogo e levado uma sapatada, falaria porque o Muricy jogou aberto e não fechado…Parem com isso… Hoje ser comentarista de jogos é baba, é só falar um monte de asneiras e pronto

  32. Luiz disse:

    Espero que o adversário seja o Libertad do Paraguai pois é um time que conseguiu o respeito nesses ultimos anos eliminando times grandes em edições passadas da Libertadores um exemplo foi a surra que eles deram no Fluminense em 2011 pela mesma competição e por isso fará com que o SPFC entre ligado do começo ao ultimo minuto da forma como se apresenta hoje , agora se for a Ponte Preta o SPFC poderá entrar no clima do já ganhou e aí já viu!.

  33. ivan moysés disse:

    Beto Paraguaio ( zagueiro ) do Paulista de Nhandeara,Macuco ( atacante ) do Serra Talhada,Gaguinho (meia ) do Guaraiatuba e Cabeludo que jogava cu nóis lá nu campo podem ser reforços do Corinthians para 2014.

  34. Matheus kuka disse:

    Ontem eu não vi o São Paulo jogar…
    Vi um time medíocre que não sei como consegue estar invicto a dez partidas!
    LF muito mal , Jadson horrível , denilson sem comentários, Maicon meia boca, Reinaldo pelo amor de deus, Douglas deficiente técnico , alguém ai discorda?

  35. André Costa disse:

    Vitor, o Luis Fabiano deve ser recordista mundial de impedimento. Não sei se alguém tem a estatística do aumento expressivo de impedimentos do ataque do São Paulo quando ele joga.Outra coisa, ele precisa aprender um pouco com Evair, Muller e Romário. Esses caras foram mudando a forma d jogar com o passar dos anos, o Muller era um velocista e conforme a idade foi chegando passou a jogar de maneira mais técnica. O Luis Fabiano quer continuar jogando da mesma forma que jogava quando tinha 25 anos, vai perder todas para os zagueiros.

    Abraços

  36. O São Paulo é semifinalista da copa sul-americana que é muito mais importante que a copa do brasil por exemplo e está uma porcaria ? invicto á 10 jogos e é uma porcaria ?.Quando o time ficar bom então vai jogar pela cbf e vencer o combinado barça-bayern ! ahahahahahahahahaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!

  37. Birovisky - Matão - SP disse:

    Birner sei que você é São Paulino, mas você estava torcendo para o Vélez ou Ponte?

    Porque eu acho que a Ponte virá com muito mais vontade e garra de ganhar este título do que o Vèlez.

    Para duríssima pro SP, que costuma “pipocar” para alvinegros em finais.

  38. João Sardinha disse:

    Resumindo a performance do São Paulo, segundo o comentário do Bloguista seria mais ou menos o seguinte:

    Futebol: 20%
    Valentia: 30%
    Garra: 50%
    O resultado disso a médio e longo prazos já sabemos qual é:
    Risco de rebaixamento
    Jogos ganhos na bacia das almas
    Torcida revoltada
    Técnico demitido
    Rendas fracas
    Mídia esportiva míope exaltando a raça e a valentia.

  39. Lucas disse:

    Preocupante.
    A classificação veio, mas a qualidade técnica do nosso time é lamentável.
    Nunca na minha vida vida um SP tão acanhado.
    PHGanso fez falta, sem ele o time não consegue acertar 3 passes seguidos. Nesse jogo batemos um “record” de perda de bolas c/ essas triangulações infrutíferas e irritantes q não dão em nada.
    Dá pra ganhar esse torneio ?
    Dá, mas não dá p/ ter ilusões p/ 2014 c/ esse time.
    O pior é q “PLANEJAR” (no q tange ao futebol) não é o forte dessa Diretoria.

  40. Eu apoio LF9 em todos os sentidos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>