19 abr

Luciano do Valle foi o melhor narrador que acompanhei na televisão

Birnadas

De Vitor Birner

Minhas recordações e emoções no Mundial de 1982 guardam o brilhante trabalho que fez ao transmitir aqueles jogos sensacionais.

O futebol pela televisão no fim dos anos 70 e começo dos 80, tempos da minha infância, tem a voz de Luciano do Valle junto com a imagem na tela.

E mais.

O vôlei do Brasil engatinhando no seu crescimento diante da temida, poderosa e campeã URSS, creia, no saudoso estádio do Maracanã.

O basquete feminino de Paula e Hortência.

O hóquei de Sertãozinho.

O Super Bowl.

A NBA…

Não conheci Luciano do Valle pessoalmente, mas sempre o admirei pelo grande talento.

Sem dúvida, foi um gigante da narração esportiva.

Meus sentimentos ás pessoas próximas dele.

Foi o melhor narrador de esportes que acompanhei na televisão.

Escrito por Vitor Birner às 20:40 Vitor Birner 71 Comentários

Posts relacionados:

71 respostas a Luciano do Valle foi o melhor narrador que acompanhei na televisão

  1. Renato disse:

    Acho que todos nós somos um pouco próximos, né Birner.
    Ai, vida…

  2. Sidão disse:

    com toda razão, Birner !
    Aquele abraço !

  3. Lucas disse:

    Uma pena.
    L.V. foi um grande narrador q aliava, como ninguém, emoção aos jogos q transmitia.

  4. CORINTHIANS disse:

    falar isso agora é facil… pq nao falo quando ele estava vivo?

  5. Fabio Gomes disse:

    Palavras simples e verdadeiras. Sou seu fã Birner.

  6. Gustavo disse:

    Lembro-me da copa de 1998 e a semifinal contra a Holanda. Belas palavras, Birner!!

  7. Candido Shelter disse:

    grande narrador, grande empresário, só errou quando montou um time de jornalismo esportivo contra a seleção brasileira na copa de 1994, torcendo contra em todos os jogos. o Tostão ficava sem graça e dizia “mas nós temos o Romário e eles não tem, então estamos ganhando”, o Rivelino torcia contra, provavelmente não queria perder o reinado de seleção campeã do mundo, a de 94 seria a mais nova campeã, foi trinar um time japones depois da copa e foi um, um tal de J Junior disse que preferia perder a copa a ganhar com futebol feio, o Elia Jr queria torcer pela seleção, mas era proibido pelo Luciano, esse fato mostra tambem a importancia do Luciano no futebol brasileiro. Um grande cara, descanse e deixa saudade.

    • Ademir Villatoro disse:

      Quanta bobagem!

    • Tiozão disse:

      De fato, foi seu único erro… Não duvido que, se a Band transmitisse a Copa de 2002, sua postura seria diferente.
      Mas, o que vai ficar é o Luciano vibrante, empreendedor, visionário, dono de uma das mais belas vozes da narração esportiva brasileira. Sacanagem das grandes ele ter partido a menos de dois meses da Copa no Brasil… =(

    • USHHHUSSSSHHHHUSSSSHHHHH disse:

      Fez gols contra, aliás, como todo mundo; um que me lembro foi quando a Prefeitura de São Paulo não cedeu o autódromo de Interlagos para a Fórmula Truck, por motivos óbvios, e foi massacrada pela entourage dessa categoria, chefiada por ele. Como narrador, sem dúvida nenhuma, incomparável.

  8. Kléber Antônio Ferreira de Souza disse:

    Graças ao Luciano do Valle hoje em dia podemos acompanhar NBA, NFL, Indy, sinuca, futebol feminino, entre tantos outros esportes que ninguém falava por aqui.
    Obrigado, Luciano!

  9. Danilo disse:

    Inesquecível também foi a Volei Masc das Olimpíadas de 92 e o Bi-Mundial do SPFC. Descanse em paz, gênio!

  10. Marcio disse:

    A narração de um gol por Luciano era tão vibrante que fazia até a gente torcer pelo adversário. KKKK… Em tempo, mesmo não sendo fã, quero dar os parabéns pelo depoimento do Galvão Bueno…

  11. Roberto Carlos dos Santos disse:

    Grande narrador. Acompanhei a repercussão do falecimento do Luciano do Valle nos blogs de diversos jornalistas e pessoas do meio esportivo. Mas o seu post Birner, simboliza bem como nós telespectadores nos sentimos com a falta do Luciano do Valle. Também não conhecia pessoalmente, mas vai fazer falta. Colocar na Band nas horas das transmissões esportivas e ouvir a narração do Luciano do Valle era uma constante que me deixava feliz, confortável pela excelência da narração. Triste não poder mais contar com isso. Vai fazer falta. Um abraço Birner. E muita força para a família do Luciano do Valle.

  12. Radmila disse:

    Vocês da crônica esportiva brasileira deveria propor de colocar o nome do Parque Olímpico do Rio de Janeiro, onde vai ser disputada as olimpíadas de 2016 de Parque Olímpico: “Valle do Luciano” ou “Luciano do Valle”, por tudo o que ele fez para o esporte brasileiro.

  13. marcio gomes da silva disse:

    Birner, creio que falo por você e todos os são paulinos, quando digo que, em 13 de Dezembro de 1.992, duas coisas ficaram imortalizadas para nós: o gol de Raí de falta contra o Barcelona no Olímpico de Tókio, e a narração magistral de Luciano do Valle, que até os anos 90, foi o melhor narrador da televisão do Brasil.

  14. ROBERTO disse:

    Quando o Brasil não era campeão de nada depois da Copa de 1970, foi ele Luciano
    do Valle ele mesmo quem mais levantou o esporte do Brasil,
    Lembra o Mundial dos ex jogadores Pelé,Gerson,Rivelino,Tostão é só ver o que ele fez com o Volei,Box,Basquete,Rendebol,Sinuca/Bernardo,Maguila,Ortencia,Marta e o Ruy Chapéu.
    Luciano do Valle não era só um jornalista Esportivo ele era um grande imprendedor
    éra o que estava faltando para a melhoria do Futebol Brasileiro é uma pena.

  15. Luciano do Valle era emoção pura. Transmitia verdade em suas narrações. Foi um ‘empreendedor’ do esporte como muitos tem, publicamente, escrito e reconhecido hoje.
    Na verdade era um empreendedor de tudo que narrava.
    Parecia que tudo que ele narrava era ‘patrimônio’ dele (não no sentido egoísta-capital da palavra), mas no sentido de ‘vender’ aquele esporte, aquela emoção (quase como uma criança). Certamente ele foi uma raridade!

  16. Ricardo Guaira disse:

    Como esquecer,Vitor, o vozeirão deste homem,que, alias, na minha modesta opinião, é e sempre será o melhor narrador do Brasil. Ele nos envolvia na partida,como se fizessemos parte do prorpio time,ali, em campo. Ele se vai, mas ficam suas lembranças; e ,portanto, Vitor, creio que esta copa ficará mais pobre sem o Luciano do Valle! Descanse em paz…

  17. Jose Paulo Eufrasio disse:

    Luciano do Vale foi o melhor narrador de futebol,volei e da corrida de formula indy valeu apena assistir as narraçoes do Luciano do Vale ele trazia as emoçoes que sai do seu coraçao ele e nota 1000. Nois perdemos o grande narrador para copa do mundo no Brasil. Meus sentimentos aos familiares do Luciano do Vale.

  18. Antônio Ramos da Silva disse:

    Pra mim também, o maior de todos… não sei qual foi o gol mais bonito que já vi, mas a narração de gol mais bonita que já ouvi foi aquela que ele fez pro gol do Zico contra a Iugoslávia… sei de cor desde o dia do jogo até hoje… é de placa, é de placa, é de placa…

  19. jorge luiz ferreira disse:

    GOSTEI DO TEU COMENTARIO. SOU SEU FA, TE CONSIDERO UM DOS MELHORES DA IMPRENSA ESCRITA, COMENTARIOS CONCIENTES E COM FUNDAMENTO APESAR DE AS VEZES DISCORDAR, ESTA E UMA GDE VIRTUDE NOS FAZ REFLETIR.

  20. marcelo sato disse:

    Birner, o grito de gol dele, que era gooooooollll, era melhor e mais emocionante que qualquer firula inventada por narrador. Vai deixar saudades. Abs

  21. Anderson Nunes disse:

    Cara.. hj pela manhã eu estava vendo no youtube o que eu considero a maior narração da história de um gol, o gol do Falcão contra a Itália em 82… Além da emoção do Luciano, o que me chamou a atenção é o pós gol, quando ele ao descrever o lance junto com o comentarista Márcio Guedes diziam que era a hora do Brasil ir pra cima da Itália e buscar a virada…. bons tempos… Vá em paz Luciano! Abraço Birner

  22. Guilherme Facchini disse:

    Nunca me esqueço das finais da NBA em que o Chicago de Jordan sagrou-se campeão em cima de Utah sob a narração dele. Sem dúvida um dos momentos de maior influência em minha vida!!!
    Obrigado Luciano!!!

  23. Olá, Birner!
    Pena que a geração playstation de fecebookeiros não tenha a minima noção do que representou esse profissional… http://www.euvistoacamisadogalo.com.br/

  24. Deivson Sampaio Souza disse:

    Birner,realmete um grande profissional quando ouvi a noticia tomei um choque quase não acreditei infelizmente esse é o caminho que todos estamos fazemos cabe a nós viver o máximo possível ,sabe que tem coisas que marcam a nossa vida e ajudam a formar a nossa cultura a voz do Luciano e de alguns outros fazem parte disso vai deixar saudades.Valeu pelo comentário Birner é por essas e mais outras que estou me tornamdo seu admirador abraço.

  25. Rafael disse:

    Ainda sou mais o Galvão.
    Ele anda mto chato, mas o que me marcaram foram as transmissões dele dos anos 80/90.

  26. Paulo disse:

    Eu fico apenas imaginando o que será de esportes como o futebol feminino, que ele sempre defendeu e era o único que assim fazia. Ele movia esforços políticos e financeiros para tentar fazer desses esportes populares, como fez com o vôlei e com o basquete, infelizmente não temos mais essa luz no fim do túnel, podem falar o que quiser do Luciano do Vale, talvez tudo seja verdade, mas não podemos negar a luta dele como esportista e o esforço dele para fortalecer esportes não populares. Isso é algo que vamos perder, infelizmente.

    Não perdemos apenas um grande narrador, mas um esportista que acima de tudo lutava para que esportes alem do futebol tivessem a chance de crescer no Brasil, algo que infelizmente acredito que vai ficar bem difícil depois de sua morte, o esporte brasileiro ficou sem seu único defensor.

    Falar que apoia o esporte nacional é fácil, eu também apoio, fazer por ele é que é difícil e isso o Luciano do Vôlei, basquete e Cia, fazia. O esporte brasileiro está em luto, temo eu, que eterno!

  27. Muito triste a perda de um profissional como este, mas na minha humilde opinião o melhor narrador é Galvão !

  28. robson disse:

    Grande personalidade no esporte, vários projetos, foi único sem dúvida.

    - odeio sua narração do gol do corinthians contra o tricolor em 90, porque simplesmente foi fantástica estraçalhando no ibope no que se tornou o record da década..
    - em compensação narrando a Libertadores/93 e os mundiais do meu tricolor, inesquecível, já a Libertadores de 92 deixo com o Galvão para a memória…
    - lembram do saudoso “Show do Esporte” aos domingos na Band ? Lembram de Rui Chapéu, das lutas de boxe e partidas de futebol alternando com Alexandre Santos “..apontou.. guardou ! ” ? Falam do Hans Donner na Globo, mas este programa acabou ganhando uma abertura fantástica digna para o Luciano do Vale e do que representou aquele programa na história do esporte nacional todo domingo, quase o dia inteiro… A abertura ficou na história, não acho no youtube…
    - lembram do projeto da Copa Pelé ? Eu por exemplo estava na Vila Belmiro em janeiro/89 e vi Brasil 2×0 Uruguai com Rivelino jogando um baita futebol e Luciano do Valle de técnico, e a Vila Belmiro com mais corinthiano do que santista, ô pragas, mas foi inesquecível..
    - em meio a muitas homenagens, estão esquecendo de outro gigante, o Osmar Santos, que até já narrou na TV Manchete…

    E também em meio a tudo isso, ainda tem gente falando de sua qualidade nas narrações, e não só dele, mas do Galvão também… o povo tem memória curta, esquece o que esses dois já fizeram em jogos históricos, junto com Osmar Santos as melhores vozes nas narrações esportivas, outros como Silvio Luis em seguida.
    Deve ter muito moleque de 15 anos achando que sabe tudo do esporte nacional, pra falarem tão mal desses locutores hoje e não saberem porque não querem – conhecer o que foi o “ontem”…

  29. Paulo disse:

    Birner, sem dúvida nenhuma, vai deixar muita saudades.
    Que descanse em paz……….

  30. Ademir Villatoro disse:

    Birner,

    O Luciano era tão bom que – citando um gancho em seu texto – até a narração dos três gols de Paolo Rossi contra o Brasil na Copa de 1982 foram significativos, embora recheados de decepção. Como aqui não é um momento de comparações, incabidas até, Luciano deixará muitas saudades em seu estilo que nunca precisou de bordões para torná-lo inesquecível.

  31. Valter Loscher disse:

    Birner, frequentemente discordo de seus comentários, mas hoje estamos juntos na tristeza pela perda deste grande narrador – o melhor que nossa TV já teve – e empreendedor do esporte no Brasil. Que a família tenha o conforto do carinho e respeito dos fãs.

  32. FAUSTO DE FRANCESCO disse:

    BIRNER: O ESPORTE BRASILEIRO FICOU MAIS POBRE COM A PARTIDA DO LUCIANO DO VALLE. GENTE DO BEM MAS DEUS CHAMA SEMPRE OS BONS PARA ESTAR COM ÊLE E QUE O LUCIANO ESTEJA AGORA COM NOSSO SENHOR POIS ÊLE ERA UMA PESSOA MARAVILHOSA O VOLEI E O ESPORTE PERDE UMA GRANDE PESSOA E A VOCÊ NETO QUE TRABALHAVA COM ÊLE MUITA FORÇA MAS PODE CRER QUE ÊLE ESTÁ COM DEUS NESSE MOMENTO OLHANDO POR TODOS NÓS QUE DEUS TE ILUMINE LUCIANO DO VALLE.

  33. FAUSTO DE FRANCESCO disse:

    BIRNER: O SÃO PAULO IRÁ GOLEAR O BOTAFOGO POR 4X1 COM DOIS GOOLS DO PATO E DOIS DO FABIANO.

  34. Claudio disse:

    Acho que o Luciano é um dos profissionais que tem a admiração e o respeito de muitos porque exaltava o esporte e não tinha clubismo (não muito pelo menos). Profissionais como ele, Osmar Santos, Armando Nogueira, Fiori Giglioti tem este lado positivo e por isso tanta admiração.

  35. SÃOPAULINO disse:

    Só falam agora porque morreu. Como sempre, só valorizam depois de morto.

  36. Antonio Carlos disse:

    Disse tudo: o melhor narrador. Muitas vezes eu ligava na Globo para ver um jogo, qod me lembrava do vozeirão firme dele e imediatamente zapeava pra Band, pra ver se ele estava narrando o mesmo jogo!
    Nem vou falar da Copa de 1982. Ele dava um baile!
    Não o conheci pessoalmente, mas sei que ele trabalhou com meu tio, o falecido Carlos Aymard, comentarista esportivo.

  37. Jefferson Rabelo disse:

    Birner,

    Tenho lido e relido textos, visto e revisto as homenagens, reportagens, enfim. Sempre gostei do Luciano do Valle, mais do que qualquer outro. Também sempre o achei melhor locutor, narrador. Fazia-o de modo simples, sem firulas. Falava de modo que o ouvinte se identificava bem.
    Fará falta nas transmissões da Band. Fará falta no coração dos amantes do esporte.

    Luciano do Valle, o inconfundível.

  38. Paulinho Sabathé disse:

    Vitor, o que mais me marca, além dos grandes campeonatos que ele narrou, (a seleção canarinho de 82, de uma geração de gênios, teve a voz genial de Luciano) foram os eventos que o abnegado Luciano tirava da cartola, como a saga Maguila, e a seleção Brasileira de Masters, que tantas vezes eu fui ver no Pacaembú, e a Fórmula Indi. Sem ele partes importantes do esporte nacional, não teriam acontecido, ou seriam pouco divulgados.

  39. andrezao disse:

    Birner, parabéns por lembrar a importância do Luciano ao trazer e popularizar novos esportes. Impressionante a humildade do cara e a vontade de acertar. Sou um fanático pelo Futebol Americano. Lembro ele narrando e Elia Junior comentando. Ele errava, Elia Júnior errava sem parar e ele sempre emendava. “Amigos, estamos nos acostumando, aprendendo juntos esse magnífico esporte que é o Futebol Americano”. Uma narração de uma Jornada nas Estrelas ou um Viagem ao Fundo do Mar… saudades Luciano do Valle. A voz de TODOS os esportes. Conhecidos e desconhecidos!

  40. A paella, as ondas do radio e a teoria do lusco-fusco (e uma justa citação ao Do Valle)
    http://500copa.blogspot.com.es/2014/04/nos-tempos-da-emocao-flor-da-pele.html

  41. Fernando Pasquero disse:

    Grande narrador e para mim como São paulino o grande gol narrado por luciano do vale foi esse contra o barcelona https://www.youtube.com/watch?v=OwbPVtVsnp8
    tenho ele gravado a anos e quase sempre me emociono ao ver essas imagens.

  42. Cláudio M A Prado disse:

    E a fórmula Indy!

  43. São Paulo FC, um dos clubes mais bem sucedidos do Brasil e do Mundo, com três mundiais interclubes e primeiro em quase todos os rankings brasileiros Fonte:Wikipédia .Se alguém achar ruim, vá brigar com a wiki ! E sem espumar ! Fica bravo,não !

  44. enilson disse:

    Eu era um garoto e ao lado do meu pai, que também já se foi, ouvi o Luciano narrando aquele gol do Rondinelli… Obrigado ao Luciano por aquele momento.

  45. Edson Chaves BArbosa disse:

    Legal vc lembrar do Sertãozinho. Vc me fez lembrar dos clássicos contra a Portuguesa, Sport e SOGIPA, se não me engano.

  46. #CorintianoFanDoBirner disse:

    Eu discordo de vc. Galvão Bueno é e foi o maior narrador da historia da televisão brasileira. Mas ninguém nega sua importância que marcou grandes momentos que emocionaram todas as torcidas particular além de ser um inovador vide Brasil vs URSS no voley em pleno Maracanã pra 100 mil pessoas

  47. Paulo Henrique M. de Oliveira disse:

    De mortuis nihil nisi bodum. (Sobre os mortos, nada além das coisas boas)

  48. Victor Birner, seu texto está excelente. Forma e conteúdo nota 10.
    O esporte brasileiro deve muito ao Luciano. O volei, por exemplo, deve tudo.

    Abraço

  49. WANDERSON PICOLI disse:

    Na minha humilde opinião, os 4 maiores narradores brasileiros são Luciano do Valle, Galvão Bueno, José Carlos Araújo e Osmar Santos. Todos no mesmo nível. São monstros sagrados da crônica esportiva. Agora só restam dois em atividade. Pena o José Carlos Araújo não estar mais na Rádio Globo. Osmar Santos, ainda nos brinda com sua presença, mas obviamente não trabalha mais. Galvão, embora esteja um pouco enfadonho, consegue ainda transmitir qualquer evento em alto nível. O Luciano, que esteja em bom lugar, um mestre sem dúvida, fará muita falta… e vida que segue.

    Abraço.

  50. marcos disse:

    birner não entendi quando vc disse que não conhecia pessolmente o luciano. realmente não o conhecia pessoalmente. acho estranho vc um jornalista esportivo não conhecer um dos narradores mais famosos do brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>