23 jun

Fernandinho ganhou a posição de Paulinho; Felipão negou, mas é claro que já decidiu mudar o time titular

Análise de jogos, Seleção Brasileira

De Vitor Birner

Brasil 4×1 Camarões

Horrível

O 1° tempo do Brasil foi muito ruim.

Repetiu novamente todos os erros graves dos jogos anteriores.

O meio de campo foi improdutivo na parte ofensiva e falhou na proteção aos zagueiros e laterais.

O setor mais importante de qualquer time, tal qual se diz no ‘futebolês’, não jogou.

A marcação na saída de jogo não funcionou durante boa parte dos 45 minutos.

O time teve dificuldades de tabelar, fazer a transição da defesa ao ataque com a bola no chão e também de mantê-la.

Como Daniel Alves continua perdendo os duelos no mano a mano, o lado direito do sistema defensivo foi extremamente vulnerável.

E o esquerdo inseguro.

Felipão sabe

Marcelo apoiou bastante, deixou espaços e Luiz Gustavo ficou sobrecarregado na cobertura.

Daniel Alves não contou com a proteção que seus defeitos na marcação cobram.

As duas funções, tal qual a saída de bola pelo chão, dependiam de Paulinho.

O volante também deveria avançar e cooperar na criação.

Falhou, e muito, em tudo.

Efeito Fernandinho

A entrada de Fernandinho solucionou quase todos os problemas.

Camarões parou de pressionar Daniel Alves e finalizou apenas uma vez.

O meio de campo ficou mais compacto.

A qualidade do passe e da pressão na saída de jogo melhoraram por isso.

E o Brasil pela primeira vez atuou de fato como um time, apesar de ainda precisar de muitos ajustes.

Funcionaram

As entradas de Ramires e William nas vagas de Hulk e Neymar também foram bem sucedidas.

O ex-cruzeirense atuou na direita e fortaleceu a marcação ali.

Virou opção para o Brasil enfrentar adversários difíceis e fortes no setor ofensivo daquele lado.

O meia não repetiu os importantes lances individuais de Neymar, mas com ele o time não perdeu na parte coletiva.

A decisão de tirar Hulk e o líder técnico do Brasil em campo, tomada para poupá-los, teve resultado interessante.

A família Scolari

Escrevi antes no post abaixo deste que Paulinho teria a última chance contra Camarões porque tirá-lo poderia  fazer o treinador perder o comando do elenco.

Depois do que aconteceu no jogo, sabendo que o Chile tem meio-campo com toque de bola muito bom e que sábado o confronto vai eliminar um dos sul-americanos do Mundial, se Scolari insistir com Paulinho os outros jogadores interpretarão a escolha como o desprezo total à meritocracia.

E Felipão perderá o comando do elenco.

O treinador, tenho convicção, sabe disso.

O líder já decidiu.

126 respostas a Fernandinho ganhou a posição de Paulinho; Felipão negou, mas é claro que já decidiu mudar o time titular

  1. Jefferson disse:

    O que me deixa mais indignado e a maneira da imprensa tratar da coisa, eles elegem um cristo para cruscificar ai amigo sai de baixo, vão dizer que é torcedor que quer a mudança, o Oscar passou por isso o Fred está passando, agora o Paulinho, bem os laterais, meio campo em geral, tirando os dois zagueiros e o Neymar o retante ninguem está jogando….mas o que vale e a opinião da imprensa torcedora.

  2. Marcos disse:

    Nunca vi um time de comentaristas tão harmônico em relação a este time do Felipão. Todo mundo tem a mesma opinião, ninguém discorda de nada, desde a convocação dos 23 jogadores até a atuação em cada partida. Impressionante. Ou todo mundo está certo ou não estão querendo levar a fama de ser”do contra”. A discordância é salutar. Todos os comentários que ouvi ontem falam do estupendo segundo tempo, após a entrada do Fernandinho, do melhor jogo do Brasil na Copa, e do otimismo que agora aparece. Cuidado. Afinal todos os times do grupo golearam Camarões (inclusive o México, que fez 3 gols legítimos, mas só valeu um). Eu quero só ver quando o time for eliminado, de quem será a culpa : do Felipão pq não tirou o Paulinho, do Júlio Cesar, que tomou um peru, dos laterais, que não sabem marcar. Aí irão lembrar que faltou um armador que poderia ter sido o Ganso. A verdade é que nossa bela zaga tomou 2 gols com a bola cruzada da linha de fundo e passando na frente deles (é só ver o gol da Croácia – o Luiz Gustavo poderia ter cortado com um carrinho – e ontem, quando a bola passou na frente do Thiago e do David). Infelizmente continuaremos a depender da inspiração do Neymar para conseguir ir mais longe, mas não acredito em título. Espero que vcs estejam certos e que Fernandinho melhore tudo isso, mas ainda acho pouco, infelizmente. Além de jogadores brilhantes, precisamos também de técnicos do mesmo nível, não de paizão.

    • Joaquim Paulino disse:

      O Scolari e o parreira formam uma dupla jurássica, não entendem os fundamentos modernos do futebol, não treinam o time , acho que é porque não sabem o que dizer, como treinar ( hoje deram nova folga aos jogadores, incrível!). Não só o paulinho é um desastre completo, mas Daniel Alves hoje seria reserva do paulo Miranda, tamanha a ruindade do cara, O marcelo é reserva do Coentrão, um jogador mediano do madrid, O oscar não arma nada, ele parece mais um volante, enquanto isso Ganso descansa nos EUA. Na verdade, o esquema do felipão é bola no Neymar , se alguém conseguir neutralizar o menino estamos perdidos

      • Velosão disse:

        Concordo no que diz a respeito do Neymar. E a partir dessa fase os jogos serão naturalmente mais disputados, envolvendo equipes de melhores condições técnicas e táticas. Não temos boas opções de ataque, o nosso repertório ofensivo é paupérrimo, além de um meio-de-campo pouco criativo. A seleção hoje está muito previsível e creio que teremos sérias dificuldades pela frente. “Uma andorinha não faz verão”, o dia em que o Neymar falhar ou ser bem marcado acho que a vaca vai pro brejo, juntamente com a empáfia do Felipão e do sr. Parreira, o qual teve o disparate de falar que “já estamos com a mão na taça”.

  3. Moisés disse:

    Vitor admiro seus comentários, pois demonstram conhecimentos táticos.
    Por isso gostaria de saber sua opinião:
    Paulinho – bom jogador, mas na minha opinião hoje ele está jogando na seleção em uma posição que não é a dele, praticamente hoje ele joga como um meia, e não como nos tempos de corinthians que jogava como volante e aparecia como elemento surpresa na frente. Resultado, não é eficiente na frente e está sem gás para marcar atras.
    Oscar – acho um jogador nota 6.5 à 7 jogando como meia, entre os volantes e atacantes, mas na ponta, onde tem jogado atualmente, longe dos atacantes e perto dos laterais, se torna um jogador nota 4, pois não tem explosão para ir a linha de fundo, nem habilidade de um neymar e de um lucas.
    Para mim, jogaria com Fernandinho no lugar do Paulinho e deixaria Hulk aberto pela direita, oscar centralizado buscando a bola entre os volantes para encostar nos atacantes e jogaria com Neymar aberto na esquerda mas com total liberdade para flutuar no ataque.
    O que acha Birner?

  4. João Sardinha disse:

    Escrevi há alguns meses atrás que Inglaterra, Espanha, Itália e França seriam os micos da copa. Acertei 90%, mas, para minha surpresa a França corre por fora, o time marca muito bem, tem um ótimo contra-ataque e um time extremamente competitivo. Cuidado com a França!

  5. Navalha na carne disse:

    Eu como santista tenho que admitir o Santos sem o Neymar Jr. não é nada além de um time comum, ainda bem que na seleção é muito diferente. Como os nossos laterais, volantes, zagueiros e centro avante jogam muito, tanto que quase não percebemos a presença do jogador do Barcelona. É depois do jogo de ontem eu tenho certeza que aqueles que dizem que o cara é só marketing tem completa razão.

  6. Florio disse:

    Se o Felipão não mexer mais do que o Fernandinho não passa.
    Acho que ele deveria treinar o time titular mexendo nas duas laterais e o meio de campo deveria ser treinado com Fernandinho, William e Oscar.

  7. Renato disse:

    Vamos elogiar o Dani Alves na TV. Vamos dizer que ele é o cara. O melhor jogador do sistema defensivo. Vamos compará-lo aos grandes laterais direitos como Djalma Santos, Carlos Alberto Torres e Leandro. Quem sabe assim, o Teimosão saca-o e põe o Maicon em seu lugar?

  8. mauro disse:

    como voce disse que sabe mais futebol do que o leao é disso que se espera de um comentarista de seu nivel ruim querer escalar a seleção voce é uma brincadeira de mal gosto que a internet deixa colacar esses cometarios ridiculos como o seu.

  9. Renato disse:

    Vamos perder a Copa não porque não temos time. Time temos, o que não temos é um técnico coerente e acima de tudo teimoso. É uma pena perdermos uma Copa em casa por simples teimosia e birra.

  10. Henrique disse:

    Gostaria de ver o Fernandinho de 1º volante, pois o Luiz Gustavo tem cartão amarelho, Hernanes de 2º volante e Willian no meio.

  11. eli disse:

    Birner;

    Esta copa vai ficar mesmo com o Brasil. Não é por que a seleção é a melhor, mas devido as falcatruas, onde se ganha o país que é sede.A FIFA já se incumbiu disso, até por que foi agraciada pela nossa presidente não pagando os impostos,que deveria ter pago ao nosso país. Por outro lado, gostaria de saber por que só p Brasil joga as 16 h ou 17 h e as demais seleções sempre enfrentando os climas mais quentes do país, viajando para os lugares mais distantes, jogam sempre as 13 h.em Salvador, Natal, Fortaleza ou as 19 h em Manaus? Por que só o Brasil foi privilegiado? E outra, ganhar da seleção de Camarões, já eliminada, sendo a pior delas até agora isto é mostrar alguma melhora? Nosso técnico pensa que nos engana.

  12. Luiz disse:

    Mandzukic não jogou contra o Brasil e Chicharito também não, fácil assim né? o que que falta agora, Vidal, Vargas e Sanchez não jogarem no Sábado contra o Brasil? faça me o favor!.

  13. Fernando Carneiro disse:

    E ae Birner! O que vc acha de um meio campo com Luís Gustavo , Oscar , Fernandinho, e Willian , na frente Neymar e Fred….. Ou 1 volante Fernandinho , 2 volante Hernanes completando com Oscar e Willian ….o que acha ? O time ficaria mais ágil e compacto. …

  14. Marianno Rodriguez disse:

    Pero está claro que Argentina será campeón. Tenemos los mejores del mundo y una mejor selección de los brasileños. Vista Maracanazzo. Quiero una final Argentina X Brasil. Será otro choro brasileño en el Maracaná. Argentina 2 (Messi 2) X 1 (Neymar) Brasil. Llorad brasileños! KKKKKK.

  15. Marianno Rodriguez disse:

    Maradona mejor que Pelé y Messi mucho mejor que Neymar. Espero verlos en la final en el estadio Maracaná. Que si Brasil no se borra antes. Kkkkkkk!

  16. Marianno Rodriguez disse:

    Si Brasil tiene gol de Camerún que no han ganado uno, imagínese lo Messi va a hacer con usted. Kkkkkkk!

  17. Marianno Rodriguez disse:

    Klose y Messi batirá el récord de este mundo Ronaldo de Brasil. Imagínese batiendo un récord argentino de goles de un brasileño en Brasil. Kkkkkkk!

  18. Marianno Rodriguez disse:

    Argentina ganó a Suiza en la segunda ronda, luego de ganar el Bélgica en los cuartos de final, las semifinales y los Países Bajos ganarán el campeonato frente a Brasil o cualquier otro oponente. Viva Argentina! Viva Messi! Campeón como Maradona! Los mejores jugadores de todos los tiempos! Llorad brasileños. Kkkkkkkkk!

  19. O Brasil em 78 na Argentina teve tratamento de miserável. O campo em Mar del Plata era uma charco, soltando a grama, o time foi prejudicado. A seleção não conseguia dormir à noite tamanha era o foguetório próximo ao hotel. O juiz roubou um gol legítimo de Zico o qual poderia ter mudado a história daquela copa.
    Hoje eles estão sendo bem tratados em todos os lugares e chamados até de ” Hermanos” depois tem neguinho por ai dizendo que brasileiro não presta e é mal educado.

  20. Marianno Rodriguez disse:

    Maradona = Messi < Pelé< otros

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>