9 jul

São Paulo oscila e goleia; Vasco lamenta falta de inspiração do Riascos

Análise de jogos

De Vitor Birner

Vasco 0×4 São Paulo

O São Paulo teve a iniciativa de jogar e o Vasco, por razões lógicas e técnicas, ficou atrás esperando a oportunidade em contra-ataques e cruzamentos.

Com Alexandre Pato inspirado, as ideias e improvisos de Juan Carlos Osório renderam dois gols e o desmoronamento do que o treinador vascaíno imaginou.

O São Paulo oscilou, em especial na parte defensiva, mas quando teve a bola e os jogadores se entenderam, mostrou força ofensiva por causa da velocidade, jogo em ‘na vertical’, deslocamentos que confundiram os adversários.

Os melhores momentos são-paulinos aconteceram, não por coincidência, quando a equipe acertou a marcação no ataque e a saída de jogo da defesa que o treinador pretende que sejam constantes.

Nos outros, a necessidade de o time Celso Roth ser mais ofensivo, inclusive no posicionamento do sistema de marcação, alterou o andamento do jogo.

Os vascaínos não fizeram gols por causa das falhas na finalizações. Riascos foi o pior nesse fundamento.

Isento

Celso Roth não merece ser responsabilizado pela goleada sofrida, apesar de o andamento do jogo ter mostrado que a estratégia pensada com lógica na prática ter sido um dos principais geradores do placar com ampla margem de gols favorável ao São Paulo.

O time de Juan Carlos Osório perdeu de Palmeiras e Atlético PR porque foi à frente, tomou contra-ataques, e nas cobranças de faltas e escanteios foi mal na marcação.

O treinador vascaíno imaginou um sistema defensivo consistente ao ao colocar Guiñazu e Serginho, volantes de características defensivas, e Lucas, que prioriza a marcação mas pode de sair um pouco para o jogo, somados à velocidade em frente a eles com Riascos e Gilberto e o estreante Andrezinho na meia perto dos atacantes.

Um ou dois deles, de acordo com qual (is) lateral (is) do adversário participassem do sistema de criação, tinha (m) que recuar e formar a linha do meio de campo.

Improviso e vareio

Juan Carlos não posicionou nenhum centroavante de fato.

Centurión fez a função do chamado ‘falso’ atleta da posição na frente do trio formado por Michel Bastos na direita, Pato do outro lado e Ganso centralizado.

Wesley, parceiro de Rodrigo Caio na função de volante, muitas vezes avançou, o que o fez o 4-1-4-1, esquema tático que o treinador tentar implementar, funcionar.

A equipe, por não conseguir se impor, formou o 4-2-3-1 ou as duas linhas de quatro em vários momentos de jogos doutras rodadas porque vinha se perdendo taticamente.

Os atletas ainda não conseguem executar o que o técnico moderno, que pensa o futebol de maneira pouco comodista e muito inteligente, pretende.

Diante do Vasco, oscilaram na parte coletiva, mas em alguns momentos o sistema ofensivo foi harmônico e forte.

O atleta que, em tese, seria o centroavante, pediu para jogar aberto e justificou no início do dos 90 minutos a solicitação.

Pato se deslocou para chamar o jogo, aproximou da bola, acertou dribles, cruzamento e foi importante nos dois gols que desmontaram a proposta de jogo vascaína.

No primeiro, Centurión tomou a bola, na área, numa falha do Rodrigo, e tocou para o ele fazer 1×0 após errar o passe antes da bobeira do zagueiro.

No outro, cruzou na medida para Michel Bastos, de cabeça, fazer 2×0.

Forçado e melhor

O São Paulo permaneceu no entorno da área vascaína com a bola em busca de brechas.

Celso Roth, por causa da necessidade. trocou a marcação da linha do meio de campo para trás por tentativas de desarmar na saída saída de jogo, adiantada, tal qual o time que venceu fez desde o minuto inicial.

Tirou Lucas para Rafael Silva entrar e o time formar com Guiñazu e Serginho como volantes, mais uma linha de três e Gilberto na frente dela, o 4-2-3-1.

Assim, alterou o andamento totalmente desfavorável.

Treinador tem razão ao tentar

Juan Carlos Osório quer que o time jogue com a bola na grama.

O São Paulo não fez isso a contento.

A participação do goleiro é importante nisso e Rogério Ceni errou alguns lançamentos.

Em um deles, teve que fazer intervenção no chute de Andrezinho.

Outro caminho

A marcação adiantada forçou os lançamentos longos que, se não fossem opção para iniciar o contra-ataque, facilitaram ao Vasco retomar a bola.

E ao fazê-lo, o time de Celso Rooth percebeu que o sistema de marcação que tinha de superar era vulnerável.

Rafael Silva finalizou na área após troca passes na meia-lua da área.

Apesar do resultado ruim, Celso Roth percebeu outro jeito de tentar fazer gols.

De novo no início

O São Paulo retornou do intervalo com futebol mais parecido com o do início.

Pato sofreu pênalti de Rodrigo e Leandro Vuaden, bem posicionado, não achou que houve a infração.

Logo depois, Thiago Mendes, que atuou na lateral, tomou a  bola no campo de ataque, tocou para Centurión,  que pedalou e chutou; o goleiro Charles conseguiu evitar o gol e no rebote Wesley comemorou.

O acerto e o Riascos

Celso Roth colocou Thalles no lugar de Gilberto desde  o início do segundo tempo.

Após sofrer o gol, no Vasco, marcando na frente, de novo cresceu.

E dessa vez de maneira mais contundente.

O time criou quatro grandes oportunidades de gol.

Riascos perdeu três, todas em passes perfeitos nas costas dos zagueiros e laterais, pois Juan Carlos Osório mandou o São Paulo manter a marcação no ataque, todas em frente ao Rogério Ceni.

O treinador, ao notar que a ansiedade do equatoriano por causa dos gols perdidos, colocou o Éder Luis.

Mexidas

O colombiano mandara Matheus Reis, aos 7, para o jogo no lugar de Reinaldo, pois precisa dar rodagem ao atleta jovem e placar era confortável, e, aos 14, pôs Boschilia no de Ganso.

Pouco depois, porque precisou aumentar a pegada no meio de campo, optou por Hudson no lugar de Pato.

Celso Roth, provavelmente irritado com a má qualidade das finalizações, deve ter ficado mais incomodado quando o lateral Madson driblou Matheus Reis com facilidade e rolou para Andrezinho, livre, entre a marca do pênalti e a entrada da pequena área, chutar e Rafael Toloi, em cima da linha, evitar o gol.

Nenhum torcedor do Vasco pode afirmar que o time, taticamente, foi mal.

A questão foi técnica, individual, de execução das jogas e de falta de sorte.

O último gol

Nos acréscimos, Hudson iniciou a jogada, Centurion finalizou de frente para Charles, o goleiro fechou ângulo e Boschilia, no rebote, garantiu a goleada.

Ficha do jogo 

Vasco – Charles; Madson, Rodrigo, Anderson Salles e Julio César; Guiñazu, Serginho, Lucas (Rafael Silva) e Andrezinho; Riascos (Eder Luis) e Gilberto (Thalles)
Técnico: Celso Roth

São Paulo – Rogério Ceni; Thiago Mendes, Rafael Toloi, Lucão e Reinaldo (Matheus); Rodrigo Caio; Michel Bastos, Wesley, Ganso (Boschilia) e Alexandre Pato (Hudson); Centurión
Técnico: Juan Carlos Osório

Árbitro: Leandro Pedro Vuaden – Auxiliares: José Javel Silveira e Eduardo Gonçalves da Cruz

78 respostas a São Paulo oscila e goleia; Vasco lamenta falta de inspiração do Riascos

  1. Charles disse:

    Grande Birner,

    Sua análise do jogo foi, como sempre, precisa e muito detalhista. Você consegue ver o jogo de futebol de uma maneira que a maioria dos jornalistas não consegue (ou, se conseguem ver não conseguem passar isso nos textos que escrevem).

    Se me permite, gostaria apenas de sugerir que você ou seus colaboradores revisassem o texto antes de publicarem no blog. Normalmente seus textos têm diversos erros, palavras repetidas no começo e no fim da frase, como se o texto fosse escrito de uma vez e publicado sem revisão. Acho que um texto bem escrito não consegue agregar valor a análises ruins, mas um texto mal escrito pode prejudicar boas análises.

    No mais, vida longa a sua priviliegiada visão do esporte bretão!

    Abraços

    • mário disse:

      Vi o jogo no estádio. O Vasco é varzeano, mas a defesa do Sao Paulo também. Caneladas e passes tortos, inclusive na saída de bola do Ceni. Ele jogou duas bolas fáceis pela lateral. Riascos nào cabe no Penapolense, que tem definidores melhores.

    • Eduardo disse:

      Texto com muitos erros mesmo! Neste bateu todos os recordes!!!

    • jose antonio canizares disse:

      otimo comentario – retrato vivo de jogo.
      opiniao pessoal – acho que o sao paulo, deveria estudar a contrataçao de riascos. nao pelos gols perdidos, e sim pelo seu posicionamento no campo, criando oportunidades. um bom periodo de treinamento e como dizem, colocando o pé na forma, acredito que seria o centro-avante ideal para o ataque saopaulino.
      seu posicionamento é fantastico, fugindo dos impedimentos e seus dribles sao habilidades e predicados inexistentes em nosso futebol no momento.

  2. FREITAS disse:

    BIRNER FALA DO MEU GALÃO DA MASSA! O GALO MAIS FAMOSO DE MUNDO!!

  3. antonio alberto amiky disse:

    Pergunta que não quer calar: O distinto blogueiro não revisa seus textos? Escrita confusa, crivada de erros grosseiros de português, muitos parágrafos sem nenhum sentido. Por favor senhor Birner, tenha um pouco mais de respeito com seus leitores e com sua profissão. Nós os saopaulinos um pouco mais conscientes agradecemos.

  4. ANTONIO FARIA GUERRA disse:

    BIRNER, APESAR DE GOLEADA , O PLACAR NÃO REFLETE O JOGO EM SI., O RESULTADO JUSTO SERIA 5 X 4 PARA O SPFC., O JUIZ DANDO O PENALTE NO PATO E O VASCO FAZENDO OS GOLS QUE TEVE CHANCE CLARA., RESUMO O SPFC MELHOROU O ATAQUE E PARECE QUE A DEVESA PIOROU , PEGANDO UM TIME MELHOR TEM QUE MELHORAR SENÃO LEVA MUITO GOLS. ., AINDA ACHO QUE GANSO E FABIANO TEM QUE SAIR DESSE TIME. ABRAÇO ANTONIO GUERRA.

    • SMILE disse:

      Guerra,

      O time tem que se acostumar à ‘marcação-alta’, como preconiza o Sr. Osorio… Todos marcando, e não dependendo de dois ou três que o façam… Ou, pior, dependendo de ter entre seus titulares um ‘cara’ (Denilson) que jogou “trocentos” jogos pelo clube, nos quais marcou um mísero gol, e ainda espírita (contra o Palmeiras)… Enquanto que o João Schimidt marcou, em pouco tempo, emprestado em Portugal, 8 gols (e foi o artilheiro do time) – detalhe: jogando na mesma posição. Há que se apostar e acreditar no trabalho do técnico… O tempo dirá…

      SMILE

  5. ROCCO-SP disse:

    Fala sério, esse RIASCOS deveria ser deportado !
    Tenho quase certeza de que o EURICO irá apagar o seu charuto no traseiro desse MANÉ, que coisa mais desagradável .
    São Paulo jogou bem, mas também contou com a sorte chamada RIASCOS, ou será FIASCOS!!

  6. Fred disse:

    GOSTEI.
    Falta muita coisa ainda, mas o primeiro passo parece ter sido dado.
    O técnico Osório dá mostras de q encontrou uma formação melhor.
    O time c/ Wesley no meio-campo (mais versátil q o ex-titular Sousa) e Centurion no ataque (no lugar daquele POSTE do L.Fabiano — mandem esse cara embora) deram mais opções de jogadas.
    Só q o problema maior continua a INCONSISTÊNCIA, em especial na hora de se defender. O time continua dominando os adversários por cerca de 75% do jogo, só q nos outros 25% comete erros crassos q dão o domínio ao oponente. Aí é um DEUS NOS ACUDA !!!!
    Ontem, por exemplo, até os 35 min do primeiro estava uma beleza, de repente o Tolói quis sair jogando na defesa e quase entregou o ouro. Osório quase enfartou. Logo depois, o R.Ceni errou duas reposições de bola c/ as mãos q resultaram em jogadas perigosas do Vasco. Ou seja, em 10 min o próprio SP quase pôs tudo a perder.
    Creio q o time ainda precisa de um defensor, um jogador de meio e uma atacante (neste último caso, mandem o POSTE L.Fabiano embora)

  7. Alexandre disse:

    O São Paulo fez quatro gols. E escapou de levar 4.
    Houve melhorias, principalmente no sistema ofensivo, sem centroavante fixo.
    O time do Vasco é fraco.
    A defesa do São Paulo também é.
    É preciso melhorar para almejar o título.
    Osório está tentando, e me agrada o estilo do treinador.
    Vamos São Paulo.

  8. Ecio Silva disse:

    O culpo em parte: 1- Apos levar dois gols ele muda o esquema de 4-4-2 para 4-3-3 , coloca Rafael Silva em um primeiro momento esteve bem depois sumiu. 2-O correto era compor meio de campo com o Bian para ajudar o Andrezinho nas armacoes de jogadas de ataque. Riascos apesar de perder todos os gols ,foi gracas a ele e sua movimentacao que os gols foram perdidos. E verdade ele nao concluiu bem as jogadas mais nao merecia sair.Portanto o Sr. Celso Roth fez uma salada completa

  9. renato tricolor disse:

    Resumindo. Jogou bem os primeiros 25 minutos, fez os gols que precisava e depois voltou a ser o SPFC de sempre, ruim com a bola nos pés, péssimo sem ela, mas com um diferencial: todo mundo correu muito, inclusive Pato, Ganso e M. Bastos que voltaram a receber os salarios atrasados…

  10. Caspen disse:

    Birner, comentei sobre o seu post relativo ao jogo do SPFC contra o Fluminense, que o Osorio é um treinador com visão tática, muito diferente do Muricy que, além de estar doente ao final dessa sua última permanência no clube, nunca foi alguém que “visse” o jogo. Só fazia substituições burocráticas. Se deixarem o SPFC vai longe com o Osorio.

  11. Ricardo disse:

    Birner. Muitas vezes, os treinadores são cobrados por não usarem jogadores da base. Ontem ficou evidente a formação deficiente dos nossos jogadores. O jovem lateral Matheus Reis se posicionou muito mal defensivamente, deu três chances claras de gol para o Vasco. Os jogadores chegam no profissional com muitas deficiências — o garoto apoia bem, mas não sabe se posicionar em campo, por exemplo. Osório terá trabalho e esse erro de formação, que gera essa evidente falta de entendimento do jogo, é uma das explicações para o fatídico 7 a 1. Abs

  12. marcoss disse:

    O sp erra muito pq se empolga e até zagueiro esquece que é zagueiro e quer subir pra fazer gol, armar jogada e dar passes,,,nossa linha de zaga é pessima tecnicamente , dois ridiculos zagueiros vestem a camisa do sp,,,lucao que nao tem noção de posicionamento e toloi que é lento demais nas bolas esticadas e tb pelo alto,,,,nossos volantes tem um problema de bloquear subidas de laterais adversários,,,,eles nao sabem cercar , nao sabem fazer o adversario recuar a bola, nao fecham a lateral do campo, e esse problema é sempre fatal,,bola cruzada na area e,,,,,,,,,,gol. Nosso meio de campo toca muito a bola esperando a penetração de um homem gol,,,ou ate um homem que prenda a atenção dos zagueiros adversários nao ta tendo,,, se um avante conseguir deslocar 2 marcadores pra mais longe do centro da area fica mais facil um outro homem gol entrar e finalizar,,,mas onde esta esse homem gol ? luiz fabiano,,,o artilheiro dos gol inuteis some na hora que mais precisamos, em outras oportunidades esta fora por conta de cartão,,,pato tem um arranque muito bom,,mas é pessimo em pontaria,,,ganso cisca muito, demora as x com a bola no pe e facilita recomposição defensiva, sobraria 2 caras que sao mais ligados no jodo,,,souza,,,que ja se foi,,,e m, bastos,,,que joga bola , mas joga bem melhor quando seu direito de imagem esta na sua conta corrente,,,,joga muito,,,mas expoe problemas internos que afetam o ambiente de jogo, o sp pode dar certo com osorio, ou com qualquer outro treinador,,,basta a diretoria pagar em dia, e tb contratar uma zaga descente,,,,tendo tranquilidade la atraz,,o pessoal da frente resolve, erram muito,,,mas resolvem.

  13. Marcos disse:

    Melhora teu português aí porque o texto está sofrível em vários pontos.

    • Vitor Birner disse:

      Era um rascunho com anotações para nortear o texto, tal qual era possível imaginar ao ler outros posts e perceber que havia assuntos desconectados sobre o mesmo jogo.
      Mas, de qualquer forma, falha de atenção minha.

  14. denis strum disse:

    Birner, time do Vasco é bem fraco e mesmo assim nossa zaga e meio de campo foi driblada com tanta facilidade no 2 tempo, que o time só não tomou gol (e quem sabe aconteceria com o jogo) pela pontaria do Riascos.
    Tem muito o que ser treinado ainda, mas gosto de ver mais jogadores da base jogando.

  15. Matheus Dias disse:

    Muitos erros gramaticais.

  16. DMJ disse:

    Vc so’ escreve sobre o Sao Paulo por ser torcedor do clube?

  17. Santamaria disse:

    O melhor jogador do S Paulo na goleada de ontem foi o Riascos. Não sabia da contratação desse craque.

    • Joaquim Paulino disse:

      Pelo que sei o único clube a subornar um jogador do adversário é o Small, no famoso caso Rui Rei. Já era um presságio do que este clube se tornaria, vide caso Castrilli, Edilson pereira de carvalho, márcio resende de Freitas, Carlos Simon ( Brasiliense), Zveiter, Ives Mendes ( o famoso Dualib 1-0-0). Quem tem ojeriza pela corrupção odeia o Small Club Chicken paulista. E tenho dito

    • ROCCO-SP disse:

      Até agora o melhor zagueiro do CAMPEONATO, RIASCOS !
      Tirou todas que ia para o gol, bela contratação do São Paulo!
      QUE LUGANO QUE NADA, É RIASCOS !!
      hihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihi

  18. cLAUDIO GOMES disse:

    Gosto do JUAN CARLO OSORIO.Uma coisa é nitido nesse São Paulo, a aposta de Osorio em pato jogando aberto pelos lados.Inteligente, osório vem apostando suas fichas em pato. Centurion ñ pode sair desse time mas.M Reis já no lugar dos mortos,Reinaldo é Carlinhos.

  19. denis disse:

    O Michel Bastos têm sido fundamental para o sp, mas acho que é muito mala. o cara ficou mais de 10 anos pianinho na Europa, foi um reserva insosso e tb pianinho na lateral esquerda da seleção brasileiro(vc lembra de alguma coisa dele? entrevista? declaração? ou sequer uma menção sobre ele nos treinos da seleção na passagem anterior do Dunga?) e vêm p/ Brasil em fim de carreira querendo pagar de camisa 10???
    “se soubesse que seria assim, teria colocado meu salário integral na carteira de trabalho…” Como não sabia!??? Até o mundo mineral sabe que os pagamentos são assim no Brasil, time grande ou pequeno…
    Joga bem, mas acho muito “estrelinha” pra quem ficou a vida inteira escondidinho na França…

  20. Ana Claudia disse:

    Birner,

    com todo o respeito, aceite minha sugestão: contrate um revisor para o seu blog – ou revise de verdade antes de publicar. Jornalista NÃO PODE escrever truncado nem errado – este texto não tem erros de ortografia, mas há momentos em que é preciso recorrer à imaginação para tentar descobrir o que vc quis dizer.

    Por exemplo: “O treinador, ao notar que a ansiedade do equatoriano por causa dos gols perdidos, colocou o Éder Luis.” O que o treinador notou? Que a ansiedade do equatoriano estava fazendo o quê?

    E essa: “Após sofrer o gol, no Vasco, marcando na frente, de novo cresceu.” O que cresceu? Confesso que nessa eu me perdi completamente. Do que vc estava falando?

    Enfim, sem estresse, é uma pena quando uma boa análise se perde para o leitor por pressa ou distração ao publicar sem a necessária revisão.

    Respeitosamente,
    Ana Claudia

  21. paulo de godoy disse:

    Birner ,está na cara que essa é a formação ofensiva do SP ,Ganso ,Pato,Centurion,e Michel são titulares em qualquer time do Brasil…
    Como alguém pode pensar em Luis Fabiano ? Ele é um poste ,sem imaginação e mobilidade; outro que dá suas escorregadas é o Ceni ,mas esse ninguém pode mexer !

  22. João Sardinha disse:

    “As peças se movem” de Juca Kfouri é mais mais excelente matéria sobre a CBF. Juca errou só por um motivo, as peças de que fala seriam como no jogo de xadrez. Eu digo o seguinte: Juca essas peças que se movem são como no dominó, quando cair a primeira as outras cairão inexoravelmente uma a uma.

  23. Joaquim Paulino disse:

    Birner, o Ozório aos poucos vai achando o time ideal. Do meu ponto de vista Tiago mendes não pode sair mais do time assim como Wesley. Já Luis Fabiano , no momento, não tem lugar nessa equipe. Claro que o Ozório ainda vai dar chances ao Fabuloso mas vejo como injustiça sacar centurion para colocar o Luis. Pato teve um ótimo desempenho e deve ser efetivado nessa posição. O ponto falho do time continua sendo a Lateral-esquerda, onde Reinaldo é a própria imagem da inutilidade, aí não tem mais o que observar, espero que Ozório não seja teimoso como Burricy. Se o menino Mateus Reis não der conta do recado que se improvise algum volante na LE. Sacando O reinaldo , para mim essa é a melhor formação do SPFC. Não acho que Boschilia tenha futebol para substituir PH ganso, que deve continuar como titular absoluto. E tenho dito

  24. Cassiano disse:

    Logo haverá mais críticas a Osório, como se um bom sistema tático possa ser implementado em poucos dias. Pessoalmente, tenho gostado do trabalho do colombiano, que provavelmente não irá muito longe por ter um elenco ruim. Tem poucos jogadores que jogam regularmente em alto nível (vejo apenas Centurión e Michel Bastos), atacantes que eventualmente podem fazer grandes jogadas, como podem sumir em momentos importantes, e uma defesa sofrida.
    Não perco completamente a esperança porque já vi bons técnicos transformarem defesas piores em satisfatórias, coincidentemente contando com atletas jovens (por exemplo, a evolução da dupla Fabão e Edcarlos no São Paulo de Muricy, ou as partidas em que Carpegiane fez uma defesa segura com Xandão e Luiz Eduardo, sem comprometer o ataque). Além disso, vejo o elenco com muito potencial para ser explorado por um psicólogo do esporte – não psicoterapeuta. Uma pena que não vá acontecer.

  25. HELDER JARDIM disse:

    ACHO O SERGINHO MUITO FRACO UMA ENCERADEIRA SEM COMANDO FARIA O MESMO.NÃO VOU CULPAR O RIASCOS POIS SÓ TENTOU. FALTA ENTROSAMENTO E SABER JOGAR SEM A BOLA,UM TIME SEM UM BOM DESLOCAMENTOS.PARECIAM GANCHOS DE GOIABEIRAS PLANTADOS.FALTA TOQUE FIRME..TOQUE – TOQUE E PRESENÇA. OS ZAGUEIROS ESTAO FALANDO LINGUAS DESIGUAIS..MEXE NA ZAGA MAS SO TIRA O XERIFE..MUDA A MENTALIDADE TAMBEM

  26. São Paulo ontem jogou bem, mas enfrentou um time fraco, isso precisa ser ressaltado. Porém, mesmo sendo tosco, o Vasco teve chance de complicar a vitória Tricolor. A zaga do SP precisa de reforços PARA ONTEM, além da cabeça de área. Um primeiro volante, marcador e rápido, ajudaria bem o elenco.

    Do meio para frente o time tem bons jogadores, que deveriam mostrar sempre a vontade que mostraram ontem. Não fico apenas na análise “ah, jogaram bem porque receberam”, mas o time precisa mostrar mais comprometimento em qualquer situação. O time sem Luis Fabiano é muito mais móvel, tem mais opções de jogadas e velocidade. Ganso tem de abrir o olho para não perder o lugar para o Boschilia (acho que já deveria ser testado, no mínimo com os 2 juntos). Na lateral esquerda o Matheus Reis entrou no meio do jogo ontem, poderia ter entrado no intervalo no lugar do horrível Reinaldo. Poderíamos pensar em reforçar esse lado esquerdo, mas acho que o garoto tendo mais tempo e tranquilidade de jogar NÃO PODE SER PIOR que o atual “titular”.

    Se viesse mais um atacante finalizador ainda nessa janela eu não acharia ruim…Eu liberaria o Luis Fabiano agora; não vai renovar mesmo, economizaríamos uma parte do salário até o fim do ano. Claramente não ajuda no ambiente a presença dele. O Ganso se tivesse uma proposta , também venderia agora, e o Reinaldo eu emprestaria para um time da série B. Mas a prioridade é trazer, no meu modo de ver, um zagueiro e um primeiro volante.

    Mas com Michel Bastos, Boschilia, Pato e Centurión, o time pode render. Precisa ajeitar a marcação para que não sofra sustos como aconteceu no segundo tempo.

  27. ROCCO-SP disse:

    O SÃO(Joaquim) PAULINO, está lá nesse momento dia 09/97 as 18:01,falando mau do PALMEIRAS no blog do Milton Neves, prá variar!
    E segundo ele, observou pela luneta que a bola do KEVIN não entrou,pudera, a luneta dele deveria estar com aquele GÁS DE PIMENTA, que soltaram naquele vestiário em 2008, hihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihi!!!
    CHAMA O SAMÙ !!!

  28. Alexandre disse:

    Birner,

    O Centurion é rejeitado pelos jogadores do SPFC?
    Dos quatro gols em Bsb, três tiveram participação relevante dele. No primeiro, lutou pela bola e recuou para o Pato, enquanto no terceiro e quarto, foi o autor dos chutes que motivaram os rebotes e, por conseguinte, os gols do Wesley e Boschila.
    No entanto, em nenhum dos tentos, na comemoração o Argentino foi reconhecido. Ao contrário, foi deixado para trás.

  29. marcia disse:

    assim como vc achou q meu time teve sorte hoje, acho q teu time também teve sorte ontem… assim é o futebol.

  30. carlos viviani disse:

    já esta melhorando tirando o ganso e espero que tire de vez e não escale mais o luiz pipoca.

  31. Andrezinho, Riascos, Celso Roth, que se cuide, não existe esquema tático, que dê certo com dois caras muito, mas, muito ruins de bola. Vai cair logo, vai ser fritado pelo Eurico, que com sua arrogância, contrata jogadores péssimos, e quer que qualquer treinador brasileiro, todos, limitadíssimos por sinal, resolva o problema do time ridículo que tem em mãos.

    • Joaquim Paulino disse:

      E vai contratar quem no tecnicamente falido futebol brasileiro? O vasco deveria recomeçar das categorias de base e esperar pelo resultado de 3 a 5 anos.

  32. joão disse:

    Birner, pelo visto vc. concluiu que a melhora do Vasco e o total desequilíbrio do SP (o Vasco poderia ter feito 4 x 3) ocorreu face ao “adiantamento” do time feito pelo Roth. Mas em 2 oportunidades semelhantes ficaram muito claras as falhas individuais do Matheus, primeiro acompanhando o atacante e dando-lhe condição de jogo e depois do lançamento (vendo que não alcançaria Reascos) deu uma de Migué e ficou parado (o que piorou a situação – abandonou o andor e ainda se omitiu caso houvesse rebote do goleiro). Foi, portanto, péssimo. Me pareceu também que o meio de campo (defensivamente) voltou a ficar parado na oportunidade. Então me pareceram 3 os motivos : o 1o. já citado por vc -Vasco foi pra cima / 2o. Matheus / 3o. Meio de campo “voltou” a ser letárgico e não “voltou” para ajudar a defesa. O que pensa? O Matheus embora tenha dado alguns arranques impressionantes para o ataque (jovem e descansado) me decepcionou com relação ao posicionamento e individualmente (facilmente ultrapassado pelos adversários). Todo mundo deprecia o Reynaldo, como faziam com o Douglas, mas nas atuais circunstâncias ainda me parece o menos ruim para a posição.

  33. Thiago disse:

    Boa análise, mas gostaria de deixar um comentário. O texto está com diversos erros de concordância, palavras repetidas e em alguns casos erros de digitação, que ao meu entender, refletem a pressa com que esse texto foi escrito e a falta de cuidado em uma segunda leitura para revisar esses pequenos erros, os quais deixam a leitura menos fluída.

  34. Ronaldo disse:

    Birner, vou aguardar mais um pouco para falar do São Paulo. A defesa continua muito fraca.

  35. Joaquim disse:

    O São Paulo se recuperou(um placar irreal), mas em algum momento aconteceria. A derrota, de goleada(para o Palmeiras), também foi irreal. No caso do Palmeiras, numa análise criteriosa acabou “a moleza”. Em quatro jogos foram três em casa e um em campo neutro.Domingo tem o Sport, em Recife. E não será tarefa fácil. Até encerramento do turno tem fora de casa: Cruzeiro, Coritiba e Vasco, além de um clássico, como mandante, contra o Santos. O campeonato é equilibrado e é bom, pois cai por terra a proposta de volta de jogos eliminatórios. Campeão justo é o que chega na frente de todo e enfrentando-os.

    • ROCCO-SP disse:

      Mas voê realmente está preocupado com o Palmeiras né, Joaquim?
      Por acaso voê apostou alto que este ano o PALMEIRAS cairia outra vez??
      Só pode,ou vai lançar a CAMPANHA ESQUEMA CREFISA, assim omo o SãoPaulo lançou o

      • ROCCO-SP disse:

        ESQUEMA PARMALAT??
        Quando
        surge
        o
        Alvi-verde
        imponente
        No gramado
        ou
        fora dele
        incomoda
        muita
        gente
        Até ontem uma PIADA, hoje, ao que parece, uma temeridade para os que sempre se acharam grandes, maso tempo, é o senhor da razão!
        QUANDO A VERDADE VEM A TONA,MELHOR MUDAR O FOCO PARA QUEM NELE ESTÁ NO MOMENTO!
        Que baixaria!!

        • andre ramos disse:

          ô Roccão!!!!!
          pega leve aí…..
          todos nós somos entendemos a empolgação alvi-verde….
          depois de duas quedas,anos de time piada,contratações inúmeras,estar na frente do Tricolor na tabela,com esse time
          é título….
          num sei como vai terminar o campeonato
          mas por enquanto,pode comemorar e muito aí………..

          • ROCCO-SP disse:

            O André,quer dizer então que o meu time é citado muito fora de propósito,pois o assunto é Vasco São Paulo e Riascos,e quando vou defende-lo, eu me empolgo?
            Vire e mexe o nosso colega JOAQUIM, corinthiano, e não o JOAQUIM São Paulino,arruma um jeito bem sutil de denegrir a campanha do meu verdão,como se o dele fosse essa maravilha toda,ganhou do FLAMENGO parabéns, mas o meu Verdão empatou om o SPORT lá dentro e o Paulo Nobre não pediu para deixar de fora o DIEGO SOUZA !
            Porque TIME GRANDE joga contra quem quer que seja!!
            Isso ele não fala !
            Estou contente sim, empolgado não,pois,sei que esse ano ainda não vamos ganhar nada, apenas o meu Verdão está caminhando para uma bela CAMPANHA e não é de SERIE B!!

        • joaquim disse:

          Quem falou em esquema? Eu falei em justiça. Quem soma mais pontos deve ser o campeão. Mas se há esquema..ihhhh…já percebi: Marco Polo Del Nero(fugitivo do amigo dele Marin) presidente da CBF. Agora entendi. Obrigado sr. pato roco. Sou torcedor e tenho meu time, mas reconheço que o Guarani da Capital tem um bom time e, provavelmente, brigue pela Libertadores. Título?Não sabe ganhar brasileiro de pontos corridos. Entendeu agora o termo JUSTIÇA?
          Se contestar é porque não. Aí encerro o assunto por falta de bom senso de V.Sª., ou mehor de inteligência mesmo.

          • joaquim disse:

            Eu não disse que a moleza tinha acabado. Não fosse a boa atuação do goleiro(está lá pra isso) o Sport teria goleada. É difícil entender um pouco de futebol. Quando o novo queridinho da mídia não vença sempre há uma justificativa. Mas que os pernambucanos mereciam a vitória…não tenho dúvidas. E afirmo: não ganha do timinho da vila no próximo jogo. Pode apostar!

          • joaquim disse:

            Mas o Maicon Leite teve escalação vetada. Há alguma diferença?

  36. Lukas Mc disse:

    Bom dia, Birner! Li uma notícia que fala que o Lugano está sem clube. Não seria uma ótima saída para ajudar a resolver os problemas defensivos do São Paulo? Ah, ele ainda viria sem custos. Então por que a diretoria não viabiliza sua contratação?

  37. joaquim disse:

    Num rápido estudo matemático, dificilmente erro, a classificação ao final do 1º turno:
    1º Corinthians 37 pontos(11 v)
    2º Atlético Mineiro(36(10)
    3º Sport 35(10)
    4º Grêmio(10) e Fluminense(9) 34
    6º São Paulo 33(10)
    7º Atlético-PR(9) e Palmeiras(8) 30

    Obs.: Calma pessoal… E só uma projeção!!! A matemática não é uma ciência exata para o futebol. Ok………

    • ROCCO-SP disse:

      Isso não é projeção….
      …É PRAGA DE CORINTHIANO MESMO!!
      kaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!

      • joaquim disse:

        Quero só dizer que esse recalcado gosta de ler meus comentários. Comentário inteligente, mesmo irritante, é sempre bom. Ah, vá pesquisar, se é quem capacidade ou discernimento pra isso. Como foi a cessão de áreas para CTs. em área nobre da capital? Não entendeu a pergunta? Se responder, tenho a certeza que continua acompanha meus comentários, que na realidade são preciosas e históricas informações. Obrigado pela deferência meu seguidor.

  38. Ivan Moisés disse:

    O sr.Velosão criticou Pato e agora tem que se render ao futebol do melhor atacante em atividade no planeta.Quem tem Pato,não precisa de Marlos,caro cruzeirense ! Pato,humilhou o Guinazu e nos vingou da libertadores ! Sr.Velosão, a maioria veio da base como Jean !

    • Velosão disse:

      Pato, o enganador-mor do futebol brasileiro e chinelinho por natureza, faz um bom jogo em vinte e se torna o melhor atacante do planeta? Caro “prodígio” já li muito dos seus disparates, mas nessa você se superou. Nos próximos jogos o sr. Pato(ou marreco?) desaparece novamente e volta a ser o que era: o jogadorzinho pífio, capaz de errar passes de 2 metros, se omitir como sempre e viver da mídia idiota que ainda acredita nele. Esse cara é uma farsa, nem no meu time de pelada ele seria titular. O que ele produziu em termos de futebol nos times em que passou? Ele ganhou algum título importante pelo Corinthians ou pelo São Paulo? O que sei é que o cara faz muito sucesso com a mulherada e vive nas colunas sociais e baladas. Futebol que é bom mesmo, necas. Enquanto o SPFC mantiver no seu elenco esse enganador, o Ganso(ou bicho-preguiça?) e o Luiz”pipoca”Fabiano, o tricolor não vai ganhar nada. Pode anotar o que eu estou dizendo, qualquer leigo percebe isto, tirando, é óbvio, o sr. e Joaquim”pretérito”Paulino, o mais obtuso dos fanáticos. Boa noite e . ..Saudações Celestes!

      • Ivan Moisés disse:

        O sr.,sr. Velosão,perdeu a compostura pois o sr,sr.Velosão sabe que Pato,que é maior que Neymar,é o artilheiro do tricolor com 14 gols na temporada ! Temos estrelas no nosso time,sr.Velosão e o sr,talvez irritado com as constantes derrotas celestes,vem despejar a sua ira contra nossos craques ! Saudações tricampeãs mundiais de futebol e bom Leandro Damião pro sr. ! Mas não precisa ter medo ! Só pânico e terror ! Uhuhuhuhuhuhuhuhuhu !!!!

    • andre ramos disse:

      Ivan,meu caro….
      sou sãopaulino,mas acho que vc exagerou,tal qual o meu amigo Osório,sobre o Pato.
      o Pato pra jogar bem,tem de acordar ele uma semana antes……
      pra cada jogo que ele joga bem,ele some 5….
      num sei o que acontece com o cara,mas ele parece as vezes,ter entrado na festa errada…
      ou levem a namorada dele, todo jogo em que for escalado…
      atacante bom,(pra mim) é o decisivo….
      e hoje,tenho que me render…..o melhor atacante do Brasileiro…é peruano!!
      o tal do Guerreiro,que inacreditavelmente,o Corintinha liberou(pagando 400 pilas pra manter o Pato aqui)é o melhor..
      por que?
      qdo precisa dele,ele vai lá e guarda….decide….
      vide o primeiro jogo dele no Flamengo…ele no Peru,no Corintinha,contra nós(naquele jogo no Isentão,em que ficamos 2 vezes na frente e perdemos.
      cara em pensar que o Pato ganha os incríveis 800 paus,pra jogar a bolinha que joga,me faz crer realmente que,este mundo em que vivemos,está tudo errado…tudo ao contrário….

  39. Felipe disse:

    Birner, acho que o Vuaden acabou nem indo tão mal nos dois jogos, acho que não foi penalti no Gerson (que aliás ontem repetiu o lance contra o cruzeiro, sente o braço nas costas e desmorona), mas acho que o edson silva merecia ser expulso. Contra o vasco o erro foi o penalti no Pato.

    Mesmo não comprometendo tanto, não é estranho colocar um árbitro pra apitar duas vezes seguidas o mesmo time? Sem teorias da conspiração de minha parte, apenas acho que o arbitro deveria ser tirado do sorteio para o próximo jogo não acha?

  40. Ge disse:

    1. Pato + Centurion é melhor que QUALQUER FORMAÇÃO COM O LUIS FABIANO. A propósito, para os detratores de Pato que são baba ovo do Luis Fabiano, as FABULOSETES “MODINHA”: Na temporada, até o momento: Pato, ARTILHEIRO DA EQUIPE, com 14 GOLS. Luis Fabiano (tão lento ou mais que PH Ganso), 7 gols marcados;

    2. Infelizmente, PH Ganso não pode mais ser titular;

    3. Zaga HORROROSA, não pode querer sair jogando PORQUE NÃO SABE. Sistema defensivo formado por PEREBAS. O grande ponto fraco do time. Lucão, Toloi, Edson Silva, Reinaldo e Rodrigo Caio são PÉSSIMOS em qualquer defesa;

    4. Ontem, ROGERIO CENI, só no primeiro tempo, ERROU 6 REPOSIÇÕES DE JOGO, até acertar a primeira;

    5. Não fosse tão ruim (numa noite de muito azar) o Reascos, do Vasco, o placar teria sido 4 a 3 ou mesmo 4 a 4. A defesa do SPFC não tem futebol nem condição emocional para trabalhar sob pressão adversária; 5. Se o SPFC levasse 2 gols seguidos (por FALHAS DA DEFESA E REPOSIÇÕES DE BOLA ERRADAS DO ROGÉRIO CENI), o time corria o risco até de sofrer uma virada histórica; 6. PRECISAMOS DE ZAGUEIROS E UM VOLANTE TIPO GUINAZU, RALF. Quando a bola fica no lado do SPFC do campo (defesa) é um sufoco sem fim. Para o SPFC se manter “seguro” nosso meio-campo e ataque tem de manter a bola lá no ataque, porque se passar para nossa defesa…;

    7. E RODIZIO DE GOLEIROS? POR QUE NÃO? Vocês já sabem a resposta: “RCFC”.

  41. Seinfeld disse:

    UÉ? O OSÓRIO NÃO IA EMBORA DO SÃO PAULO?

  42. João Sardinha disse:

    Inacreditável! Essa notícia mereceria uma CPI da Burrice: Sandro no Santos. É, aquele mesmo que ajudou a derrubar Mano Menezes na Seleção. Esse cara não sabe dominar uma bola, fazer um passe de 1 metro, o que ele faz bem mesmo é dar porrada. Quando o mundo investe em jogadores leves, hábeis lá vem Sandro arranca toco ganhar salário de marajá. Por isso estamos no fundo do poço.

    • ROCCO-SP disse:

      Quem derrubou o MANO, foi o MÉXICO, e o piscinero NEYMAR !
      Aliás para derrumar esse NANA-NENÊ, não requer muito esforço, ele mesmo se derruba!

    • Joaquim Paulino disse:

      Mas é o que tem no mercado, esqueceu , Sardinha? Claro que seria melhor escalar um Clodoaldo, mas esse tipo de jogador simplesmente desapareceu do futebol brasileiro

  43. andre ramos disse:

    essa defesa do Tricolor…..
    até a do Palmito tá melhor…..
    incrível!

  44. João Sardinha disse:

    Só há duas saídas para salvar o que restou do futebol brasileiro dentro do campo. A primeira é convocar um técnico novo sem vícios com experiencia e que imponha respeito. Cuca, Marcelo Oliveira, Levir Culpi são bons nomes para se pensar. Quanto ao time não vejo outra saída, o treinador que for escolhido deverá deixar de lado as estrelas fracassadas, o Brasil precisa renovar pra valer sem medo. Jogadores como Jeuvânio, Malcom, Lucas Lima, Gerson, Douglas Costa e deixar de fora enganadores como Willian, Elias, Fernandinho. Neymar é um caso a ser pensado. Craque indiscutível Neymar jogando pela seleção está devendo e muito. Na seleção Neymar é mais um showman do que um jogador coletivo, essa postura dele acaba com qualquer esquema montado. Ou ele põe na cabeça que a seleção é maior que ele ou teremos seríssimos problemas e vamos amargar mais decepções.

  45. jose disse:

    Birner, por que ninguém comenta da situação do Paulinho, que está preso em regime fechado apesar de condenado a semi-aberto, por crime de calúnia? Houve uma única pequena nota do Juca. Que silêncio na mídia…

  46. Carioca disse:

    Vitor Birner, daqui a aproximadamente um ano vai começar a Olimpíada do Rio e até agora você, como um paulistano ilustre e que adora o Rio e os cariocas, ainda não reclamou do desperdício das verbas públicas, da saúde, educação e segurança, e ainda não disse que enquanto uma criancinha não tiver hospital você vai ser contra os jogos. O que houve? Ânimo, homem, vamos combater!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>