30 jul

Incertezas sobre Ronaldinho no Fluminense

Birnadas

De Vitor Birner

Treinamento transmitido ao vivo, atenção especial dos repórteres e dos dirigentes, mais torcedores que em média na Laranjeiras e muita tietagem.

Eis o primeiro impacto de Ronaldinho Gaúcho no Fluminense.

Não se trata de ‘apenas’ outro jogador.

É uma estrela que não depende do desempenho em campo para gerar mídia.

Personagem

Não há menor dúvida que, com ele, a quantidade de manchetes do Fluminense será maior tanto no Brasil quanto no exterior.

Muitos veículos de imprensa estrangeira irão citar o clube.

O departamento de marketing precisa extrair o maior lucro direto e indireto, da imagem do personagem futebolístico, para a instituição.

Coletivo

A maior dúvidas é se corresponderá dentro do gramado e será aceito no elenco.

Quando foi contratado pelo Atlético MG, tratei o negócio como um erro.

O craque mostrou que minha avaliação, na época, foi equivocada.

Enquanto houve harmonia entre no grupo de atletas, os jogadores correram por ele e o time voou, principalmente na primeira fase da Libertadores.

Depois começaram as insatisfações com Ronaldinho Gaúcho, o desempenho dele piorou e, no final, durante a pífia participação no Mundial de Clubes, ‘deu uma sambadinha’ ao fazer o gol na disputa pelo terceiro lugar , quando não havia motivo de comemorar.

Essa alegria egoísta em meio ao clima péssimo após a perda da semifinal contra o Raja Casablanca parece uma das características do veterano.

Fred

Enderson Moreira prepara o time que prioriza as necessidades coletivas.

Fred é o único que, taticamente, tem menos obrigação de marcar.

Além da rica história na agremiação, continua sendo importante no sistema ofensivo.

No futebol, individualistas com regalias como as que Ronaldinho talvez terá, em regra, são aceitos pelos colegas apenas se garantirem muitas vitórias para a equipe.

Mundo real

O jogador mais jovem, no começo, idolatra o consagrado. Depois, se a expectativa for frustrada com a bola rolando, fica insatisfeito porque o colega endinheirado não coopera para o menos renomado crescer na profissão. Dependendo da situação, os mais esforçados olham a estrela como obstáculo.

Tática

O próprio Fred talvez seja mais exigido por causa de Ronaldinho.

No 4-2-3-1 que o treinador diversas vezes coloca em campo, o trio de criação participa do sistema defensivo.

Quem joga pelos lados marca o lateral.  O outro , em regra, fica atento aos avanços do volante do rival.

Ronaldinho atua ou no centro ou na esquerda. Talvez, nem se quiser, consiga correr atrás do lateral. E a tendência é que não se disponha, sempre, a cumprir tal instrução.

Isso forçará o treinador a contar com um a menos marcando no meio de campo.

Pode até desestruturar a organização que credencia a equipe a ficar com uma das vagas na Libertadores.

Treinador

Se coloque no lugar do comandante que, ao menos indiretamente, é quase obrigado a escalar o Ronaldinho.

Precisa saber, antes dos jogos, qual é o tamanho do comprometimento dele com a instituição e o elenco.

Não adianta dar ao atleta que foi aplaudido pela torcida do Real Madrid, em pleno Santiago Bernabeu, por encantá-la com a camisa do Barcelona durante um clássico, funções que não cumprirá.

Contra equipes mais fracas, o enfraquecimento do sistema de marcação talvez não comprometa muito. Diante das mais fortes, isso pode acontecer. Tomar um gol contra elas tende a forçar o Fluminense a alterar a forma de jogar para fazer o (os) dele.

Drible em tudo

De qualquer maneira, se o Ronaldinho chegou muito inspirado ao Fluminense, as teorias táticas perdem força, pois ele um dia mereceu ser chamado de gênio, e alguém assim garante muitos pontos ao time, alegrias aos torcedores e bichos aos jogadores.

Não é meu palpite.

Talvez tenha momentos de craque.

Mas se for importante para o Fluminense conseguir atingir suas metas, não merecerá críticas.

‘Metade’ do potencial dele é suficiente para tal.

Talvez nem precise ‘tanto’.

Estreia

No Queretaro ,jogou 19 vezes, desde o início do ano, e apenas em 5 permaneceu no gramado durante os 90 minutos.

Faz cerca de dois meses que não atua.

Iniciou os treinamentos na segunda-feira.

A estreia dele contra o Grêmio, se acontecer, jogue bem ou mal, será uma medida de marketing e não esportiva.

Deveria se preparar melhor para diminuir a possibilidade de se machucar e aumentar a de alegrar quem torce pelo clube e por ele.

36 respostas a Incertezas sobre Ronaldinho no Fluminense

  1. Ivan Moisés disse:

    Ronaldinho precisa estar a fim de levar o Fluminense á sério e o Fluminense a fim de pagar Ronaldinho em dia ! Senão…

    • Velosão disse:

      Caro “prodígio”, eu não falei que o SPFC seria presa fácil para o Atlético Mineiro. E o enganador-mor Pato(que o sr. chama de craque) foi o responsável direto pela derrota do tricolor, já que perdeu dois gols que até a minha vovozinha de muletas faria. Vai ser ruim lá longe! Estranho também é o Vitor Birner não dar nenhum pio sobre a traulitada que o seu São Paulo tomou. Todos já sabiam antecipadamente da derrota do tricolor, visto que o futebolzinho apresentado contra o meu Cruzeiro(que anda mal das pernas) e a vitória com um golzinho fortuito não credencia o SP a ganhar bulhufas este ano, ou melhor, pelo sétimo ano seguido. E tenho dito.(rs). Saudações Celestes!

  2. Salve jorge disse:

    Nenhum post sobre futebol? kkkk

  3. Leandro Gouveia disse:

    Birner,

    um desafio pra você! rs

    Você é o diretor do clube, não tem jeito, tem que contratar um dos quatro. Qual seria?

    1. Pato
    2. Ronaldinho Gaúcho
    3. Ganso
    4. Luís Fabiano

  4. Pedro Baile disse:

    Perdemos de 3×1 do Atlético e levamos um chocolate. O São Paulo ‘osoriano’ mereceu o chocolate do ‘levirculpiano’ Atlético; treinadores idealizaram propostas distintas de jogo. E o assunto do ex-blogueiro é Ronaldinho ho Gaúcho.
    Birner, acho que temos o pior elenco do Brasil e o Pato não joga nada.
    Além disso, voce não atualiza mais o blog? desistiu de ser blogueiro? vou comentar com a ouvidoria do UOL, pois o blog está ocupando um espaço nobre e com destaque no UOL Esporte e não tem mais interesse em blogar.

  5. Ivan Moisés disse:

    Estes primeiros treinos de Ronaldinho na Baixada Fluminense estão me lembrando os treinos da seleção brasileira em Las Weggis,na Suécia na preparação para a copa de 2010 e os treinos de Rocky Balboa antes da derrota para Clubber Lang em Rocky III.Nada sérios e além do mais,até sábado não há tempo para o irmão do grandioso Assis entrar em forma.

    • Velosão disse:

      Uai, nenhuma palavrinha sobre a derrota para os galináceos? Estou esperando a sua “abalizada” opinião.(rs).

  6. renato tricolor disse:

    Tenho 3 certezas futebolisticas no momento:

    1 – o Ronaldinho é ex-jogador; 2 – o Neto não é comentarista; 3 – o Ganso nunca foi jogador :P

    • Velosão disse:

      Se me permite acrescento o nº 4, ou seja, O Pato: grande farsante, como é que um cara que se diz jogador de futebol e perde gols como ele?

    • Alvinegro71 disse:

      Desconfio que a alternativa 1 esteja correta.
      Da 2 eu tenho certeza.
      3, jamais!

    • CBarros disse:

      Ronaldinho continua jogando muito melhor do que muita gente boa. Neto é uma invenção desesperada da Band para manter um mínimo de audiencia. Ganso foi o melhor do Brasil em 2010 e 2011 antes das 2 cirurgias. Campeão Paulista, Libertadores e Sul Americana. Infelizmente quando estava no auge foi sacaneado pelo anão Dunga. Hoje não é nem sombra daquilo que foi.

  7. tossan disse:

    Gostaria que ele levasse o Flu a sério igual quando começou no Atlético. Tomara!
    Se ele quiser mesmo vai conseguir. Ainda resta um pouco de bateria.

  8. CARLINHOS disse:

    Outro ferro ontem em MINAS GERAIS, mas os palhaços continuam falando em titulo.
    TEVE COPA SIM SENHOR, NA MARRA.

  9. José Coatti Filho disse:

    Bom dia campos obrigatórios marcados, que conversinha furada, não querem publicar por medo ou outra coisa parecida é uma coisa que o brasileiro esta acostumado pensava que pelo menos fossem um pouco serio me enganei,vamos continuar achando que esta tudo bem……

  10. Antonio disse:

    Por que você não fez um post sobre o jogo em que seu SPFC perdeu para o CAM? Falar de Ronaldinho para desviar o foco? Time Osoriano? rsrsrsrs…
    Vocês da mídia paulista a paulistana são míopes e somente enxergam vosso umbigo.

  11. Bernardo disse:

    “UAI” Birner, teve jogo do São Paulo na quarta não? O assunto da semana é treino do Ronaldinho nesse blog? hahahahahahahahahahaha Sempre curti seus comentários, mas essa foi demais. kkkkkkkk

  12. neto disse:

    torcedores do São Paulo temos que começar a campanha contra escalação do ganso e luiz fabiano(sem violência), já que Diretoria e técnico não tomam providencia.”TODOS OS JOGOS NO MORUMBI QUE TIVER A ESCALAÇÃO DOS DOIS OU DE UM DELES NÃO VAMOS COMPARECER AOS JOGOS”. “NÃO DÁ MAIS PARA AGUENTAR VER O TIME JOGAR COM 09. já aguentamos muita má vontade desses dois jogadores, só assim a DIRETORIA vai ver que nós estamos descontente, se não funcionar dessa forma, partiremos para campanha de “NÃO SER SÓCIO” DAR DINHEIRO PARA NÃO HONRA NOSSA CAMISA DIREMOS “NÃO”. e com isso não estamos dando prejuízo e sim eles.

  13. Luiz Antonio disse:

    Este Birne não tem jeito mesmo seu coração apaixonado cria esta situação, desvia o assunto relevante, pq o que não se escreve o coração não sente, mas ele é do bem muito diferente de uns e outros por ai.. vide FS da JP

  14. Santamaria disse:

    O último jogo do S Paulo, aqui no blog, foi contra o Cruzeiro.

  15. paulo de godoy disse:

    Birner
    Pato é disparado melhor jogador do SP ;Aidar não nasceu para presidente de clube grande ;Ronaldinho gaúcho vai arrebentar no Flu ; a defesa do SP foi completamente desmontada, ninguém se entende e , o pior ,são as atrasadas para o Ceni que adora uma câmera…;não entendo colocarem Luis Fabiano ao lado de Pato , Ganso e Ronaldinho,Fabiano não joga nada !

  16. Edilson disse:

    Acredito numa vitória brilhante do Fluminense neste jogo. As duas equipes sempre fizeram bons jogos e este não vai ser diferente. ST

  17. SaiFora disse:

    Quando blogueiros tricolores de sampa elegem como assunto a volta do Ronaldinho Gaúcho é que temos a dimensão da decadência do esporte bretão, sobra pra todo lado, jogadores medócres, cartolas corruptos, entidades corrompidas, clubes com gestores mercenários e desonestos e o inútil jornalismo esportivo.

  18. Fernando Antonio disse:

    Birner, use o seu poder de convencimento e divulgue: com o Ganso no time, tomaremos de cinco do Corinthians e cairemos para a 9ª ou 10ª posição, no final da rodada. Em tempo: os adversários agradecem a pena mínima imposta ao LF.

  19. Filipe Rodrigues de Oliveira disse:

    Pra mim esse Ronaldinho que chegou ao Fluminense não é o mesmo do Atlético, tá mais para o do Flamengo.

    Vai fazer uma ou outra jogada boa e já se dará por satisfeito. Dar aquele passes olhando pro outro lado, uma tentativa de drible aqui, outra ali, geralmente mal sucedida. Gol de falta então, uma vez na vida outra morte, sempre que bater vai olhar pro Fred e pedir desculpa por não ter cruzado. Enfim, o mesmo do Flamengo, claro com muita farra de noite e Futvolei em Ipanema nas segundas feiras.

    Mas par ao bem do futebol e do campeonato em si, torço para que dê certo e jogue o que sabe, mas acho difícil.

  20. Anderson disse:

    Fluminense é um time nanico, sem título internacional, ejá caiu para série C edeve três séries B! Triste fim de um craque.

  21. Jotaerre Tricolor disse:

    Birner, porque minha msg não foi aprovada aqui? Já enviei outras respostas anteriores que também não foram publicadas… e olha que eu elogiei o post… confesso, não entendi.

  22. Téo Manzi disse:

    Queira ou não, os seca pimenteira da imprensa Paulista queira ou não, o Ronaldinho vai fazer diferença nesse falido futebol Brasileiro.

  23. CBarros disse:

    UFC é aprova mais clamorosa de como os brasileiros são facilmente manipulados pela mídia esperta. O mundo está ai para se viver, porém, milhões de brasileiros desinformados preferem passar boa parte da noite em frente à TV para assistir a uma briga de rua deprimente sem pé nem cabeça onde poucos faturam milhões. O pior é que depois, não conformados, vão às redes sociais fazer o que mais gostam, se insultar sem piedade. Admirável gado novo!

  24. Lee disse:

    Birnner, o negócio é que o Fluzão tava gastando muito com uns caras que mal jogavam..wagner, martnucio e alguns outros, então..na minha visão, se o pessoal não criar expectativas malucas em cima do ronaldinho, vai ser bom demais!

    Valeuuuu! ST!

  25. Gilberto disse:

    O Ronaldinho Gaúcho faz tempo que é um malabarista de semáforo. Esses times cariocas são que mais devem e ainda têm dinheiro para jogar fora. Falta só comprar uma cama queen size para acomodar melhor o Ronaldinho e o Fred no ataque do Flu.

  26. alcides disse:

    Uma sugestão para o tricolor, ou seja, coloque o PATO de castigo para assistir o vídeo do centro-avante do Atlético Mineiro, para ele aprender como deve jogar
    um goleador que nunca perde gols que qualquer velho ou ancião nunca perderia
    SAUDAÇÕES

  27. Ivan Moisés disse:

    Não vai vencer tão fácil assim ! Observador ! Pois é,no desenho eu sou o cavaleiro e o observador é o sr.Rocco-SP,uma das vítimas do Furacão Walter ! O Furacão Walter arrasou uma arena inteirinha com mais de 40 mil porquinhos fazendo assim ó : Fuck ! Fuck ! Fuck !

  28. Fred disse:

    Aos 40 de idade, o “bonde” Ronaldinho Gaúcho ainda é melhor q muitos jogadores q atuam por aqui …

  29. julio cesar santanna disse:

    caro jornalista que assina essa pagina, porque em vez de vcs ficarem imaginando uma teoria da conspiração não comentam apenas os fatos ocorridos de cada jogo, ficam querendo imaginar o que pode ou que não pode acontecer com tal time ou tal jogador, me poupe de adivinhações pois para falar essas opinioes particulares até eu posso fzer aqui, comentem os fatos e não adivinhações

  30. Claudio M A Prado disse:

    Birner,

    Como sempre, o Ronaldinho Gaucho é uma incógnita. Sua habilidade é inquestionável mas seu não comprometimento com os clubes por onde passa também.

    Gostaria de saber sua opinião acerca da evolução tática do São Paulo. No jogo contra o Atlético Mineiro não vi o chocolate comentado aqui. Pelo contrário, vi um time que criou bastante e não teve a necessária tranquilidade de transformar o volume de jogo em gols. No entanto houve momentos em que o líder do brasileiro se viu inferiorizado e quase incapaz de resisitir ao volume do tricolor.

    Na minha opinião, bastam alguns ajustes para o time deslanchar.

    Um abraço,

    Cláudio Prado

  31. fui ao jogo e vi o que não esperava, Ronaldinho jogou os 90 min,correu e marcou com raça e vontade de jogar ………..pode ser útil ao fluzao ,logicamente que a idade pesa ,não vamos esperar o do Barcelona ,o do Atletico já fico satisfeito.O gerson ,esse sim estava com uma mascara do tamanho do pai dele …………ou seja,vai chegar na espanha e ficar fazendo turismo ,jogar mesmo esquece amigo .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>