3 set

Comissão enrola e não soluciona

Birnadas

De Vitor Birner

Não adianta colocar árbitro na geladeira ou tirar os bandeirinhas das rodadas do Brasileirão para fazerem treinamentos depois de eles alterarem, por incompetência, os resultados dos jogos.

A comissão que trata disso na CBF precisa se antecipar aos equívocos deles e impedi-los de acontecerem.

Depois que somaram ou tiraram pontos de algum clube, a medida se torna quase inócua.

O prejuízo na história e contas da agremiação que investiu para ser campeã, na carreira do atleta que se esforçou muito durante anos para acertar aquele lance e teve seus méritos anulados por erros de quem não joga futebol, e no humor do torcedor, principalmente o frequentador dos estádios que tira grana do bolso para empurrar o clube que ama e se sente enrolado ao fazê-lo, continua idêntico.

Hoje, quando observei a tabela do torneio, esses afastamentos não aumentaram ou diminuíram a quantidade de pontos estabelecida após a rodada.

E se fosse um deles

Me coloco no lugar dos árbitros.

Eles não podem reclamar com ninguém porque serão afastados.

Tirante algum caso de má fé, do qual não tenho conhecimento, eles ficam impotentes como os clubes que são prejudicados por seus erros.

Não é fácil a atividade que exercem.

O mundo os avalia pelas lentes que enxergam muito mais que a retina humana os lances no gramado.

Estragam o futebol

Cito o jogo de ontem como exemplo.

O gol de Cícero não foi um lance tão complicado de ser apreciado e poderia alterar o destino dos 3 pontos.

O Corinthians ganhava por 1×0 e talvez  alterasse a forma de atuar indo mais à frente, aumentando brechas para o contra-ataque, que foi sua principal opção ofensiva, caso a igualdade fosse confirmada.

Quando aconteceu o empate invalidado, o Fluminense jogava um pouco melhor.

Antes, o Alvinegro mandou, Marciel dono de atuação convincente fez o gol, Malcom perdeu outros dois, Danilo quase marcou o dele e o time de Enderson Moreira havia desperdiçado uma oportunidade com Gerson depois do erro de Cássio ao tentar interceptar o cruzamento.

O andamento da partida não foi linear.

Mostrou que havia possibilidade de o Fluminense reverter o resultado,  manter a igualdade e de o Corinthians ganhar.

Hoje, infelizmente, aquilo que os atletas realizaram em Itaquera, o futebol competitivo mostrado por eles, a maneira como Marciel substituiu Elias, as mexidas de Enderson Moreira para seu time crescer após o intervalo, foram suprimidas pelo gol invalidado de Cícero.

Todos que realmente amam o futebol perdem com isso.

Ideia para minimizar os erros

A primeira medida, urgente, seria a CBF, que agarra o poder com mais ímpeto que o faminto defende a própria comida e por isso faz questão de continuar definindo quem cuida das regras durante os jogos, desvincular de suas funções quaisquer questões ligadas à preparação e escala de árbitros.

Faculdades sérias de educação física têm mais capacidade que a entidade para formar especialistas e avaliar seus desempenhos.

Falo de profissionalização.

Elas deveriam negociar os serviços de quem é o mais qualificado, em cada momento, para a função.

Longe da política de bastidores e mais preocupadas com questões técnicas, poderiam elevar o nível e diminuir as chatas discussões sobre favorecimento de x ou de y.

Isso não solucionaria tudo, mas minimizaria as distorções de resultados.

Cartolas

A eletrônica, adotada nas transmissões, seria outro enorme benefício para auxiliar quem tenta conduzir o jogo e não ser lembrado.

Tenho convicção que os árbitros adorariam ter acesso a ela.

Mas o discurso dos cartolas, em regra contrário de maneira de maneira leve ou enfática, não permite que externem isso.

Eles passam a impressão que se preocupam mais com a manutenção do poder que com a melhora do futebol.

O cerne de quase todos os problemas do esporte, inclusive na Fifa, é o ultra-conservadorismo naftalínico de quem não faz o óbvio para a evolução daquilo que se propôs a administrar

112 respostas a Comissão enrola e não soluciona

  1. Luiz Antunes disse:

    Também não acredito em armacão ou complô. O problema é que a incompetência da arbitragem favorece MUITO a apenas UM clube.

    • Alexandre disse:

      Eu acredito em complô e má fé. Porque a série de coincidências está demais. Em um país onde a impunidade impera e os desvios de verbas públicas são quase que considerados como normais, há um certo time que precisa pagar um estádio todo superfaturado, e se não fizer isto, o nome de muita gente grande será exposto.

    • Vamos torcer para o arbitro de Palmeiras x Corinthians não errar nenhum lance (ser infalivel).
      Com certeza absoluta ocorrerão erros em outros jogos do campeonato, porque os Juizes irão errar. É impossivel ocorrer erro ZERO em toda a rodada. Vamos acompanhar a Imprensa Esportiva na segunda feira, para verificar se DARÃO ENFASE AOS ERROS, da mesma forma que dão sensacionalismo nos erros dos jogos do Corinthians. Penalti da grama no Lucas Lima não recebeu nenhuma menção. O São teve 2 gols irregulares contra o Joinville (ninguém comentou). O Palmeiras ganhou do Flamengo no apito puro (a imprensa ficou calada). O Atlético Mineiro foi escandalosamente beneficiado no jogo contra a Caldense (ninguém se manifestou). A imprensa inteira persegue o Corinthians e infla todas as torcidas contra o Lider do campeonato. Parem com esta perseguição e deem valor para quem está jogando e ganhando regularmente, sem encantar, mas com eficiência.

    • Luiz Eduardo disse:

      Não acredita??? sério…..Vc vive no Brasil meu caro?? Por isso que não perco tempo torcendo por futebol ou qualquer coisa…é perder tempo….

    • henrique disse:

      Vamos refrescar sua memória, Luiz Antunes. Acredito que você seja saopaulino.
      Por que houve pênalti do Uendel não marcado contra o seu time?
      Consequência óbvia de uma expulsão do Felipe numa jogada que nem falta fez. Lembra disso?
      E essa história de só favorecer um time, vamos lembrar de algumas decisões de campeonato com o São Paulo.
      Por exemplo, Brasileirão de 86. O jogo estava para acabar, antes da prorrogação, quando o João Paulo do Guarani tomou um sarrafo feio dentro da área, pênalti claríssimo num momento que não daria tempo de reação. Se o Guarani faria o gol, nunca houve a possibilidade de saber. Só digo que o pênalti seria batido pelo Evair, que não me lembro de ter perdido pênaltis. Disso você se lembra?
      Um pouco antes, em 1977, também final de brasileiro contra o Atlético-MG, por que nenhum torcedor do São Paulo fala da jogada em que o Angelo foi quebrado, primeiro pelo Neca, depois pelo chicão, que completou o serviço ao pisar no jogador que estava ajoelhado? Lembra disso?
      E numa final de Paulista com o Governador do Estado no banco de reservas, alguém lembra que o Leivinha fez um gol legal que daria o título ao Palmeiras, mas o armando Marques anulou alegando que foi com a mão?
      Como você pode ver, sua frase é válida: arbitragem favorece MUITO a apenas UM clube.

      ah, se eu errei e você não é saopaulino, diga o clube que eu listo os erros a seu favor.

  2. Cincunegui Vantuir disse:

    Se tiver interesse, veja o jogo INTEIRO entre Atlético-MG e Atlético-PR. Não são só erros bizarros. A coisa é consistente e direcionada. Tente explicar a escalação de um assistente de série D para o jogo do vice-lider da série A. Tente considerar os motivos de tamanho apego à irracionalidade, à falta de transparência e à desorganização. É intencional.

    • Jose Felipe disse:

      Ladrão é o Galo que quer levar o campeonato que o Corinthians honestamente comprou.

    • wAgner Cruz disse:

      Se escalarem um novato para o jogo do Corinethians você vai dizer que é por que novatos não aguentam pressão e irão favorecer o Corinthians. Você vai usar o mesmo argumento para tentar provar qualquer tese que queira, pois vai desconsiderar os demais argumentos: e o pênalti do Galo copntra o Palmeiras? (2 ptos a mais, já estaria atrás do Grêmio…)

    • Jose Soares disse:

      Concordo plenamente. Se houve idoneidade por parte de comissão de arbitragem eles iriam escalar o que tem de melhor na arbitragem brasileira de hoje para o jogo de Vasco x Atlético, mas não optaram em escancarar mais ainda a incompetência e a má fé ao escalar novamente um auxiliar que se quer participou de um jogo da séria A.
      Vergonha, Vergonha, vergonha.
      Mas culpa também é dos clubes, que poderiam usar desses desmandos da CBF e criar uma liga independente e profissional. Com certeza todos sairiam lucrando. A conta é bilionária mas os clubes se fingem de cegos e preferem se esquivar a roubalheira da CBF.

    • Comente por favor o jogo Atlético Mineiro contra o Caldense, que decidiu o titulo do campeonato mineiro deste ano.

  3. joao deonato disse:

    conta outra. Se empatasse, o Corinthians poderia ganhar de cinco depois. Ou voce é uma pitonisa? Esse clube incomoda demais voce, he he he he ..

  4. joao deonato disse:

    goias 3 a 0 nada

    ceara 2 a 1 nada

    kkkkkkkkkkk

    • wAgner Cruz disse:

      Para um blog que prioritariamente cuida das coisas do São Paulo, foi um silêncio bem conveniente… melhor alimentar a polêmica das arbitragens e mudar de assunto…

  5. Ivan Moisés disse:

    Árbitros que não erram não existem,esquisito é ver a maioria destes erros beneficiarem um só time, o Corinthians,que tem uma gordura na ponta que não condiz com a qualidade técnica da equipe.

    • Dannilo disse:

      Sério? o Time com melhor saldo de gols, melhor defesa, 3º melhor ataque, melhor visitante e mandante…… A QUALIDADE NÃO JUSTIFICA? É serio que vc ta dizendo isso? Releia seus comentários depois de ver os números do corinthians!

    • Santamaria disse:

      Sampaulinos criticando arbitragens e/ou conchavos, acertos, complôs, maracutaias é no mínimo hilariante (ou hilariAnti como chamam agora). Para se redimirem um pouco deveriam devolver o título de 77 ao Galo, o de 86 ao Guarani, o de 91 ao Bragantino. Deveriam cumprir a série B do Paulistinha de 91; remarcar o primeiro jogo da última Libertadores contra o Atl. Paranaense para Curitiba; devolver o último troféu Toyota ao Liverpool… Estes exemplos são apenas a ponta de um grande iceberg, procurando embaixo vai-se encontrar muito mais.

    • Alexandre disse:

      Atribuídos a vários pontos que deixaram de somar outros times e a outros que beneficiaram ao Corinthians. A vantagem não condiz com o futebol apresentado.O campeonato perdeu a graça. Vergonha.

    • carlos disse:

      ENTAO ME DIZ QUAL TIME TA JOGANDO UM GRANDE FUTEBOL?

    • Rodrigo Gomes disse:

      Perfeito amigo! Concordo plenamente!

      Abraços.

  6. Altivo Zenon Viola disse:

    Se o s erros de arbitragem fossem excessões e não fossem quase sempre beneficiando diretamente o Corinthians ou prejudicando os times que o ameaçam, poderíam ser considerados normais, porém, fica claro que nõa ocorrem por acaso. Esse time parece ser um parasita dos brasileiros: Depende do “Minha Casa, Minha Vida” para ter o Estádio às custas de dinheiro público. Dependo do “Bolsa Família” mantido às custas de patrocínio de empresa pública. E ainda depende da ajuda de árbitros para vencer os concorrentes…

    • marcio disse:

      O blogueiro anda deprê, desde que o Timão assumiu a ponta do HEXA. Típico florestinha!

    • Luis Claudio disse:

      Erros para o meu time são exceção, erros para o Corinthians são esquema. Financiamento para meu apartamento nos Jardins é fomento à construção civil, para família de baixa renda é parasitismo. Democracia é quando meu candidato vence, quando vence o outro é ditadura. Sei…

    • Flávio Mota disse:

      Que estádio é esse que o Corinthians ganhou e deve 1 Bilhão de reais??? terá que pagar 5 milhões por mês.Isso é ganhar??
      Outra coisa, não me lembro de nenhum atleticano reclamar do juiz da final do Campeonato Mineiro ( onde a Caldense foi operada ) ….e tão pouco reclamar do penalti marcado contra o Palmeiras na vitória de 2×1…..

    • FEIÇÃO disse:

      Como diz a letra da música ‘ENCOSTA A CABECINHA NO MEU OMBRO E CHORA E CONTA SUAS MAGOAS TODAS PARA MIM”. vai TIMÃO!!!

    • Recomendo ao prezado amigo uma viagem para Israel, para chorar todas as lagrimas no muro de lamentações. Seja esportista e reconheça os méritos dos seus concorrentes. Nem sempre o melhor vence. O que interessa é a regularidade do Time no campeonato inteiro.

    • carlos disse:

      QUANTA CHORADEIRA PELO AMOR DO MEUS FILINHOSSSSS

    • Caetano disse:

      Perfeito seu comentário

    • Daniel disse:

      Devia aprender a escrever exceção antes de escrever asneiras por aqui. Saudações corintianas.

    • irani ferro disse:

      1) Vocês tem que entender que quem dá retorno tem que ser privilegiado. 2) O Cruzeiro também não foi tão maravilhoso assim em 2013 não ficaram pra final nenhum paulista nem cariocas pro g4 em 2014 ficou pro g4 dois paulista e nenhum carioca. 3) Em defesa dos juízes é humanamente impossível sem ajuda de uma ferramenta detectar aquele momento já imaginou a disputa cabeça a cabeça nas corridas de cavalos ou os cem metros nas corridas.

    • Rodrigo Gomes disse:

      Caro colega…. Infelizmente a história desse timinho sempre foi assim. São raros os torneios que ganharam “na bola”.

      Abraços.

    • ajsgomes disse:

      comentário de torcedor “cego”, sem sustentação lógica. penso que esse tipo de comentário não deveria ser aprovado, é muito triste ver tal ignorância.

    • wAgner Cruz disse:

      E você ainda perde tempo de acompanhar um esporte nessa situação?
      E nos anos em que o time não vai bem, esses fatores todos ficam onde?

  7. axl foley disse:

    Sou Timão!! Mas tô achando esse campeonato muito ruim!! O time do Corinthians é muito fraco!! Os erros de arbitragem realmente estão se sobressaindo.

  8. caio disse:

    Olha Birner, eu como corintiano estou bem indignado com a maneira que toda a imprensa está tratando essa história, dos torcedores e dos cartolas eu não esperava diferente pois já é um movimento que começou há um tempo atrás com o Internacional em 2005, onde, diga-se de passagem, todos dizem que o Corinthians foi beneficiado com o título mas ninguém lembra o que de fato aconteceu, que foi descoberto pela primeira vez um esquema de verdade e “coincidentemente” o Corinthians havia perdido todas as partidas que o juíz do esquema havia apitado, inclusive aquela no Morumbi que você deve se lembrar e eu estava lá quando vi o Edilson apitar aquele penalti absurdo aos 40 do segundo tempo logo após o Corinthians empatar a partida, e ninguém nunca apresentou uma solução melhor a se fazer do que anular as partidas, afinal elas de fato estavam em um esquema e se sabia disso… Enfim, é um movimento que chegou ao ponto do Inter apresentar um dossiê antes de uma final de Copa do Brasil com o Corinthians para dizer que o mesmo estava sendo beneficiado, e cada vez mais torcidas e cartolas diferentes aderem a esse movimento…
    Ora é claro que vocês devem pressionar por uma arbitragem melhor, arbitragem que sempre foi pífia e hoje não é pior, e também por mudanças em todo o sistema do futebol, mas me incomoda a maneira e os momentos em que tudo é feito, parece que a imprensa está começando a entrar nessa onda do Internacional…
    Te explico o porque.
    Imagina o que se passa na cabeça de um corintiano hoje, quando em qualquer coluna de futebol que ele leia vai estar falando que o Corinthians está sendo ajudado pela incompetência dos árbitros, inclusive a daqueles colunistas que tentam defender e dizer que MESMO ASSIM o Corinthians merece estar na liderança do campeonato.
    Vou te dizer o que se passa:
    2015 começou e até agora o meu time enfrentou o seu 4 vezes esse ano, foram 4 expulsões injustas, a última delas no último jogo e tudo que se falava depois da partida era do pênalti não marcado a favor do São Paulo que já estava beneficiando o Corinthians e prejudicando o Atlético e os demais, mas ninguém falava que o São Paulo conseguiu aquele pênalti pois pressionava no fim do jogo com um a mais, por conta de mais uma expulsão injusta no ano, em um lance que nem falta havia sido.
    Nunca havia lido uma coluna sua depreciando tanto uma vitória como a de ontem por conta da arbitragem, onde o Fluminense começou melhor os dois tempos e foi dominado pelo resto do jogo por um time superior, e o Flu já havia mostrado que era inferior na última rodada. Aliás, lembro bem da sua coluna exaltando e muito a vitória do São Paulo na libertadores jogando com superioridade numérica desde o começo do jogo por conta de um totó do Emerson que seria no máximo pra amarelo se o juíz tivesse pelo menos visto o lance e uma câmera mostra claramente que ele olha para o lance com o Toloi já caindo e expulsa o Emerson sabe-se lá o porque… mesmo assim foi de todas as 4, a expulsão “menos” injusta…
    Todos falam do jogo de ontem, mas tirando o PVC, ninguém comentou que o juiz era o mesmo que apitava a partida em que o Palmeiras foi prejudicado contra o Atletico.
    Vejo a tabela do campeonato hoje e não vejo jornalistas falando dos jogos de ontem, só se fala de arbitragem e que, por incompetência ou por complô, o Corinthians está de fato sendo ajudado pela arbitragem, alguns reiteram falando que mesmo assim o Corinthians é bom…
    Vi muitos times serem campeões com bastante “ajuda” da arbitragem, vi meu time e outros serem ajudados e prejudicados inúmeras vezes, o que nunca vi é esse movimento todo tentando desprestigiar mais um campeonato que o Corinthians tem tudo pra ganhar, com a imprensa agora bem participativa nesse desprestígio. Ficou muito desagradável acompanhar debates ou colunas esportivas nos últimos tempos, mas é claro que isso não muda a relação do corintiano com o futebol, muda a relação com a imprensa, só afasta cada vez mais um do outro, como o corintiano já é afastado dos outros torcedores paulistas há muito tempo e está se afastando cada vez mais dos outros torcedores brasileiros.
    Pra gente é até legal ver o Brasil se tornando o que São Paulo sempre foi: corintianos x não corintianos, mas ver a imprensa tb, não sei como vai ser, pelo que sei na Argentina já é assim faz algum tempo.
    Enfim, estou desabafando aqui como um ultimo suspiro antes de acabar parando de acompanhar debates e mesas-redondas que já vejo pouco por conta dessas chatices.
    Queria que vocês parassem e refletissem, olhassem pro campeonato, pros erros, pros erros do ano inteiro, ano passado, historia recente e antiga, e pensem se está certo essa campanha toda, eu ver em todas as colunas que o campeonato está sendo estragado pela arbitragem e o Corinthians está se beneficiando disso. Eu vi muitos escândalos, escândalos absurdos, da década de 90 até hj, mas nunca vi títulos tao desprestigiados como o de 2005 o possível 2015, que nem sabemos se virá.
    Pronto, acabei.
    ah, antes que eu me esqueça, atleticanos parem de chorar um pouco, aproveitem a deixa da TV Argentina e em vez de chorar agradeçam ao Amarilla pelo título que vocês ganharam há pouco…

  9. Jonas disse:

    As pessoas tem observado apenas os jogos onde o Corinthians foi de alguma forma beneficiado. Quando é prejudicado, falam que se trata de “compensação” pelos benefícios. E olha que o Corinthians já foi prejudicado em 3 oportunidades nesse Brasileirão. Balela. Todos os clubes tem sido beneficiados ou prejudicados pelas péssimas arbitragens. Se o Atlético tivesse tido competência teria virado o 1o tempo vencendo por 2 gols independente do impedimento mal dado. Se o Corinthians tivesse tido competência teria liquidado a partida no 1o tempo. Tudo são circunstâncias dos jogos e erros que ocorrem em todas as partidas. Num campeonato com 38 rodadas os erros se compensam e normalmente o time mais regular ganha. Num campeonato de mata mata sim, os erros decidem o ganhador.

  10. Gabriel disse:

    Engraçado que ano passado houveram vários erros de arbitragem para o Cruzeiro e não vi essa comoção toda de você, Birner. A verdade é que o Corinthians incomoda muita gente. Incomoda um time popular ficar cada vez maior com boa administração, títulos, arena moderna, elenco qualificado, técnico de ponta.
    No jogo passado o Corinthians tomou um gol da Chapecoense impedido, nada, em nenhum meio de comunicação, foi falado. O próprio Cruzeiro essa rodada venceu a Ponte com erros de arbitragem, nenhum rodapé.
    Por isso que eu adoto sim o “Chora mais”, porque o choro é seletivo. O dia que for algo sério eu vou apoiar. Vai Corinthians!

  11. Sandro disse:

    Já cobri jogos de futebol dentro de campo, de cabines e bastidores. Já tremi no Maracanã lotado como novato. Vi o tape do jogo dos Atléticos. O juiz fez quase tudo que se pode fazer para prejudicar um time e sair impune. Vi muita sujeira no futebol, especialmente em arbitragens. O juiz que não faz o “jogo” não é promovido ou é rebaixado. Às vezes pega geladeira só para inglês ver e depois sobe na carreira como um foguete. A Arbitragem é usada pelas Federações como forma de poder sobre os clubes. Por isso não há interesse em fazer algo sério, como o que foi proposto acima. Às vezes aparecem casos mais concretos como o que envolveu Sérgio Correa e Gutemberg.

  12. Julio disse:

    Espero que todos vocês que vivem reclamando da arbitragem ajudar o corinthians estejam felizes coma destruição do futebol brasileiro. Se com árbitros experientes já estava aquela negação, imaginem agora com 5 arbitros punidos por rodadas e eles tendo que achar novos árbitros sem experiência alguma para apitar o campeonato brasileiro.

    Parabéns a todos vocês da imprensa, cartolagem ou torcida que estão contibuindo para um sucateamento ainda maior do campeonato brasileiro.

  13. O PROFETA disse:

    Falar de arbitragem vendo lances na TV com diversas câmeras, parando voltando o LANCE e depois volta LANCE e depois volta o LANCE, fica fácil para imprensa, a arbitragem sempre foi ruim, e é simples explicar, pegue um TAIPE de um jogo de + 5 anos atras e veja a qualidade da imagem da TV veja o RECURSO que a TV tinha, então não se encontrava tantos ERROS, agora ficou doce, doce, doce para os COMENTARISTAS de futebol, acham erros que o ARBITRO ou o BANDEIRINHA teve segundos para DECIDIR, e o comentarista HORAS para FALAR, então o RESULTADO é que o TODO PODEROSO TIMÃO, esta sendo AJUDADO, a tá certo, a DEFESA tomou só 15 GOLS porque o JUIZ e o BANDEIRINHA defenderam, o ATAQUE fez 35 GOLS porque o JUIZ e o BANDEIRINHA marcaram, realmente o TIME não ta jogando nada, ERA 15 minutos do primeiro tempo e já tava 2×0 CONTRA a CHAPECÓ, 5 minutos já tava 1×0 contra o FLU, enquanto isso o atacante do ATLETICO/MG perdeu 4 gols, o mesmo que fez 3 conta o SPFC, e se o 1ºPENALTY contrato o ATLETICO não foi depois teve um que foi. Então e melhor ACEITAR que o TIMÃO tá foda mesmo, porque vai doer menos e por fim ser COMENTARISTA de FUTEBOL com tantos recursos que a TV tem, só algumas pessoas não conseguem ser, sabem quem. OS CEGOS

  14. Mauro SPFC disse:

    Bom dia Srs.
    Birner aborda a questão central que é a péssima preparação dos árbitros e seus auxiliares, e a falta de recursos eletrônicos para dirimir dúvidas nos lances cruciais de uma partida!Ocorrerão mais erros em outras partidas,não faltam exemplos de favorecimentos as Equipes tidas como grandes em detrimento a aquelas consideradas menores!E o fator que agrava ainda mais são relacionadas as pressões que os profissionais do apito são submetidos, sabemos que não é nada fácil a vida de um profissional honesto!!!Com essa nova regra de punir com cartão o fato de um jogador reclamar de forma mais áspera, criou um clima de animosidade enorme!!No futebol nacional o uso do cartão amarelo é indiscriminado!! um absurdo!!!!Passam 3 rodadas e já tem jogador suspenso.
    Com relação a partida citada no texto: SCCP e Fluminense, ninguém apostaria em uma vitória do visitante, haja visto sua campanha irregular, mas tbém não podemos negar que o gol naquele momento da partida poderia causar estragos!!
    O SCCP está naquela situação de um funcionário competente, eficaz, cumpridor de sua meta, com condições de ocupar o cargo…mas que sofrerá críticas severas simplesmente porquê é parente do Diretor.Isso ocorre em várias áreas,sempre questionarão seus resultados alegando favorecimento.No caso do SCCP, se conquistar o Título, esta será a muleta dos adversários, e mais uma vez haverá uma mancha na sua História.Aguardemos os desdobramentos!!
    Saudações Tricolores, e o Título de melhor Técnico do Brasileiro 2015 vai para o Osório que está fazendo das tripas coração para manter meu Tricolor em uma posição ao menos honrosa!! Abs.

  15. Pedro Baile disse:

    o São Paulo foi tricampeão brasileiro em 2006-7-8 com ajuda explicita da arbitragem. O São Paulo nunca sofria contra-ataques, que é uma das armas mais eficientes de se fazer gols, fazia faltas em todos os contra-ataques que poderia sofrer e os juizes toleravam tudo, nunca davam cartão e permitia esta tática de fazer faltas, do Muricy, por 3 anos seguidos, em todos os jogos! É incrível, mas é verdade. Depois disso, o juizes prestaram atenção e começaram a punir o time e o metodo acabou. Nunca vi o imparcial Vitor Birner comentar isso, só reclamava quando o Rogerio ceni se adiantava para defender penalties e o juiz mandava voltar a cobrança.

  16. João Sardinha disse:

    Ponto 1: Se a CBF não é ídonea na sua administração como a arbitragem será confiável?
    Ponto 2: Os árbitros são bons tecnicamente, porém, são pressionados pelos dirigentes, seu responsável e pela mídia.
    Ponto 3: Erros de arbitragens existem em todos os países, no entanto, aqui no Brasil, os erros são superdimensionados devido a cultura brasileira de que o árbitro em princípio é ladrão. A prova disso é que no Basket erros primários da arbitragem que decidem partidas são relevados e entendidos como “interpretação do árbitro” sem o ti ti ti do futebol.
    As soluções poderiam ser: Primeiro, limpar a CBF incluindo ai a comissão de arbitragem. Segundo, tentar a profissionalização da arbitragem

  17. Carlos Oliveira disse:

    Meu caro, Vitor, veja não a má fez das arbitragem, como todo mundo diz, porém é muito coincidência de sempre favorecer na maioria das vezes o Corinthians ou Flamengo, então vejamos no caso de lances interpretativos, quando bate na mão quando p/os times acima citados é pênalti, já p/os outros fica a critério do juiz, sem contar os erros de impedimentos ou faltas que as vezes não marcadas, c/sequencia da jogada sai um gol, haja visto na libertadores a falta do Emerson s/o Bruno, que o juiz interpretou que não houve nada e surgiu o gol.Será que não há recomendação da Globo ou de outros que tem interesse na evidencia destes times citados, p/desvio de assunto, tipo a audiência, ou corrupção do Gov.? Acredito que infelizmente não é de agora que principalmente o time do Gov.(PT) é Favorecido, a Portuguesa que nos diz a Ponte titulo de 77 e etc., é claro que foram prejudicados c/o Boca na Liberta, mas o S.Paulo F.C., foi garfado varias vezes, e não ficou chorando como os Corintianos quando do jogo do Boca, é lamentavel!

  18. Guido disse:

    Você tem razão Birner , mas o que me incomoda é a imprensa . Não acho que usam a liberdade que possuem ( que custou caro ) para fatos e sim para ilações . Uns falam o que os corinthianos querem ouvir , outros falam contra só por causar . O que me incomoda são mais os que fazem com objetivo da ajudar ou prejudicar . O futebol está doente , mas não é só pelos dirigentes , juízes , bandeiras que são tratados como câncer . Existe outros tumores e a imprensa esportiva um deles . Temos muita gente boa , mas tb muita gente mal intencionada , que é diferente de ruim . Queria muito ver um post seu falando sobre a imprensa esportiva . Saudações corinthianas

  19. Joao Alberto disse:

    É incrivel como só o Corinthians tem polemica.

    Os erros mais grotescos da rodada aconteceram no jogo entre a Ponte Preta e Cruzeiro, um gol mal anulado que daria a vitória a Ponte Preta, e um penalti clamoroso logo após este erro.

    O Cruzeiro com a derrota, estaria na zona de rebaixamento, o que influencia e muito o campeonato. A Ponte Preta pode no futuro próximo precisar destes pontos, e só se comenta do Corinthians.

    O campeonato teve mais 9 jogos, o Atlético Mineiro se sentiu prejudicado, mas quando teve um penalti mal marcado a favor, não veio a publico reclamar, só quando se sentiu prejudicado.

    Futebol é jogado, o peixe é pescado.

  20. SJAlves disse:

    O Corinthians, incomoda em tudo e a todos, não vi nenhum comentário em relação aos erros gritantes do juiz/bandeirinha favorecendo o Cruzeiro, no jogo contra a Ponte Preta em Campinas, na quarta feira dia 02/09/15.

  21. silvio conegundes disse:

    Se o juiz não expulsa erradamente o Felipe, o Corinthians poderia em um contra ataque, fazer o segundo contra o São Paulo, em vez de estarem chorando o ponto que o Corinthians ganhou, teriamos mais dois! Se o juiz marca os dois penaltis contra o Santos, poderiamos ter ganhado aquele jogo e seriam mais tres pontos, se o juiz invalidasse o gol impedido do Coritiba, teriamos mais dois! Se o juiz não desse um penalti Mandrake para o Atletico contra o Palmeiras, teriamos mais dois de vantagem!
    Veja que tudo depende da optica com que você quer “ver” os fatos! Pela minha visão, se não fosse os erros de arbitragem o Corinthians estaria 20 pontos a frente do Patético!

  22. S' MILES disse:

    O Campeonato deveria ser encerrado agora e a CBF e a Rede Bobo deveriam decretar o Corinthians como campeão. Assisto futebol desde 1955 e desde esse ano até hoje, nunca vi o Corinthians venceu qualquer torneio se não tivesse sido grandemente ajudado por arbitragens, federação, patrocinadores dos torneios. Até mesmo o Torneio de Verão teve grande auxílio dos citados. Uma pena, pois um time com uma torcida tão grande não precisaria dessas manchas naquilo que ganha. Até o Itranquerão foi ganho de forma estranha.

  23. Julio disse:

    O mais interessante é que todo mundo fala que a coisa é tão absurda, porém, aparentemente, ninguém tem a vontade de aproveitar a CPI do futebol para tentar juntar provas e apresentar mais esse caso para ser julgado. Falar até papagaio fala. Por que não vão investigar como fizeram na Itália quando houve a desconfiança de que havia máfia a favor do Juventus?

  24. Seinfeld disse:

    - Prejudiquei o jogo e a competição. Foi um erro duro, o grande erro da minha carreira. Não foi um erro aceitável. O lance não era complexo. Não era uma questão de interpretação. A comissão e a CBF estão certas e agora eu tenho de voltar para o treinamento, me aperfeiçoar. O jogo estava 1 a 0. Se o gol tivesse sido dado, poderia ser muito diferente. Foi com certeza uma coisa que influenciou no placar. Lamento pelos profissionais que prejudiquei, pelos jogadores, pela diretoria. Eu me sinto culpado – afirmou Fábio Pereira, assistente (CÚMPLICE) da arbitragem de Cor x FLU.

    O de sempre. O cara “erra”, é afastado (Oh! Que punição!), pede desculpas e tal, mas os 3 pontos continuam computados ao time “beneficiado” com o erro MUITO SUSPEITO. SEMPRE foi assim. O futebol brasileiro e seus torneios estão cada dia mais desmoralizados. A gente torce por paixão ao clube, mas de resto… Estamos no Brasileirão de 98 (aquele do Corintians + Castrili x Lusa) ou de volta á 2005 (Corintians + Simon x Internacional, ESCÂNDALO DA ARBITRAGEM e jogos refeitos)?

    E já perceberam a “coincidência” que as camisas comemorativas ou terceiro uniforme do “Sport Clube Caiu é Penalti tem as mesmas cores das camisas usadas pela arbitragem? AZUL, AMARELO, LARANJA, VERMELHO, ROXO, VINHO?

    Pelo histórico e pela estatística, até faz sentido.

  25. Rodrigo disse:

    aos antis: chola mais.
    são paulino tem memória curta. não se lembra que só foram campeões em 2008 devido aos INÚMEROS erros de arbitragem a seu favor, num campeonato ganho por 3 pontos apenas.

  26. Cesar disse:

    Sou palmeirense e não acho que seja direcionado, mas questão de falta de qualidade aliada à mentalidade arcaica de dirigentes decrépitos. Não vejo uma pessoa 100% racional defender essa manutenção do futebol na Idade da Pedra, dependendo única e exclusivamente da sorte e do momento dos árbitros.
    Oxalá aconteça um lampejo de lucidez que leve o futebol a adotar as possibilidades tecnológicas pra garantir a lisura do espetáculo e de hombridade que leve os atletas e técnicos a abandonar as velhacarias e trambicarias que só atrapalham mais ainda a qualidade do espetáculo e o trabalho dos árbitros.

  27. Cezar disse:

    O problema é que o passivo dos erros a favor do Corinthians é muito grande. Existe uma tendência que salta aos olhos de qualquer um… não precisa ter afinidade com números para verificar este viés! Uma perguntinha: Por que este mesmo clube AINDA não jogou às 11 horas??? Não é possível que só seja válida a teoria da conspiração… Ontem foi o INTER o prejudicado, neste ano foi o GALO… ano após ano a estória, ou seria história, se repete e vocês ainda acham que tudo seja uma obra do “acaso”… ora faça-me o favor!

  28. BACAXI TRICOLAÇO disse:

    Sinceramente, minha opinião é que existe sim um esquema. Esta rodada não foi a primeira a beneficiar EXCLUSIVAMENTE um time que possui as maiores cotas, que tem grande influência política na CBF e no governo do PT (Andres Sanches). E a tentativa quase unânime de negar tem haver com o mal caratismo de muitos e com os interesses profissionais de outros que vivem do futebol e não podem deixar que a verdade venha a tona pois NÓS, CONSUMIDORES E FINANCIADORES, deste espetáculo deixaríamos de ser OTÁRIOS.

  29. araujo disse:

    Levir Culpi, o ex-Kalil e o jornalista Marcelo Barreto estão fazendo de tudo para desmerecer a campanha co Corinthians. Mais: para manchar uma possível conquista, deixando-a sob suspeita. Maus perdedores, mesquinhos, cheios de argumentos que cheiram a mesquinharia, maus profissionais.

  30. Edu SP disse:

    Birner

    Sinto muito, mas o beneficio ao time da Marginal sem no. é enorme. Bola na mão a favor do Curinthia é penalti, contra , não. Lamentável.

    Você tem alguma dúvida que o Curinthia será campeão? Eu não!

  31. Leonardo Rodriguues disse:

    Acho engraçado que o argumento é sempre o mesmo, “os erros só beneficiam o Corinthians e prejudicam os rivais próximos”. O Atlético MG ganhou do Palmeiras há duas rodadas com um pênalti duvidoso, mas aí ninguém falou nada. O Corinthians tomou o empate do Coritiba no final do jogo com falta do atacante em cima do Felipe, ninguém falou nada. O Corinthians teve DOIS pênaltis não marcados a favor na derrota para o Santos, mas ninguém fala nada. O mesmo Atlético MG que reclama da expulsão (ao meu ver, muito rigorosa) do Marcos Rocha, foi “beneficiado” por uma expulsão do jogador Anderson do Inter na 11ª rodada, detalhe que a expulsão foi DIRETA, ele não havia tomado nenhum amarelo. Sem contar lances de pênaltis não marcados para Fluminense e Flamengo em jogos contra o Galo no começo do campeonato. Mas realmente, só o Corinthians é beneficiado.

  32. Gustavo disse:

    Esse lance do auxílio eletrônico é competência da FIFA, que rejeita a ideia ou a implementa apenas e em lances q acontecem em 0.000001% dos jogos (dúvidas sobre se a bola ultrapassou totalmente a linha).

    Qdo se testou jogos com dois árbitros, achei q foi um grande avanço, mas no final rejeitaram a ideia. Anos depois a retomam com dois auxiliares atrás de cada gol q, para mim, não teve qualquer efeito senão confundir ainda mais a vida do árbitro principal.

    Outras discussões q poderiam ser legais para o futebol ficam tbem estagnadas, como paradas técnicas obrigatórias, redução do tamanho do campo de jogo, possibilidade de mais substituições, “cartão laranja” (tirar o sujeito de campo por uns 5 ou 10 min em vez de expulsá-lo por lance ríspido, mas q não foi tão violento). Sei lá… A FIFA cheira mofo.

  33. O esquema do Tite é imbatível. Dois bandeirinhas abertos pela pontas e um juiz na articulação no meio.

  34. Anderson disse:

    É direcionado e tem grana alta por trás, desde propina a interesses televisivos. Não dá para creditar na ruindade dos árbitros o beneficiamento de um único clube, depois de definirem o campeonato errarão alguns lances contra o corinthians para dizer que erram contra todos!

  35. Carlos Machado disse:

    Boa Tarde Birner!

    Concordo com você sobre a profissionalização dos árbitros, é urgente e necessária. Agora discordo de outros pontos que você aborda inclusive na forma. “Talvez”, “Se” não existem no fato concreto, ou é ou não é, simples assim, de outra forma é só da margem para especulações fantasiosas. O Corinthians foi melhor no jogo como tem sido no campeonato e mereceu a vitoria, não há o que especular sobre isso, e quem o faz está na verdade encobrindo os próprios erros, como esta fazendo o presidente do Atlético Mineiro, que na verdade sua equipe não tem elenco e caiu de produção. Sobre alguma ou outra tecnologia no futebol é interessante, mas o uso por imagens durante a partida acho que é tirar a essência que caracteriza o futebol, alias acho que foi a unica que sobrou. O futebol é o único esporte coletivo de alcance global que externam nossos desejos cotidianos, inclusive o de injustiça. e por isso é tão popular, tirar isso dele o transforá em algo artificial e seria a vitoria da tecnocracia dos empresários sobre a diversão e da abstração da vida corrida e cheia de burocracia que vivemos. A mudança mais na minha opinião é da mídia, pela forma e pelo método que trata a informação esportiva, e da gestão do esporte, pois não é apenas de titulos que se faz um clube de futebol, mas pela sua identidade.

  36. presley disse:

    Com o Corinthians é sempre assim:
    - Nas primeiras vitórias, o comprado foi o juiz;
    - Ao assumir a ponta, subornou a CBF;
    - Quando abre frente, é cavalo paraguaio;
    - Depois o nível do campeonato está muito baixo;
    - No fim só ganha campeonato roubado.

    O título está muuuito longe ainda…
    Os jogos são duríssimos…
    Mas ver o desespero dos antis não tem preço !!!!
    Vai C.O.R.I.N.T.H.I.A.N.S !!!!!

  37. Miguel disse:

    Vocês acham que a Globo, patrocinadores e CBF, iriam permitir mais um time mineiro campeão do Brasileiro? Já são três anos de supremacia Mineira(Copa Libertadores 2013, Recopa Sul Americana 2014, Copa do Brasil 2014, Campeonato Brasileiro 2013/2014!!!! Nesse período quais foram os títulos dos times paulistas? E já existe um plano B, pois, caso o time de São Paulo, não vença, possivelmente o
    Grêmio, será o eleito pelo “grupo”…..No mais, só na base do apito, mesmo, para vencerem um campeonato, uma vergonha!!!!!

  38. prezotti disse:

    O PESSOAL SO ESCREVE ASNEIRAS, MAS NÃO FALAM DE QUE COMPRA OS DIREITOS DE TRANSMISAO A RGT

  39. Luiz disse:

    Lendo o comentários, chego a seguinte conclusão: para o melhorar o futebol brasileiro, vamos fechar o Corinthians e fuzilar todos os corintianos. Estou certo de que os homens de bem e amantes de futebol seriam felizes para sempre. De resto, sem Corinthians, a CBF se tornaria uma instituição de homens virtuosos. É preciso acabar com o Corinthians já!

  40. João Sardinha disse:

    Jogador jovem no Brasil é condenado ao ostracismo a menos que seja um prodígio. Aqui de forma burra e inconsequente o jovem jogador mesmo sendo diferenciado é rotulado como inexperiente e tem barrado os passos e muitas vezes a carreira prejudicada nas seleções principais em quase todos os esportes, mais especificamente no futebol. Vimos isso desde muito tempo atrás. Por exemplo na copa de 74 Zico foi preterido por Zagallo que no seu lugar levou Dirceu Bujãozinho. Zico na época já era um fora de série e sua e um artilheiro no Flamengo. Em 94 Ronaldo Fenômeno ficou na reserva e sequer participou minutos de uma partida. O mesmo aconteceu com Kaka em 2002. Apesar de já ser um craque consagrado não teve chances de jogar. Em 2010 todos nós vimos a absurda ausência de Neimar e Ganso naquele ano. Só para recordarmos os dois foram eleitos as duas maiores revelações do Brasil naquele ano. Porque será que nossos técnicos e dirigentes agem desse modo? O que fazem eles supor que um jovem jogador não possa ter um bom desempenho? Quando vamos mudar esse tipo de comportamento e dar mais oportunidades aos jovens atletas de serem os protagonistas?

  41. André123456 disse:

    Vc sabe quanto foi investido no CFA de Cotia?

    Estou achando que o valor investido, corrigido pelos juros bancários que temos pago desde então, deve dar mais de R$100 milhões. Neste caso, praticamente toda a dívida do clube seria explicada por esta que seria uma “pirâmide” ou “Taj Mahal” do SPFC.

    Perdão por mudar de assunto, mas acho q isto daria uma boa matéria – fica a sugestão. Abs.

  42. Henrique Garutti disse:

    Birner, concordo com tudo que disse… você não acha válido colocar logo a tecnologia no futebol? não digo igual no tênis inde pode-se parar o jogo o tempo todo, mas pelo menos em lances de gol, que são mais gritantes, sugiro o time poder paralisação após o gol, ou impedimento, e conferir o lance. Não resolveriam todos os problemas mas ja diminuiria essas decisões de campeonato, esse brasileiro, pra mim, ja era, perdi a graça, e se fosse meu time, também não teria o mesmo gosto em saber que fui melhor mas ganhei graças ao arbitro.

  43. urtigon disse:

    Els eston aborrar las pantalonas por pauradel TIMÓN

  44. romulo marques de oliveira disse:

    tambem acho que nao a armaçao mais sim imcopetencia da comissao de arbritagem depois da ultima rodada toda polemica que deu eles escalao mais um auxiliar extreante justo no jogo do atletico mg que foi o mais prejudicado com os erros do juiz na ultima rodada e escala um trio experiente para o corinthias estao dando motivos para o povo fala

  45. José Roberto Evangelista Marques disse:

    Caro Birner, outro exemplo de prejuízo por erro de arbitragem, foi o do Palmeiras contra o Goiás. Foi anulado pelo auxiliar um gol legítimo do Lucas Barrios quando o jogo estava 0 x 0. Lógico que o Goiás poderia virar o jogo, mas para isso precisaria se expor contra os contra ataques que certamente o Palmeiras faria.

  46. MAURICIO NUNES disse:

    CONCORDO COM VOCÊ NO TOCANTE ÀS DIFICULDADES DOS ÁRBITROS, MAS SEREM ÁRBITROS FOI OPÇÃO DELES E A DIFICULDADE É INERENTE A ESSA ESCOLHA. RESPEITO SUA POSIÇÃO DE QUE NÃO HÁ ELEMENTOS QUE COMPROVEM O DIRECIONAMENTO DAS ARBITRAGENS, SEMPRE A FAVOR DO CORINTHIANS, MAS CHAMO A ATENÇÃO DE QUE NÃO HÁ ELEMENTOS QUE COMPROVEM QUE NÃO HÁ DIRECIONAMENTO, ALIÁS A SEQUÊNCIA DOS FATOS SÃO MAIS FORTES NO SENTIDO DO DIRECIONAMENTO DAS ARBITRAGENS DO QUE DE ERROS ALEATÓRIOS.

  47. Pedro Tassari disse:

    Sr. Birner, pau que dá em Chico dá também em Francisco. Senão vejamos: em 2005 vários jogos foram anulados e os pontos creditados ao Corinthians, inclusive com a exclusão definitiva de um juiz. Então, Corinthians foi beneficiado. Agora, diante dessa realidade de falhas que têm beneficiado o Corinthians, tanto em confrontos desse clube, quanto no de outros, é mais do que obrigatório se proceder com o mesmo mecanismo daquela época, reverter os pontos para todos os times prejudicados, inclusive o próprio Cortinhians. Sr. Birner, concorda que a solução mais justa para essas “coincidências” que têm beneficiado o Corinthians! É ou não justo esse procedimento?!

  48. Luis Santini disse:

    Torcedores, o Sergio Correia esse tal presidente da arbitragem, foi aquele denunciado pelo arbitro Gutemberg de Paula Fonseca, em seu depoimento para o Fernando Sampaio da Jovem Pan, ele chegou a dizer que o presidente da comissão da arbitragem disse o seguinte: “Vai lá, boa sorte, vai apitar o jogo do timão hein ? Que que eu posso pensar com isso, diz pra mim. Que que eu posso entender com isso ? Que se o corinthians não ganha, eu posso não ser escalado o resto da vida, ser punido e ficar de fora das escalas”. O áudio está disponível no YouTube, procurem “Árbitro denuncia corrupção na arbitragem do futebol brasileiro e favorecimento ao corinthians”.

  49. Francisco disse:

    Armando Marques errou a contagem na cobrança de pênaltis em uma final de campeonato paulista. O juiz anulou um gol legítimo de Leivinha contra o São Paulo, que daria o título ao Palmeiras e não ao Tricolor. Garrincha foi expulso na semifinal da Copa em 62 e jogou a final, porque o juiz não “entregou” a súmula do jogo (pela qual deve ter ganho um belo presente da CBD). E então, são todos torneios manchados??

  50. Daniel Cardoso dos Santos disse:

    Concordo com tudo que Zanon Viola comentou. Todos os clubes reclamam dos árbitros menos este time de parasitas.Foi favorecendo contra o São Paulo, Avaí, Sport e Fluminense e operaram o Atlético Mineiro contra a Chapecoense, Grêmio e Atlético do Paraná favorecendo o time do dinheiro publico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>